01/02/2013

Rob Liefeld: Considerado o Pior "Artista" de Todos os Tempos....

Rob Liefeld.... Criador de personagens ("Cable" & "Deadpool") q dividem opiniões entre os leitores e considerado pela grande maioria dos leitores como sendo o PIOR artista de todos os tempos. Sua "arte" (por assim dizer) é considerada TRASH: com erros grotescos de anatomia e proporção... e ainda assim ele é sempre convidado pelas grandes editoras (Marvel/DC) pra ilustrar as mais diversas HQs!!!

Recentemente, chegou às bancas do Brasil a edição especial: "Rapina & Columba" (dos "Novos 52"), onde o leitor poderá conferir as razões da fama desse polêmico desenhista....

Confira abaixo a carreira e algumas das artes + bizarras e surreais de Rob Liefeld:

Rob Liefeld.... Ele pode ser considerado pela grande maioria esmagadora dos leitores: o PIOR artista de todos os tempos. Mas por incrível q pareça, não foi sempre assim e (ironicamente) ele até q começou razoavelmente bem nas HQs com alguns trabalhos pra Marvel/DC no início dos anos 90: "Rapina & Columba" (fase clássica dessa dupla), "Novos Mutantes", "X-Force", e uma história bem legal q eu tenho num antigo formatinho do "Hulk" (da Abril) mostrando: "O q Aconteceria Se... Wolverine se Tornasse um Agente da Shield"? (até q bem desenhada pra época)!!!

Talvez o maior mérito de Rob liefeld tenha sido a criação de 2 personagens da Marvel q dividem opiniões entre os leitores: "Cable" e "Deadpool".... A capa q abre esta matéria é da ed. de "Novos Mutantes" nº 98 q trouxe a 1º aparição de "Deadpool" (anti-herói q até hj permanece sendo publicado pela editora: apesar de inicialmente ter surgido como vilão). Na mesma época, tbm surgia o "Cable" (uma espécie de "RAMBO" mutante: sempre armado até os dentes e q é filho do "Cíclope" vindo de um futuro sombrio)!!!

Mas aí já começavam os primeiros problemas e questionamentos sobre as capacidades criativas e artísticas de Liefeld.... pois o "Deadpool" (apesar de ser um personagem carismático e com sua parcela de fãs - entre os quais eu me incluo, rs) é na verdade um plágio q mescla vários outros personagens: seu senso de humor e tagarelice (ele não para de falar) são semelhantes ao do "Homem-Aranha" e seu nome civil (Wade Wilson) é cópia de Slade Wilson (o "Exterminador" da DC)!!! Mas vá lá... até aí, tudo bem (ainda era possível relevar, rs)!!!

Só q ao invés do artista evoluir no traço com o passar do tempo (como é o normal).... no caso de Liefeld houve uma visível "involução". A partir dos 1992, ele se juntou com um grupo de outros artistas pra fundar a editora: "Image", pela qual publicou séries como: "Youngblood", "Brigada", "Profeta", entre outras do mesmo naipe (algumas até saíram no Brasil na época)!!!

A parceria dos "amigos" não durou mto... e em pouco tempo a Image rachou: com cada sócio (Liefeld, Todd McFarlane, Jim Lee, Erik Larsen, Marc Silvestri) se afastando e criando seus próprios estúdios. A briga foi tão feia, q o personagem "SPAWN" (de McFarlane) teve sua origem alterada e recontada só pra eliminar os personagens de Liefeld q faziam parte da versão original!!! 

Foi nesse período tbm, q a Marvel fez uma das maiores cagadas de sua história: a péssima mega-saga "Heróis Renascem" (q recontava a origem de vários personagens Marvel). À Liefeld, entregaram a tarefa de recontar a origem do "Cap. América" (com resultados desastrosos, é claro). Hoje, a Marvel (e os leitores) tentam esquecer essa fase, e a editora faz de conta q tudo isso não passou de uma "brincadeira" do filho do "Sr. Fantástico" e da "Mulher-Invisível" (q teria criado um mundo paralelo pra proteger a vida de seus pais - supostamente mortos durante a saga: "Massacre" - outra porcaria pra ser esquecida)!!! 

