08/04/2012

Biblioteca Histórica Marvel: "A Era de Prata" (Anos 60).....

A coleção "Biblioteca Histórica Marvel" ("Masterworks" nos EUA).... começou a ser publicada aqui no Brasil pela Panini a partir do período conhecido como "A Era de Prata" (anos 60). Justamente a fase da Marvel onde seu universo todo foi integrado e seus principais super-heróis foram criados (a grande maioria por: Stan Lee & Jack Kirby)!!!

Aqui no Brasil, foram lançadas 16 edições com acabamento luxuoso e capa-dura.... só o "Homem-Aranha" e os "X-Men", tiveram 3 ed. cada (reunindo na ordem suas primeiras histórias). "Vingadores" e "Homem de Ferro" tiveram 2 cada.... e outros heróis ficaram apenas com 1 encadernado cada: "Quarteto Fantástico", "Cap. América", "Thor", "Hulk", "Surfista Prateado" e "Demolidor"!!!

Mas a coleção foi mto + longe nos EUA..... tendo nada menos do 175 (!) encadernados até o momento!!! Confira abaixo as capas e maiores detalhes do q anda saindo lá fora (já q dificilmente veremos  tudo isso por aqui):
Em 1961..... a Marvel lançava nas bancas a revista do "Quarteto Fantástico", q seria o ponto de partida pra criação de todo um universo repleto de super-heróis.  É claro q no início dos anos 40 a Marvel (durante a "Era de Ouro") já havia se aventurado pelo gênero de super-heróis (com "Namor", "Tocha Humana", "Cap. América" e vários outros) mas durante a década de 50 o gênero caiu na mesmice, e a editora passou a investir em gibis de monstros gigantes e ficção científica!!!

Porém, a sua rival "DC" parecia estar indo bem com alguns de seus heróis reformulados e  atualizados: "Flash", "Lanterna Verde", "Liga da Justiça", etc... (a "Era de Prata" começou oficialmente em 1956 com o novo gibi do "Flash" - bem diferente e mais moderno q sua versão dos anos 40). Da mesma forma, a Liga da Justiça agradava mto os leitores q gostavam de ver vários super-heróis juntos na mesma história.

Assim, a Marvel resolveu investir nesse filão.... criando um universo totalmente interligado e com uma cronologia própria. Stan Lee & Jack Kirby lançaram o 4F: uma equipe de aventureiros da ficção científica q adquire super-poderes acidentalmente numa viagem ao espaço (onde são bombardeados por raios cósmicos). A partir daí, vieram todos os demais: Homem-Aranha, Thor, Hulk, Homem de Ferro, Vingadores, X-Men, Cap. América (q ressurgia nos anos 60 depois de ter passado 20 anos congelado), e tantos mais.... eram novos heróis e vilões sendo criados todo mês, numa velocidade criativa espantosa (e nunca mais igualada)!!!

A coleção "Biblioteca Histórica"..... tem como proposta encadernar toda a fase clássica da Marvel em ed. individuais pra cada personagem e com as histórias em ordem cronológica. Só q este é justamente o calcanhar de Aquiles de uma coleção assim aqui no Brasil, pois essas encadernações de luxo custam em média de 40 a 60 reais cada:

Um valor mto alto pra uma coleção q se estende por dezenas de encadernados pra cada um dos personagens. Só o Homem-Aranha, por exemplo, já teve 13 encadernados nos EUA (q vão desde sua 1º aparição até a morte de sua namorada Gwen Stacy - cobrindo 1 década de histórias). Aqui no Brasil, ele teve apenas as 3 primeiras ed.... e isso apenas pq deve ter sido uma das + vendidas (já q o nº 1 se encontra esgotado nas lojas e livrarias)!!!

"Quarteto" e "Vingadores"..... tbm estão bem adiantados lá fora: com cerca de 12 ed. cada, enquanto aqui no Brasil, o 4F ficou só no nº 1 (lançado em 2007). Mais acima vc confere a capa do Vol. 2 do 4F (q seria o próximo a ser lançado aqui) onde a equipe enfrenta o "Homem-Impossível". Os "Vingadores" tiveram 2 ed. aqui, sendo q a capa q abre esta matéria é do Vol. 1 q traz a origem da equipe. Reparem q o "Homem de Ferro" ainda usava uma armadura bastante arcaica em suas primeiras aventuras.... 

