26/08/2012

"A Teia do Aranha" (Parte 2): A Morte de Gwen Stacy, A Saga do Uniforme Negro, O Casamento.... e mais!!!

Nesta 2º e última parte da matéria dedicada à "Teia do Aranha" (uma das melhores revistas mensais do Aranha em todos os tempos).... veremos as melhores histórias e sagas a partir da "Morte de Gwen Stacy" (na dramática ed. 23 - capa acima):

A "Saga do Clone", as "Guerras Secretas", a "Saga do Uniforme Negro", os confrontos com o "Justiceiro", o surgimento da "Gata Negra", as origens do "Duende Macabro", o Casamento com Mary Jane.... e mto mais!!!

Confira abaixo as capas e os melhores momentos dessa espetacular revista:


A revista "Teia do Aranha" (da Abril) foi planejada originalmente pra durar até a ed. 23.... q traria a "Morte de Gwen Stacy": um dos momentos + trágicos e marcantes da vida do Aranha, no qual sua namorada (Gwen) é assassinada pelo "Duende Verde" (q tbm termina morto em combate lutando contra um Peter Parker sedento de vingança). Mas o sucesso da revista fez com q a editora seguisse publicando toda a fase clássica do Aranha em ordem cronológica (agora já a partir dos anos 70 até meados dos 80)!!!

Assim, após a morte de Gwen, a revista continuou publicando as repercussões do fato.... q teve seu ápice na 1º versão da "Saga do Clone" (nas ed. 29-31), onde o Aranha é clonado pelo vilão "Chacal" e caçado pelo "Justiceiro" (q fez sua 1º aparição no gibi do Aranha justamente nessa fase!!! 

As histórias do Aranha passaram a adotar um clima mais sombrio, violento e urbano (em comparação com o q vinha sendo apresentado até então). O mundo nos anos 70 perdeu parte da ingenuidade q ainda possuía na década de 60, e isso se refletiu claramente nos gibis do Aranha, q mesmo fazendo suas costumeiras piadinhas infames e descontraídas, agora enfrentava além dos vilões coloridos e carnavalescos.... tbm os traficantes de drogas, gangues de rua, e fanáticos de guerra (num momento em q os EUA se recuperava das feridas deixadas pela Guerra do Vietnã) - entre os quais o "Matador", vilão q aparece na capa acima da ed. 39 (mirando no Aranha e no Justiceiro)!!! 

À medida em q as histórias do Aranha iam ficando + sombrias.... a revista da "TEIA" adquiria contornos + condizentes com a crescente violência urbana retratada por essa nova fase do personagem. Assim, um anti-herói tipo o "Justiceiro" passaria a ser um coadjuvante regular e fazia um contraponto com o Aranha sempre q se uniam pra caçar violentos criminosos (a parceria só terminaria com a prisão e julgamento do "Justiceiro" - condenado por assassinato)!!!

Na vida pessoal do Aranha, o relacionamento com Mary Jane parecia engrenar após a morte de Gwen.... pelo menos até surgir a misteriosa "Gata Negra" na área: uma ladra com quem o Aranha se envolveu (mantendo um caso com ela apenas com seu alter-ego de Aranha, enquanto na pele de Peter Parker, continuava com MJ e outras garotas). A Editora Abril, porém, pulou boa parte das histórias dos anos 80 com a parceria do Aranha e a Gata Negra juntos no combate ao crime... e a partir da ed. nº 51 (q trazia a 1º aparição da Gata), a revista da "TEIA" parou de publicar as histórias em sequência cronológica - q era a melhor característica da revista - passando a "selecionar" as melhores histórias (retalhando e mutilando mtas delas - bem ao "jeitinho" q a editora adorava fazer)!!!

Começava aí uma fase decadente da revista.... onde sagas inteiras eram "resumidas" em poucas edições. Nos nº 60 e 61, por exemplo (capas abaixo) foi feita uma compilação com quase todos os confrontos do Aranha contra o "Duende Macabro" em apenas 2 edições. Já as ed. 62-66 trouxeram as "Guerras Secretas" pela 1º vez na íntegra no Brasil (sendo q essa famosa maxi-série estreou aqui de forma mutilada e adulterada anos antes). Enquanto as ed. 67-69 apresentavam outro "resumão": agora com "A Saga do Uniforme Negro" (no qual um simbionte alienígena - q futuramente se tornaria o vilão "Venom" - usa Parker como seu hospedeiro). E por fim, as ed. 70-73 foram dedicadas aos "Grandes Encontros" do Aranha com outros heróis Marvel (sempre em dupla contra algum vilão convidado)!!!

