30/08/2011

Homem-Aranha (da Abril): Uniforme Negro, Duende Macabro, e Casamento!!!

Com o fim da "Era Marvel" na RGE.... a Editora Abril adquiriu os direitos de todos os heróis Marvel, pois até então os dividia com a RGE (q detinha os + vendáveis na época: Homem-Aranha, Hulk e X-Men)!!!

Assim, em 1983.... chegava às bancas a nova revista mensal do Aranha (q trazia de brinde um álbum de super-heróis e 4 figurinhas) e tbm a do HULK q estreava simultaneamente. Enquanto os X-Men entravam no mix de "Superaventuras Marvel" (revista já consagrada entre os leitores) a partir do nº 14. Mas o assunto desta matéria é o Aranha (os outros ficam pra outra ocasião), e sua revista pela Abril foi a de maior longevidade do personagem até então: tendo emplacado 205 ed. (um recorde em matéria de gibi de super-heróis: perdendo apenas pro Cap. América (214 ed.) e empatando com A Espada Selvagem de Conan)!!!

Logo Abaixo vcs verão as capas das ed. mais importantes.... além de comentários e resumos de acontecimentos q marcaram a vida do herói pra sempre: "A Saga do Uniforme Negro", "O Surgimento de VENOM e CARNIFICINA", "A Morte da Capitã Jean DeWolff", "O Mistério do Duende Macabro", o "Casamento do Aranha".... e mto mais:

A revista já começa em outra das mtas fases conturbadas da vida do Aranha.... Peter se forma na faculdade, mas seus problemas só parecem aumentar mais e mais. O Aranha continua sendo massacrado pelo jornal "Clarim Diário" e considerado cada vez mais uma ameaça pública (o q só dificulta seu solitário combate ao crime, pois além dos vilões... tbm acaba tendo de se defender e escapar da polícia).

Sua vida amorosa tbm fica cada vez + complicada.... seu relacionamento com Mary Jane fica cheio de idas e voltas, e Peter acaba se envolvendo tbm com outras mulheres: sua colega de trabalho Debbie e a vilã e ladra "Gata Negra" (com quem vive um intenso relacionamento).

O problema é q a Gata Negra é apaixonada apenas pelo Aranha (não pelo homem por baixo da máscara).... e não admite q ele tire a máscara pra não estragar o "clima", rs. Enquanto isso em sua identidade civil de Peter, ele se divide tbm entre Mary jane e Debbie.

Nos anos 80 os gibis de super-heróis passavam por uma importante mudança estrutural... em conseqüência da chamada "Era de Bronze" q deixava aquela lado + ingênuo e infantilizado dos gibis clássicos e adotava um tom + sombrio, violento e realista. Assim, praticamente todos os gibis de heróis desse período passavam por essas alterações.

Com o Aranha não seria diferente.... e o personagem q antes tinha um apelo + leve e divertido.... agora se envolvia com o lado + sujo e urbano do combate ao crime. E ao invés de tantos vilões coloridos e carnavalescos, entravam em cena agora os bandidos da vida real: traficantes de drogas, assassinos em série, e vigilantes (tipo o "Justiceiro", q passou a ganhar mais destaque nas histórias do Aranha)!!!

Até mesmo o uniforme do Aranha mudou radicalmente.... deixando de usar o tradicional colorido (azul-e-vermelho) e passando a vestir o sombrio Uniforme Negro!!!

Foi durante a saga "Guerras Secretas" (um mega-evento marvel q reuniu quase todos os seus personagens em uma batalha ocorrida em outro planeta) q o Aranha descolou esse Uniforme Negro. A roupa literalmente aderiu ao seu corpo como se fosse uma tinta preta.

Mais tarde descobriu-se q a roupa na verdade era um ALIENÍGENA. Um ser-vivo q se moldava ao corpo das pessoas e as usava como hospedeiras. Desesperado pra se livrar da roupa alienígena, o Aranha descobriu q ela era sensível ao som, e se atirou embaixo de um sino cujo som estridente afastou a roupa de seu corpo. Ele estourou os próprios tímpanos e quase enlouqueceu com o barulho, mas se livrou desse pesadelo (ou "quase").

A roupa alienígena na verdade procurou outro hospedeiro.... um halterofilista fanfarrão.... gerando assim um dos inimigos + populares do Aranha: o "VENOM". Pouco tempo depois, a fama do vilão nos gibis e nos vídeo-games foi tanta, q logo trataram de criar outro similar a partir dele: assim surgia o "CARNIFICINA" (q tbm usava uma roupa alienígena q seria um "filhote" do Uniforme Negro original, só q agora aderida a um serial-killer q saía às ruas matando centenas de pessoas com seu novo poder. Esse vilão acabou fazendo o Aranha e Venom se unirem pra deter essa ameaça em comum!!!