Sobre as "qualidades artísticas" (ou falta de).... acredito q as capas e imagens acima falem por si só: algumas são verdadeiras aberrações anatômicas, outras são plágios (como esse "Wolverine Genérico" q aparece logo acima - com o mesmo penteado, rs). Tbm tem uma menina sem quadris e sem bunda na capa de "Godyssey", proporções absurdas na capa de "Badrock", "Warchild", e numa famosa imagem de um "Cap. América" exageradamente bombado (3º img desta matéria)!!!

Apesar de tudo isso: da evidente "arte" questionável e dos protestos e críticas negativas dos leitores... ainda assim, Rob Liefeld tá na área e produzindo cada vez mais HQs (sempre se superando em bizarrices, rs). Entre seus mais recentes trabalhos, tivemos: "Cable & Deadpool" (série mensal publicada aqui em: "Wolverine"), "Tropa Deadpool" (inédita no Brasil), e é claro: "Rapina & Columba" (agora nos "Novos 52")!!!

Pra quem gosta duma bela tosqueira, já está nas bancas o especial: "Rapina & Columba" (R$ 22,90).... com 172 pág. pro leitor aproveitar e se esbaldar com a arte de Liefeld. Eu já havia comentado essa ed. entre os "Destaques de Janeiro" neste LINK (q traz a capa da edição): http://submundo-hq.blogspot.com.br/2013/01/destaques-de-janeiro-2013-novos-x-men-6.html

Até+

48 comentários:

  1. Me lembro quando vi esse traço pela primeira vez nos Novos Mutantes nos anos 90. Era esquisito realmente, principalmente quando os personagens abriam a boca, parecia em forma de laranja as vezes e isso sem falar nos olhos esticados em personagens que nem se quer eram orientais.

    ResponderExcluir
  2. "Me lembro quando vi esse traço pela primeira vez nos Novos Mutantes nos anos 90."


    Eu tbm tive esses gibis dos "Novos Mutantes" q saíam no mix de XM da Abril.... foi numa dessas q eu conheci o "Deadpool" (vilão dessa série)!!!

    mas na época até q eu não achava tão ruim, pois tinha cada coisa pior q a gente nem ligava tanto pro Liefeld, rs. Só q depois q ele passou pra Image, aí foi só ladeira abaixo mesmo!!!

    teve uma revista (não lembro qual, pois eu passava longe dessas da Image) q causou alarde na época... depois q ele desenhou um personagem com + de 50 dentes na boca. Foi aí q os leitores perceberam q esse cara tinha sérios problemas com anatomia humana, rs!!!

    ResponderExcluir
  3. Só chego a uma conclusão: O Liefeld faz isso de propósito. Não vejo outra explicação, rsrs...

    Cara, essa arte do Cap. América e Godyssey são pra acabar mesmo, hein?

    ResponderExcluir
  4. pois eu acho que todos os detratores dele são ignorantes e não percebem o senso de realidade deste gênio !
    Peguemos o Capitão de ex :
    todos sabem que uso excessivo de anabolizantes causa redução do pinto, coisa que nosso mestre mostrou na obra de arte ! Só mesmo ele para nos divertir e passar mensagens sociais em suas obras !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele te desenhasse, faria sua cabeça reta acima das orelhas, e sem testa, pelo seu comentário!

      Excluir
  5. Na verdade esse artista veio de uma época que a Marvel estava muito mal das pernas, com sagas horríveis como a já citada Massacre, Herois renascem e isso sem falar da saga Clone.
    Embora hoje a Marvel esteja bastante poderosa (graças também aos filmes), o passado está ai como exemplo para não ser seguido, mas pelo visto insistem em querer arriscar nessas megas sagas horrendas.

    ResponderExcluir
  6. "Cara, essa arte do Cap. América e Godyssey são pra acabar mesmo, hein?"

    É engraçado... q na arte do Liefeld os caras são incrivelmente bombados (parecem até balões prestes a explodir se fincarem uma agulha neles):

    enquanto as mulheres parecem umas varetinhas de tão magrinhas e fininhas, rs!!!