Todo esse período da "TEIA".... republicando material clássico, chegaria ao fim na ed. nº 74 - q trazia o "Casamento do Aranha" (publicado antes no nº 100 da mensal do Aranha). Pois a partir da ed. nº 75 a editora resolveu interligar essa revista com a mensal principal, q estaria sobrecarregada com tanto material inédito a ser publicado no Brasil!!!

Dessa forma, a "TEIA" passou a ser basicamente a mesma coisa q a série mensal.... e ambas se uniram pra apresentar aos leitores a famigerada "Saga do Clone" (agora em sua versão dos anos 90 - q na verdade era uma espécie de "ramake" estendido - e piorado - da mesma história dos anos 70 e com a mesma ladainha do Aranha sendo clonado - de novo)!!!

A revista passaria do nº 100.... mas já havia perdido o brilho de outrora, e acabou cancelada junto à sua revista-irmã ("Homem-Aranha") pra darem lugar à linha "Premium" - um dos maiores erros estratégicos da Abril e q durou 1 ano e meio (até a Panini assumir os direitos da Marvel). Enfim, um triste fim pra uma das melhores revistas do Aranha já publicadas no Brasil. Leia mais sobre a revista na 1º parte desta matéria neste LINK: "A Teia do Aranha" (Parte 1)!!! 

Até+ 

23 comentários:

  1. É uma pena que eu não peguei essa fase da Teia do Aranha, sendo que eu pequei esses clássicos, somente nas reedições pela Panini.

    ResponderExcluir
  2. "É uma pena que eu não peguei essa fase da Teia do Aranha, sendo que eu pequei esses clássicos, somente nas reedições pela Panini. "


    Pois é, e pior q ainda teria tanta coisa pra ser republicada pela Panini....

    a "TEIA" cobriu uma boa parte (não toda, mas uma grande porcentagem) de toda a fase do aranha até metade dos anos 80!!!

    ainda teria mto a ser republicado e q ficou de fora dessa revista... começando pela "Morte da Capitã Jean de Wolff" (q a Teia não publicou)!!!

    seja como for, é a coleção + compelta q eu tenho do aranha... pois a mensal principal dele eu tenho ed. mto salteadas na coleção, enquanto a "TEIA" eu tenho do nº 1 ao 72!!!

    e hj é bem difícil achar toda à venda poraí....

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Leo: Se vc tem a "Teia" então vc conhece a descontinuidade que me referí no outro tópico, afinal, a história (Stan Lee e John Romita), cujo vilão é Mystério, faz parte de um dos primeiros números da "Teia".

    ResponderExcluir
  4. "Leo: Se vc tem a "Teia" então vc conhece a descontinuidade que me referí no outro tópico, afinal, a história (Stan Lee e John Romita), cujo vilão é Mystério, faz parte de um dos primeiros números da "Teia"."


    Ae, Tadeu... blz??

    eu postei agorinha mesmo lá no outro tópico a resposta pra essa questão!!!

    sim, a "TEIA" tbm ficou com esse hiato na coleção, mas a Abril publicou a história q faltava no "Marvel Especial 2"!!!

    neste link abaixo vc encontrará a capa da revista onde saiu a históira q te falta:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/09/marvel-especial-o-almanaque-das-grandes.html

    é de uma matéria q fiz aqui no começo do blog, justamente sobre essa revista "Marvel Especial" (a história do Duende saiu no nº 2)!!!

    dá uma olhada tbm no outro tópico (da Biblioteca 4) q lá eu expliquei melhor a razão dessa confusão toda envolvendo essa história q foi pulada tanto pela Ebal qto na revista da TEIA!!!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  5. Tive TODOS os numeros da Teia do Aranha, passei anos colecionando, e li e reli todas umas mil vezes... Quando acabou a Teia, fiquei muito puto. Bom, tempos depois acabei trocando todas as edições por outras revistas num sebo, a até hoje me arrependo demais. Ainda vou comprar a coleção completa de novo...

