10/04/2020

HQs Apocalípticas: Para Se Ler no Fim do Mundo...

Em meio à crise mundial do Corona-Vírus (COVID-19)... É impossível não pensarmos no quão próximo a raça humana poderia estar da extinção ou de um futuro apocalíptico com escassez de recursos (se não por esse vírus atual - que esperamos ser controlado em breve - talvez por algum outro que venha futuramente e possa ser mais mortífero ainda: Que deus nos livre, é claro)!

Assim, como este AINDA é um blog de QUADRINHOS (embora os GIBIS tenham se mostrado mais supérfluos do que nunca diante de uma ameaça global real), selecionei aqui algumas HQs apocalípticas que mostram futuros sombrios, depressivos, violentos, e desolados. Separem alguns deles pra ler durante a crise e rezem pra que esses futuros distópicos fiquem restritos apenas à ficção de um bom GIBI, rs...

Confira abaixo:

O "Corona" chegou com tudo, pessoal... Numa semana, estávamos todos com nossas vidinhas "normais" (na medida do possível), e na outra (poucos dias depois) nossa rotina já havia mudado radicalmente: A ordem era pra ficar de quarentena trancado em casa, o comércio fechou suas portas, funcionários foram demitidos, as ruas esvaziaram, a paranóia tomou conta da população, a mídia tirou proveito em benefício próprio, e os mortos e contaminados pelo vírus se multiplicam no mundo todo de forma assustadora a cada dia que passa. Diante desse cenário, fica difícil não fazermos uma comparação com filmes, livros e gibis de ficção científica que abordem futuros apocalípticos (algo que passou a fazer parte dos nossos temores e da nossa realidade mais imediata)!

Dito isso... Selecionei pra esta postagem especial, 10 HQs (e mais algumas "Menções Honrosas") com cenários futurísticos apocalípticos e desoladores, ao melhor estilo: "Planeta dos Macacos", "MAD MAX", e "Fuga de Nova York", rs (filmaços de fim de mundo). Começando com uma das minhas "TOP 100" HQs de todos os tempos: "Apenas um Peregrino" (de Garth Ennis & Carlos Ezquerra), lançada pela Devir (capa acima) e relançada há pouco tempo pela Mythos, a trama mostra um futuro onde os oceanos da Terra secaram e poucos sobreviventes lutam pra se protegerem contra a sede e contra bandidos e mutantes no enorme e árido deserto em que se tornou o planeta. Destaque pra batalha épica nos destroços do navio TITANIC (que virou uma fortaleza no meio do deserto)!

O "HULK" rendeu 2 ótimas HQs apocalípticas: "O Último Titã" e "Futuro Imperfeito" (que saíram inicialmente separadas: A 1º em "Marvel Apresenta" da Panini e a 2º em mini-série da Abril - Depois, ambas foram reunidas JUNTAS num mesmo encadernado da Panini). Assinadas por Peter David, na 1º o "Hulk" é o último sobrevivente do planeta, sobrando somente ele e as baratas, rs (ótima e criativa história). Já na 2º (com arte de George Pérez), o Gigante Verde viaja no tempo e se depara no futuro com o "Maestro": Uma versão mais velha, forte, e cruel do próprio Hulk (que matou vários heróis e dominou o mundo)!  E o "Velho Logan" retoma o estilo à la "Mad Max": Desértico, decadente, e violento (tem uma bizarra participação do "Hulk" também, no final, que pela 3º vez nesta postagem aparece numa HQ apocalíptica)!

"Y - O Último Homem" (da Vertigo), foi relançado pela Panini em capa-dura (5 Vol ao todo) e mostra o sonho de muitas feminazis radicais: A extinção de todos os machos do planeta, hehe. Sim, um vírus misterioso matou todos os homens, exceto o protagonista da trama e seu macaco de estimação, que agora são caçados num mundo só de mulheres. Contudo, para azar das moças que povoam o mundo, o tal sobrevivente não tira nenhum proveito da situação e tenta se manter fiel à sua namoradinha distante, rs! O pistoleiro "Jonah Hex" teve uma malfadada série futurista num cenário (mais uma vez) inspirado em "Mad Max". A fase é uma das mais execradas pelos fãs de Hex, e teve parte publicada em "Super-Homem" da Abril (capa acima). Curiosidade - A série de TV: "Lendas do Amanhã", deixou uma brecha pro Hex viajar no tempo rumo ao futuro (ele apareceu em vários episódios)!

E tem lançamentos em meio à esta matéria (pra quem achava que só seriam relembradas HQs mais antigas)... "Batman - O Último Cavaleiro da Terra": Um interno desperta no Asilo Arkham. Ele está são. E nunca foi quem pensou ser. Assim começa uma aventura épica do Batman, que embarca em uma jornada pelo devastado Universo DC. Para descobrir o mistério que esse mundo esconde é necessário investigar o que o deixou assim e encontrar a perigosa força que destruiu o mundo como o conhecíamos! Ainda ente as HQs novas: "The Walking Dead", a série mais famosa e extensa sobre um apocalipse zumbi, ganha 2 novos vol. em curto espaço de tempo: Vol. 27 e 28 (com "A Guerra dos Sussurradores"). A série terá 32 edições ao todo (falta pouco)! 

O "KAMANDI", do REI Kirby, seria uma das futuras coleções de "Lendas" da Panini (mas com as recentes reformulações das linhas econômicas, não sei em que pé ficará agora - seria algo pra depois do término do "4º Mundo"). A trama mostra o "Último Rapaz na Terra", num mundo inspirado pela febre do "Planeta dos Macacos" (a HQ é dos anos 70 e teve 40 números assinados por Kirby)! Por FIM... O "FIM", hehe: "Justiceiro - O FIM", foi publicado num especial natalino da Panini (Justiceiro Anual 2) e no Vol. 4 da coleção deluxe da fase MAX (de Garth Ennis). Num mundo devastado pelo holocausto nuclear, Frank Castle busca vingança contra os últimos sobreviventes da Terra: Os governantes responsáveis pelo extermínio da humanidade, e que se escondem num bunker. Mas nada pode parar a JUSTIÇA de Castle (agora bem envelhecido e à beira da morte pela radioatividade)!  

Até+

PS: E tem MAIS: "DESTRO" (HQ nacional de extrema-direita mostrando um apocalipse comunista); "Visões de 2020" (dica do VAM pra incluir na lista); "DRUUNA" (putaria apocalíptica); "Cable" (O "Exterminador do Futuro" da Marvel); e "Killraven" (criado por Roy Thomas e Neal Adams em 1973)!

70 comentários:

  1. Léo, ao ler essa estranha e pertinente matéria e seguindo nesse tom deprê , lembrei de uma animação que, apesar de gostar bastante, sempre me intrigava.

    À epoca, ainda garoto, achava que se a civilização fosse a derrocada, o que restasse ficaria exatamente daquele jeito.

    É o clássico THUNDAR, O BÁRBARO.

    E sim, estamos a viver tempos estranhos.
    Mas nem assim o preço dos quadrinhos diminuem...

    Até a próxima,

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Michel... blz?

      Pôxa, eu adorava esse desenho do "Thundarr" tbm... era uma época mto boa pra quem foi moleque nos anos 70 e início dos 80: as manhãs da TV eram maravilhosas. Segue uma FOTO aí pra quem não conhece ou precisa refrescar a memória, rs:

      https://i.pinimg.com/736x/1e/14/35/1e1435520b8b7faf2046ee0d86a2c9ba.jpg

      Abs!

      Excluir
  2. Oi Leo!

    Parabéns pela postagem! E ela chega no momento mais oportuno, diante da situação atípica em que estamos vivendo no momento!

    Das listadas aqui (e eu não tenho) as que mais me interessam são Y-O Último Homem, que não adquiri na época em capa cartão, porque chegou por aqui de forma irregular, com distribuição setorizada e algumas edições não vieram! Aí restou as versões em capa dura, que estão na minha lista, mas de certa forma não são prioridade, eo tempo foi passando e acabei deixando de comprá-las, mas pretendo mudar isso, mesmo tendo algumas edições esgotadas, porque a Panini deve republicá-las em breve!

