21/07/2014

Ragnarok de Criatividade: Versão Mulher de "Thor" é Mais do Mesmo....

Nos últimos dias.... Uma notícia gerou mais repercussão na mídia do que merecia: O "Novo Thor" será uma mulher (!) A "bomba" foi espalhada por todos os veículos de comunicação ligados à quadrinhos (e até na TV noticiaram)! Mas qual a novidade nisso, afinal?      

Que a Marvel anda patinando na falta de criatividade e imaginação de seus roteiristas, não é de hoje. Mas agora já estão repetindo até as ideias mais manjadas (e que já não eram grande coisa antes) pela 4º ou 5º vez seguidas (pois já tivemos versões femininas de "Thor" antes)!

Confira abaixo a "nova" versão de "Thor".... e as anteriores também:

Quando eu li essa notícia na semana passada, a 1º coisa que eu pensei foi: "Nossa, mas que BOSTA - é a 4º ou 5º vez que reaproveitam a mesma ideia". E deixei quieto, ignorei o assunto e fui arrumar coisa melhor pra fazer. No dia seguinte, a repercussão dessa notícia estava em todos os sites/blogs sobre quadrinhos (e até em sites de notícias "gerais"). Na hora parecia que todo mundo tinha enlouquecido. Sim, pois esta é apenas mais uma bobagem sensacionalista como tantas outras do mesmo naipe que cansamos de ver. Não é algo "DIGNO" (parafraseando a inscrição do martelo de "Thor") que mereça tanta atenção da mídia (embora eu também esteja falando disso aqui - mas como uma espécie de "desabafo", rs)!!!

Pouco se sabe sobre os detalhes da trama (e nem irei me aprofundar nisso).... Mas essa "Thor" seria uma mulher digna o bastante pra empunhar o martelo (no bom sentido) do Deus do Trovão. O roteiro é de Jason Aaron ("Justiceiro MAX", "Escalpo") porém, a ideia em si já foi reaproveitada diversas vezes antes. Acima, vocês podem conferir a capa de "Heróis da TV 28" com a clássica: "O Que Aconteceria Se... O Martelo de Thor Fosse Encontrado Por uma Mulher"? (nessa realidade alternativa, Jane Foster se transforma em: "Thordis")!!!

Em "Terra X".... "Thor" é transformado em mulher (se não me engano, como forma de punição por seu machismo). Na cronologia oficial, surgiu a "Tarene" (na revista: "Poderosos Vingadores nº 1" - Panini). E em outras versões malucas, o "Thor" já foi até um SAPO (na fase de Walt Simonson). Ou seja: O que vemos aqui é a repetição de uma mesma ideia já utilizada (e reprisada) antes. É mais um truque de marketing pra alimentar as vendas em cima de polêmicas baratas. Leiam mais sobre essas jogadas sensacionalistas neste "LINK" (uma ótima matéria sobre a crise da Marvel - cuja criatividade e as vendas de gibis andam em declínio nos EUA)!!!

Até+

PS: E a seguir aqui no "Submundo".... Matérias exclusivas: "Coleção Histórica X-Men 3" (Sentinelas), "Mandrake 2", "Peninha 50 Anos", e um "Plantão HQ" (recheado de novidades)!!!

67 comentários:

  1. Essa saga do sapo do trovão, na saudosa SAM, por incrivel que pareça foi muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Oi, gustavo.... essa do SAPO saiu tbm nos "Maiores Clássicos do Thor" Vol. 3 (Panini)!!!

    eu não li na época.... só fui conhecer essa história agora nesse MC (a fase Simonson vale mto a pena mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo!

    A Marvel está caindo em desgraça graças ao efeito Disney, e pensar que na década passada ela estava no auge, dando a impressão que estávamos diante de um revival dos anos 80, uma época de grande criatividade. Tivemos a linha Ultimate, o Selo Max, ressurgimento dos heróis criados nos anos 70 com posição de destaque no universo da editora, o Capitão América do Ed Brubaker, Demolidor, os títulos por onde o Bendis passou como Demolidor, Vingadores, Alias, Pulse, Garth Ennis no Justiceiro, JMS no Thor, etc.
    Hoje, não existem nem palavras para descrever o que está sendo feito, o que houve de bom na década passada, está indo pelo ralo, a década de 90 está voltando com edições "bombásticas" para vender mais e mais.
    Thor Mulher, Capitão América Falcão, Feiticeira Escarlate e Mercúrio agora são Inumanos (uma heresia ao excelente trabalho de criação do Mestre Stan Lee).
    LIXO EM CIMA DE LIXO!
    Novos 52 e Nova Marvel, tudo consequência da falta de criatividade das Editoras, aqueles tempos áureos de criatividade se foram ao que parece para sempre, antigamente o cinema era influenciado pelos quadrinhos hoje é ao contrário, me lembro que em 1989 o filme do Batman dominou a cultura pop, mas, não influenciou os quadrinhos, eram mídias separadas; o herói só foi ter o uniforme igual ao do filme em 1994, e foi basicamente só isso.
    Hoje tal estúdio não pode usar mutantes porque pertence a outro, então vira Inumano, e nos quadrinhos também, e o que Stan Lee fez no passado não existe mais e dane-se!
    É triste, mas, é verdade, não há mais respeito ao leitor, e pelo andar da carruagem pode piorar ainda mais.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo!
    Primeiramente, parabéns pelo Blog! Sempre passo por aqui para ver as novidades e especialmente os reviews, sempre com ótimas indicações (nunca pensei que fosse gostar do Monstro do Pântano, mas a dica foi muito boa!).

