28/01/2015

Papo de Gibi: "Arquivos X-Men" (HQs Nacionais com os Mutantes).... E Outros Assuntos!!!

A coluna: "Papo de Gibi".... Foi criada (ano passado) pra tratar de assuntos mais informais tirados das minhas navegações pela internet afora. É uma coluna que mistura lançamentos, eventos, curiosidades, e notícias diversas pra serem compartilhadas aqui no "Submundo". E nesta postagem, veremos:

"Arquivos X-Men" (de Gedeone Malagola - As HQs produzidas no Brasil nos tempos da Editora GEP); O "Tribunal-Vivo" e "Eternidade" (em miniaturas especiais customizadas); "Mestres Modernos - José Luis García-López"; "Tex em Cores - O Diabólico Mefisto"; "Star Wars 9 - O Retorno de Jedi" (Deagostini); "Clube de Trocas" (No Blog do Paulo - pra colecionadores que queiram trocar gibis); E um vídeo levanta a questão: "As Revistas Mensais da Panini Estariam em Queda de Qualidade"?

Confira tudo isso logo abaixo....

"Arquivos X-Men" (de Gedeone Malagola): É uma edição que reúne as HQs produzidas no Brasil pela Editora GEP (em 1968) - Resgatando essas raridades históricas do mercado nacional. Foram 10 histórias (curtas) publicadas no mix da revista "X-Men" da GEP (em P&B) e que me mesclavam às aventuras originais da Marvel (ainda com a 1º formação dos "X-Men"). A edição é ARTESANAL (com tiragem reduzida), tem 100 pág, e custa R$ 56. Abaixo (no final da matéria) tem uma pág. com participação do "THOR" (Pros colecionadores interessados, o e-mail pra contato é: produtoraculturalwaz@yahoo.com.br)!!! E com lançamento na última Comic-Con Experience, "Mestres Modernos Vol. 3 - José Luis García-López" traz várias ilustrações, esboços e entrevistas sobre o artista (os 2 primeiros Vol. dessa coleção foram dedicados à George Pérez e John Byrne)!!!

O "Tribunal-Vivo" e "Eternidade" (imagens acima) são mais 2 impressionantes miniaturas especiais customizadas por "Swamy Alex" (já conhecido dos leitores aqui do blog por ter feito uma "Mulher-Invisível" transparente - cujas FOTOS eu já postei da minha própria coleção). Ele (que só atende pedidos pelo facebook) tá se superando cada vez mais e agora apresentou essas 2 figuraças aí (que farão a alegria dos fãs da ala cósmica da Marvel). Belíssimas peças (que estão na minha mira também, rs)!!! "Tex em Cores - O Diabólico Mefisto": Já está nas bancas essa imperdível ed. que traz a 2º aparição do maior de todos os inimigos de Tex: "Mefisto" (agora não mais um simples espião traidor, mas um poderoso feiticeiro capaz até de hipnotizar os amigos de Tex e torná-los criminosos a seu serviço. Uma saga emocionante e cheia de reviravoltas (umas das melhores HQs clássicas dos anos 50)!!!

"Star Wars 9 - O Retorno de Jedi" (Deagostini): Apresenta, entre suas 270 pág, a adaptação do 3º filme (de 1983): Inédita no Brasil. Publicado como mini-série fora da revista mensal, o "Retorno" foi incluído nessa ed. pra respeitar a ordem cronológica dos eventos!!! O "Clube de Trocas" é uma ótima iniciativa patrocinada pelo blog do Paulo: "Colecionando Quadrinhos". Os leitores que quiserem trocar seus gibis, visitem o blog (postei um print-screen acima) e entrem em contato com ele (pode ser um bom negócio pra ambas as partes)!!! Um camarada meu (Leandro) me mandou uma FOTO super-realista de um boneco Hot Toys da série: "Breaking Bad" (pros fãs do seriado de TV - meu favorito dos últimos 20 anos - é um sonho de consumo, rs)!!! E por fim... Recomendo à todos um vídeo do "Canal do Colecionador" onde o Alexandro comprova uma crescente queda na qualidade das mensais da Panini ao longo dos anos: É difícil negar os fatos diante dos exemplos mostrados (confiram neste "LINK")!!!

Até+

PS: E a seguir aqui no "Submundo".... Mais 10 Novos "Reviews" ("Cap. América - Novo Pacto", "Mulher-Hulk", e mais), O "Guia de Leitura dos Vingadores" (de Nano Falcão) e várias outras novidades aquecendo os tambores pro mês do carnaval, rs!!!

85 comentários:

  1. Eai Leo...

    Sobre o vídeo da queda de qualidade da panini... Percebe-se que isso ocorre por causa da política deles de manter um preço acessível. Não vejo mal algum em aumentar o preço (claro que não valores absurdos) contanto que a qualidade continue, ou até mesmo melhore. Esse é um dos motivos por eu não acompanhar mensais, prefiro esperar os encadernados mesmo, mas que infelizmente, até estes estão perdendo sua qualidade. Por exemplo, muita gente reclamou do papel pisa na Saga do Monstro do Pântano, eu acho que o papel é o ideal para o tipo de história e das cores, mas poderiam ter optado pelo papel mais grosso, como usado nos TPB's americanos. Enfim, o triste disso tudo é, saber que a panini parece que não se importa com reclamações e pedidos de seus leitores, no fim eles acabam lançando algo do jeito que eles acharem melhor.

    No aguardo dos novos reviews... Abs.

    ResponderExcluir
  2. Fala, Léo!
    Comprei a edição Mestres Modernos do Byrne (gostei), e considero o Garcia Lopez uma referência (principalmente com personagens DC!).

    Só para comunicar, está previsto um DC Deluxe Corporação Batman.

    Em relação as miniaturas, muito interessante estas imagens.É impressionante, a quantidade de personagens (Marvel) relevantes (e não protagonistas)que poderiam render belíssimas miniaturas! Quanto mais se procura, mais personagens vão surgindo, gerando aquela curiosidade de como ficariam na coleção.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Até hoje só comprei uma HQ do Tex,como estou largando as mensais da panini (também pela queda na qualidade),quem sabe seria uma boa hora pra ler algo do Tex.

    ResponderExcluir
  4. "Sobre o vídeo da queda de qualidade da panini... Percebe-se que isso ocorre por causa da política deles de manter um preço acessível. "


    E aí, John wobhm.... blz?

    Eu sou um, q acho não compensar a economia no acabamento gráfico em prol de se manter preços baixos.... De q adianta economizar num gibi e receber em troca um papel vagabundo com péssima impressão (onde mal se vê a arte e as cores direito). Quem acompanhou a revista "Marvel MAX" sabe bem do q estou falando: impressão escura demais onde ficava confusa qq cena em ambiente noturno. E pior q não estou falando de um aumento absurdo, pois acho q não chegaria a 1 real de aumento pra mudar o papel de uma mensal pra melhor!

