29/01/2012

Superaventuras (Parte 2): A Estréia do "Justiceiro" e a "Queda" do Demolidor....

Nesta 2º e última parte da matéria sobre a revista "Superaventuras Marvel"..... relembraremos a "Queda de Murdock" (a mais famosa e premiada saga do Demolidor de todos os tempos). Tbm veremos o surgimento do "Justiceiro" (q chegou ao auge da popularidade após sua estréia na revista) e outros vigilantes urbanos (incluindo a nova fase do "Motoqueiro Fantasma")!!!

A revista continuou se destacando pela grande variedade e rodízio de heróis Marvel q se revezavam em seu mix..... e além de todos esses já citados, tbm tinha espaço para: "Thor" (de Walt Simonson), "Estigma" (do "Novo Universo"), "Surfista Prateado", "Nômade", "Cable", e mtos outros....

Confira abaixo as capas, as curiosidades, e maiores detalhes sobre os últimos anos de vida da revista "Superaventuras Marvel":
"A Queda de Murdock"..... foi um divisor de águas na vida do Demolidor e tbm da revista "SAM". Essa saga estreou por volta da ed. 60 e poucos da revista e se estendeu por várias ed. a partir daí. Nela, uma ex-namorada do Demolidor (Karen Page, sua secretária nas histórias clássicas dos anos 60), agora é uma prostituta viciada em drogas e entrega a identidade secrerta do herói pra seu maior inimigo: o "Rei do Crime" (em troca de uma dose, é claro). A partir daí, a vida do herói vira um verdadeiro inferno:

Em posse desse segredo, o "Rei" destrói a vida do herói de todas as maneiras imagináveis.... levando o Demolidor ao fundo do poço: tanto em sua identidade civil qto em sua vida de vigilante urbano. Ele perde tudo: além do emprego e da casa, é espancado até quase a morte e seus amigos são caçados e perseguidos. A narrativa dessa saga é densa e amarga.... fazendo jus ao nome: "A Queda" - pois é isso q mostra: a queda de um herói q tem a vida completamente destruída pelo vilão.

O maior diferencial dessa saga com relação à outras de heróis.... é q ela não cai em momento algum no óbvio ou em fórumulas manjadas e previsíveis. Tanto é q no final a única vitória do Demolidor sobre o Rei do Crime... é q ele sobrevive e seu espírito ainda tem forças pra recomeçar a vida praticamente da estaca zero. Pode parecer pouco, mas pra quem perdeu tudo, a esperança no futuro é sempre a maior das vitórias (e a saga termina assim: com o Demolidor disposto a recomeçar a vida e sabendo q seu maior inimigo agora conhece sua identidade secreta)!!! PS: Recentemente essa saga foi republicada pela Panini em capa-dura e formato de luxo!!!

A essas alturas (na 2º metade dos anos 80) a revista já tinha sofrido 2 baixas importantíssimas: "X-Men" e "Conan". Essas 2 séries estavam esbanjando popularidade, e acabaram ganhando suas respectivas revistas próprias (só o Conan chegou a ter 3 revistas simultâneas nesse período, e os X-Men ganhavam cada vez + terreno nas bancas tbm)!!!

Foi nesse cenário q "SAM" ganhou um reforço literalmente com "bala na agulha", rs.... entrava no mix da revista: o "Justiceiro"!!! Até então o personagem era apenas um mero convidado especial nas histórias do Homem-Aranha (enfrentando ou ajudando o aracnídeo dependendo da situação). Mas o sucesso dos filmes de ação q eram a febre do momento nos anos 80: "Rambo", "Cobra", "Comando p/ Matar".... fez com q a Marvel produzisse uma série solo pro Justiceiro no mesmo estilo desses grandes sucessos do cinema!!!

Assim, na ed. 75 de SAM.... estreava a nova série do "Justiceiro": q teve aceitação imediata por parte dos leitores, assumindo em pouco tempo o posto de "carro-chefe" da revista (título este q dividia pau-a-pau com o "Demolidor"). Esperta, e sacando q ambos os heróis já tinham caído no gosto popular e eram os favoritos dos leitores, a Editora Abril até evitava (sempre q possível) colocar os 2 heróis ao mesmo tempo na revista!!! E sempre q tinha uma história envolvendo os 2 juntos: aí era certo q ganhavam até a capa da revista: afinal, os 2 personagens seguidamente entravam em conflito e quebram o pau entre si devido à seus diferentes pontos de vista sobre o combate ao crime (enquanto o Demolidor segue a lei e prende os bandidos, o Justiceiro prefere exterminar logo com todos)!!!

