29/04/2021

"Frazetta": As Pinturas Fantásticas de Um Mestre da Fantasia...

Um lançamento inusitado e essencial pra amantes da verdadeira arte... entra em campanha de financiamento coletivo (Catarse) pela Editora Figura:

"As Pinturas Fantásticas de Frazetta"... É um álbum de luxo em capa-dura que resgata o melhor da arte de fantasia no estilo: "espada/bruxaria", pelo mestre Frazetta (sem dúvida, o maior expoente do gênero na cultura pop em todos os tempos)!

Confira abaixo (muitas imagens e detalhes da edição):

Frank Frazetta (1928-2010)... Foi um dos maiores ilustradores da ficção científica e da fantasia do século XX, sendo mais conhecido por seu trabalho no gênero "espada e bruxaria" em imagens icônicas vistas nos quadrinhos, pinturas, capas de livros e discos, posters, etc. Foi tema do documentário: "Painting with Fire" (de 2003) e com farto material artístico publicado em compilações encadernadas (tipo este Artbook comentado aqui nesta postagem) e revistas (capa e artes internas - pin-ups) tipo a "Heavy Metal" americana, que teve em Frazetta um dos grandes nomes entre os colaboradores da publicação. Ganhou diversos prêmios, entre eles: O "Prêmio Chesley" (1988, 1995, 1997), "Prêmio Hugo" (1966), e o "Prêmio Spectrum Grand Master of Fantastic Art" (1995). Começou cedo no ramo dos quadrinhos (ainda na década de 40) em estilos variados: Western, terror/suspense, sci-fi, e HQs baseadas em fatos Históricos!
 
Mas foi a partir dos anos 60, que Frazetta ganhou mais notoriedade com suas belas pinturas retratando universos fantásticos repletos de fantasia, bárbaros, monstros, e mulheres sensuais... E é este material que marcou e virou referência pra cultura pop em geral (inspirando inúmeros filmes, animações, e HQs: é claro). Assim, a Editora Figura (Torpedo 1936) lança este belíssimo Artbook com cerca de 200 ilustrações de Frazetta (entre pinturas e esboços) em capa-dura (formato 23,2 x 32,5 cm, 120 pág, R$ 72) com financiamento pelo Catarse (neste "LINK"). Eu (com o nome do "Submundo-HQ") estou apoiando este projeto e recomendo pra quem saiba apreciar a arte de Frazetta em seu AUGE (a maioria dessas pinturas foram produzidas entre os anos 60 e 80). A editora usará esta edição com uma espécie de TESTE pra publicação de outros Artbooks através do selo: "Figura Ilustra"!

Entre as imagens acima (que eu selecionei pra esta postagem)... Está uma CAPA de "Conan - O Bárbaro" (usada pela P&N em um dos LIVROS de Robert Howard), sendo que a edição trará 5 capas do cimério. Além de imagens usadas em capas das revistas "Heavy Metal" e "EERIE" (que aqui no Brasil serviu de base pra "Kripta" da RGE e "Cripta" da Mythos); O poster da animação: "Fogo e Gelo" (dos anos 80); A "Princesa de Marte" (Dejah Thoris); e uma montagem envolvendo vários trabalhos do artista. No Brasil, as HQs de Frazetta (histórias e capas) são publicadas desde o início dos anos 50, em títulos como: "O Globo Juvenil", "O Lobinho", "Coleção de Aventuras" (Força Expedicionária Brasileira), "Vampirella", "Kripta" (RGE), "Cripta" (Mythos), "Creepy" (Devir), "Combate Inglório" (Gal), e "Dan Brand" (lançamento recente com HQs de Frazetta dos anos 50)!
 
Até+     

32 comentários:

  1. Oi Leo!

    Lançamento imperdível!

    Cobiçava este livro há anos, mas o preço dele importado era uma pequena fortuna; mas agora, graças a Crom ele sairá por aqui!

    Sou fã incondicional de Frank Frazetta, que considero um dos maiores artistas modernos, um verdadeiro mestre!