    A outra é Hulk: Futuro Imperfeito que aPanini republicou, mas foi tipo "piscou perdeu" igual a Batman:Shaman e Orquídea Negra!

    A do Justiceiro eu fico fezliz em saber que ela está na edição encadernada de nº04, assim fica mais fácil adquirí-la!

    Kamandi clássico está na lista de desejos dos leitores brasileiros, mas infelizmente, parece que continuará inédito por aqui, com a reformulação de clássicos da editora não temos certeza de mais nada!

    Este do Superman do Hex do futuro, eu tive muitas chances de adquirir, mas nunca me animei, e acho que agi certo, Hex só mesmo no Velho Oeste.Ademais, eu não sou um grande apreciador do Universo DC pré-Crise!

    Batman do Snyder, eu pulo fora, não gosto dele escrevendo Batman!Aliás, ele e o Tom King foram os responsáveis por eu ter abandonado os títulos do herói!Eles literalmente acabaram com a dignidade do herói, descaracterizando-o muito!

    Walking Dead eu comecei a comprar em formato mensal, mas a distribuição era caótica e parou de vir por uns três meses, aí pulou várias edições, e depois a Panini assumiu e só publicou encadernados, aí eu pulei fora!

    Velho Logan eu tenho, e achei apenas OK!

    Gostei da sugestão do VAM em incluir Druuna, Killraven, e Cable! aliás, Killraven estaria na coleção vermelha da Salvat caso ela não fosse cancelada!

    Como sugestão eu incluiria "Sabre" de Don McGregor e Paul Gulacy que saiu por aqui pela Nova Sampa. Lembra dele em "Visões de 1990"?

    Este momento atípico irá passar, mas deixará sequelas por alguns anos, depois tudo volta ao normal de antes.Não creio que a humanidade aprenderá com seus erros!

    Superamos muita coisa nas últimas décadas, guerras, crises econômicas, genocídios, e o 11 de Setembro que chocou o mundo, hoje é apenas história e o mundo não mudou nada depois do que parecia ser um "antes e depois" da humanidade, e será assim depois que o Covid-19 for controlado!

    Nem a AIDS mudou o mundo, e olha que ela matou muita gente entre os as décadas de 1980 e 1990.Depois de "controlada", melhor dizendo, com meios de prolongar a vida do infectado, hoje ela até é esquecida,e assim será com o Covid-19!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Brigadão por ter curtido a postagem... Mas dentro do hype do q isso é impossível, rs! Pior q eu tive a ideia pra esta postagem depois de compartilhar um meme no face com o Rick (de Walking Dead) indo armado fazer as compras de supermercado, hehe!

      O "Y - Último Homem", eu devo botar à venda minha coleção de capa-cartão (q tá em perfeitíssimo estado)... Se quiser comparar preço com a versão deluxe, me avise q eu ainda não pensei nisso, mas tenho a ideia de vender mais barato do q o preço de capa! O motivo é liberar espaço na estante mesmo, decidi priorizar os clássicos e mta coisa dos anos 2000 pra cá vai rodar!

      O "Futuro Imperfeito" foi jogo rápido mesmo... lembro q peguei na 1º remessa da loja daqui, mas nunca mais foi pra estante de novo, rs! o "Xamã" foi igual, mas esse eu acabei perdendo!

      Esse "Justiceiro - FIM" eu tenho repetido na coleção... Pois tenho o "Anual 2" (onde saiu a 1º vez) e agora no TIJOLO deluxe!

      O "Kamandi" vai pra geladeira agora... Era tido como certo após o término do "4º Mundo", mas entramos no terreno das incertezas pra tudo referente à panini (eu ainda acho q sai, mas sabe deus qdo)!

      Eu sou fã do "Jonah Hex"... E achei desrespeitoso mandarem ele pra ser um genérico do "MAD MAX" no futuro. É uma fase q eu abomino e desconsidero. Foi surpresa pra mim ver q a série de TV (Lendas do Amanhã) q trouxe uma versão MELHORADA do Hex em relação à do cinema, pecou ao deixar uma brecha pra ele viajar no tempo (na nave da equipe): Era só o q faltava, adaptarem essa merda futurista pra TV tbm, kkk!

      O "Batman" moderno INEXISTE pra mim... a minha cronologia particular do morcego se encerra no início dos anos 90 (até a fase Norm Breyfogle - outra q ia sair nas "Lendas" e agora amarga uma geladeira)!

      "Walking Dead" eu tenho os 18 Vol. da HQM (q vou botar à venda tbm)... Mas resolvi recomprar tudo de novo pela panini, pois gosto mto da série e faço questão de tê-la padronizada. É a melhor do gênero terror/ação moderno e te confesso até q vou sentir falta qdo acabar (por mim, seguia mais adiante ainda, rs)!

      O "Sabre" eu usei a capa dele na sua postagem de 1990: Aliás, consegui uma imagem em alta resolução (foi bem difícil achar)... Se um dia republicarem essa, vai ser COFRE!

      Qto ao vírus... De fato, se a humanidade mudar depois disso: será pra PIOR, com certeza. Vi pessoalmente gente lotando carrinhos de supermercado com álcool gel (pra revender OU por puro egoísmo: deixando os outros sem o produto). Tem pilantras superfaturando o preço do botijão de gás e outros itens essenciais. Pra piorar, mta gente parece torcer a FAVOR do vírus e esperando q mais gente MORRA, só por questões políticas: ou pq são contra o governo ou pq querem alimentar esse cenário de caos e desordem. Me envergonha até dizer q tenho AMIGOS no face q estão claramente torcendo pra q dê merda geral (só não excluo, pq não levo questões políticas pro lado pessoal, mas sinto pena e vergonha alheia por pensarem dessa forma: deixam o ódio e ranço político ser maior do q a solidariedade ao próximo)!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo!

      Podemos discutir isto futuramente!Vamos fazer um acordo: Sem compromisso de compra e venda, no momento que você fizer novamente a seção de classificados do blog, se este material estiver na lista, a gente conversa!

      Percebo que você ainda tem dúvidas e não decidiu de fato se vai ou não vender este material! Temos de ver vários fatores, quando vamos descartar algo da coleção, como memória afetiva, o nível de qualidade gráfica da edição, se não se tornou raridade no mercado, possível arrependimento posterior,dentre outros fatores!

      No seu caso, caso você venda este material, que não é repetido na sua coleção, você ficará sem a obra completa, que é aclamada, e se tornará seriado em breve pela HBO, podendo despertar novamente seu interesse na obra, e um olhar sobre ela sob outra perspectiva!

      Eu perdi muita coisa que tive na época áurea dos quadrinhos nos Anos 80 justamente porque não tinha dinheiro para comprar novos, e tinha de trocar o que tinha com colegas, para poder ler algo diferente.Hoje isso me causa arrependimento e tristeza, principalmente porque muita coisa daquela época dificilmente será republicado por aqui novamente.

      A sorte é que tem os TPs importados, que infelizmente estão pela hora da morte na Amazon por causa da alta do dólar.Futuramente quero comprar também publicações argentinas e portuguesas por serem mais próximas ao nosso idioma e terem um catálogo bem mais variado de clássicos que o nosso!

      Polêmica sua decisão de descartar muita coisa publicada depois do Ano 2000, nada contra, mas muito radical! Tem muita coisa que merece mesmo ser esquecida\descartada desta época, mas acho que você tem de pensar com bastante cuidado mais uma vez para evitar arrependimentos em certos casos!

      Não quero fazer comparações de preços dos encadernados em capa dura com o preço que você pretende colocar nos seus caso queira vender, porque a Amazon pode colocar um a preço de R$ 14,00 como foi um tempo atrás numa oferta relâmpago, sendo que um desses equivale a dois de capa cartão, e ainda com frete grátis!

      É injusto fazer tal comparação!

      Ah, antes que me esqueça, agradeço a você, ao VAM, e a todos usuários aqui do Blog que me recomendaram Imortal Hulk, pois num desses momentos de impulso e alta curiosidade, eu fui na banca comprar Lendas da LJI nº04, e Sandman 30 anos nº05, e para ajudar o estabelecimento nesta paradeira de quarentena, acabei pegando a única edição (que era um relançamento) da publicação que tinha lá!

