07/10/2014

"Coleção Histórica Marvel - Os Vingadores" (Vol. 1): O Herói "Cap. Marvel" (de Jim Starlin)....

A "Coleção Histórica Marvel - Vingadores" Vol. 1.... Estreia (em breve) nas bancas trazendo 4 encadernados temáticos (e em formato econômico) com grandes clássicos da equipe de super-heróis mais poderosa do Universo Marvel!!!

Neste 1º Vol.... Teremos uma edição totalmente dedicada ao "Cap. Marvel" (de Jim Starlin). Esta sequência de histórias ficou conhecida por fazer parte da famosa: "Saga de Thanos" (na qual o "Cap. Marvel" se alia aos "Vingadores" pra enfrentar o semi-deus enlouquecido "Thanos" - numa batalha épica de proporções cósmicas)!!!

Confira abaixo o conteúdo completo (e as capas originais):

Mais uma "Coleção Histórica" na área.... E esta trará uma seleção de clássicos dos "Vingadores" (no mesmo esquema - polêmico e controverso - de "edições temáticas"). O Vol. 1 começa com uma sequência (em ordem cronológica) de 8 histórias do "Cap. Marvel" produzidas por Jim Starlin e publicadas originalmente (em 1973) nas revistas: "Cap. Marvel" nº 28 a 34; e "Vingadores" nº 125!!!

Essa fase marcou época no Brasil.... No mix da saudosa revista: "Heróis da TV" (por volta do nº 11 a 15) e anos depois foi compilada pela Editora Abril (com várias outras histórias relacionadas) numa série de 5 almanaques em formatinho batizada de: "A Saga de Thanos". Na trama, o "Cap. Marvel" enfrenta aquele que se tornaria a maior ameaça interplanetária da Marvel: "Thanos" (que se utiliza do "Cubo Cósmico" pra tentar destruir o universo e impressionar sua amante: A "Morte" - em pessoa)!!!

Com participação especial dos "Vingadores", "Drax - O Destruidor", "Starfox", "Serpente da Lua", "Homem de Ferro", "Controlador", e muitos mais.... Este material é uma verdadeira obra-prima do gênero (e essencial pra quem curte uma boa saga cósmica). A ed. custa R$ 22,90 (com 164 pág), e as próximas serão: "Warlock", "A Guerra Kree-Skrull", e "Ultron" (todas serão melhor avaliadas aqui em futuras matérias do "Submundo")!!!

Até+

PS: E a seguir.... Não percam uma matéria especial com o Vol. 2 desta coleção: "Warlock" (também de Jim Starlin - e que mostrará o confronto final dos "Vingadores" contra: "Thanos")!!!

90 comentários:

  1. blz leo?

    material obrigatório pra turma de 35 pra cima, pros mais novos ja não sei se curtirão tanto.
    a próxima edição é melhor ainda.
    o jim starlin tem muito material nota 8 pra cima: batman o messias, dreadstar, odisseia cósmica, GM1 hulk e coisa (hilario), morte em família, GN3 capitão marvel e muito mais edições que não lembro agora.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Essas histórias (incluindo o vol. 2 - Warlock) formarão o arco Saga de Thanos completo ou será mais um apanhado sem pé nem cabeça da CHM? Pergunto isso porque você disse que a saga já foi publicada num total de 5 almanaques, o que daria pelo menos umas 500 páginas.... Ou entendi tudo errado? Abraço!

    ResponderExcluir
  3. "material obrigatório pra turma de 35 pra cima, pros mais novos ja não sei se curtirão tanto."


    E aí, gustavo.... blz?

    Eu reli (ontem) esse material nos meus formatinhos pra poder escrever esta postagem.... e continuo achando uma série "EXCELENTE" (q sobreviveu bem ao tempo). O próprio Jim Starlin (na minha opinião pessoal) nunca mais escreveu nada melhor q isso pra Marvel (a não ser o "Warlock" - q é da mesma época)!!!

    E esse material q vc citou é mesmo fora de série tbm.... e por falar nisso, a Devir tinha prometido um Vol. 2 do "Dreadstar" (q eu tô esperando até hj, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. "Essas histórias (incluindo o vol. 2 - Warlock) formarão o arco Saga de Thanos completo ou será mais um apanhado sem pé nem cabeça da CHM?"


    E aí, LeoSP.... blz?

    Na verdade, a "Saga de Thanos" não existiu no formato de uma saga fechada (como as q conhecemos hj em dia).... Esse foi um nome adotado pela Editora Abril pra uma compilação q ela mesma fez nesses 5 almanaques - q juntos chegam à umas MIL (!) pág de histórias. A Abril reuniu material clássico ao longo de 1 década (entre os anos 60 e 70).... q trouxessem qq relação envolvendo os personagens: "Cap. Marvel", "Warlock" e "Thanos"!!!