    Você pretende falar sobre o Bom de Briga, que saiu agora do Paul Pope?

    E já que estamos falando da mulher Thor, queria saber o que você acha das outras mudanças; O novo Capitão América, o Homem de Ferro Superior e a morte do Wolverine. Acha que eles Voltam atrás rápido? Tenho gostado da Marvel NOW, mas essas notícias desanimaram...

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Concordo Leo...

    A questão é mais embaixo ainda.

    As editoras vem arrumando cada vez mais soluções polêmicas para seus personagens para alavancar as vendas, ao invés de investir em roteiristas criativos que pudessem trabalhar os heróis já existentes dentro de suas próprias mitologias. Precisamos de uma nova geração de quadrinistas que fizessem uma nova revolução na 9ª Arte. Algo que Stan Lee e Jack Kirby fizeram nos anos 60 e Alan Moore, Neil Gaiman e Frank Miller fizeram nos anos 80.

    Nos resta sonhar com o aparecimento de um novo horizonte para nos catapultar para uma nova realidade criativa!!

    Abcs!!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. blz leo?

    acho que vc perdeu seu precioso tempo disponibilizando esta matéria.
    a grande maioria de HQs que leio da marvel/DC são os mais velhinhos.

    abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Léo! Blzinha?
    A Marvel tem que tomar vergonha na cara! Desde esse Marvel NOW que as coisas estão ruim das pernas! Agora tem essa nova moda de mega-sagas unindo quase todos os títulos! Vingadores e X-Men se tornaram praticamente uma coisa só! Sem falar na quantidade de títulos que cada personagem/grupo tem! Não leio muito a DC, mas achei interessante essa idéia de manter somente 52 revistas por mês! Sei que teve reformulação tb, algumas bacanas, outras uma bosta (tipo Hellblazer), mas pelo menos não estrapolaram!
    Os Vingadores foram criados para combater ameaças que nenhum dos membros conseguiria defender sozinho! Agora temos 200 títulos dos Vingadores por mês!!! Oi?!? Sem falar nessa lambança que é os X-Men originais voltarem e temos 2 versões de cada personagem!
    Só espero que não venha uma coisa como a "Morte do Super-Homem", pq aí vai ser apelação demais...

    ResponderExcluir
  8. Nossa, é sempre o mesmo repeteco, o que muda é somente o traço.

    ResponderExcluir
  9. Frete Gratis na Comix, e a primeira vez que eu não tenho nada pra comprar...

    ResponderExcluir
  10. Ano apos ano e as HQs parecem que estão num espiral de regressão. Empresas com Marvel e DC não entendem que seu publico alvo deve ser o que começou a ler nos anos 70 e 80, que estão nos 25 aos 30 anos, os novos leitores são uma consequência e não serão faceis de se conquistar com estas ideias, pois ja estão habituados com o mangá por exemplo.

    ResponderExcluir
  11. São aquelas carta nas mangas da Marvel, eles incorporam elementos do passado para as épocas atuais, ideias batidas mas até necessárias para dar um upgrade nos personagens. Mas no caso do Thor não sei ao certo se o Aaron vai dar conta, ele ou seja lá quem estiver encarregado nessa iniciativa "equipe criativa" da Marvel.

    Consequências do evento "Pecado Original", o Homem de Ferro se tornou "Superior" o que já mostra uma falta de criatividade tremenda pois já tinha sido feito com o Aranha, mas porra, não tinham um nome mais original?

    Pior que até o Hulk meio que dançou nessa nova reformulação Marvel, agora quem vai escrever ele é o Gerry Duggan (encarregado dos roteiros do Deadpool) e sabe o que vai acontecer logo de cara? FAMÍLIA HULK DE VOLTA! Sim, tudo aquilo que odiei na segunda passagem do Greg Pak na revista do Hulk. Se der dá uma conferida em um dos meus Podcasts essa é sem sombra de duvidas a pior fase do Hulk nos quadrinhos, até deixarei o Caps Lock ativado, É A PIOR FASE, NÃO TENTEM ENTENDER ESSA PORCARIA!

    Enfim, essas reformulações por parte da Marvel ou facilitam, beneficiam ou estraga tudo de vez!

    O bom do verdão é que ele conseguiu ganhar uma nova revista, você ficou sabendo disso? Eu to acompanhando, começou com roteiros e desenhos do Alan Davis, está bem legal.

    Abração,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  12. "A Marvel está caindo em desgraça graças ao efeito Disney, e pensar que na década passada ela estava no auge, dando a impressão que estávamos diante de um revival dos anos 80, uma época de grande criatividade."


    Oi, Elcio..... tdo bem?

    Vc tem razão.... Há 10 anos atrás eu tinha uma boa esperança de q as coisas melhorariam na Marvel (pós-ressaca dos anos 90) pois eu colecionava várias séries de ótima qualidade: "Demolidor" (Bendis), e todas as do selo MAX (Justiceiro, Alias, Poder Supremo, Viúva Negra, Fury, etc).... Aí, de repente: Tudo isso acabou e de uma hora pra outra eu me vi sem nada de interessante pra acompanhar nos mixes atuais (ainda bem q o "Demolidor" do Waid e o "Justiceiro MAX" do Aaron saíram em separado: esses eu coleciono)!!!

