21/10/2011

O Manual do Escoteiro-Mirim...... (Sempre Alerta)!!!

No embalo da edição especial dos "Escoteiros-Mirins" (lançada recentemente e q traz as principais histórias do grupo estrelado pelos sobrinhos do Donald)..... Resolvi postar aqui algumas imagens do clássico e inesquecível "MANUAL do ESCOTEIRO-MIRIM"!!!

Publicado pela 1º vez em 1971.... e republicado trocentas vezes depois.... o Manual do Escoteiro fazia parte de uma coleção de vários outros manuais pra cada personagem Disney: tinha o manual do Mickey, Zé Carioca, Prof. Pardal, Tio Patinhas, e até do Peninha (voltado pro tema jornalismo)!!!

Confira abaixo várias imagens desse manual dos escoteiros.... q se tornou + famoso e popular q todos os demais:



Esse foi o único manual q eu tive na época (em meados dos anos 70)....

e pra um garoto da minha idade (na época) o manual trazia informações bastante interessantes e úteis:

q iam desde o código morse e a identificação de serpentes venenosas.... até dicas de sobrevivência em acampamentos ou simplesmente: curiosidades diversas sobre temas variados!!!

O manual tinha um acabamento luxuoso.... em capa-dura, 256 pág, e com belas imagens ilustrando os textos.

Não era um simples gibi, mas sim: um livro ilustrado....

(feito e recomendado pra todas as idades - tanto é, q mesmo os adultos q liam os textos pra mim (pois eu ainda não sabia ler) admitiam q tinha mta informação ali q eles sequer imaginavam!!!

Em suma..... era uma leitura prazerosa e despretensiosa.... pra ser lida e relida diversas vezes!!!

Ao lembrar de edições q nem essas.... tanto esse manual.... qto aquele livro ilustrado do Morcego Vermelho X Mancha Negra.... e o encadernadão luxuoso do Cinqüentenário Disney (dos quais eu já falei em matérias anteriores aqui no "Submundo"): chega a bater uma certa tristeza e melancolia..... só de imaginar pq diabos não se fazem mais coisas legais assim hj em dia???

Esse manual deixou boas lembranças na minha geração.....

Até+

31 comentários:

  1. "só de imaginar pq diabos não se fazem mais coisas legais assim hj em dia??? "

    Oi Leo, eu adoro os manuais, tive vários deles e se perderam. Hoje tenho só o do Mickey e gosto muito. Concordo com você que publicações assim poderiam voltar... Livros infantis são muito legais. Tivemos recentemente "Contos Disney" em 14 edições com os clássicos Cinderela, e tal... Mas, com os personagens de Patópolis isso sim, está fora das bancas ha muito tempo... tempo demais, amigo. Gostaria muito de rever esse tipo de material nas bancas, e outros mais atualizados também. Mas, essencial: que fossem com os personagens dos quadrinhos Disney atuais, e toda a turma da Patópólis. Outra postagem gostosa, parabéns. Abs. Paulo

    ResponderExcluir
  2. Seria importante lançamentos de livros Disney de vários estilos, principalmente esse manuais e outros parecidos. Mas não acredito que a Abril esteja disposta a investir nisso. Espero estar enganado, mas na onda do IPad, IFone, Tablet e outros, fica cada vez mais difícil convencer uma criança ou jovem a parar para folhear um simples livro. Coitados, eles não sabem o que é bom.

    ResponderExcluir
  3. Ae, Paulo... blz??

    pois é, eu tava me referindo à turma de patópolis mesmo!!!

    sempre qdo chego nas livrarias... vejo trocentos livros e encadernados da sininho, ursinho Puf, e principalmente desses desenhos novos da Disney/Pixar:

    mas não existe nada assim (em formato livro e tal)... dedicado aos patos. E mto menos nada q seja tão memorável qto o Manual do Escoteiro (q até hj mto marmanjo se lembra de ter tido um nos tempos de infância)!!!