      Arriscando às cegas, e pensando que caso não gostasse ia pra lista de troca no sebo, li de imediato, e me surpreendi com a alta qualidade da publicação!

      Realmente é um título MUITO BOM, um dos melhores da atualidade, e vai ser mais um que vou colecionar!

      Abraços!

      Excluir
    3. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Fique tranquilo, eu te aviso qdo for botar à venda... Eu já decidi passar adiante sim, só não sei ainda "QDO", pois quero separar e cadastrar junto com outras HQs pra anunciar um lote gigante aqui (nos "CLASSIFICADOS") e em grupos de leilão q eu participo no face. Aí vc decide com calma o q fazer (sem compromisso nenhum, é claro)!

      Junto com o "Y" eu devo anunciar outras coleções do tipo: "Fábulas", "100 Balas", etc... Meu objetivo é realmente liberar espaço nas estantes, e pra isso decidi priorizar os clássicos acima de tudo (ou o q for moderno mas assinado pelo Ennis, Moore, ou q tenha outro motivo de relevância pra mim)!

      Qto ao "Y" eu si... Eu tenho certeza de q NÃO vou me arrepender de passar adiante, pois entrou no meu critério de me livrar de materiais q não sejam clássicos (anos 2000 pra cá - com raríssimas exceções e ressalvas). Não sabia do tal seriado da HBO, mas isso não vai influenciar na minha decisão de passar adiante: Pois o espaço aqui em casa voltou a ser um problema pra mim e não tenho mais como fazer uma outra reforma em casa pra acomodar a coleção (já fiz um móvel sob medida q ocupa toda a parede do meu escritório - mais q isso, só se eu me mudar pra um triplex, rs)!

      Assim, devo separar cerca de 300 a 500 HQs pra venda... Minha ideia é desovar boa parte aqui no blog mesmo, e o q eu não vender aqui eu anuncio nos grupos de leilão no face OU deixo consignado na loja daqui. Vou botar preços bem acessíveis, mas sei q os correios não vão facilitar no frete (o q deve me fazer pensar em alternativas B pra isso)!

      A demora em implementar os "Classificados" aqui no blog é devido à estrutura da ideia: Pros leitores participarem, eles terão de arrumar uma forma de linkar suas FOTOS aqui SEM usar links do "Mercado Livre" (q seriam vetados aqui, como já eram na 1º versão dos "classificados" - não vou poder aceitar links do ML, mas fotos do face sim). As regras tbm são um fator q preciso ver com calma, pois não posso ser responsabilizado por negociações entre terceiros!

      O lance do vírus atrapalhou a ideia dos "classificados"... q eu tava programando pra depois do carnaval. Agora, a recessão econômica q virá na sequência, vai reduzir o interesse geral em relação à GIBIS (q passarão a ser item mais supérfluo do q nunca diante de problemas financeiros q praticamente todos nós teremos nos próximos meses, lamentavelmente)!

      E fico feliz q vc tenha curtido o "Imortal Hulk"... Realmente, é um dos raros momentos de graça e genialidade na Marvel atual (onde quase nada se salva)!

      Abs!

      Excluir
  3. Olá Elcio!

    "... Velho Logan eu tenho, e achei apenas OK!..."

    Começou bem e terminou bem besta, eu tinha foi a única edição Marvel/Savat que eu tinha aliás, mas vendi antes da Panini publicar a edição dela.

    "... Kamandi clássico está na lista de desejos dos leitores brasileiros,..."

    Dá pra conhecer alguma coisa através do Guia EBAL, pelo menos.

    "... ele e o Tom King foram os responsáveis por eu ter abandonado os títulos do herói..."

    Você ainda chegou no King, com o Snyder eu já tinha "vazado".

    "... Gostei da sugestão do VAM em incluir Druuna..."

    OPS! Eu só sugeri "Visões de 2020"!

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  4. Olá Leo!

    "Apenas um Peregrino"

    Não curto a arte suja do Ezquerra;

    "O Último Titã"

    Não gostei, não chegou a lugar nenhum;

    "Futuro Imperfeito"

    Gostei bastante. Uma das poucas edições do HULK que guardo na coleção. Pois sou mais fã da versão light do Bixby/Ferrigno;

    "Velho Logan"

    Começou "bem bom" e terminou "bem ruim";

    "Y - O Último Homem"

    Fiquei só no primeiro arco, não fui adiante por conta de outros lançamentos que me interessarem mais;

    "Jonah Hex"

    A única coisa que vi a respeito foi justamente essa imagem dessa capa;

    "Batman - O Último Cavaleiro da Terra"

    Não me interessa nem comentar... já comentando;

    "The Walking Dead"

    Prefiro rever um filme do Romero;

    "KAMANDI"

    O pouco que li, no Guia EBAL eu gostei. Mas não compraria hoje em dia, por falta de grana mesmo;

    "Justiceiro - O FIM"

    Esse não tive oportunidade, quem sabe num futuro pós apocalíptico eu encontro o 2º Anual num sebo do Rio por cinco contos.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, VAM... blz?

      Pô, q pena q vc não curte... eu já acho mto boa a arte mais sujona do Ezquerra e combinou perfeitamente pro clima mais violento e de alta testosterona do "Peregrino"!

      As 2 do "HULK" eu achei no mesmo nível, embora a minha preferência tbm seja pelo "Futuro Imperfeito" por causa da arte do Pérez (de quem eu sou bem mais fã do q do próprio Hulk)!

      Concordo contigo com o "Velho Logan"... Toda a série tava boa e indo bem, ATÉ q chegou no "Hulk" e desandou com aquele final RIDÍCULO e sem noção do Wolverine sendo engolido (com esqueleto de adamantium e tudo) e saindo de dentro pra fora das tripas do verdão. Na boa, achei uma BOSTA de final e me livrei dessa edição (eu tinha a da Salvat)!

      "Walking Dead"... Te confesso q me agrada mais do q os filmes do Romero (embora tbm os ache mto bons - pelo menos os 3 mais clássicos)!

      "Kamandi" não é das melhores HQs do Kirby (a influência no "Planeta dos Macacos" é mto forte), mas eu compraria só por ser do Kirby mesmo (me interessa mais a arte do q a história em si)!

      E "Justiceiro - O FIM" é mto bom... Aliás, o especial natalino (Anual 2) tava todo EXCELENTE: mesmo as 2 histórias q não eram do Ennis tavam mandando bem e ficaram no mesmo patamar!

      Abs!

      Excluir
    2. "... As 2 do "HULK" eu achei no mesmo nível..."

      Pra mim, melhor que essas duas é BANNER de Azzarello/Corben, uma perfeita sequência da série de TV.

      Eu inclusive troquei minha edição de "Marvel Apresenta" pelo encadernadinho publicado posteriormente. Só pra ter um exemplar melhor na coleção.

      E digo que tornaria a trocar caso a Panini publicasse esse aqui:

      https://comicsalliance.com/files/2011/11/hulkrmmphccvr.jpg

      https://i.pinimg.com/originals/4b/73/08/4b73087a97b755ef5ebfefefe77af4d8.jpg

      Que reúne "BANNER" e a fase completa do Bruce Jones/Romitinha, que eu não li inteiro.

      Ele poderia ter saído dentro da coleção Marvel Deluxe, Leo?

      - - -

      "... "Walking Dead"... Te confesso q me agrada..."

      Falando em filmes de Zumbis (menos existenciais e mais canibalísticos) o trailer da continuação de "Train to Busan" ou "Invasão Zumbi", (nossa que originalidade!) chamada de "Península" dá "calafrio na coluna":

      https://www.youtube.com/watch?v=-2_LW9pSM_g&feature=emb_title

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Oi, VAM...

      Pô, eu gostei desse TIJOLÃO aí do "Retorno do Monstro"... Pois não tenho a mini do "Banner" e da fase Jones/Romitinha eu só li o começo na revista mensal da panini (q eu comprava mais pelo "Demolidor" q tava no mix). Parei de acompanhar o Hulk qdo o demo ganhou revista separada, mas queria ter lido a fase do Bruce Jones (eu compraria se saísse encadernada aqui)!

      E sim, acho q estaria dentro da proposta do selo "Marvel Deluxe"... q cobria o melhor de cada herói nos anos 2000/2010!