    ResponderExcluir
  7. "todos sabem que uso excessivo de anabolizantes causa redução do pinto, coisa que nosso mestre mostrou na obra de arte !"


    Até nisso o Mestre é genial então...

    pois uma outra mensagem q eu captei na obra dele é a de q a redução do pinto devido aos anabolizantes, pode ser compensada com ARMAS de fogo inacreditavelmente imensas (olha só os trabucos portados pelo "Badrock" e pelo "Cable")!!!

    essa é a verdadeira Lei da Compensação... Liefeld é cultura e filosofia tbm (pois Freud já falava sobre isso tbm, rs)!!!

    ResponderExcluir
  8. "Na verdade esse artista veio de uma época que a Marvel estava muito mal das pernas, com sagas horríveis como a já citada Massacre, Herois renascem e isso sem falar da saga Clone."


    Pois é...

    o leitor q passou pelos quadrinhos de super-heróis nos anos 90, pode se considerar hj um sobrevivente. Pois com tanta porcaria q tinha na época (pelo menos no gênero de heróis) acho q mtos leitores daquela geração largaram de vez os gibis de heróis e partiram pra outros interesses!!!

    eu mesmo, só não larguei os quadrinhos de vez nos anos 90, pq tinha a Vertigo pra me manter acompanhando o universo dos gibis em geral... não fosse isso, acho q eu já tinha chutado o balde de vez, rs!!

    nos anos 90... eu lia basicamente só Preacher, Hitman, Hellblazer e uma outra mini-série fechada (tipo: "Marvels" e "Reino do Amanhã")!!! mas era só uns 4/5 gibis por mês e olhe lá!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leo, bacana a matéria. Só pra complementar, Rapina e Columba não é a última incursão de Liefeld na DC; ele assumirá roteiros e desenhos de Exterminador (publicado na revista do Flash), e vai coescrever Grifter (saindo em Edge) e Gavião Negro (Universo DC) por umas 4 ou 5 edições. Depois ele se abanca com Youngblood de novo.

    ResponderExcluir
  10. Olha só! Embora não profisisonalmente, tenho desenhado muito nestes tempos e posso dizer que cada desenhista acaba atraindo um tipo de público em específico. No caso dos super-heróis, estou conhecendo várias artes diferentes... algumas eu tenho gostado mais do que outras, mas está sendo difícil dizer que realmente não curto tal estilo de tal desenhista. Posso não curtir pelo fato de achar que o roteiro não combina com a arte, mas julgar apenas desenho pelo desenho já fica complicado. Em geral, um estilo que não me agrada muito é o do mangá. Mas eu curto Luluzinha Teen, que é algo próximo de um mangá, e também gostei de Pokémon um dia.

    Sou tremendamente a favor das empresas procurarem desenhistas com estilos diferenciados. É um risco enorme colocar um roteiro com uma arte que pode não combinar, mas são coisas da vida - alguns irão gostar e outros não.

    Há pessoas que possuem traços e percepções que arrumam muitos seguidores, já há outras que ainda apresentam seus trabalhos de forma muito crua ou diferente nisso tudo. Essas, eu suponho, conseguem poucos admiradores, mas esses poucos são admiradores fieis.

    Sobre o Deadpool, é complicado falar de algo que só vi através de 3 revistas, mas eu acho que o que matou um pouco o núcleo do personagem foram vilões muito debochados, escrachados... uma criatividade muito tosca na hora de bolar esses caras. O herói pode ter suas facetas, mas criar algo do tipo "o morsa" para enferentá-lo é algo no mínimo ridículo. E aquela aventura no espaço que foi publicada recentemente em sua revista até começou legal, interessante, mas depois tudo virou uma nhaca só.

    O personagem pode não ser sério, mas é preciso, sim, cuidar seriamente de seu universo, bolar coisas mais críveis e menos idiotas para o seu perfil e também para o perfil de quem lê, que não é nenhum leitor débil mental.

