06/07/2013

Retrato Falado (Parte 4): A Heroína "Cristal" (Dazzler) é Olivia Newton-John....

"Retrato Falado"... é uma série de matérias aqui do "Submundo" na qual são mostradas as personalidades da vida real (atores, atrizes, cantores) q inspiraram personagens das HQs!!!

Nesta nova postagem veremos a super-heroína: "Cristal" (Dazzler - no original).... q foi inspirada na atriz e cantora Olivia Newton-John (direto do filme: "Xanadu")!!!

Confira as imagens abaixo (e comprove):

Entre o final dos anos 70 e início dos 80.... a cantora e atriz Olivia Newton-John era a "Namoradinha da América" (bonitinha, talentosa, e simpática) e despontava pro sucesso estrelando musicais como: "Nos Tempos da Brilhantina" (de 1978 - com John Travolta) e "Xanadu" (de 1980). Aliás, este último foi responsável tbm por espalhar pelo resto do mundo a febre (e modinha) dos patins q já tomava conta da juventude americana naquela época. "Xanadu" foi massacrado pela crítica, mas com o passar dos anos ganhou status de "cult" (ainda mais com o revival dos Anos 80: a trilha sonora do filme toca até hj em algumas rádios FM)!!!

A Marvel não perdeu tempo.... e no mesmo ano do filme "Xanadu" (1980) lançou a super-heroína: "Cristal" (em "X-Men" nº 130). Rapidamente, a personagem tbm ganhava título próprio (capa q abre esta matéria). Detalhe: ela anda o tempo todo de patins (igual à Olivia em "Xanadu") e é cantora, rs. Ela tbm tem o poder de absorver o som e transformá-lo em rajadas psiônicas. No Brasil, sua estréia foi em "Heróis da TV" nº 35!!!

O tempo passou.... a modinha dos patins foi perdendo força, e a Olivia Newton-John mudou de estilo: adotou uma linha mais voltada às academias de ginástica (q eram a mais nova sensação do momento) e emplacou mais um sucesso musical: "Physical" (1981). E adivinhem só o q a Marvel teve a cara-de-pau de fazer? Sim, mudaram tbm o visual da "Cristal": q passou a copiar o novo estilo da Olivia, rs. As imagens acima não deixam dúvidas: Em uma das fotos, vemos a Olivia vestida pra malhar (até com uma faixa na testa) e ao lado o novo visual da "Cristal" (de azul e com a mesma faixa na testa). De vez em qdo a "Cristal" ainda aparece nos gibis atuais, mas agora retornou de novo ao seu 1º visual (Disco-Music e patins)!!!

Até+
  
PS: E não pensem q os 75 Anos do "Superman" (e a estréia do novo filme) vão passar em branco aqui no "Submundo".... durante a semana vai ao ar uma matéria com as melhores HQs do 1º de todos os super-heróis (aguardem)!!!  

21 comentários:

  1. E o que a propia atriz achou disso tudo de ter servido de inspiração para a criação de uma personagem?

    ResponderExcluir
  2. "E o que a propia atriz achou disso tudo"


    Difícil saber... nunca li uma declaração dela sobre isso, mas das 2 uma: ou ela se sentiu lisonjeada por ter virado uma super-heroína nos gibis... ou ficou p* da vida por terem usado a imagem dela sem permissão (e ainda insistido em mudarem o visual da personagem conforme a cantora tbm mudava seu visual na vida real)!!!

    é bem lembrarmos q existe uma linha mto tênue entre "homenagem" e "plágio/oportunismo".... pois ao q parece, a intenção da Marvel deve ter sido pegar o embalo no sucesso da Olivia e no visual do filme, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. boa matéria leo , e falando em superman sobre os 75 anos dele eu achei algumas imagems na internet bem legais do superman se você quiser você pode pegar elas e pode postar elas ai no submundo se você tiver interesse os links são esses
    http://paulgalbraith.com/267854912536548/wp-content/uploads/2013/01/history-of-superman-logo.jpg

    http://latimesherocomplex.files.wordpress.com/2013/06/covers-b.jpg?w=600
    http://i1.cdnds.net/13/23/618x1545/movies-superman-infographic-800x2000.jpg

    ResponderExcluir
  4. "e falando em superman sobre os 75 anos..."


    Valeu pelas imagens, Rian... gostei mto dessa q mostra a evolução do "S" do uniforme ao longo dos anos (já salvei essa no meu arquivo, rs)!!!

    mas pra matéria q eu vou postar (na próxima sexta - junto com a estréia oficial do filme)... já finalizei toda ela: texto e imagens (só vou deixar pra postar no dia do filme mesmo, rs)!!!

    acho q vc vai curtir tbm... selecionei algumas capas de gibis raros e alguns dos principais encadernados do Super: fiz uma pesquisa extensa, mas a matéria terá q ser resumida (pra não ficar mto cansativa de ler, afinal: são 75 ANOS de cronologia, né? rs)!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. não tem do que, leo se na sua postagem do superman tiver aquela grande luta do superman vs. muhammad ali então deve ser uma grande postagem por que ainda não li este mas sei que nesta luta o superman acabou perdendo me comfirme para mim se eu estiver errado , alias essa da evolução do S do superman achei bacana acabei achando também uma do batman depois te passo o link
    abs.