    Bom, sempre fui fã demais do Aranha, então nem vou comentar o quão puto fiquei com aqueles filmes toscos... Dizem que o ultimo é bom, vejamos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde você tem agum grupo no qual possa conseguir as edições antigas do homem aranha

      Excluir
  6. "Bom, sempre fui fã demais do Aranha, então nem vou comentar o quão puto fiquei com aqueles filmes toscos... Dizem que o ultimo é bom, vejamos... "


    haha, eu já escrevi uma matéria sobre o último filme do Aranha... e "acho" q vc não irá gostar do q verá tbm, rs!!!

    pelo menos os atores estão bem melhores... o Peter não parece mais um bobalhão idiota e a mocinha é bonita (ao contrário da feiosa MJ dos outros filmes)!!!

    mas o roteiro é fraco... perdem mto tempo remexendo na origem do Aranha (algo sem a menor necessidade). Ah, e o "Lagarto" tbm ficou uma bosta (péssimo visual)!!!

    e sei bem como é o arrependimento de se livrar de uma coleção....

    já fiz isso algumas vezes qdo tive dificuldades financeiras nos anos 80 e 90. E me arrpendo de mta coisa da qual tive q vender!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo 117630/08/2012, 14:35

    Oi Leo,a pergunta que vou lhe fazer, não tem nada a ver com o tópico,mas por favor tente me esclarecer, pois hà 25 anos não tive nenhuma resposta, nem mesmo na internet;é a seguinte : em 1987 a Abril prometeu a republicação de HTV e CA 01,e isso não aconteceu,você sabe o motivo? Um abraço! Valeu!

    ResponderExcluir
  8. "em 1987 a Abril prometeu a republicação de HTV e CA 01,e isso não aconteceu,você sabe o motivo? Um abraço! Valeu!"


    Oi, Rodrigo... blz??

    olha, pra te falar a verdade, nesse período eu tava afastado dos quadrinhos. A crise econômica me fez vender boa parte da minha coleção em 1984. Eu só voltaria mesmo pra valer à colecionar hqs em 1993...

    porisso, nem fiquei sabendo desse plano de republicarem HTV e CA:

    mas mesmo sem saber mtos detalhes, acredito q certamente a idéia tenha sido abandonada devido à crise na época: q fez reduzir tbm o nº de pág. das mensais (e isso eu soube pq nos anos 90 tentei recuperar as HQs q eu havia perdido nesse tempo q fiquei afastado)!!!

    não duvido q eles realmente tenham tentado emplacar essas republicações.... mas a única q conseguiram fazer vingar mesmo foi a "Espada Selvagem de Conan" (q eu comprei na republicação q fizeram do nº 1 ao 57)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. A Teia do Aranha so foi boa da 1 a 80. Acho que o problema das series da marvel é que elas nao tem fim e acabam perdendo a criativida depois de tantos anos.

    Como colecionador eu so faço questao de ter da 1 a 80.

    ResponderExcluir
  10. "A Teia do Aranha so foi boa da 1 a 80. Acho que o problema das series da marvel é que elas nao tem fim e acabam perdendo a criativida depois de tantos anos."


    Verdade...

    fica simplesmente impossível manter a qualidade sempre em alta com séries q nunca tem um FIM. e se estendem por décadas (trocando de escritores e desenhistas)!!!

    não conheço 1 único personagem q não tenha sua fase "TENEBROSA" ao longo da carreira...

    porisso q eu tbm não faço a menor questão de ter coleções completas: eu compro só as melhores fases (conforme meu gosto pessoal) de cada personagem.... a TEIA do Aranha eu tbm tenho só da 1 a 72 (e parei poraí)!!!

    aliás, os gibis do Aranha em geral eu abandonei todos qdo começou a fase do clone (nos anos 90).... e ainda assim, o Aranha é o personagem q eu + tenho revistas na coleção!!!

