12/06/2012

"A Saga de Thanos": A História do Vilão Secreto do Filme dos "Vingadores".....

"A Saga de Thanos"..... foi uma compilação de histórias feita pela Editora Abril q reunia em 5 almanaques (totalizando quase 1.000 pág) uma trama cósmica q se espalhou por diversas revistas Marvel ao longo de 1 década inteira. Esse épico das HQs envolveu os maiores Heróis Marvel contra o semi-deus enlouquecido: "Thanos"!!!

Ele tbm é o vilão secreto que aparece nos créditos finais do filme dos "Vingadores", e muitos espectadores ficaram na dúvida sobre quem seria esse personagem e qual seu papel em futuros filmes da Marvel?

Confira então.... a origem, 1º aparição, capas clássicas, e tudo mais q vc precisa saber sobre um dos + poderosos vilões de todos os tempos:

"Thanos".... foi criado pelo roteirista e artista: Jim Starlin (de "Dreadstar") em 1973. Sua 1º aparição foi na revista "Iron Man" (Homem de Ferro) nº 55, onde ainda não demonstrava a ameaça que viria a ser futuramente pra todo o Universo Marvel. Ele é um alienígena (de "Titã" - uma das luas de Saturno) que veio à Terra em busca do "Cubo Cósmico" (artefato que concede poderes de um semi-deus a quem o possuir - e que foi a principal arma dos nazistas no filme do "Cap. América")!!!

Em posse desse artefato, o vilão se tornou um Deus enlouquecido.... disposto a exterminar o universo inteiro pra satisfazer à sua amada "MORTE" (sim, ele é - literalmente - amante da "Morte": que na Marvel é uma entidade cósmica feminina)!!!   

O sujeito além de "dar uns pegas" na própria "MORTE" em pessoa.... também tem o poder (e o objetivo principal) de destruir o universo todo só pra agradar sua "namorada": Esse é o "Thanos" (que não à toa, talvez seja o vilão + poderoso já criado na Marvel)!!! 

Só que um vilão tão poderoso assim precisa de heróis igualmente poderosos pra enfrentá-lo de igual pra igual. E ele teve 2 nêmesis (inimigos mortais) nessa sua fase clássica: "Cap. Marvel" e "Warlock" (que aparecem nas capas acima da revista: "Heróis da TV")!!!

A "Saga de Thanos" começou a ser contada nas pág da saudosa: "Heróis da TV" (no início dos anos 80).... Onde o "Cap. Marvel" precisou fazer uma verdadeira iniciação espiritual (com ajuda de "EON" - um ser da raça dos "Planetas-Vivos") pra adquirir "consciência cósmica" - a única forma de se equiparar ao vilão. No final desse combate (entre as ed. 11-15 de HTV), o artefato é destruído (aparentemente pondo fim aos planos de genocídio cósmico para o qual iria servir)!!!

Mas Thanos não fica muito tempo amargando a derrota e volta pior do antes... Só q agora ele se depara com outro herói que se tornaria seu inimigo definitivo: "Warlock" (a partir da ed. 37 de HTV). É nesse ponto que a trama retrocede aos primórdos do "Quarteto Fantástico" e "Thor": revistas nas quais "Warlock" havia aparecido pela 1º vez nos idos dos anos 60 até ganhar série própria em aventuras passadas na "Contra-Terra": uma versão alternativa do nosso planeta!

Thanos agora está em busca das 6 "Jóias Espirituais" (sendo que uma delas tá na testa de "Warlock"): e juntas, poderiam causar o tão sonhado genocídio do universo que Thanos tanto deseja. Desta vez, pra deter o psicótico vilão, além de Warlock será preciso a ajuda de vários outros heróis: Vingadores, Quarteto, Hulk, e até o Homem-Aranha!!!

O final da saga é trágico..... e "Warlock" termina MORTO em combate (junto à seus amigos: "Gamora" e "Pip, o Troll"). Essa batalha final ocorre na ed. nº 1 de "Grandes Heróis Marvel" (capa que abre esta matéria)!!!

Assim, sobra pros "Vingadores" tentarem deter o vilão. A batalha que se segue é implacável e os Vingadores tbm estão prestes a tombar diante do poder de Thanos. É aí que o espírito de "Warlock" é libertado da jóia espiritual (pra onde havia sido absorvido) e como seu último ato heróico: transforma Thanos em uma estátua de pedra!!!