      Valeu pela dica tbm da sequência de "Invasão Zumbi"... o 1º filme é mto bom (vi na Netflix) e certamente verei essa continuação!

      Abs!

      Excluir
    4. "... Parei de acompanhar o Hulk qdo o demo ganhou revista separada..."

      Foi oque aconteceu comigo, também.

      "... cobria o melhor de cada herói nos anos 2000/2010!..."

      Agora surgiu a dúvida, porque será que não foi?

      E será que outras séries desse período ficaram de fora?

      Elcio, Lierson, Xavier conseguem pensar em algumas também?
      Façam suas enumerações, para ver se coincidem.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. Fui procurar e ao contrário do que eu pensava, o Romitinha desenhou apenas o primeiro arco:

      https://d2svrcwl6l7hz1.cloudfront.net/content/B07992PWRL/resources/2?mime=image/jpg

      Para republicarem toda a Fase Jones, precisariam de dois DeLuxes então:

      https://comicvine.gamespot.com/incredible-hulk/4050-6558/object-appearances/4040-30846/?page=1

      Mas será que a qualidade se mantém do inicio ao fim como em o Demolidor do Bendis?

      Quem pode opinar?

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    6. Complementando, toda a Fase do Jones, foi publicada pela Panini.

      Esses dois arcos contidos no tijolão acima: seis partes c/ desenhos do Romitinha e 3 partes c/ Lee Weeks, saíram em "Demolidor & Hulk", que eu nem lembrava...

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=20739&path=panini/h/hu0110104.jpg

      Depois seguiu por 16 edições de o "Incrível Hulk"...

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=26978&path=panini/h/in01110001.jpg

      e mais 10 de "Universo Marvel"...

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=20395&path=panini/u/un0110101.jpg&w=400&h=607

      Pra quem só curtia o "ervilhão" foi uma zona acompanhar.
      Pior até que seguir o "DD" do Bendis.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    7. "Agora surgiu a dúvida, porque será que não foi?"


      E aí, VAM... blz?

      De repente, a panini não viu potencial comercial pra arriscar a fase Bruce Jones na linha Deluxe... ela já não era mto popular (nem entre os fãs do Hulk), embora eu a achasse mais interessante justamente por ter um ritmo diferente (o monstro mal aparecia fisicamente) e q me lembrava do clássico seriado de TV!

      Outra fase q ficou de fora e q eu gostaria de ter lido era a dos "Thunderbolts" (qdo ficou mais sombria nos anos 2000 e pouco)... Teria sido perfeita pra linha Deluxe!

      Abs!

      Excluir
    8. "Pra quem só curtia o "ervilhão" foi uma zona acompanhar. Pior até que seguir o "DD" do Bendis."


      Verdade, VAM...

      Eu tenho só as 12 edições de "Hulk & DD" (q eu comprava mais pelo demo do Bendis)... Gostei da fase Bruce Jones nesses 2 primeiros arcos, mas desisti da revista qdo separaram o demo (tive q optar e acabei ficando apenas com 2 mensais: "Demolidor" e "Marvel MAX")!

      A revista do "Hulk" tinha no mix a PÉSSIMA fase do "4F" e acaba não compensando financeiramente pra mim. A revista "Universo Marvel" então, menos ainda!

      Assim, se o "Hulk" do Bruce Jones tivesse saído numa coleção Deluxe, eu até consideraria mesmo (um encadernado desses é mais barato do q várias mensais por 1 história apenas)!

      Abs!

      Excluir
    9. Oi, Vam. Pelo visto, a nova coleção Marvel Saga deve cobrir esse material, que seria mais ou menos na mesma época que o Aranha do Straczynski. E também o Quarteto Fantástico do Hickman seria outra...

      Excluir
  5. Boa matéria.
    "Apenas um peregrino" acho excelente. E foi nessa história que a arte do Ezquerra me agradou. Antes não gostava e a partir daí comecei a admirar. As vezes a arte está fora do estilo dela e não gostamos.
    "Futuro Imperfeito" é um clássico e "O velho Logan" uma história bem contada que entretêm, como tudo do Mark Millar. Do Millar as únicas HQs acima da média são "Os Supremos", "Kick-Ass" e "O legado de Júpiter" o restante são leituras divertidas que se mantêm na coleção mais pelos desenhistas.
    "Y O último homem" comecei a reler, está no meu Top 10 de séries do selo Vertigo.
    Á todos desejo uma boa quarentena e aos que estão precisando sair de casa para trabalhar desejo proteção. Vamos evitar contatos fora de casa para contornar tudo isso. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      O "Peregrino" eu li qdo saiu pela 1º vez na Devir (anos 2000)... e na época o "estilo Ennis" tava no AUGE por causa do "Preacher" (ainda em andamento) e outros épicos do autor em sua melhor fase. Foram 2 Vol. e me impressionou mto o FINAL chocante da série (não esperava q fosse daquele jeito tão brutal e surpreendente)!

      Concordo com vc em relação ao Millar... Minha HQ favorita dele é o "Kick-Ass", e acho ele superestimado no geral: nada mais produzido por ele me agradou tanto qto os 3 TPs do "Kick" (até a sequência disso eu achei broxante: com uma substituta feminina pra ele e vários spin-off meia-boca q andam fazendo com a "Hit-Girl"!

      Boa sorte pra vc aí tbm nessa quarentena... Lamento por aqueles q precisam mesmo sair de casa pra trabalhar e sustentar suas famílias. Eu tomei prejuízo e tive q demitir funcionários. Tbm não consegui ajuda nenhuma do governo pra manter empregos (por estar com dívidas em bancos, esses recursos não me foram concedidos). Assim, rezo pra q logo essa situação se normalize e q ninguém mais tenha q quebrar ou ter q sair por aí procurando emprego em meio à uma crise mundial!

      Abs!

      Excluir
  6. "... o restante são leituras divertidas que se mantêm na coleção mais pelos desenhistas...."

    Olá Prof. X, essa é a maior sacada do Millar, se unir a grandes talentos com poderosas narrativas gráficas e/ou estilos de soberba beleza.

    Em sua enxugada lista, eu acrescentaria "Entre a Foice e o Martelo" e "Starlight".

    Porém ao contrário de você, se a história não é boa eu tento passar pra frente. Até pra comprar outros escritos por ele próprio.

    Dizem que a "Ordem Mágica" é acima da média, acaso já leu?

    Desejo uma boa reclusão, pra você também!

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae, VAM!
      Não curti "Entre a foice e o martelo"...até já passei pra frente. "Ordem Mágica" ouvi falar, mas não li. Fiquei decepcionado com o MillarWorld depois de ler "Wanted" e "Kingsman", inclusive, em uma delas o Millar tira uma com a cara do leitor que achei de mau gosto. Até ler essas edições estava bem animado com a MillarWorld. Huck foi o último material que peguei. Revisei minha coleção e cheguei à conclusão de que a maioria dos materiais novos me agradaram muito pouco. Pretendo focar minha coleção apenas em material mais clássico e arriscar menos em novidades. É aquela coisa depois de um tempo lendo a gente chega à conclusão de que tudo já foi visto ou mostrado e começa a ter só releituras ou mesmas histórias mudando apenas os personagens. E apesar dessa sensação a gente continua buscando coisas novas mais na esperança de encontrar histórias que nos impactem iguais às antigas. Mas de dezenas que lemos uma ou outra conseguem chegar perto e quase nenhuma alcança.

      Excluir
    2. "... Fiquei decepcionado com o MillarWorld depois de ler "Wanted" e "Kingsman"..."

      "Kingsman" eu prefiro o filme, achei muito melhor.

      "Wanted" não foi lançada no selo MillarWorld, é uma das primeiras séries autorais dele e bem ruim por sinal.

      Igual ao "Escolhido" que tem história muito melhor e desenhos muito piores. Acho que é a única série autoral do Millar com um desenhista bem fraco.

      "... Huck foi o último material que peguei..."

      Gostou desse?

      O meu último foi o "Starlight". Depois não peguei mais nenhum, faltou grana.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Ops!

      "Escolhido" não, "Eleito".

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    4. "... Huck foi o último material que peguei..."

      Gostou desse?

      Vale a pena. Achei que não tem nada a ver com Superman como alguns compararam por aí. É uma história leve.

