16/08/2011

Disney Especial: Uma Coleção..... Inesquecível!!!


Taí um gibi q nasceu praticamente junto comigo.... Em 1972 chegava às bancas o nº 1 de Disney Especial ("Os Bandidos")!!!

E durante toda a minha infância foi o meu gibi Disney preferido entre todos.....Foram 180 ed. ao longo de quase 30 anos de existência.... (a revista foi cancela em 1999)!!!

Confira abaixo algumas capas clássicas....


Disney Especial era um "ALMANACÃO".... com média de 200 à quase 300 pág, e sua principal característica era reunir dezenas de personagens em torno de uma temática específica a cada nova ed: Assim, cada gibi trazia uma série de histórias (cerca de 20 por ed.) ligadas ao mesmo tema: As Bruxas, Os Amigos, Os Rivais, Os Sobrinhos, Férias, Natal, etc e etc....


A revista trazia quase sempre material republicado.... (as "rerererererererererepublicações" q tanto falam) e q já havia saído nas revistas mensais de linha!!! Mas em raras ocasiões pintava uma q outra inédita na coleção.... como na ed. "Os Jornalistas", q trouxe material inédito com o zé carioca!!! Só q o objetivo era mesmo trazer uma quantidade enorme de material q já havia sido publicado antes.... pra q novos leitores conhecessem ou tivessem acesso ao material clássico da Disney!!!


Durante os saudosos anos 70 e 80.... a Abril tinha um estúdio q produzia histórias aqui no Brasil, e com qualidade q não deixava devendo nada pro material estrangeiro!!! Assim, as revistas mensais (Donald, Mickey, Tio Patinhas, Zé Carioca e Almanaque Disney).... tinham farto material pra sair todo mês:Fazendo com q sobrasse espaço nos Almanaques e Especiais.... pra republicarem histórias + antigas e clássicas!!!


Difícil selecionar quais foram as melhores edições da coleção toda.....mas entre minhas favoritas, estão todas aquelas q traziam os impagáveis confrontos entre Donald X Silva: vizinhos q não se suportam e não conseguem conviver lado a lado e q quebraram o pau em diversas ed: Os inimigos, Os Rivais, Os Encrenqueiros, Os Vizinhos, Os Briguentos, Os Valentões.... e tantas outras repletas de confrontos entre os 2!!!


Curiosamente a ed. mais rara de toda a coleção.... não é o nº 1.... mas sim, o nº 6: "Os Inesquecíveis"!!!
Pq? Talvez pelo fato de nunca ter sido reeditada ao contrário de quase todas as outras ed. até o nº 100 (já q o sucesso de Disney Especial garantiu uma reedição da série até o nº 107 - mas isso é assunto pra outra matéria)!!! na ed. dos "Inesquecíveis" o destaque maior sem dúvida era a origem do "Esquálidus" (um bizarro personagem vindo do futuro e q aparece de vez em qdo nas histórias do Mickey: sua origem é um clássico dos anos 40)!!!


A ed. 100 trouxe uma saga compelta.... "História e Glória da Dinastia Pato": Publicada antes de forma bastante bagunçada ao ser espalhada por diversas revistas mensais.... agora seria republicada de forma organizada e numa única ed. (mostrando o potencial de Disney Especial pra sagas mto extensas q não cabem nas ed. de linha)!!! Em 2009 essa mesma saga foi republicada em formato americano.... mas dividida em 2 partes.... ou seja: somente em Disney Especial o leitor poderia ler a saga completa numa única ed. (o q eu acho bem melhor)!!!


O auge da coleção foi sem dúvida as 100 primeiras ed.... A partir daí, a revista começou a perder fôlego.... e isso era visível pros leitores: Redução do nº de pág (o principal indício de q as coisas não vão bem com um gibi); repetição de temas já usados antes; e pior: "Reedições" q mantinham a mesma numeração corrente (estragando a coleção de quem já tinha todas as ed. anteriores!!!


Atualmente é publicada uma nova revistas nos mesmos moldes.... e q faz bastante sucesso entre os leitores: Disney BIG!!! Diferente do Disney Especial q ficava atrelado ao mesmo tema a cada ed..... o BIG traz a mesma variedade de personagens (num mix bastante eclético) e de períodos (indo da fase clássica até a moderna) sem ficar refém de um mesmo assunto!!! Nem preciso dizer q o BIG é atualmente minha revista favorita da Disney.... da mesma forma q o Especial era à 30/40 anos atrás!!!