    é como se a própria Disney esquecesse dos personagens q a consagraram....

    valeu!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  4. "Espero estar enganado, mas na onda do IPad, IFone, Tablet e outros, fica cada vez mais difícil convencer uma criança ou jovem a parar para folhear um simples livro. Coitados, eles não sabem o que é bom."


    Os livros ainda são um filão lucrativo sim, fabiano....

    sabia q na última feira do livro aqui em POA o setor de livros teve um aumento de quase 20% em relação à anos anteriores???

    e só a área de livros infantis ocupa quase metade do equivalente ao evento todo???

    ou seja: livro (especialmente com DESCONTO) ainda é algo q vende pra cacete.... só precisa de maior divulgação (tipo uma feira q nem essa q chega a parar o centro aqui da capital) e preços baixos!!!

    só q o cara chega num evento desses.... e não encontra NADA com a turma de patópolis. Só com essas chatices de "carros", "sininho", Puf" e etc... e tudo num nível bem pra crianças de até 5 anos de idade.

    Não se encontra nada tipo aquele do morcego vermelho (q eu comentei numa matéria recente aqui)... e mto menos q nem esse manual do escoteiro!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  5. "O Manual do Escoteiro-Mirim...... (Sempre Alerta)!!! "

    Gostei do titulo desta postagem...não sei pq!:p

    Ahahaha...abçs!;)

    ResponderExcluir
  6. Sempre Alerta, lembro até do dia em que minha mãe me deu os 10 cruzeiros e eu fui até a banca e comprei o Manual. Faz tempo,foi num Natal dos anos 70, mas eu o guardei com muito cuidado e hoje sem duvida é o livro mais "precioso" da minha coleção.
    Depois inventaram aquela tal biblicoteca dos escoteiros, que eu odiei,o Manual do Escoteiro Mirim é unico. Obrigado pela lembrança.

    ResponderExcluir
  7. "Gostei do titulo desta postagem...não sei pq!:p"


    xandro,

    eu usei esse título "sempre alerta" depois daquela tua postagem na comunidade disney....

    afinal.... depois de tantos problemas gráficos envolvendo esse especial q tá nas bancas.... o leitor precisa mesmo ficar "sempre alerta", e uma chamada de capa dessas nunca combinou tanto com um gibi, rs!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  8. "Sempre Alerta, lembro até do dia em que minha mãe me deu os 10 cruzeiros e eu fui até a banca e comprei o Manual. Faz tempo,foi num Natal dos anos 70, mas eu o guardei com muito cuidado e hoje sem duvida é o livro mais "precioso" da minha coleção."


    o meu manual do escoteiro... eu lembro q ganhei de presente (eu devia ter uns 5 anos na época).

    e com o tempo até acabei adquirindo outros manuais (peninha, pardal, etc)... mas nenhum deles conseguia manter o mesmo brilho (e utilidade) desse aí dos escoteiros!!!

    já essa biblioteca... é uma q tem a lombada parecida com a da coleção "Clássicos da Literatura" (formando um desenho), né?? se for essa, então é a mesma q um camarada meu tem!!!

    mas vai dizer.... qta coisa bacana tinha nos anos 70 pra quem curte quadrinhos, hein??

    valew, Luiz!!!

    ResponderExcluir
  9. Leo, natal de '70? vc é velho, hein?
    -
    Pôxa. Tb tenho saudades dessas publicações. Será que os guris de hoje compraria isso? Será que uma Biblioteca do Escoteiro Mirim teria saída para guris o apenas velhos saudosistas como nós?
    -
    Leo, tenho O Grande Livro Disney da década de 70. Vou escrever algo sobre ele e mandar o link para vc, qualquer dia desses (ando sem tempo...).

    ResponderExcluir
  10. Tb havia um "Supermanual do Escoteiro Mirim", bem luxuosos etc. Só não sei se o conteúdo era similar.