    Frazetta definiu a "verdadeira" representação do Conan para além dos livros, apagando as representaçãoes um tanto equivocadas e distantes de como o Cimério deveria ser de fato!

    Creio que este ano pode ser fechado com chave de ouro em relação aos trabalhos do artista, com dois momentos distintos de sua carreira, já que tivemos Dan Brand e Outros Clássicos, pelo Pipoca e Nanquim, e agora este Pinturas Fantásticas de Frazetta, pela Editora Figura!!

    Uma pena que a revista Cripta não emplacou novamente, e teve de ser cancelada; e o título Dejah Thoris nunca tenha tido chance no Brasil, ainda mais depois do fracasso de John Carter quase dez anos atrás, que sepultou qualquer chance de alguma editora se interessar em publicar!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Imperdível mesmo, hein? Logo q fiquei sabendo desse projeto no Catarse (em 1º mão através do grupo do "Submundo" no face)... Fui voando apoiar, rs!

      E q coincidência... da mesma forma q vc, eu tbm tava de olho nessa edição importada, achando q não teria nenhuma chance de sair por aqui. Mas o preço da gringa era impraticável pra mim (225 reais na última vez q vi), daí a razão do meu êxtase com este lançamento por 72 pila, hehe!

      E vc tem razão... Antes do Frazetta redefinir o "Conan" (nos anos 60 ainda), as versões q a mídia mostrava dele eram as mais bizarras possíveis: Loiro, parecendo o "Thor", magrinho e raquítico vestido de romano, e uma q outra baseada no ator Victor Mature (um precursor do Stallone). Ainda bem q qdo o "Conan" foi adaptado pros quadrinhos da Marvel, ele logo adotou de vez o visual semelhante ao do Frazetta no traço do Buscema (após a fase Barry Smith, q tinha um estilo inicial mais "Kirbyano") e nas capas da "Espada Selvagem" (pra mim, é a versão definitiva do bárbaro)!

      E putz, perdi o "Dan Brand" mesmo... Infelizmente, tive q cortar essa edição da minha lista de compras: Apesar de ter grande interesse, tenho outras prioridades q passam na frente e pras quais TBM faltará verba, kkk!

      A "CRIPTA" rodou mesmo... q lamentável isso: Pior q a Mythos tinha feito direito e as edições tinham capa-cartão (q deixavam o preço mais acessível do q se fosse em capa-dura). Acho q o TERROR clássico não tem vez entre o público brasileiro mesmo, pois até a "CREEPY" da Devir rodou junto!

      A "Dejah Thoris" é outra perda lastimável... Ela teve boas HQs pela Dynamite lá fora, mas acho q nunca verão a luz do sol por aqui, graças ao fracasso daquele filme de MERDA da Disney (q infantilizou e matou toda a violência e sensualidade q a personagem e a trama deveriam ter): Filme SOJADO pra caralho, mereceu o fracasso q teve!

      Abs!

      Excluir
    2. Acho que a Mythos deve ser a editora que mais deixa as coleções na geladeira, perde licenças e deixa tudo meio que incompleto ou lança poucos volumes.

      Excluir
    3. Oi, Fábio... blz?

      Eu já acho q esse posto pertence à PIXEL e será difícil tirar esse troféu dela, hehe!

      A Pixel era famosa por apenas começar as coleções e não levar nenhuma adiante (taí o "Flash Gordon" q eu fiquei com 2 Vol. incompletos na estante - sendo q no 3º teria a conclusão da saga do Imperador Ming)!

      Abs!

      Excluir
    4. De fato ! Muito bem lembrado.

      Excluir
  2. Mesmo para aqueles que nunca leram essas HQ já testemunharam essas capas incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Marcelo...

      São imagens icônicas q marcaram gerações e tiveram forte influência em todos os setores da cultura pop!

      Abs!

      Excluir
  3. Excelente seleção de imagens, já garanti a minha edição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, L... eu tbm já garanti a minha, esse já é (desde já) um dos grandes lançamentos do ano!

      Abs!