Até+

56 comentários:

  1. Salve grande Leo. Gostei muito deste post, porque me levou direto pra infância e para os meus primeiros gibis Disney.
    Eu tinha poucos gibis e na nossa rua, depois de lermos a gente trocava com os amigos do bairro por outras revistas para ler coisas inéditas e no final das contas ninguém colecionava nada, pois as revistas estavam sempre passando de uma mão para outra.
    Eu fiquei muitos anos sem colecionar gibi, lá nos anos 80 eu voltei com tudo com super heróis, colecionava tudo o que saia nas bancas, depois tive a fase dos Will Eisner e outros autores mais obcuros dos quadrinhhos franceses como Moebius e também gente como Manara.
    Por volta de 2007 é que realmente voltei com tudo para os gibis Disney e tive a sorte de poder trocar muita coisa e adquirir verdadeiros clássicos dos gibis Disney, como esse Disney Especial #6 Os Inesquecíveis te guardo com muito carinho na minha pequena coleção de HQs Disney, minha coleção não tem nem 3 mil gibis, por isso me considero um micro, micro, micro colecionador Disney, na verdade acho que sou mais um "juntador" de revistas e não um colecionador.

    Quadrinhos Disney é o que gosto hoje em dia e não sei se certo ou não, não procuro e nem tenho vontade de conhecer outros universos de gibis, gosto da Disney e ponto.

    Tenho muitas dessas edições que tu colocou no post e isso dá uma sensação muito boa de em tão pouco tempo ter adquirido coisas que estão cada vez mais dificeis de serem encontradas. Com o advento na net e a facilidade de tudo mundo estar conectado na rede, qualquer sebinho de fundo de quintal cobra uma fortuna por qualquer revistas Disney que aparece e isso se torna um inferno para os colecionadores que não conseguem mais encontrar muitas "barbadas" nos sebos da vida!!!

    Leo um abração, como te falei em uma outra oportunidade, eu não deixo muitos comentários em outros posts teus pois são assuntos que não domino e como falei acima eu gosto é de Disney, portanto, quando tem posts sobre Disney eu venho com o o meu comentário. Abração amigo até mais.

    ResponderExcluir
  2. Bem-vindo de volta das férias, Ludy!!!

    eu aprendi a gostar da Disney com essa coleção... era minha favorita mesmo (nunca gostei mto d egibis fininhos q eu lia em poucos minutos)!!!

    sempre fui mais da turma dos "ALMANACÕES".... e hj tbm: prefiro mil vezes gibis encadernados e com o máximo de pág.

    eu tbm tenho os "inesquecíveis" (só q digitalizado, rs).... mas lembro da excelente matéria q tu fez sobre essa ed. (por sorte achei ela num site poraí) e é inesquecível mesmo como o nome diz!!!

    pela tua coleção... achei q tu nunca tivesse parado com a Disney... eu parei nos anos 80 tbm (em 1985) e voltei em 2009 (com o BIG 1, rs)!!!

    valew pela presença, Ludy... sempre q possível vou postar algo da Disney aqui (já q tudo q eu coleciono atualmente é o q mais me empolga tbm)!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Disney Especial também sempre foi minha revista preferida Disney. Na época em que parei de colecionar Disney e "me mudei" pra Marvel acabei me desfazendo de quase todas minhas revistas e as únicas que fiz questão de manter foram as Disney Especiais.Razão porque elas têm um lugar especial na minha prateleira mesmo que algumas não estejam em suas melhores condições.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! estes dias eu comprei o D.E. 02 por sete reais e tinham vários outros lá, de numeração baixa, mas não tinha esse número 06 (que eu estava procurando ele para enviar ao Paulo Gibi).
    Estou lendo esse número 02 e gostando.
    Já tive D.E. antes, pouquíssimos porque era uma fase em que meus pais escolhiam o que comprar e já era dessa fase mais avançada onde as páginas soltavam à toa e a impressão deixava muito a desejar.
    Só ressaltando que em algumas edições de D.E. era possível ler histórias com personagens de universos bem diversos enquanto que em Disney Big, por exemplo, ainda não apareceu tramas com lobão, banzé, ursinho puff, entre outros.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi essa postagem hoje bem cedinho,mas como hoje tive aula não pude comentar:
    Ótima postagem Leo.

    ResponderExcluir
  6. Macgaren,

    aconteceu a mesma coisa comigo na época qdo migrei dos gibis em geral... pro mundo dos vídeo-games:

    me livrei de boa parte dos gibis q eu tinha pra gastar a grana em fliperamas e consoles caseiros!!!

    hj eu sei q não é mais preciso abdicar de uma coisa pra se ter outra...

    abs!!