    ResponderExcluir
  11. "Leo, natal de '70? vc é velho, hein?"


    na verdade eu só quotei esse comentário do Luiz, hehehe....

    mas não fico mto longe não, já q sou um quarentão tbm, rs!!!

    qto a um manual do escoteiro nos dias de hj... eu acho q a saída dependeria de uma boa divulgação, já q a molecada atual não deve conhecer direito desses personagens (creio eu)!!!

    hj em dia qq coisa faz sucesso... desde q tenha a divulgação adequada: diferente dos anos 70 qdo a qualidade de um gibi meio q se espalha automaticamente entre os leitores apenas por serem boas mesmo!!!

    e eu não conheço esse "grande livro disney de 70".... depois q tu escrever sobre ele (assim q tiver um tempinho) manda o link mesmo, pois eu gostaria de saber do q se trata (fiquei curioso agora)!!!

    valeu!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  12. Eu tive alguns desses manuais mas pra mim nada se compara à biblioteca dos escoteiros Mirins. estou pra fazer um post sobre essa coleção a algum tempo lá no Clarim mas sempre vou adiando.

    ResponderExcluir
  13. "estou pra fazer um post sobre essa coleção a algum tempo lá no Clarim mas sempre vou adiando. "


    opa... assim q tu aprontares essa matéria, manda o link aí, blz??

    essa eu vou querer ler...

    valew!!!

    ResponderExcluir
  14. E para quem interessar possa: a francesa Picsou, à venda em algumas poucas livrarias, traz um micromanual dos Escoteiros. Mas é só para fanáticos, já que a MagExpress resolveu subir "um pouquinho" o preço da revista (de 19 para 59!!reais).

    E metendo minha colher onde não fui chamado: o Grande Livro Disney é uma reedição do Grande Almanaque Disney, de 1977. Tirei umas fotos dele há meses, para fazer um post (não dá para para escanear, pq é gigante). Mas não tem sobrado tempo, lastimavelmente.

    Abs.
    E.Rodrigues

    ResponderExcluir
  15. "Tirei umas fotos dele há meses, para fazer um post (não dá para para escanear, pq é gigante). Mas não tem sobrado tempo, lastimavelmente."


    opa... assim q for possível fazer essa postagem, essa terá tudo pra ser mais uma bela matéria, Rodrigues!!!

    ainda mais q eu tenho me interessado cada vez mais pelas relíquias dos escoteiros-mirins!!!

    valew!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  16. Não, to falando do Grande Livro Disney (que é gigante e tirei umas fotos etc.). Mas aí o Universo HQ acabou publicando algo sobre, e decidimos adiar.

    Já o post dos Manuais sai no início de 2012, com muita informação e imagens.

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu acho q já sei qualé esse Grande Livro Disney.... na capa tem vários personagens em destaque no centro, né??

    esse eu tô louco pra ver tbm....

    tanto qto essa postagem dos manuais!!!

    vou ficar no aguardo...

    valeu!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá eu tenho apenas 10anos amo gibis e achei a coleção dos escoteiros mirins eu mexo no computador e ainda leio livros eu gosto muito de ler livros eu aprendi a ler com 6anos sozinha sem ninguém pra mim ajudar no dia que comecei a ler sozinha eu estava lendo a bíblia da criança pra minha mãe e ela achou que eu estava inventando as palavras quando ela viu eu estava lendo tudo que estava escrito na bíblia da criança esses manuais são da época das minhas irmãs pena que elas não tiveram esses manuis se não tinha ficado para mim

    ResponderExcluir
  19. "Olá eu tenho apenas 10anos amo gibis e achei a coleção dos escoteiros mirins eu mexo no computador e ainda leio livros eu gosto muito de ler livros eu aprendi a ler com 6anos sozinha sem ninguém pra mim ajudar"


    Olá.... tdo bem???

    é mto bacana vc ter aprendido a ler tão cedo e sozinha: meus parabéns!!!

    eu tbm aprendi cedo (mas bem depois de vc, qdo eu já tinha uns 8 anos, hehe).....

    e aprendi tbm com os gibis, sabia??

    eu lia Disney e Homem-Aranha na época.... e aprendi a ler só pra poder curtir melhor meus gibis preferidos!!!