    A Panini usa a desculpa furada de q nos EUA tbm se utiliza o papel pisa-brite.... Mas esquecem (convenientemente) de dizer q o pisa-brite americano é mto SUPERIOR ao pisa-brite usado no Brasil (nem se compara). Se tivéssemos aqui a mesma qualidade do pisa-brite americano, ninguém estaria reclamando: Mas com essa bosta de papel q usam nas mensais daqui, o melhor seria passar pro LWC então: E capricharem nos mixes pra fazer a grana do pessoal valer a pena (parte do problema é q a Panini tbm mantém mixes horríveis onde se aproveita em média 1 história num gibi de 78 pág)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa política prejudica a concorrência. O pessoal reclama do preço da Dredd (que é barata para o formato!), mas a gente tem papel e impressão decente! Se as revistas da Panini fossem iguais, a diferença de preço seria muito menor...

      Excluir
  5. blz leo?

    acho que a qualidade das HQs esta diretamente proporcional ao material oferecido pela marvel, ou seja, sofrível.
    a coleção mestres modernos parece ser bem legal.
    somente esta semana chegou por aqui (santa rita do sapucai, MG) a miniatura do dr. estranho, achei maneira e comprei apesar de ser meio cara.

    abraço

    ResponderExcluir
  6. "Em relação as miniaturas, muito interessante estas imagens.É impressionante, a quantidade de personagens (Marvel) relevantes (e não protagonistas)que poderiam render belíssimas miniaturas! "


    E aí, Victor.... blz?

    Realmente, tem mto restolho da Marvel e DC q renderiam figuras incríveis (seja pelo visual bacana ou pela raridade q são).... Essas 2 entidades cósmicas aí são 2 belos exemplos: A reprodução delas acabou sendo tão profissa, q duvido até q as versões oficiais delas ficassem melhores q essas (o "Tribunal" dourado e reluzente: Tá demais mesmo)!

    E essa capa do García-López tá matadora mesmo, hein? O cara manda mto bem na DC (a "Mulher-Maravilha" dele é uma das mais lindas entre todas as versões). Qto ao "Batman Corporação", eu vi q saiu uma ed. de luxo agora, e te confesso q essa foi surpresa pra mim (não imaginei q fossem relançar essa tão cedo, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Leo Boa tarde

    Comprei o Batman do Davis volume 2

    Só pra confirmar:

    Esses 2 volumes da Panini englobam TODA a passagem dele pelo batman?

    E os 4 q irá sair agora do jim, também?


    Valeu, Abs!

    ResponderExcluir
  8. "quem sabe seria uma boa hora pra ler algo do Tex."


    Oi, bruno.... tdo bem?

    Se vc precisar de algumas dicas pra começar a ler "Tex", pode mandar aí q eu te ajudo q no q puder, blz? Pois "Tex" é minha leitura favorita (entre TUDO q leio) e estou mergulhado nesse universo até o pescoço, rs!

    Comigo aconteceu assim tbm.... larguei as mensais (qdo a Panini cancelou "Demolidor" e "Marvel MAX") e descontente com a linha tradicional de heróis, passei a ler "Tex" (de 2009 pra cá): Não parei mais e recomendo pra todo mundo. Essa coleção "Tex em Cores" é boa por trazer todos os clássicos em ordem cronológica (embora algumas ed. "continuem" na próxima)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "acho que a qualidade das HQs esta diretamente proporcional ao material oferecido pela marvel, ou seja, sofrível."


    E aí, gustavo.... blz?

    Pior q é bem nessas mesmo, rs.... Gibis ruins, com qualidade ruim (dá na mesma, hehe)!

    E a miniatura do "Dr. Estranho" é uma das mais legais até agora da Marvel.... E vai ser bem procurada daqui pra frente (com a proximidade do filme dele). E por falar nele, foi num gibi do "Dr. Estranho" q a entidade acima: "Eternidade", apareceu pela 1º vez (coisa antiga mesmo - anos 60)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "Esses 2 volumes da Panini englobam TODA a passagem dele pelo batman? "


    E aí, William.... blz?

    Sim, as 2 ed. do Alan Davis cobrem tudo q ele fez com o morcego.... Mas as ed. do Jim Aparo q eu saiba serão apenas 2 (cobrindo apenas o Vol. 1 dos encadernados gringos): Deve sair mais depois, mas por enquanto só confirmaram 2 aqui!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      E ontem vi um livro do B. Fett na livraria kkkk lembrei de vc

      Excluir
    2. Livro do "Boba Fett"?

      Os 2 encadernados dele q saíram eu já comprei (estarão no próximo "review")!

      Abs!

      Excluir
  11. Não, é um livro mesmo!

    Esqueci a editora, mas é um capa dura, e n gibi.

    Vê no Google oq acha

    ResponderExcluir
  12. "Mas, pra mim, o pior de tudo mesmo é a Panini não fazer uma pesquisa criteriosa p/ descobrir o que seu público efetivamente deseja. Talvez a Panini não esteja notando que o perfil do seu cliente está mudando, evoluindo e se pulverizando em diferentes nichos."


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    A Panini nunca faz esse tipo de pesquisa pelo visto.... "SE" faz, é de forma incompetente (q nem aquele fiasco dos institutos de pesquisa nas últimas eleições). "SE" fizesse tbm, saberia q a maioria esmagadora dos leitores preferiria um papel de melhor qualidade nos encadernados do "MP" (do Moore), rs. Na publicidade, eu aprendi a importância de uma pesquisa bem-feita com o público (as empresas q investem em pesquisas SÉRIAS tendem a cometer menos erros e atingir mais rápido o seu público-alvo: Agradando ao mesmo sem mtas dificuldades)!

    A Panini tá equivocada se acha q o leitor médio vai aceitar qq merda impressa em papel higiênico.... é mais fácil o cara parar de comprar um gibi, do q seguir uma revista mensal feita nas coxas. A quantidade é grande de leitores na loja q eu frequento (Tutatis) q já abandonaram as mensais pra esperarem futuros encadernados de suas séries favoritas (sim, a maioria sabe q tava comprando um gibi de 3 histórias pra ler 1 só q preste - e sabe q essa história boa tem grandes chances de ser encadernada depois). O mesmo abandono é visível em todas as redes sociais (neste tópico mesmo, já tivemos declarações de leitores q largaram as mensais)! Oferecer um MÍNIMO de qualidade à colecionadores cada vez mais exigentes é essencial pra sobrevivência do mercado!

    E como eu falei num comentário acima.... nem estamos falando de um aumento significativo no preço de capa: é coisa de centavos ou 1 real e pouco. E até mesmo: caso de se exigir um pisa-brite de melhor qualidade então (igual ao usado nos gibis americanos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que é pior... se hoje eles resolverem rever a politica do papel para seus lançamentos mensais já é tarde demais para recuperar maioria dos leitores que largaram o ´vício...

      Cesar Leal

      Excluir
  13. Eai Leo blz?
    Cara ñ sei se vc já ficou sabendo mais Tex gigante em cores vol.4 está em pré-venda na mythos. E outra coisa recentemente li vc falando sobre promoções dos volumes anteriores de Tex gigante em cores, vc poderia me dizer em qual loja achou estas promoções?

    vlw

    ResponderExcluir
  14. Boa NoiTe Leonardo, e aí tudo bem?!

