22/08/2016

"TOP 100 - Parte 10" (Nº 1-10): As Melhores HQ's do "Submundo" (FINAL)...

A "Parte 10" do "TOP 100" das Melhores HQ's do "Submundo" (lista baseada estritamente em gosto pessoal).... Traz a ÚLTIMA fornada de gibis novos e antigos que figuram entre os meus favoritos de todos os tempos! Foram 10 matérias ao todo (listadas em ordem retroativa - até chegar ao TOPO com as melhores) e finalmente chegamos ao FINAL da lista (com as 10 melhores)!

Nesta 10º Parte (As HQs de nº 1-10 da lista): "Preacher", "TEX", "Watchmen", "Biblioteca do 4F" (Lee/Kirby), "Biblioteca do Aranha" (Lee/Ditko), "Batman - O Cavaleiro das Trevas", "Demolidor - A Queda de Murdock", "Conan - O Libertador" (A Espada Selvagem de Conan), "Justiceiro" (de Garth Ennis), e "Crise Nas Infinitas Terras"!

Confira abaixo (a parte FINAL do "TOP 100" do "Submundo"):

O "TOP 100" do "Submundo" finalmente chega à sua última parte: Com as minhas 10 HQs favoritas de todos os tempos. Esta listagem não tem nenhuma intenção de impor uma opinião (que é pessoal) sobre a de outros leitores e/ou listas do tipo (que tem aos montes por aí): É apenas "mais uma" entre tantas (e é assim que TODAS as listas de "favoritas" devem ser tratadas)! Dito isso, chegamos agora à parte final com as (minhas) 10 melhores! O 1º lugar no ranking vai pra "Preacher": Por ser (do meu ponto de vista) uma das HQs mais audaciosas, criativas, e inovadoras que eu já li! Não há limites pro que é mostrado nesse gibi: aqui não tem censura, não tem frescura, não tem a preocupação de fazer média com o leitor, e o imprevisível pode acontecer (as situações mais violentas e grotescas que se possa imaginar) quando o reverendo Jesse Custer parte em busca de "Deus" (ELE mesmo) pra tirar satisfações e encontra pelo caminho uma série de tipos bizarros numa jornada que o levará às entranhas mais podres e obscuras dos EUA (é uma HQ que não irá agradar à todos, mas com certeza irá ofender à muitos)! 

"TEX" e "Watchmen"... Ficam com as medalhas de prata e bronze na minha lista! "Tex" é um fenômeno das HQs, pois mesmo tendo surgido em 1948, sobrevive até hoje mantendo um impressionante padrão de qualidade (a revista é sempre boa e não há pressa pra se contar as histórias: o leitor acaba imerso nas cenas de ação e na narrativa agradável de se ler). O gênero bang-bang (western) foi do auge à decadência no cinema: Mas o gibi do "Tex" tem atravessado gerações literalmente "à bala" mesmo! Já "Watchmen" foi a HQ que desconstruiu o mito do super-herói: Não foi a 1º a fazer isso, mas chegou aos extremos no processo. Ela homenageia e ridiculariza os super-heróis na mesma proporção, vai à fundo no desenvolvimento de seus personagens centrais e mistura o real e o imaginário (usando como fio condutor um conto de piratas que faz paralelo com a narrativa). Leitura obrigatória e é disparada a melhor HQ escrita por Alan Moore!

As "Bibliotecas" do "4 Fantástico" (Lee/Kirby) e "Homem-Aranha" (Lee/Ditko) foram 2 dos pilares na construção do Universo Marvel... A "Biblioteca do 4F" trazia as 10 primeiras histórias da equipe (de 1961) e foram a gênese da Marvel: Onde todas as fórmulas foram estabelecidas. Temos ali "A Origem do 4F", a 1º Aparição dos "Skrulls" (na famosa HQ onde eles são transformados em vacas), a 1º aparição do "Dr. Destino", a 1º aparição de "Namor" na Era de Prata (agora como vilão do "4F"), a 1º equipe de vilões da Marvel (Destino & Namor), e toda a tônica dos gibis de heróis da editora que vieram depois estavam ali (o bom-humor, gracinhas fora de hora, tragédias pessoais, conflitos na equipe, etc)! A "Biblioteca do Aranha" tem igual importância também e apresenta as aventuras iniciais do aracnídeo: A "Origem do Aranha" e as 1º aparições de "Dr. Octopus", "Abutre", "Lagarto", "Electro", além de confrontos com: "Dr. Destino" e "Tocha Humana". Diferente de outros heróis, o "aranha" era um moleque no colegial (o que lhe agregava um fator de identificação com os leitores)!

"Batman - O Cavaleiro das Trevas" e "Demolidor - A Queda de Murdock"... Tem em comum o fato de serem escritas por Frank Miller em sua fase áurea na 2º metade dos anos 80. "Batman" e "Demolidor" são desenvolvidos ao limite máximo (enfrentando seus maiores desafios). Em "Cav. das Trevas" temos um Bruce Wayne já envelhecido em um futuro sombrio no qual precisa voltar à ativa mais uma vez pra botar "ordem na casa", nem que pra isso precise passar por cima do "Superman" (no combate mais épico já travado entre os 2 heróis até hoje - O que parecia ser uma luta desigual, se torna um espancamento brutal em que o morcego - mesmo velhão - quase mata o "super" na porrada)! E em "Demolidor", o herói vai pro fundo do poço quando o "Rei do Crime" descobre a sua identidade secreta e transforma a vida de Murdock num inferno. O diferencial dessa HQ é que nela o herói parece perder TUDO, mas seu espírito de lutador não pode ser quebrado apesar de todas as adversidades e o "Rei" acaba tendo uma vitória final vazia sobre o herói! Frank Miller produziu 2 grandes obras-primas das HQs (uma pra Marvel e outra pra DC)!

"Conan" e "Justiceiro"... Parecem colecionar toneladas de inimigos mortos em suas trajetórias! A "Espada Selvagem de Conan" (P&B) foi uma das melhores revistas já publicadas e trazia as adaptações pra quadrinhos dos contos de Robert Howard (expoentes da literatura PULP dos anos 30). Pra representar a revista nesta lista de "TOP 100", escolhi o encadernado gigante de luxo publicado pela Mythos há alguns anos atrás: "Conan - O Libertador" (que apresenta a saga na qual o cimério se torna REI da Aquilônia): Essa foi a última publicação de material da "Espada Selvagem" a sair no Brasil (esperemos que um dia toda essa fase gloriosa seja relançada de novo)! E o "Justiceiro" de Garth Ennis acabou se tornando a versão definitiva do matador de criminosos. Sua passagem pelo título tem 2 fases distintas: A fase "Marvel Knights" (que começa com a saga: "Bem-Vindo de Volta, Frank") e a fase "MAX" (que será republicada em breve pela Panini). O material é barra-pesada e um primor de humor negro (bem ao estilo do autor)!

"Crise Nas Infinitas Terras"... E pra encerrar a listagem, a "Crise" foi o grande divisor de águas na cronologia DC. Publicada em 1985, a saga apresentava nada menos que o FIM do Universo DC: Destruição e morte de personagens pra todos os lados e um recomeço pra todos ao final do evento. A narrativa é épica e reúne todos os heróis e vilões da DC (criados até então) em uma gigantesca batalha contra uma ameaça cósmica. A arte de George Pérez é incrivelmente detalhista (não há preguiça nenhuma em se fazer os cenários e as intensas sequências de batalhas). Momentos dramáticos: As mortes de "Supergirl" e "Flash" (só pra citar as principais)! As versões da Panini contam com uma capa deslumbrante de Alex Ross (que chega a ter um guia no final pra identificação de cada personagem retratado na imagem)! E é isso, pessoal: Espero que este "TOP 100" sirva ao menos pra trazer algumas boas dicas de leitura, rs! E pra quem perdeu as matérias anteriores, basta clicar nos LINKS ao lado: "PARTE 1", "PARTE 2", "PARTE 3", "PARTE 4", "PARTE 5", "PARTE 6", "PARTE 7", "PARTE 8", e "PARTE 9"!

Até+

PS: Menção Honrosa (5 HQs que ficaram de fora do "TOP 100" mas que passaram perto, rs): "Príncipe Valente", "Crise de Identidade", "As Tiras do Homem-Aranha", "Conan - A Cidadela Escarlate", e "Sonja - A Guerreira" (Frank Thorne)! E vejam abaixo (no 1º comentário) a LISTA na ordem de preferência! 