    Mas de resto, a coisa tá feia mesmo.... a fórmula repetitiva das mega-sagas, gerou o sensacionalismo nas revistas de linha. Agora temos de volta todos os truques sujos e baratos dos anos 90: Mortes, mudanças de sexo, heróis saindo do armário, novos uniformes, troca de corpos, etc.... Até as capas metalizadas e capas alternativas são usadas como forma de atrair público!

    O pior é isso q vc falou.... dos gibis se renderem à Hollywood. Tudo q acontece nos filmes, acaba se refletindo nos gibis (é um porre isso, se considerarmos q nem tudo q rola nos filmes é "legal"). Enfim, tbm acho q daqui pra frente será só "ladeira abaixo" mesmo, e com a Disney por trás da Marvel, será mto difícil vermos gibis mais ousados como os da linha MAX ou mesmo os tradicionais de cunho sócio-político!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. So tenho a agradecer à Marvel e a DC por essa fase. Não tá facil comprar todos os outros bons lançamentos/relançamentos encadernados, ainda bem que das coisas novas não preciso me preocupar.

    E tentando me manter otimista ainda bem que esses últimos encadernados dos X-Men e do Hulk são de fases péssimas. Dá pra investir em outras coisas sem culpa.

    E falando em X-Men, pelas minhas contas nessa sexta chega a saga da Fenix negra por aqui.

    ResponderExcluir
  14. Salve, Leo!

    Complicado, hein? Morre, ressuscita, troca de corpo, etnia, de time, uniforme, é homem depois é mulher...

    Cara, boas histórias são contadas com bem menos alvoroço e "sensacionalismo", rsrs. A salvação estará nas HQs independentes e underground, isso sim. Não que o mainstream não esteja produzindo coisas boas, mas pô...já deu, né? Preferia os roteiristas movidos a LCD que os de hoje, movidos a bilheteria.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. "E já que estamos falando da mulher Thor, queria saber o que você acha das outras mudanças; O novo Capitão América, o Homem de Ferro Superior e a morte do Wolverine. Acha que eles Voltam atrás rápido? Tenho gostado da Marvel NOW, mas essas notícias desanimaram..."


    Oi, Leonidas.... tdo bem?

    Valeu mesmo por estar curtindo o blog.... e q bom q vc curtiu tbm o "Monstro do Pântano" (o Vol. 2 sai no mês q vem, rs)!

    Sobre essas demais mudanças.... eu acho a mesma coisa q eu achei do "Thor-Mulher": Ideias repetidas q já foram utilizadas antes e q apenas denotam uma triste falta de criatividade na Marvel. Já tivemos outras pessoas usando o traje do "Cap. América" (Bucky, Agente Americano, e o próprio Steve Rogers já mudou de uniforme e identidade várias vezes: "Nômade", etc). "Homem de Ferro SUPERIOR"? (meu deus, nem mesmo os nomes das tranqueiras eles mudam mais, rs). Eu acho q essas mudanças não duram mto.... chuto no máximo 1 ano ou 2 pra cada uma (a não ser a "Morte do WV", q talvez tenha outros objetivos: na rixa entre Marvel X Fox!!!

    Qto ao "Bom de Briga" do Paul Pope.... esse eu não achei pra baixar e ainda não vi nas lojas daqui. Assim, não posso falar sobre essa edição sem antes ver bem do q se trata e se vale a pena recomendar. Não compro nada no "escuro" (sem ver bem antes o material).... e o jeito vai ser eu encontrar uma edição dessas fora do plástico qdo chegar aqui, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "As editoras vem arrumando cada vez mais soluções polêmicas para seus personagens para alavancar as vendas, ao invés de investir em roteiristas criativos "


    Oi, Marcelo..... tbm concordo com vc nessa:

    É incrível como as grandes editoras (Marvel/DC) esqueceram a maior lição q elas mesmas ensinaram em tempos idos.... a de q bons gibis se fazem com bons roteiristas e boas histórias. Polêmicas são passageiras, duram apenas o momento do impacto.... mas uma boa história atravessa décadas ("Queda de Murdock", "Cavaleiro das Trevas", "Watchmen"). Sensacionalismo barato é esquecido logo em seguida (ou vc consegue se imaginar comprando - num futuro distante - uma edição "DELUXE" em capa-dura dessa "Thor-Mulher"? hehe!!!

    E essa galera q vc citou (Lee, Kirby, Moore, Gaiman, Miller).... faz uma tremenda falta mesmo hj em dia. Ironicamente, dessa turma aí apenas o REI Kirby já morreu: os demais ainda estão vivos, mas aposentados ou longe do brilhantismo de outrora. O velho Moore ainda demonstra talento, mas parece q prefere brincar de "ermitão ranzinza" (quase um "Urtigão" da vida real) na internet do q produzir HQs q superem as de sua fase anos 80, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Pior que esse marketing todo começou ser propagado no Facebook como se fosse a maior novidade da face da Terra.... "


    Oi, Fabiano..... Esse deve ter sido o assunto mais falado na internet sobre quadrinhos nas últimas semanas. E é puro marketing mesmo (conforme o LINK q eu postei explica melhor)!!!