      Excluir
  4. Leo, parabéns pelo texto. Esses quadros que vc apresentou são maravilhosos, verdadeiras obras de arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo... blz?

      Obrigado por ter curtido a postagem... Te confesso q achei gratificante fazer essa pesquisa de imagens (levei uma madrugada inteira pra isso, rs) pois consegui algumas delas em melhor resolução do q as q eu tinha!

      Abs!

      Excluir
  5. Até quando vai essa campanha para adquirir essa obra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francisco... Vai até o dia 14 de maio (faltam 16 dias a contar de hj, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Opa, então dá tempo de pegar, até lá já consigo "tirar a corda do pescoço" obrigado.

      Excluir
  6. Que bela edição! Pena que não tenho grana para comprar... Mas espero que a campanha seja um sucesso e tenha estoque no futuro para eu adquirir quando minha situação financeira melhorar.

    Acho as revistas do Conan com as capas do Frazetta e arte interna do Buscema o ápice da nona arte. Nenhuma dobradinha conseguiu superar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Fique tranquilo, pois mesmo qdo a campanha acabar, ainda será possível encontrar essa edição em lojas (amazon e no próprio site da Figura)... Foi assim com o "TORPEDO 1936" tbm, q eu vi q manteve boas ofertas no site da editora mesmo após ter saído do Catarse!

      Abs!

      Excluir
    2. Eles colocam também junto com combos de novos lançamentos no CARTARSE.

      Excluir
  7. Ó Léo, o oráculo que tudo sabe e tudo vê!!! Irei comprar o livro pois me interessa demais essas pinturas. Algumas delas inclusive foram usadas como capas de discos de bandas como Nazareth, City Ungol e também do Grim Reaper. Só uma coisa que me chamou a atenção no anuncio do cartase. No final, a descrição dos valores consta "Orçamento: Gráfica - 40%, Direitos autorais - 10%, Envios - 20%, Catarse - 13% e Produção - 17%". Até ai beleza, mas ao fechar o pedido se inclui o frete, no meu caso foi inserido R$ 25,00 no final da operação. Então nao entendi o porque na descrição dos valores do orçamento consta 20% de envio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Clayton... blz?

      Bem lembrado, amigo... Esqueci de mencionar na matéria sobre a capa do disco da banda "Nazareth" (embora eu tenha falado q ele ilustrava capas de disco em geral - teve outras capas q ele ilustrou tbm). Inclusive, acho q postei umas 2 imagens acima q eram capas de disco, será q não? (a do cara no cavalo eu tenho certeza)!

      E boa pergunta sobre a questão dos "envios"... Tbm não entendi essa direito, já q pra mim tbm foi cobrado o frete (ficou esses mesmos 25 biro-biros, rs). Vou tentar mandar um e-mail pra Figura perguntando isso e se me responderem eu te aviso lá pelo face, blz?

      Abs!

      Excluir
    2. Talvez seja por causa dos aumentos dos correios. Na live com o 2quadrinhos o dono da editora falou que tava se segurando pra nao repassar os aumentos com os custos dos correios (alem disso o papelao pra embalar os pacotes esta ficando caro rapidamente) e que a meta do catarse era uma base minima pra adquirir os direitos e publicar a obra. eu tbm paguei esse frete de R$ 25,00

      Excluir
    3. Pois é, até a Estrela (qdo eu comprei o último Falcon) teve q aumentar o preço do frete (q quase dobrou em poucos meses)!

      Os Correios tão fazendo de tudo pra se tornarem cada vez menos populares e acelerarem o processo de privatização (logo devem tomar bonito no rabo)!

      Abs!

      Excluir
    4. "Os Correios tão fazendo de tudo pra se tornarem cada vez menos populares e acelerarem o processo de privatização (logo devem tomar bonito no rabo)!"

