28/06/2019

"Erros de Revisão II - A Missão": "Alvar Mayor" (da Lorentz) Lidera a Lista das Mal-Revisadas do Mês...

E os mais terríveis vilões do leitor brasileiro atacam novamente... Os famigerados: "Erros de Revisão" (digitação, ortografia, e incompetência em geral, rs) que se proliferam feito "Gremlins" nos quadrinhos nacionais!

E nesta NOVA fornada de cagadas das editoras nacionais, algumas pérolas da desilusão: "Alvar Mayor" (da Editora Lorentz) passou com mais de 12 erros registrados; "Sandman - 30 Anos" Vol. 1 (da Panini) conseguiu a façanha de voltar do RECALL ainda contendo erros (essa foi a PIADA do mês); "Justiceiro - Barracuda", "Crossed 1", "Lobo Solitário", e muito mais!

Confira abaixo (ou "abaicho", kkk):

No começo deste ano, surgiu uma pág no face (Todo Dia um Erro Diferente nos Quadrinhos) que eu não canso de recomendar... Vale a pena seguir a pág, pois ela cumpre o que promete: Todo o dia, um erro diferente relatado nas HQs nacionais. As imagens desta postagem foram tiradas dessa pág, onde selecionei algumas das mais curiosas pra comentar aqui no "Submundo" (e compartilhar com os leitores que ainda não haviam visto essas novas rateadas das editoras nacionais). A Panini tem ganhado os holofotes da "MÁ-fama" nos últimos meses, com uma sucessão de erros em escala crescente (que tiveram repercussão internacional com a intervenção de Neil Gaiman - quando a edição comemorativa de "Sandman" foi impressa com diversos erros e foi pro recall após a revolta generalizada nas redes sociais). Pois PASMEM: O "Sandman" Vol. 1 voltou do recall AINDA contendo erros (imagem acima, onde mandaram um: "SERIA SSIM"). Pelo menos, a Panini reduziu de uns 20 erros: pra uns 2 ou 3 nessa versão "revisada", rs!

Contudo, o mais incrível é que a Panini NÃO foi a eleita PIOR editora do mês no quesito: "Erros de Revisão". O "troféu" agora, vai pra Lorentz (que já publicou "Dylan Dog"): Pelo encadernado (capa-dura) de "Alvar Mayor" (a obra-prima de Carlos Trillo & Enrique Breccia). A pág do face (Todo Dia um Erro) listou mais de 12 erros, que vão desde acentuação (ou falta de) até concordância, falta de vírgulas, crases, e mau uso do "Por Quê". Enfim, coisinhas irritantes pra quem paga caro por uma edição de luxo que deveria ser caprichada, até por trazer uma HQ de alto nível e que já foi publicada no Brasil nas revistas: "Skorpio", da Vecchi (em 1980) e "Aventura & Ficção", da Abril (em 1988). A 2º foto (de cima pra baixo) é dessa edição, com um: "CONSTA NUM UM MAPA"!

E tem mais (nas imagens acima): "Júlia - Aventuras de Uma Criminóloga" nº 140 ("ATENÇÃO, AÍ DENTRO! SE QUERER SAIR VIVOS"), "Aquaman - Renascimento 7" ("SOMBRA BISSAL"), "Flash - Renascimento 8" ("A GUERRA DO FLASHES"), "Justiceiro - Barracuda" ("ANTES NOS SEPARARMOS"), "Crossed 1" ("É QUESTÃO É ENCONTRAR"), "Lobo Solitário" ("DEIXE-ME ME PAZ")... E a PIADA-PRONTA do mês: O estagiário (ANALfabeto) da "Loja Panini" (FOTO abaixo) mandou um: "VAMOS VIM" (em resposta a um leitor). Na mesma resposta, ainda teve um: "OS ULTIMAS AJUSTES", rs. É complicado. E pelo que vimos aqui, ainda estamos LONGE de nos livrarmos desses imbecis que estão sempre aquém de suas funções e obrigações mais básicas!

Até+

78 comentários:

  1. Essa Lorentz lança uma edição e não revisa? Panini mostra que a falta de letramento está em todas os cargos da editora desde o estagiário até o revisor final.
    Acho que esse retorno de Sandman porcamente revisado mesmo após o prejuízo de um recall mostra que nao é caso de sabotagem e sim incompetência. Melhor trocar os grandões na hierarquia da editora.
    Na era da informação as pessoas parecem ir ficando mais burras mesmo com a necessidade e o hábito de escrever e ler. Lamentável. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Se a Panini ainda usa como desculpa (e foi mesmo uma das "justificativas" pros erros q o Levi apresentou publicamente durante entrevista) o fato de ter uma grande quantidade de publicações... A Lorentz já não pode usar a mesma desculpa, pois tem pouquíssimos lançamentos no ano. Pô, se é pra publicar 1 único encadernado em 6 meses, até o próprio DONO da editora podia ajudar na revisão, né?

      E concordo plenamente contigo... Se eu fosse dono ou responsável pela Panini, já tinha trocado TODA a equipe ligada às revisões e edição (desde o topo da cadeia hierárquica). É o q eu fiz mais de uma vez na minha empresa: Funcionário ruim ou q não rende e não cumpre com suas obrigações vai pra fora. Tem mta gente desempregada e talentosa (com vontade e gana de trabalhar) querendo uma vaga no mercado! O próprio "X-9" (colaborador aqui do blog) seria o MELHOR editor-chefe q a editora poderia ter (é letrado, culto, e entende de quadrinhos como ninguém), mas as "panelinhas" q atuam na editora sempre barram a ascensão de quem realmente merece (claro, não querem perder a "BOCA" pra alguém q seja mais competente)!