    Essas mudanças nos personagens acontecem toda hora.... duram pouco tempo, mas geram polêmicas nas redes sociais e VENDEM em cima da punhetação dos leitores sobre o assunto. O pior é q as ideias nem ao menos são NOVAS (conforme eu mostrei neste post)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. ... E a coleção historica Vingadores 2, vol 1 e vol 2 já se encontra em pré venda.

    ResponderExcluir
  19. "Agora vc não pode usar o Quarteto porque ele está com a Fox e nós temos que boicotar o filme deles..."


    Oi, Zé Carlos..... tdo bem?

    Perfeitos esses exemplos q vc citou.... é bem assim q a indústria tem se comportado: Os gibis dançam conforme o baile segue nos cinemas. E não te duvido q o "Homem-Formiga" ganhe uma "reformulação" nos gibis e acabe se destacando mais (pra pegarem embalo no filme dele q está por vir). Se bobear, são capazes de botar ele até com o líder dos "Vingadores" durante um tempo, rs! (ele até já foi líder da equipe num desenho animado dos anos 90)!

    qto ao mapeamento das mudanças de sexo (ou visual) do Thor.... eu já vi algumas dessas citadas em outros blogs, mas o plágio da ideia foi tão descarado q é impossível um leitor da nossa geração não ter se lembrado imediatamente dessa clássica ed. de "HTV 28", né? Ou da versão de "Terra-X", hehe. A referência dessas 2 histórias é a q mais salta aos olhos!!!

    Sei q a coisa tá feia entre o material atual.... mas peneirando bem, ainda encontramos "VIDA INTELIGENTE" nos gibis: "Juíz Dredd", "X-O Manowar", "TEX", "Demolidor" (Waid), "Fábulas", "Mortos-Vivos", "The Boys".... e por aí vai. Nada q uma boa "filtragem" não resolva, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "acho que vc perdeu seu precioso tempo disponibilizando esta matéria. a grande maioria de HQs que leio da marvel/DC são os mais velhinhos."


    E aí, gustavo..... blz?

    Na próxima postagem eu vou me redimir, hehe.... Tô finalizando uma matéria sobre a "Coleção Histórica dos XM 3" (Sentinelas). Eu ia postar hoje, mas preferi esperar até amanhã pra dar tempo de eu reler essas HQs clássicas dos "Sentinelas" (q eu tenho na "Biblioteca dos XM")!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Os Vingadores foram criados para combater ameaças que nenhum dos membros conseguiria defender sozinho! Agora temos 200 títulos dos Vingadores por mês!!! "


    Oi, Aurélio.... tdo bem?

    Hahaha.... pior q é bem nessas mesmo: A impressão q dá é q TODO mundo na Marvel é (ou já foi) "Vingador": Seja da equipe principal, ou de alguma "similar", rs!!!

    Dia desses eu tava lendo (com 5 anos de atraso) um "Marvel Apresenta" do "Punho de Ferro" (As 7 Cidades Celestiais), e de repente num balão de texto, é mencionado q o "Punho" faz parte dos "Vingadores" - eu não sei qdo ou como isso aconteceu, mas achei engraçado: Pois fiquei pensando no qto banalizaram a equipe dos "Vingadores" (qq um entra pra equipe a hora q bem entender, hehe)!

    qto à DC.... eu ainda acho q "52" é um número mto grande de títulos (a grande maioria deles está abaixo da crítica). Mas concordo q é melhor ter um limite: do q deixar a coisa "correr solta" q nem na Marvel (q certamente passa de 52 gibis no mês). A redução de títulos mensais é algo q faria BEM pras 2 editoras!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Nossa, é sempre o mesmo repeteco, o que muda é somente o traço. "


    Pois é, Marcelo.... é de se pensar qual será a próxima mudança q o "Thor" pode sofrer ainda:

    Isso me lembra aqueles antigos gibis do "Superman" (anos 50-60) onde todo mês ele sofria uma mudança de visual: Gordo, criança, velho, macaco, gigante, minúsculo, cabeção, etc.... o superman já foi transformado em tudo isso, e daqui a pouco o "Thor" vai pro mesmo caminho, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Frete Gratis na Comix, e a primeira vez que eu não tenho nada pra comprar..."


    Valeu pela dica, amigo....

    Embora a Comix seja vista com maus olhos por uma boa parcela de leitores.... uma promoção de frete grátis é sempre uma boa ajuda!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Ano apos ano e as HQs parecem que estão num espiral de regressão. Empresas com Marvel e DC não entendem que seu publico alvo deve ser o que começou a ler nos anos 70 e 80"


    As grandes editoras tem desprezado o seu público mais antigo (e fiel).... priorizando uma nova geração de leitores formada a partir dos filmes!

    Mas são poucos os novos leitores q se mantém no ramo.... a maioria acaba abandonando os gibis (ou baixando em scans - já q o gosto pelo PAPEL é mais comum nos leitores mais antigos do q nos novos). Quase todos os meus amigos já abandonou as revistas mensais, por não se identificarem mais com elas: é visível o qto a DC (Novos 52) é dirigida pra novos leitores.... e o qto a Marvel tem seguido os passos dos filmes até nos gibis. Isso afasta a velha guarda (q fica mais nos encadernados de material clássico)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Pior que até o Hulk meio que dançou nessa nova reformulação Marvel, agora quem vai escrever ele é o Gerry Duggan (encarregado dos roteiros do Deadpool) e sabe o que vai acontecer logo de cara? FAMÍLIA HULK DE VOLTA!"


