17/11/2011

Cap. América - 70 Anos (Parte 3): Os Crimes do "Império Secreto".....


Na metade dos anos 70..... a Editora Bloch publicou uma das fases + importantes e polêmicas do Cap. América: durante um dos períodos mais turbulentos da História norte-americana (após o escândalo "Watergate" - q culminou com a renúncia do ex-presidente Nixon)!!!

Nos quadrinhos do Cap. América.... os eventos da vida real tiveram um desfecho diferente (e bem + dramático). Ao investigar os crimes do "Império Secreto", o herói descobre a verdadeira identidade do líder dessa organização criminosa: o próprio Richard Nixon (q acaba se suicidando com um tiro na cabeça)!!!

Confira abaixo as imagens dessa cena chocante, as capas das principais edições, e as curiosidades dessa fase cujo impacto repercute até os dias de hoje.....

Qdo a Bloch assumiu a publicação da linha Marvel (lá pela metade dos anos 70)..... a editora teve de optar entre recomeçar algumas séries da estaca zero (republicando alguns personagens desde o começo, como foi o caso do Homem-Aranha) ou simplesmente dando continuidade à cronologia já iniciada anos antes pela Ebal.

O Cap. América seguiu essa 2º alternativa de publicação..... e após um salto de várias histórias a partir de onde parou a Ebal, retomou a série com histórias bem atuais e recentes (pra época, é claro)!!!

Algumas ainda seguiam um esquemão bem básico.... ao mostrar o herói enfrentando vilões uniformizados comuns. Mtos deles até beirando o ridículo ou cafona: "Fênix", "Solar","Lúcifer" (antigo inimigo dos X-Men), entre vários outros do tipo q se mostravam desafios relativamente "fáceis" ou "banais" pra um herói à altura do Cap. América!!!

Mas a chapa iria esquentar pra valer logo em seguida..... à medida em q o Cap. América investigaria os crimes do "Império Secreto" (uma organização criminosa atuando nos mais variados níveis de poder). Os Estados Unidos na vida real estavam passando por um momento bastante conturbado e as pessoas começaravam a refletir seriamente sobre os absurdos da Guerra do Vietnã, o racismo, a proliferação das drogas, os movimentos de contracultura.... e pra piorar ainda tentavam assimilar a renúncia do ex-presidente Nixon após o caso Watergate (um escândalo político q encheu ainda mais de desilusão e desesperança o povo americano).

Tudo isso se refletiu diretamente no gibi do Cap. América..... q deixou um pouco os vilõezinhos de 5º categoria de lado e voltou a ter uma abordagem mais de acordo com o momento sócio-político e econômico pelo qual o país atravessava (numa fase espetacular de Steve Englehart)!!! Ao descobrir q o líder do "Império Secreto" era o próprio Presidente Nixon (e q acaba se suicidando com um tiro na cabeça - na imagem acima).... o Cap. América fica estarrecido a ponto de desistir de ser o herói q melhor representa a nação e passa a adotar uma nova identidade: a de "Nômade" (mas por poucas edições, logo em seguida ele voltaria a ser o Capitão de novo)!!!

Embora não apareça claramente o rosto do vilão.... fica evidente pelo q ele diz e pelo contexto todo, q se trata realmente de Richard Nixon: e ao contrário da vida real (onde apenas renunciou ao cargo), no Universo Marvel ele acaba cometendo suicídio mesmo!!!  

Outro aspecto interessante dessa fase da Bloch (q durou apenas umas 20 edições).... foi a parceria do Cap. América com o Falcão: q se uniram pra combater não só o crime, mas tbm a desigualdade social e a violência urbana de um modo geral (tráfico de drogas, gangues de rua, corrupção, etc). Numa época em q Martin Luther King lutava pela igualdade racial e se tornava um símbolo mundial dessa luta, a inclusão do Falcão (até com seu nome agregado ao título da revista) foi uma sacada genail da Marvel: tornando o Cap. América popular nos mais diversos níveis sociais e com apelo à todos os públicos!!!

Como se o gibi do Capitão não pudesse ficar ainda melhor do q já estava.... a Marvel ainda trouxe de volta o "REI" Jack Kirby (afastado há alguns anos da editora por ter ido trabalhar na DC). E Kirby voltou em plena forma: no famoso arco "A Bomba da Loucura" (q nunca mais foi republicado no Brasil)!!!

Assim.... encerrou-se a fase da Bloch.... foram poucas edições, porém marcantes (e q figuram até hj entre as fases + memoráveis e populares da carreira do Cap. América)!!!

Até+

PS: na próxima parte desta série de matérias do Capitão..... começa a "Era Abril"!!!