    Abraços. Bom final de semana.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  11. "Oi, Leo, bacana a matéria. Só pra complementar, Rapina e Columba não é a última incursão de Liefeld na DC"


    Valeu, Lierson...

    pelo visto a DC adora mesmo o Liefeld, hein?

    mas li em algum lugar (acho q foi no HQM), q a série do Gavião tinha ido pro saco lá fora. Seja como for, daqui a pouco a Marvel convida ele de novo pra rabiscar alguma série, rs!!!

    ResponderExcluir
  12. "Sobre o Deadpool, é complicado falar de algo que só vi através de 3 revistas, mas eu acho que o que matou um pouco o núcleo do personagem foram vilões muito debochados, escrachados..."


    E aí, Fabiano... blz??

    concordo com vc, q cada artista vai atrair um público diferenciado... e de repente, o público q curte o estilo do Liefeld pode até se divertir com todas essas tosqueiras anatômicas e erros de continuidade. Com certeza, sempre há quem goste (tenho 2 camaradas q compraram essa ed. da "Rapina & Columba" - não sei se gostaram, mas se compraram é pq simpatizam de alguma forma com o artista, rs)!!!

    Qto ao Deadpool... ele sempre gerou polêmica e divisão de opiniões entre os fãs: mtos leitores odeiam o personagem (principalmente qdo a panini incluía ele no mix da revista do "Wolverine" e "X-Men Extra". Mas ele tbm tem uma legião de fãs fiéis (eu, incluso)!!! E o humor escrachado da série... sempre foi sua característica principal!!!

    Sobre o "Morsa".... na verdade ele é um personagem criado pro gibi do Aranha (e faz tempo já q ele vem aparecendo: acho q é coisa dos anos 90). Pouca coisa NOVA é criada hj em dia, e o "Deadpool" em geral, reaproveita vilões TOSCOS do passado da Marvel (foi o caso com o "Morsa", rs)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. Vitor(Vihuci)02/02/2013, 09:41

    Oi Léo,
    Parabéns pela matéria.
    Até hoje não sei se o Liefeld faz isso de propósito ou é um diferencial dele?
    Esse personagem com + 50 dentes na boca não seria o Badrock,publicado pela Abril Jovem em Youngblood nº06?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. "Esse personagem com + 50 dentes na boca não seria o Badrock"


    Oi, Vitor!!!

    não, esse com 50 dentes, era uma pessoa (HUMANA mesmo, rs)!!!

    eu vi a imagem numa revista Wizard (importada)... porisso não lembro de q gibi era: só lembro q a matéria era toda apontando inúmeros erros de anatomia do Liefeld!!!

    tbm não sei se ele faz de propósito... pois como mostram as imagens q abrem e encerram esta matéria (com capas de Novos Mutantes e X-Force), até q no começo da carreira ele não era tão ruim. Porisso não sei se ele piorou naturalmente, ou se faz isso pra gerar polêmica ou pra ser cultuado como "Trash"!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  15. NOoOOooossA! Suas informações me fizeram sentir bêbado... como é que colocam um universo escrachado como Deadpool no meio de revistas do tipo X-MEN??? A atmosfera dos personagens, eu suponho, não tem nada a ver. A não ser que ele seja incluído justamente para dar uma "quebrada" nessa ambientação mais densa e séria que é a dos X-MEN. Mas, mesmo assim, o pouco que vi do Deadpool, ele é quase que uma sátira - uma paródia - do universo de um super-herói.

    Ae! Eu acho que quem optou por ese mix deve ter pego a mulher na cama com o Ricardão ou então não leu nem as 3 revistas que li. Se ele fosse incluído no mix de uma revista do Homem-Aranha, por exemplo, eu até compreenderia porque algumas vezes ele me lembra o aracnídeo (em suas "gracinhas"). O "clima" entre os dois é um pouco mais parecido do que com os "X-MEN".

    Vixe! Acho que vou até abrir uma cerveja aqui pra essa informação digerir mais fácil no meu cérebro. rsrsrs... Esse pessoal de editora tem cada uma!

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  16. von Hohenstaufen02/02/2013, 16:06

    Excelente matéria ! E, pqp, a capa do Cap América é a campeã de bizarrice ! kkkk !