    Temos lá até HQs de Lee/Kirby com "4F" e "Thor" e as primeiras aparições do "Warlock" (no início chamado apenas de: "ELE"). Tem tbm umas 10 histórias do Gil Kane mostrando o "Warlock" como uma espécie de "Jesus Cristo" da Contra-Terra.... e por aí vai!!! Assim, o q a Panini fez foi apresentar as principais histórias envolvendo o "Thanos": é material q rolou nas revistas de linha mesmo (e q pelo menos estão na ordem sequencial neste Vol. 1)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A iniciativa da Abril foi muito boa. E em um tempo que nem tinha Google eles montaram a saga com palavras chaves rsrs Mas é que é formatinho...
      E Léo voltamos aquela questão.. como convencer parentes e amigos de TEMOS que ter essas versões? hahaha

      Excluir
  5. Bom dia Leo!

    EXCELENTE matéria!!!!! Realmente muito útil mesmo!!!

    Se já foi lançado uma "remessa" da CHM dos Vingadores, por que esse exemplar com o CAPITÃO MARVEL será o numero 1, pois o certo não seria dar continuidade na numeração como ocorreu com a CHM do Homem-Aranha?

    Abrçs!!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda acho que a Panini vai se enrolar com esses encadernados temáticos com páginas contadas...

    Mas pelo menos é material clássico saindo. Melhor do que nada!

    Eu lembro desses almanaques da "Saga de Thanos", mas sempre torci o nariz para ele, pois só lia X-Men. Na verdade, eu ainda torço um pouco pois não gosto muito dessas sagas cósmicas com personagens mais poderosos. Pelo mesmo motivo, nunca dei muita bola para a DC e só leio Arqueiro Verde e Batman.

    Mas vou fazer essa coleção. Quem sabe não mudo de idéia?

    ResponderExcluir
  7. Será que existe a possibilidade de publicarem a historia que ele morreu de câncer?

    Falando nisso, ele ressuscitou ou a Marvel respeitou a sua morte clássica?

    ResponderExcluir
  8. Eae Leo blz?
    Acompanho o Blog já faz um tempo mas nunca comentei antes, parabéns por este espaço que é uma verdadeira referencia para os apreciadores de quadrinhos.
    Eu estava esperando a coleção do Quarteto Fantástico mas como vc deu o seu aval vou investir nessa também . Pra terminar qual programa vc usa para visualizar os scans?
    abraço
    Robert

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coleção do Quarteto só deve sair ano que vem mais perto da época do filme. Não faria muito sentido sair antes. Certo, estamos falando da Panini, mas...

      Excluir
  9. Leo, a guerra Kree/Skrull sairá no vol 3 ou no 4 ? Pq este obviamente eu vou pular.

    ResponderExcluir
  10. Aprofundando a pergunta do amigo ai, esse primeiro encadernado da pra entender completamente a " Saga Thanos?". Essa saga inclui a War of Gem?

    Estou perguntando isso pois não sou fã dos Vingadores e nunca li uma história do Capitão Marvel, mas gosto muito dessas histórias clássicas da Marvel que marcaram época.

    De início, so fiquei interessado pela Guerra Kree/Skrull, vale a pena esses outros volumes?

    ResponderExcluir
  11. É fogo, ficamos anos na expectativa que a Panini relançasse a Saga de Thanos por conta da aparição do personagem nos filmes, mas quando eles o fazem é de forma incompleta.

    Podemos dividir a saga de Thanos em duas partes: o confronto com o Capitão Marvel e o confronto com Warlock.

    O confronto com Mar-Vell começa na edição 25 da revista Captain Marvel, ou seja, a Panini pulou TRÊS histórias, por conta do número limitado de páginas! E olha que estou falando das três histórias NECESSÁRIAS, pra não dizer das duas edições de Marvel Feature (também desenhadas pelo Starlin) onde o Coisa já se envolve na história, três edições de Daredevil, onde somos apresentados a Serpente da Lua, e a polêmica adição da Iron Man 54 com a primeira aparição de thanos e drax, que eles deixaram para o próximo volume, mas na verdade acontece por PRIMEIRO, ou seja, antes do conflito com o Capitão Marvel.

    Quando ao volume do Warlock, deixarei pra apontar as falhas no lançamento deste.