Outro vilão q causou mtos problemas ao Aranha nessa fase.... foi o "Duende Macabro". Repetindo a fórumula de sucesso do "Duende Verde" nos anos 60: q era criar todo um mistério em torno da identidade do vilão.... a identidade do Macabro tbm foi mantida em sigilo durante mtos anos (deixando os leitores especularem à vontade sobre quem seria o vilão).

A solução do caso foi feita às pressas pela Marvel.... pois os criadores do Duende Macabro se desligaram da editora deixando o mistério no ar. O jeito foi arrumarem logo um bode-expiatório pra encerrar de vez o suspense. E numa impactante história, descobriu-se q o Duende era Ned Leeds: colega de Peter no Clarim e marido de Betty (a 1º namorada de Peter).

Na história, o Duende aparecia capturado por bandidos rivais (gângsters).... e acabava degolado por eles. Terminava assim, um mistério q havia se prolongado por anos a fio nos gibis do Aranha. (Pelo menos até os criadores do personagem voltarem à editora quase 10 anos depois e revelarem outro suspeito - Mas aí já tinha passado a empolgação em torno do assunto e o melhor teria sido deixar quieto mesmo).

A revista chegava à ed. 100.... e com ela, tbm um momento marcante pro personagem: seu CASAMENTO com Mary Jane.

Depois de anos afastada das histórias e morando em outro país... Mary Jane voltava à Nova York, e revelava ao herói saber de sua identidade secreta. Ambos retomaram o romance e acabaram se casando logo em seguida!!!

A essas alturas, a Gata Negra (amante do herói) tbm já tinha descoberto q o Aranha é Peter Parker.... mas ambos se afastaram pq ela só queria saber do Aranha e não de Peter. E durante um tempo, o casamento do Aranha tbm lhe trouxe sossego (ao menos na vida amorosa)!!!

Pra mim, a melhor saga do Aranha foi disparada "A Morte da Capitã Jean DeWolff".... q era uma capitã de polícia q ajudava o Aranha, mas q acabou assassinada brutalmente por um psicopata chamado "Devorador de Pecados". 

E a pior de todas... foi a famigerada "Saga do Clone" (q era um remake de uma saga dos anos 70 - mas o q era excelente originalmente... virou uma xaropada sem fim em sua versão anos 90).

Seja como for, a revista durou até o ano 2000..... qdo foi substituída pela linha "Premium" (q elitizava os gibis da Abril tornand-os caros pros padrões da época e com uma péssima seleção de histórias - culpa tbm da fase ruim pela qual passavam os gibis da Marvel entre os anos 90 e 2000)!!! 

Até+

22 comentários:

  1. A revista do Aranha realmente marcou época. Lia algumas edições da época do número 40 e comecei a colecionar na edição 149 (justamente a do confronto com o Carnificina e Venom) e continuo comprando até hoje.

    Sua matéria tá muito boa, Leo. Só senti falta do Quarteto Fantástico do mestre Byrne, que dividiu as páginas com Teioso durante um bom tempo.

    ResponderExcluir
  2. Valew, Luiz....

    eu não mencionei o 4F do Byrne... pq ele tá na fila pra uma futura matéria exclusiva só pra essa fase, rs!!!

    eu pensei em falar sobre as histórias do Byrne q saíram na coleção "Maiores Clássicos".... e tbm sobre as q a panini ainda falta publicar (se é q vai voltar a publicar essa coleção de novo)!!!

    ela parou bem na metade.... pelos meus cálculos ainda faltariam mais 4 encadernados pra fechar a fase Byrne!!!

    mas realmente... o 4F do Byrne meio q segurou a revista do aranha nas costas por um tempo (qdo a qualidade das histórias do aranha deram uma decaída)!!! Eu cheguei a comprar essas ed. só pelo 4F... mas me livrei delas qdo a panini lançou a coleção "Maiores clássicos"!!!

    Abs!!!

    PS: ah, e em breve vai ao ar uma matéria sobre os Almanaques do Aranha (da RGE) e o 4F (da RGE)... é q eu preferi concluir essa trilogia da trajetória do Aranha no brasil antes de retomar essa fase da rge!!!

    ResponderExcluir
  3. Qual e a próxima editora ?