    Abração, e mto obrigado pela participação.... e mais uma vez, meus parabéns por ter começado tão cedo a apreciar a leitura!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho o Manual do Peninha, até o utilizo como fonte de pesquisa para alguma postagens... estou louca procurando pelo Manual do Mago Merlin, mas não achei mais no meio das minhas bagunças... lembro deste que tu citou e sei que eu tinha também, só não faço ideia da onde foi parar (infelizmente!!!!).

    ResponderExcluir
  21. "Eu tenho o Manual do Peninha, até o utilizo como fonte de pesquisa para alguma postagens..."


    Oi, Nanda... tdo bem?

    esse do Peninha eu tinha tbm, era sobre jornalismo, né? Não tenho mais, mas me lembro q ele trazia a história do jornalismo e explicava o funcionamento geral da imprensa (tudo de forma bem divertida, é claro, hehe)!!!

    Tinha tbm o do Pardal, q era bem interessante tbm (mais focado em curiosidades da ciência).... o do Mickey, q trazia dicas de investigações e defesa pessoal, e vários outros manuais!!!

    Mas esse dos escoteiros era o meu preferido... se vc não achar o seu exemplar, eu posso te mandar o link de onde baixar o arquivo (q foi de onde tirei as imagens). Posso procurar de novo e mandar pra vc, pois o arquivo trazia o manual completo. Se quiser, meu e-mail é: leoradd@gmail.com (fica mais fácil mandar o arquivo por mail)!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  22. Ok, se tu não te incomodar em me enviar, quero sim... mas ainda estou triste por não ter encontrado nas minhas bagunças... por conta de uma mudança todos os exemplares ficaram em caixas e algumas acabaram esquecidas e tudo mais, creio que minha mãe passou alguma coisa adiante, já que eram muitos gibis. Ainda estou encucada com o do Merlin, esse sim era meu preferido, mas fazer o que...

    Meu e-mail: nandarilha@gmail.com

    Mesmo encontrei a postagem sobre o Manual do Peninha que estava em meu antigo blog... recuperei e postei no novo. Na verdade, ele era o que eu menos gostava (ironia não??) e o único que tenho em mãos...hehehe

    ResponderExcluir
  23. "Ainda estou encucada com o do Merlin, esse sim era meu preferido, mas fazer o que..."


    Oi, Nanda... pode deixar q eu vou procurar o arquivo do manual do escoteiro e te mando ainda hj, blz?

    Sei bem como é chato qdo a gente perde as revistas q curte... a última vez q me aconteceu isso foi qdo perdi uma caixa inteira de gibis durante uma mudança em 2002. Ainda bem q boa parte do q eu perdi acabou sendo republicado em outros formatos de lá pra cá, hehe. Mas ainda assim não consegui recuperar tudo e perdi HQs q pra mim eram importantes!!!

    Sobre o "Manual do Merlin"... eu não conhecia, mas pesquisei e achei este LINK aqui com informações:

    http://coa.inducks.org/issue.php?c=br/MDI++++4

    Deve ser esse mesmo, né? se for, espero q vc encontre... pois esse seria bem difícil conseguir até pra baixar!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  24. Leo, obrigada mesmo pela atenção, já respondi o e-mail e neste momento estou fazendo o download do Manual dos Escoteiros... o Manual do Peninha que tenho possui a capa diferente do que está lá até.

    É dose perder revistinhas que de certa forma nos marcaram... estou em processo de recuperação dos meus gibis, ainda preciso de um local adequado para armazená-los e também eles estão precisando de uma limpeza. :)

    ResponderExcluir
  25. "o Manual do Peninha que tenho possui a capa diferente do que está lá até."


