30/08/2011

CRIPTA: O Terror Que o Tempo Não Esqueceu.....

Está chegando às bancas.... o Vol. 2 de CRIPTA: A aguardada seqüência de um dos melhores encadernados do ano!!!

A série traz os maiores clássicos do Terror dos anos 60.... publicados aqui no Brasil na saudosa revista "KRIPTA" (q reunia material das americanas "EERIE" e "CREEPY"). Pra quem gosta de Terror, é um prato cheio: pois essas histórias são de uma época em q os caras sabiam como apavorar o leitor com tramas criativas, finais surpreendentes, e o + puro clima de Terror e Suspense envolvendo: fantasmas, demônios, psicopatas, assassinos em série, e monstros das profundezas e de outros planetas!!!

O título desta matéria é um trocadilho com uma famosa história da revista: "ROOK: o HOMEM q o TEMPO ESQUECEU".... o personagem em questão pode ter sido esquecido pelo tempo, mas a revista não: pois como diz a clássica chamada de capa (e bordão da revista): "TODO DIA É SEXTA-FEIRA... TODA HORA É MEIA-NOITE"!!!..... Assim, confiram abaixo as belíssimas (e apavorantes) capas da série e vejam o q estará por vir nas próximas edições:

Eu lia a "KRIPTA" nos anos 70.... escondido da minha mãe, pois eu era criança e não podia ler essas coisas barra-pesada, rs:

Por sorte o meu tio (irmão dela) era fanático pela revista (e tbm por Tex: tanto, q foi dele q eu herdei uma coleção inteira de Tex alguns anos depois).... e é claro, tudo q é proibido acaba atraindo ainda + a atenção das crianças, né??

Assim, eu lia a revista escondido enquanto os adultos se reuniam na sala de jantar.... e eu adentrava literalmente os portões do inferno lendo esse gibi: era simplesmente aterrorizante (ainda mais numa época em q a violência não era tão banalizada como é hj em dia)!!!

Agora finalmente temos a chance de ler na ordem e sem medo de ser descoberto e punido por estar lendo um gibi proibido.... Eu digo "na ordem", pq essa coleção de encadenrados q tá saindo agora traz desde o nº 1 da revista "EERIE" (e mtas histórias dessa fase foram puladas no Brasil, já q a nossa "Kripta" reunia e mesclava o conteúdo de 2 revistas americanas: a outra era a "Creepy")!!!

Enquanto a Mythos publica a "EERIE" desde o início.... a Devir detém os direitos da "Creepy", e chegou a anunciar (ano passado) os encadernados da "Creepy" tbm (promessa essa, q a editora ainda não cumpriu)!!!

Mas pelo menos a Mythos parece estar se adiantando e agilizando a publicação dessa série.... q ganhou esse 2º vol. poucos meses depois do 1º (q esgotou rapidamente as primeiras remessas na loja q eu frequento e tbm sumiu rapidinho das bancas)!!!

Sobre o conteúdo da revista.... ela traz sempre uma antologia de histórias curtas de Terror, Suspense, e até Ficção Científica. Geralmente são histórias fechadas e sem personagens fixos (até pq, boa parte dos personagens acaba morrendo no final, rs).... Mas 2 deles ganharam destaque e acabaram até estrelando suas próprias séries: Vampirella e Rook ("O Homem q o Tempo Esqueceu")!!! A Vampirella acabou se tornado bastante famosa.... e hj é um ícone do chamado "Terror-Erótico" (pois seus trajes sumários lhe renderam um título de símbolo-sexual dos quadrinhos)!!!

Já o roteiro das histórias.... alguns eram originais.... e outros adaptavam pros quadrinhos alguns clássicos já consagrados da literatura de grandes mestres do Terror: Edgar Allan Poe ("A Máscara da Morte Rubra", "Os Assassinatos na Rua Morgue", "O Retrato Oval", "O Poço e o Pêndulo") e H.P. Lovecraft ("Um Sussurro nas Trevas")!!!