    ResponderExcluir
  17. "como é que colocam um universo escrachado como Deadpool no meio de revistas do tipo X-MEN???"


    Pra vc ver... alguns mixes da Panini são sem-noção total!!!

    não é a toda q todo mês choviam reclamações de leitores pedindo pra tirarem "Deadpool" do mix dessas revistas... e as reclamações vinham tanto dos q o odiavam qto dos fãs dele. Uns queriam ele fora do mix pq o estilo ("engraçadinho") destoava completamente das histórias dos X-men e Wolverine, e os fãs queriam ele fora justamente pra não terem q comprar um gibi dos XM só pra ler o "Deadpool" (eu me incluía nesse 2º time, rs)!!!

    Pior q o Deadpool nem mutante é... mas acho q botaram ele no mix só pq a série em questão era dele em parceria com o "Cable" (esse sim, era mutante). Mas aí, acho q o ideal era q esse material saísse em especiais em separado!!!

    enfim, é pra se embebedar mesmo com esses mixes da Panini, rs!!

    ResponderExcluir
  18. "E, pqp, a capa do Cap América é a campeã de bizarrice ! kkkk !"


    Q coisa escrota mesmo essa imagem, hein?

    se bem q se eu fosse escolher a PIOR entre todas q eu postei aí... acho q eu ainda fico com a capa de "Godyssey" (olha o q são as curvas dessa mina na capa, rs)!!!

    fico imaginando tbm q bizarrices mais poderemos encontrar nas páginas internas de cada uma dessas revistas aí... se as capas já são assim, q nos reserva o conteúdo então? hahaha!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Leo...

    Eu odiava esse traço, só não sabia de quem era.

    Agora sei e me junto às fileiras de detratores!

    Abcs!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  20. "Eu odiava esse traço, só não sabia de quem era."


    Então cuidado com esse especial: "Rapina e Columba" (Novos 52) q tá nas bancas... pois é 100% Liefeld e vem repleto de erros de continuidade (faltou um "contra-regra" pra ajudar o cara, q esquece elementos importantes de um quadro pra outro, rs)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  21. Eu Imagino como eram essas expressões desses leitores sobre Deadpool e X-MEN. Se eu, que sou leigo em X-MEN já vi um abismo nesse mix, imagino eles...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. "Eu Imagino como eram essas expressões desses leitores sobre Deadpool e X-MEN."


    Realmente...

    as reações dos leitores qto a isso, não era algo bonito de se ver, rs!!!

    ResponderExcluir
  23. Rachei de ri com as imagens da matéria e os comentários. Vi na internet meses atrás um lista com as piores artes dele. e E ainda tem um site chamado Porra Liefeld muito bom também sobre o mestre.

    ResponderExcluir
  24. "E ainda tem um site chamado Porra Liefeld muito bom também sobre o mestre."


    Haha, eu conheço esse site... mto fóda mesmo (acabei caindo direto nele qdo pesquisei no google por: "Liefeld" + "tosco", rs)!!!

    recomendo tbm um site semelhante à esse, chamado: "Porra, Maurício"... feito só pra detonar os gibis da Mônica!!! Pelo nome dos 2 blogs, de repente são do mesmo autor até, rs!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  25. pra mim quem COMEÇOU essa boiolagem de personagem lotado de músculos, coisa inexistente na vida real, e acho por isso o liefeld merece meu crédito..

    foi o JOHN BUSCEMA, em conan, cara, esse cidadão era meio chegado a coisa, tem historias que o cimerio tem musculo até no pescoço

    ninguem tem esses musculos na vida real, até os halterofilistas tem concurso pra saber qual o mais 'adequado', o mais estético
    então pra mim o liefeld não é tão culpado não

    claro,ele exagera,mas cara, to veio mesmo hem......92' tinha essas hqs no brasil, milagre, que a abril dominava tudo, nem lembrava
    mas eu não comprava

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  26. "92' tinha essas hqs no brasil, milagre, que a abril dominava tudo,"


    A concorrência até q era pesada nos anos 90....