    ResponderExcluir
  6. leo aqui esta o link sobre a evolução dos escudos do batman
    http://www.ufunk.net/wp-content/uploads/2012/12/evolution-of-batman.jpg

    ResponderExcluir
  7. "ainda não li este mas sei que nesta luta o superman acabou perdendo"


    Vc tá certo, Rian... o Super perde a briga e vai à nocaute mesmo. Eu vou citar essa ed. no texto, mas como eu até já postei uma PRÉVIA cheia de imagens desse especial aqui no blog, devo só linkar essa postagem no final da matéria!!!

    e valeu tbm pelo link do batman tbm...

    Abs!!

    ResponderExcluir
  8. Legal Leo...

    Essa série de matérias é uma das que eu mais gosto. Realmente é muito interessante ficar sabendo dessas coisas.

    Essa da Cristal / Olivia Newton-John foi novidade pra mim. Mas as fotos que vc postou não deixam dúvidas. Que coisa essa da Marvel, hein!? Os caras tem dois $ $ no lugar dos olhos!

    Abcs!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  9. rapaz, eu lembro que lia muita coisa dessa 'cristal' no formatinho da abril, claro, incrível hulk ou era x-men....nunca soube que a olívia newton fosse a inspiração, mesmo que minha atriz preferida era a michelle pfeifer, por motivos 'literários'

    mas lembro que se saiu tudo pela abril ficou uma merda, eles cortavam páginas inteiras e as capas também

    não sei se foi constatado isso ou era 'intriga da oposição'


    BERNARDO

    ResponderExcluir
  10. ei léo, lembrei agora..........teve uma peça aí com esse MESMO NOME; que tinha a última virgem do Brasil- bom, pelo assim me disseram- danielle winits fazendo o papel dessa mulher e o sempre drogado do 'nando' da novela o clone, de mocinho.....aí o azarado deu uma é de 'anjo' dos x-men, quis planar com uma corda nas costas e tchi-bum

    se quebrou todo e até hoje nem sei o que é da peça........

    é isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk BERNARDO

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Leo

    Apesar de conhecer a personagem, (afinal chegou em uma das grandes fases dos X-Men)não havia me tocado da "homenagem". Aliás para mim essa fase dos X-Men foi bem melhor que Xanadu. Quanto ao artigo do Superman não corta muito não, coloca em duas partes.

    Alex Leão

    ResponderExcluir
  12. "Que coisa essa da Marvel, hein!? Os caras tem dois $ $ no lugar dos olhos!"


    Realmente... a Marvel nunca deixou passar nenhuma das tendências e modismos q pudessem lhe gerar lucros!!! Alguns exemplos:

    "007" (Sean Connery) bombando nos cinemas nos anos 60... aí vai a Marvel e reformula o "Nick Fury" (q antes era um gibi de guerra) tornando-o um agente secreto da Shield (em histórias com a mesma atmosfera dos filmes do 007)!!!

    "Kung Fu" (seriado de TV) e febre dos filmes do gênero nos anos 70... A Marvel aproveita e lança 2 gibis nesse embalo: "Mestre do Kung Fu" (q é a cara do Bruce Lee) e "Punho de Ferro" (cuja origem é inspirada/plagiada do seriado de TV com o David Carradine)!!!

    e com a Olivia Newton-John não foi diferente, rs... achei bizarro ficarem perseguindo a atriz e mudando o visual da "Cristal" conforme ela mudava na vida real tbm, rs!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "rapaz, eu lembro que lia muita coisa dessa 'cristal' no formatinho da abril, claro, incrível hulk ou era x-men...."


    Naquela época da Abril era uma salada todo mês nas bancas...

    A "Cristal" estreou em "Heróis da TV" 35, e depois teve histórias publicadas em "Cap. América", "Hulk", e "X-Men". E ainda assim te garanto q não publicaram nem METADE das histórias dela aqui no Brasil. Ela teve 42 ed. lá fora... aqui, se chegou a sair umas 20 histórias dela foi mto!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "teve uma peça aí com esse MESMO NOME"


    Eu lembro dessa história da peça... só não lembrava q era com a Daniele Winits!!!

    "Xanadu" virou peça de teatro nos EUA... e aqui no Brasil seguiram o padrão da peça americana!!!

    o filme é bem meia-boca (só vale por algumas músicas e a Olivia, q carrega o filme nas costas). Mas virou cult com o passar do tempo!!!

    ResponderExcluir
  15. "Quanto ao artigo do Superman não corta muito não, coloca em duas partes."