    ResponderExcluir
  7. Fabiano,

    eu tenho umas 2 ou 3 histórias desse DE "As Bruxas" q republicaram recentemente:

    uma é da maga q saiu num BIG... e outra é a excelente "A Bruxa do Bosque" q mostra o início do romance entre a Madame Min e o Mancha (e q saiu em AVD 48)!!!

    e realmente, antes parecia q o universo Disney era + amplo.... enquanto hj parece existir apenas o núcleo dos patos, do rato e do zé!!!

    esse DE6 (inesquecíveis)... é basicamente só de personagens secundários: banzé, lobão, bichinho bucky... etc!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  8. "Ótima postagem Leo."


    valew, Pablo...

    vou retomar o tema em breve e fazer uma outra matéria sobre as republicações do "Disney Especial" (pois faltou eu comentar sobre outras ed. importantes da coleção)!!!

    mas antes farei a sequência daquela do Homem-Aranha.... q deve ir ao ar nos próximos dias!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bem escrita a postagem,assim como as outras desse ótimo blog.

    ResponderExcluir
  10. Valew, Lucas...

    brigadão mesmo pelo apoio!!!

    e q bom q está curtindo as postagens... ainda sou bem amador nesse lance de blog (este é o meu 1º blog) mas tenho tentado me empenhar em trazer matérias bem diversificadas pra agradar a todos os tipos de leitores!!!

    valew mesmo, Lucas!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Léo, tudo bom???

    Como o Ludy falou, "Tenho muitas dessas edições que tu colocou no post e isso dá uma sensação muito boa de em tão pouco tempo ter adquirido coisas que estão cada vez mais dificeis de serem encontradas. " Eu tb tenho a sorte de ter "fechado" essa coleção antes do preço ESTOURAR nos ML da vida, como tá sendo agora. Preço justo? a meu ver não.

    Essa para mim é A COLEÇÃO, e tenho muito orgulho de consegui-la hoje tê-la todinha. Um dia consegui as DSE (22), depois comecei a comprar por tema, tipo assim, ou a DE ou a DER do mesmo tema já me satisfaria, e aos poucos fui tentando ter as 2 coleções, DE e DER. Hoje me faltam uns 15 ou 10 volumes de DER, e fechei a DE mês passado, com o para mim bastante raro DE176 - os apaixonados.

    Aliás, para mim esse DE176 é o mais raro de todos, dizem por ai que houve baixissima tiragem. Falam do número 174 tb, mas esse achei "fácil".Sobre o DE6, tive a sorte de compra-lo baratinho, 2 x, e tenho um "backup" dele, rsrs.

    Eu não considero que disney big chegue aos pés do saudoso disney especial, que a meu ver foi a maior coleção de quadrinhos disney já lançada.

    Sobre o que o fabiano falou, que massa conseguir o DE2 por 7 reais. DE GRAÇA!!!

    ResponderExcluir
  12. E aí, LEO!

    A Bruxa Adormecida do Bosque foi republicada recentemente? Não sabia! ela abre esse D.E. e achei a história simplesmente muito criativa com aquela dúvida que ficava na cabeça do Mickey e do Cel. Cintra sobre como o Mancha conseguia desaparecer.

    Eu gostei bastante dessa edição. Tem até algumas histórias de personagens que nunca mais vi por aí como a bruxa da Branca de Neve, a própria Branca de Neve, Tico e Teco, a Maga Patalójica...

    Acho que aos poucos eu vou voltar lá e comprar mais edições, pois em todo lugar por aqui custam dez contos e lá eu paguei sete, e estava até lacrada.

    Até mais...

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  13. Bacana esse blog. Quanto a revista big disney, acho que na verdade ele é uma mistura do disney especial, com a variedade do almanaque disney.

    ResponderExcluir
  14. Um Anônimo educado que escreve direito,uma raridade,Leo que tal você ser entrevistado por eu ?
    Estou esperando a segunda parte do seu especial sobre o gibi do aranha.

    ResponderExcluir
  15. Muito bacana mesmo o seu blog, Leo. Com o tempo to atualizando o meu do Hulk que tenho em parceria com uma galera:
    http://cavernadohulk.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Um anônimo educado e que escreve direito??? Realmente, tem coisas que a gente só vê aqui. rsrsrs...

    ResponderExcluir
  17. "Eu não considero que disney big chegue aos pés do saudoso disney especial, que a meu ver foi a maior coleção de quadrinhos disney já lançada."