      E sim, infelizmente tbm tem esse outro fator... A internet parece q emburrece cada vez as pessoas. Na minha própria rede de amigos vejo gente trocando "MAS" por "MAIS" e coisas do tipo. É a falta de leitura de bons LIVROS ou artigos (é mais divertido compartilhar MEMES e bobagens do q boas leituras, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Leo, concordo plenamente com você.
      Na minha vida profissional sem pre vi isso, gente sem vontade e sem compromisso se dando bem só porque puxa o saco do superior. E o pior, esse tipo de gente sempre está atenta para a concorrência, quando percebe em alguém um forte candidato para tomar o seu lugar trata de sabotar para demitir.
      Minha namorada é professora e sempre que ela ganha um elogio ou as crianças estão indo bem melhor em relação as outras turmas as demais professoras ficam bravas. Porque elas não enxergam que precisam melhorar e sim que a outra está se "exibindo" para prejudicá-las. É mole?!
      Ouvi esses dias de um profissional de televisão que trabalhou na TV Tupi, curiosamente foi o Álvaro de Moya, mais conhecido como um grande pesquisador da Nona Arte...ele disse que pra sobreviver fazendo programas de tv na época o programa não poderia ser ruim senão era demitido e também não podia ser excelente porque também gerava demissão. Resumindo tinha que ser medíocre para se manter. Acho que isso serve para todos os lugares. Vemos que quando a pessoa é dedicada e boa no que faz é mais fácil atrair inimigos do que o contrário. Então ser bom hoje em dia é algo até desmotivante em muitas empresas, geralmente por ter péssimos gestores no lugar. Já trabalhei com os dois tipos de gestores e o ótimo gestor é aquele que não tem medo de perder o emprego e por isso incentiva a equipe e faz o possível para que o ambiente seja saudável e propicie a união entre os profissionais. Primeiramente se trabalha para a obtenção de resultados de excelência para a empresa depois cada contribuição é valorizada no seu tempo e de forma justa pra que os que não forem recompensados vejam que é questão de tempo para eles também o serem. Acho que a Panini está longe de ser um ambiente assim, por isso tantas derrotas. Roberto Xavier.

      Excluir
    3. É bem assim mesmo, Roberto...

      Na Panini (e em outras editoras) impera essa política da mediocridade: Ou seja, os caras q estão lá não querem ninguém melhor q eles por perto... Já são notórios os casos de SABOTAGEM dentro da própria editora pra derrubar profissionais mais qualificados. Um exemplo é o do Roberto Guedes, q é um pesquisador e entende mto de HQs (ele já escreveu vários livros teóricos de quadrinhos): Houve um breve período em q ele foi editor da Panini, mas logo puxaram o tapete dele (não vou entrar em detalhes, pq isso não me compete: mas saiu um cara qualificado, pra ficarem os medíocres em seu lugar)!

      Com o "X-9" foi a mesma coisa... Eu conheço ele desde 2002, qdo fui à SP pela 1º vez. Desde aquela época ele já trabalhava no mercado (tempos da Brainstore e auge da Devir, kkk) mas nunca chegou a ter uma colocação realmente mais alta (tipo um cargo de editor-chefe). E olha q o cara tem inglês fluente e até Francês e Italiano (é fóda, rs). No fim das contas, hj ele é mto bem remunerado em outro emprego, e faz freelance nas editoras apenas por hobby mesmo (pq gosta de lidar com quadrinhos). Te garanto, q se ELE estivesse no topo da cadeia, hj teríamos um mercado mais saudável de bons títulos (mais clássicos e menos LIXO) e maior qualidade geral (principalmente na parte editorial e revisão)!

      E gostei da frase do Moya... De fato, em várias áreas de atuação, não se pode ser ruim demais e nem bom demais, rs (foi por isso q eu me fudi sendo publicitário, pois fui posar de "bonzão" e o mercado me deu uma puta rasteira, hahaha)!

      Abs!

      Excluir
    4. Vi um video semana passada que o Liefeld xingou muito a DC no twitter por causa de umas tretas assim. E que o Geoff Johns tá pulando fora aos poucos da DC porque o Dan Didio fica puxando o tapete dele.

      Fonte:
      https://youtu.be/I29YKPAxU6E


      Nao ta facil pra ninguém😂😂

      Excluir
  2. Alguém sabe se a Edição Definitiva do Homem-Aranha voltou revisada de verdade? Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim. Eu recebi o meu dinheiro de volta, sem eu pedir, da Amazon. Como eles voltaram a vender, é sinal de que os erros devem ter sido corrigidos.

      Excluir
    2. Tadeu Olivetti, recebeu o dinheiro e ficou com a edição?
      Roberto Xavier.

      Excluir
    3. Sim, sem eu pedir.
      Ou sejam se voltaram a vender é porque as edições foram corrigidas.

      Excluir
    4. Como diz o Leo: Que barbada! Ganhei a edição da Liga Extraordinária também. Mas foi porque enviaram para os Correios entregarem. O carteiro malandramente deixou pra ser retirado numa agência. Solicitei o cancelamento e pra agradar mandaram outra edição sem custo por transportadora. Rs. Roberto Xavier.

      Excluir
    5. Roberto e Tadeu...

      É relativamente comum as empresas deixarem o cliente com as peças ou produtos defeituosos e mandarem outros perfeitos depois... Com a Eaglemoss isso me aconteceu umas 4 ou 5 vezes: Deixaram eu ficar com miniaturas quebradas ou com falhas de pintura qdo reclamei, e me mandaram peças perfeitas depois!

      É por causa dos transtornos e custos de frete... Mtas vezes não vale a pena pra empresa arcar com as despesas de reenvio do produto. Sai mais barato mandar logo uma peça nova e pagar um frete a menos (o do reenvio)!

      Abs!

      Excluir
    6. A qualidade da empresa se mede no pós-venda. Se ela gera transtorno para o cliente. Tem duas perdas: a da devolução do produto e com o cliente que dificilmente voltará a fazer negócios. Roberto Xavier.

      Excluir
    7. Verdade, Roberto...