96 comentários:

  1. "TOP 100" (na ordem de preferência das MELHORES):

    01) Preacher
    02) TEX
    03) Watchmen
    04) 4 Fantástico (Lee/Kirby)
    05) A Espada Selvagem de Conan
    06) Biblioteca do Aranha (Lee/Ditko)
    07) Batman - O Cav. das Trevas
    08) Demolidor - A Queda de Murdock
    09) Justiceiro (Garth Ennis)!
    10) Crise nas Infinitas Terras
    11) A Teia do Aranha (Lee/Romita)!
    12) XM - A Fênix Negra
    13) Hitman
    14) Marvels
    15) Reino do Amanhã
    16) Sláine - O Deus Guerreiro
    17) Ranxerox
    18) Heavy Metal
    19) CHM X-Men 2 (A Estreia dos Novos XM)!
    20) Habibi
    21) Demolidor (Frank Miller)
    22) Surfista Prateado (Lee/Buscema)
    23) A Saga de Thanos
    24) A Morte do Cap. Marvel
    25) Astro City
    26) Mundo Fantasma
    27) Morgan - O Presidiário
    28) Biblioteca do Cap. América
    29) Terra X
    30) Do Inferno
    31) O Pato Donald (Carl Barks)!
    32) Tex - El Muerto
    33) XM - Dias de um Futuro Esquecido!
    34) XM - Deus Ama, O Homem Mata!
    35) A Saga do Tio Patinhas (Don Rosa)!
    36) Hellblazer - Infernal (Garth Ennis)
    37) Monstro do Pântano (Alan Moore)
    38) Miracleman
    39) Juíz Dredd - Os Juízes do Apocalipse
    40) Biblioteca dos Vingadores Vol. 1
    41) MAD
    42) Chiclete com Banana
    43) Surfista Prateado - Parábola
    44) Surfista prateado - Os Escravistas
    45) Zé Carioca (Canini)!
    46) Elektra Assassina
    47) Homem-Aranha - A Morte de Jean DeWolff
    48) GHM - O Retorno dos Vingadores
    49) Poder Supremo
    50) The Boys (Gart Ennis)!
    51) As Várias Faces de Batman
    52) V de Vingança
    53) Dreadstar
    54) Arma X
    55) Recruta Zero
    56) Fantasma
    57) Inumanos
    58) Arqueiro Verde - Caçadores
    59) Jonah Hex
    60) Camelot 3000
    61) O Que Aconteceria Se...
    62) HA - A Última Caçada de Kraven
    63) Thor (Lee/Kirby)!
    64) 4F (Byrne)!
    65) Homem de Ferro - O Demônio na Garrafa
    66) Thanos - Em Busca de Poder
    67) Dilbert
    68) Thor (Walt Simonson)!
    69) Juíz Dredd (Revista Mensal)!
    70) Demolidor - Revelado
    71) Nick Fury - Agente da Shield
    72) Mestre do Kung Fu
    73) Lanterna Verde & Arqueiro Verde
    74) Superman (Alan Moore)!
    75) A Liga Extraordinária
    76) Sin City
    77) Fury (MAX)!
    78) Soldado Desconhecido
    79) A Pro
    80) Mortos-Vivos
    81) Justiceiro - O Homem da Máfia
    82) Hulk & Coisa (Graphic Novel)
    83) XM - Massacre de Mutantes
    84) Novos Titãs - Contrato de Judas
    85) Escalpo
    86) 100 Balas
    87) Novos XM - E de Extinção
    88) Companheiros do Crepúsculo
    89) Lobo/Juíz Dredd
    90) Circo
    91) Dr. Estranho & Dr. Destino
    92) Hellboy
    93) Cripta
    94) Apenas um Peregrino
    95) Lobo Está Morto
    96) Lobo & Deadman
    97) A Trilogia Nikopol
    98) Fábulas
    99) X-O Manowar
    100) Invisíveis

    Até+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=b0V1Xs3ytLE&ab_channel=PlayWoo

      Excluir
  2. Faltou a última parte do "menções honrosas"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo pelo aviso... Eu tinha esquecido sim, mas as "menções honrosas" já tavam prontas no rascunho e agora arrumei a postagem, rs!

      Abs!

      Excluir
  3. Eduardo Cesar22/08/2016, 07:13

    Excelente matéria, Léo. Mesmo que as ordens não batam, acho que tudo que seria possível citar de bom está na sua lista. Para um catálogo mais completo, ou seja, ir até 150, que tal listar em ordem também as menções honrosas? Abs.

    ResponderExcluir
  4. Fala, Léo!
    Fechamento glorioso da lista!
    Ao colocar o Top 100 nesta perspectiva, impressiona a quantidade de ótimos materiais, e também, o volume de grandes trabalhos que ficaram de fora! Vai aí uma sugestão, insana, de fazer um Top 100 de menções honrosas....
    Imagino o trabalho para organizar "mentalmente" uma lista como esta!
    Tenho dificuldades de "cravar" um Top 10, sem ficar intimamente "mudando" as posições, mas certamente incluiria os XM (do Claremont/Byrne)!
    Mas, impressiona, o ecletismo e a qualidade da lista, desbravando um mundo de cerca de 70 anos de HQs!
    Valeu, Léo!

    ResponderExcluir
  5. Hei leo, ó oraculo, tudo bom? Vi seu top 100 acompanhei ele todo. Tem muitas HQS que eu compartilho contigo do meu TOP. Algumas no mesmo hanking, outras mais acima ou a baixo. tem várias que tambem passariam longe do meu TOP 100. Essa realmente é a graça da lista. Conhecer (e respeitar) a opinião dos outros e ver quadrinhos diferentes da sua zona de conforto que talvez a pessoa não goste simplesmente pq nunca se interessou em ler. Muito legal essa troca de informações. Masssss agora vc podia fazer um TOP 100 de verdade e não trapacear hahahaha. Não vale escolher "Teia do Aranha" que tem mais de 80 revistas. Ou Tex que tem mais revistas do que minha avó tem de rugas na cara. Não vale citar biblioteca completa de um personagem hahahahah. Tem que escolher UMA revista... o top 100 tem que ter 100 revistas e não 100 titulos de séries ahahahah. Trate de por a cabeça para funcionar e escolha uma de cada. apenas uma hahahah. :D abraços

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Leo!

    Amigo dessa sua lista de "100 melhores HQs", até hoje eu li somente 22! E com base nela pude ver que ainda existe muito material "EXCELENTE" [☆☆☆☆☆] a ser lido!
    Agora que tenho essa sua lista como "REFERENCIAL", vou correr atrás do que ainda não li!

    Leo a única alteração que eu faria na ordem de prefência que você listou, seria dar um "UP GRADE" em "V DE VINGANÇA", elevando-a, entre as dez primeiras! Eu a trocaria de lugar com a posição ocupada por "A QUEDA DE MURDOCK".

    Pois "V DE VINGANÇA" possui uma MAGNIFICÂNCIA linear na sua narrativa gráfica! Com um roteiro ideológico atemporal, poderosamente doentio e brilhante! Além disso, a persongem "IVY" tange o leitor, envolvendo-o com uma sensualidade e erotismo sem prescedentes na arte sequencial! Que fica quase impossível para quem lê, não despertar desejos pela personagem!

    Outro ponto fortíssimo foi a colorização em "tons pastel"!

    V DE VINGANÇA é uma verdadeira obra-prima que conquista leitores tanto masculinos quanto femininos e de todas as faixas etárias! Mesmo até aqueles que dizem não curtirem quadrinhos!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Garth Ennis nas cabeças. É o meu escritor favorito.
    Só não consegui curti o Quarteto do Lee/Kirby acho arrastado pra caramba. Comprei a CHM dele e tá difícil a leitura, bastante cansativa.
    A melhor biblioteca para mim sem sombra de dúvida são os 4 volumes do Aranha. Acho sensacional.

    ResponderExcluir
  8. Se alguém for ler só as "menções honrosas", já terá uma bela lista para ler! Brilhante seleção de gibis, Leo.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Leo! Finalmente chega ao fim o top 100 e que listagem hein?! Ótima lista!
    Li esse final de semana Crise de Identidade, atiçado pelos comentários recentes feitos aqui, e realmente é uma ótima história. Os desenhos do Rags Morales parecem melhorar a cada capitulo. Que vontade de matar aquele Dr. Luz!rs. Voltando a lista, também gostei bastante de Preacher, estou querendo reler, mas, na minha lista esta em primeiro lugar Watchmen, pois, foi a história que mais mexeu com a minha cabeça e passados os anos nem sinal dela voltar ao que era antes. Maldito Alan Moore! Realmente é um bruxo. kkkk.
    Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto Xavier... Legal que você leu. Como eu disse antes, ao ler o gibi Crise de Identidade, eu realmente me emocionei, na época. Principalmente por causa da cena em que o Ralph Dibny pega a sua esposa no colo, e, se vê que ela estava pegando na mão o resultado de um teste de gravidez que indicava positivo. Cena chocante demais...

      Excluir
  10. E não é que no fim das contas, apesar de tantos avisos ao longo do top 100, as dez primeiras acabaram sendo óbvias? rs

    É claro que por ser uma lista pessoal, qualquer tipo de "pitaco" é inválido, mas não tem como... Tex deveria ser hors-concours pelo conjunto da obra.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal acompanhar os posts do Top 100, LEO!

    Como você é um leitor crítico, sua lista se torna uma ótima fonte de sugestão de leituras, principalmente para aqueles que estão se aprofundando no mundo dos quadrinhos agora.