A melhor maneira de ler essa saga toda na íntegra é comprando os 5 almanaques da "Saga de Thanos" (se tiverem sorte de achar em sebos) onde a Abril reuniu histórias desde a 1º aparição de "Thanos" e de "Warlock". Essas 5 edições trazem material que saiu em "Heróis da TV" (com "Cap. Marvel" e "Warlock") + o final da saga em "Grandes Heróis Marvel" nº 1 + as aventuras de Warlock na "Contra-Terra" + as primeiras aparições de Warlock enfrentando o 4F e Thor!!! Enfim, é uma compilação espetacular que reúne realmente tudo de relevante envolvendo esse épico cósmico!!!

Já pra quem preferir importar o material..... as 3 capas acima são das ed. "Masterworks" ("Biblioteca Marvel") que também reúnem a saga toda em 3 encadernados: "Cap. Marvel" Vol. 3 e "Warlock" Vol. 1 e 2!!!

Muitos anos depois (já nos anos 90).... o vilão iria retornar em "A Ressurreição de Thanos" (na revista "Surfista Prateado") e em seguida na trilogia: "Desafio Infinito", "Guerra Infinita", e "Cruzada Infinita".... e além: "Abismo Infinito", "Fim do Universo", etc!!! E agora, "Thanos" inicia tbm sua carreira cinematográfica. (abaixo uma pág. de "Iron Man" 55 com a 1º aparição de Thanos):
Até+  

31 comentários:

  1. Eae Leo ... Tranquilo ?
    Parabens LEO Essa Matéria é Bem Legal ... "afinal só de falar !THANOS! ja fica dahora kkk,"
    Mas Então Esse 'TITÃ' Para Mim Um Dos Mais Fortes Não Dos Só Vilões,Mais Reunindo Todo O Universo Marvel .
    Eu Pago Um Pau Para Esse THANOS SUPREMO kkkk'
    Sempre Fui Doidão Para Ler Essa Saga De Thanos ... Tomara Que Relancem Ela Em Capa Dura ...
    Mas Então Leo Parabens Pela Matéria ... E É Isso Aeeh !!

    Abração Aeeh !!

    ResponderExcluir
  2. "Parabens LEO Essa Matéria é Bem Legal ... "afinal só de falar !THANOS! ja fica dahora kkk,"


    Brigadão, Gabriel... valeu mesmo!!!

    tbm sou fanzasso do Thanos desde li essa saga ainda na HTV. Anos depois comprei esses 5 encadernadinhos da Abril com a saga completa (pois eu tinha ela espalhada por dezenas de revistas)!!!

    bem q eles podiam mesmo lançar esses 3 encadernados americanos (masterworks) q eu postei as capas aí, né??

    ler essa saga em formato americano deve ser mto afú... o formatinho deve ter diminuido o impacto da arte super-detalhista do Jim Starlin!!!

    vamos ver... se com o Thanos aparecendo num próximo filme dos "Vingadores", se a panini de repente não se anima a relançar a saga aqui, hein??

    Abs!!!

    PS: ah, e esqueci de falar na matéria... q farei uma 2º matéria com o "Thanos" mais pra frente: sobre a fase atual dele (a partir de "Desafio Infinito")!!!

    ResponderExcluir
  3. Ok, isso é meio fora de post, mas como sei que você participa do fórum Miolos, pode me ajudar. Não estou recebendo a minha ativação no email! Como proceder?

    ResponderExcluir
  4. Ok, isso é meio fora de post, mas como sei que você participa do fórum Miolos, pode me ajudar. Não estou recebendo a minha ativação no email! Como proceder?

    ResponderExcluir
  5. bem q eles podiam mesmo lançar esses 3 encadernados americanos (masterworks) q eu postei as capas aí, né??

    Pode Crer Leo ...
    Seria Maneiro Ver Na Arte DE Uns Dos Bons Desenhistas De Hj ... Uma História Dessas ,lol'

    Até Mais Aeeh Cara , Abração !!

