13/03/2013

"4 Fantástico - 1234": Uma PRÉVIA desta Estranha Aventura (de Grant Morrison & Jae Lee)....

"4 Fantástico - 1234".... É mais um lançamento anunciado trazendo uma saga completa de Grant Morrison: autor q teve dezenas de encadernados publicados recentemente ("Batman - Asilo Arkham", "Novos X-Men 6", "Grandes Astros Superman", "Corporação Batman", e tantos mais)!!!

Agora o escritor volta a causar polêmica nesta série do 4F (já publicada no Brasil em 2002 na extinta revista: "Paladinos Marvel"), ao levantar suspeitas - bastante discretas e subjetivas - de uma possível relação incestuosa entre: Sue Richards e Johnny Storm ("Mulher Invisível" e "Tocha Humana")!!!

Polêmicas (gratuitas) à parte, confira abaixo uma prévia (com belas imagens) desta estranha aventura do 4F:

Quando esta mini-série (em 4 partes) foi anunciada na época, uma onda de protestos e revolta de fãs do 4F recaiu sobre a Marvel. O motivo: foram os boatos de q nesta série seriam feitas insinuações de uma possível relação incestuosa entre os irmãos Sue e Johnny. Com o nome de Grant Morrison à frente do roteiro, ninguém duvidada q isso realmente pudesse acontecer (dada a fama de polêmico e degenerado do autor)....

Mas o fato é q essas insinuações são bastante discretas (quase imperceptíveis) e ficam mais evidentes apenas pelo ciúme doentio do "Tocha Humana" com a sua irmã: ciúme esse q explode em fúria quando a "Mulher-Invisível" se envolve com "Namor - O Príncipe Submarino" (q sempre foi rival do "Sr. Fantástico" pelo amor de Sue). Assim, sendo: ou a Marvel censurou partes da trama (amenizando as tais insinuações) ou foi feita uma polêmica exagerada de marketing na mídia pra faturar em cima da repercussão do fato nas redes sociais (e sabemos q polêmica é algo q sempre ajuda a vender gibis)!!!

Enfim, tirando-se essas baboseiras marketeiras (q eu particularmente abomino) o q sobra é uma boa aventura do 4F: com um roteiro bem elaborado, reviravoltas inteligentes, vilões clássicos ("Dr. Destino", "Namor", e "Toupeira") e a arte de Jae Lee ("Inumanos" e "Torre Negra"): q torna o visual sombrio e estranho - nem parece uma aventura do 4F (e esse é o diferencial desta obra). "4F 1234" é uma HQ Muito Boa e a Marvel não precisava ter criado toda essa revolta pra chamar atenção, pois a série já tinha seus próprios méritos sem necessitar de polêmica gratuita!!! Esta ed. custa R$ 18,90 (com 124 pág. em capa-cartonada)!!!

Até+

PS: Leia tbm a matéria especial sobre a revista: "PALADINOS MARVEL" (10 Anos) neste LINK: http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/12/paladinos-marvel-10-anos-justiceiro.html

14 comentários:

  1. A arte de Jae Lee é mesmo exuberante. O roteiro de Morrison dificilmente deixa a desejar. Esse precinho tá ótimo! Olha... é muita coisa para comprar! Sei não...

    ResponderExcluir
  2. "O roteiro de Morrison dificilmente deixa a desejar."


    Sim, ele já escreveu algumas HQs ruins e outras regulares... mas a MAIORIA de sua obra vai do "Mto bom" ao "excelente", e esta HQ do 4F tá entre as melhores q ele já roteirizou pra Marvel!!!

    é o tipo do gibi q a gente lê imaginando como seria fóda se tivessem feito um filme usando esse roteiro... é perfeito pq em apenas 4 ed. a trama utiliza bem os principais vilões (Destino, Namor, e Toupeira) e conflitos internos entre a equipe!!!

    Na minha opinião (pessoal) essa HQ vale a pena tanto pra quem já é fã do 4F, qto pra quem quiser conhecer e se enturmar melhor com o universo do 4F....

    ResponderExcluir
  3. Grant Morrison parece ser "o cara" em mtérias de HQs de super-herois. É Batman, Superman, agora tem o Quarteto Fantástico...

    Esse cara deve ser muito pestigiado lá fora! Pena que normalmente os encadernados dele custam bem mais do que os outros, mas nem tudo é só grana. Quando a obra é boa mesmo, se a pessoa tem como comprar, é melhor que o faça.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  4. Mais a título de informação para quem quiser saber mais sobre o Grant Morrison tem um documentário sobre ele no Youtube chamado "Grant Morrison - Talking With Gods". É legendado e revela muito sobre o processo criativo do autor.

    Uma pergunta LEO; Você já leu essa HQ da Torre Negra? Fiquei interessado em adquirir o Omnibus, mas não manjo nada da estória...

    ResponderExcluir
  5. Se rola esse possivel caso de incesto, essa trama foi bem corajosa realmente.

    ResponderExcluir
  6. "Esse cara deve ser muito pestigiado lá fora!"


    O Morrison é considerado (na maioria das listas) um dos maiores autores ainda em atividade mesmo....

    eu até prefiro a fase mais antiga do início da carreira dele ("Hellblazer", "Os Invisíveis", "Homem-Animal", "Asilo Arkham", "Marvel Boy").... naquela época (anos 90) ele botava mais doideiras nas HQs (provavelmente ele escrevia sob efeito de drogas até, rs)!!! Hj ele ainda escreve bem, mas dá pra notar q ele ficou mais "careta" e menos rebelde... e tbm hj ele tem usado mto a polêmica e o sensacionalismo pra impusionar suas HQs na mídia!!!