    Quanto a mim, pessoalmente gostei quando aparecia algum azarão, aquelas HQs que eu não conhecia ou tinha deixado passar batido. Ou então que nem me lembrava mais, apesar de ter me interessado na época de lançamento, como a Lobo/Juiz Dread, que li recentemente e achei bem divertido!

    Falou,

    ResponderExcluir
  12. Tadeu Olivetti22/08/2016, 15:02

    Muito bom Leo!!!
    Sou muito menos eclético do que você. Limito-me a admirar As origens da Era de Prata da Marvel (Lee/Conway/Kirby/Ditko/Romita/Colan) e os personagens Disney assinados por Barks, Gottfredson, Taliaferro, Canini e Murry. Suas sugestões nos remetem a "novas" descobertas; todas elas apreciáveis para leitura.

    ResponderExcluir
  13. E ae Leo tudo bem??? então Preacher eu conheci aqui no seu blog e logo corri atras e comentei com um amigo meu que é a melhor HQ que já li ele também tem um gosto um tanto exótico e adorou, vida longa ao submundo pois foi aqui que conheci The boys, habibi e outras HQs magnificas até...

    ResponderExcluir
  14. "Para um catálogo mais completo, ou seja, ir até 150, que tal listar em ordem também as menções honrosas?"


    E aí, Eduardo... blz?

    Ótima ideia a sua... Pois as "Menções Honrosas" realmente acabaram rendendo mais 1/3 da lista toda, rs!

    Porém, eu te confesso q já ando pensando numa postagem mais ousada ainda: Um "TOP 1000" (MIL)... Acho q seria algo bastante possível sim, considerando-se a grande quantidade de material bom q eu me vi obrigado a deixar de fora desta lista (pelo menos uns 500 gibis bons e recomendáveis eu tenho certeza q reúno sem mto esforço: Resta saber q a galera aqui teria saco pra mais umas 90 postagens q nem esta, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. blz leo?

    sem sombra de dúvida esta lista é a melhor.
    das que vc citou 5 tb estão nesta posição nas minhas preferidas, são elas: preacher, justiceiro do ennis, a queda de murdock, cavaleiro das trevas e watchmen.
    as outras cinco:
    já tentei ler tex e não curti, não tenho referencia alguma pra falar qualquer coisa.
    conan só lembro das histórias que faziam parte dos mixes dos formatinhos da abril (roy thomas, BWS e buscema, gostaria de ler este material hoje em formato original), nunca comprei a espada selvagem (é um arrependimento que tenho).
    BHM do quarteto quando fui comprar já estava esgotado, bailei.
    crise e BHM do aranha já foram citadas anteriormente.
    minha lista final tem uma pilantragem, são 17 edições, não quis tirar outras HQs do começo e a lista ficou assim mesmo.
    primeiro da 11 a 17:
    do inferno (via lettera, veneta): texto e arte combinando perfeitamente, HQ que não é pra todo tipo de leitor.
    camelot 3000 (panini): a história do rei artur contada de forma inusitada porem de forma fantástica, e ainda conta com a arte de brian bolland, altamente recomendável.
    os supremos (panini): depois dos vingadores do buscema (as duas passagens) esta é a HQ que mais gosto deles, acho o millar superestimado mas nesta HQ ele acerta a mão forte, altamente recomendável.
    a saga do tio patinhas (abril): don rosa é a extensão do barks, HQ sensacional que esmiuça a origem do tio patinha usando várias referencias que foram somente citadas por barks, altamente recomendável.
    v de vingança (globo): alan moore "transforma" o livro 1984 em uma ótima HQ anárquica, ousada e atola o dedo na ferida, altamente recomendável.
    sandman (conrad): neil gaiman cria um universo fantasioso de primeira, destaque pro arco estação das brumas. quando esta HQ foi lançada não curtia a arte e so fui ler este material neste século, altamente recomendável.
    batman ano um (panini): ótima HQ do gordon(?? e o batman??) que virou animação no mesmo nível da HQ, é a segunda melhor parceria entre miller e mazzucchelli( a primeira esta na lista abaixo) altamente recomendável.

    ResponderExcluir
  16. agora as 10 mais na ordem de preferência(dosa são altamente recomendáveis):
    1 as HQs do tio patinhas por carl barks (abril): o tio patinhas é meu personagem favorito de todos, carl barks o coloca juntamente com seus sobrinhos e o donald em aventuras sensacionais em todos os cantos do planeta terra em historias memoráveis.

    2 calvin e haroldo (conrad): aventura, reflexão,companheirismo, crueldade infantil, medo, tristeza, risada, muita risada, risada pra caralho.......
    HQ pra toda hora.

    3 preacher (panini): politicamente incorreto é pouco, quando vc pensa que não da pra ficar mais bizarro, fica. muito irão torcer o nariz pra esta obra prima de garth ennis, eu adoro.

    4 reino do amanha (abril): é a melhor HQ de heróis que li, sou marvete mas reino do amanha é demais.

    5 a queda de murdock (panini): nem sei o que falar desta HQ, é a melhor história já contada por frank miller com arte primorosa de david mazzucchelli.

    6 watchmen (abril/panini): quando li a primeira vez quando ela foi lançada (88/89) gostei mas não da forma como a HQ acabava, com o passar do tempo cada vez que releio, a HQ só melhora e o final não poderia ser outro.

    7 justiceiro do ennis (panini): garth ennis detona com o justiceiro, transforma o personagem em algo crível, o arco os escravistas é o ápice da serie.

    8 o cavaleiro das trevas (abril): esta foi a HQ que abriu meus horizontes pra outros quadrinhos, até então só lia marvel. minha edição é a encadernada da abril com o raio(88), me recuso a comprar uma edição nova que tenha o dk2 junto.

    9 maus (cia das letras): HQ pesada, triste e infelizmente verídica da (des)humanidade, até que ponto o ser humano pode chegar?

    10 o edifício (abril): a simplicidade das HQs de will eisner é a diferença no seu trabalho. nesta edição(graphic novel 8) a historia de 4 personagens de épocas diferentes se encontram pra resolver um "pequeno problema" no fim da HQ, emocionante.

    nosso gosto é muito parecido pra HQ, mais 50% das nossas listas tem as mesmas edições (fora as suas menções honrosas) é uma pena que moramos muito longe, seu blog é um dos meus entretenimentos favorito.

    abraço

    ResponderExcluir
  17. tive que dividir, não coube numa caixa só

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela lista Leo,deve ter dado um trabalhão pra organizar rs,mas pelo que vi nos comentários vc já planeja uma expansão,então manda aí a lista com 1000 HQs hehe

    ResponderExcluir
  19. "Imagino o trabalho para organizar "mentalmente" uma lista como esta!"


    E aí, Victor... blz?

    Brigadão por ter curtido a listagem... Foi uma trabalheira mesmo elaborar essa lista (o q levou alguns MESES) mas a metodologia é a 1º coisa q precisa ser estabelecida antes de começar. Por exemplo, logo de cara tem q formar os critérios de escolha (optei por misturar sagas completas, fases consagradas de determinados artistas, histórias soltas importantes, etc) e em seguida vem o trabalho braçal: remexer a coleção toda pra ir selecionando o material (e isso pode demorar bastante conforme a quantidade de HQs ensacadas numa coleção, hehe)!

    Mas pra "mente" (propriamente dita) não há mto a ser organizado, já q pra não se perder em meio à tanta coisa: o mais recomendável é ir anotando tudo numa folha de caderno (fiz isso até com as "menções honrosas", rs). Aliás, por falar nelas: No comentário acima eu falo sobre a ideia (q me passou pela cabeça) de fazer um "TOP 1000" (MIL). Acho q seria possível e não é algo mto comum de ver por aí (creio eu)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc for fazer um TOP 1000, só teria que postar as partes numa frequência maior, pois o TOP 100 levou quase um ano para vc postar as 10 partes. A primeira parte da lista foi postada em 10/09/2015. Senão neste mesmo ritmo levaria uns 10 anos para postar 100 partes (de 10 HQs cada) de um TOP 1000.

      Excluir
    2. Será que o Top 1000 do Leo termina antes do Conan pela Mythos? rs

      Excluir
  20. "o top 100 tem que ter 100 revistas e não 100 titulos de séries ahahahah."


    E aí, Clayton... blz?

    O meu "TOP 100" eu fiz com base num modelo da revista Wizard americana... q selecionou (há anos atrás) suas 100 HQs favoritas em comemoração aos 100 anos de HQs. E (pasme) a Wizard fez exatamente assim: Num lugar do ranking tínhamos "Homem-Aranha" (num todo) e em outro a "Fênix Negra" (eles misturavam série inteiras com sagas completas e fechadas)! Eu ainda especifiquei ao menos as razões pelas quais incluí determinado gibi na lista, hehe!