    Apesar dos pesares, talvez eu compre por falta de opção. Tenho a saga de thanos em formatinho, mas a Abril suprimiu alguns balões das histórias e condensou a tradução, uma das necessidades do formatinho pra que as palavras não soterrassem a arte das revistas. Poderia comprar os importados mais completos, mas uma das razões que não compro edições importadas é que daí sim não terei mais espaço pra tanto livro aqui em casa, fora a questão financeira. Desse jeito, meio que estou deixando as editoras brasileiras selecionarem minhas leituras. É triste, mas é uma opção.

    ResponderExcluir
  12. Fala, Leo... O seu Olho de Agamoto por acaso não preve a republicação da Morte do Capitão Marvel pella Panini ?Merecia capa dura.

    O Starlin tem coisas pra lá de legais e eu tenho um livrão com análise de seus principais trabalhos. Ele também fez muita coisa legal no Mestre do Kung Fu, quando tinhamos aquelas sagas fantasticas com o Fu Manchu, e como disse o amigo la´em cima, O coisa e Hulk dele é sensacional... Principalmente a frase " Hulk quer comida e quer voltar pra casa.." " NÃÂÂÂÂOOOOOO !!!!!! ( lembra ? ). O Gilgamesh da Globo é também incrível, uma coisa que me marcou muito a atualização do mito sumério, do fulano que tinha tudo e daria tudo para ter seu irmão de volta... O Dreadstar tenho completo e uma pena que foi descontinuada, porque estas sagas cosmicas do Starlin são tudo de bom e dão de 10 nas histórias do Jonathan Hickman ( será que é irmão da Ana Hickman ? ) que eu acho meio amarradas e o cara se perde muito, sendo superestimado, mas não tem nada de memoravel ainda nas histórias dele...

    Do Warlock eu achei certa vez num sebo o seguinte : O sujeito encadernou todas as histórias dele que sairam no HTV, formando um encadernado exclusivo, só com as histórias dele. Tenho até hoje e é uma daqueles " itens lendários", como falam no Diablo III.

    A Panini poderia aproveitar a ideia e republicar toda a Saga de Thanos, incluindo agora o " Fim do Universo Marvel".

    Abraços e felicidades.

    Luiz Henrique Trompczynski
    Terra Rica/PR

    ResponderExcluir
  13. Olá Leo! Tudo bem?
    Gostei da explicação sobre "A Saga de Thanos" lançada pela editora Abril. Realmente na época achei confusa as histórias e com cara de lançadas em épocas diferentes. Mas como era garota na época e não tenho mais as histórias não tinha como conferir a cronologia das histórias. Achei esse primeiro volume com uma seleção bacana pelo que você descreveu apesar de odiar esse papel offse gostaria de saber se os demais volumes dão continuidade a essas histórias do volume 1. Grato.

    ResponderExcluir
  14. "Na verdade, a "Saga de Thanos" não existiu no formato de uma saga fechada (como as q conhecemos hj em dia).... Esse foi um nome adotado pela Editora Abril pra uma compilação q ela mesma fez nesses 5 almanaques - q juntos chegam à umas MIL (!) pág de histórias. A Abril reuniu material clássico ao longo de 1 década (entre os anos 60 e 70).... q trouxessem qq relação envolvendo os personagens: "Cap. Marvel", "Warlock" e "Thanos"!!!"

    Não tinha conhecimento disso. Então da pra dizer que essa CHM está sendo um grande acerto da Panini, não os balaio de gatos que costumam ser os volumes dessa coleção, principalmente considerando o Vol. 2, que terá o Warlock, dando sequência ao vol 1.Tudo bem, vai. Vou ser menos ranzinza: os últimos 4 vol do Aranha estavam bem organizadinhos dentro dos temas :) Tomara que sigam nessa organização!

    Valeu pelas informações e pela paciência de sempre, Leo!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. E aí Leo tudo beleza??

    Cara gosto muito de tudo o que o Jim Starlin faz com relação a temática cósmica/sci-fi.Até mesmo coisas mais recentes como a fase dele no novos 52 com o Stormwatch, e essas histórias clássicas do Capitão Marvel como você mesmo comentou que estão em ordem sequencial não posso deixar passar!! já que não tenho mais os formatinhos.Agora em formato com boa qualidade vai ser maravilhoso conferir tudo isso novamente e espero que venha com as capas originais também!!

    Sem falar que aprecio muito também o traço do Jim Starlin ... o cara brilha e tem estrela até no nome! hehehehehehehehehehehehehehehe

    ResponderExcluir
  16. Leo tiraram de pre venda x-men DDUFE?