      Excluir
    5. Entendi. Mas não devo pegar, não.

      Assim como "Chrononautas" agora ele só tem na mão dos "Marketplaces" os scalpers do Amazon e Saraiva.

      Antes você conseguia esperar bastante até conseguir grana pra comprar, agora tá igual a galera que esgotou o Álcool in Gel e Máscara Cirúrgica.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    6. "Fiquei decepcionado com o MillarWorld depois de ler "Wanted" e "Kingsman", inclusive, em uma delas o Millar tira uma com a cara do leitor que achei de mau gosto."


      Oi, Roberto... Tbm li e NÃO gostei de "Procurado" e "Kingsman" (os FILMES eu achei melhores q os gibis)!

      Mas fiquei curioso com a sua afirmação... qual cena vc se refere q foi tiração de mau gosto com a cara do leitor? Faz tempo q li essas e não me lembro direito do q poderia ter sido!

      Abs!

      Excluir
    7. "Kingsman" eu prefiro o filme, achei muito melhor"


      Oi, VAM... Eu gostei mto dos 2 primeiros filmes do "Kingsman" (o 2º é mais forçado, mas o ritmo de ação e piadas tá mto bom, achei bem divertido: apesar de algumas críticas contra)! O 3º q estreou este ano eu ainda não vi, mas sem o mesmo elenco vai ser osso (nem sei o q esperar)!

      Por sinal, o ator principal (sempre esqueço o nome) tá perfeito no papel de Elton John no filme "Rocketman" (q vale mais pelas músicas): Foi uma grata surpresa esse filme (bem ao estilo do "Rapsódia"). Será coincidência a participação do Elton John em "Kingsman 2"? Pois 1 ano depois rolou o "Rocketman"!

      Abs!

      Excluir
    8. "Assim como "Chrononautas" agora ele só tem na mão dos "Marketplaces"


      Bem lembrado, VAM...

      Eu folhei esses "Crononautas" e achei mto fóda a arte e colorização (lembrando um gibi dos anos 80)... Pena q saiu em capa-dura, esse eu teria arriscado se fosse mais econômico!

      Abs!

      Excluir
  7. Excelente matéria, amigo!!


    De todas essas edições um tanto "melancólicas" rsrs, Hulk: Futuro Imperfeito realmente é muito bom!! Saudades dos tempos em que Peter David escrevia pérolas como essa...

    Y O Último homem começou muito bem e e estava animado com a história,entretanto, o final eu confesso que não gostei. Achei pífio!!rs Enfim, minha opinião...rs

    Quanto ao Velho Logan... Cara, confesso que não tenho essa história na coleção!rs Mas já li uma certa vez e gostei do quadrinho! Bem louco!rs Ah! Eu gosto muito do filme Mad Max, tem umas partes muito louças e outras bem hilárias.kkkk

    "The Walking Dead" infelizmente não estou fazendo a coleção! Acho um absurdo essas edições terem o mesmo formato que as CHM e Lendas e serem mais caras$$$... Cheguei a ler algumas edições da HQM algum tempo atrás, mas não consegui ler a série toda... Talvez eu pense em encarar essa coleção um dia!

    Essa edição do Batman: O Último Cavaleiro Da Terra achei interessante!! Adoro os desenhos de Capullo. Talvez eu dê uma chance para essa edição!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido a postagem (até q foi divertida pra fazer e sair catando as capas, rs)!

      De fato, o Peter David já teve seu auge mesmo... Ainda lembro da baita repercussão q teve o "Futuro Imperfeito" na época q saiu pela Abril (li na época em mini-série e foi mto fóda). Depois, comprei o encadernado da panini (q vinha junto com o "Último Titã" - foi perfeita a combinação dessas 2 HQs apocalípticas do verdão e ambas assinadas pelo David)!

      O "Y" pode até ser bem escrito e tal... Mas eu sempre ODIEI o personagem principal por ser mto cabação e bunda-mole. Não merecia ser o último "Homem". Passei raiva lendo toda aquela melação do cara em busca da namoradinha (parecia aquelas choradeiras de seriadinhos teens com namoricos e tal) e perdendo a oportunidade de se tornar um REI do planeta, rs!

      O "MAD MAX" eu gosto só dos 2 primeiros filmes (o 2] em especial eu acho o MELHOR de todos)... Já o 3º (com a Tina Turner) foi um LIXO completo. E o NOVO q fizeram e ganhou uns oscars: eu ainda não vi (vou alugar uma hora dessas, rs)!

      "Walking Dead" custa mais caro q as "CHM" e "lendas" devido aos direitos de publicação (o custo pra pirinini é mais alto e a conta acaba sendo repassada pro leitor). É a mesma coisa q os encadernados Disney: São caros pq a licença da Fantagraphics é pesada mesmo (o q reduz a margem de lucro da editora e o preço aumenta pra cobrir o "rombo", kkk)! Mas é complicado do mesmo jeito, afinal, o impacto no nosso bolso vai ser pesado de qq forma (seja qual for a explicação, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  8. Nessa relação adicionados Skreemer. Essa foi a primeira HQ com essa temática que li e me impactou muito na época. Li várias vezes essa HQ nos anos 90. Para os dias atuais acho que ela perdeu o impacto. Mas é uma história que renderia uma boa série com suas devidas alterações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberto... o "Skreemer" eu nunca li:

      Putz, me arrependo até hj de ter perdido de comprar essa por 9 pila num encalhe da Brainstore (qdo fui em SP há uns 10 anos atrás). Q merda, tava de barbada o encadernadinho, mas eu já tava carregado de gibis na mala (q nem fechava direito mais) e acabei deixando pra trás, rs!

      Qdo a panini republicou (ano passado ou retrasado)... acabei priorizando outras coisas e TBM deixei passar!

      Abs!

      Excluir
  9. Fala, Léo.

    Postagem bastante apropriada para estes tempos estranhos.

    Apenas Um Peregrino é excelente e acho que foi um dos primeiros contatos que tive com a obra do Garth Ennis, logo após Preacher e Hitman. Y The Last Man e Walking Dead são clássicos, apesar dos momentos mais ou menos que as séries tiveram ao longo de suas publicações.

    Futuro Imperfeito é umas das grandes histórias do Hulk, talvez o ápice da maravilhosa fase do Peter David à frente do Verdão. Ele mostra que não precisa gastar trocentas edições e anos de enrolação pra fazer uma história épica e inesquecível. E a arte do George Pérez certamente não atrapalha.

    Old Man Logan é Mark Millar em grande fase. O escocês sabe entregar uma história divertida.

    Uma obra pós-apocalíptica de que tenho boas recordações é A Era Metalzóica, do Pat Mills e Kevin O’Neill, que foi publicada por aqui na série Graphic Novel no final da década de 80. Preciso reler pra ver se a história faz jus às boas memórias, mas pelo menos a equipe de criação é sensacional e a leitura, portanto, recomendada.

    Abraços!
    Nuno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Nuno... blz?

      Eu acabei fazendo esta postagem pq de repente me vi numa situação insólita... Numa semana eu tava de boas: trabalhando e na correria diária de sempre. Na semana seguinte, qdo estourou a quarentena, eu tava disputando sobras de comida e itens essenciais nas prateleiras do supermercado. A cidade deserta, mas os supermercados lotados e as lojas em geral fechadas! Parecia o princípio de um cenário apocalíptico, e na mesma madrugada já comecei a trabalhar nesta postagem, rs!

      O "Peregrino" era uma HQ q eu quase mandei vir importada, pois achei q jamais sairia aqui (por ser de uma editora minúscula q nem sei se publicou algo mais fora isso). Mas por sorte, a Devir surpreendeu e nem acreditei qdo anunciaram na época (logo veio o Vol. 2 pra fechar a série tbm)!

      O "Futuro Imperfeito"... Eu comprei a mini-série da Abril qdo saiu e adorei a história (o "Maestro" acabou sendo um inusitado e fantástico vilão), embora na época eu não acompanhasse os gibis regulares do "Hulk" (a mensal dele eu não lia, e só passei a ler qdo cancelaram a revista e jogaram o Hulk no mix de "Marvel 97" - ainda na fase Peter David)!