    ResponderExcluir
  4. O Aranha..meu personagem favorito. relembrei ótimos momentos lendo esse post.
    Eu particularmente gosto da fase que o Aranha enfrenta o crime urbano. acho que combina com o personagem. ele sempre foi um heróis da cidade esse negócio de viajar pro espaço, outras dimensões e afins deixa para os outros. é por isso que ainda não engoli o fato dele ter se tornado um Vingador efetivo. Claro, existem boas histórias mas o personagem acaba ficando deslocado.

    Mas todos esses acontecimentos que vc citou (tirando o Carnificina e o Venom que eu detesto) têm um lugar especial na minha preferencia.

    Ps. a Morte da Jean DeWolf também é uma das minhas histórias preferidas do Aranha(junto com a última caçada de Kraven)

    ResponderExcluir
  5. A próxima é a panini....

    mas ainda não sei se vou escrever sobre ela, pois acho essa fase atual do Aranha ruim demais e nem sei se consigo achar algum ponto positivo pra comentar numa matéria.

    Talvez não valha a pena fazer uma matéria falando mal de TUDO relacionado à uma revista ou fase de determinado herói....(o texto pode acabar ficando chato demais pra quem for ler - pelo menos eu "acho", rs)!!!

    uma coisa é escrever sobre algo q a gente gosta (o texto flui naturalmente).... mas qdo o assunto é sobre algo q nos desagrada, aí a coisa complica (pois eu nem saberia por onde começar a escrever)!!!

    mas vou pensar com calma nisso, blz??

    seja como for.... antes ainda falta ir ao ar a matéria sobre os Almanaques e Especiais do aranha (da RGE e Abril)!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  6. Macgaren,

    concordo contigo q o Aranha é um personagem urbano por natureza... e tbm não curto qdo utilizam ele em sagas cósmicas (a não ser qdo ele ajudou os vingadores a derrotar o Thanos - na saga clássica dos anos 70)!!!

    as histórias atuais do Aranha eu não acompanho... (parei ainda na Abril durante a saga do clone - não tive saco pra ver ressucitarem tanto o chacal qto o duende e o clone na mesma saga: isso foi um golpe fatal no meu lado colecionador, rs!!!

    preferi encerrar minha coleção do aranha no nº 150 da Abril (logo após a 1º aparição do carnificina).... tudo q veio depois disso eu desconsidero na cronologia PRÓPRIA e PESSOAL q eu estabeleci pro aranha, rs!!!

    e eu achei o Venom uma boa sacada (no começo).... mas depois qdo começaram a punhetar demais o personagem chegando ao cúmulo de tentar torná-lo um herói: aí larguei de mão completamente!!!

    o venom eu achava bom... antes dele se tornar popular nos fliperamas e entre os fãs de vídeo-games: com a popularidade em alta, a Marvel não soube o q fazer com ele nos gibis e cagaram com tudo: criando não apenas o carnificina (q ocupou o lugar d evilão enquanto o venom virava "mocinho") como tbm vários outros simbiontes do tipo (teve até um venom "mulher")!!!

    ResponderExcluir
  7. Massa meu, li muito aranha. É meu heróis preferido e foi com ele que comecei a ler quadrinhos de super heróis heh Parei de comprar um pouco antes da série premium e voltei agora a poucos meses na edição 110. As histórias estão legais agora, mesmo sem mary jane e com o pacto com o demo ehe Fazer o que né?

    ResponderExcluir
  8. Fale do aranha da Panini,ei quem sabe você possa fazer uma série especial dedicada aos vilões da Marvel...e quem sabe os da DC,poderia falar sobre Peter Parker,sobre os personagens do Universo do Aranha,e pra começar a série especial de vilões eu quero que escolhe o seu preferido.
    Espero Respostas.

    ResponderExcluir
  9. "Parei de comprar um pouco antes da série premium"


    Ae, Tiago... blz??

    eu tbm tinha parado antes (parei na 150)... mas voltei nas premiuns, sendo q nessa fase só comprei as ed. do aranha q tinham vingadores ou outras sagas completas!!!

    pra não dizer q eu não tenho nada da fase panini.... eu li aquele 1º arco do "Stragazinski", rs... q saiu num encadernado baratinho!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  10. "ei quem sabe você possa fazer uma série especial dedicada aos vilões da Marvel..."


    ae, Pablo.... blz???

    essa sim, é uma idéia q eu gostei... até pq, o aranha tem um montão de vilões legais!!!

    vou pensar numa forma de como fazer algo nesse sentido, blz??

    mas os meus preferidos já te digo logo de cara: Lagarto, Escorpião, e Mystério (gosto do visual deles)!!!