    ResponderExcluir
  17. depois de tantos lançamentos de ediçoes historicas e para acreditar que a panini mandou as bibliotecas historicas marvel para zona negativa?ja que o problema era o luxo ,por que nao relançam as biblioteca no formato hellblazer origens:capa cartao com orelhas e papel jornal?valeu leo.

    ResponderExcluir
  18. Cofre certo, tenho guardado com todo carinho a "A saga de Thanos- Msxi- Série em 5 edições" conservadíssima, é incrível acompanhar a evolução de Jim Starlin tanto na arte como no roteiro lendo a saga do início ao fim.
    Dreadstar é outro personagem criado por Starlim muito bem desenvolvido junto com seu arquinimigo Lorde Papal(plágio de Thanos?rs)tenho todas as edições desse personagem a qual seu fã lançado pela editora Globo e até hoje não foi continuada, se bem que depois que Jim Starlin entregou sua criação nas mãos de outros artistas e roteiristas foi de mal a pior, infelizmente..gostaria até de sugerir a vc Leo que caso tivesse tempo elaborasse uma matéria sobre o Dreadstar, vale a pena, afinal se trata de uma criação do fenomenal Jim Starlin, valeu, abs!

    ResponderExcluir
  19. "Se já foi lançado uma "remessa" da CHM dos Vingadores, por que esse exemplar com o CAPITÃO MARVEL será o numero 1?"


    E aí, Marcio.... blz?

    Boa pergunta, amigo.... A Panini chegou inclusive a divulgar (inicialmente) essa nova coleção como sendo mesmo os Vol. 5 a 8, mas pelo visto mudaram de ideia na última hora!!!

    Não sei a razão da mudança, mas acredito q possa ter sido pelo fato da coleção anterior se chamar "Vingadores", mesmo tendo tido ed. individuais pro "Cap. América", "Thor", e "Homem de Ferro" (só a última havia sido - de fato - dos "Vingadores"). Se bem q agora tbm caíram na mesma cilada: Já q esse Vol. 1 traz só histórias do "Cap. Marvel" e apenas uma dos "Vingadores"! Ah, e valeu por ter curtido a postagem, brother!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Eu ainda acho que a Panini vai se enrolar com esses encadernados temáticos com páginas contadas..."


    E aí, SEMI..... blz?

    A Panini já se enrolou com isso, hehe.... A limitação de pág. tem sido o maior problema dessas "CHM" (na minha opinião isso é até pior e me incomoda mais do q o fato de serem temáticas): Pois graças ao limite rigoroso de no máximo 164 pág, a Panini vai ter q cortar 2 histórias da "Saga Kree-Srkrull" (por exemplo). E na falta de espaço, as capas originais sempre acabam sendo "sacrificadas" tbm (raramente são inclusas nessas edições)!

    E espero q vc mude de ideia com relação à essas sagas cósmicas do Starlin.... eu achei esse material "Top de linha" pra histórias do gênero (melhor do q mta coisa q veio depois)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Será que existe a possibilidade de publicarem a historia que ele morreu de câncer?"


    Oi, Marcelo..... blz?

    Pela Panini eu não sei.... "SE" sair, deve ser no formato "graphic novel" em capa-dura (q nem o "Triunfo e Tormento"). Mas pela Salvat é certo: Já q a "Morte do Cap. Marvel" faz parte da extensão da coleção!!!

    qto à ressurreição.... não tenho acompanhado mto o material atual da Marvel, mas "acho" q mantiveram ele morto sim (só o "Warlock" é q fizeram a cagada de trazer de volta à vida)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Eu estava esperando a coleção do Quarteto Fantástico mas como vc deu o seu aval vou investir nessa também . Pra terminar qual programa vc usa para visualizar os scans?"


    E aí, Robert.... blz?

    Brigadão mesmo por estar acompanhando e curtindo o blog.... e seja bem-vindo aos comentários, rs (apareça e participe mais vezes)!!!

    E não se preocupe.... q a "CHM do 4F" tá prevista pro ano q vem (pelo q eu entendi ela será a próxima e trará material de Stan Lee, Jack Kirby, e John Byrne). Mas por enquanto pode encarar essa dos "Vingadores" q tbm é diversão garantida! E sobre o progrma q eu uso pra visualizar os scans... é o "CDisplay" (o melhor pra esse fim)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Leo, a guerra Kree/Skrull sairá no vol 3 ou no 4 ? "


    Oi, BOND.... blz?

    Esse será o 3º.... e tbm irei pular (pois já tenho o "Maiores Clássicos")!!!