Porém, são os "X-Men" q possuem o maior nº de encadernados publicados lá fora..... 16 ao todo, somando-se 2 séries paralelas com 8 Vol. cada: uma pra fase clássica da equipe (q é a q está sendo publicada aqui pela Panini e q teve até o momento: 3 ed.) e outra pra fase dos anos 70 (q é a formação q já contava com Wolverine - e tbm onde transcorreu a "Saga da Fênix")!!!

O "Demolidor" teve apenas 1 ed. lançada aqui.... e mesmo não sendo sua melhor fase (ainda iria melhor mto anos depois), é curioso ver o herói usando um uniforme amarelo em suas primeiras histórias. No entanto, apesar de um clima + ingênuo e despretensioso nesse início dos anos 60 (onde a violência urbana, a criminalidade, e o tráfico de drogas ainda não tinham atingido proporções alarmantes) e apesar tbm dos primeiros vilões do "Demolidor" serem dos mais mequetrefes possíveis ("Metalóide", "Homem-Púrpura", "Coruja", "Homem-Sapo", "Polichinelo", e outros restolhos): ainda assim esse encadernado tem as histórias + violentas da época!!!

"Thor" tbm teve um começo meio conturbado..... tanto, q no texto de apresentação de seu 1º encadernado o próprio Stan Lee (criador do personagem junto com Jack Kirby) pede desculpas aos leitores pelo baixo padrão de qualidade de algumas histórias (roteirizadas e desenhadas por outros artistas) e q destoavam do padrão mais elevado das demais revistas da Marvel. Vilões ridículos demais ("Homem-Carbono") e excesso de paranóia em tempos de Guerra Fria: faziam o Thor enfrentar vilões e ditadores comunistas (q apareciam em cena sempre comendo um pernil de porco, rs).... e são hj vistas como exageradamente ruins de de baixa qualidade, mas q valem pela curiosidade histórica!!!

Enfim.... uma belíssima coleção de encadernados, com material clássico, histórias raríssimas, acabamento de luxo: mas por um valor q infelizmente não parece ser mto condizente com a nossa realidade. Pode ter dado certo lá nos EUA, tanto é q foram publicadas 175 edições e continuam saindo em média 2 novas a cada mês:

Mas aqui no Brasil, no ritmo lento em q a Panini publica essas edições (foram 16 num espaço de 5 anos).... dificilmente algumas dessas séries terão continuidade por aqui, enquanto outras com personagens não tão populares entre o grande público (tipo: "Dr. Estranho", "Nick Fury", "Inumanos", "Punho de Ferro", "Deathlok", etc), sequer poderão ter qq chance de chegarem às livrarias!!! O q é uma pena, pois é um material de uma época onde a Marvel transbordava em criatividade e inovação: mercendo o apelido de "Casa das Idéias"!!!

Leia mais sobre essa coleção de "Bibliotecas" neste LINK: "A Era de Ouro".... e sobre o surgimento do Universo Marvel aqui: "O Nascimento do Universo Marvel"!!! 

Até+

28 comentários:

  1. "Aqui no Brasil, foram lançadas 16 edições com acabamento luxuoso e capa-dura.... só o "Homem-Aranha" e os "X-Men", tiveram 3 ed. cada (reunindo na ordem suas primeiras histórias). "Vingadores" e "Homem de Ferro" tiveram 2 cada.... e outros heróis ficaram apenas com 1 encadernado cada: "Quarteto Fantástico", "Cap. América", "Thor", "Hulk", "Surfista Prateado" e "Demolidor"!!!"



    Ter essa coleção com essas histórias deve ser uma relíquia, hein???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho quase todos incluindo o volume 4 do aranha, só me falta o voluma 1 dos x-men para completar a coleção lançada aqui

      Excluir
  2. "Um valor mto alto pra uma coleção q se estende por dezenas de encadernados pra cada um dos personagens."

    Mas parece que é nata da essência do universo desses personagens, não é? Se for isso mesmo, há público para isso aqui no Brasil, desde que não tenhamos que vender a mãe pra comprar uma revista, depois a casa pra comprar outra... em geral, o público louco por heróis é mais bem abastecido financeira e compreende que isso é um caso à parte (eu acho).

    ResponderExcluir
  3. ""Thor" tbm começou mal....."

    Nossa! Eu li meio distraído que Thor começou anal... ah, ah, ah! Que loucura!!!

    Parece que algumas histórias as quais pensávamos ser preciosidades, na verdade, não são bem assim. Agora que você tocou nesses pontos fracos, vê-se como algumas vezes os roteiros são desgastados pelo tempo, pela mudança de ideias e conceitos que passamos ao longo dos anos e anos.