    Ae, Sergio.... blz??

    eu tbm acho q o "DE" era bem superior ao "BIG", mas o q eu falei é q o BIG é uma publicação nos mesmos moldes: ou seja: feita pra agradar ao público q aprecia esses alamanacões repletos de histórias (bem variadas)!!!

    e nos sebos aqui do sul... a média de preço de um "DE" varia entre 10 e 20 reais (dependendo da numeração, mas por menos de 10 pila não se encontra)!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  18. "A Bruxa Adormecida do Bosque foi republicada recentemente?"


    foi sim, Fabiano....

    ela tbm abriu a ed. 48 de "Aventuras Disney" (q foi o último nº da revista)!!!

    essa ed. era toda dedicada ao Mancha (q em 2009 comemorava 70 anos)!!!

    essa ed. foi toda mto boa... se tu achar em algum sebo, pode pegar sem pensar 2 vezes q vale mto a pena!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  19. "Bacana esse blog. Quanto a revista big disney, acho que na verdade ele é uma mistura do disney especial, com a variedade do almanaque disney."


    Mto obrigado pelo elogio à este blog e por estar curtindo as matérias... valew mesmo!!

    e realmente, a variedade do Almanaque Disney (q será uma das minhas próximas matéria - provavelemnte pra semana q vem) era impressionante:

    pois até zorro e adaptações de filmes com atores reais eram publicadas no bom e velho alamanaque....

    fica ligado q em breve vai ao ar uma matéria no capricho sobre esse saudoso gibi!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. "http://cavernadohulk.blogspot.com"


    Valew, Hulkboy!!!

    não te esquece q assim q tu mudar o blog do hulk aqui pro blogger, vai ficar + fácil pra eu te ajudar a divulgar ele, blz??

    pois aí eu posso usar até o facebook pra compartilhar links dele...

    valew!!

    ResponderExcluir
  22. Leo, estava procurando velhas capas de revistas Disney Especial e fui cair aqui rsrs
    Sempre gostei das revistas Disney e como vc a minhas preferidas sempre foram Disney Especial. Ultimamente, tenho relido algumas dessas revistas que tenho guardado em casa... engraçado como vários personagens sumiram no tempo... Em Taubaté ,onde moro, aos domingos tem uma feira de bugigangas rs e como eu adoro essas coisas vez ou outra apareço por lá... ultimamente tenho achado velhas edições Disney Especial da década de 70 (1976,1978...)e acabo comprando hehe foi isso que me fez relembrar das velhas histórias da Disney... reler as de casa e garimpar outras nessas feirinhas e sebos da vida rs. Minhas revistas da dec.70 sempre vieram mesmo desses lugares... so as das decs.80 e 90 que costumava comprar em bancas... mas, olha em se tratando de capas sempre gostei muiiiito mais das que eram editadas nos anos 70... Disney especial com aquela capa plastificada e com desenhos atrás tbém puts muito legal. Bom, Almanaque Disney tbém não ficava devendo em nada. Bom, é isso! Abraços

    ResponderExcluir
  23. "Leo, estava procurando velhas capas de revistas Disney Especial e fui cair aqui rsrs"


    Seja bem-vindo aqui ao "Submundo" então, Agnaldo... e esteja convidado a participar sempre q puder (seguidamente faço matérias sobre as revistas Disney aqui, e elas ficam sempre linkadas no "marcador" ao lado: "Disney")!!!

    Tbm prefiro essas capas antigas repletas de personagens juntos... coisa rara de se ver hj em dia!!!

    recomendo a vc o banco de dados "Inducks", onde vc encontrará todas as capas de Disney Especial (e outras hqs disney) pra salvar em ótima qualidade:

    http://coa.inducks.org/index.php

    Ah, e ainda esta semana deverei fazer uma postagem aqui sobre a próxima ed. de "Disney BIG 19" (não perca)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  24. Cara achei muito legal o blog, falando de DE por favor me ajudem a completar a coleção se alguém tiver os números 174 175 176 .... Por favor entrem contato para negociarmos veja meu email claudinog@gmail.com
    Tenho muitas revistas, mas as historias do DE me faz lembrar de tempos difíceis tanto de grana como de informação onde nossa turma trocava gibis de porta em porta. Era muito integralizador, os gibis eram disputados as vezes no bafo.... Viajei no tempo ... Abs a todos os apaixonados por HQ.

    ResponderExcluir
  25. "Cara achei muito legal o blog, falando de DE"


    Valeu mesmo por ter curtido esta postagem, amigo...

    infelizmente não tenho mais nenhum "DE" (perdi toda minha coleção lá pelos anos 80, rs) e hj dependo apenas de republicações desse material em gibis tipo o "Dinsey BIG" e "Almanaques" q saem regularmente republicando essas histórias!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  26. Me lembro muito bem do Disney Especial,já tinha várias da disney(Mickey,Pato Donald,Almanaque Disney e etc...)mas esse lançamento era o top e eu não tinha dinheiro,agora me recordo que quase implorei para minha mãe e irmã me ajudarem.A resposta foi que não podiam,saí triste,mas...família é tudo,me chamaram e deram o dinheiro...até chorei sozinho no quarto,é difícil não lembrar e emocionar...obrigado mãe e maninha.