    ResponderExcluir
  6. È o tipo de material que a Panini não vai lançar nunca hahahahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vim do futuro para te avisar que a Panini lançou a saga de thanos, encadernado na coleção histórica marvel os vingadores, em duas partes.
      desde a primeira aparição de thanos até o seu fim trágico junto a warlock.
      hehe pode ficar sussa, é so aguardar uns 2 anos que a panini vai lançar em 2014

      Excluir
  7. "Ok, isso é meio fora de post, mas como sei que você participa do fórum Miolos, pode me ajudar. Não estou recebendo a minha ativação no email! Como proceder? "


    Ae, blz??

    bem, eu posso te ajudar falando com a moderação pra eles ativarem seu cadastro manualmente (pois isso pode ser uma falha no envio automático)!!!

    mas pra isso, preciso saber teu login (nome de usuário) pra repassar pra moderação, blz??

    Abs!!

    ResponderExcluir
  8. "Seria Maneiro Ver Na Arte DE Uns Dos Bons Desenhistas De Hj ... Uma História Dessas ,lol'"


    Ae, Gabriel... blz??

    vc costuma ler gibis baixados da internet???

    pergunto, pq se vc quiser, posso tentar descolar os LINKS de onde tem essa saga pra download!!!

    lembro de ter visto há um tempo atrás... se vc quiser, eu procuro pra ver se acho, blz??

    Até+

    ResponderExcluir
  9. "È o tipo de material que a Panini não vai lançar nunca hahahahahahah"


    sei não, hein???

    eu acho q ainda tem chance sim....

    sabia q o editor-chefe da Panini é fanzasso do thanos e do Jim Starlin???

    e até pouco tempo eles tinhama desculpa de q q não haviam arquivos digitais dessa saga... só q agora q saiu ano passado essa "Biblioteca" do Warlock 2 (q conclui a saga), não tem mia desculpa pra não publicar, rs!!

    vamos ver... mas já tendo um editor fã, sempre aumentam as chances de qq série ser publicada, rs!!

    ResponderExcluir
  10. E aí Léo? Blz??

    Cara... Vc acredita que eu tenho essa saga em formatinho mas nunca lí!! Sabe aquela coleção que vc compra e vai deixando... deixando... E no fim acabei não lendo. Vou ler correndo agora!!

    A GHM número 01 eu comprei na época que saiu nos anos 80 e foi uma das histórias mais impactante que eu já li. Talvez porque eu era adolescente e porque matar heróis não era tão novidade como é hoje.

    A Saga do Infinito eu também tenho e vou reler!!

    Gde. Abc.!!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  11. 'vc costuma ler gibis baixados da internet???'

    Fala Leo !!
    Não Curto Não Velho ...
    Eu Gosto É De Pegar O Gibi Na Mão E Ler Pessoalmente ,Passar As Paginas ...

    Mas é Isso Aeeh ,Valew Cara Pela Disposição ... Mas Não Curto Não ...

    Até Cara ... Abração !!

    ResponderExcluir
  12. "A GHM número 01 eu comprei na época que saiu nos anos 80 e foi uma das histórias mais impactante que eu já li. Talvez porque eu era adolescente e porque matar heróis não era tão novidade como é hoje."


    Pois é, Marcelo....

    eu tbm comprei esse GHM 1 na época, e eu era moleque ainda. Foi um tremendo impacto ver um herói q eu achava bacana morrer desse jeito!!!

    mas as grandes editoras banalizaram todo o impacto q essas mortes causavam antes... hj em dia virou até rotina (e piada) morrer e ressucitar nos gibis!!!

    vc tem essa saga nesses 5 almanaques???

    se for, leia logo q vc tem em mãos uma das melhores sagas da Marvel (senão A melhor)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. "Fala Leo !! Não Curto Não Velho ...Eu Gosto É De Pegar O Gibi Na Mão E Ler Pessoalmente ,Passar As Paginas ..."


    eu tbm, sou mais do papel mesmo....

    só pego scans pra ler o q não saiu aqui ainda, ou aquilo q jamais será publicado (coisas mto raras ou antigas)!!

    tudo q eu posso, eu compro no papel tbm....

    de preferência em encadernados (q são + fáceis de guardar e organizar na estante)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá, sou eu, o anonimo que quer entrar no miolos.