    E ninguém vai querer em sua estante um material que acha que não vale a pena, não é mesmo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo dessa opinião. As histórias iniciais do Thor são muito boas, e são muito mais que preciosidades, são a base de tudo que temos hoje no cinema e quadrinhos modernos, tanto que a Panini fez um volume da coleção histórica do Thor só com histórias do que sairia no segundo volume da biblioteca histórica. Acho realmente lamentável o descaso da Panini com os colecionadores desse material clássico. Agora sinto muito, mas dizer que não vale a pena ter material do Stan Lee e Jack Kirby na estante é pra matar heim?

      Excluir
    2. Concordo plenamente. É uma coleção que vale cada centavo, na minha opinião, e merecedora de um espaço de destaque na estante. Podemos acompanhar toda a trajetória dos personagens, independente se a história é boa ou não, até os dias de hoje. Realmente um preciosíssimo material que infelizmente não houve continuação até o momento, e acho difícil que haja.

      Excluir
  4. "Ter essa coleção com essas histórias deve ser uma relíquia, hein???"


    É mesmo.... a 1º do Aranha, por exemplo, por estar esgotada no mercado, costuma ser vendida a preços estratosféricos na internet (já vi gente vendendo até por 300 reais, haha)!!!

    Algumas eu peguei com desconto nas livrarias... mas realmente, pra mim pelo menos foi o melhor investimento q já fiz em quadrinhos: pois é minha fase preferida da Marvel de todos os tempos!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todas as que eu consegui foram através da bienal do livro, incluindo o volume 1 do aranha e do thor esse quando já haviam esgotados, consegui na bienal deste ano com muito custo.

      Excluir
  5. "Mas parece que é nata da essência do universo desses personagens, não é? "


    e é mesmo...

    nessa fase foi onde TUDO q existe hj foi estabelecido: os principais heróis, vilões, e seus conflitos existenciais: tudo foi criado nessa época!!!

    não sei de onde tiravam tantas idéias.... basicamente tudo foi criado apenas por 2 pessoas (Lee/Kirby), eles chegam a criar um vilão novo quase q todo mês em cada uma das 10 revistas q produziam ao mesmo tempo!!!

    hj em dia isso seria inconcebível... já q trocentos roteiristas e escritores não conseguem criar quase nada de novo (se limitando apenas a usarem personagens criados à 50 anos atrás)!!!

    foi uma explosão de criatividade, sem a menor sombra de dúvida....

    e tudo feito num espaço de tempo de poucos anos (em 5/6 anos o Universo marvel já tava todo criado e com milhares de personagens povoando ele!)!!

    só acho q a Panini errou no formato aqui.... não deviam ter lançado em capa-dura uma coleção q iria tão longe assim. pela quantidade de encadernados q são ao todo: tinha q ter saído + barato aqui!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  6. "só acho q a Panini errou no formato aqui.... não deviam ter lançado em capa-dura uma coleção q iria tão longe assim. pela quantidade de encadernados q são ao todo: tinha q ter saído + barato aqui!!!"


    Se eles colocassem algo no estilo das coleções disney, talvez venderiam muito mais!! Mas a Panini parece que não sabe pensar muito em um meio termo - ou eles fazem muito simples ou fazem muito luxuoso.

    ResponderExcluir
  7. "vê-se como algumas vezes os roteiros são desgastados pelo tempo, pela mudança de ideias e conceitos"


    bem, isso acontece....

    era um outro momento da história: nos anos 60 os EUA vivia sob a paranóia da Guerra Fria. Era normal q esses temores se refletissem tbm nos gibis e no cinema: não esqueça q foi nessa época q surgiu tbm o "James Bond" (q tbm era fruto da paranóia anti-soviética)!!!

    mas não acho q isso tire o brilho das histórias... pois elas devem ser lidas dentro do contexto da época!!!

    além do mais, cada um desses encadernados tem um texto de apresentação do próprio Stan Lee (explicando como foi o processo de criação e pedindo desculpas pelas histórias q ele hj considera exageradas)!!!

    mas eu tbm me divirto com vilões toscos.... tinha mta coisa genial, mas tbm tinha lá suas tosqueiras, rs!!!


    PS: editei o trecho sobre o thor ter "começado mal".... não pela confusão de parecer "anal", rs. Mas pq me expressei de forma errada, e não quis dizer q foi um "mau" começo, e sim: um começo meio "conturbado" com idéias meio equivocadas (q o próprio criador reconhece)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler a revisão do Thor. Ficou melhor, mas não estava ruim.