    Mas pode deixar, q na próxima isso não vai mais ter como acontecer, já q pretendo fazer uma série de postagens com "TOP 10" com os melhores encadernados e/ou histórias avulsas com determinado personagem ou autor/artista (espero q vc aprecie esse próximo modelo/formato de postagem com "listinhas" aqui no blog, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah. eu gostei do seu top 100 Leo. Eu comentei isso de ter que ser 100 revistas (e não series ou periodos inteiros), pq vc mesmo disse que foi extremamente dificil chegar ate essas 100. Dai sabe como é né... a maldade humana não tem limites e eu pensei: "vou dificultar um pouco mais para ele, só para deixa-lo desesperado" hahaahah. Abraços :)

      Excluir
    2. Ahhhh uma outra coisa. Não sei se vc leu ou não, mas se não leu ta na hora de correr atrás e caso tenha lido tinha que ter um lugar no top 100 entre os primeiros ainda. Will Eisner e Asterix. Do Will eu recomendo qualquer um, principalmente "o edifício" e "New York". Asterix todos são otimos, mas meus preferidos são "A Foice de Ouro" "Astérix Legionário", "O Domínio dos Deuses" e o incrivel "Astérix e a Grande Travessia". abraços meu caro

      Excluir
  21. "Amigo dessa sua lista de "100 melhores HQs", até hoje eu li somente 22! E com base nela pude ver que ainda existe muito material "EXCELENTE" [☆☆☆☆☆] a ser lido!"


    E aí, Marcio... blz?

    Sempre tem mta coisa boa (ou EXCELENTE) pra gente ler em matéria de gibis... Eu mesmo, a cada mês descubro NOVAS HQs de alta qualidade q eu nunca tinha lido (ou sequer conhecia). O legal no universo dos quadrinhos é justamente o fato deles serem um "poço sem fundo" de ótimos materiais (acho q vou morrer sem ter lido tudo de bom q existe)!

    Qto ao "V de Vingança"... concordo q se trate de uma HQ magnífica mesmo e q leva a nota máxima em qq avaliação q se preze. Mas cada lista mudará de leitor pra leitor (não tem jeito qto à isso, hehe)! No meu "TOP 100", por exemplo, várias séries q seriam as favoritas de mtos leitores (Sandman, Akira, Guerra Civil) sequer entraram na seleção de 100+ q eu fiz, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Garth Ennis nas cabeças. É o meu escritor favorito."


    E aí, guilherme... blz?

    O Ennis é o meu escritor favorito tbm entre todos os atuais... Aliás, foi graças à ele q eu não desisti de ler gibis nos anos 90: Eu tava prestes a parar de novo com os gibis em geral, mas qdo conheci o "Preacher", mudei de ideia na hora e vi q nem tudo estava perdido (foi a sobrevida q eu precisava pra seguir adiante, rs)!

    Qto ao "4F"... no meu caso, eu já era fã dessa fase clássica desde o desenho animado da Hanna-Barbera (q eu assistia na infância antes mesmo de ler os gibis da equipe). E esse fator nostálgico (memória afetiva) é algo q sempre pesa nessas horas de avaliação de gibis, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Se alguém for ler só as "menções honrosas", já terá uma bela lista para ler!"


    E aí, Diego... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido a listagem... E realmente: As "Menções Honrosas" já renderiam outras 50 HQs q merecem uma boa conferida tbm, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Que vontade de matar aquele Dr. Luz!rs."


    E aí, Roberto... blz?

    Nessas horas é q precisa ter um "Justiceiro" pra resolver essas paradas... Tem herói q é mto bonzinho e ingênuo pra lidar com marginais desse tipo (assassinos e estupradores)! Mas enfim, a polêmica em torno do assunto é q foi o mote da série (Crise de ID)!

    E de fato... a arte do Rags Morales é um show à parte (sempre achei ele um ótimo artista (desde q li os especiais do "Gavião negro" q ele desenhou)! Só acho q ele anda meio sumido nos gibis atuais!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "E não é que no fim das contas, apesar de tantos avisos ao longo do top 100, as dez primeiras acabaram sendo óbvias? rs"


    Não tinha como ser diferente, SEMI... hehe!

    Imagine um "TOP 100" q deixasse de fora essas HQs q eu citei acima? "Preacher", "DK1", "Crise", "Bibliotecas", "Queda de Murdock, etc... Difícil ignorar esses materiais, né?

    Mas "Tex" é fóda... q gibi bom: Ainda é a minha leitura de cabeceira favorita (depois q eu finalizei o "preacher", rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Quanto a mim, pessoalmente gostei quando aparecia algum azarão"


    Oi, Martin... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter curtido este "TOP 100"... E fico feliz q essa lista tenha servido ao menos como sugestão de leitura pra quem ainda não conhecia algumas dessas HQs indicadas!

    Os "azarões" fizeram sucesso nas postagens anteriores, hehe... Mas nessa reta final com as 10+ não tinha como fugir mto do previsível (diante do naipe das séries q encerraram a listagem)! Mas pode deixar q tem mais "azarões" pela frene numa nova série de postagens q tô preparando (com as 10 melhores d ecada herói ou escritor/artista)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "e os personagens Disney assinados por Barks, Gottfredson, Taliaferro, Canini e Murry."


    E aí, Tadeu... blz?

    Eu tenho experimentado mtas HQs diferentes e de gêneros variados mesmo: Faço isso pq sou fissurado em material q fuja do lugar-comum ao q costumo ler e acompanhar. O resultado disso é q eventualmente acabo me deparando com ótimas HQs q eu nunca tinha lido!

    Mas da Disney estaremos bem servidos com esses grandes nomes q vc citou, hein? A coleção do "BARKS" tá vindo aí (a 1º edição chega esta semana), o Paul Murry tbm (mês q vem tem encadernado de luxo dele), e Gottfredson lá pro ano q vem! E o Zé Carioca do Canini ganha um almanaque este mês com histórias raríssimas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. Uau! Adorei acompanhar essa lista tão eclética. Também gostei de saber que compartilhamos muitos os gostos. Só não tenho mais a mesma possibilidade de acompanhar gibis atualmente, por falta de dinheiro.

    Mas na minha lista, não entraria o Tex. Tentei muito. Tenho uns 10 gibis dele aqui, alguns novíssimos (do mês), leio, mas não consigo gostar, e não sinto o carisma que todos veem nele. Acontece né.

    Já pelo contrário, tenho essa identificação fortíssima com o Fantasma, tanto que acompanho pela internet e por gibis importados da Austrália, Noruega e Estados Unidos, as novidades a respeito desse herói.

    Uma HQ da sua lista q me pegou de curiosidade, e q tô ansioso p ler em breve, é essa tal Habib, a sua resenha me deu vontade de conhecer essa HQ.

    No mais, é interessante demais também, conhecer o q a galera comenta aqui no Submundo HQ.

    Abçs...

    ResponderExcluir
  29. "vida longa ao submundo pois foi aqui que conheci The boys, habibi e outras HQs magnificas até..."


    E aí, Fábio... blz?

    Brigadão mesmo por ter conhecido e experimentado uma série q nem o "Preacher" aqui pelo blog mesmo (lembro q há uns anos atrás eu fiz uma série de 3 postagens sobre essa HQ - deve ter sido essas q vc leu pelo visto, rs )!

    "The Boys" é outra q eu adoro (e já esteve presente numa das partes anteriores do "TOP 100"), pena q a Devir tá num ritmo lento demais e ainda não chegamos nem na metade da série aqui no Brasil! E fique ligado no blog, pois ainda retomarei essas listagens de favoritas (só q agora numa série de 10+ por personagem ou autor)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. Hahaha quando preacher ficou para as 10 primeiras já imaginei que seria a primeira........se puder faz 0s 20 melhores filmes (acho que rambo deve aparecer entre o 10)....show....abs Leo

    ResponderExcluir
  31. "Ralph Dibny pega a sua esposa no colo, e, se vê que ela estava pegando na mão o resultado de um teste de gravidez que indicava positivo. Cena chocante demais..."


    E aí, Celso... blz?

    Esse tipo de cena mais impactante é algo q não se vê mais nos gibis atuais (tanto na Marvel qto na DC)... É claro q ainda tem mortes e tal, mas elas já não possuem essa força dramática como vimos na referida cena de "Crise de Identidade" (talvez a diferença seja pq essa saga tinha um teor mais adulto e se levava mais a sério)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "sandman (conrad): neil gaiman cria um universo fantasioso de primeira, destaque pro arco estação das brumas. quando esta HQ foi lançada não curtia a arte e so fui ler este material neste século, altamente recomendável."


    E aí, gustavo... blz?

    Já me perguntaram lá no face pq eu não incluí o "Sandman" no meu "TOP 100"... Mas a resposta é a falta de referência: Eu só li o 1º arco de "Sandman" até hj (Prelúdios e Noturnos) e foi pouco pra eu incluir na minha lista pessoal de favoritos (eu precisaria ter lido bem mais da série pra isso)!

    Aliás, é por essa mesma razão q eu nunca levei tão a sério as demais listas de "favoritos" (seja de filmes ou gibis) q vemos em milhares de sites/blogs por aí: Pois quem me garante q as pessoas q elaboram essas listas já leram ou assistiram os mesmos filmes e gibis q eu gostei? Por exemplo, o cara q inclui "Guerra Civil" e "Grandes Astros Superman" num "TOP 10" (só pra citar 2 gibis populares q aparecem com frequência em listas de favoritos) será q LEU mesmo outros gibis tipo "Conan", "Juíz Dredd", "Hitman"?