Assim sendo..... quem gosta do gênero.... realmente não pode perder essa coleção.... pois tirando uma ou outra obra-prima recente ("Mortos-Vivos", "Crossed") é possível afirmar SEM MEDO (com o perdão do trocadilho infame).... q já não se faz mais Terror como antigamente!!!

Até+

9 comentários:

  1. Eu já li algumas edições da Kripta mas confesso que não tantas quanto eu gostaria já que na época não era fã de Terror como sou hoje. Bem que podiam ganhar algumas republicações.

    ResponderExcluir
  2. E não aparece um salvador que republique nossas edições Calafrio, Mestres do Terror e Spektro (este última, no começo, era um mix de material gringo e nacional). Retomaram a publicação de Calafrio... de onde parou. Mas com venda em raros pontos. Até hoje, só para vender na Comix. Para comprar, tenho que pagar um frete de R$ 20,00.

    ResponderExcluir
  3. "Bem que podiam ganhar algumas republicações."


    Macgaren,

    essa coleção da mythos já é a republicação da "Kripta".... resta só a Devir cumprir sua promessa e lançar tbm os encadenrados da "Creepy": pra termos aqui e agora a coleção completa da saudosa "Kripta" (da RGE)!!!

    em formatinho não rolaria mais... pois o formato original dessas revistas é o magazine (maior q o formato americano): e aqui no brasil foram reduzidos pro formatinho.... o q deformava e minimizava a arte (sem falar nos cortes brutais no texto, é claro)!!!

    mas aguarde.... q em breve farei uma amtéria só pra Kripta (com "K") da Rge: já descolei umas capas fantásticas dessa revista!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  4. "Retomaram a publicação de Calafrio... de onde parou."


    Kleiton,

    eu vi essa nova "Calafrio" na loja q frequento... e achei mto bom o material (a arte tá ótima e a capa mto bonita)!!!

    mas não rola de eu pagar 30 conto num gibi de apenas 50 pág... é fininha d+ pro preço q custa!!!

    não sei qualé dessa editora q tbm lançou "Ken Parker" assim: com esses preços abusivos e irreais.... uma pena, pois eu queria mto acompanhar essa série tbm!!!

    pelo menos o lado bom.... é q essa "Calafrio" certamente voltou a ser publicada devido ao sucesso da "Cripta": e isso é sinal de q o gênero parece ter se reaquecido no mercado!!!

    como eu disse... agora só falta a devir lançar a creepy (prometida à mais de 1 ano), e outras editoras relançarem encadenrados dessas q vc citou (calafrio, mestres, spektro, e tbm a "Shock" e "3º Geração" - q eu tbm gostava mto)!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  5. tenho muitas edições de kripta, calafrios, mestres do terror (spektro eu não tenho certeza se tenho) Muito bem conservadas levando em consideração a data de publicação. Caso alguém tenha interesse de compra, segue meu e-mail: gt-nm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. como faço pra compra ou baixar esse maravilhoso material adorooooo no meu tempo lia demais


    meu email pra quem quizer realiza meu sonho web13lucas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. "como faço pra compra ou baixar esse maravilhoso material adorooooo no meu tempo lia demais"


    Oi, lucas... tdo bem?

    eu achei este link aqui pra vc, onde tem a coleção quase compelta (da RGE) pra baixar:

    http://guiaebal.com/kripta01.html

    Espero ter ajudado...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Just want to say уouг article is as astonishing.
    Τhe claгity on your submіt is ϳust nice and i сoulԁ supрοse
    you are κnοwlеdgеable on thіs subјect.
    Well with yοur permisѕion alloω me to clutch уour RЅS
    feed to keep uρ tο ԁate with appгoаching
    post. Тhank yοu a million and pleaѕe continue the
    rewarԁing ωoгk.

    Feel fгeе to visіt my wеbpage ... simply click for source

    ResponderExcluir
  9. Já li quase todas as kriptas.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...