    O Vol. 4 será do "Ultron" (esse sim, terei q comprar pq não tenho nenhuma das histórias, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. Cofre certo, tanto essa quanto a segunda edição. Jim Starlin é muito bom. Uma pena são as histórias cortadas devido ao limite de páginas.
    A salvat anunciou a próxima leva de graphic novels, e o próximo é a mini Quarteto Fantástico: O Fim. Nunca li essa edição, vale a pena?

    ResponderExcluir
  25. "Aprofundando a pergunta do amigo ai, esse primeiro encadernado da pra entender completamente a " Saga Thanos?"


    Oi, Ricardo.... blz?

    Entender "completamente" não.... pois a "Saga de Thanos" conclui no Vol. 2 da coleção (sobre a qual postarei daqui a pouco o conteúdo e as capas originais)! Este é apenas o começo da saga (mas ela tem um final pra participação do "Cap. Marvel" ao menos)!

    Não sei q história é essa q vc falou (War of Gem).... mas postei acima todo o conteúdo deste Vol. 1! E recomendo a coleção toda (caso vc não tenha esse material em outras versões): Lembrando q o Vol. 3 (Kree-Skrull) já saiu aqui em "Maiores Clássicos dos Vingadores 1"!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OU War of Gem é "Desafio Infinito" saga do começo dos anos 90, ou é algo mais recente... Ou também pode ser outro nome pra mini-série Thanos Quest, que precede Desafio Infinito, onde Thanos luta contra os Anciões do Universo para pegar a gema de cada um e formar a manopla do infinito.

      Excluir
    2. É essa mesma da Manopla do Infinito! Não sei qual o nome em portugues e usei o nome daquele jogo de SNES que fez parte da minha infância =P

      http://3.bp.blogspot.com/-8ly-w5j-6G0/TayPFQ-PoNI/AAAAAAAAAig/WPd93fxHfCg/s1600/MshSNES_boxart.jpg

      Ricardo Florêncio

      Excluir
  26. Fala, Léo!
    Simplesmente fantásticas estas duas primeiras edições da CHM! Já as incluo entre as melhores publicações do ano!
    Bateu aquela alegria "infantil" ao ver as capas, icônicas, por sinal...( quem não se lembra da "Heróis da TV"?)
    Claro que prefiro os encadernados com histórias sequenciais, mas este estilo "Almanaque", adotado nas CHM, tem agradado muito! Pois fica uma surpresa no ar, como...o que teremos nesta edição?
    Sinceramente, acho uma grosseria maior com os leitores, a" tesourada", com corte de páginas e mutilações numa mesma edição...
    Concordo contigo, pois esta edição merece a avaliação "excelente"!

    Temos ai, o grande Jim Starlin, com sua "Ganja" na cuca, e transitando em seu habitat...as sagas cósmicas e aquela profusão de personagens históricos!

    Tomara que os editores mantenham esta disposição em republicar material clássico (isto é tecido fino!), neste formato. Caberia uma CHM temática com as edições "Marvel Team-Up" e "Marvel Two-in- one"? Sem falar numa possível CHM do 4F!
    abs.

    ResponderExcluir
  27. "É fogo, ficamos anos na expectativa que a Panini relançasse a Saga de Thanos por conta da aparição do personagem nos filmes, mas quando eles o fazem é de forma incompleta."


    Pois é, Nano....

    Tbm achei decepcionante terem lançado apenas esses 2 encadernados "fininhos" (por assim dizer).... Qdo o ideal teria sido publicarem logo o equivalente às 3 "Bibliotecas" q saíram lá fora: "Cap. Marvel" Vol. 3 (q traz toda a fase Starlin e mais material complementar - tipo a 1º aparição de "Thanos" numa história do "Homem de Ferro"), e "Warlock" Vol. 1 e 2 (q trazem toda a fase do Gil Kane e Starlin - concluindo com o final da saga). Olha só o conteúdo dessas 3 ed:

    1) Marvel Masterworks: Captain Marvel Volume 3. Reprints: Captain Marvel #22-33 and Iron Man #55

    2) Marvel Masterworks: Warlock Volume 1. Reprints: Marvel Premiere #1-2, Warlock #1-8 and Incredible Hulk #176-178

    3) Marvel Masterworks: Warlock Volume 2. Reprints: Strange Tales #178-181, Warlock #9-15, Marvel Team-Up #55, Avengers Annual #7 and Marvel Two-In-One Annual #2

    Teria sido bem melhor se tivessem lançado tudo isso, hein? Mas "é o q tem pra hj" (como dizem).... Tbm vou comprar essas 2 ed. "DIET" da Panini (rs) pelo menos pra ter parte desse material em formato americano! Eu podia importar esse material como 2º opção, mas estou com o mesmo problema q vc: A falta de espaço aqui em casa chegou no limite (e preciso cortar excessos até resolver a questão com uma nova estante pros gibis)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sou tão "xiita" de sonhar com isso no padrão das bibliotecas históricas marvel (que venderam mal por aqui segundo a panini), dada as vicissitudes do mercado brasileiro. Eu conheço bem cada história destes três "encadernadões".