    Este mês tbm tem mais Morrison em outros 2 encadenrados: "Hellblazer - Origens 5" e "Corporação Batman 3"!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. "tem um documentário sobre ele no Youtube chamado "Grant Morrison - Talking With Gods"


    Opa... excelente dica!!!

    eu não sabia desse documentário, mas vou assistir ainda hj na madruga então. Valeu mesmo!!!

    qto à "Torre Negra"... sim, eu tenho acompanhado essa série por scans e tbm li o 1º livro (do Stephen King)!!! Eu acho essa série mto boa... mas no meu caso é pq eu curto tanto o gênero "western" (bang-bang) qto a linha aventura/fantástica de "Sr. dos Anéis"... a "Torre Negra" é uma mistura de tudo isso!!!

    São 7 Livros do Stephen King (q trazem a saga completa)... mas no gibi é diferente: pois as HQS são um "prequel" dos livros (a trama se passa anos antes). Vc pode acompanhar as HQs numa boa sem ter lido os livros, pois os gibis contam a origem do "Pistoleiro" (q é o personagem principal da série)!!!

    Vale a pena (na minha opinião)... mas é uma saga mto extensa e imagino q o omnibus deva ser gigante, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  8. "Se rola esse possivel caso de incesto, essa trama foi bem corajosa realmente."


    Na verdade, tudo foi mostrado de forma bem discreta e subjetiva... algumas suspeitas são levantadas mas o roteiro acerta ao deixar q o leitor mesmo tire suas próprias conclusões:

    Do meu ponto de vista (pessoal)... o "Tocha" é mostrado como um cara q nutre um sentimento reprimido pela irmã (q pode ser apenas platônico - ou não). O texto é mto bem delineado nesse ponto, pois são apenas leves nuances q a gente percebe no comportamento do "Tocha", e na explosão de fúria q ele tem qdo vê o "Namor" dando em cima da Sue!!!

    Seja como for... esse tipo de polêmica não agradou em nada os fãs mais tradicionalistas do 4F!!!

    ResponderExcluir
  9. "Se rola esse possivel caso de incesto, essa trama foi bem corajosa realmente."

    Ninguém pode "ousar" nas HQ's hoje que logo aparecem esses ditos "fãs" achando ruim. Eu sei quando uma série é boa quando ela divide opiniões. Nas obras do Grant esse caso de amor/ódio sempre estão presentes logo...

    ResponderExcluir
  10. Falando no Torre Negra (que ainda não li nem os livros nem as hqs), eu to muito tentado a comprar é o Omnibus do The Stand (A Dança da Morte). É a quadrinização do livro pós apocaliptico do Stephen King, muito bom mesmo.
    Ate mandei email pra Suma, pra ver se planejam lançar ele depois que completarem os Torre Negra, mas disseram que não tem previsão... =/

    ResponderExcluir
  11. "Ninguém pode "ousar" nas HQ's hoje que logo aparecem esses ditos "fãs" achando ruim."


    O maior problema nesse caso foi q a tal "ousadia" do incesto foi tão alardeada na internet e fizeram tanto marketing em cima disso... pra no final das contas tudo ficar restrito à interpretação dos leitores!!!

    os fãs radicais (q existem pra cada personagem e franquia) realmente espernearam bastante na época... e olha q em 2000 nem existiam tantas redes sociais (acho q se fosse hj a repercussão teria sido ainda maior)!!!

    sou fã do 4F (desde a fase clássica) mas não tão radical a ponto de não curtir essas ousadias... só não gosto qdo fazem marketing exagerado de algo q não era pra tanto (a menos q essa HQ tenha sido "censurada" e a versão original tivesse mesmo cenas mais ousadas)!!!

    mas de qq forma, essa é uma HQ q eu recomendo... pra fãs novos e antigos do 4F!!!

    ResponderExcluir
  12. "eu to muito tentado a comprar é o Omnibus do The Stand (A Dança da Morte)."


    Pois é, eu li faz um tempo q a Marvel ia adaptar esse livro do King pras hqs tbm... mas não cheguei a baixar e nem vi se ficou legal!!!

    não li o livro "Dança da Morte" (só sei q ele tem mais de 900 pág e é um dos maiores do King)... mas tenho o DVD com a mini-série pra TV dos anos 90 (q eu achei ótima)!!!

    se a editora Suma publicar um dia, será em encadernado... pois ela detém os direitos de toda obra do King (mesmo os gibis) se forem com lombada quadrada. Já a Panini só pode publicar a "Torre Negra" no formato de gibi (com grampo) pras bancas!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  13. Leo, passando na saraiva onde normalmente compro comics, me deparei com as reediçoes de watchmen e o cavaleiro das trevas!!!!!
    Ha alguma diferença de conteudo ou forma dessas pras anteriores? Se nao ja vou cofrar watchmen que ainda nao tenho!!!!

    ResponderExcluir
  14. "Ha alguma diferença de conteudo ou forma dessas pras anteriores?"


    Sim... mas a diferença q existe é pra MELHOR, lipe:

    a versão do "Watchmen" q eu tenho é a 1º lançada pela Panini, onde vieram cerca de 20 erros de revisão (servicinho feito nas coxas)... porém, todos esses erros foram corrigidos na 2º reimpressão (no ano passado) e esta q saiu agora é a 3º versão (q deve ter sido baseada na 2º já corrigida)!!!

    eu é q me ferrei, pois comprei a 1º versão e vou ficar com ela cheia de erros, rs... mas vc terá mais sorte q eu se comprar a nova versão!!!

    Boa sorte então, e depois diz aí o q achou da edição, blz??

    Abs!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...