    ResponderExcluir
  9. "Thor começou anal"..rsrsrs... acho que nem um bêbado bem bêbado veria escrito isso...rsrsrs... doideira, viu...huahuahuahuahuaaa...

    ResponderExcluir
  10. Quase 200 edições... muita coisa a R$ 40 ou R$ 60. Eu gostaria das edições do Homem-Aranha e dos X´Men, principalmente. Ou todas elas num preço mais popular, tipo R$ 20, mesmo que fosse com capa fina, etc...
    abs

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que a Panini podia continuar lançando as versões em capa cartão que já tem lá pelos EUA.não sairia tão caro e alegraria os colecionadores. Pelo jeito vou ter de continuar importando esse material.

    ah sim, sobre o estilo das histórias eram um tempo mais simples e muitas histórias, se lidas hoje em dia tem várias passagens até meio bobinhas. mas são ótimas de se ler. sei disso pq estou relendo todas as histórias do Aranha para um podcast que estamos fazendo onde estamos falando das revistas individuais do aranha desde a primeira Amazing Fantasy. e reler essas histórias está sendo um prazer.

    ResponderExcluir
  12. LEO disse...

    a 1º do Aranha, por exemplo, por estar esgotada no mercado, costuma ser vendida a preços estratosféricos na internet (já vi gente vendendo até por 300 reais, haha)!!!

    ___

    Comecei a comprar essas edições ano passado, tá faltando x-men 1, que duvido que ache... Porém, comprei homem aranha 1 por 55 reais, um verdadeiro achado, no fim do ano passado. Lacradinho!

    ResponderExcluir
  13. "Quase 200 edições... muita coisa a R$ 40 ou R$ 60. Eu gostaria das edições do Homem-Aranha e dos X´Men, principalmente. Ou todas elas num preço mais popular, tipo R$ 20, mesmo que fosse com capa fina, etc..."


    É o q eu acho tbm, Paulo....

    a Panini sabia q seriam centenas de encadernados nessa coleção toda. E o q fizeram? optaram pelo formato + caro.

    Claro q ficam mto bonitas pelo acabamento caprichadíssimo e tal... mas podiam ter pensado numa forma + econômica pra publicar o material buscando ao menos um meio-termo (capa-cartão já ajudaria - e muito - a baratear os custos)!!!

    seja como for, ainda fico na torcida pra q a coleção tenha novas ed. lançadas aqui. A última q a Panini lançou foi "X-Men" Vol. 3 (no ano passado)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  14. "Pelo jeito vou ter de continuar importando esse material."


    Pois é, Macgaren...

    nos EUA existe a versão + econômica (com capa-cartão). Ainda não tem mtas edições (não chegam nem à metade das 175 de capa-dura) mas aos poucos tão lançando várias assim (até da Era de Ouro)!!!

    e essa fase clássica do Aranha é a melhor mesmo (ao menos pra mim): pois tudo parecia mais divertido, interessante, e com novos vilões a cada mês.

    até o momento o Aranha teve 13 ed.... aqui, a Panini publicou só 3 (na 4 já teríamos a conclusão da fase desenhada pelo Steve Ditko e na 5 já começa a fase do Romita - q vai longe)!!!

    esse podcast promete... manda o link aí depois q gravar, blz??

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. "Comecei a comprar essas edições ano passado, tá faltando x-men 1, que duvido que ache... Porém, comprei homem aranha 1 por 55 reais, um verdadeiro achado, no fim do ano passado. Lacradinho!"


    tiveste mta sorte nessa, Sergio... hehe!!

    a 1º do Aranha é a + procurada pelos colecionadores agora (segundo a loja q eu frequento)!!!

    essa dos X-Men tbm tá complicada de achar... se vires ela poraí, não pense mto antes de comprá-la, pois é outra q tá virando relíquia, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  16. Ai Leo. os podcasts já estão no ar. está na edição 9.
    http://www.aracnofa.com.br/blog/?s=thwip+view
    É semanal. se ouvir, depois diz o que achou o/

    ResponderExcluir
  17. Opa.. valeu, Mac:

    vou dar uma conferida nesse podcast sim (começando pelo 1º)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  18. "Eu tenho quase todos incluindo o volume 4 do aranha, só me falta o voluma 1 dos x-men para completar a coleção lançada aqui"


    Oi, igor... é uma pena mesmo q essa coleção não tenha emplacado aqui no Brasil, eu tbm tava colecionando e comprei 15 das 17 lançadas aqui!!!

    só pulei: "X-Men 3" e "Vingadores 2"... e eu teria continuado a coleção se tivessem lançado mais edições (principalmente as do 4F - q eram as q eu mais queria)!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "tanto que a Panini fez um volume da coleção histórica do Thor só com histórias do que sairia no segundo volume da biblioteca histórica."