      A Eaglemoss demorou pra aprender essa simples lição... Ela meio q já tava com o filme BEM queimado qdo resolveu agir de forma correta (como citei acima)! Antes tarde do q nunca, pelo menos!

      Abs!

      Excluir
  3. E aí, Leo, beleza?

    Não adianta, é o culto à mediocridade. Não sei se é por amadorismo ou pura burrice mesmo, mas tem certas obras que como não são em um ritmo mensal, podiam esperar mais um pouco antes de ficar tudo 100% pronto. É o caso desse Alvar Mayor e do Sandman. Me recuso a crer que as mensais (que deviam ter um ritmo de produção mais frenético e portanto mais suscetível a erros) tenham melhor controle de qualidade que os especiais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Verdade, até pouco tempo eu cheguei a comprar a ideia de q poderia ser algum tipo de SABOTAGEM q a Panini estava sofrendo... Mas o excesso de erros até mesmo em editoras menores (tipo a Lorentz e a New Pop - outra campeã de cagadas) demonstra q essa "FEBRE" de erros se espalha por todas as editoras mesmo!

      A Panini só ganha em quantidade pq TBM é a editora q MAIS publica gibis no mercado... Só q a Lorentz, mesmo com 1 ÚNICO lançamento no ano ainda passou mais de 12 erros relatados (no grupo do face: "Todo Dia um Erro")!

      Abs!

      Excluir
  4. Cara...que banho de água fria...estava de olho no Alvar Maior...mas com essa quantidade de erros sem condições. O $ vai pra outra coisa...
    Pô Editoras...a gente quer comprar mas vocês também não ajudam rs rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fábio... blz?

      É broxante mesmo, né? Eu tbm tava na pilha de comprar esse "Alvar Mayor" (q me foi bem recomendado por amigos devido ao conteúdo de alto nível). Mas acabei desistindo devido à quantidade de erros (mais do q o tolerável pros meus padrões) e q pra mim é IMPERDOÁVEL em encadernados de luxo (ainda mais por editora q só publicou praticamente isso nos últimos 6 meses)!

      Abs!

      Excluir
  5. De tanto eu apontar a PANINI os erros deles, sejam de revisão, de anuncios equivocados ( informaram EX MACHINA a 70 reais e tão lançando a 94 reais), atrasos sistemáticos, quadrinhos do mês em bancas sem o checklist deles, eles me boicotaram e apagaram todos os meus comentários. Lamentável isto. Quer dizer que se ficar com "viadagem" do tipo "Panini sua linda" isto pode né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. padrão brasil de qualidade, vide neymar, o intocável.

      Excluir
    2. E aí, WAGNER... blz?

      Só faltava essa agora, ao invés da editora se preocupar em melhorar a qualidade do próprio trabalho (reduzindo a quantidade - ainda - absurda de erros)... Acha mais fácil "varrer pra debaixo do tapete" as críticas e apontamentos dos leitores sobre os tais erros!

      E tem sido comum mesmo os estagiários da panini errarem informações básicas nos checklists OFICIAIS da editora... Erram preços, capas, formatos (já vi anunciarem capa-dura coisas q saíram em cartão), e conteúdo (tá difícil acertarem a lista de histórias originais nos encadernados)!

      Esse "VAMOS VIM" já mostra o nível BAIXÍSSIMO dessas porras de funcionários q a editora contrata... sem o menor controle de qualidade e análise de currículos na hora das contratações!

      Abs!

      Excluir
    3. "padrão brasil de qualidade, vide neymar, o intocável."


      Bem nessas, gustavo...

      Enquanto o MESSI construiu o maior (ou um dos maiores) hospitais de câncer infantil do MUNDO... Esse infeliz do "meninio" ney gasta sua fortuna com PUTAS e ainda sonega impostos, esse vagabundo de merda. Se fosse QQ um de nós a sonegar impostos, já estaríamos PRESOS: Mas o "menino" é sempre perdoado por esses deslizes e ainda tem FÃS por aí (mesmo caindo em campo o tempo todo feito um joão-bobo)!

      Enfim, cada povo tem os "ídolos" q merece mesmo...

      Abs!

      Excluir
    4. "padrão brasil de qualidade, vide neymar, o intocável."

      😂😂😂😂

      Nao vou criticar o fato dele gastar com puta e sonegar imposto. Se eu pudesse faria o mesmo, melhor do que a grana ir pras múmias vivas do congresso.
      O que fode mesmo é o povo reclamar de roubalheira e depois passar pano pra esse imbecil. Pão e Circo.
      Uma vez comentei que ja tava com saco cheio de ver a cara desse sujeito em tudo que é lugar, tive de aturar um "arranque os olhos, se ta incomodado" de uma das tietes dele. É mole? 😂😂

      Excluir
    5. Ele gasta com muitas e tem costas quentes pra sonegar. Então faz o que você também faria. Não acho correto ninguém fazer isso. O pobre se pode quando pego enquanto o rico entra com recurso e tudo certo.
      Roberto Xavier

      Excluir
    6. O sistema é corrupto e acaba corrompendo os brasileiros (maioria), se nao houvessem tantos brasileiros de olho na boquinha do funcionalismo publico, esse sistema desmoronaria e a corrupçao teria a chance de acabar.

      Excluir
  6. Oi xará,tudo bem??

    Olha... Nem sei o que dizer! A Lorentz, pelo visto, fez questão de ganhar o "troféu" dos erros pífios e deixar a Panini pra escanteio,rsrs! É cada uma!!! Ainda bem que não comprei esse Alvar Mayor,rs!!