    Amigo na sua avaliação quantas "estrelas" você daria para o encadernado BATMAN & ROBIN do Grant Morrison e Frank QuiteLy?
    ...sendo eu fã do MORCEGO, você acha que eu iria curtir essa HQ mesmo sem ter lido nenhum material anterior do Batman com essa fase do Morrison?

    Abrçs!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Leo!

    Estou te mandando este link com as novidades fevereiro e março:http://ovicio.com.br/confira-os-lancamentos-de-fevereiromarco-da-panini/

    Tem muita coisa intere4ssante e algumas surpresas!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  16. "E o que é pior... se hoje eles resolverem rever a politica do papel para seus lançamentos mensais já é tarde demais para recuperar maioria dos leitores que largaram o ´vício... "


    Tens toda razão, Cesar....

    Eu sou um, q perdi totalmente a confiança nas mensais.... e não pretendo mais voltar a acompanhar nenhuma delas. Pois nunca se sabe o q poderão alterar no formato da revista (papel, quantidade de pág), as porcarias no mix, as capas mal-escolhidas (isso qdo publicam todas as originais no miolo - o q nem sempre acontece), etc.... Pra mim, esse sistema não funciona mais: Ou eu espero sair encadernado, ou compro em TP importado mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é só isso, minha vermice me fez largar as mensais mais tardiamente do que deveria e mesmo tendo largado um pouco depois que alguns colegas quando fui ler a mini Infinito (que comprei por ser material do Thanos) ví que eu não tinha mais nenhum referencial com relação aos personagens. Um monte de personagens alterados e/ou retconeados. A velocidade de mudança que a Marvel e DC imprimem hoje em seus personagens, sempre passando por revisões sem ao menos a anterior ter sido bem explorada, acaba deixando o leitor sem um referencial. Largar uma mensal faz com que você não volte mais não só pelos casos já elencados nos posts anteriores mas porque não há mais nenhuma identidade com o herói... A produção dos Comics Americanos (e por consequencia suas "edições" em outrso países) terá que encarar esse fato mais cedo ou mais tarde, até porque hoje os heróis são podeosas marcas usadas em produções de TV e filmes e esses meios não suportam uma troca tão desgastante de status quo.

      Cesar Leal

      Excluir
  17. "Eu mesmo sou um dos abandonou séries mensais, desde 2008!"


    E eu abandonei por aí tbm.... As 2 últimas mensais da Panini q segui foram: "Demolidor" e "MAX" (e hj compro só a do "Dredd" e "Recruta Zero")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Cara ñ sei se vc já ficou sabendo mais Tex gigante em cores vol.4 está em pré-venda na mythos."


    E aí, Guilherme.... blz?

    Valeu mesmo pela dica, eu ainda não tinha visto q esse "Tex Gigante 4" tava pra sair do forno, rs... Ah, e de quebra, ainda matei a curiosidade no site da Mythos vendo o chaveiro q vem de brinde com o "Dredd - Ano 1" (maneiro)!!!

    Qto às promoções q eu vi das ed. anteriores.... Eu usei o "Buscapé" na época e ele me indicou as melhores ofertas (comprando pelo próprio link do site de busca, ainda rola mais uns descontos extras nas lojas indicadas! Teve gente q pagou na faixa dos 40 pila por um "Tex Gigante"!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Amigo na sua avaliação quantas "estrelas" você daria para o encadernado BATMAN & ROBIN do Grant Morrison e Frank QuiteLy?"


    Oi, Marcio.... tdo bem?

    Essa fase do "Batman & Robin" eu não li inteira (só li algumas poucas ed. soltas em scans.... e sendo assim, não posso fazer uma avaliação do gibi todo). Mas do q eu li me pareceu legal sim, e a série costuma ser bem eleogiada por outros leitores!

    Porém, é importante vc saber.... q o "Batman" dessa história NÃO é o Bruce Wayne e sim: O Dick Grayson (pois essa fase rolou durante o tempo em q o verdadeiro batman tava "morto" - logo após a "Crise Final"). Por melhores q sejam as histórias, esse fato poderá pesar na sua decisão de arriscar ou não esse gibi. Eu (particularmente) te recomendaria outro do Morrison: "Batman Corporação" tbm do Morrison (esse sim, com o batman q VALE, hehe) e q vai sair encadernado mês q vem: Fica aí a dica, brother (pois "corporação" eu já li e achei fóda)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Leo e Marcio
      A digamos, "primeira parte" do encadernado flui bem, e a segunda flui melhor com o encadernado O Retorno de Bruce Wayne.
      Alex Leão

      Excluir
  20. "Estou te mandando este link com as novidades fevereiro e março"


    Oi, Elcio..... tdo bem?

    Valeu mesmo pelas novidades.... Dessa lista, me interessou mesmo a série: "Astro City" (uma das melhores HQs de super-heróis q eu já li na minha vida - essa vai ser COFRE certo). Eu já tinha ouvido boatos a respeito desse relançamento, mas gostei de ver q segundo essa lista, o material será republicado desde o início (ótimo, pois tenho esse 1º arco em mini-série pela Pandora)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. Oi Leo, muito boa a postagem, nós colecionadores curtimos muito as dicas do Submundo HQ. Eu estou firme na coleção Comics Star Wars e por aqui já chegou também este nº 9. Obrigado por citar o meu blog Colecionando Quadrinhos, gosto de trocar e incentivar as trocas entre colecionadores de gibis, é um modo prático e econômico de conseguir algo que se quer, e de passar adiante os gibis que podem servir a outros colecionadores. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. "Obrigado por citar o meu blog Colecionando Quadrinhos,"


    Oi, Paulo.... tdo bem?

    Não precisa agradecer não, pois vc sabe q o seu blog figura entre os meus favoritos (e q inclusive, foi um dos 3 q serviram de inspiração pra criação do "Submundo").... E além do mais, a sua ideia de um "Clube de Trocas" é mto boa mesmo e merece ser compartilhada aqui com outros leitores. Geralmente o q mais vemos por aí são ofertas de "Compra/Venda" de gibis.... o q torna a ideia da "troca" um diferencial interessante!

    Já recomendei pessoalmente tbm o "Clube de Trocas" pra um camarada meu q anda separando revistas pra negociações.... ele tem uma coleção considerável e mto bem conservada e disse q assim q finalizar as arrumações na estante, entrará em contato com vc! No mais... quem diria hein? Como o tempo passa rápido: Parece q foi ontem q comecei a colecionar "Star Wars" e já estamos próximos do FIM da 1º fase da coleção (os clássicos vão até o Vol. 12 e depois entramos na Era da Dark Horse)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Essa política prejudica a concorrência. O pessoal reclama do preço da Dredd (que é barata para o formato!), mas a gente tem papel e impressão decente! Se as revistas da Panini fossem iguais, a diferença de preço seria muito menor..."


    É verdade, Hunter.....