    Assim, da mesma forma q eu NÃO li HQs tipo "Sandman" (além do 1º arco) e "Akira" (só assisti o anime) e isso me impediu de incluí-las na minha lista... outros leitores q elaboram suas favoritas tbm podem não ter lido as HQs q eu citei entre as minhas preferidas. Por isso é importante sempre deixar claro q todas essas listas são sempre pessoais (e o legal é q servem mais pra oferecer DICAS de leitura pra quem não conhece determinado material)!

    No caso de "Sandman"... Sempre me faltou a oportunidade certa. Eu comprei o 1º arco qdo saiu em 2 ed. (formatéco econômico) pela Pixel, mas não passou disso e ficou apenas nessas 2 ed. (o q me desmotivou depois a comprar as ed. de luxo de Panini - nunca me sobrou verba pra tal, diante de outras prioridades q eu tinha)! Quem sabe se um dia a série for relançada num formato mais em conta pra mim, pode ser q eu siga adiante e leia até o fim!

    E curti bastante acompanhar a sua listagem de forma simultânea à minha... Saiba q anotei vários títulos q estavam na sua lista e q eu ainda não tinha lido (foram pro meu caderninho de futuras "repescagens", rs)! Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo!

      Falando em "Akira", finalmente desenrolaram a edição francesa (https://www.amazon.fr/Akira-1-originale-Otomo/dp/2344012400). Por aqui a coisa anda meio sumida da ordem do dia, hm?

      Aproveitando, parabéns pelo projet(ã)o Top 100 finalizado. Foi bem legal relembrar velhas obras e conhecer muitas outras que nunca nem tinha ouvido falar. A lista e a pilha não param. E já no aguardo pelos projetos Top 1000 (você é um guerreiro!) e Top Edição Única, rs.

      Excluir
  33. "2 calvin e haroldo (conrad): aventura, reflexão,companheirismo, crueldade infantil, medo, tristeza, risada, muita risada, risada pra caralho....... HQ pra toda hora."


    E aí, gustavo... blz?

    Eu sempre quis ter as tiras completas de "Calvin & Haroldo" (q eu adorava acompanhar num jornal q eu assinava há anos atrás). E eu quase comprei aqueles encadernados q saíram faz pouco tempo, só não comprei pq um contato meu na L&PM havia me dito q tinha a possibilidade da editora lançar esse material no formato pocket (q eu prefiro por ser mais barato e pra deixar padronizado com outros livrinhos de tiras q eu tenho no mesmo formato). Mas (infelizmente) isso não aconteceu (talvez a editora tenha perdido uma negociação pelos direitos e tal - acabei não sabendo o q houve) e fiquei sem esse material (é fóda contar com a sorte nessas horas)!

    Eu tbm adoro o "Tio Patinhas" do BARKS... E acredito q depois de algumas edições do "Donald", o sovina seja o próximo a ganhar ed. de luxo pela Abril (tomara, rs)! Semana passada (por coincidência) chegou na loja daqui um encadernadão de luxo importado (capa-dura) com as obras completas do Don Rosa (na capa tem o Patinhas X McMônei): Esse eu fiquei sabendo q vão lançar aqui (tomara q não demore)!

    É engraçado... na 1º vez q li "Watchmen", tbm não gostei do final (não queria q o "Rorschach" tivesse morrido depois de descobrir a conspiração toda). Mas hj eu percebo q foi melhor assim: deu mais impacto pra história e agregou ao final uma solução mais realista (o "Manhattan" não teve mta opção se a ideia era manter a paz mundial). Tbm é irônico q o grande vilão da HQ (Ozymandias) na verdade era o "mocinho", rs (o único q realmente se preocupou em consertar o mundo - mesmo q de forma distorcida e tendo q cometer um genocídio pra salvar o resto da humanidade e colocá-la nos trilhos)! Por essas e outras é q "Watchmen" se justifica como sendo uma das maiores HQs de todos os tempos!

    Sobre "DK1": Tô na mesma situação q vc, e mantenho meu encadernado da Abril (com "Batman X Super" na capa) SEM ter o "DK2" de "brinde" - Só voltarei a comprar uma ed. de luxo dessa HQ se vier apenas com a 1º série (a q VALE)! E "MAUS" é uma leitura pesadíssima sim: Só q lamentavelmente eu acho q a (DES)humanidade ainda irá superar os horrores da 2º Guerra (a cada dia nos jornais a gente vê q não existem limites pra criatividade humana na hora de se fazer o mal)!

    No mais... anotei o "Edifício" na minha lista tbm (essa eu nunca li): Valeu pela dica! Ah, e obrigado por estar curtindo o blog (legal saber q nossos gostos pra HQs estão bem alinhados e q outros leitores do blog tbm podem compartilhando com a gente a preferência pelas mesmas boas HQs q listamos aqui ao longo de nossos comentários)! Eu vou estar em SP nas próximas semanas e se vc morar aí pelos arredores, podemos marcar um chopp no final das minhas peregrinações pelas bancas da capital paulista, rs (vou avisar a data certa da minha ida à SP assim q eu conformar a data)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, o Edificio está contido na compilação chamada Nova York do Eisner, em que são reunidas várias histórias com temática urbana. Todas são sensacionais!

      Excluir
    2. Calvin eu fui adquirindo (e lendo) a medida que foi sendo lançado (e lá se vai quase uma década).

      Mas já vi uma caixa contendo os primeiros volumes que são menores (acho que são 7) por preço bem convidativo. Sai uma média de 10 dinheiros por edição (o preço de um pocket).

      Excluir
  34. "mas pelo que vi nos comentários vc já planeja uma expansão,então manda aí a lista com 1000 HQs hehe"


    E aí, Bruno... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido a listagem... Foi trabalhoso sim, mas em compensação foi um processo mto divertido remexer na minha coleção só pra elaborar essa lista (trabalhar e se divertir ao mesmo tempo é sempre o ideal, rs)!

    E as "expansões" tão na moda hj em dia, hehe... Assim, vou planejar esse "TOP 1000" pro futuro (de repente eu sigo um conselho q me deram acima e faço por história ou por gibi isolado - pra variar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "Se vc for fazer um TOP 1000, só teria que postar as partes numa frequência maior, pois o TOP 100 levou quase um ano para vc postar as 10 partes."


    É verdade... Vc tem toda razão qto à isso!

    Este ano eu até tive a desculpa de ter me atrasado demais nas atualizações devido à diversos problemas pessoais (falta de tempo por excesso de trabalho no curso q eu administro e reformas em casa q parecem não acabar nunca: e q reduzem consideravelmente meu tempo livre pra atualizar o blog no mesmo ritmo de antes)!

    Mas acredito q todos esses problemas sejam resolvidos em breve e assim q possível eu já começarei a trabalhar no "TOP 1000" (vai levar um bom tempo até eu elaborar a lista considerando q a farei com seleção por encadernados ou histórias individuais)! Terei q aumentar o ritmo com certeza na hora de botar um projeto assim no ar (no mínimo: COMBOS triplos mensais com 10 HQs por postagem). Ainda assim, não seria uma coisa pra ser finalizada em menos de uns 2 ou 3 anos, rs! Só pra ter uma ideia: Minha média de postagens aqui no blog já é de umas 100 matérias por ANO (seria como eu passar um ano inteiro postando apenas a coluna de "TOP 1000", hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "Já pelo contrário, tenho essa identificação fortíssima com o Fantasma, tanto que acompanho pela internet e por gibis importados da Austrália, Noruega e Estados Unidos, as novidades a respeito desse herói."


    Oi, Celso... Tdo bem?

    Eu sei o qto vc curte e pesquisa bastante sobre o "Fantasma", pq acompanho seu blog regularmente (e o tenho salvo na minha barra de favoritos, rs)! Eu lia mto os gibis do "Fantasma" pela RGE nos anos 70 e 80 (eu gostava mais dos "almanaques" dele, especialmente o "Hyper" - q durou poucas edições). Mas qdo perdi toda minha coleção durante a crise econômica de 1985, só voltei a acompanhar o "Fantasma" agora pelas ed. da Pixel!

    Infelizmente, a periodicidade dos encadernados da Pixel é mto lenta e fica difícil recuperar mta coisa do personagem com uma média de 1 edição por ano. Seria bom se a Pixel mantivesse em paralelo às ed. encadernadas de clássicos da Era de Ouro, algum gibi em formatinho do "Fantasma" nos moldes da RGE (ou mesmo mini-séries eventuais com material mais recente)!

    O "Tex", por exemplo, tem várias revistas q cobrem períodos distintos de sua cronologia: Assim, foi fácil eu buscar as melhores histórias dele de diferentes épocas e fases (e fiz isso em poucos anos)! Bem q o "Fantasma" podia ter um esquema de publicações similar, né? (com mais "almanaques" e variedade de títulos)!