    ResponderExcluir
  27. "mas esse lançamento era o top e eu não tinha dinheiro"


    Pra mim era complicado tbm nos anos 70 (qdo colecionei essa revista)... eu até ganhava algumas da minha mãe sempre q ela podia comprar pra mim. Mas sempre q eu ganhava um "Dinsey Especial" eu tinha q abrir mão de outros gibis ao longo do mês!!!

    Hj em dia... a revista mais próxima a essa q temos nas bancas é o "Disney BIG" (em matéria de variedade de histórias e personagens)!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. Olá amigos fãs dos quadrinhos Disney, assim como eu.
    Cheguei a colecionar juntamente com meus irmãos várias edições de Disney Especial, que sempre foi e sempre será o Gibi da minha vida. Disney sempre foi Top, mas Disney Especial sempre foi a perfeição em termos de Quadrinhos. Tem algumas edições que guardo no coração como sendo das melhores.
    - História e Glóra da Dinastia Pato (Edição 100)
    - TV Patópolis
    - Os Fantasmas
    - Faroeste
    - Patópolis
    - Os Rivais
    - Os Astronautas
    - Férias
    - As Bruxas
    - Os Jornalistas

    Enfim, nada se compara a Disney Especial. E eu tenho um sonho: O de comprar todas as edições novamente, desde a número 1 (Os Bandidos) até a última, e se alguém souber se vende em algum lugar, por favor me comunique! Irei comprando pouco a pouco, mas com certeza comprarei!

    Grande abraço a todos, e parabéns pela postagem histórica.

    DJ Leitinho
    Retro House Radio

    ResponderExcluir
  29. "Enfim, nada se compara a Disney Especial. E eu tenho um sonho: O de comprar todas as edições novamente, desde a número 1 (Os Bandidos) até a última"


    Concordo plenamente contigo, DJ...

    até hj jamais vi um mix com seleção de material melhor e mais empolgante q "Disney Especial". Tanto é, q esse sempre será o gibi Disney + lembrado e importante q eu já colecionei!!!

    embora eu não tenha mais nenhuma ed. na minha coleção, já cheguei a ter 80 dessas na época... e tbm acho q seria interessante uma republicação na íntegra dessa revista como forma de saudosismo ao menos!!!

    Abs! (e obrigado por ter curtido esta postagem)!!

    ResponderExcluir
  30. E ai Léo, puxa como tem coisa boa nesse seu blog, só de saber que DE iniciou em 72 (quando nasci), já foi motivo de orgulho. Na década de oitenta é que me iniciei nos quadrinhos e os primeiros foram da Disney, nunca tive condições de comprar, assim contava com a bondade de amigos que me emprestavam, cheguei a ler em um só dia 23 DE, pois o cara me emprestou para devolver no dia seguinte, e assim me iniciei nesta loucura. Abandonei a Disney por causa da Marvel, mas sempre gostei e muito.
    Atualmente compro Disney Big, Disney Jumbo e a Mega, é uma forma de compensar a infância que não podia comprar, quando encontro em sebos também compro, assim tenho várias edições de DE, alem destas que citei tem saído algumas revistas mais parecidas com DE, já comprei duas do superpato, pateta reporter, Velozes e desastrados, Velho Oeste, alguma Coisa galactica, heróis e algumas outras que agora não lembo, saem paralelamente á BIG.

    Como você disse que gosta das histórias do Donald com o Silva, saiu uma revista comemorativa de 50 anos das brigas dos dois, é bem fininha, mas como você é fã vale a pena conferir.

    Comprei também uma revista quase gigante acho que o nome é bandidos ou vilões e ela é toda preto e branco.

    Abs

    ResponderExcluir
  31. Voltei do almoço agora e passei na banca,

    A edição comemorativa do Donald X Silva é de 70 anos e não 50 como falei anteriormente.

    bs

    ResponderExcluir
  32. "E ai Léo, puxa como tem coisa boa nesse seu blog, só de saber que DE iniciou em 72 (quando nasci), já foi motivo de orgulho."