    Víxe, eu não sabia dessa.... mas se for assim, a coisa tá feia mesmo (esse escritor é um dos mais fraquinhos - sou fã do "Deadpool", mas não gostei de quase nada escrito por ele). Se o "Hulk" ganhar uma nova revista (com arte do Alan Davis - artista mto bom mesmo) e ter seu nome desvinculado dessa fase do Duggan: melhor (só tendo uma revista separada mesmo, pois essa do Duggan tá com cara de naufragar em seguida)!

    qto ao Jason Aaron.... acho ele um ótimo escritor, e duvido q essa ideia do "Thor-Mulher" tenha partido dele. Acho q isso foi coisa de algum editor da Marvel (e só chamaram o Aaron pra escrever). Mas é difícil um cara escrever bem em cima de uma ideia tão manjada e repetida tantas vezes antes. Podiam aproveitar melhor esse escritor em qq outra série (ao invés disso)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Esqueci de comentar o link do texto do Rodrigo Salem que vc incluiu na matéria. Sou fã dele desde o tempo da revista SET."


    Oi, Zé.... Excelente matéria essa mesmo, hein?

    De todas q eu li a respeito desse assunto do "Thor-Mulher".... essa do LINK foi disparada a melhor. Ele explica bem os golpes de marketing da Marvel e traça um panorama da crise (de vendas) nos gibis da editora! Recomendo a todos os leitores uma conferida nessa matéria!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "So tenho a agradecer à Marvel e a DC por essa fase. Não tá facil comprar todos os outros bons lançamentos/relançamentos encadernados, ainda bem que das coisas novas não preciso me preocupar."


    Pior, né? hehe....

    Tbm tô vendo q tão cedo eu não voltarei a me empolgar e inventar de colecionar gibis atuais da Marvel ou DC..... Continuarei lendo algumas dessas HQ em scans (apenas pra atualizar o blog: Afinal, preciso me manter informado sobre a qualidade das séries). Mas pra minha coleção pessoal, só vai aquilo q for realmente essencial, rs!

    e já vai sair a "Fênix Negra" então? Recém hj chegou aqui aquela tranqueira de "Zumbis Marvel".... com a "fênix" eu ficarei esperto pra não perder!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Preferia os roteiristas movidos a LCD que os de hoje, movidos a bilheteria."


    Oi, Marcio.... tdo bem?

    Bons tempos mesmo em q os roteiristas bêbados e chapados (Ennis, Moore, Morrison) tocavam o terror nos gibis, hehe..... Agora são os almofadinhas engravatados das grandes corporações (estúdios de Hollywood, Disney, Warner) q ditam como os gibis devem ser feitos. Ô coisa triste, né?

    Pelo menos ainda tem mta coisa boa "underground" q tá inédita por aqui.... mas q tão na fila pra serem publicadas (a maioria das coisas boas tá com as pequenas editoras, pena q os atrasos são furiosos tbm, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "E a coleção historica Vingadores 2, vol 1 e vol 2 já se encontra em pré venda."


    Putz.... mas JÁ? a dos XM nem acabou ainda!

    Valeu mesmo pela dica, gustavo.... vou agilizar logo as informações a respeito de mais essa coleção clássica nas bancas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. Como Thor está (muito) longe de ser um dos meus personagens favoritos. Agora poderei comprar um bonequinho da Thora para minha filha brincar junto com suas princesas Disney.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior, né? hehe.... Agora a Thora não deixa de ser uma das Princesas Disney mesmo, rs! (Minha afilhada de 7 anos tbm deve ter adorado a notícia)...

      Abs!

      Excluir
  31. Fala, Léo!
    Bom, esta fase ruim pode ser encarada positivamente, pois é didática, no sentido de ratificar (aos leitores antigos) e demonstrar (aos novos leitores) a qualidade e o valor dos grandes clássicos! Que vão tornando-se cada vez melhores com o passar dos anos, devido também às pérolas atuais!
    Claro, que não há comparação de materiais "nobres" como: Batman Ano um e Cavaleiro das Trevas, Demolidor (muitas fases), Aranha (Romita Sr.), X-Men (Claremont/Cockrum e Byrne), 4F (Kirby e Byrne), Crise nas Infinitas terras, Arqueiro e Lanterna (Neal Adams), Capitão (Kirby e Romita Sr.), Surfista (Buscema), Watchmen, Fury (Steranko), Vingadores (Buscema), entre outros...
    O nível destes materiais é alto, independente da influência de nossa memória afetiva, portanto é difícil acreditar que conglomerados deste porte (Marvel e DC, com seus respectivos tutores), não consigam produzir mais, com originalidade e livres de amarras.
    Acredito que a arrecadação de outras mídias tenha deixado os quadrinhos financeiramente na "lanterna", mas ali está a gênese de tudo isso.
    Como paliativo, temos os encadernados, que espero mantenham a tendência de republicação de fases clássicas (como a suposta extensão da Salvat).
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor.... blz?

      Eu tenho minhas dúvidas se os roteiristas atuais conseguiriam manter o mesmo padrão criativo dos anos 60-80.... Existem ótimos roteiristas hj em dia, mas poucos deles são capazes de CRIAR coisas novas: A maioria apenas escreve personagens já existentes, reformula outros, recontam origens, e mudam uniformes/visual. Mas quantos NOVOS heróis e vilões realmente surgiram na Marvel e DC nos últimos 20 anos?