    E pra variar, a Panini prometeu fazer um suposto "recal" de Sandman e mesmo assim uns errinhos ainda ocorreram... Se isso que a editora fez se chama "correção" eu não sei mais o significado dessa palavra!😆😆😆😆

    Nem Lobo Solitário ficou de fora desse "show de erros"... E o pior é que fiquei sabendo que um lote do mangá Dragon Ball Super vol.3 veio até com alguns balões em branco, acredita?? A Panini baixou o nível!!!!! É como eu falei uma vez aqui: essas editoras estão perdendo a credibilidade do leitor a cada dia que passa,não só pelos erros de revisão, como também pelos abusos de preços e um luxo "desenfreado"! Onde vamos parar com tanta incompetência? Inadmissível haver pessoas que se autointitulam "profissionais", mas que, na verdade, mal aprendem a escrever e, na maior parte das vezes, não conseguem interpretar um texto sequer... A verdade é que as redes sociais está afastando cada vez mais as pessoas da leitura. Hoje em dia, o que mais se vê, são pessoas olhando o celular, seja num consultório odontológico,numa fila de banco,etc mas encontrar alguém lendo um livro, é bem raro!rs Claro que existem pessoas que gostam de ler pelo "Kindle"( leio de vez em quando), mas a versão física é sempre melhor,cá entre nós! Pena que muitas pessoas não sabem usar a internet como ferramenta de conhecimento e aprendizagem!!

    Abração!!
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vejo algumas pessoas lendo livros no transporte público. Agora quadrinhos....

      Excluir
    2. Caros como estão os gibis...não dá pra arriscar ler fora de casa. Pode danificar, ser roubado, esquecido no ônibus ou pior algum conhecido pedir emprestado. Rs. Roberto Xavier.

      Excluir
    3. E aí, xará... blz?

      A Panini vinha levando esse "troféu" (orgulhoso, rs) sucessivamente nos últimos meses (as mais recentes premiações incluíram a "Ed. Definitiva do Aranha" e o "Sandman" - ambos q foram pro recall)... Mas agora foi a vez da pequenina Lorentz passar uma rasteira na gigante pirinini, kkk!

      A Lorentz ganhou (este mês) pela quantidade de erros numa mesma edição... mas a panini ainda sai "vitoriosa" na variedade de erros espalhados por uma porrada de gibis, rs (e agora até mesmo no atendimento ao consumidor nas redes sociais, hahaha)!

      O "Sândima" foi pro recall com mais de 20 erros relatados: a maioria com texto fora dos balões e balões apagados... Mas caiu de 20 pra uns 2 pelo menos (o q já é MUITO pra uma edição q acabou de sair de um recall e teve repercussão INTERNACIONAL)!

      E valeu pelo aviso... Não sabia desses balões em branco no "Dragon Ball" (pelas bolas do dragão, kkk)!

      Qto às redes sociais, é isso aí mesmo... Vejo a inaptidão e analfabetismo (até funcional) de toda essa geração mais nova no próprio curso pré-vestibular q eu administro, no qual a grande maioria (esmagadora) dos alunos mal consegue escrever uma redação sem apelar pro internetês e inúmeros erros ortográficos q vem no pacote. Tudo resultado da falta de leitura e interesse nos estudos (é mto tempo de facebook e vídeo-game pra essa molecada)!

      Abs!

      Excluir
  7. Essis errus foram os maiz míó de baum que eu já vi... rsrsrs

    Agora falando sério, será que ninguém lê as HQs antes da impressão??? Se eles quiserem, eu posso fazer esse "trabalho pesadíssimo" para eles, bastando apenas eles me mandarem as HQs... Alguém sabe o contato da Panini para eu enviar currículo para o cargo de "leitor honorário"??? Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles só aceitam com comprovação de estudo até a quarta série. Tem de ter documento reconhecido que não ultrapassou esse ano de escolaridade. Kkkkk
      Roberto Xavier

      Excluir
    2. Hahaha, PIOR...

      Pra trabalhar de revisor já tem q mandar pra editora um currículo cheio de erros de ortografia E digitação, kkk!

      No mais, enquanto eu selecionava as imagens pra esta postagem... Acreditem: Escolhi 10 entre mais de 100 q estão disponíveis na pág do face q eu recomendei (Todo Dia um Erro Diferente). E não sabia se ria ou se chorava diante das imagens, rs!

      Abs!

      Excluir
  8. Oi, Leo!
    Infelizmente esse caso do Alvar Mayor é uma tristeza, pois a HQ de Trillo & Breccia é excelente.
    Fui eu que apontei os erros, fiz as fotos e enviei à página do Facebook. Aliás, nem todos as falhas foram mostradas. Deixei de fora outros deslizes, relacionados à falta de coerência da linguagem adotada na obra.
    Enviei primeiramente à editora, que me respondeu prontamente (mas não justificou). Ainda assim, perdi a confiança no trabalho deles - tinha comprado anteriormente os três volumes de Dylan Dog.
    O mais inconcebível nisso é que Alvar Mayor é a única publicação da Lorentz. Deveria ter recebido toda a atenção, mas aí vendem um trabalho desleixado como esse, mascarado em um acabamento de luxo.
    Necron, única publicação da pequena Tai Editora, veio com muitos erros bobos também. Lamentável.
    Tudo isso, mais as falhas de rotina que já observamos nos gibis da Mythos e Panini, poderia ser resolvido com um trabalho básico de revisão - que, aparentemente, não está sendo feito em prol de economia.
    Será que este padrão de baixa qualidade não vai terminar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sanzio... Tdo bem?

      Realmente, essa HQ do "Alvar Mayor" me foi mto bem recomendada e só de folhear na loja achei excelente o nível dos desenhos e a história em geral (sem falar q tbm confio no trabalho dos criadores, em especial o Trillo). Inclusive, eu tenho uma "Aventura & Ficção" com material do "Alvar"!

      E parabéns pelo trabalho e pesquisa de listar e apontar todos esses erros na edição... Eu resolvi postar apenas 1 deles aqui na matéria pra não desvalorizar as 2 postagens dedicadas ao "Alvar Mayor" na pág do face (Todo Dia um Erro Diferente), pois o meu objetivo aqui é recomendar e indicar aos leitores do blog q visitem e sigam a pág no face (aqui é só uma breve "degustação", rs)!