    Brigadão mesmo, Wellington.... por estar curtindo tbm as matérias mais antigas do blog. Espero q vc encontre mtas curiosidades bacanas entre as primeiras postagens q fiz aqui (era qdo eu procurava raridades e capas antigas pra atrair a atenção de colecionadores aqui pro blog - e há 2 anos atrás eu tava bem no auge da minha redescoberta do universo Disney)!!!

    Tbm nasci em 1972 (em maio).... e fico feliz por ter vivido essa época boa dos anos 70 e 80. Eu lia bastante Disney naquela época, mas aos poucos tbm fui migrando pra marvel, rs. Uma pena q perdi quase tudo q eu tinha com a crise do plano cruzado (em 85) e tive q me desfazer de toda a minha coleção. Por sorte, recuperei uma boa parte anos depois comprando gibis antigos de outros colecionadores!!!

    Eu retomei a minha coleção de Disney qdo vi o "BIG" nº 1 nas bancas (em 2009)... imediatamente me bateu aquele saudosismo do "Disney Especial" e voltei a colecionar Disney com tudo, rs. Mas priorizo apenas o material mais clássico mesmo (q sai na BIG, nos almanaques, e na mensal do zé)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "A edição comemorativa do Donald X Silva é de 70 anos e não 50 como falei anteriormente."


    Ah, sim... essa ed. é a q eu tô mais ansioso pra comprar este mês, sabia?

    eu comentei ela semana passada num "Drops de Notícias" aqui no blog... e amanhã mesmo já vou na banca pra ver se chegou aqui no sul (espero q sim)!!!

    sempre adorei as brigas desses 2... as ed. + engraçadas q eu tinha do "Disney Especial" eram as q traziam os confrontos deles: Os vizinhos, encrenqueiros, rivais, inimigos, valentões, e briguentos!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. Grande Leo,
    O sistema de procura do teu blog é muito prático, procurei pelo DE e achei esse excelente post!!
    Da Disney eu coleciono apenas três títulos e somente as edições que saíram na década de 70 e início de 80, que eu considero a melhor fase. Ou seja, é uma coleção retroativa rsrsrsrs. Disney Especial até o #59, Almanaque Disney até o #113 e Tio Patinhas até o #199. A escolha dessa numeração não foi por acaso, foi exatamente a partir desses números que esses três títulos adotaram um novo visual em suas logos, o que acabou me servindo de critério para encerrar a coleção por aí, fechando essa fase da Disney que eu acho demais.
    Ainda me faltam muitos números mas aos poucos eu vou completando essa minha "coleção/seleção" rsrsrs.
    É isso Leo, parabéns pelo post, o blog continua demais cara, mesmo!

    ResponderExcluir
  35. "Da Disney eu coleciono apenas três títulos e somente as edições que saíram na década de 70 e início de 80"


    Oi, fabiano.... tdo bem?

    Legal vc ter curtido esta postagem (valeu mesmo).... pois o "Disney Especial" era a minha revista favorita nessa época (eu colecionava Disney nos anos 70/80 - parei em 1984 por problemas financeiros e retornei à disney a partir de 2009, rs): Cheguei a ter o "Disney Especial" completo: do nº 1 até 85 (Os Valentões)!!!

    o q me facilitou completar essa coleção na época.... era q haviam 2 séries simultâneas: "Disney Especial" e "Disney Especial Reedição": eu comprava as 2 ao mesmo tempo e não demorou até a "reedição" cobrir as edições clássicas q eu havia perdido!!!

    Hj em dia esses gibis temáticos da disney (Monstros, Aliens, etc).... não possuem o mesmo brilho do "Disney Especial": talvez pela falta de grandes nomes tipo Carl Barks, Gottfredson, e Paul Murry nessas ed. atuais. O "Disney Especial" era bom pq realmente trazia o melhor da disney. Enfim, espero q vc consiga completar essas coleções retroativas, rs (é preciso ter bons sebos por perto pra isso)!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. Tenho várias edições da Disney Especial, a maioria são do final dos anos 80 e começo dos anos 90, mas recentemente comprei algumas dos anos 70 e começo dos anos 80, até que paguei barato, só que ainda não li, rs. Sempre quando vejo alguma edição que não tenho já vou rapando a mão, porque não é em todo lugar que se encontra, são raras mesmo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandro.... essa fase dos anos 70 e 80 q era a melhor do "Disney Especial" mesmo, hein?

      e dizer q eu já cheguei a ter a coleção completa do nº 1 ao 85.... e vendi tudo qdo me apertei de grana nos anos 80. Hj essa coleção completa valeria uma fortuna se eu vendesse no Mercado Livre, rs!

      Abs!

      Excluir
  37. Olá, Leo!

    Eu sou de Portugal e sempre adorei as edições brasileiras dos livros da Disney.