      A "Era Metalzóica" eu não tenho... quase comprei em perfeito estado a GN há uns anos atrás, mas o vendedor (de um sebo daqui) queria mto por uma HQ de pouco apelo comercial: como não me deu desconto, deixei quieto (sou contra pagar caro por gibi de sebo. Até pq, duvido q ele tenha pago caro pro colecionador q vendeu pra ele)!

      Abs!

      Excluir
  10. E aí, Leo, beleza?

    Sobre os gibis apocalípticos da listagem, todos os que li, Apenas um Peregrino, os do Hulk, Justiceiro, Y, gostei. Hex não combinava. E Walking Dead nunca me fisgou.
    Um outro gibi apocalíptico que eu ao menos adoro, mas talvez não seja do gosto do pessoal em geral é American Flagg de Howard Chaykin. Com a economia dos EUA acabada e o Brasil como potência mundial.

    Enfim, tenho aproveitado para ler muito do que tenho aqui que ainda não li, graças à quarentena e agora, férias, mas lhe admito que não dá mais vontade de comprar nada. Com altos preços de dólar (inviabilizando a importação de muita coisa), postos de venda de quadrinhos fechando (já há bancas aqui no Centro recolhendo material para encerrar as atividades) e a distribuição e acabamento porcos das editoras, difícil se animar.
    Vamos ver como vai ser daqui pra frente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "... mas lhe admito que não dá mais vontade de comprar nada..."

      Daqui mais uns cinco anos, acredito que tanto a MARVEL quanto DC assim como outras editoras devem passar a disponibilizar a opção de "tradução automática" dos seu milhares de arquivos digitais.

      Uma licenciante como a Panini ou até as Majores mesmo, podem fazer a tradução e adaptação do original e disponibilizar nos sites para comercializar tanto de edições avulsas como é feito atualmente ou até quem sabe assinaturas, igual aos sites de streaming.

      Esse será o próximo passo, Lierson.

      E aí, companheiro vai faltar e grana e não oque se ler.

      E se o colecionador quiser a "tangibilidade olfativa" de possuir um determinado gibi, a impressão por demanda poderá ser uma opção.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. E aí, Lierson... blz?

      Puxa, o "American Flagg" eu quase comprei na cultura numa black friday... Mas o desconto não tava tão bom assim e os exemplares (todos fora do plástico) tavam com amassados e capa surrada. Não sei pq esses putos da cultura tiram os gibis do plástico? Fica tudo detonado e ensebado depois. Não compro assim (nem se o desconto for bom)!

      Mas ainda não desisti... Uma hora dessas, se eu encontrar num estado aceitável: Eu compro (é bem o estilo de HQ q me agrada, ainda mais por ser oitentista)!

      No mais... Estou mudando de ramo agora (deixei os cursinhos vestibulares pra trás - nunca mais quero saber disso e de lidar com adolescentes, professores, e pais de alunos) e finalmente começo a planejar TBM o meu futuro no colecionismo. Ainda não é o momento, mas logo vai chegar a hora de eu aposentar minha coleção nacional e partir pras importações (o dólar vai acabar baixando de novo após a crise do vírus, isso é uma questão de tempo): Pretendo refazer TODA a minha coleção com TPs importados. Tbm já tô enchendo o saco dessa panini do caralho, com editores e funcionários imbecis e retardados q não sabem fazer nada direito: nem a seleção de material q preste e nem a revisão do q publicam. Vai chegar uma hora em q eu vou mandar um belo dum FODA-SE pra todo o mercado nacional!

      Abs!

      Excluir
    3. Paguei 19,90 naquela loucura de Visa Checkout da Saraiva. Mas imagino que pegar a Abril nos sebos vai ser complicado e quem vender a completa quer uma fortuna. Lá fora a Dynamite não seguiu com a série ( tem muito mais além do que saiu aqui, até uma história do Alan Moore) e por isso só deve ficar nesse.

      Pena, pois é um excelente material.
      Sobre o colecionismo, estou aos poucos substituindo, pois não tem como ser tudo de uma vez só.
      Abraço!

      Excluir
    4. E aí, Lierson... blz?

      Pois eu já penso em radicalizar mesmo... Deixar minha coleção pro Victor (herança antecipada) e recomeçar a minha da estaca ZERO só com TPs importados!

      Claro, q pra isso... Vou esperar uma negociação futura se concretizar, o q me dará respaldo ($$$) pra botar essa mudança em prática. Minha ideia, depois, será ir comprando TPs de clássicos aos poucos, só as "EPICS" e "Masterworks" (ou o q estiver em voga na ocasião), rs!

      Abs!

      Excluir
  11. Fala Leo e Vam!!! Como sempre Garth Ennis nunca decepciona (pelo menos não comigo, rsrs)!!! Vcs acham que The Boys vai ser relançado tudo? incluindo as que estão em falta, pq anunciaram 1, 2 e 3 se não me engano!!! Hulk essas 2 histórias são excelentes, e não posso dizer o mesmo do justiceiro, acho a história mais fraca dele no selo MAX, mas o resto compensa e muito!!!! Queria que lançassem tbm justiceiro do Marvel Kinghts tbm do Ennis, difícil mas não impossível!!! Abç Vinícius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius!

      "... Vcs acham que The Boys vai ser relançado tudo?..."

      Difícil dizer, pois a Devir já tem demorado incontáveis anos para finalizar a série, que acabou em 2012 (!) vai bater o recorde do PREACHER.

      Aliás me parece que ela só foi retomada por conta do seriado no Amazon Prime.

      Eu particularmente não tenho mais interesse. Parei na terceira edição e já me desfiz das três.

      E a série tem sua própria cronologia, que eu gostei muito mesmo. Estou na espera da 2 temporada.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. E aí, Vinícius... blz?

      Sim, pode ficar tranquilo... q "The Boys" vai sair completo por aqui! Inclusive, tem mais um Vol. cadastrado e pronto pra ser lançado (tá bem na reta final a série e faltam apenas 4 Vol pra fechar - serão 12 Vol. ao todo e vamos pro 9 agora)!

      Mas a Devir é uma editora q definitivamente NÃO tem a menor pressa pra continuar e concluir qq série... o leitor q consome material da Devir tem q ter uma certa paciência mesmo, rs!

      Qto aos "relançamentos"... Bem, aí vai depender do q estiver faltando em estoque: Vão relançar os 3 primeiros pq faz mto tempo q a série começou e esses são os mais difíceis de conseguir. Mtos novos leitores se interessaram pelo gibi por causa da série de TV, e certamente foi isso q impulsionou as republicações. Ou Seja: à medida em q o estoque for "secando", as edições faltantes devem ser reimpressas pra q a série toda seja encontrada em catálogo!

      Abs!

      Excluir
    3. "a Devir já tem demorado incontáveis anos para finalizar a série, que acabou em 2012 (!) vai bater o recorde do PREACHER."


      Oi, VAM... O "Preacher" levou nada menos q 18 ANOS pra ser concluído no Brasil, rs!

      Desde q começou em 1997, com a mini-série do "Santo dos Assassinos" na Abril, até o ÚLTIMO Vol. dos encadernados da Panini (q levou o mérito de ter completado a série após quase 2 décadas)!

      "The Boys" começou a sair aqui em 2010... Já estamos há 10 ANOS em andamento com essa, mas não deve bater o "Preacher" não, kkk!

      Abs!

      Excluir
    4. E o PREACHER volume 9 que não sai...falta esse bendito (ou maldito) para fechar a coleção.

      Excluir
    5. Na verdade foi o primeiro a ser publicado pela Panini em 2011. Naquela época ninguém aguentava mais esperar pelo final.

      Depois, em 2012 ela recomeçou a publicação dos 8 volumes anteriores todos encadernados.

      Você deve estar se referindo a uma possível reimpressão, Pateta.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    6. Isso mesmo Vam, e quem começou a coleção pela reimpressão recente da Panini (2016) está padecendo do mesmo problema. Volume 9 não se encontra em parte alguma. Obrigado!

      Excluir
    7. Putz!
      Te desejo paciência e boa sorte.

      O pior de tudo, é que após ter esperando tanto tempo para serie ser completada aqui no Brasil, só entre o início desse último arco pela Brainstore Editora e o final pela Panini foram sete anos, achei o final chocho pra caramba.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    8. E aí, Pateta... blz?