    Meu login é Shaolin

    Obrigado, de verdade :)

    ResponderExcluir
  15. Eae Leo !!

    Cara Sabe Me Responder Se A Marvel Pretende Lançar Uma Saga EM Breve Estilo Esse 'Um Ser Que é Esta EM BUsca De Destruição ... Ou Algo Parecido ?'

    Até Mais Cara,Abração !!

    ResponderExcluir
  16. "Olá, sou eu, o anonimo que quer entrar no miolos. "


    Ae, blz??

    vou entrar lá no Miolos daqui a pouco, e já mando uma MP pra moderação pedindo pra ativarem seu cadastro....

    devo voltar na internet hj na madrugada, e se tiverem me respondido lá, eu posto aqui a resposta deles, blz??

    Abs!!

    ResponderExcluir
  17. "Cara Sabe Me Responder Se A Marvel Pretende Lançar Uma Saga EM Breve Estilo Esse 'Um Ser Que é Esta EM BUsca De Destruição ... Ou Algo Parecido ?'"


    sim... o mais próximo disso q veremos em breve é a ameça da entidade "Fênix" no decorrer da saga: "Vingadores X x-men"!!!

    fora isso,

    certamente o próprio "Thanos" deve voltar a dar as caras em seguida.... já q apareceu no filme dos vingadores e a Marvel sempre aproveita nos gibis qq participação nos filmes!!!

    se apareceu no cinema, pode apostar: vai aparecer logo em seguida no gibi tbm (fizeram isso até com o restolhão do "Chicote Negro" do filme do "Homem de Ferro, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. Hey Leo !!

    Essa Do X-Men Vs Vingadores Eu Ja Sabia Que Eles Iriam Lançar, Até Por Que Nos EUA Ta Fazendo Um Enorme Sucesso ...

    Mas Tomara Mesmo Que Lancem Uma Saga 'Monstruosa' Tipo: "Thanos Vs Galactus", "Uma Saga Tipo Cósmica"
    Curto Muito Mesmo !!
    Ou Até Mesmo Um Crosover Com A DC Velho ...

    Seria Legal Ver O 'Apocalise' Da DC Enfrentando ... Sei Lá O 'Hulk' Ou 'Jugggernaut' Ou Alguns Vilões , kkkkk'

    Abs'"

    ResponderExcluir
  19. "Ou Até Mesmo Um Crosover Com A DC Velho ..."


    essa pode esquecer, rs....

    as 2 editoras já brigaram feio e disseram q não vale mais a pena fazer crossovers entre eleas!!!

    não conseguiram se entender na hora de repartir os lucros, talvez... hehe!!!

    o último cross das 2 foi a mini: "LJA X Vingadores"!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a matéria, vou tirar as minhas do saco e dar uma lida esse fim de semana graças a você. Continue com suas excelente matérias amigo, sou lá do mbb não sei se você lembra mais você uma vez até me zoou por causa de uma camisa que eu estava vestindo, numa foto em que eu mostrava a biblioteca 01 do quarteto. Depois procura lá no mbb pela série destruidor de coleções que você vai lembrar de mim.

    ResponderExcluir
  21. Ae, Isaac... tdo bem??

    claro q eu lembro, véio: tu ainda mantém aquele mesmo avatar do C. Reeves, rs!!

    mas eu não frequento mais esse fórum (fui expulso de lá faz anos e foi melhor assim, pois eu passava o dia todo zoando e trollando lá, sem produzir nada de mto útil ou relevante nas minhas postagens, rs)!!

    agora eu fico só aqui no blog (q me toma boa parte das minhas horas de folga na internet)... e tbm no Fórum "Miolos" e ma comunidade "Panini" do orkut!!

    seja bem-vindo aqui no "Submundo".... e dá uma olhada nas tag (marcadores) ao lado pra ver matérias anteriores q fiz nesse mesmo estilo... sobre revistas tipo: "Heróis da TV", "Superaventuras Marvel", "Aranha" (da Bloch, RGE, e Abril)... e mtas outras!!!

    este blog vai fazer 1 ano mês q vem.... mas tô sempre atualizando (quase q diariamente)!!!

    aparece aí sempre q puder, véio!!!

    e legal rever um brother das antigas depois de tanto tempo!!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  22. Eu tinha os formatinhos "especiais" da Abril da "saga do infinito". Se lançassem novamente, em encadernado, eu compraria no ato. Acho que um monte de gente compraria!