    Como essas edições já não são vendidas em Portugal há muito tempo (desde os anos 90), infelizmente, você sabe me dizer qual é a melhor forma (segura) de eu comprar estes livros, Disney Especial e Almanaque Disney, através da Internet?

    Muito obrigada por qualquer sugestão que você me possa dar!
    Leonor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leonor..... tdo bem?

      Essas edições mais antigas da Disney são meio difíceis de se achar por aqui no Brasil tbm (são raras e qdo a gente encontra à venda o preço costuma ser alto). Mesmo assim, vou te indicar as formas mais confiáveis q eu conheço de vc conseguir algumas dessas ed:

      1) "Colecionando Quadrinhos": É o blog do Paulo.... q costuma ter vários gibis Disney à venda (mas tem q entrar em contato direto com ele pra ver o q ele tem em estoque). O LINK é este: http://colecionandoquadrinhos.blogspot.com.br/

      2) "Rika": É uma loja q tem bastante acervo de ed. antigas da Disney.... só não sei se eles vendem pra fora do Brasil, mas é uma boa dica pra procurar tbm: http://www.rika.com.br/

      Espero ter ajudado, e qq coisa é só me avisdar aí q eu tento achar mais lugares q vendam esses gibis, tá?

      Abs!

      Excluir
  38. prezado Leo:
    Seu bloog é otimo. Por isso escrevo para pedir sua ajuda. Estou procurando o gibi que tem uma historia em que o Tio patinhas encontra um mapa do tesouro do Barba Negra e vai a uma ilha para procura-lo e acaba encontrando o Raja de Ranjipur. No fim da historia TioPatinhas acaba encontrando petroleo nessa ilha. Com o seu conhecimento de Gibis voçê poderia dizer qual a publicaçao e titulo e numero desse gibi que eu li em 78 ou 79 mas nao consigo me lembrar qual é.
    É importante pra mim.
    Obrigado
    Marcelo
    resposta para playmobilr78@yahoo.com.br ou no proprio blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo.... tdo bem?

      Olha, eu pesquisei pra vc, mas não encontrei a história q vc falou.... Porém, achei todas as capas das ed. do "Tio patinhas" de 1978-79, e se vc lembrar ao menos a capa ou mais algum detalhe q ajude, a quantidade de alternativas já diminui. No LINK abaixo tem as capas das ed. durante esses 2 anos:

      http://www.papersera.net/vilaxurupita/tp/tp151_175.htm

      E se vc conseguir lembrar a capa ou mais algum detalhe, posso te ajudar a procurar tbm no INDUCKS: http://coa.inducks.org/index.php (q costuma detalhar melhor as histórias). Só q pra isso, seria bom termos ao menos a capa da ed. (já q procurando pelos personagens: Barba Negra e Rajá de Ranjipur.... eu não encontrei)! QQ coisa, me add no face q eu vou tentar ver com o pessoal q eu conheço por lá q possa ter essas ed. na coleção, blz? Fico no aguardo então!

      Abs!

      Excluir
  39. Bom dia Leo, voce poderia me informar em qual revista da Disney se encontra a Historia de: "SAMUEL MARISCO E IRIAN FALCAO NA ILHA DOS MARISCOS" Eu li essa linda historia nos anos 70" mas nao me recordo em qual revista da Disney. Eu agradeceria se voce pudesse me informar,ok!Meu e-mail:ronildo@aol.com, segue um grande abraco... Ronildo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ronildo... blz?

      Eu procurei pelo título no Inducks e não encontrei qq referência à essa história! Pra te ajudar a encontrá-la, eu precisarei de mais referências a respeito: personagens envolvidos, revista onde pode ter saído, etc!

      QQ coisa, se vc mesmo quiser tentar o "Inducks" é o maior banco de dados sobre Disney no mundo, vc acha qq coisa q tenha saído nos gibis Disney: https://coa.inducks.org/

      Abs!

      Excluir
  40. Olá Léo, parabéns pela postagem.
    Possuo mais de 50 exemplares desta coleção além de mais de 600 revistas da Disney, em sua maioria das décadas de 70 e 80. Gostaria de vendê-las, sabe onde consigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Tdo bem?

      Brigadão mesmo por ter curtido a postagem (foi uma das primeiras q fiz aqui pro blog, rs)!

      Pra vender essas edições, vc teria como opção os sites de leilão (Mercado Livre e OLX) ou grupos específicos de compra-venda de gibis no face, tipo o "Mania Comics". Tbm recomendo pra anúncios o tópico de vendas do grupo "Quadrinhólatras" (tbm no face)! Boa sorte nas negociações!