    sobre a fase panini... só queria concluir dizendo tbm q outro motivo pra eu relutar em escrever uma matéria: é pelo simples fato de q eu NÃO LI essa fase, rs:

    aí fica ruim o cara escrever sobre o q não conhece direito, né??? rs...

    valew mesmo pra sugestão, Pablo!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  11. Rernault Cave17/08/2013, 18:26

    Que saudades daquela época, se bem que a Abril gostava de cortar histórias, falas e páginas, e, a propósito, pelo site Guia dos Quadrinhos, descobri que a origem do Aranha em Amazing Fantasy 15 (na Abril, Capitão América 100, Homem-Aranha 92 e Spider-Man Collection 01) não foi mostrada pela Ebal e pela Bloch. Sua primeira aparição tupiniquim foi na RGE, no Homem-Aranha 44). A Ebal, Bloch e RGE já omitiam certas histórias, como o surgimento do Sexteto Sinistro original e a história original dos pais de Peter, vistas em Amazing Spider-Man Annual 1 e 5 respectivamente (o 1 em Origens dos Super-Heróis Marvel 3 e Spider-Man Collection 4 e o 5 em Teia do Aranha 4, pela Abril. O que uma editora omitiu, a outra mostrou e vice-versa. Entre as coisas que a Abril já omitiu estão pin-ups e histórias curtas, algumas ocasionais desenhadas por John Romita pai e outros desenhistas antigos como contrapeso e bônus nas edições americanas das revistas normais, ou nos anuais, etc. Fazer o quê, né? Há fãs mais endinheirados que preferem comprar os originais ianques, alegando que "se perde muito na tradução".

    ResponderExcluir
  12. "A Ebal, Bloch e RGE já omitiam certas histórias"


    Verdade... essas editoras tinham por norma pular todas as ed. anuais da Marvel, e com isso, acabaram deixando acontecimentos importantes ainda INÉDITOS no brasil: A Origem Secreta do Dr. Destino (4F anual 2), O Nascimento de Franklin Richards (4F anual 4), e poraí vai!!!

    A Abril (apesar do exagero nos cortes e pulos de material) até q tentou resgatar alguns desses anuais: como por exemplo o "Casamento de Reed & Sue" (4F anual 3) e a 1º aparição do "Sexteto Sinistro" (q saiu em "Origens dos SH Marvel 3)!!!

    mesmo assim, a galera curtia pra caramba essa fase da Marvel no Brasil... "talvez" pela pouca informação q tínhamos na época (eu só fiquei sabendo desses cortes todos mtos anos depois (apenas qdo inventaram a internet, rs)!!

    não adianta... o ideal mesmo é se a Panini tivesse continuado as Bibliotecas... só assim veríamos essas preciosidades na íntegra e em ordem cronológica!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. Comparada com a fase atual do Aranha, a saga do clone dá de 10...rsrs!Caso saísse alguns encadernados dessa saga compraria com certeza, nunca soube como terminou tudo...

    ResponderExcluir
  14. "Comparada com a fase atual do Aranha, a saga do clone dá de 10...rsrs!"


    Nisso eu concordo plenamente, rs... sem dúvida a do clone é bem menos pior do q a fase atual (q é só ladeira abaixo)!!!

    e cuidado com aquilo q vc deseja, hehe... pois eu soube q existem sim chances REAIS da saga do clone ser publicada aqui (e são 10 encadernados ao todo)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Sendo de Portugal era no início difícil conseguir os livros, mas houve uma altura, creio que 1982 começou a ser comercializado pela Editora Abril e tenho bastantes. Desde garoto que sou louco por Spider e Avengers, pelo que volta e meia ainda releio algumas das tramas

    ResponderExcluir
  16. "Desde garoto que sou louco por Spider e Avengers, pelo que volta e meia ainda releio algumas das tramas"


    Oi, Rogério.... tdo bem?

    Essa fase dos anos 80 era mto boa mesmo, né? As histórias do Aranha tavam maios amadurecidas em relação às fases anteriores e continuavam mantendo o mesmo nível de qualidade (prendendo a atenção do leitor a cada nova edição)!!!

    Tbm tenho bastante coisa dessa época na coleção.... e de vez em qdo tbm releio esses gibis pra matar a saudade, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. Olá Léo blz?

    Vc tem, ou sabe onde posso fazer o download, do gibi da primeira aparição do Carnificina? Lembro que li esse gibi nos anos 90 e foi uma estória que me marcou muito, gostaria de lê-la outra vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mecenas.... tdo bem?