    Disponha, Nanda... eu tô aí pra ajudar no q for preciso e compartilhar ideias, dicas, e sugestões com todos os colecionadores (q assim como eu, tbm sabem apreciar uma boa HQ, rs)!!

    sobre a diferença de capas nos manuais... isso rolou devido ao sucesso q esses manuais fizeram: e durante muitos anos foram sendo reeditados e atualizados (com novas capas e mais informações nos textos)!!!

    e na questão de conservação de gibis... se quiser dar uma olhada nesta postagem q eu fiz, tem várias fotos da minha coleção e algumas dicas de conservação. De repente essa matéria possa te auxiliar até na escolha do local adequado pra guardar as revistas. O Link é este:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/09/fotos-e-dicas-de-armazenamento-e.html

    Abs!!

    ResponderExcluir
  26. Alô Leo. Gostei muito do seu blog, que encontrei procurando informações sobre o Manual do Escoteiro Mirim. Há anos procuro uma copia do manual, pois tenho imensas saudades deste livro, que marcou minha infância de uma forma extraordinária. É possível conseguir uma cópia para download? Você teria o arquivo para me enviar? Ficaria imensamente grato, pois gostaria de mostra-lo para meu filho e sobrinhos. Um grande abraço e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí.... blz?

      Seja bem-vindo ao "submundo" então, rs... E indelizmente, o site de onde baixei o manual já foi tirado do ar há algum tempo. Mas posso te indicar o blog do LINK abaixo (Gibiteca) q deve ter o manual, já q possuem hj o maior acervo Disney pra download:

      http://agibiteca.blogspot.com.br/

      Caso eles realmente não tenham, me avise q eu tenho conseguir pra vc por outros contatos, blz? Mas fale com o Daniel (dono da gibiteca) q se bobear ele deve ter até outros manuais além desse!

      Abs!

      Excluir
  27. Oi, bom dia. Li em cima que você tem o link dos manual dos escoteiros mirim. Adorava esse livro. Vc pode nandar pra mim? Carla.bandola@mail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla... Tdo bem?

      O q eu tinha era o link de um blog especializado só em scans de gibis Dinsey.... Mas esse blog saiu do ar (faz mais de ano) e agora pra conseguir esse arquivo, acho só tentando na "Gibiteca" neste endereço:

      http://agibiteca.blogspot.com.br/

      é o único lugar q eu conheço agora q poderia ter esse manual.... mas talvez tenha q entrar em contato com o dono (Daniel) pois o acervo é mto extenso e não achei pesquisando!

      Abs!

      Excluir
  28. Meu Tio presenteou-me com essem manual quando eu era garoto, o livro ja tinha 6 anos de uso, foi em 1977, eu aprendi a ler dada a curiosidade que eu tinha de entender as figuras contidas nesse mesmo ivro.Interessante, que todas as licoes nesse livro sao praticaveis e uteis....
    Curiosidade, havia uma seccao nese livor o Manual do Escoteiro Mirim, sobre um codigo secreto, feito com figuras geometricas, entre quadrados, e pontos....(Nao era o codigo morse Nao!), e eu vi uma obra literaria toda escrita com um codigo similar, outro dia, numa reporatgem...foi por isso que minha curiosidade me levou a buscar se hvi uma copia ou re edico desse manual quando achei sua pagina.....Grandes Reordacoes...Alias me Tornei Escoteiro por Volta de 1980, em Sao Paulo No Grupo Numero 57 Caiapos....Saudades dos tempos de Menino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Walter... Tdo bem?

      Olha só, o "Manual do Escoteiro-Mirim" foi republicado ano passado pela Abril igualzinho à versão q a gente conhecia na infância. Abaixo vai o LINK da ed. à venda pela Amazon (caso te interesse):

      https://www.amazon.com.br/Manual-Escoteiros-Mirins-V%C3%A1rios-Autores/dp/8555790360/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1491709804&sr=8-1&keywords=manual+do+escoteiro+mirim

      E eu tbm acompanhei a notícia sobre o desaparecimento do rapaz q escreveu vários livros usando códigos similares à esses do manual. Espero q ele reapareça vivo, pois foi mto engenhoso na produção de tantos livros codificados! Bem, deixo aí a dica pra vc matar a saudade desse manual (comprei de novo e te garanto q continua tão saudoso qto naquela época)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...