      É comum esse pensamento de que se privatizar o serviço vá melhorar, mas é certeza de que o valor do frete aumentará muito mais do que o atual. Eu falo isso, porque compro muito de sebos e todos eles fazem emtregas pelos correios (sebo pacobello e sebo do messias principalmente).
      As empresas de pequeno e médio porte dependem deles. Eu falo isso porque elas possuem a opção de contratar empresas privadas para fazer as entregas e mesmo assim continuam usando a estatal. Vale lembrar que os correios só possuem monopólio da entrega de cartas, nao possuem monopolio de entrega de livros, dvds ou cds e outros produtos)

      Excluir
  8. bela edição
    vou pensar se apoio
    tenho outras prioridades colecionistas q nunca terminam

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Scant... blz?

      Essas outras "prioridades" q todos temos e q variam de leitor pra leitor... é q nos deixam numa sinuca de bico todo mês, rs!

      Pra algumas coisas caberem no meu orçamento, eu tenho q abrir mão de outras... Recentemente tive q PULAR algumas HQs q eu queria mto: "Martha Washington", "Dan Brand", "Ronin" (perdi de novo esse relançamento do Miller), e devo abrir mão do "Ken Parker" q vai sair pela Mythos (não terei como abraçar uma coleção de luxo com 50 Vol)!

      Abs!

      Excluir
  9. Pesquisando imagens desse artbook na net achei essas montagens:

    http://2.bp.blogspot.com/-fFlnWWPIUcU/XE-haz0BH3I/AAAAAAAAM1U/vxYqALvuWd4Vorn3oR2aMhm-eCEeM6snQCK4BGAYYCw/s1600/IMG_2412.jpg


    http://1.bp.blogspot.com/-6qrnWwwQolM/XE-iJC6DbgI/AAAAAAAAM1g/tPEdIERttPAH2NE9cPHvdqeuzJWHAuUOACK4BGAYYCw/s1600/IMG_2411.jpg


    Fonte:
    http://www.giantsizegeek.com/2019/01/conan-barbarian-variant-covers-by-frank.html?m=1

    Sensacional!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, adorei as capas-montagem... Teriam ficado mto bonitas mesmo no OMNIBUS do Conan, rs!

      Abs!

      Excluir
  10. blz Leo?

    meu primeiro contato com a arte do Frazetta foi com um álbum de figurinhas (1980 e poucos e não lembro o nome), posteriormente já 1995 fiz uma coleção de cards, só arte foda.
    gosto muito, muito mesmo de sua arte mas...... como o
    Clayton Franco já falou acima parece que tem frete duplo e por este motivo vou pular.
    espero que num futuro próximo a revista esteja disponível na amazon.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      E eu o 1º contato q tive com a obra do Frazetta foi através da "Heavy Metal" mesmo... Minha tia (q morava comigo na infância) era artista plástica e comprava a Heavy Metal importada (na época nem se cogitava ter essa revista no Brasil) pra apreciar o trabalho de diversos artistas (o Moebius era um dos favoritos dela, junto com o Frazetta e o Bougeon)!

      Lembro q eu ficava maravilhado com a arte do Frazetta e com menos de 10 anos de idade eu já "viajava" nesses mundos fantásticos só de olhar pros desenhos, rs...

      Abs!

      Excluir
  11. Tem no mínimo umas duas imagens do John Carter do Frazetta aí nesse meio que eu vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo, MARVETE...

      O Frazetta desenhou a MELHOR "Dejah Thóris" (Princesa de Marte) q existe... Uma "The líssia", rs!

      Abs!

      Excluir
  12. Esse é um dos meus xodós da coleção, a arte do Frazzeta é um negócio de louco, os traços, a anatomia, as belas mulheres encorpadas, aliás todos os personagens dele são encorpados, o que atrai meus olhos por cada canto de suas ilustras, a forma dele transmitir movimento em imagens estáticas, alem dele ter uma noção de montagem de elementos é impressionante, mal posso esperar pelo volume 2!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma das melhores aquisições q fiz este ano mesmo, André...

      Edição magnífica: ricamente ilustrada e de encher os olhos... A arte do Frazetta me remete tbm àquelas pinturas clássicas de séculos atrás. Fico feliz em saber q haverá um Vol. 2 (esse vai ser COFRE certo tbm, rs)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...