    ResponderExcluir
  11. Me chama a atenção que enquanto a Abril estava republicando material das outras editoras, fazia até que de forma "esmerada" pros seus padrões, com histórias na integra, sem nenhum corte de páginas...

    No entanto, quando chegou a hora de começar a republicar seu próprio material (a Abril assumiu a partir da ASM 182) dai optaram por republicar da forma que a abril tinha publicada nos primeiros numeros da sua Homem-Aranha, com cortes de página. Mais adianta cortaram e condensaram mais páginas ainda (como descrito na matéria).

    Mas era realmente uma revista com data de validade. A medida que as histórias republicadas ficavam "recentes" demais, não havia mais graça em comprá-la. lembro bem que na época eu cheguei a abandonar a revista quando chegou na fase da gata negra, porque eu já tinha esses números da revista principal. Me pergunto quantos leitores não fizeram isso, e se as vendas não cairam, levando a editora a decisão de publicar material inédito. Detalhe: eu só voltei a comprar quando começou a sair materia inédito, e acredito que muitos o fizeram. O fato é que naquele momento o Aranha precisava de mais paginas, ou a Abril tornava a revista quinzenal ou usava a Teia pra publicar esse material. Deixar de publicar é que não podiam, porque a saga do clone era muito extensa, nos EUA eram quatro revistas, sendo que ASM era Quinzenal lá fora, sem falar dos especiais, mini-séries, anuais, etc.

    ResponderExcluir
  12. "Me pergunto quantos leitores não fizeram isso, e se as vendas não cairam, levando a editora a decisão de publicar material inédito."


    Faz todo sentido mesmo, Nano...

    de repente foi isso mesmo q aconteceu. Apesar de q eles exageraram nas últimas "condensações" a partir da ed. 60... pois espremeram a saga do "Duende Macabro" em 2 ed. (sendo q poderia ter rendido umas 3 sem precisarem cortar tantas páginas como fizeram!!!

    o material da série "Team-Up" (com o Aranha e um convidado especial) tbm ficou restrito à apenas umas 4 ed. (sendo q só aí teria material pra quase 1 ano)!!!

    mas realmente... talvez a necessidade de mais uma revista pra cobrir todo o material inédito tenha falado mais alto e o jeito fosse tornar as 2 revistas mensais: "irmãs", rs!!!

    estranho mesmo é a panini desperdiçar esse potencial todo... sendo q poderiam fazer coleções de encadenrados mensais econômicos cobrindo essa fase clássica (ainda mais q essas "Teias" são bem difíceis de se achar em sebos - de forma completa ao menos)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  13. poisé, principalmente em épocas de filmes, não vejo porque eles não fazerem parceria com os jornais pra lançar coleções semanais... Na europa, mesmo com uma baita crise economica, os jornais fazem isso direto, saiu uma coleçaõ de 50 volumes do Batman com um jornal lá na Espanha... Isso pra não falar nas coleções que o jornal Público lança em POrtugal. Aqui nós temos um mercado editorial em expansão, nunca se vendeu tanto livro no Brasil, mas as editoras de quadrinhos ainda são conservadoras nos seus métodos de lançamento.

    ResponderExcluir
  14. "poisé, principalmente em épocas de filmes, não vejo porque eles não fazerem parceria com os jornais pra lançar coleções semanais..."


    Vamos ver, Nano... eu tô achando q o Brasil tá começando a descobrir o potencial dessas coleções: a coleção da "Salvat" ainda tá em teste.. mas acredito q ela seja um sucesso e q possa servir de inspiração pra outras nesse estilo (coleções fechadas com numeração fixa, e distribuição semanal ou quinzenal)!!!

    eu notei q essa da "Salvat" segue um padrão similar ao de coleções tipo "Minaituras Marvel" ou "Star Wars Xadrez": até com o 1º número em preços promocionais (pra atrair colecionadores e/ou assinantes)!!!

    os jornais aqui do sul... seguidamente fazem "parceria" com livros (literatura clássica em geral): q são vendidos semanalmente junto com os jornais. É parecido com isso q vc falou!!!

    em Portugal saiu uma coleção assim com o Aranha tbm... e outra com os gibis clássicos de Star Wars (esta, pela Planeta DeAgostini)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  15. estas revistas podem ser escaneadas/???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não possuo scanner.... se eu tivesse, certamente eu digitalizaria essas ed (até pra fins de registro histórico)!!!