    pois quem mais publicava essas da Image era a "Editora Globo" (pra rivalizar com a Abril)!!!

    aqui saía uma porrada de coisa do tipo: Youngblood, Witchblade, Stryke Force, Cyber Force (até os nomes eram parecidos, rs)... todas no mesmo esquema: todos os personagens homens bombados e a smulheres magricelinhas (com as pernas q parecem varetinhas)!!!

    eu tenho um desses gibis do Liefeld ("Cap. América" da fase Heróis Renascem)... onde até o tiozinho q vende cachorro-quente na esquina é bombado, haha (nada a ver com a vida real)!!!

    ResponderExcluir
  27. meu amigo leo, agora entendi.......eu lia na revista x-men dos anos 90-formatinho, tinha esse cable

    só que o tal tinha um corpo gigantesco e uma cabeçinha de alfinete, pelo menos numa página que eu vi

    nunca me esqueci, e tinha uns trabucos kilometricos, na epoca até achava legal...pois ele ocupava paginas inteiras, ele desenhava tipo-poster

    e se considerarmos que o cable era um cara de meia idade eu nunca entendi como ele tinha a largura de um roupeiro da colombo e o braço de um poste da gerdau !

    mas agora entendi, depois de tanto tempo ! kkkkkkkkkkkk




    BERNARDO

    ResponderExcluir
  28. "eu lia na revista x-men dos anos 90-formatinho, tinha esse cable"


    repare tbm q o Cable aparece em pelo menos 4 das imagens acima... sempre armado até os dentes com seus trabucos, rs!!!

    ele é pra ser meio tiozinho mesmo (não sei a idade, mas eu chutaria uns 50 anos pra cima).... e q eu me lembre ele não tem nenhum poder q o torne forte suficiente pra carregar todas essas metrancas e armamentos (q devem pesar toneladas)!!!

    licença poética do "artista", eu diria, hehe....

    ResponderExcluir
  29. to rindo dos comentários, hilários como os desenhos do rob liefeld...me lembra o nosso Flávio Colin, que tinha um traço esquisitão também...

    ResponderExcluir
  30. os dentes que ele desenha, são muitos! impossivel uam boca ter tanto dente rss rss rss rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tosco mesmo, hein? rs!

      Uma vez ele conseguiu desenhar 38 dentes (!) na boca de um ser humano... Mas o pior ainda é o excesso de anabolizantes: Todo mundo q ele desenha é bombado, até o tio q vende cachorro-quente na esquina tem q ser um "Schwarzenegger" da vida, rs!

      Abs!

      Excluir
  31. EU NÃO ACHAVA O DESENHO DE LIEFELD RUINS EMBORA PERCEBESSE OS ERROS DE PROPORÇÕES E QUE ELE DESENHAVA UNS ESSES E NUVENS DE POEIRA NO FINAL SÓ PARA NÃO TER QUE DESENHAR OS PÉS DO PERSONAGEM.
    EU DESENHO TAMBÉM E VIA ISSO FACILMENTE, MAS O QUE LIEFELD DESENHAVA EU ENTENDIA, BEM DIFERENTE DE OUTROS DESENHISTAS QUE FAZIAM CADA RABISCOS QUE VOCÊ NEM SABIA O QUÊ ERA O QUÊ!
    SEM FALAR NUM TAL DE LARRY STROMAN QUE DESENHAVA TÃO MAL QUE OS DESENHOS DELE PARECIA UM MONTE DE BORRÃO PRETO ENVÉS DE DESENHOS!
    O QUE SEMPRE GOSTEI NA ARTE DE LIEFELD É A FORMA DE ELE SOMBREAR, BEM DIFERENTE,SIMPLES E UMA CARACTERÍSTICA ÚNICA DELE QUE NINGUÉM CONSEGUE IMITAR; É ISSO QUE EU ACHO IMPORTANTE EM UM DESENHISTA: VER, ENTENDER, E A TÉCNICA ÚNICA DELE!

    ResponderExcluir
  32. galera ele não é tão ruim assim, acho que cismaram com ele...o nosso Flávio Colin também tinha um traço exótico assim...Picasso também desenhava muito "feio", mas enfim, é polêmico o cara.