Paralelamente à popularidade crescente de "Demolidor" e "Justiceiro".... outras séries tbm agradavam aos leitores da revista: "Thor" (de Walt Simonson) vivia uma de suas melhores fases em todos os tempos: com mta ação e + embasada do q nunca na mitologia nórdica, essa clássica série de histórias do Deus do Trovão foi recentemente republicada pela Panini em 5 encadernados (sendo q o 5º já foi anunciado mas até agora ainda não chegou às bancas)!!!

O "Surfista Prateado" tbm voltava aos gibis (depois de anos afastado) em novas aventuras cósmicas.... agora livre da barreira invisível q o aprisionava na Terra (durante toda sua fase clássica), o Surfista se depara com os + insólitos desafios: num deles, acaba indo parar literalmente "Na Fila do Desemprego" (o Surfista fica preso num planeta com um regime totalitário, tendo q arrumar um emprego pra poder escapar - confira a capa abaixo)!!!

Outro personagem sumido há anos dos gibis e q agora retornava em nova fase.... era o "Motoqueiro Fantasma": só q agora o "Espírito da Vingança" passava a incorporar ("baixando o santo", rs) em outro humano.... o jovem Danny Ketch (q não é o mesmo da versão cinematográfica). As histórias ficavam mais sombrias do q antigamente, mas mesmo assim o jovem alter-ego do motoqueiro não caiu nas graças da maioria dos fãs do Motoca pelo visto, já q pouco tempo depois a Marvel preferiu trazer de volta o clássico hospedeiro do "espírito demoníaco": Johnny Blaze!!!

Uma das minhas ed. favoritas de toda a coleção de "SAM" é o nº 132 (capa acima): onde numa história alternativa (da série: "O q Aconteceria Se...") o Justiceiro enlouquece e mata o Demolidor, o Aranha e o Rei do Crime. É uma das histórias de maior ação concentrada q eu já li até hj!!! A revista tbm publicava regularmente outras histórias dessa série (q se passam numa realidade paralela à nossa, na qual alguns eventos do Universo Marvel acontecem de forma diferente do q vimos nos gibis): Uma delas, por exemplo, mostra um final alternativo pra "Queda de Murdock" (q termina agora com o Demolidor matando a tiros o Rei do Crime)!!!

A revista tbm abriu espaço pro "Novo Universo"..... q foi uma tentativa fracassada da Marvel em criar (como o próprio nome já diz) um novo universo independente do tradicional com super-heróis q conhecemos. As histórias eram ótimas, especialmente as do "Estigma" (um novo herói + realista criado pra essa nova linha).... mas infelizmente foi fracasso de público e vendas: sendo cancelada logo em seguida!!!

O nº 100 de "SAM" (capa q abre esta matéria).... era uma ed. especial totalmente dedicada ao "Demolidor": trazendo algumas de suas + importantes histórias, entre as quais: sua 1º aparição nos quadrinhos (ainda com o uniforme amarelo), o 1º encontro com "Elektra", e uma história inédita onde enfrentava o "Abutre" (clássico vilão do Aranha)!!!  
Já em sua reta final (metade dos anos 90)..... "SAM" começava a mostrar sinais de desgaste: boa parte da culpa eram das fracas histórias produzidas nesse período (considerada por boa parte do público e crítica uma das piores décadas da indústria das HQ's). Mas a Abril tbm teve sua parcela de culpa.... pois fez uma cagada homérica: ao tentar transformar "SAM" numa revista "mutante" (incluindo até um "X" na capa ao lado do logotipo). Tá certo q os "X-Men" eram os + populares da Marvel nos anos 90, mas, porra, a revista já tinha consolidado um outro tipo de público (mais interessado em heróis urbanos e violentos ao invés de super-mutantes poderosos).... assim, a revista tbm passou a publicar uma das piores séries mutantes do momento: "Cable" (motivo pelo qual eu abandonei a revista na época)!!!

Pra piorar, o "Demolidor" tbm atravessava sua pior fase até então: onde usava uma ridícula roupa cinza com frescurinhas por todo lado e ombreiras metálicas e enfrentava corporações tecnológicas, nerds especialistas em informática e super-computadores (em suma: uma BOSTA, com o perdão da expressão).... Pelo menos o "Justiceiro" ainda carregava sozinho a revista nas costas, com boas e violentas histórias da série: "Zona de Guerra" (uma de suas 3 revistas mensais nos EUA) com arte e capas de Romita Jr. (famoso artista do Aranha - confira as capas dele com o Justiceiro: uma logo acima e outra abaixo - fechando esta matéria)!!!