      Abs!

      Excluir
  41. Amava.Li quase todos!Pena ter acabado.Era incrível esperar cada edição e viajar com toda turma através das estórias contadas.Excelente post Léo!Até+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Tdo bem?

      Brigadão mesmo por ter curtido a postagem... Cada vez mais, sinto saudades dessa época (a Era de Ouro da Disney no Brasil)!

      Abs!

      Excluir
  42. Boa noite;
    Procuro refazer a colecção Disney Especial, só até ao Nº59 (anos 70, e talvez inicio de 80). Estou interessado em varios Nºs dos Disney Especial, é possivel procurar comprar aqui no seu Blog, ou este espaço é s
    ó para troca de ideias?
    Obrigado
    Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francisco... Tdo bem?

      O blog aqui é só pra troca de ideias mesmo, mas nada impede de vc deixar seu e-mail aqui pra caso alguém q tenha essas edições entrar em contato com vc inbox, blz?

      Abs!

      Excluir
  43. Olá. É também sem dúvida a coleção disney favorita minha. Ótima postagem(só vi agora).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Sandro...

      E q falta faz um "Disney Especial" nas bancas hj em dia, hein? A panini só lança gibis caros e luxuosos, e a culturama só gibi fraquinho sem material clássico (q era bom)! Complicado mesmo, né?

      Abs!

      Excluir
  44. Boa noite. Amigo, seu blog me emocionou. A lendária Disney Especial foi meu preferido durante toda a minha infância.
    Mas havia um critério para a compra: tinha que ter ao menos UMA história de Carl Barks . Se não tivesse , já era. Fiz uma coleção gigante , a qual eu li e reli à exaustão. Claro que tudo cansa e minha companheira foi ficando para trás, mas não sem deixar uma saudade enorme no meu coração. Putz, foi uma volta ao tempo. Eu tenho feito downloads quando acho as que eu mais lia. Muito obrigado por esta volta no tempo. Tô com 49 anos mas essas paixões infantis não morrem nunca. Seu blog está nos meu favoritos. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Betto... Tdo bem?

      Mto obrigado mesmo por ter curtido o blog, amigo... E espero q vc apareça e participe mais vezes!

      Temos basicamente a mesma idade (já fechei os 50, rs)... Ou seja: Provavelmente líamos as mesmas revistas na infância e "Disney Especial" era a minha favorita. Cheguei a ter a coleção completa, mesclando a série original com a "reedição" (q permitiu q mtos leitores recomeçassem a coleção - e com isso, tínhamos 2 numerações distintas do "Especial" nas bancas)!

      Qdo criança, era a minha mãe q comprava os "Disney Especial" pra mim... pois ela sabia q era a publicação Disney q mais me agradava por ser a q trazia mais histórias. Os gibis fininhos não me enchiam os olhos, hehe!

      Eu cheguei a comemorar qdo a Abril relançou novamente o "Disney Especial" há alguns anos atrás... mas infelizmente durou pouco: Coincidindo com o FIM da Editora Abril!

      Abs!

      Excluir
    2. Ola, Léo. Eu agora tenho feito download dos clássicos do Carl Barks no " o melhor da Disney". Eu perdi a coleção nas bancas e as que estão na internet estão absurdas de caras. Mas me divirto com as edicoes digitais. Havia mais duas sagas que eu gostava tmb , que eram Pateta faz História e as do Mickey detetive com o Mancha Negra.
      Se puder visite meu blog , chama-se Ponto Difusor, sobre desenho artístico e tenho um post sobre Carl Barks lá
      Obrigado por responder. Abraço, amigo 👏👏👏👏

      Excluir
    3. E aí, Betto... blz?

      Uma pena mesmo q a atual coleção do Barks na panini tbm esteja tão cara, e quase tenha dobrado de preço desde q começou pela Abril (antes custava 60 reais e agora foi pra 100): Eu acho lamentável isso, pois acaba restringindo a obra do Barks pra um público cada vez menor. Ainda acho q os gibis clássicos da Disney deveriam ser mais acessíveis pra todos!

      E obrigado pela dica do seu blog... Vou visitar sim e se quiser deixar o LINK aqui, fique à vontade (pra outros leitores tbm conhecerem), blz?

      Abs!

      Excluir
    4. Boa noite , Léo. Muito obrigado pela força, vou criar um link pro seu blog no meu.
      O endereço é
      https://pontodifusor.blogspot.com/

      Teu blog tem muitos outros conteúdos que eu tava vendo agora, vou dar uma passada pelos seus posts 👏👏👏👏
      Grande abraço e sucesso, meu amigo.

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...