      Tirando uma dúzia ou 2 de personagens.... a lista de criações é ridícula de tão insignificante, se comparada com os anos 60 onde CENTENAS de personagens foram criados num curto espaço de tempo (a maioria deles pela dupla Lee/Kirby). Seja como for, ainda me dou por satisfeito enquanto tivermos ao menos as republicações dessa fase clássica (q pra mim é o q vale)!

      Abs!

      Excluir
  32. Olá Leo. Concordo com o que foi dito no post. Acho até engraçado que a Marvel vive repetindo das mesmas artimanhas para criar polêmicas e o povo cai nessa. Não é atoa que muita gente não consegue levar fãs de supers a sério.
    Eu tenho 17 anos e sempre tive muito preconceito com hqs de super. Mas fui abrindo minha mente e descobri muita coisa boa. Acabei até me apegando por alguns personagens que nunca achei que poderiam ser interessantes para mim.

    Mas estou abandonando essas hq atuais. Tem muita coisa boa sim(AMO Vingadores do Hickman), mas também tem muita apelação. Arena de vingadores, vingadores sombrios, jovens vingadores, avante vingadores, vingadores coloridos,reversos,dumal,robos, blah blah blah :P
    Você tem vontade de ler uma revista e é obrigado a comprar várias que não te interessam por causa de malditas mega-sagas.
    Por isso que a maioria das pessoa da minha geração estão cagando e andando para supers, ninguém tem saco para isso. A maioria dos compradores dessas revistas são especuladores mesmo, que depois vendem uma revista que foi lançado 6 meses atrás por preços ENORMES só pq tem um número 1 na capa, ou é variante, metalica, 3d, 4d, 5d, com cheiro,etc
    Vou ficar com meus encadernados e scans de revistas antigas mesmo, sentindo inveja de quem viveu nos anos 70/80, lol

    Conclusão que quero chegar com isso: Não é reboot, numeração zerada, mudança de time, sexo, whatever que atrai novos leitores, e sim boas histórias.
    Parodiando uma frase da série Arrow:
    "DC and Marvel, you have failed this new reader" kkk

    ResponderExcluir
  33. "Não é atoa que muita gente não consegue levar fãs de supers a sério."


    Oi, João Lucas.... tdo bem?

    Esso é um problema desagradável mesmo, pois mesmo nos meios acadêmicos (faculdades, seminários, palestras).... Os gibis continuam sofrendo preconceito e sendo ridicularizados como uma leitura idiotizada e sem conteúdo. E não podemos culpar os leigos (pessoas q não leem gibis regularmente) de pensarem dessa forma, pois quem entrar numa banca hj VAI se deparar com pelo menos uns 90% de tranqueiras descartáveis q apenas justificariam essa fama negativa q os gibis continuam agregando.

    Ou seja: Mesmo pra fazer uma pessoa leiga reavaliar suas opiniões e conceitos sobre as HQs.... teríamos q indicar os clássicos dos anos 80 (no mínimo). Ficamos dependentes dos clássicos do passado pra defender a ideia de q os gibis podem ter conteúdo sim. Há 2 anos atrás eu participei de um seminário sobre quadrinhos (numa faculdade de comunicação), e pra ressaltar a importância das HQs na indústria cultural.... tive q APELAR pra: "Watchmen", "Cavaleiro das Trevas", e "A Queda de Murdock".... me sento um refém desses gibis sempre q vou falar sobre isso pra uma plateia de estudantes e professores!

    e mesmo assim.... sempre percebo aquelas "risadinhas" ao fundo: como se eu estivesse falando sobre uma merda qq pra molecada, hehe! (até os clássicos geram desconfiança)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quadrinhos: Arte marginalizada.
      Vários livros imundos são lançados por ano. Mas a famosa frase "Vá ler um livro" continua. Como se, por ser um livro, signifique que é bom, que vai trazer conhecimento para a pessoa, que vai a tornar mais inteligente(pff).
      Enquanto quadrinhos são vistos como uma espécie de sub-arte com menos valor que o cinema até. Autores já escrevem hqs pensando em como vai ficar a adaptação na tela.
      Na minha opinião, filmes são filmes,quadrinhos são quadrinhos. São coisas diferentes, que merecem ser avaliadas de maneiras diferentes, e que são únicas em sua própia mídia. E isso vale para livros também. Nenhum é superior ao outro.

      Excluir
    2. Verdade.... o tem de LIVRO ruim por aí não tá no GIBI (com o perdão do trocadilho, rs)!

      Eu leio livros tbm (vários).... mas te confesso q os melhores roteiros ainda estão nos gibis. Por exemplo: os livros de "Walking Dead" são bem inferiores às HQs (são bons, mas os gibis são melhores). Até na literatura eu tenho preferido os clássicos.... não troco Júlio Verne, Lovecraft, Allan Poe, Mark Twain, Alexandre Dumas.... por qq escritor do momento (embora eu ainda não tenha lido a "Guerra dos Tronos" pra comparar tbm)!

      No mais.... em linhas gerais eu tbm costumo separar as coisas: gosto de filmes, livros e gibis.... só não gosto qdo pessoas leigas e pseudo-intelectuais menosprezam os gibis achando q são a mídia mais inferior da cultura popular (isso é uma tremenda inverdade)!

      Abs!