    E tbm gosto mto de ler os comentários e listas q a galera posta por aqui... Percebo q vários leitores possuem a mesma sintonia pra gibis (nem q seja apenas alguns personagens favoritos em comum, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. Olá Leo,
    Você pode tentar organizar por personagem/fase:

    As melhores do Justiceiro do Ennis; Aranha do Ditko; Tio Patinhas do Rosa; Conan do Buscema; Quarteto do Byrne, Zé Carioca do Canini e por aí vai...

    Ou então por gênero/tema, oque daria a opção de misturar super-heróis c/ series autorais: As melhores histórias de Drama; Guerra; Terror etc...

    Enfim, as possibilidades são muitas, ainda mais pela proposta milionária.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  38. "Hahaha quando preacher ficou para as 10 primeiras já imaginei que seria a primeira....."


    E aí, Roni... blz?

    Hahaha, essa era previsível demais mesmo pra quem me conhece, rs (eu adoro gibis e coisas bizarras em geral: E "Preacher" se supera nesse quesito)!

    Valeu mesmo pela ideia de um "TOP FILMES"... Esse é mais difícil fazer um apanhado geral devido à grande variedade e diferenças de gêneros. Mas posso fazer um "TOP 10" de filmes de ação, ou sci-fi, terror, adaptações de HQ, bang-bang, ou até pornochanchadas brasileiras, rs (não, esse último já destoa demais do assunto do blog, hehe)! Mas com certeza, "RAMBO" (1 e 2) figuram até hj entre os meus filmes favoritos de todos os tempos (e devem encabeçar tbm uma lista de filmes de ação)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. "Você pode tentar organizar por personagem/fase:"


    Ótima ideia, VAM... Valeu mesmo!

    Eu tinha pensado numa coluna-fixa de "TOP 10" por personagem (as 10+ do "Aranha", "X-Men", etc)... Ou por autor/artista (as 10+ do Alan Moore, Ennis, etc)! Mas gostei tbm dessa sua sugestão por história de determinado personagem: As possibilidades são mtas pra essas listas sim, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. Comentário extra topic, e uma notícia que tá rolando, e que vale comentar.
    A DC lançou lá na gringa essa série que reconta aventuras dos heróis da Hanna Barbera. Só estou lendo (por scans), o gibi do Jonny Quest, que tá sensacional, bom demais ao extremo. Nesse mesmo gibi, tem também os Hérculóides (o melhor), além também dos medianos Space Ghost e o Homem Páááássaro. Muito legal mesmo.

    Mas, ao mesmo tempo, a DC também tá soltando repaginados o Scooby Doo, os Flintstones e a Corrida Maluca. Desses três gibis, não gostei nada, e por isso não estou acompanhando. Mas tá repercutindo bem la fora. E agora vem a novidade: vai ter um spin off da série da Corrida Maluca, protagonizada pelo Dick Vigarista e Muttley, de autoria do Gart Ennis. E aí, Léo, vai encarar???

    Abraços a todos os amigos do Submundo HQ.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pela matéria Leo, de muito bom gosto, senti falta do wolverine em madripor, curto muito mais a Marvel que a DC, mas minha hq favorita é o Reino do Amanhã, nunca li o Preecher mas depois de ver sua matéria me sinto na obrigação de apreciar essa hq rs.

    ResponderExcluir
  42. Leo, bom dia!

    O demolidor do bendis serão quantos encadernados?

    O volume 2 está com mais de 40% de desconto na Amazon.

    ResponderExcluir
  43. Parabéns leo, ótima lista , não mudaria muita coisa não.
    Só me tira uma duvida sobre algo que me deixou louco enquanto lia, justiceiro max do ennis vai ser republicado msm ? tem alguma informação se e pro ano q vem ou pro proximo ? qualquer coisa informação nesse momento e preciosa hahahah
    abs

    ResponderExcluir
  44. "vou dificultar um pouco mais para ele, só para deixa-lo desesperado" hahaahah. Abraços :)"


    E aí, Clayton... blz?

    Nem precisava se esforçar tanto pra isso, hehe... Pois já tô desesperado por ter comprado a ideia de elaborar um "TOP 1000", rs! Acho q é possível fazer isso sim, mas sei q será trabalhoso pra caralho (isso é coisa pra qdo eu voltar a tirar umas horas vagas pra remexer na coleção, rs)!

    Qto à "Eisner" e "Asterix"... Realmente, não li mto coisa deles q servissem pra se sobrepor às demais ed. listadas. Eu precisaria ler mto mais desses 2 materiais (o Eisner eu ainda espero por um encadernado do "Spirit" e "Asterix" eu achava q sairia pela Salvat e q eu poderia fazer a coleção desde o começo gastando pouco - ficou só na ilusão)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. "Leo, o Edificio está contido na compilação chamada Nova York do Eisner, em que são reunidas várias histórias com temática urbana. Todas são sensacionais!"


    E aí, Lucas... blz?

    Puxa, valeu mesmo pela dica... Esse tijolão (q ainda se encontra fácil nas lojas) já tava na minha lista de "repescagens" mesmo (junto com o "Contrato com Deus" - q tá mais difícil de achar e talvez eu tenha de esperar uma republicação)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou esperando uma republicação de Contrato , mas recomendo também Ao Coração da Tempestade, considerada por muitos a melhor Graphic do Eisner e é um dos meus quadrinhos favoritos!

      Excluir
  46. "E agora vem a novidade: vai ter um spin off da série da Corrida Maluca, protagonizada pelo Dick Vigarista e Muttley, de autoria do Gart Ennis. E aí, Léo, vai encarar???"


    E aí, Celso... blz?

    Mas com toda certeza q SIM amigo, rs... Do Ennis eu compro qq coisa (até bula de remédio se ele escrever, rs)!

    Essas ed. da DC com personagens da Hanna-Barbera devem sair aqui lá pro ano q vem... Vou experimentar algumas (se não vierem em mixes) e sei q mesmo com cara de serem tosqueira, podem acabar me divertindo pelas referências e pelo inusitado da coisa toda!

    Por coincidência... Eu ando às voltas atualmente com a busca de miniaturas customizadas de personagens da HB (os clássicos). Tem um artista q anda produzindo várias dessas peças (inclusive os "Herculóides") e tenho tentado um acerto nos valores (pois me interessam várias peças: Space Ghost, Homem-Pássaro, Galaxy Trio, Bionicão, etc)! As q eu vi ficaram mto bem-feitas!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica a dica para customização:
      http://nerdapproved.com/wp-content/uploads/2014/06/batman-to-space-ghost.jpg

      Excluir
  47. "Parabéns pela matéria Leo, de muito bom gosto, senti falta do wolverine em madripor"


    E aí, Josuca... blz?

    Mto obrigado por ter curtido a postagem: Valeu mesmo!

    Essa fase do "Wolverine" q vc fala (onde ele era o "Caolho") eu não incluí na lista pq acho q nunca li ela completa. Tenho apenas o nº 1 da revista mensal do WV pela Abril (e não tenho certeza se essa fase continuou nas ed. seguintes - q eu não tenho)! Bem q podiam encadernar esse material, né?

    E se vc tiver oportunidade... Experimente a série "Preacher": Aproveite q o Vol. 1 tá sendo republicado agora (e já entrou em pré-venda)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, já encadernaram:

      www.guiadosquadrinhos.com/edicao/melhores-historias-de-wolverine-de-todos-os-tempos-as-n-1/mhw0301/7214

      Na época deixei passar por ser em P&B e já ter tudo em formatinho, mas quando achei num sebo anos depois não teve jeito.

      Agora, essa edição contém apenas as mensais. A história da edição 1 da Abril, que é o início da fase Madripoor, saiu em "Marvel Comics Presents" e não está nesse encadernado.

      O que é uma pena, pois pra mim é a melhor história dessa fase.

      Excluir
  48. "O demolidor do bendis serão quantos encadernados?"


    E aí, William... blz?

    Ainda não se sabe ao certo, pois a Panini tá fazendo uma divisão própria dos encadernados (e pode não seguir a ordem americana dos demais). Mas eu "chutaria" uns 4 ou 5 no máximo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. "Só me tira uma duvida sobre algo que me deixou louco enquanto lia, justiceiro max do ennis vai ser republicado msm ?"


    E aí, João Vitor... blz?

    Vai sim, brother... "Justiceiro MAX" do Ennis tá confirmado como um dos lançamentos pro ano q vem! A Panini deve concluir antes a fase q tá saindo agora do Jason Aaron (q termina no Vol. 4) e depois republica a fase do Ennis!

    A principal informação q eu tenho qto à isso, é q ela começaria pela mini-série: "Nascido P/Matar"... Mas é algo q ainda precisa ser melhor confirmado (só pra ter certeza)! Não tá claro tbm o formato ainda (mas é provável q seja em capa-dura)! Só lamento pelo fato da Panini começar pela fase MAX do Ennis pulando toda a fase anterior do selo Marvel Knigths (q era bem legal tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Panini, Panini... Por que se contentar com o bom quando pode ter o ótimo?