      Abs!

      Excluir
  16. Olá LEO,

    Eu adorei esta matéria! Adoro A Teia do Aranha! Como vc bem disse, são historias classicas que nunca sairão dos nossos corações. Mas tenho uma dúvida e talvez vc possa me ajudar. Gostaria de ter em minha coleção as histórias do Arquivos Secretos do Homem Aranha ( Nos EUA, Untold Tales of Spiderman). Como vc sabe, esta série conta o início de carreira do homem aranha, o que vc achou desta série? Eu encontrei no Mercado Livre uma edição com mais de 800 paginas mas achei meio caro, algo em torno de R$ 300,00. Portanto, fui procurar nos sebos da internet as edições nacionais que contam estas histórias. E, encontrei, no guia dos quadrinhos as edições em que foram publicadas aqui no Brasil, abaixo a lista, mas não tenho certeza se são esses números mesmos. Vc saberia me dizer se são realmente estas edições que contam a série, e caso não, poderia me indicar algum colecionador que possa sanar a minha dúvida? Segue a relação do Guia dos quadrinhos: Homem aranha #166, #167, #168, #171, #191, #193, #196, #197, Homem aranha anual #8
    A teia do aranha #90, #92, #93, #94, #95, #116, #117, #119, #120, #121. Muito obrigado, parabéns pelo blog! Abraços d´"O Esquilo Voador".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, "Esquilo".... blz?

      Eus sou fanzaço dessa coleção dos "Arquivos Secretos", mas infelizmente não tenho ela completa.... e não descarto a ideia de um dia comprar os TPs importados (lá fora saiu tbm numa coleção menor de encadernados e mais barata q essa ed. de 800 pág q vc falou)!

      Acredito q essa relação q vc postou do "guia" esteja correta sim, pois reconheci várias dessas ed. q eu tenho (mas me faltam algumas).... sei q pularam uma das histórias no Brasil (acho q a nº 10) e pularam tbm os 3 anuais (de 96, 97, e 98). A melhor das ed. da Abril é essa "Anual 8" (q traz só histórias dessa série - mto boa)!

      Abs!

      Excluir
    2. Leo, como que tu tem os Arquivos Secretos se tu diz que parou de colecionar o Aranha antes da Saga o Clone e estes arquivos são justamente da TA e HA da Abril em plena Clone Saga?

      Excluir
    3. E aí, Saga... blz?

      A forma como eu tenho esses "arquivos" é uma salada, rs... Acabei comprando algumas ed. da "Teia" durante a fase "Gênese" (do Byrne) e nessas ed. vinham histórias dos "arquivos". Tbm comprei o "Aranha Anual 8" q era um almanaque só de arquivos. E tbm peguei algumas ed. importadas (com grampo) q uma loja daqui tava vendendo por 1 real cada (numa queima de estoque há uns 15 anos atrás)! Mas essa série era tão boa, q ainda quero ver se compro os TPs importados pra ter toda ela direitinho!

      Abs!

      Excluir
  17. Outra fase marcante os confrontos com o Duende Macabro foram das 1as coisa que li mensalmente em Homem-Aranha antes de começar as Guerras Secretas e a saga do Uniforme Negro muito condensada ate dar o salto a fase da actual para a época da Marvel e ser cancelada com toda a linha marvel/dc aqui.
    O Casamento aqui saiu como uma edição especial com outra cor de capa e nenhuma ligação a Teia.
    Decadas mais tarde a Marvel editaria um tpb com a Saga do Uniforme Negra num só volume imitando o corte Abril,

    https://www.mycomicshop.com/search?TID=513481 1 tpb

    https://www.mycomicshop.com/search?TID=25913744 2 volumes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacionais mesmo essas capas do Uniforme Negro, hein?

      Minha favorita é aquela q o Aranha tá em cima das gárgulas:

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/2654594.jpg

      Eu queria ter ess afase completa, mas no fim das contas tenho ela pingada em várias edições avulsas (algumas da Salvat e outras em formatinho da Abril)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...