    ResponderExcluir
  33. ele desenha o rosto dos peronagens baseado no seu próprio, reparem só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior, né?

      O "Cable" parece inspirado no próprio Liefeld (só q mais velho)! Vários artistas costumam se auto-retratar em heróis ou vilões!

      Abs!

      Excluir
  34. Essa questão do cara querer se destacar no mercado com um estilo diferenciado não justifica tamanho desleixo. Pq, se vc olhar bem, tem diversos outros artistas da época do liefield q se empenharam pra kct pra desenvolver um novo estilo, q tiveram papeis importanyisimos na evolução dos comics. Enfim, resumindo, n eh pq o cara quer criar um novo estilo q ele tem q chutar o balde e negligenciar o desenvolvimento, jogando qqr coisa pro mercado sem nem ao menos treinar e estudar pra se manter em forma, sem se apoiar em boas referencias. No máximo q um cara desse consegue msm eh o absoluto esquecimento msm...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem nessas...

      O tempo provou q mtos dos artistas "bam-bam-bans" dos anos 90 (Liefeld incluso) eram mesmo um LIXO completo!

      Não sei como um babaca desses (desonesto como pessoa tbm) ainda consegue ter "fãs" hj em dia? É apenas um artista RUIM (igual ou pior do q milhares de outros do mesmo naipe)!

      Abs!

      Excluir
  35. Sou colecionador de quadrinhos há quase 20 anos e Rob Liefeld pra mim é o maior gênio entre todos os desenhistas. Os traços mais poderosos de todos os tempos. Ler uma revista desenhada por Liefeld é uma experiência positiva e te dá a certeza de que encontrará toneladas de ação e testosterona na história. Sem essa infâmia moderna de desenhar personagens magrelos e pouco empolgantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá faltando anabolizante nos gibis atuais mesmo, rs...

      Abs!

      Excluir
    2. Também gosto dos HQ's dele.

      Excluir
  36. Eu sempre gostei dos desenhos dele (mesmo sabendo de algumas distorções de proporção) e das histórias também. "Heróis Renascem" foi uma saga que eu achei fantástica, ao contrario da grande maioria.

    ResponderExcluir
  37. Cara eu tenho uma revista dele em casa, o que assusta é disparidade entre o corpo masculino e feminino. Ele faz homens extremamente massivos, armados até os dentes e mulheres extremamente magras, quase desarmadas. [risos]

    ResponderExcluir
  38. dentes:

    https://64.media.tumblr.com/tumblr_kyttw7EHT61qbohxyo1_500.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com umas arcadas dessas... os caras deviam gastar uma fortuna no dentista, hein? kkk

      Abs!

      Excluir
  39. Vendo esse post hj, em 2022, lembro bem de n curtir esse traço nos anos 1990, mas, vendo hj, n é que ache bonito, mas é notório que ele sabe desenhar, sabe montar uma pose..e penso que ele faz esse traço pra ser identificado rapidamente. É sua marca. Saber desenhar ele sabe, mas o traço e alguns pontos anatomicos é que fazem muita gente falar dele (com razão). Mas analisando aqui..será que esse traço dele n seria melhor em preto e branco? N sei, vejo um potencial enorme em um HQ sem cores, com muito preto e hachuras bem aplicadas. Será que ele n tem nenhum trampo assim? Acho que seria bem melhor. Já vi muitas Hqs famosas por ai, com traço bem questionável, que fizeram e fazem muito sucesso até hj (n vou citar nomes pra n gerar polemica, mas, quem tem a mesma opinião, vai sacar). Enfim, só a opinião de um desenhista amador, que so trabalha com comissões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      O Liefeld até q fazia umas coisas legais antes de ganhar essa "fama", rs!

      O gibi mais bem-desenhado q li dele é uma HQ chamada: "O Q Aconteceria Se... O Wolverine fosse um agente da SHIELD"? Mto bom o traço dele nessa história (saiu num formatinho do "Hulk" na Abril - anos 80)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...