Enfim.... o cancelamento de "SAM" foi inevitável e a revista se encerrou na ed. 176 (q era parte de uma saga maior dos X-Men envolvendo tbm outras revistas). Foi um final INDIGNO pra uma revista tão importante tanto pro mercado brasileiro num todo.... qto pra história da Marvel no Brasil.

Até+

PS: Ironicamente o "Justiceiro" profetizou (na capa acima) o "Fim da Linha".... já q a revista só teria + 6 ed. depois dessa!!!

8 comentários:

  1. Léo, posso fazer merchan?

    Vou TENTAR retomar o blog. Para começar a primeira parte da evolução das HQs disney nesses anos. Nos próximos posts, números, elogios e críticas!

    http://hqsdisney.blogspot.com/

    Parte 1 - http://hqsdisney.blogspot.com/2012/01/evolucao-dos-quadrinhos-disney-no.html
    Parte 1,5 - http://hqsdisney.blogspot.com/2012/01/evolucao-dos-quadrinhos-disney-no_30.html


    PS.: Ainda mudarei layout, isso é mais um teste!!!

    ResponderExcluir
  2. Claro, Sergio!!

    já add teu blog na lista do "Submundo" tbm!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. E aí meu, tudo tranquilo?
    POis é, a SAM ficou muito ruim na finaleira, mas aí já fazia tempo que não lia acompanhava mais.
    Outra coisa meu, faz um bannerzinho do submundo pra mim botar lá no palitos hehe
    abraço

    ResponderExcluir
  4. "faz um bannerzinho do submundo pra mim botar lá no palitos hehe"


    eu tô devendo um banner aqui pro blog faz tempo mesmo, rs....

    pode deixar q vou tentar agilizar isso assim q tiver um tempinho (no momento a correria me impede até de atualizar o blog diariamente como eu queria)!!!

    Valeu mesmo!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. E aí, Leo? Ficou MUITO MASSA a retrospectiva. Tenho um carinho especial por Superaventuras Marvel por ser a primeira revista que eu comecei a ler, na tenra idade de 3 anos. Mas faltou comentar outro gibi de Walter Simonson que abrilhantou as páginas de SAM: O Quarteto Fantástico. E uma das capas finais de SAM do Justiceiro não é com o John Romita Jr., é Mike Manley emulando JRJR. De resto, ótimo Abração.

    ResponderExcluir
  6. Valeu mesmo, bróder!!!

    não sabia q SAM tinha sido tua 1º revista... mas não é uma leitura mto adequada pra uma criança de 3 anos, rs!!!

    qto ao 4F do simonson... eu achava horrível aquele Coisa q parecia um monte de tijolos empilhados. Li pouca coisa dessa fase, mas achei bem fraquinho o pouco q li (pro meu gosto ao menos). Seja como for, sabia q encaderaram essa fase num Tp lá fora?? (fica aí a dica pra ti na próxima leva de importados, hehe)!!!

    e essa capa do mike... me fez cair numa "pegadinha do malandro": jurava q fosse o romitinha mesmo (q emulação bem-feita, hein?

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Cara, muito bacanas suas resenhas, mas melhor ainda seria se nas imagens houvesse o link para baixar os scans de cada edição. Pode não ser a sua, mas peço que reconsidere. Fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  8. "Cara, muito bacanas suas resenhas, mas melhor ainda seria se nas imagens houvesse o link para baixar os scans de cada edição."


    Brigadão mesmo por estar curtindo as resenhas e tbm pela sugestão dos LINKS....

    eu já pensei nisso sim, o único problema é q eu não sei onde tem todas as ed. pra download.

    Os blogs q eu conheço com links são:

    -Quadikomics
    -Quadrinhos Antigos
    -Bartolomeu
    -Action e Comics
    -Guia Ebal

    mas no geral pra escrever as matérias eu consulto na minha própria coleção (q foi o caso aqui nesta matéria de SAM) ou nos arquivos digitais q eu tenho (gravados em vários CDs, mas em inglês)!!!

    Assim, nas próximas matérias, se eu souber algum blog q tenha os links dos gibis q estarei comentando, eu indicarei no final do texto, blz??

    Brigadão mesmo!!

    Abs!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...