      No caso do Capitão Marvel, os números 22 a 24 ainda é fase de transição do Mar-Vell, não é material do Starlin e não tem nada a ver com a saga de thanos. Mais valia publicar junto a edição 34, imediatamente após a saga de Thanos, é a última história de Jim Starlin na revista, e também traz o confronto com Nuklon, que teria as trágicas consequencias vistas em "A morte...". Vale lembrar que cada história tinha na época 18 páginas, era o padrão de numeros de paginas com quadrinhos de cada revista americana... Se reunirmos só a saga de Thanos (o basico essencial sem os tie-ins complementares), teriamos Iron Man 55, Captain Marvel 25-33 e Avengers 125, isso seriam 11 histórias de 18 páginas = 198 paginas (sem contar as capas), digamos que no maximo um encadernado de 220 paginas estaria mais do que razoavel pra publicar tudo num volume só!

      Quando ao Warlock, o volume 1 da Masterworks não faz parte da saga de Thanos (embora a Abril tenha colocado esse material na sua famosa compilação do começo dos anos 90). Se trata da primeira parte da saga do próprio Warlock (que também pode ser dividida em duas partes, a fase roy thomas/steve englehart e a fase jim starlin, obviamente).

      Como o volume 1 da marvel masterworks é só a fase inicial do personagem na contra-terra, e nada tem a ver com thanos, apesar de eu achar o material interessante, vá lá, digamos que dá pra passar sem, e compreender que a Panini não lançasse por aqui. afinal ele deve ser bem grossinho (e caro!).

      Vale lembrar que o próprio Starlin no inicio da sua fase na revista strange tales (a revista do warlock estava cancelada devido a baixas vendas, e só voltou devido ao sucesso da strrange tales), faz um resumo de quatro paginas de toda a fase anterior do personagem (a historieta que inclusive saiu na compilação da abril, "Quem é Adam Warlock?"). Basicamente o que a Panini teria que lançar por aqui seria mesmo esse volume 2 da Marvel Masterworks, talvez com outro título pra atrair leitores - assim como o encadernado com o Capitão Marvel deveria se chamar "A Saga de Thanos" volume 1 e volume 2, versões Panini!

      Pra não ficar tão grosso, dai até concordo da Panini não publicar Warlock 12-15 e o Team-Up 55, que não tem ligação com Thanos. Seria o encadernado da panini da CHM acrescentado das puladas (e necessárias) strange tales 178-181, ou seja, umas 70 paginas a mais, fechando em outro volume de 220 paginas (totalmente acessível!).

      Tivesse criatividade, a panini poderia inclusive lançar a sua coleção "A Saga de Thanos" agora extendida, que teria apelo de mercado devido aos filmes. Elas teriam esses dois volumes iniciais, acrescidos por "Ressureição de Thanos" (as historias de starlin na revista do surfista prateado além da mini-série thanos quest), "Desafio Infinito" (além da mini-série propriamente dita as historias do surfista que antecedem a saga, com a volta de adam warlock), Cruzada Infinita (volume 5) e Guerra Infinita (volume 6). Se uma saga xexelenta como a Era de Apocalipse mereceu seis volumes entre 240 e 272 paginas, seria plenamente possível um personagem tão hypado como Thanos ter o mesmo tratamento! Ainda mais em se tratando de material de melhor qualidade!

      Excluir
  28. "O coisa e Hulk dele é sensacional... Principalmente a frase " Hulk quer comida e quer voltar pra casa.." " NÃÂÂÂÂOOOOOO !!!!!! ( lembra ? )"


    E aí, Luiz Henrique.... blz?

    E como eu poderia esquecer essa frase no final da 1º "Graphic Marvel" da Abril? Essa cena foi uma das mais engraçadas entre as HQs dessa linha, rs. "Hulk X Coisa" ainda é um dos gibis + engraçados da Marvel (humor afiado nos diálogos o tempo todo, rs)!