      E não vejo justificativa e desculpa por parte de editoras pequenas q publicam apenas 1 ou 2 títulos por ano... Pois o próprio DONO deveria ter a obrigação de revisar o material (q nem eu faço com os livros didáticos do meu pré-vestibular). Simplesmente é inconcebível a má-vontade da editora nesse caso!

      E o mais triste nisso tudo é q a coisa tá se espalhando por TODAS as editoras... O q nos leva a crer q tá longe de acabar!

      Abs!

      Excluir
    2. "... E o mais triste nisso tudo é q a coisa tá se espalhando por TODAS as editoras... O q nos leva a crer q tá longe de acabar!..."

      É que continua vendendo da mesma forma.

      Se veículos saíssem das montadoras sem cinto de segurança e continuassem vendendo também, o mesmo passaria a ocorrer.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. "... E parabéns pelo trabalho e pesquisa de listar e apontar todos esses erros na edição..."

      Pelo jeito então, essa edição deveria ser rebatizada como "Calvário Mayor". :P

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  9. Cagadas acontecem. Existem vários erros nos comentários acima, inclusive neste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só q ninguém PAGA pra comentar aqui no blog, rs...

      Não dá pra comparar com encadernados CAROS (em formato luxo) q tão sendo vendidos com uma caralhada de erros por várias editoras (nem podemos dizer q se tratam de casos pontuais)!

      Abs!

      Excluir
    2. É aquela coisa o treino é necessário porque nele se aprende e pode errar. Na hora do show tem que executar com perfeição. Se os erros não te incomodam compre sem pensar duas vezes. Roberto Xavier.

      Excluir
  10. . Esse alvar mayor eu queria ler (assim como meu pai também kk), mas por conta desses erros só ganhando de graça ou numa segunda tiragem. Sobre mayor, um dia desses em uma página de quadrinhos no face acabei arrumando uma "treta" com uns marmanjos porque em um post de review da obra lamentei a quantidade de erros. Pelo menos 3 ficaram dizendo que eu estava profanando a obra por causa dos erros de revisão ou que eu estava menosprezando o trabalho da editora (e pelo menos 2 disseram que eu estava exagerando nos números dos erros e que é melhor a obra vir para o Brasil toda errada do que ficar inédita). Tive que fazer um texto gigante me "desculpando" para esses "tiozões" e que não estava querendo prejudicar ninguém , apenas exigir um produto sem defeitos pois esse é o meu direito como consumidor (e para a editora prestar um pouco mais de atenção pois isso pode prejudicar sua imagem).
    PS: o Autor do post (que fez review da obra não chegou a citar nenhum erro ortográfico pelo que eu me lembre, e o mesmo é amigo do sujeito que editou/revisou o quadrinho pelo que deu a entender quando o mesmo me respondeu no post).

    E o que vocês acham disso? É melhor uma obra prima ser publicada por aqui mesmo com erros ou ficar inédita?

    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ivan... blz?

      Q cabaços esses babacas do tal grupo q vc falou, hein? Ficam protegendo e acobertando um serviço PORCO desses. É por isso q eu não participo de NENHUM grupo de face (fora o do "Submundo"), pois não tenho paciência e nem educação pra lidar com idiotas desse tipo (é o mesmo motivo pelo qual eu tbm não discuto sobre POLÍTICA nas redes sociais - não sei o q é pior às vezes: falar de QUADRINHOS ou política no face - qq um dos 2 temas trazem consigo uma porção de gente cretina e hipócrita pra debates inúteis q vão do nada à lugar nenhum)!

      O q eu acho disso... É q QQ obra deve ser publicada aqui com um MÍNIMO de qualidade E revisão. Às vezes é preferível não ter o material, do q tê-lo cheio de erros e ainda PAGAR caro por um serviço de MERDA! Fazer um trabalho DECENTE e com revisão impecável é obrigação dessas editoras, já q estão VENDENDO um produto!

      Abs!

      Excluir
    2. O ideal évir sem erros e com um preço razoavel. Se vir com erros que pelo menos seja bem barato. O que é incaitável, é pagar caro por um material porco.

      Excluir
    3. O ideal é vir sem erros e com um preço razoavel. Se vier com erros que pelo menos seja bem barato. O que é incaitável, é pagar caro por um material porco

      Correçao

      Excluir
    4. Mil vezes melhor um material deixar de vir se quem tem a pretensão de pegar os direitos de publicação não tem um critério de qualidade. Senão só vai fazer isso: segurar os direitos, e impedir que quem tenha competência e capacidade de publicar o produto com o devido carinho se aproprie do material. Há vários bons títulos travados atualmente no Brasil por força de contrato.

      Excluir
  11. Lorentz é a típica editora de fundo de quintal que foi criada por donos que não entendem nada do negocio, mas são "fãs" de hqs. Contratam três estagiários como funcionários e não tem grana nem para contratar um revisor. Estar feita a fórmula do fracasso de editoras com um único lançamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me lembra a HQM...

      Criada por FÃS, q no fim das contas não tiveram nem mesmo a dignidade de se explicarem com o leitor e fecharam a porra da editora com séries canceladas pela metade e sem dar a mínima satisfação pros consumidores. Uma péssima e vergonhosa atitude!

      Abs!

      Excluir
  12. Não sei como anda as distribuições da Panini em outras cidades, mas aqui em São Paulo as bancas estão recheadas de "retornos" como "A saga do Monstro do Pântano", "X-Men: Inferno" e diversos mangás. Tudo a partir do volume 1. Se são produtos que a distribuidora Dinap não fez o trabalho é muita coisa. Edições esgotadas como Hellblazer Ori genes 3 também apareceram a rodo. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em Sls-MA também está repleto de encadernados do Monstro do Pântano e X-Men Inferno (ótima oportunidade pra quem perdeu essas coleções)!