      Eu comprei o Vol. 9 na época em q saiu pela 1º vez e recomendei q ninguém esperasse uma "possível" republicação, pois nunca foi certo q o fariam (se algum editor prometeu, eu nunca vi tal declaração - até pode ser q exista, mas nunca vi)!

      Enfim, torço pra q republiquem o Vol. 9 então, até pq, sempre é bom ver a minha HQ favorita de TODAS nas prateleiras e sendo lida por novos leitores. Só acho complicada a situação agora, pois toda a linha Vertigo MINGUOU na panini do ano passado pra cá (basicamente só seguem com "Sandman" e "Hellblazer")!

      Abs!

      Excluir
  12. Esta postagem me fez lembrar de uma antiga série da DC, Mundo Desolado ("The Barren Earth"), que saiu na revista dos Novos Titãs da Ed. Abril, enquanto que nos EUA foi publicada na revista do Guerreiro (Warlord). Parece que, além de desolado, é um mundo esquecido pela DC.

    (Tenho curiosidade por essas séries alternativas da DC dos anos 70/80: Arion; Camelot 3000; Esquadrão Atari; Guerreiro; Mundo Desolado etc.).

    A DC também tem um encadernado chamado "Showcase presents 'The Great Disaster'", reunindo histórias avulsas e antigas séries pós-apocalípticas, como a já citada Kamandi, os Cavaleiros Atômicos, Hércules Libertado etc.

    Não li "Hex", mas suponho que tenha sido uma tentativa de salvar a série, considerando o declínio do gênero faroeste nos EUA. Durou apenas 18 edições.

    Alvezino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Alvezinho!

      É um calhamaço com 575 páginas:

      https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/81FHuNE7MGL.jpg

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. E aí, Alvezino... blz?

      Valeu mesmo pela dica, eu não conhecia essa série do "Mundo Desolado"... Mas já anotei pra procurar em scans, rs!

      Já o "Guerreiro" eu cheguei a ter uma revista dele em formato magazine pela EBAL nos anos 80... Era do Mike Grell e lembro de ter gostado bastante do material. Hj em dia eu tenho uma miniatura custom do "Guerreiro" (baseada nessa fase do grell)!

      "Camelot 3000" eu tenho o encadernado deluxe da panini, e acho uma excelente HQ (tá no meu TOP 100 de favoritas)!

      Abs!

      Excluir
    3. Também tenho este encadernado de "Camelot 3000". Já tinha lido alguns capítulos anteriormente, mas o volume completo ainda está na pilha de leituras futuras.

      Quanto a "Mundo Desolado", para referência, a série foi publicada inicialmente como complemento na revista Warlord e depois concluída em uma minissérie em 4 edições nos EUA, no longínquo ano de 1985.

      Alvezino

      Excluir
  13. Uma curiosidade sobre "Hex": no número #11 ele encontra o Batman do século XXI, cuja batcaverna fica na Estátua da Liberdade, em Nova Iorque.

    Alvezino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alvezinho!

      Na verdade é uma aventura em duas partes (HEX #11-12).

      E o mais genial é a forma como o Batman entra na estátua.

      http://2.bp.blogspot.com/1P8qrB188O-ZnR2XSdw-Kvl5Z3FHzdDiYxtRptHBUnkxLUDDTNDrAZVKb1KKygEAnZsT45PVRuvC=s0

      http://2.bp.blogspot.com/NbFG_Ld3OdgvkoiuhkqjsARoG_HtIUcYNNTWzEvQccqaeYW3Ihxd77cgYGOczEK1xiUbFRrDJb2d=s0

      http://2.bp.blogspot.com/CRzv2GEivJ_-0bIoOeAoQEeveBhCRn6D9wcQKBTtQj_SqwnghxqO9ESktfORAn6zXl4JdH4BfwDW=s0

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Bacana. Fazendo uma associação rápida, taí o que poderia ser mais um "Grande (mas inviável!) Encontro Marvel & DC":

      - Batman do Século XXI encontra o Homem de Ferro de 2020.

      Dois heróis futuristas, que ficaram datados. :-)

      Alvezino

      Excluir
    3. Boa, Alvezino...

      Realmente, o ferroso 2020 ficou mega-datado, rs... não só por já estarmos nesse ano, como pelo visual cafona (q pouco diferenciava pra versão normal da época)!

      Abs!

      Excluir
  14. E aí Léo?Nem dá pra perguntar se tá blz...

    Sobre esse cenário que pode "evoluir"pra uma situação pior é levar a quebra da estrutura,lembremos que alguns líderes mundiais desdenharam da situação!Um responderá a história pela sua responsabilidade de mais de 200.000 mortos!O outro tava na UTI!Nem sei se já teve alta!E o bobo da corte daqui,segue com sua estupidez expressa na "gripinha" e no isolamento vertical...

    Falando de hqs,reli hoje pela manhã Trillum do Lemire!Num futuro 4 milênios a frente,a humanidade luta pela sobrevivência fugindo pela galáxia afora de um VÍRUS senciente!poderia ser só outra história apocalíptica qualquer mas Lemire empresta sua sensibilidade pra narrar em meio a esse caos,uma história de amor destinada a atravessar o tempo e o espaço!

    Fica a dica pra quem quer ler algo bem amarrado,mas que necessariamente não precise estar em sintonia com toda essa desgraça que vemos na TV,redes sociais e afins!Cruelmente executada pela PRAGA,e habilmente conduzida por esses líderes preocupados SOMENTE com índices econômicos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio... A situação é catastrófica mesmo (o nº de mortos aumenta a cada dia no mundo todo) e sei q foram mtas as informações desencontradas desde o início. Tbm achei um erro minimizarem tanto as ações do vírus, mas é é preciso torcermos a favor de uma cura logo pra essa pandemia. O momento deveria ser de união entre todos na busca por SOLUÇÕES, lembrando q a preocupação deve ser TANTO com a saúde QTO com a economia, pois não devemos deixar de olhar pra recessão e desemprego q virão em seguida!

      Se sair pra rua, corre o risco de se contaminar e morrer (ou transmitir o vírus pra um ente querido e essa pessoa morrer)... Se ficar em casa, corre o risco de perder o emprego e não conseguir sustentar sua família (e não vai ser fácil sair procurando outro depois, com boa parte das empresas falidas/quebradas). Ou seja: tem q se preocupar com as 2 coisas ao mesmo tempo: Saúde E economia!

      Abs!

      Excluir
    2. Perfeito Léo!

      Só preciso deixar claro,que essa preocupação de sair ou NÃO sair, NÃO deve ser do cidadão!

      Em todo lugar CIVILIZADO do mundo,mesmo com governos obtusos,essa responsabilidade têm que ser do ESTADO!

      A Coréia do Norte,A China,Os EUA de Trump e sua loucura(que depois teve que ficar com essa cara de CÚ ridícula)fazendo uma meia culpa no seu pacote de 2 TRILHÕES de dólares,fora a pirataria moderna "roubando" máscaras inclusive dos seus aliados,TODOS eles assumiram que quem PODE e DEVE segurar a economia são eles!

      Não tem placebo nenhum,nem pseudo escolha: só o ISOLAMENTO SOCIAL HORIZONTAL e TESTE pra conter a "GRIPIZINHA" que já ceifou mais de 1 MILHÃO DE VIDAS pelo mundo!

      É isso!Abrc

      Excluir
    3. Não é tão simples assim, Sérgio...

      Até concordo q TODO mundo deveria ficar em casa, enquanto o vírus é combatido (evitando q o mesmo se dissemine)... Só q pra isso o governo deveria nos dar o devido respaldo financeiro e bancar todo mundo q tiver q ficar em casa!

      Só q não é isso q acontece... Eu sou empresário, e tive q demitir quase todo mundo q trabalhava pra mim, pois não tenho como manter uma folha de pagamento de quase 12.000 reais por mês (fora aluguel - q continua correndo) SEM ter receita NENHUMA durante a quarentena (q vai ser estendida). Isso não existe, é matematicamente impossível. Só se eu fabricasse dinheiro (o q é crime). Aquele papo do governo ajudar as empresas pra não demitirem pessoal é só pra GRANDES empresas, eu tive várias restrições (a começar por ter dívidas imensas em bancos) q me negaram qq ajuda financeira pra manter meus funcionários. Como não faço milagres, tive q partir pras demissões e depois da crise (sabe deus qdo acabar) terei q renegociar as contas atrasadas e tal!