    E infelizmente.... não tem nada em vista pela Panini sobre a "Morte do Cap. Marvel", mas essa HQ fará parte da extensão da Salvat (q deve rolar futuramente por aqui tbm - vamos torcer: Essa tbm me interessa, rs). E o "Dreadstar", eu tô esperando a Devir publicar o Vol. 2 (esse tá difícil). Qto à "Saga de Thanos" completa - leia meu comentário logo acima (com o conteúdo de 3 "Bibliotecas" q saíram lá fora: Teria sido magnífico se tivessem lançado isso aqui, não acha)?

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "Gostei da explicação sobre "A Saga de Thanos" lançada pela editora Abril. Realmente na época achei confusa as histórias e com cara de lançadas em épocas diferentes."


    E aí, Roberto..... blz?

    A Abril até q fez um trabalho bastante competente na seleção de material pros 5 almanaques.... pois incluíram o máximo de histórias possíveis relacionadas com esses 3 personagens (Cap. Marvel, Thanos, e Warlock). A Abril publicava tbm no cantinho da 1º pág de cada história um "código" onde constava a abreviatura das ed. originais e o ano de publicação (eu só fui aprender a decifrar essas informações décadas depois, rs)!!!

    Sobre as ed. seguintes.... Sim, o Vol. 2 (Warlock) trará uma sequência desse Vol. 1: Mostrando uma batalha final dos heróis Marvel X Thanos. Já os Vol. 3 e 4 não possuem relação nenhuma com essas histórias!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho a Saga de Thanos um dos maiores méritos da gestão da Abril... na época tal coletanea não havia saído nem nos EUA... Também não é um periodo tão grande de historias dispares. Talvez pareça assim por causa do grande numero de autores envolvidos... as mais antigas são as duas historias de origem do warlock, que sairam no volume 3. A do quarteto é de 1967, e a do thor de 1969. Já o restante do material dos cinco encadernados foi publicado entre 1972 e 1977, não é um periodo tão grande de tempo entre si assim.

      Uma pena que essa magnifica coleção (um dos pouquissimos encadernados em formatinho que guardo até hoje!), foi prejudicada pelo crepusculo da crise economica do governo collor... Sabe Leo, era pra ter saído no volume 5 as histórias extraidas de Warlock 12-15 e Marvel Team Up 55, concluindo assim todas as histórias desenhadas pelo Jim Starlin com Warlock (e já que publicaram até as historias do roy thomas e gil kane porque pular as quatro ultimas historias do Starlin com o personagem se a intenção era mesmo publicar a saga de warlock completa?). Isso faria o encadernado ficar com 240 paginas (o mesmo numero de paginas do volume 3, que foi o mais grosso da coleção). No entanto, o volume 5 acabou sendo o mais fino da coleção da abril, com apenas 132 paginas, trazendo apenas o basico essencial pra fechar o ciclo de histórias do thanos.

      Excluir
    2. Boa lembrança, na época achei muito estranho isso, inclusive porque no 12 tinha uma história solo de pip o Troll que eu adorei qd li em HTV... e as seguintes contra o ladrão das estrelas eram muito boas também, só um adendo... a Team Up 55 foi desenhada pelo Byrne e não pelo Starlin, a história é muito boa dando finalização em um plot iniciado coma Warlock 14-15 e mostrando outros detentores das jóias do Infinito (Jardineiro e O Estranho). Aqui no Brasil ela (e as duas anteriores do Aranha com o Hulk e Deus da Mata) só saíram no Superlamanaque do Aranha 05 da RGE (merecia uma reedição).

      Cesar Leal

      Excluir
  30. Pra mim é óbvio que lançam as sagas com cortes para depois lançarem edições definitivas...obrigando as pessoas comprarem tudo mais de uma vez... uma tática bem suja e bem comum no mercado de CDs por exemplo...com edições de 10, 20, 30, 100 anos rs rs

    ResponderExcluir
  31. "Caaara, grandes lembranças de infância nos anos 80. Concordo com o Gustavo A, que é material obrigatório p/ turma >35, no meu caso, 41, eheh. Bons tempos de HTV, GHM e Saga de Thanos."


    E aí, Zé Carlos.... blz?

    Essa ed. é saudosismo puro mesmo pra nossa geração (acima dos 40), hein? Repare q entre as capas originais q eu postei acima, 2 delas foram utilizadas pela Abril em "HTV" nº 11 e 15 (gibis q eu li e adorava na época)!

    E eu tbm curtia o uniforme clássico do "Cap. Marvel" (branco e verde).... Pena q esse material só saiu aqui pela extinta editora GEP (em P&B). E todas essas HQs do Starlin citadas pelo Gustavo são ótimas mesmo: O legal no Starlin é q ele é tão bom artista qto argumentista (isso é pra poucos, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "Então da pra dizer que essa CHM está sendo um grande acerto da Panini, não os balaio de gatos que costumam ser os volumes dessa coleção, principalmente considerando o Vol. 2, que terá o Warlock"


    E aí, LeoSP..... blz?