      Abs!
      Leonardo Goulart

      Excluir
    2. E aí, Roberto... blz?

      Aqui no sul é a mesma coisa... O "Inferno" voltou pras bancas da mesma forma q o "MP" do Alan Moore e outros encalhes do tipo!

      Em compensação, a quantidade de exemplares NOVOS reduziu drasticamente... e encadernados tipo "Veneno" e "CHM do Hulk" aparecem com média de 1 a 2 unidades cada por banca!

      Abs!

      Excluir
    3. Batman Veneno nem sinal por aqui😟😟😟😟 Recentemente, olhei esse encadernado na Amazon a preço de capa, mas tava sem grana... Espero que chegue nas bancas!

      Abs!
      Leonardo Goulart

      Excluir
    4. E aí... blz?

      Olha, acho q já passou o momento desse "veneno" ir pras bancas... se não foi até agora em algumas regiões, é pq dificilmente virá depois. Falo isso, pq não se trata de um material "setorizado", e sim: uma edição q já teve tiragem BEM reduzida nas capitais (aqui pro sul, nem todas as bancas receberam tbm, e as poucas q receberam ainda foi 1 ou 2 exemplares no máximo)!

      Eu arriscaria na Amazon nesse caso (só uma sugestão)...

      Abs!

      Excluir
  13. É, Léo, não está fácil ser consumidor de quadrinhos no Brasil. As publicações estão saindo a preço de ouro, muitas delas eu aguardo meses por um desconto na internet, me recuso a pagar mais de 100 reais em material que vem cheio de erros de português, considero um descaso imenso com o consumidor. Será que o salário de revisor e de editor é tão baixo assim ao ponto de deixarem passar tantas sandices?
    Queria saber se é tão difícil ler algumas páginas por dia, verificar os erros e mandar corrigir para que o material vá para a venda de maneira decente, limpo, sem absurdos.
    Jogar a culpa na quantidade de revistas publicadas, como a Panini faz, é mentira deslavada, um artifício usado para encobrir o fato de que não estão com uma equipe totalmente competente e comprometida com o resultado final. Ou tem gente insatisfeita e está usando de sabotagem para passar a mensagem. Enfim, nesse rolo todo só quem sofre somos nós, os pobres consumidores. Agora, se eles estão precisando de gente para ler o material, fazer revisão e correção, não tem problema para mim, posso trabalhar de casa mesmo, com todo o prazer.
    Estou até pensando em fazer um pequeno protesto na Bienal do Livro do RJ esse ano no stand da Panini. Queria muito dar de cara com algum responsável pelo setor editorial lá.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Giulianno.. blz?

      Tá complicado mesmo, e essas dificuldades de se colecionar HQs serão tema da postagem da semana q vem aqui no blog, onde explicarei tbm algumas coisas q tão acontecendo com a panini e outras editoras (q reduziram a quantidade de lançamentos, pisando no freio em relação ao ritmo em q vinham)!

      O trabalho do revisor é BARATO... eu mesmo, pago revisor pros livros didáticos do meu curso e é o tipo do salário q pra empresa: SAI NA URINA, rs!

      E olha, garanto q os meus revisores fazem um trabalho EXCELENTE sem deixar passar 1 vírgula de erro nos materiais (mto elogiados, modéstia à parte)... Ou seja: Não tem desculpa pra uma empresa do porte da panini relaxar com isso (é vagabundagem e incompetência mesmo)!

      Tbm não aceito como desculpa a quantidade de material q a editora publica... Contratem MAIS revisores e pronto. Eu tenho 1 SÓ, q revisou TODOS os livros de um extensivo de pré-vestibular E ainda trabalha pra outros cursos concorrentes, realizando um serviço mto competente e minucioso!

      Abs!

      Excluir
  14. "Tirar o vício da galera em Marvel/DC também é foda, brother !!!"

    kkkkkk, certo. Mangá é algo que tá a beira do fim no Brasil, não vende nada... Turma da Mõnica nem se fala...


    "E se a P&N é elitista, então eu sou um intrujão do caralho por ficar comprando aquilo que não é pro meu perfil."

    Parabéns pra você. Eu que não vou passar fome pra comprar gibi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem sei se a Marvel e DC vendem bem tirando as coleções de CLÁSSICOS de ambas, rs... Todo mundo q eu conheço q AINDA comprava as fases atuais das 2 editoras, já pulou fora desse barco após as últimas reformulações e reboots, hehe!

      E convenhamos, né? Por mais q eu goste de gibis, ainda considero isso apenas um hobby: um gasto supérfluo. O dia q eu tiver q escolher entre um Big Mac e um gibi, eu vou de Big Mac, rs (aliás, brincadeiras à parte: Eu meio q fiz isso qdo decidi deixar de comprar "A Saga de Thanos" da Panini - esses 120 pila me farão falta pra outras prioridades no orçamento do mês)!

      Abs!

      Excluir
    2. Eu creio que vender bem de verdade somente a Turma da Mônica consegue.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. "O dia q eu tiver q escolher entre um Big Mac e um gibi, eu vou de Big Mac"

      E eu guardo a grana pro gibi e faço um mexidão de frigideira...

      Excluir
    4. Olha por falar em BIG MAC, tai algo que pode ser considerado elitista, eu não curto Fast Food então acabo juntando pra comprar gibi.

      "... Big Mac no Brasil é o mais caro do mundo, aponta índice.

      Nova pesquisa do índice Big Mac, realizada pela revista britânica The Economist e divulgada na última quarta-feira, 11, mostra que o principal sanduíche da rede de fastfood McDonald's no Brasil é o mais caro do mundo.

      Segundo o levantamento, o Big Mac no Brasil custa R$ 16,90, mas deveria custar R$ 12,48, ou seja, 41% a menos do que o preço americano de US$ 5,51. A comparação leva em conta o preço do sanduíche ajustado pela riqueza produzida pelos habitantes (PIB per capita).