    Valeu pela sugestão, Alex... vou fazer isso sim!!! eu tava olhando agora as partes q cortei da matéria, e acho q elas renderão uma futura matéria só pra fase da "Era de Prata"!!!

    vou postar o "resumão" esta semana aqui no blog... e mais pra frente eu reformulo e acrescento mais aos trechos cortados: fazendo um post só pra fase clássica do super (pois teve até material do Kirby com o super: "4º Mundo")!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esta série de reportagens, mas curti muito! Eu sempre achei a Cristal uma personagem desperdiçada... tinha sempre muito potencial, poder legal, personalidade, o lance de ter revelado sua identidade, mais tarde ainda namorou o Longshot! Mesmo assim , nunca chegou a ser uma grande heroína. Mas valeu a curiosidade! Bem, quanto a Olivia Newton John, suponho eu, que se ela ficou sabendo desta "mera coincidência", deve ter gostado, porque nesta época nao havia essa valorização tão grande da imagem do artista, tanto que há casos de artistas famosos que tinham produtos lançados com seus nomes, sua marca e tal, e nao recebiam nada, recebiam como uma homenagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo por ter curtido esta série de postagens, Allex....

      Acabei escrevendo apenas 5 matérias desta coluna, eu adoro escrever sobre essas curiosidades.... só q infelizmente, este tipo de postagem me toma MUITO tempo (já q exige mais pesquisa e investigação q as matérias habituais, rs). Mas ainda pretendo retomar esta coluna assim q possível (ainda existem várias outras figuras q tbm inspiraram personagens de HQs)!!!

      A "Cristal" fez mto sucesso na época (início dos anos 80).... mas foi aquele tipo de sucesso passageiro, saca? Em pouco tempo a explosão de vendas e interesse dos leitores foi diminuindo e a personagem foi sendo jogada pra escanteio (até tornar-se uma mera figurante q aparece de vez em qdo em algum gibi dos X-Men)!!

      Abs!

      Excluir
    2. Então Léo, nem preciso falar q estou viciado no blog! Gosto da maneira como vc coloca as coisas, a tua visão dos heróis , dos quadrinhos, e , o que já comentei contigo, a tua disposição de responder TODOS os coments do blog! Parabéns mais uma vez! Este tipo de curiosidade me chama muito a atenção, pq os personagens são bem reais pra mim, e claro , este tipo de informação meio q aproxima mais a gente do personagem! Eu acho, pelo menos! Bem, eu conheci a Cristal na Saga da Fênix, e acompanhei ela nos X-men, já como integrante... e teve uma fase em que ela se disfarçava , pq nao queria mais ser reconhecida, e passou a fazer parte da banda de Lila Cheney, aquela namoradinha do Sam Guthrie, dos novos mutantes. Tb teve aquela fase em que a Espiral cravou um punhal e uma máscara na cantora e ela ficou cega... e Madelyne Pryor, outra personagem bem injustiçada, decidiu acompanhá-la e "ser seus olhos"... isto foi uma fase meio confusa para mim, nao lembro muito bem, mas foi pouco antes dos X-men atravessarem o Portal do Destino... ufa! Aliás, o que houve com ela depois q entrou no Portal? Todos os X-men sofreram grandes mudanças depois de atravessar o portal, mas não lembro o que houve com Alison Blaire...

      Excluir
  17. "Aliás, o que houve com ela depois q entrou no Portal?"


    Pra te falar a verdade, essa eu não sei responder, hehe.... não tenho mtas histórias dessa época e mta coisa q vc relatou acima sobre a "Cristal" eu sequer imaginava q tivesse acontecido, rs!

    Mas o último gibi q li com ela, a aparência e visual da "Cristal" tava igual ao q me lembrava desde sua 1º aparição (em HTV 35 - q eu ainda mantenho na coleção). Esse gibi q eu li dela foi o "Deadpool 2" (q saiu aqui há 10 anos atrás). Olha só a capa:

    http://www.gibihouse.xpg.com.br/panini/marvel/minisseries/deadp002.jpg

    Valeu mesmo por curtir o blog no geral.... sempre procuro responder todos os comentários mesmo e da forma mais completa possível (mesmo qdo eu não sei a resposta de alguma dúvida - como foi o caso agora, hehe). Tbm sempre tento intercalar matérias diversas: com lançamentos, reviews, prévias, fotos de coleções, coberturas de eventos, curiosidades, etc.... mas sempre priorizando as notícias mais procuradas pelos leitores (tô redigindo agora uma matéria sobre a tal "Crise Final" q vai sair agora)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, consultando os arquivos do Vigia (google) kkk, descobri q eu q estava confundindo... Depois q entrou no Portal do Destino, ela reapareceu sem memória na casa de Lila Chenney, q é a fase q eu lembrava; um dia Longshott aparece lá pedindo ajuda e a leva para o Mundo de Mojo, onde ela recupera a mémoria , e junto com Longshott eles vencem Mojo e passam a comandar o mundo dos sem espinha... e aí a parte q eu nem imaginava... eles tem um filho... Shattestar, integrante da X-force. Ufa... nem eu sabia de tudo isso! Huahuaha...

      Excluir
    2. Viu só?

      A gente começa a pesquisar essas coisas de gibis e acaba encontrando cada piração por aí q nem imaginávamos mesmo, rs! Eu não tenho nada dessa fase da "Cristal" com o "Longshot" (saiu numa época em q eu tinha meio q parado com os gibis em geral)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...