    Mtos dos leitores q eu vejo reclamarem do preço da revista do "Dredd".... Usam como comparativo as mensais da Panini, esquecendo (completamente) de levar em conta 2 fatores básicos: Formato MAIOR (magazine) no "Dredd" e papel LWC (bem melhor q o pisa-brite).... E olha q nem entrei no mérito do "aproveitamento" do mix (nos mixes da Panini se aproveita em média 1 história entre 3)!!!

    No final das contas.... O barato acaba saindo caro: qdo o leitor q "achou" estar economizando num gibi baratinho (com baixa qualidade), acaba comprando posteriormente um encadernado de luxo pra ter suas histórias favoritas numa qualidade melhor de impressão. O q tem de amigo meu comprando material repetido em encadernados (tipo: "Corte das Corujas") e querendo se livrar das mensais depois.... não tá no gibi (com o perdão do trocadilho, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem isso. Eu tento aproveitar o máximo o espaço na Dredd, ajudado pelas histórias mais curtas e pelo fato de que tem MUITO material inédito da 2000 AD no Brasil.

      Excluir
  24. O povo fala que quer mais qualidade, mas QUALIDADE TEM PREÇO! Qualquer HQ nova que seja anunciado, sem exceção, é sempre julgada pelo seu preço antes de qualquer outro fator.

    Vejam os comentários nos sites de notícias da Internet. Ou os vlogs que falam de quadrinhos. Preço é sempre o primeiro e por vezes o principal assunto.

    Dredd Megazine? Ah, é muito cara. Não importa que tenha papel e impressão melhores que os da Panini e formato maior para seguir o padrão da 2000 AD (e nem vamos falar nas tiragens), se não tiver o mesmo preço de uma revista menor e mais ordinária é "cara".

    A coleção de Star Wars? Ah, é semanal e fica cara demais para seguir. Não importa que esse tipo de coleção é sempre semanal no mundo inteiro, no Brasil a primeira que apareceu era quinzenal, então tem tudo que ser quinzenal, mesmo levando em conta que uma coleção quinzenal de SETENTA volumes levaria um tempo brutal para ser concluida (quase três anos!) e muita gente desiste no meio desse tipo de coleção, então terminá-la rápido é sempre interessante para a editora.

    Os álbuns da Nemo? Ah, são muito caros. Não importa que tenham um formato e qualidade melhores que qualquer coisa no mercado brasileiro. Não importa que os preços sejam equivalentes aos das próprias edições francesas, que têm tiragens muito maiores e um parque gráfico já preparado para esse tipo de edições (lá se imprimem uns 3000 álbuns desses por ano com tiragens médias de 5000 cópias, são QUINZE MILHÕES de álbuns impressos por ano!). Os preços da Nemo são uma FAÇANHA para os padrões do mercado brasileiro. Mas não, são caros.

    Olhem um preço de um livro médio. Sim, um livro. Desses que entram na lista de best-sellers. Livro sem imagens e com uma impressão P&B simples, muito mais barata que as dos quadrinhos. Livro que normalmente é em um formato menor do que o de QUALQUER HQ, já que não precisa de páginas grandes para mostrar imagens melhor. São caros, né? Os best-sellers não saem por menos de vinte reais e a maioria dos outros está muito acima. Os livros de arte, que são mais parecidos com as HQs por precisarem imprimir imagens com qualidade, são BEM mais caros! Esse é o preço de um livro, então imaginem o de uma HQ de livraria que PRECISA ter formato, papel e impressão melhores.

    Claro que vão haver sempre haver HQs baratinhas. Mônica, Disney e tal. Mas essas têm tiragens bem maiores e mais apelo popular. Acham que um Alan Moore ou Jodorowsky publicado com esse formato e preço venderia tanto? Eles são, bem ou mal, para um público mais exigente.

    O mercado brasileiro copia o italiano em TUDO. Na Itália também o público consome edições de banca baratinhas e reclama do preço de qualquer coisa mais sofisticada. Já vi até quadrinhos franco-belgas, originalmente publicados em álbuns enormes de alta qualidade, saírem naquele país em formatinho e até em P&B. Não costuma dar certo. Só que o sistema italiano está falindo. O quadrinho "popular" perde vendas lá todos os anos. Vinte anos atrás uma HQ da Bonelli seria cancelada se vendesse menos de 50 mil exemplares por mês, hoje a média das séries vende 35 mil e só DUAS (Tex e Dylan Dog) vendem mais do que isso - e mesmo elas vendem bem menos da metade do que vendiam naquele tempo. As vendas da HQ italiana que simboliza essa opção pelo pequeno e barato, a Topolino (Mickey), são de 128 mil por semana (e isso porque nos últimos dois anos subiram bastante!). Há dez anos atrás eram o dobro. Há vinte eram o QUINTUPLO! Está havendo uma hemorragia de vendas do quadrinho popular e a Itália tem dificuldade em aceitar o quadrinho mais elaborado, o que pode causar o colapso da indústria de quadrinhos do país. E não é porque as edições são realmente caras para o padrão de vida italiano (pô, o italiano médio ganha MUITO bem!), mas porque eles se recusam a pagar mais MESMO TENDO DINHEIRO PARA ISSO!

    O Brasil vai pelo mesmo caminho. Sendo que o país tem uma indústria de quadrinhos bem menor e mais frágil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Hunter.Concordo plenamente com você.

      Excluir
    2. É por isso que eu acompanho o Submundo. Aqui sempre lemos opiniões pertinentes dos leitores de HQs e até de profissionais do ramo.

      O Submundo é um dos poucos lugares onde podemos discutir de forma madura e sincera o mercado de quadrinhos, tanto do ponto de vista dos leitores como dos editores.

      Apesar de não ter me pronunciado nos últimos posts, li todas as postagens e comentários, sempre muito enriquecedores.

      Valeu,

      Excluir
  25. Gostei do post do Hunter. Acho que uma boa forma de equilibrar seria usar o papel dos especiais do Boba Feet com a capa cartonada. Eu acho que fica bem legal assim. As edições da Nemo tem que ser daquele jeito...afff...imagina ler um Moebius ou um Bourgeon em formatinho... O Brasil, apesar dos problemas, tem um grande mercado consumidor...é só fazer o estudo da forma correta que as coisas funcionam...tem público para tudo

    ResponderExcluir
  26. "O povo fala que quer mais qualidade, mas QUALIDADE TEM PREÇO! Qualquer HQ nova que seja anunciado, sem exceção, é sempre julgada pelo seu preço antes de qualquer outro fator."


    Oi, Hunter.... tdo bem?

    Obrigado mesmo por compartilhar aqui uma visão mais internacional e comparativa de mercado.... Conheço pouco do mercado externo e não sabia q na Itália a coisa era assim: com essa mentalidade mais voltada ao "quadrinho popular" (sacrificando-se a qualidade gráfica). Agora entendo pq a Editora Abril tem copiado de lá os formatos desses "almanacões" (BIG, Jumbo, etc): q seguem o sistema "populista" (pega-trouxa) no qual um gibi de 500 pág larga umas 100 pág com histórias boas e chamativas e ocupa o resto com tranqueiras descartáveis!