      Jéssica Alves, O Estado de S.Paulo
      17 de julho de 2018..."

      Excluir
    5. Odeio Big Mac e qualquer coisa vendida no Mcdonalds. São horríveis. Prefiro comprar um gibi também. Kkkk
      Roberto Xavier

      Excluir
    6. E aí, VAM... blz?

      O BIG Mac eu só como nas quartas (hj mandei um no almoço, rs)... Pois aqui rola uma promoção onde toda quarta custa 19 pila JÁ com refri e batata!

      Ah, e na quarta... o preço individual do BIG cai pra apenas 8 reais (sem acompanhamentos)!

      Mais q isso eu tbm não pago nessas porcarias, kkk...

      Abs!

      Excluir
  15. "E eu guardo a grana pro gibi e faço um mexidão de frigideira..."

    Economizar pra comprar hqs SUPERFATURADAS, com o país em frangalhos e a economia indo pro buraco é um ótimo investimento.

    Recomendo "virgem sos 30 anos" do P&N, é o livro de cabeceira dos fãs assíduos deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, quem dera eu ainda tivesse meus 30 anos... Mas você deve ter gostado muito da HQ para sair por aí recomendando, hm?

      Vai uma recomendação de volta: a economia do país está em frangalhos (e vai piorar), mas não se pode generalizar a realidade pessoal de todo mundo. Muito menos a capacidade individual de se organizar financeiramente para atingir um objetivo, mesmo trabalhando com pouco capital de giro - precisamente o meu caso, rs

      O pessoal do P&N entendeu o mercado de hoje, soube utilizar suas ferramentas e alinhar com seus próprios anseios editoriais (bastante segmentados, diga-se... Sonny Liew? Larcenet?). Só tenho admiração e respeito pela conquista profissional dos garotos num cenário tão adverso.

      Tenho 70% de tudo o que eles lançaram até aqui. Sem pressa, sem frete e com descontos decentes. E nem precisei mexer na minha cota regular de Panini, Devir, Mythos, etc. Ou na cerveja do fim de semana. Um passeio no parque para um veterano de guerra civil brasileira.

      Desejos de uma ótima semana e que as coisas melhorem para você.

      Excluir
    2. O país com esses governantes está na mesma tendência da Panini com os editores...ladeira abaixo. Só falta a Panini em parceria com o governo colocar brindes bijouterias de nióbio. Kkkk
      Roberto Xavier

      Excluir
    3. Por falar em Paninadas, viram que vão lançar o encadernado de Cavaleiro das Trevas versão Noir sem aquela praga da sequência no mesmo encadernado? O único problema é o preço e o fato de ser em preto e branco.

      Excluir
    4. Eu vi, L.

      Em princípio achei uma proposta bacana, mas após espiar o preview da edição original da DC, disponível no Amazon gringo, confesso que imaginei de outra forma por conta do subtítulo "NOIR" (achei que haveriam algumas nuances de cinza pra reforçar o clima característico associado ao termo, mas não é preto no branco e só).

      E isso não quer dizer que tenha achado ruim, em se tratando da arte final "sujona" do Klaus Jason o resultado é bacana também. Além do fato que um embrião do que o Miller vei a exacerbar em Sin City.

      Mas nem de longe, é uma prioridade pra mim. Um dia que sabe.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. E aí, "L"... blz?

      Demorou (eu tava sem tempo pra nada nos últimos dias), mas assisti aquele LINK do P&N q vc comentou aqui dia desses, no qual os 3 editores chamavam de "BABACAS" o pessoal q decidiu boicotar o FILME da "Capitã Marvel"!

      Achei desnecessário e uma puta arrogância por parte dos caras em se acharem os donos da verdade e criticarem quem resolveu boicotar aquela BOSTA de filme estrelado por uma atriz antipática, sem carisma (sempre com a mesma cara de bunda) q TBM não cansa de ofender os fãs com declarações extremistas e agressivas. Eu boicotei o filme tbm (digo, até assisti, mas assisti de graça - eu não pagaria por isso) e "BABACA", pra mim, é quem só falta pedir "desculpas por ter nascido homem" (q nem esses 3 editores da P&N - já não bastava terem "problematizado" a punheta na "Druuna"? Respeito o trabalho deles na editora, mas nesse caso, acho q deviam ter mais respeito pelos leitores E CLIENTES com declarações gratuitamente ofensivas desse tipo)!

      Abs!

      Excluir
    6. "Vai uma recomendação de volta: a economia do país está em frangalhos (e vai piorar), mas não se pode generalizar a realidade pessoal de todo mundo."


      E aí, doggma... blz?

      Não sei se estou nadando contra a corrente nesse caso, mas no meu 3º ano sendo dono de pré-vestibular, notei q a economia deu uma reaquecida este ano (em comparação com os 2 primeiros de atuação no mercado). Até estou em processo de venda da empresa pq me fizeram uma boa oferta e aceitei (vou mudar de ramo). Ou seja: Vc tem razão qdo afirma q cada um tem (ou pode ter) uma vida econômica diferente dos demais.

      Acredito q as editoras pensem da mesma forma, e já nem se inibem mais em direcionar seus produtos APENAS pra leitores de renda mais alta... é o caso da editora novata New Order, q já mandou a estreia da nova fase do "SPAWN" por 70 contos (um encadernadinho básico q deveria ter saído em capa-cartão até)!

      Enfim, vou até dissecar melhor essa ideia na próxima postagem aqui do blog, mas a meu ver: as editoras já mandaram seu recado e redefiniram seu público!

      Abs!

      Excluir
    7. Qto ao "Cavaleiro das Trevas" versão Noir...

      Olha, confesso pra vcs q sou mais pegar a versão COLORIDA q vai sair pela Eaglemoss (e SEM a porcaria do "DK2" junto - FINALMENTE, rs)!

      Abs!

      Excluir
    8. "... versão COLORIDA q vai sair pela Eaglemoss..."