      Excluir
  50. Quantos quadrinhos legais para ler não ?? E quanta coisa falta pra todos nós, não é mesmo ??? Você tem que corrigir teu currículo rs rs ...ausência de Sandman, Lobo Solitário e Akira são imperdoáveis kkk
    Abraços e Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  51. Não podia deixar de participar de tão relevante discussão... Com relação as minhas TOP 100 não vou conseguir me lembrar aqui, mas seriam aquelas do Donald do Carl Barks em que ele se mete a padeiro, aviador, criador de frangos, etc. e tudo acaba em desastre... Incrivel como a gente se identifica com oe perdedores.

    Me lembro de uma uma TOP 100 que eu já feli aqui faz uns anos mas não custa relembar...

    O Mxypltz vem pra cidade de " Pequenópolis " e começa a aprontar... Os sorvetes de morango das crianças viram sorvete de repolho, e por ai vai... O Superboy não esta disponivel, mas o Krypto esta na cidade... e la vai o nosso bravo caozinho enfrentar o duende...

    Primeiro o Krypto vai num letreiro de cinema e inverte as letras do filme para formar o nome do Mxypltz ao contrario... ele percebe, solta uma magia e temos escrito : " Krypto e um cachorro maricas "... Como se não bastasse, ele solta um feitico e o Krypto fica cheio de lacinhos cor de rosa, indo se esconder em algum beco enquanto a multidão se parte de rir...

    Daí Krypto vai ao espaço e passa por um meteoro com poeira radioativa... ele fica todo verde e com o pelo arrepiado... Depois pega um pedaço de ferro, usa a vião de calor e escreve alguma coisa na coleira que ele fabricou... Tudo pronto, vai atras do nosso duende...

    Encontrando Mxypltz o mesmo solta uns latidos amigaveis e dai o Mxy fala : " Oh.. um lindo caozinho da minha dimensão me seguiu pelo portal... Ele tem uma coleira... deixa eu ver quem é o seu dono para eu devolver.. VAmos vver : Z-t-l-p-y-x-M... Oh, não..., enganado pelo Supercão Boboca ". E some..

    è uma historia boba, mas é tão divertida e nonsense que nunca me saiu da cabeça e gosto de lembrar dela quando estou meio triste, porque ela é ingenua, é bacana e por ai vai... Saiu num almanaque da EBAL, e é claro que pertence a Era de Prata...

    GOstei muito da postagem do Celso sobre os personagens da HB e torço pra que saiam no Brasil...O Alex Toth era um genio da estatura de um Kirby, por exemplo...

    Até bolei uma história onde os principais mascotes :

    KAboopie, o camelinho Voador ( SHAZZAM ); Blip, o macaquinho ( Space Ghost ); BAndit, o Buldogue ( J. Quest ); Bront ( Dino Boy ); Salty, a foca ( moby Dick )); Roc, o passaro ( Might Thor ); Vingador ( Homem Passaro ); Glip ( Herculoides ) devem se unir para salvar seus amigos de uma grande ameaça que pode ser Zorak ( Space GHost ) ou algum outro...

    Eu achava muito legal quando o genio Shazzan perguntava: " Onde estão seus donos, camelinho ? " E o Kabbopie respondia : " Blu... ru... Blu... " E o Shazzan ENTENDIA... (claro, ele é genio )...

    Eu também li que as revistas da HB tão muito legais, principalmente Herculoides,onde todos os herois participam...

    Alias, este pessoal também tinha pacto com a Mãe Dina... Se lembram que no comecinho tinha alguma explosaao ou coisa parecida e o Space Ghost, por exemplo já soltava : " È Metallo ( ou Zorak ) e assim o Zandor, Ugh e por ai vai...

    Sobre a Jornada nas Estrelas, posso dizer que tem meus dois cachorros... O Spock ( mais simpatico ) e o irmão dele, o SBOCK ( mais chato e que participou daquela bomba de filme... que ideia mais sem vergonha, arrumar um irmão por Sr. Spock...).

    Bom, vou ficando por aqui e me lembro com carinho destas edições mais antigas onde o recordatório ao final era mais ou menos assim : " esteja aqui no próximo número para saber como nossos amigos sairão desta " ou ainda " terão nossos amigos encontrado seu fim ?".

    Incrivel como uma simples expressão ( nossos amigos ) nos fazia intímos dos herois, a ponto de nos preocuparmos com eles e ter aquilo que estava no papel como verdade... Esta é a magia das HQS...

    Abraços e felicidades a todos...

    LUiz Henrique Trompczynski
    Terra Rica / PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo de Smallville (Pequenópolis, pô!) não valia nada mesmo. O bichinho tentando ajudá-los, Mxyptlk faz uma maldade com ele e a multidão ri da cara dele? Eu ia embora visitar a Legião dos Super-Animais e deixava o duende da Quinta Dimensão fazendo zoeira naquela cidade...

      Excluir
  52. Oi, Leo!
    Desculpa perguntar isso nesse post, mas é que o original é de 2 anos atrás.
    É que voltou no estoque da LigaHQ a CHM Vingadores 1 e 2 (Que contém a 'Saga de Thanos'), queria saber se vale a pena mesmo comprar as duas edições ou posso entender a saga só comprando o volume 2 ? Porque já quero comprar o Vol.3(Guerra KreexSkrull) e Vol.8(Coroa da Serpente) e a carteira pede socorro.
    Parece que ela será lançada na coleção da Salvat, seria melhor esperar ou ficaria muito mais caro ?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dudu, tudo bom? me envia um email claytonfranco@hotmail.com ou me add no face Clayton Franco (ou manda convite para esse email que vai me encontrar). Eu tenho vários numeros da CHM e estou me desfazendo de algumas coisas por falta de espaço. Se quiser podemos negociar. abraços

      Excluir
  53. "Será que o Top 1000 do Leo termina antes do Conan pela Mythos? rs"


    Do "Conan" eu não garanto... mas acho q eu termino o TOP 1000 antes da "Biblioteca do Surfista 2" e da republicação de "Terra X", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  54. "Falando em "Akira", finalmente desenrolaram a edição francesa (https://www.amazon.fr/Akira-1-originale-Otomo/dp/2344012400). Por aqui a coisa anda meio sumida da ordem do dia, hm?"


    E aí, doggma... blz?

    Bonita essa capa do "Akira", hein? Tomara q usem essa por aqui... Aliás, tá uma enrolação essa história mesmo (não vejo mais falarem no assunto)!

    E brigadão mesmo por ter curtido o "TOP 100"... Foi trabalhoso, mas bem divertido de fazer! Agora um "TOP 1000" já seria algo bem mais extravagante e mil vezes (literalmente) mais trabalhoso, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma capa da edição japa. Já vi o volume à venda aqui na Franca, um matacão do tamanho de uma lista telefônica!

      Excluir
  55. "Calvin eu fui adquirindo (e lendo) a medida que foi sendo lançado (e lá se vai quase uma década)."


    E aí, SEMI... blz?

    Valeu mesmo pela dica do Calvin... de repente eu acabo encontrando um box mais em conta com várias ed (e q acabem saindo o preço de um pocket, rs)!

    Acredito tbm q "Calvin" é o tipo de material q não fiará mto tempo longe das livrarias... sei q foi um puta sucesso essa última coleção dele q saiu!

    Abs!

    ResponderExcluir
  56. "Também estou esperando uma republicação de Contrato , mas recomendo também Ao Coração da Tempestade,"


    E aí, Lucas... blz?

    Valeu mesmo pela dica... Já anotei essa ed. tbm (adoro material de guerra)!

    E por falar nisso, a Devir tinha prometido há um tempo atrás mais uma do Eisner: "O Último Dia no Vietnã" (essa me interessa mto, mas ficou só na promessa)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição do Vietnã saiu há mais de 10 anos, acho que pela Devir mesmo.

      Não deve ser dificil de achar em lojas especializadas, sei lá. Lembro de ter visto ela em Bauru não faz muito tempo.

      Excluir
  57. "Fica a dica para customização: http://nerdapproved.com/wp-content/uploads/2014/06/batman-to-space-ghost.jpg"


    Cara de um, focinho do outro, rs...

    Em geral, a galera costuma customizar o "Space Ghost a partir do "Guardião" da Tropa Alfa (q tem a mesma cara tbm, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  58. "Na época deixei passar por ser em P&B e já ter tudo em formatinho, mas quando achei num sebo anos depois não teve jeito."


    Eu tbm pulei essa ed. na época pelo mesmo motivo, SEMI: Ser em P&B (qdo o original é em cores)!

    Mas sei q existe uma possibilidade real de termos material clássico do "Wolverine" (possivelmente até dessa fase do "Caolho") publicado junto com uma das próximas "CHM dos XM"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. "Você tem que corrigir teu currículo rs rs ...ausência de Sandman, Lobo Solitário e Akira são imperdoáveis kkk"


    E aí, Fábio... blz?

    Com certeza, rs... Tem MUITA coisa boa e relevante q eu nunca li na vida. É por essas e outras q sempre admiti ser apenas um jovem "padawan" em treinamento qdo o assunto são GIBIS, hehe!