      Excluir
  34. Leo Boa noite
    Eu tenho as 3 bibliotecas dos x Men: preciso comprar a coleção histórica 3 deles? Já comprei a 2 conforme vc indicou hehe Abs
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo.... eu vou postar logo mais a matéria sobre a CHM 3 dos XM, onde vc poderá conferir o conteúdo completo:

      Mas já te adianto q 3 histórias serão repetidas pra quem tem as "bibliotecas".... e se vc tiver o "Maiores Clássicos 5" (Neal Adams), aí sim: terá mais 3 repetécos, rs (no arco em 3 partes dos sentinelas do Adams)!

      Abs!

      Excluir
  35. Infelizmente como disseram se renderam a Hollywood. O publico é outro 'mais eclético". Têm que fazer media com todos os setores da sociedade e com mercados com a China, não se pode fazer mais nada que ofenda estes setores, que cai o lucro nos cinemas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.... foi por isso q não puderam usar um "Mandarim" oriental no filme do HDF 3: Achei uma palhaçada isso, pois não acho ofensivo pra um país a nacionalidade de um vilão (seria até motivo de orgulho pra um país, ter um super-vilão q peitasse os super-heróis americanos!

      Abs!

      Excluir
  36. E teve gente que comemorou a compra pela Disney, tavendo agora aguentem as m* rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Disney é uma mega-corporação.... dizem até q ela tem poder ($$$) pra comprar um país de médio porte! Eu sempre achei q a compra da Marvel pela Disney não iria terminar bem (pelo menos a liberdade de criação dos gibis seria "podada", já q os interesses comerciais de toda empresa desse porte pesam mais q a qualidade do material q produzem (sejam filmes ou gibis)!

      Abs!

      Excluir
  37. Agora inventaram o "ano zero"
    http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=21829

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se já não tivéssemos visto isso antes, né? A própria DC já fez isso antes do reboot, rs!

      Excluir
  38. Leo olhe a burrada:
    http://www.universohq.com/noticias/series-de-tv-e-filmes-da-dc-nao-farao-parte-mesmo-universo/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q burrada mesmo.... a DC podia aproveitar os seriados pra desenvolver melhor seu universo nos cinemas. A Marvel tá interligando os seriados e filmes, e por mais chato q seja os "Agentes da Shield", o q acontece nos filmes se reflete na série (tipo a queda do porta-aviões da Shild no filme do Cap. América)!

      Abs!

      Excluir
  39. Leo, você acha que tem possibilidades da Panini lançar por aqui encadernado capa dura da "spider man family business"???? to louco pra ler ela e acho que já saiu nos EUA.
    Você indicaria a saga Guerra dos Aneés caso saia em encadernado?

    abraços !

    ResponderExcluir
  40. "por falar em peneirar, estou gostando muito do Cavaleiro da Lua do Warren Ellis."


    Oi, Zé Carlos..... blz?

    Acho q essa fase do "Cavaleiro da Lua" é uma q me recomendaram um tempo atrás, mas até agora não cheguei a baixar pra ver como é.... ela tá na minha lista pra futuros downloads. Não sei se essa é a fase tbm q o pessoal reclama q a Panini não publica direito (eu sei q pularam um monte de histórias do Cavaleiro nos últimos anos: E a última coisa q li dele foi o q saiu na finada "Marvel Action")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "Falando em livros, tb adoro os clássicos. Se um fã de Crepusculo lesse o Dracula de Bram Stocker ia ver o que é leitura de verdade."


    Oi, Zé.... esses fãs de crepúsculo iriam ver tbm o q é um VAMPIRO de verdade, rs: Hj em dia todos os vampiros q fazem no cinema (com exceção dos filmes do "Blade") são emos, lamurientos, e afeminados.... deixaram de ser algo ameaçador como no livro do Stoker e nos filmes clássicos de Christopher Lee e Bela Lugosi (ou na versão alemã de "Nosferatu")!!!

    O "Ben-Hur" eu perdi de comprar qdo saiu em pocket.... agora é bem difícil de achar, mas uma hora republicam de novo (acho q foi a Best-bolso q lançou). Anotei tbm as suas dicas de leitura e já me falaram bem tbm da franquia de "Assassin's Creed" (vou assistir o filme 1º e depois ler os gibis e livros)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. "você acha que tem possibilidades da Panini lançar por aqui encadernado capa dura da "spider man family business"????"


    E aí.... blz?

    Possibilidade sempre tem, já q o "Aranha" sempre vende bem.... mas não sei se adotariam esse formato capa-dura aqui (a Panini tem evitado um pouco esse formato a não ser pra raros casos de clássicos ou aqueles capa-dura econômicos impressos na Indonésia)!

    qto à "Guerra dos Anéis" eu não li.... mas só recomendo gibis do Lanterna Verde pra quem for mto fã do personagem, pois as sagas dele costumam ser mto intrincadas com a cronologia (forçando o leitor a continuar acompanhando o universo dele)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. Resta saber se ela vai namorar o Capitão America ou o Homem de Ferro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.... alguém vai acabar "faturando" essa loiraça, rs! (o q vai render ainda mais piadinhas com o "Thor" qdo ele voltar à ativa, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  44. Cara eu fico pensando...tem capa dura do Wolverine, do Homem de Ferro, Capitão América, Demolidor, Justiceiro, Hulk...
    eu quase não vejo capa dura de luxo do Aranha. Acho uma puta sacanagem da Panini isso.
    tomara que pelo menos eles lancem a "negócios de família" ou alguma dele fechada e talz.
    espero muito.

    abraços Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí..... blz?