10 comentários:

  1. É isso que me faz preferir a Marvel à Distinta Concorrência: as histórias sempre refletiam o que acontecia no mundo.Talvez por que as histórias são ambientadas em cenários que existem isso é algo que tornam mais críveis as histórias.Até quando são países fictícios como Wakanda e a Latvéria temos idéia de qual tipo de nação estão representando.Não lembro se li essa história do Nixon, mas essa fase do Capitão com o Falcão eu li bastante coisa dela.
    Bela postagem novamente o/

    ResponderExcluir
  2. Ae, Mac... blz??

    eu tbm prefiro histórias o mais próxima possíveis da nossa realidade - mesmo sendo ficção, ficam mto + impactantes com personagens e problemas q existem mesmo no mundo real!!!

    e nisso a Marvel leva uma tremenda vantagem em cima da DC.... pois enquanto a DC vive em cidades fictícias (Metrópolis, Gotham, etc): na marvel a maior parte da ação rola em Nova York mesmo!!!

    qto a essa história do Nixon.... ela foi republicada pela Abril (na mensal do Cap.) só q cheia de cortes e alterações:

    pois a cabeça de minhoca dos editores da Abril na épooca, achava q era preciso "adaptar" os eventos dos anos 70 (caso watergate, nixon) pra realidade dos anos 80: aí a tesoura comeu solta mesmo: diálogos alterados, histórias e pág. cortadas!!!

    pra vc ter uma idéia.... todo o arco do Cap. América assumindo a identidade de "Nômade" foi suprimido pela Abril, e como o arco é consequência direta dos eventos de "Império Secreto": mta coisa foi modificada/alterada pela editora Abril!!!

    quem quiser ler essa saga na ÍNTEGRA.... vai ter q buscar essas ed. da Bloch mesmo, ou comprar os encadernados americanos (lá fora saiu em 2 tps: um com a saga do império e outro do nômade)!!!

    valew!!!

    ResponderExcluir
  3. Nooossa! a Abril cortando e editando histórias da Marvel? que novidade(ironia)
    Como se não bastasse a diferença de tempo de publicação(que em alguns casos chegavam a 4 anos!! Lembra do que a editora fez com Guerras Secretas quando a publicou por aqui a primeira vez? Estou fazendo um post sobre essa saga e devo falar mais sobre isso em breve...

    ResponderExcluir
  4. "Lembra do que a editora fez com Guerras Secretas quando a publicou por aqui a primeira vez? "


    eu não li essa 1º versão... mas fiquei sabendo da MUTILAÇÃO q fizeram pra adequar os personagens ao resto da cronologia (já q esssa saga tava mto adianta em relação às demais revistas)!!!

    só fui ler "Guerras Secretas" qdo saiu na Teia do Aranha nos anos 90 (mas aí saiu na íntegra).... e agora tenho ela no encadernado da panini!!!

    a Abril fez algo parecido na 1º vez q publicaram "A Queda de Murdock".... como nos demais gibis o Homem de Ferro usava uma nova armadura, a Abril mandou REDESENHAR por cima do original a mesma armadura q ele usava em outros títulos (pra deixar todas iguais)!!!

    qdo bastava uma simples nota de rodapé... explicando ao leitor q a saga se passava antes ou depois da fase atual do personagem!!!

    enfim....

    fico no guardo da tua matéria sobre Guerras Secretas, pois gostaria de saber mais sobre essa 1º versão...

    valew!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo, tinha lido e adorado essa postagem, e esquecido de comentar nela. Os gibis da época Bloch são especiais para mim. Quando chego num sebo e vejo esse selo da Bloch, sei que vou comprar. E está cada vez mais difícil encontrar desses gibis. O Capitão América dessa fase é ótimo. As hqs são limpas, claras e dá pra gente entender a trama. Hoje em dia, os gibis de heróis são bem mais escuros, com um tipo de arte que as vezes confunde um pouco. Linda postagem. Obrigado e parabéns. Abs. Paulo.

    ResponderExcluir
  6. valeu, Paulo!!!

    imagino q essas revistas da Bloch estejam cada vez + distantes do nosso mercado.... passou mto tempo (dos anos 70 pra cá) e cada ano q passa, se tornarão mais e mais raras!!!

    eu tbm gostava mto de "Planeta dos Macacos" q saía pela Bloch... achava tão bom qto os filmes!!!

    um dia preparo uma postagem sobre essas outras séries tbm....

    Abs!!!

    e obrigado!!!

    ResponderExcluir
  7. "imagino q essas revistas da Bloch estejam cada vez + distantes do nosso mercado.... passou mto tempo (dos anos 70 pra cá) e cada ano q passa, se tornarão mais e mais raras!!!"

    É a pura verdade Leo, parece que a faixa de tempo em que as revistas ficam vagando nos sebos é de aproximadamente 3 décadas. Hoje em dia, as mais antigas que a gente pode achar em sebos são dos anos 80. Dificilmente acharemos algo dos anos 70. Décadas de 60 ou mais antigas nem pensar... já desapareceram desse mundo, ou estão super bem guardadas nas coleções particulares. Abs. Paulo.

    ResponderExcluir
  8. "ou estão super bem guardadas nas coleções particulares."


    é o meu caso, diga-se de passagem, rs....

    tenho mto material dos anos 70 na minha coleção, mas não pretendo em desfazer delas, hehe!!!

    e infelizmente mtas dessas ed. acabam desaparecendo mesmo (o mofo e as traças são implacáveis - e quem não cuida adequadamente dos gibis acaba perdendo tudo)!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, LEO! Estou aproveitando meus dias de folga para ler muitas coisas! Bela postagem! Feliz natal! Força sempre! Ronilson Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Ronilson... Tdo bem?

      Valeu mesmo pela peregrinação pelos primórdios do "submundo", rs... Tem postagem aí q eu nem me lembrava mais de ter feito, hahaha!

      Feliz Natal pra vc tbm, brother... e Boas Festas pra ti e pra tua família, blz?

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...