    Eu costumo ser bem exigente com relação à qualidade das HQs.... Não me importo em pagar mais, desde q o gibi seja feito pra durar aos efeitos do TEMPO. Falo isso, pq sei q papel de baixa qualidade dura menos e se desgasta com o passar dos anos: Tenho gibis da EBAL (anos 70) em melhor estado e com impressão mais nítida q vários gibis da RGE e Abril (e até - PASME - q da Panini: "Demolidor" e "Marvel MAX" em menos de 10 anos já perderam qualidade de imagem mesmo estando bem conservados na estante)!

    Coleciono LIVROS tbm.... e essa é uma das principais razões pelas quais eu não reclamo mto do preço dos gibis: Pois sei q eles são (BEM) mais baratos em comparação com os livros. A média dos livros (mais comuns) é em torno de 50 reais (até me surpreendi por aquele do "Elric" custar apenas 40 em capa-dura: Um caso raríssimo nesse mercado). E ainda assim, o mercado de pockets (na faixa dos 15-20 reais) ainda não decolou como deveria aqui no Brasil!!! As ed. da Nemo estão entre as minhas preferidas tbm justamente pelo acabamento impecável (eu diria q graficamente são as melhores produzidas aqui) e acho o preço justo tbm diante do q eles oferecem em troca. "Companheiros do Crepúsculo" acabou sendo um ótimo custo-benefício ainda mais pq foi vendido com desconto na maioria das livrarias (paguei 70 reais por um encadernado em formato grande, capa-dura, e bem encorpado)!!!

    Mas nas redes sociais ligadas à quadrinhos (principalmente em fóruns e grupos do face) a choradeira sobre preço corre solta mesmo. Acabei me afastando de um fórum (Miolos) pq cada vez q se falava em novos gibis era aquele mimimi xarope de sempre: "tá caro", "ladrões", "um roubo", etc.... E os "debates" (se é q podemos chamar assim) se limitavam apenas à isso (e bastante "flood", é claro)! Há quem goste de usar as redes sociais como um "muro das lamentações" pra reclamar do preço dos gibis, mas eu sigo a teoria de q ninguém está apontando uma arma pra cabeça do leitor obrigando-o a comprar nada q não queira ou q ache caro. Tbm acho alguns gibis acima das minhas condições ($$$) mas pra isso existem os descontos na internet!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só a Disney pela Abril (editora fundada por um imigrante italiano). Repare que o Mauricio usa até hoje em suas revistas o formato que lhe foi imposto pela Abril (que era o mesmo da Disney da época...).

      E a principal editora de quadrinhos do Brasil é a italiana Panini!

      A influência italiana na publicação de quadrinhos no Brasil é IMENSA! O formatinho veio de lá! Brasil e Itália ainda são os dois maiores mercados de quadrinhos em que as vendas de banca são maiores que as de livrarias (até no Japão isso já mudou!).

      Excluir
  27. "hoje os heróis são podeosas marcas usadas em produções de TV e filmes e esses meios não suportam uma troca tão desgastante de status quo."


    E aí, Cesar.... blz?

    Bem pensado.... No cinema, as franquias de heróis precisarão manter por mais tempo a formatação dos personagens conforme presentes no imaginário popular. Mudanças mto exageradas (como as vistas nos gibis) não vão colar no cinema (prova disso, é q os "Vingadores" estão mto próximo do conceito mais básico e simples q a equipe tinha em fases clássicas)!

    Eu tbm fico bem perdido qdo me aventuro em sagas tipo "Infinito".... Tive q ler essa chatice pra poder atualizar o blog, mas como pulei anos de revistas regulares, me atrapalhei todo com algumas mudanças q vi, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infinito faz sentido para quem lê os Vingadores/Novos Vingadores do Hickman desde o começo. O problema é que Vingadores é um porre (Novos Vingadores é boa).

      Excluir
  28. "Acho que uma boa forma de equilibrar seria usar o papel dos especiais do Boba Feet com a capa cartonada."


    Oi, Fábio.... blz?

    Acho q isso seria uma boa sim.... Afinal, esses encadernados (tipo: "Boba Fett") ficam na faixa dos 20 pila. Um valor bem aceitável considerando q são encadernados com uma série só (sem mix) e com o papel LWC (de melhor qualidade q o das revistas convencionais)!

    Aliás, "Star Wars" é um bom parâmetro de comparação de preços dentro da própria Panini.... pois a revista mensal (q tbm usa papel LWC) custa R$ 8,20 (uma diferença pequena pras mensais com pisa-brite - sendo q o salto de qualidade é gritante)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. Leo me permita uma última dúvida: esses 2 Deluxe corporação batman irão conter toda a fase dEssa revista? Têm um fim fechado, isso é: da pra ler apenas esses 2, sem ler nada antes e depois?

    ResponderExcluir
  30. Sobre um topico anterior: Nunca tinha ouvido falar desse cavaleiro Elric (que vai ter livro lançado). Mas pela capa, vi q ele tem uma espada de fogo/luz.
    Daí, me lembrei do heroi mitico q sempre é mencionado nos livros de Game of Thrones, Azor Ahai, que também teve uma espada do mesmo tipo. Pouco depois, por sorte, estava lendo um tijolão tipo enciclopédia sobre a serie de livros do RR Martin, e vi q um dos nomes atribuidos a esse Azor é ELDRIC!!!
    pesquisei mais e vi que só pode ter sido uma homenagem / referencia: ambos tem quase o mesmo nome e o mesmo tipo de espada mistica.
    Alguem mais ja tinha percebido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, Elric tem uma espada negra que suga as almas das vítimas. Mas a referência deve ser direta, já que Elric é um dos personagens mais importantes da literatura de fantasia.

      Excluir
  31. Léo, acompanho seu Blog a algum tempo e o conteúdo é muito bacana.
    Passei apenas para parabenizar e informar que citei seu blog no meu http://botecodeoa.blogspot.com.br/ sobre as coleções de miniaturas DC e Marvel.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  32. Fala Leo. Tudo bem?

    Sabe me dizer se preciso ler "Demolidor - Fim dos Dias" para entender os futuros encadernados do Bendis??

    A edição de luxo Dinastia M vai ter o mesmo conteúdo das versões da Salvat??

    A Mythos botou em pré-venda duas hqs fantásticas: Rei Conan - Cidadela Escarlate e Cidade Selvagem. As duas valem muito a pena. Ficar de olho em promoções. rsrsrssrsrsrs.

    Abraços!!!


    ResponderExcluir
  33. "A digamos, "primeira parte" do encadernado flui bem, e a segunda flui melhor com o encadernado O Retorno de Bruce Wayne. "


    Oi, Alex.... tdo bem?