    O legal de uma lista de favoritos é justamente q ela SEMPRE vai se alterar à medida em q formos conhecendo novas HQs (q superem as anteriores)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. "O Mxypltz vem pra cidade de " Pequenópolis " e começa a aprontar... Os sorvetes de morango das crianças viram sorvete de repolho, e por ai vai..."


    E aí, Luiz Henrique... blz?

    Esse é o tipo de HQ da Era de Prata q eu curto bastante e q o Colecionador Fantasma deve ter em sua coleção, rs!

    O Myx ser enganado por um cachorro já é humilhação demais mesmo, hehe... Mas foi bem criativa a solução pra acabar com o duende nessa história!

    Sensacional a história com os mascotes da Hanna-Barbera q vc bolou, rs (adorei): Tinha vários aí q eu nem lembrava mais o nome!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. "CHM Vingadores 1 e 2 (Que contém a 'Saga de Thanos'), queria saber se vale a pena mesmo comprar as duas edições ou posso entender a saga só comprando o volume 2 ?"


    E aí, Dudu... blz?

    Vc pode comprar e entender apenas o Vol. 2 mesmo (q traz o final da "Saga de Thanos")... Mas o Vol. 1 é excelente tbm e traz o 1º confronto do vilão com o "Cap. Marvel" e os "Vingadores"! Se vc tiver q escolher apenas 1 edição, q seja a 2º então!

    E sim, ambas vão sair tbm pela Salvat... mas aí o preço será bem maior tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dudu, tudo bom? me envia um email claytonfranco@hotmail.com ou me add no face Clayton Franco (ou manda convite para esse email que vai me encontrar). Eu tenho vários numeros da CHM e estou me desfazendo de algumas coisas por falta de espaço. Se quiser podemos negociar. abraços

      Excluir
  62. Fala Xará!

    Sensacional essa série de posts. Adoro listas e afins e, por isso, curti muito esse top 100. Espero não ficar órfão por muito tempo desse tipo de postagem e que você leve pra frente a ideia dos tops por personagens e, quem sabe, o top 1000 de melhores hqs!!!
    Uma dúvida: essa dos Inumanos que vc citou em seu top está compilada em alguma dessas edições da Salvat (capa preta ou vermelha)?
    Abs

    ResponderExcluir
  63. Olá Leo, tudo bem?

    Sobre Calvin e Haroldo adquiri 10 edições da Conrad em 2 "boxes" (7+3) na Saraiva e paguei R$ 110,00. Eles ainda têm a promoção de 20% de desconto na compra de 4 livros, portanto pode ser que você consiga um preço ainda menor.
    Se você se interessar...

    Depois do Top 100 e da promessa do Top 1000, que tal um Worst 10, com as piores ideias/arcos que você presenciou, tipo Justiceiro Anjo, Saga do Clone, Heróis Renascem, etc.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
  64. Acho que a melhor coisa do Top 100 é a abrangência. Tu falou de muitos quadrinhos neles Leo, parabéns pelas postagens!

    ResponderExcluir
  65. Olá Leo, tudo bem?

    Para os que como eu garimpam ofertas na internet para comprar quadrinhos, a FNAC está com promoção de 40% em TODA a livraria (ou quase toda). Pena que não tem muita coisa do Moebius/Nemo, e nada da Disney/Abril, mas os lançamentos da Panini estão lá.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
  66. "O povo de Smallville (Pequenópolis, pô!) não valia nada mesmo. O bichinho tentando ajudá-los, Mxyptlk faz uma maldade com ele e a multidão ri da cara dele?"


    Q povinho "pequeno" mesmo, hein? rs...

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso, é uma coisa recorrente no Super da Era de Prata (especificamente do editado pelo Mort Weisinger) que nunca mme caiu bem. Ninguém valia nada! Todos os personagens eram egoístas, prepotentes, invejosos, pode escolher o defeito.

      Tudo bem que era um reflexo do próprio Weisinger, um dos piores canalhas que já trabalhou nas HQs, mas é difícil de ler. As outras historias da DC da era de prata eram bobinhas (tipo o Batman daquele tempo), mas o material do Weisinger era cruel!

      Excluir
  67. "Uma dúvida: essa dos Inumanos que vc citou em seu top está compilada em alguma dessas edições da Salvat (capa preta ou vermelha)?"


    E aí, Léo Tony... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido o "TOP 100"... E não se preocupe, q essas "listas" voltarão a ter mais frequência por aqui! Aliás, já tem uma pronta q eu devo postar em seguida: Um "TOP 10 do Superman" (matéria feita pelo Camus - q já fez um 10+ do "Batman" aqui no blog)!

    E qto aos "Inumanos"... O q eu citei na minha lista é a série do Paul Jenkins & Jae Lee (q por enquanto só saiu aqui pela Mythos)! Essa série já foi anunciada encadernada há anos atrás pela Panini (junto com "Poder Supremo") mas ambas foram canceladas e permanecem no LIMBO editorial! Não faz parte de nenhuma compilação da Salvat tbm, mas acredito q cedo ou tarde a panini retome a ideia de republicar numa ed. única (são 12 partes ao todo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  68. "Depois do Top 100 e da promessa do Top 1000, que tal um Worst 10, com as piores ideias/arcos que você presenciou, tipo Justiceiro Anjo, Saga do Clone, Heróis Renascem, etc."


    Oi, Carlos... Tdo bem?

    Hahaha: Adorei a ideia... Sério mesmo, isso seria uma pesquisa divertidíssima pra eu fazer e não tinha pensado nisso, rs! Já vou começar a procurar material pros "PIORES" então, e bolar a melhor forma de elaborar essa coluna (posso até fazer os "10 Piores" deparados por personagem, q tal)?

    E valeu tbm pela dica do "Calvin"... mto barato esse box q vc fez pros encadernados! Vou ver se consigo uma barbada dessas ainda! Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra pegar coisa ruim, um Top 1000 é insuficiente. rs

      Excluir
    2. Pior, né SEMI?

      Pra gibi RUIM é fácil fazer até um "TOP MILHÃO", já pensou? rs!

      Abs!

      Excluir
    3. Pra ajudar:

      http://tartarugacosmica.com.br/site/bau-de-gibis-o-caso-dos-quadrinhos-brasileiros-de-pessoas-famosas

      Excluir
  69. "Acho que a melhor coisa do Top 100 é a abrangência."


    E aí, The Fool... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido essa série de postagens... Gosto de quadrinhos de diversos gêneros e não conseguiria elaborar um listão de favoritos sem me estender por vários estilos de HQs! Tem mta coisa boa pra ser lida e conhecida, né?

    Abs!

    ResponderExcluir
  70. "Para os que como eu garimpam ofertas na internet para comprar quadrinhos, a FNAC está com promoção de 40% em TODA a livraria (ou quase toda)"


    Opa... Valeu mesmo pela dica, Carlos:

    Vou na Fnac (loja física) hj mesmo pra ver se por acaso essas promoções tbm se estendem pra loja física... Pois consegui comprar ontem à tarde (finalmente) o "Crônicas de Conan" da Mythos por apenas 60 pila na Saraiva (física) e tinha vários outros encadernados com boas ofertas: Acredito q a Fnac não queira ficar atrás nessas promoções!

    Abs!

    ResponderExcluir
  71. Bom dia,Leo!
    Parabéns pela conclusão do seu surpreendente ( e por que não polêmico ) top 100. Valeu mesmo pelas valiosas dicas de leituras. Nada a ver com o tópico agora! Aqui em Juiz de Fora a distribuição das revistas sempre foi zuada,mas parece que mudaram de distribuidora recentemente e nesse sábado foram desovadas a CHM Defensores e várias Savats pretas e vermelhas, incluindo aí a do Fera,que pelos meus cálculos seria a de número 40 e não deveria aportar aqui tão cedo. A boa notícia é que achei a edição magnífica! Recomendo muito.
    Abs.
    PCRM.

    ResponderExcluir
  72. "Essa edição do Vietnã saiu há mais de 10 anos, acho que pela Devir mesmo"


    E aí, gustavo... blz?

    O "Último Dia no Vietnã" foi anunciado pela Devir há 2 anos atrás pra ter uma republicação... Só q isso nunca aconteceu!

    Ele tava no lote de promessas da Devir q incluía tbm: "The Boys 5" e "Dreadstar 2 - O Preço"! A Devir entrou em crise depois disso e todas essas promessas ficaram no limbo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  73. "incluindo aí a do Fera,que pelos meus cálculos seria a de número 40 e não deveria aportar aqui tão cedo."


    E aí, PCRM... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido o "TOP 100" e é isso mesmo: Toda lista de favoritas (seja de q assunto for) sempre irá gerar polêmica e desacordo de opiniões/gostos, rs!

    Fico feliz por vc q essa mudança de distribuidora parece ter te favorecido, hein? Pra vc ter uma ideia, essa ed. do "FERA" ainda não chegou aqui: Mas assim q chegar irei fazer uma postagem especial pra ela (essa ed. merece)! A dos "Defensores" eu ainda não comprei tbm (mas já apareceu nas bancas)!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...