      A 1º aparição do "carnificina" foi em "Amazing Spider-Man" 360.... tenta procurar neste LINK: http://kickass.to/

      É só esse q eu tenho usado pra baixar scans (mas eu só baixo em inglês mesmo)! E tbm gosto mto dessa história (mas tenho ela no formatinho da Abril)!

      Abs!

      Excluir
  18. Olá, Leo! Mais uma desenterrada! rs

    Não sabia que havia tido a história "A Morte da Capitã Jean DeWolff". Sabe informar se isto foi lançado em algum formato depois de 2012?

    Crossover do Aranha com a Sonja, será que li direito?! Não consigo nem imaginar se for a Red Sonja mesmo!

    Outra coisa que jamais imaginaria é que a Saga do Clone já seria um remake de algo dos anos 70!!! Essa saga mais antiga, se tiver vindo para o Brasil, só deve ter saído em formatinho, né?! Seria legal ver algo disso por aqui, mas duvido, pois a saga dos anos 90, apesar de ser a mais odiada, é a mais famosa exatamente pela controvérsia criada.

    Forte abraço!!! Acho que vou investir em anti-mofo antes de ler os próximos posts com mais de 2 anos de vida! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, ASGM... blz?

      Puxa, é uma pena q pelo visto vc tenha perdido o encadernado com a "Morte de Jean DeWolff" (q saiu em 2013). No LINK abaixo vc pode conferir uma prévia q postei aqui na época do lançamento (e pior q não há previsão de sair de novo tão cedo):

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2013/02/homem-aranha-morte-de-jean-dewolff-uma.html

      E o crossover q eu falei é com a "Sonja - A Guerreira" mesmo (a "Sonja" Q VALE, rs)... Saiu na revista americana "Marvel Team-Up" (e aqui no "Aranha" nº 2 da Abril). É uma ótima HQ em q a "Sonja" vem parar na nossa época através de um portal dimensional (ou algo assim) e o Aranha chega até a tirar uma casquinha dela, hehe! Saca só uma imagem do encontro:

      http://www.aracnofa.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/09/04-Aranha-Apalpando.jpg

      E por incrível q pareça... A "Saga do Clone" é mesmo um remake (estendido) de uma saga clássica com arte do Ross Andru (q durou apenas umas 6 ed. nos anos 70). E acredite se quiser, amigo: A saga original era MUITO BOA (sério)!

      A "Saga do Clone" original saiu 4 vezes no Brasil... Na mensal do Aranha pela RGE, na "Teia" (Abril), num almanaque de origens (tbm da Abril), e pela Panini (em formato americano) na coleção de "Grandes Desafios" (em 2007). Veja a capa da ed. da Panini abaixo (vale a pena se achar num sebo):

      http://rika.vteximg.com.br/arquivos/ids/219976-480-480/-herois_panini-homem-aranha-grandes-desa-05.jpg

      Abs!

      Excluir
    2. Oi, Leo!

      Consegui no Mercado Livre por R$ 40,00 o encadernado "Morte de Jean DeWolff" usado.
      E com relação a Saga Original do Clone, estou negociando a versão usada sem o fac-símile por R$ 20,00 no próprio ML. Acho que encontrei o que eu queria! rs

      No ML, também achei a coleção Grandes Desafios por preços variados (as 6 edições mais os 6 fac-símile usados), indo de R$ 175,00 a R$ 300,00. Pelo site Guia dos Quadrinhos, a coleção toda, na época, custava R$ 105,60. Sei que estão salgados os preços, então você acha que a coleção valeria mesmo custando R$ 175,00? Neste momento, é o "verme" que está perguntando! kkkkkkkk

      Desde já obrigado pela atenção!

      Excluir
    3. E aí, ASGM... blz?

      Acho q vc conseguiu boas ofertas nessas 2 q comprou... A "Morte da Jean" é uma ed. rara e difícil de se achar com bons preços hj em dia (40 pila tá bem aceitável)! E a do "Clone" tbm tá boa por 20, já q o fac-símile é desnecessário (a história com a 1º aparição do "Justiceiro" será repetida agora na ed. capa-vermelha dele na Salvat!

      De resto... A coleção de "Grandes Desafios" até valeria a pena se já não tivesse tantos repetécos. O Vol. 2 é o "Tormento" (McFarlane) q já saiu trocentas vezes, da mesma forma q os Vol. 3 e 4 (q compilam os principais confrontos com o "Duende Verde" - incluindo a "Morte da Gwen"). E o Vol. 6 é o mesmo arco do "Straza/Romitinha" q saiu na 1º ed. da Salvat (q custava 9 pila)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...