    Brigadão mesmo pela ajuda nesse caso.... pois como não li inteira a fase Morrison (com o "Robin"), não sabia ao certo se seria uma fase totalmente fechada (ou com ganchos pro "Retorno"). Seja como for, quem gostar das histórias com o "Batman" do Morrison em geral, vai acabar curtindo todas as interligações entre os arcos! Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "Tem isso. Eu tento aproveitar o máximo o espaço na Dredd, ajudado pelas histórias mais curtas e pelo fato de que tem MUITO material inédito da 2000 AD no Brasil."


    Pois é, Hunter....

    Mais importante ainda q o preço das revistas em si, pra mim é o aproveitamento q elas trazem.... Tem gibi q parece "baratinho" por aí, mas qdo vê, o cara tá pagando 7 ou 8 reais apenas por UMA história de 20 pág (sendo q as demais ele descarta ou mtas vezes nem lê)!!!

    Assim, um gibi um pouco mais caro, mas de melhor qualidade gráfica e onde se aproveita quase TUDO no mix.... acaba sendo um custo-benefício mto maior pro leitor! E cá, pra nós: são raras as revistas mix no mercado q trazem um máximo de aproveitamento (eu citaria só umas 5: "Dredd", "X-O Manowar", "Tex", "Star Wars Legends", e "Recruta Zero")!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou dizer que 8 reais por uma história ainda é mais barato que comprar as mensais americanas...

      Excluir
  35. "A influência italiana na publicação de quadrinhos no Brasil é IMENSA! O formatinho veio de lá! Brasil e Itália ainda são os dois maiores mercados de quadrinhos em que as vendas de banca são maiores que as de livrarias (até no Japão isso já mudou!)"


    Eu tenho notado mesmo.... q o "Formato Italiano" vem aos poucos ganhando terreno de uns tempos pra cá: "Tex em Cores", "Clássicos da Literatura Disney", "Pateta Faz História", "Fantasma", "Mandrake", "Cassidy & Demian", etc!!!

    Mas acredito q num futuro não tão distante.... O leitor brasileiro irá se afastar cada vez mais das bancas (migrando em massa pras livrarias e lojas especializadas). Falo isso, pq dia desses eu tava conversando com uns camaradas sobre a dificuldade de se acompanhar certas coleções em bancas normais: Tem ed. q não chegam, são puladas na distribuição, setorizadas, ou aparecem poucos exemplares (e mtas vezes danificados/amarrotados). O leitor aqui do sul já sacou q é um negócio mais garantido reservar seus gibis nas lojas e livrarias (nas quais pode até encomendar direto pras matrizes de SP e receber em poucos dias ed. q nas bancas normais seriam setorizadas). Essa mudança de comportamento, acaba se acentuando tbm com a diminuição cada vez maior do ESPAÇO físico das bancas pra comportarem tantos gibis (lembrando q os gibis tbm dividem espaço nas bancas até com máquinas de refrigerante)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "Lembra Leo, que quando estivemos na Livraria Cultura um garoto nos abordou perguntando por onde começar sua leitura do Homem-de-Ferro? Se ele tinha 16 anos era muito. Tem novos leitores chegando, procurando todo tipo de leitura: heróis, mangás, infantis, etc."


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Lembro sim.... Aliás, isso é comum até e já aconteceu outras vezes comigo: Leitores mais jovens qdo veem 2 "adultos" conversando sobre gibis de vez em qdo puxam assunto querendo saber mais informações sobre personagens ou dicas de leitura. Acho q nessa ocasião q vc citou, lembro de ter recomendado pro moleque a ed. do "Demônio na Garrafa" (Salvat) e tbm a "Guerra Civil" (só pra recomendar algo mais contemporâneo tbm)!

    Acredito q esses novos leitores estejam se formado através dos FILMES de heróis.... e buscam informações mais rápidas e certeiras pra se enturmarem melhor no mercado de HQs (q com tantas opções, dificulta mesmo as escolhas pra quem tá começando). Aliás, isso me faz lembrar tbm q devo providenciar CARTÕES de VISITA aqui do "Submundo": Assim, qdo me abordarem de novo, indico o blog pra galera, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima ideia. É bom os novos leitores saberem que não é necessário ser um nerd xiita para gostar de quadrinhos, e que existem fãs moderados e receptíveis como os que frequentam o Submundo!

      Excluir
  37. "Infinito faz sentido para quem lê os Vingadores/Novos Vingadores do Hickman desde o começo. O problema é que Vingadores é um porre (Novos Vingadores é boa)."


    Pois é, Hunter.....

    Como não acompanho as séries mensais, acabei boiando nesse "Infinito", rs.... Pior q um dia essa saga será encadernada (num "Deluxe" ou quem sabe até numa 3º extensão da Salvat, hehe), e mtos leitores tbm ficarão perdidos q nem eu ao lerem somente essa mini-série principal!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mesmo quem lê as revistas normais,acabam boiando.è tanta coisa que acontece em uma e outra,que ficamos perdidos.Fora os retcons,restolhos que vivem aparecendo,muitas informações,muitas viagens pelo autor.Lendo as revistas eu sinto o Hickman como um jovem Grant Morrison,cheio de referências antigas como novas,como personagens saido do novo (antigo universo) como Máscara Noturna,Estigma,junto com capitão universo,que agora é capitã universo no Vingadores, Hipérion etc.Até Multiversos aparecem nas revistas (mas não na saga infinito),coisa que aparecia apenas na DC.Por isso ficamos perdidos.

      Fernando

      Excluir
    2. Nos EUA foi encadernada em um catatau contendo também as edições relevantes de Vingadores/Novos Vingadores. É a única solução possível...

      Excluir
  38. "esses 2 Deluxe corporação batman irão conter toda a fase dEssa revista? Têm um fim fechado, isso é: da pra ler apenas esses 2, sem ler nada antes e depois?"


    E aí, William.... blz?

    Sim, a série toda "Corporação" será concluída em 2 Vol. de luxo.... Qdo saiu aqui a 1º vez, a série foi dividida em 4 encadernados menores e econômicos. E pode ler só essa série sim (sem precisar de mais nada - qdo eu li, na época, eu tbm li só ela sem acompanhar as mensais: é uma série fechada mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Leo, vou comprar então.

      E acho aquele livro Fett? .hehe Abs

      Excluir
  39. "Pouco depois, por sorte, estava lendo um tijolão tipo enciclopédia sobre a serie de livros do RR Martin, e vi q um dos nomes atribuidos a esse Azor é ELDRIC!!!"


    E aí, Adriano.... blz?

    Brigadão mesmo por ter compartilhado essa informação aqui.... Provavelmente deve ter sido uma homenagem sim, ao "ELRIC"!!!

    Ainda não assisti a série de TV (e nem li os livros) da "Guerra dos Tronos" (farei isso assim q o tempo me permitir, rs).... Mas pretendo colecionar esses livros do "Elric" e gostei de saber dessa referência. É justíssima sim, afinal: "Elric" é uma obra q influenciou mtas outras q vieram depois no gênero espada-feitiçaria! Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. "Estamos vivendo o ápice dessa Era Heroica? - Ou ainda não chegamos no topo?"