      Não tem solução simples pro problema... não adianta mandar todo mundo ficar em casa sem dar o devido aporte financeiro pra isso. Nem todo mundo tem a mesma oportunidade pra ficar em casa recebendo salário sem trabalhar. Até agora não vi ninguém dar uma SOLUÇÃO pra ESSE problema (a não ser mandar o autônomo ir pra rua trabalhar e se arriscar a pegar o vírus)!

      Mas enfim, deixa quieto... não gosto de discutir política e nem é esse o objetivo deste espaço! Deixa quem é PAGO pra fazer isso quebrar a cabeça pra resolver a questão! Eu já me incomodei demais com essa história toda e só quero falar de GIBIS por aqui!

      Abs!

      Excluir
  15. Matéria bacana, Leo.

    Essa fase do Hex só é mal falada pq ninguem a aceitou na época. Foi uma ideia boa pro tempo errado. É o costume com o Hex tradicional. Infelizmente na época sua hq já tava mal das pernas, e ele só foi ter um bom momento novamente na breve fase Truman, com aquelas historias brutais no selo Vertigo!

    Essas imagens do encontro com o Batman que o Vam mostrou são demais. Até acho fora do contexto pro personagem, mas sei lá, acho boa essa fase.

    Já Kamandi acho que rodou mesmo....a Panini não anunciou nem a continuação do 4 mundo. Eu não sei pq, mas eu tava suspeitando desde o inicio devido a uns comentarios esquisitos que vi uns meses antes do grande silencio da editora.

    Essa do Justiceiro acho bacana...acho os outros especiais pelo Ennis (The Cell e Tygre) melhores. Não consegui o ultimo do Justiceiro Max ainda (que vem essa historia) mas aguardo qdo tiver uma oportunidade. Tava relendo esses dias Os últimos dias de Frank Castle do Dixon pela Ed Abril. Que grande historia, pena que a Panini nem deve trazer!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Camus... blz?

      Me desculpe, mas não consigo achar uma boa ideia mandar um personagem de velho oeste pro futuro... Isso foi quase como um tapa na cara dos leitores q realmente eram fãs dos gibis do Hex. É a mesma coisa q começarem a fazer essas merdas assim com o "TEX" (imagina q merda seria ver o Tex dirigindo um carro voador no futuro)? Sem condições, rs!

      Mas concordo q o Hex só se recuperou mesmo com a fase Vertigo do Truman... E olha q pularam uma das 3 mini-séries dele aqui no Brasil (a Abril publicou a 1º e a Ópera Graphica publicou a 3º: "Oeste Sombrio")!

      Qto às "Lendas"... não vamos nos precipitar ainda: O "4º Mundo" NÃO teve o seu fim decretado e mto menos o "Kamandi" (q foi apenas pra geladeira até q o melhor momento ressurja). Pra ser colecionador no Brasil é preciso (acima de tudo): não ter pressa!

      Só tome cuidado com o "Justiceiro MAX"... a tiragem não deve ter sido mto grande e corre o risco de sumir do estoque uma hora dessas. Será q agora na páscoa não
      rolam umas promoções? Fica aí a dica!

      Abs!

      Excluir
  16. Beleza?

    Te entendo quanto ao Hex no futuro kkk Realmente é demais. Mas sei lá cara, imagino ele destroçando uns vagabundo num cenário a la Mad Max. Parece divertido kk Eu li boa parte dessa saga, é boa. Mas te entendo.

    Quanto a fase trilogia do Hex do Lansdale e Truman, bem lembrado. Faltou um. E aquele preto e branco pela Opera saiu muito feio aqui cara, eu tinha essa edição, mas curiosamente sumiu! A trilogia merece sair completa, essa dupla é muito boa. E Truman nessa época tava no auge.

    Já leu Grim Jack do Ostrander e Truman? Recomendo! Saiu alguns arcos aqui pela Cedibra. Uma dessas editoras independentes podia trazer.

    Cara torço pra que Lendas DC não tenha mesmo naufragado. Seria sacanagem demais. Esse titulo e CHM Marvel eram as poucas coisas que me faziam ir a banca ainda.

    Justiceiro eu to tentando...to ligado nisso de tiragem, mas não tenho achado promoção boa ainda, nunca saiu dos 120 reais. E esse preço pra mim ta foda. Vou olhar se rola na pascoa sim uma melhor promoção. Mas continuo aqui de campana, como o velho Castle nos ensinou.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Camus... blz?

      Se não fosse essa presepada de viagem pro futuro, talvez o Hex hj tivesse o mesmo respeito de um TEX ou Bluebarry, por exemplo... mas isso foi praticamente uma "saga do clone" pro Hex, rs!

      Qto ao Hex da Vertigo... eu cheguei a ter esperança qdo a panini tava no auge da publicação do selo: Mas agora MINGUOU tudo e duvido mto q republiquem isso de novo (vou manter minhas "Vertigo" da Abril e a ediçãozinha tosca da ópera mesmo)!

      "Grim Jack" eu nunca li... mas anotei pra procurar em scans. Valeu pela dica!

      As "Lendas DC" tem q ter paciência mesmo... já ficou claro q não tem mais pressa por parte da editora em anunciar o futuro dos clássicos (ainda mais com o lance do vírus este ano - o q deve forçar uma pisada geral no freio nos próximos meses), embora já tenha sido dito q apenas as "CHMs" e "Deluxes" da Marvel rodaram!

      Abs!

      Excluir
  17. Essa fase do Hex não me incomoda tanto. Ainda mais que conheci o personagem nesse cenario futurista, nao lembro se na herois em ação ou superamigos , portanto para mim foi normal, por anos pensei ser assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      Eu já venho da velha guarda do Hex... eu lia os gibis coloridos dele da EBAL (todos no oeste selvagem)!

      O máximo de futuro q mostraram ali... era uma história onde avançava no tempo e mostrava o corpo EMPALHADO do Hex exibido num circo (disseram q ele foi morto com um tiro pelas costas)!

      Abs!

      Excluir
  18. Não sei se alguém lembrou mas tem ainda "Depois do fim do mundo" do Byrne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Desse eu não lembrei mesmo:

      Aliás, nem acabei lendo, por sinal... acho q foi numa época em q deu problema na distribuição de HQs pra cá e nem vi ao vivo essa edição!

      Abs!

      Excluir
  19. Vamos la "Apenas um Peregrino" saiu aqui pela Devir e nao gostei na época,os "The Walking Dead" saiam aqui pela Devir e ficou incompleta com 13 ou 14 volumes e 1 Integral.
    "Y - O Último Homem" saiu aqui pela Levoir mas eu nao fiz a colecção,e "Batman - O Último Cavaleiro da Terra" estava prevista a ediçao pela Levoir mas com a pandemia e as vendas da colecção Watchmen mais baixas devido a haver menos bancas ainda nao se sabe.
    O Hulk o "O Último Titã" a 1a vez que saiu aqui foi o volume 20 de uma colecção com o Jn da Devir na época do Hulk do Ang Lee e saiu outra vez a uns 5 anos atras em conjunto com o "Futuro Imperfeito" em hc Levoir e eu gosto das 2 histórias.
    O "Velho Logan" é outra bd que eu gosto apesar do final o resto eu nunca li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Optimus... blz?

      Eu lembro q o "Peregrino" tinha saído aí tbm na época, já q a Devir tbm distribuía material pro exterior!

      Agora, sacanagem terem deixado o "Walking Dead" incompleto, hein? Se bem, q aqui no Brasil quem comprou a versão avulsa pela HQM (revistas fininhas de 24 pág) tbm ficou com 50 edições descontinuadas. A panini finalmente vai completar a coleção este ano (já acabou de lançar 2 Vol. juntos: Os nº 28 e 29 e fecha no 32)!

      Esse do "Batman" no futuro tbm acabou atrasando por aqui no final das contas... O vírus bagunçou tudo e mta coisa foi remanejada pro 2º semestre ou até mesmo pro ano q vem!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...