      É mesmo tem essa possibilidade também, acabei esquecendo.

      Mas será que vai ser publicada mesmo? Tanto na Coleção de Graphics Novel´s DC quanto em Grandes Sagas DC aconteceram trocas de títulos por exigência da Panini.

      Mas infelizmente nem em uma nem em outra irão utilizar nenhuma das capas da mini original.

      Pela Eaglemoss vai ser a horrorosa "Batman de calça jeans"

      https://shop.eaglemoss.com/nz/images/shop_products/3f768cc4-0993-4a41-9873-d930063a6d7e.jpg

      Já pela Panini será com o "Batman empoleirado":

      https://http2.mlstatic.com/batman-noir-the-dark-knight-returns-dc-comics-ingles-nuevo-D_NQ_NP_888098-MLA27793140086_072018-F.jpg

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    9. https://http2.mlstatic.com/batman-noir-the-dark-knight-returns-dc-comics-ingles-nuevo-D_NQ_NP_888098-MLA27793140086_072018-F.jpg

      Capa foda!!! Pior que o cara fica na tara de ter as 2 versões.

      Pra quem detesta a safadeza da panini em vender as 2 partes num encadernado só, há a opçao de importar:

      https://www.amazon.com.br/Dark-Knight-Returns-TP-New/dp/1401263119

      Se o cara der sorte, dá pra pegar por um preco razoável qusndo tiver promoção

      Excluir
    10. Cavaleiro das Trevas em P&B não desce de jeito nenhum! Passo longe! Prefiro esperar a versão da Eaglemoss!

      A Panini quer lucrar a qualquer custo! Nem que seja lançando "caça níqueis" no mercado!rs

      Abs!
      Leonardo Goulart

      Excluir
    11. "Cavaleiro das Trevas em P&B não desce de jeito nenhum! Passo longe! Prefiro esperar a versão da Eaglemoss!"


      E aí, xará... blz?

      Penso exatamente da mesma forma... Não me interessa em nada ter em P&B algo q originalmente saiu em cores E q eu tenho em cores (a versão q eu tenho do DK1 é o encadernado capa-cartão da Abril)!

      Essa HQ merece capa-dura (a meu ver - digo, são poucas as HQs q eu acho q mereçam o formato luxuoso, mais de 90% delas eu acho q deveriam sair sempre em capa-cartão)... Mas vou esperar a versão da Eaglemoss tbm (q é em cores e SEM aquela bomba do "DK2" q tem na versão colorida da panini e q eu me recuso ter na estante)!

      Abs!

      Excluir
  16. "Eu creio que vender bem de verdade somente a Turma da Mônica consegue."

    Acho que alguns mangás mais populares vendem bastante, One Piece, Vagabond, Slam Dunk e Berserk tem seu público fiel. Dragon Ball deixo fora porque já foi publicado trocentas vezes no Brasil e é fácil achar os vols da Conrad.

    Acho que a industria de mangás e comics não tão mais conseguindo fazer algo que a grande maioria do publico curta. Além da pirataria que fode ainda mais as coisas e as pessoas parece que perderam o mínimo de pensamento independente pra selecionar o que gosta, só tão seguindo modismos. Só ver os sujeitos que pagam caro por qualquer hq que o P&N lança ou indica...

    ResponderExcluir
  17. Em relação a discussão sobre o P&N comprei o Relatório de Brodeck na Amazon e devolvi porque não gostei. Me senti enganado com toda aquela propaganda. O bom da Amazon é a devolução. Da P&N tenho Drunna, os livros do Conan, Marada, Cannon e os dois do Esteban Maroto. Bastante coisa até. E todos comprados com o máximo de desconto. Gosto da forma como eles tocam a editora é uma lição pra Panini, Mútuos e outras maiores.Quanto ao catálogo não pego tudo e o que me interessa espero cair bastante o preço.Quero pegar ainda Line Eliane e Blood. Uma coisa é certa o perfil do público dos caras é classe A e B. Roberto Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mútuos = Mythos
      Line Eliane = Loane Sloane

      Maldito corretor automático. Rs

      Roberto Xavier

      Excluir
    2. E aí, Roberto... blz?

      Valeu mesmo pela dica... não sabia q a Amazon facilita as devoluções!

      Dia desses comprei lá um livro sobre bebês, mas errei a idade (preciso "a partir de 1 ano" e não "até 1 ano" - foi o erro q cometi na hora da compra)... Graças a vc, vou me informar melhor então sobre como proceder pra troca! Valeu mesmo!

      E SIM, é fato q o público da P&N é o A e B... Pelo menos comprando na pré-venda, as chances são melhores de se comprar por uns 70 pila algo q terá uns 120 no preço de capa!

      Abs!

      Excluir
    3. O prazo deles é grande até."O relatório de Brodeck" não curti a arte nem a história e o espaço assim como o dinheiro está escasso então devolvo sem pensar duas vezes. Roberto Xavier

      Excluir
  18. "... Acho que alguns mangás mais populares vendem bastante, One Piece, Vagabond, Slam Dunk e Berserk tem seu público fiel..."

    Não tenho dúvidas que qualquer um deles venda mais do que Marvel e DC, alias em se tratando de quadrinhos, esse gênero só não é mais segmentado no Brasil do que os autorais.

    Enquanto Abril, a Disney vendia mais também, mas agora com a distribuição da Culturama, não tenho essa certeza.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, VAM... blz?

      A Culturama tá afundando a linha Disney no Brasil... A distribuição é PÉSSIMA (tem em farmácias e brechós, mas não tem em todas as bancas onde deveria ter - quem é q vai numa farmácia pra comprar gibi? puta merda) e só tem basicamente a lixarada italiana nas mensais!

      Nada de clássicos, nada de Barks, nada de Zé Carioca... NADA!

      Nos grupos Disney do face é só reclamações... até os caras mais "disneyanos" da vida já tão abandonando o barco, rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...