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Puxa, seu comentário acima acabou sendo praticamente uma MATÉRIA inteira sobre o assunto, hehe.... Falo isso, pq tá bem estruturado e redigido: com suas ideias expostas e ao mesmo tempo vários questionamentos levantados (pra incentivar os debates): Bem a estrutura de uma postagem inteira de um blog, rs!

    Mas respondendo suas questões.... Eu acho q ainda não chegamos no TOPO e q a "Era Heróica" ainda tá longe de acabar. Vejamos: Boa parte das maiores bilheterias e franquias do cinema atual são de adaptações de HQs, e o próximo passo (o "TOPO" ao qual podemos chegar um dia) será o reconhecimento da crítica tbm com premiações importantes. Nunca um "FILME de GIBI" chegou tão perto do OSCAR qdo o "Coringa" levou o prêmio (póstumo) de melhor ator: qdo imaginaríamos algo assim? Um vilão de gibi ganhando uma estatueta por sua atuação num filme de herói? E veja agora o caso de "BIRDMAN": não é adaptação de HQ, mas bem q poderia ser um desses gibis independentes (ou de linhas adultas tipo "Vertigo").... é um filme com a figura de um "super-herói" q pode levar um oscar de melhor filme. O TOPO (ao meu ver) seria o dia em q um filme comum da Marvel ou DC competisse de igual pra igual com outros concorrentes à grandes prêmios (sinalizando um respeito maior dos estúdios na produção desses filmes - q precisam sair desse formato comercial e partir pra algo mais artístico)!

    Não sou mto fã de "Matrix" (tentei, mas nunca simpatizei com esse filme).... Porém, reconheço sua influência na cultura pop dos últimos 20 anos (embora me irrite bastante qdo um filme COPIA o visual e a estética de "Matrix"). Deve ser por isso q gosto tanto de "Kick-Ass": Um filme q não teve vergonha de usar colantes coloridos em cores berrantes (como eu gostaria q fosse o visual de todos os demais filmes de super-heróis, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "Passei apenas para parabenizar e informar que citei seu blog no meu http://botecodeoa.blogspot.com.br/ "


    Oi, Felipe.... tdo bem?

    Brigadão mesmo por estar curtindo e acompanhando o blog.... Seja sempre bem-vindo, e apareça mais vezes, blz?

    Valeu por ter citado o "Submundo" numa postagem sua.... e parabéns pelo seu blog tbm (conheci agora e vou conferir melhor algumas postagens antigas tbm)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. "Sabe me dizer se preciso ler "Demolidor - Fim dos Dias" para entender os futuros encadernados do Bendis??"


    Oi, Daniel.... tdo bem?

    Não se preocupe.... "Demolidor - Fim dos Dias" é uma saga fechada e alternativa (se passa no futuro) e não tem nenhuma relação com a fase anterior do Bendis. Nas próximas semanas eu pretendo postar uma PRÉVIA dessa série aqui no blog (não vai agradar à todos, mas eu até q gostei)!

    Sobre "Dinastia M".... Sim, o conteúdo principal das 2 versões (Panini X Salvat) será o mesmo: Só não sei te dizer q extras a versão da Panini trará, mas como o q vale mesmo é a série em si, eu esperaria a versão mais em conta da Salvat (q será metade do preço, rs)! E valeu pelas dicas da Mythos (o "Rei Conan" eu já comentei aqui no blog, mas esse "Cidade Selvagem" é novidade pra mim: vou me informar melhor pra ver do q se trata: brigadão mesmo pelo aviso, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "E mesmo quem lê as revistas normais,acabam boiando.è tanta coisa que acontece em uma e outra,que ficamos perdidos."


    E aí, Fernando.... blz?

    Eu acredito q até o leitor q compra TUDO q sai nas mensais da Marvel ou DC acaba ficando perdido tbm.... qdo histórias atuais começam a fazer referências de sagas clássicas q há mtas décadas não são republicadas por aqui. Um exemplo disso é o "KORVAC": Seguido aparecem menções e referências à essa famosa saga dos "Vingadores" (q eu mesmo nunca cheguei a ler na íntegra)!

    Esses restolhos tbm.... Quem leu "ALIAS" (Marvel MAX) viu q o vilão principal era um bostinha das antigas: O "Homem-Púrpura". Qtos leitores conheciam o sujeito q apareceu poucas vezes em gibis do "Demolidor" nos anos 60? Agora esse personagem foi confirmado no seriado de TV da Jessica Jones!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. "E acho aquele livro Fett? .hehe Abs"


    Nem sinal desse livro por aqui, brother....

    Mas já anotei ele na minha lista e uma hora acaba aparecendo nas livrarias (hj mesmo vou tirar a tarde de folga e ver se tem alguma novidade a respeito)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz, e leo:

      O cavaleiro da lua do Ellis (esse que está pra sair) durou quantas edições? Vale a pena?

      E vc precisa fazer um guia de como ler astro City, pq ta uma confusão com esse lançamento rsrs Valeu

      Excluir
    2. William, felizmente a Panini vai relançar a série na ordem de leitura, então vai ficar mais simples acompanhar, rsrs.

      Excluir
  45. Os "novos" leitores eu não sei.... Vá q a molecada curta essa bagunça e salada de personagens e referências (de repente, eles até gostam):

    Mas EU (falando por mim) com certeza, me afastarei disso, rs.... Já tem mta coisa boa e clássica dos "Vingadores" q eu pretendo recuperar e ler na vida (as maiores sagas da equipe eu não tenho na estante, e é nas republicações q eu tô de olho agora)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. "Na verdade, Elric tem uma espada negra que suga as almas das vítimas. Mas a referência deve ser direta, já que Elric é um dos personagens mais importantes da literatura de fantasia."


    Oi, Hunter.... Isso me lembrou tbm a jóia q o "Warlock" tinha na testa (nos bons tempos do Jim Starlin)!

    Pode ter sido uma inspiração tbm, será q não? Afinal, na época até a Marvel publicava "Elric" (e a leitura da obra devia ser inspiradora pra outros autores)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficarei muito surpreso se não for uma referência direta. Elric era popular nos anos 70 e Starlin certamente deve ter lido os livros do cara.

      Excluir
  47. "Eu vou dizer que 8 reais por uma história ainda é mais barato que comprar as mensais americanas..."


    Sem dúvida.... Tenho amigos q compram importadas individuais e sei q os gastos acabam pesados:

    Mas aí entramos de novo na questão da qualidade.... Pro cara q se interessa penas por 1 história num mix de 3, mas for exigente com a qualidade de impressão, irá preferir pagar mais caro por um gibi melhor (é o caso desses amigos meus q compram importadas: eles gastam mais pela qualidade)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. "Nos EUA foi encadernada em um catatau contendo também as edições relevantes de Vingadores/Novos Vingadores. É a única solução possível..."


    Se saísse assim algum dia por aqui, ainda vá lá....