      Pior q vc tem razão mesmo.... o "Aranha" não teve mtas ed. em capa-dura lançadas pela Panini. Tirando as 4 "Bibliotecas" (com toda a fase Steve Ditko), sobra pouca coisa de luxo com o cabeça-de-teia:

      Teve um encadernado chamado: "Com Grandes Poderes" (q mesmo sendo em capa-dura, custava uns 20 pila).... e os da Salvat ("De Volta ao Lar" e "Kraven"). A Panini tá devendo mesmo mais uns encadernados "graúdos" do aranha!

      Abs!

      Excluir
  45. Boa noite amigo Leo

    sou leitor do Blog desde o inicio desse ano.
    Tem alguma saga do Flash pra indicar? quero conhecer o personagem alem de Superman e Batman (confesso que são os únicos da DC que aprecio alem do selo VERTIGO) ja tentei lanterna verde, mulher maravilha, arqueiro verde, questão e outros e nenhum desceu rsrsrs

    reforçando o que muitos dizem...esse blog é o melhor
    abçs Leo

    -Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anderson.... tdo bem?

      O "Flash" não teve mtas sagas completas lançadas por aqui.... mas uma das melhores edições q li dele foi esta do LINK abaixo (uma seleção das melhores HQs clássicas dele):

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/colecao-dc-70-anos-n-4/co011105/68979

      É uma ed. bem rara de se conseguir agora.... mas se vc achar em algum sebo, fica aí a dica. Tbm te recomendo a edição especial: "Flash - O Tempo Voa" (q saiu pela Mythos e é uma HQ fechada - com arte fabulosa de Seth Fisher). No mais, é esperar q com o novo seriado de TV, a Panini publique mais gibis clássicos do "Flash"!

      Espero ter ajudado.... e obrigado por curtir o blog!

      Abs!

      Excluir
  46. Blz Leo ?
    Esta ed do Flash e LV do Seth Fisher é fantástica. Fisher também fez uma dos X-men, ele era um que injetaria criatividade nas hqs, pois era genial, porém infelizmente desencarnou cedo e nos deixou a reler os clássicos. Como disseram já, é bom, pois pelos menos economizamos e vamos fazer outras coisas.
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávio.... tdo bem?

      O Seth Fisher era dos bons mesmo, hein? Tbm tenho aquela mini em 2 partes do "Lanterna Verde: Mundo Surreal" (com uma arte magnífica q lembra até o Moebius). Morreu cedo mesmo, e tbm acho q se estivesse vivo, teria se tornado um dos maiores nomes da indústria (depois dele, acho q não surgiu ninguém no mesmo patamar)!

      Abs!

      Excluir
  47. Olá Léo.

    Parece que você detestou fase Walter Simonsen no 4F. Isso é verdade?.

    ABS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato.... Sim, eu achei a fase Simonson no 4F mto ruim: Não me lembro se era ele q escrevia tbm, mas as histórias eram chatíssimas e foi nela q surgiu aquele visual escroto do "Coisa" (parecendo uma pilha de tijolos triangulares)!

      Abs!

      Excluir
  48. Quiseram chama a atenção da mídia e conseguiram. Não é nada de novo, nem altera profundamente nada no universo. Mas vai vender.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago.... Por pior q tenha sido a ideia em si, o marketing em cima dessa mudança foi bem sucedido por ter atingido em cheio toda a mídia. Essa foi uma prova do poderio da Disney (q mobilizou até alguns canais de TV pra anunciar essa mudança do Thor como se fosse uma coisa única)! Pra nós q já estamos acostumados com alterações do tipo todos os meses nos mais diversos gibis, foi apenas "mais do mesmo" (expressão q até usei no título da postagem, rs)!

      Abs!

      Excluir
  49. pelo queli em um site de HQ, a Angelica seria filha bastarda de odin, sendo irma de thor , e pelas imagens , creio que seria ela a empunhar o martelo mjolnir, vai que o thor tenha quebrado a mão, ou algo parecido, e diante da batalha a angelica tenha assumido o papel de lider guerreira de asgaard.

    ResponderExcluir
  50. Oi, Roberto.... blz?

    Valeu pelas explicações.... eu tbm li algo assim num site inglês, e acho q deve ser isso mesmo q irão fazer. Resta sabermos qto tempo irá durar essa mudança nas revistas do Thor (eu "chuto" q essa trama se arraste por cerca de 1 ano pelo menos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  51. Olá

    Que Bos... mesmo, na edição "O Que Aconteceria Se... O Martelo de Thor Fosse Encontrado Por uma Mulher"? até que vai, mas para que mudar o personagem assim em outras situações? O universo marvel é rico em personagens, tem muito personagem feminino que não aproveitam.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carlos... blz?

      Essa história da série "O Que Aconteceria Se..." é bem legal (tenho essa ed. de "Heróis da TV" e tá entre as melhores)!

      Mas é uma boa ideia feita pra 1 história só... O q a Marvel fez agora foi "esticar" uma boa sacada q já tiveram há décadas atrás. Teria sido mais interessante então investirem numa série própria estrelada pela "Lady Sif" (q tem ficado mais conhecida do público nos filmes do "Thor" e até no seriado dos "Agentes da Shield")!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...