    O mais bacana da "Saga de Thanos" é isso: é algo editado por brasileiros. Os caras foram espertos: reuniram um monte de material esparso e lançaram em "almanaques". Dessa "saga", tive somente um volume.

    ResponderExcluir
  23. "O mais bacana da "Saga de Thanos" é isso: é algo editado por brasileiros. Os caras foram espertos: reuniram um monte de material esparso e lançaram em "almanaques"


    realmnete, a Abril fez um trabalho de 1º nessa:

    até hj é a compilação + completa da SAGA no mundo todo!!!

    os 3 encadernados americanos (Masterworks) possuem menos histórias q essas 5 da Abril.... q trouxeram algumas clássicas raríssimas relacionadas à saga!!!

    já o "Desafio Infinito" (e as sagas q vieram depois)... acho q são boas apostas pro futuro: pois a popularidade do Thanos só tende a crescer com os próximos filmes da Marvel!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abril sempre que podia publicava em alguma seção de cartas que era a única compilação desse porte no mundo, nem nos USA havia algo parecido! Pena que foi em formatinho...
      Sempre gostei muito do Warlock e Thanos, o que veio a seguir foi bacaninha mas acho que não teve o brilho dessa fase incrível!

      Excluir
  24. Cara eu possuo A saga de Thanos em 5 edições (realmente material raríssimo) que guardo com bastante carrinho, excelente saga diga-se de passagem e o mais interessante ao ler esses almanaques é acompanhar a evolução do traço de Jim Starlim(também sou fã do Dreadstar, criado por ele!), incrível, inclusive vou até reler essa maravilha, valeu!

    ResponderExcluir
  25. "Cara eu possuo A saga de Thanos em 5 edições (realmente material raríssimo)"


    E eu tenho apenas as 4 primeiras dessa coleção (me faltou o nº 5).....

    porém, o conteúdo do nº 5 eu tenho espalhado em ed. de "HTV" e nesse "GHM 1" (capa q abre esta matéria)!!!

    e agora fiquei sabendo q essa última história do "Thanos" será republicada ano q vem pela Panini....

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria interessante mesmo é se republicasse os 5 almanaques em edições luxuosa com capa dura...não entendo pq a Panini não consegue visualizar um potencial de vendas em republicar esse clássico que marcou gerações!

      Excluir
  26. "Seria interessante mesmo é se republicasse os 5 almanaques em edições luxuosa com capa dura..."


    Nem precisariam 5, V@ndix.... bastariam 3:

    Nos EUA a "Saga de Thanos" foi reunida em apenas 3 encadernados das "Bibliotecas": "Cap. Marvel 3" e "Warlock 1 e 2" (q cobrem basicamente todos os 5 gibis da Abril)!!!

    O potencial de vendas pra esse material seria alto.... pois essa saga tem sido mto pedida à anos pelos leitores!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Abril sempre que podia publicava em alguma seção de cartas que era a única compilação desse porte no mundo, nem nos USA havia algo parecido! Pena que foi em formatinho..."


    É verdade, Aurélio....

    Durante mtos anos a Abril tinha sido a única editora a fazer essa compilação.... Eu sei, pq teve uma época em q eu vivia procurando TPs importados dessa fase e não existiam mesmo. Somente qdo a Marvel lançou esses 3 "Masterworks" (nas capas q eu postei acima) é q surgiram os "arquivos digitais" pra todo esse material (mas aí como saiu em capa-dura eu não pude comprar pelo alto custo, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Vim do futuro para te avisar que a Panini lançou a saga de thanos, encadernado na coleção histórica marvel os vingadores, em duas partes.
    desde a primeira aparição de thanos até o seu fim trágico junto a warlock."


    Hahaha, e ainda tem MAIS:

    A SALVAT vai relançar tudo isso de novo na extensão da capa-preta.... Sim, na extensão terá 2 encadernados do "Cap. Marvel" (Jim Starlin) e 2 do "Warlock" (tbm do Starlin e com mais histórias q a versão da "CHM" da Panini)!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...