    Mas aí já tinha começado a fase boa: com roteiros do Stan Lee e arte do Kirby.....

    A fase considerada "ruim" (pelo próprio Stan Lee) é apenas a fase q ele não escreveu.... e q ocupa cerca de 95% do 1º encadernado da "Biblioteca"! Mas eu (falando por mim) acho q vale mto a pena sim ter todo esse material desde o começo (tanto é, q tenho tanto a "biblioteca" qto a edição do "Thor" q saiu na CHM dos Vingadores!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. A minha opinião é que o brasileiro pode sim e merece ter um material de qualidade. Não devemos nos contentar de forma alguma com capa cartão para um material desses, na minha opinião, de precioso valor. Defendo a capa dura e tudo mais, mesmo com o preço. Como é uma coleção grande, de vários volumes, e preço pouco convidativo, poderia manter uma periodicidade de seus lançamentos, um a cada dois ou três meses, por exemplo, assim daria o fôlego necessário para o mercado brasileiro absorver o material que está em circulação. A editora chegou a lançar até duas publicações em um mês, e no mês seguinte lançou outro e logo no outro mês lançou mais um, é claro que vai ficar pesado. Se o mercado brasileiro é lento não adianta querer enfiar goela a baixo para obter lucro rápido, é melhor manter uma periodicidade e continuar lucrando com mais uma publicação, achei uma imensa falta de consideração com o público do Brasil deixar incompleto um material desse gabarito,e sequer estava pela metade. Mas estamos no Brasil, fazer o quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Eu concordo plenamente com vc e sempre preferi mil vezes o formato "Biblioteca" mesmo... O custo seria mais alto q essas ed. econômicas em capa-cartão (CHM) mas pelo menos não teríamos os pulos de histórias, a desordem cronológica, e a incerteza de q determinada história clássica será republicada ou não!

      Sem falar q fica bem mais organizado na estante ter a coleção completa de um personagem na ordem sequencial... Infelizmente, a Panini optou por continuar na bagunça das ed. temáticas de 20 pila e com "seleção" de material. Não acho q as "Bibliotecas" voltem um dia, mas acredito em alguma outra versão econômica (baseada na linha "Epic" q saiu lá fora)!

      Abs!

      Excluir
    2. Sem dúvidas. Todas as histórias em ordem cronológica, capa dura e material de qualidade. No fim, valerá a pena ver todos aqueles volumes na estante, um acervo sem comparação. Acredito que poderia fazer uso do sistema de assinatura, assim como é com a coleção Graphic Novels Marvel, pois também tem vários volumes (até mais) e é a longo prazo. O que não pode, de forma alguma, é deixar a gente chupando o dedo, tendo que se contentar com seleção de material, bagunça cronológica e uma publicação mais econômica. Chega a ser desesperador.
      Enquanto isso, nos EUA, vejo o volume 15 do Thor que abrange até a edição 254,rumo à era simonson.
      Da vontade de chorar.

      Mas blz, né.

      Abs!

      Excluir
    3. Pois é, o meu sonho de consumo colecionista em matéria de gibis são as "Bibliotecas" Marvel (e tbm os "Arquivos DC" - no mesmo padrão)!

      Eu te confesso q faria se não todas, pelo menos uns 75% das bibliotecas se saíssem aqui: Nem q pra isso eu tivesse de abrir mão de outras coleções (já q essa seria a prioridade pra mim)! Mas como não vai mais rolar (e mandar importar seria caríssimo com o dólar em alta) uma solução q pode ser interessante é a linha "EPIC" q saiu lá fora. Não sei se vc conhece, mas são tijolões de umas 500 pág em capa-cartão mas com clássicos em ordem cronológica. São mais baratos q as "bibliotecas" por serem econômicos e possuem mais pág (acelerando rapidamente as séries q forem publicadas). Essa linha "Epic" é algo q eu acho q poderia ter chance de ser implementada aqui algum dia (quem sabe qdo a nossa economia melhorar)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...