    Mas sem as séries regulares interligadas.... achei a saga "infinito" bastante confusa mesmo (o esquema de publicarem só a série principal nos encadernados já não tá funcionando mais com tantas repercussões nos títulos regulares)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. "É por isso que eu acompanho o Submundo. Aqui sempre lemos opiniões pertinentes dos leitores de HQs e até de profissionais do ramo."


    Oi, Martin..... tdo bem?

    Brigadão mesmo pela consideração e por estar curtindo o blog (cujo ponto mais forte eu tbm considero o ótimo nível e padrão dos debates entre todos os leitores q colaboram e participam de forma produtiva)!!!

    Discutir quadrinhos de forma "madura" não significa (ao contrário do q mtos pensam) ser arrogante e escrever de forma didática e formal como um pseudo-intelectual.... O clima aqui no blog é até bastante informal e descontraído (pautado apenas pelo respeito mútuo entre a galera - é isso q faz tudo funcionar bem por aqui)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  50. "Ótima ideia. É bom os novos leitores saberem que não é necessário ser um nerd xiita para gostar de quadrinhos, e que existem fãs moderados e receptíveis como os que frequentam o Submundo!"


    Essa é a ideia, Martin, hehe....

    Pois eu sei q uma boa parcela dos leitores q comentam aqui no "Submundo", costuma evitar lugares dominados por trolls e nerds xiitas q mais xingam as editoras e outros leitores do q debatem quadrinhos. Eu já participei de fóruns e grupos do face, mas abandonei a grande maioria deles pq acho chato qdo um assunto sobre gibis se torna um "muro das lamentações" (com choradeira pra todo lado) ou uma guerrinha besta entre torcidas organizadas (tipo "Marvel X DC").... O leitor mais consciente q começa a perceber essas diferenças e padrões de comportamento, acabará buscando um diferencial: Um ambiente mais produtivo onde possa expor suas ideias (é esse diferencial q acaba tornando o "Submundo" um dos blogs de maior audiência e participação/comentários sobre HQs - E eu só tenho a agradecer aos leitores q tornam isso possível)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  51. "O cavaleiro da lua do Ellis (esse que está pra sair) durou quantas edições? Vale a pena? "


    E aí, William.... blz?

    O "Cavaleiro" do Ellis durou apenas 1 arco de 6 ed. (deve sair completo num encadernado só).... Porém, em seguida vem a fase do Brian Wood (q tbm durou apenas 6 ed). Não sei se vale a pena, pois ainda não li: Mas por ser um arco único e por eu gostar do personagem, vou arriscar direto (qdo sair)!

    E sobre "Astro City".... aqui no "submundo" a coisa é rápida: e essa matéria (guia de leitura) JÁ está em andamento desde ontem, hehe (mas como é demorado produzir isso, a matéria especial e exclusiva de "Astro City" deve ir ao ar aqui qdo o lançamento estiver mais próximo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo, vou anotar aqui pra não esquecer

      Excluir
    2. Muito obrigado Zé, já curto suas postagens de longa data rsrs

      E essa última me animou a comprar Abs

      Excluir
  52. "Ellis fez uma abordagem inovadora no Cavaleiro da Lua"


    Opa, valeu mesmo pela dica, ZÉ Carlos:

    Eu não esqueci q vc já me mandou (há meses atrás) um LINK desse material.... Baixei, mas ainda não li: Eu deixei os scans quietinhos numa pasta junto com outros tantos (centenas) q tenho atrasados pra ler.... Mas o lançamento desse material agora me fará agilizar a leitura (bom saber q será uma boa leitura então)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  53. E o Bendis com o cavaleiro da lua,presta??
    Pois parece que são apenas 2 encadernados,a Panini podia ter lançado ele primeiro.Ou ele não presta muito com o do Elis e Brian Wood,que inclusive lançava o DMZ não lançava?

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando.... Eu não li a fase do Bendis, e não sei te dizer se presta:

      Mas se não me engano, esse material saiu aqui nas revistas de linha (e por isso, ficou de fora dos encadernados). Deve ser bom, eu compraria se tivesse saído encadernado e só não acompanhei essa fase pq já tinha parado com as mensais mix!

      Abs!

      Excluir
  54. Bem, se pularam essa fase do Bendis, eu realmente não sei...

    Pois a última coisa q li impressa do "cavaleiro" foi um arco q saiu nas 6 primeiras ed. da revista "Marvel Action" (parei com a revista após 6 ed. e nunca mais me aventurei pelos mixes da Panini). Não sei até q ponto seguiram publicando a série aqui!

    Seja como for, o Bendis já escreveu mta porcaria.... e não me arriscaria a ler nada dele sem baixar os scans antes!

    Abs!

    ResponderExcluir
  55. Realmente,começando pelo Vingadores dele no início pelo menos,adicionando heróis como o Homem Aranha que nunca quis ser vingador pelo menos antigamente,pelo que me lembro.
    E o Cavaleiro da Lua que saiu na Marvel Action era do Finch,não do Bendis.E era bem mais ou menos.

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando.... Eu até q gostei desse "cavaleiro" q saía na "action":

      Só li o 1º arco, mas queria ter ido além (achei uma história bem pesada e baixo-astral: o personagem tava mto no fundo do poço - essa eu compraria certo se saísse encadernada um dia)!

      Abs!

      Excluir
  56. "ah e o Francês era gay... "


    Putz... dessa eu não sabia:

    Devem ter revelado isso num arco posterior ao q eu li.... Mas não gosto qdo tiram do armário personagens q não eram originalmente assim. Enfim, vamos ver se o Ellis faz melhor q esse 1º arco da "action"!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  57. Sobre o vídeo... olha, deixei de comprar mensais há anos e anos. Há muito lixo sendo publicado e, sim, a qualidade do acabamento vem caindo.

    Acho que a tendência é haver uma queda na venda de mensais por várias razões.

    Vejo um futuro apenas de encadernados!!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kleiton.... blz?

      Realmente, esse vídeo não deixa dúvida sobre a queda gradativa de qualidade nas mensais da Panini.... Eu, já larguei essas merdas faz tempo tbm:

      O leitor mais atento já deve ter notado tbm q os melhores arcos das revistas mix vão acabar saindo encadernados mais cedo ou mais tarde (e com qualidade gráfica BEM melhor - e preço acessível tbm, como foi o caso da "Corte das Corujas"). Tbm vejo um futuro dominado por encadernados!

      Abs!

      Excluir
  58. LEO BOA TARDE OBSERVEI SEU BLOG E GOSTARIA DE SABER COM ADQUIRIR AS PEÇAS DAS FOTOS ACIMA UMA DE COR DOURADA E OUTRA PRETA COM CORES RESPINGADAS AMBAS DEFRONTE AS PEÇAS EAGLEMOSS DO QUARTETO FANTASTICO. NÃO TENHO FACEBOOK SOMENTE EMAIL SE PUDER ME AVISE GRATO
    rvcastello@gmail.com

    REINALDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Reinaldo.... blz?

      Essas 2 peças é só falando diretamente com o Swamy no face mesmo.... Ele não atende ninguém por e-mail (e ainda tem fila de espera pra essas peças - nem eu as consegui ainda)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...