    Bem, sabe como é a Panini, né? Se ela acertou nesse Vol. 1 (trazendo uma sequência de histórias na ordem correta e q fecham uma trama inteira envolvendo o confronto do "Cap. Marvel" X "Thanos"). O mesmo já não podemos dizer do Vol. 2 (Warlock): Q embora ainda seja possível de se entender, acho q ficou mais "incompleto" (por assim dizer) com a falta de histórias q seriam importantes pra um melhor entendimento das coisas)!

    O ideal (como falei num comentários mais acima) seria q publicassem aqui o conteúdo de 3 encadernados americanos q somavam + de 800 pág (se aproximando mto da compilação feita pela Abril - q tinha umas mil pág). Mas mesmo assim, o Vol. 2 tbm é válido e traz o grande clímax FINAL da "Saga de Thanos"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "Cara gosto muito de tudo o que o Jim Starlin faz com relação a temática cósmica/sci-fi."


    E aí, andre.... blz?

    Realmente, o Starlin meio q só vive disso: De "sci-fi" pura até os ossos, rs.... A única coisa q lembro dele q não teve nada de coisas cósmicas e cruzadores espaciais foram as histórias q ele desenhou com o "Mestre do Kung Fu" (q saíram no gibi do "Cap. América" da Abril)!!!

    Fora isso, o Starlin vive (literalmente) no "mundo da lua" (só sagas e batalhas cósmicas o tempo todo, hehe). E tbm sou fanzaço da obra dele (em especial: "Cap. Marvel", "Warlock" e "Dreadstar")!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "tiraram de pre venda x-men DDUFE?"


    Se saiu da pré-venda.... é pq pode estar indo pra distribuição nas lojas e livrarias (é o mais provável - embora eu não lembre a data q eles tinham botado como prevista pro fim da pré-venda)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "ja que o problema era o luxo ,por que nao relançam as biblioteca no formato hellblazer origens:capa cartao com orelhas e papel jornal?"


    As "Bibliotecas" rodaram mesmo....

    A Panini ainda prometeu o Vol. 2 do "Surfista", mas tô achando difícil de lançarem isso (amenos q esteja na fila das atrasadas - q tbm não é uma fila pequena, rs)! Seja como for, tbm não entendo pq não relançarem as "Bibliotecas" no formato econômico tbm (lá fora fizeram isso e tá sendo um sucesso)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "gostaria até de sugerir a vc Leo que caso tivesse tempo elaborasse uma matéria sobre o Dreadstar"


    E aí, V@ndix.... blz?

    Sua sugestão é ótima mesmo.... Só q eu já fiz isso, hehe.... Saca só o LINK abaixo com uma matéria especial sobre o "Dreadstar" (feita na época do 1º encadernado da Devir - espero q vc curta essa postagem, q traz algumas cpas clássicas tbm):

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/10/dreadstar-odisseia-da-metamorfose.html

    Já os 5 almanaques do "Thanos" da Abril.... eu tenho só os 4 primeiros (tbm em perfeitíssimo estado de conservação): Só perdi o último (mas tenho as histórias equivalentes em ed. de "HTV" e "GHM")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. Oi, LEO!

    Realmente, não tem como não ser saudosista ao olhar para essas capas da postagem... Material obrigatório e compra certa!
    Eu também não acompanhei mais nada da Marvel atual, mas se não ressuscitaram mesmo o Capitão Marvel, fizeram muito bem. Caso contrário, teriam avacalhado com toda a carga dramática da história da morte dele. Quando li aquilo quando moleque, achei bem deprê mesmo.

    Aliás, não me lembro de ter lido algo de ruim do Starlin, que é um dos meus artistas preferidos. Gostava até das histórias dele na Kripta. Lembra do Darklon, o Místico, aquele anti-herói caolho com cabelo a la Príncipe Valente? Aquilo também era foda, né?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  38. "Coleção do Quarteto só deve sair ano que vem mais perto da época do filme. Não faria muito sentido sair antes. Certo, estamos falando da Panini, mas..."


    De vez em qdo a Panini até tenta antecipar a data de estreia de alguns filmes....

    Repare q essa "CHM dos Vingadores" aí tá com foco quase total no próximo filme da equipe.... Com 2 ed. dedicadas ao "Thanos" e uma com o "Ultron" (na qual incluíram tbm uma história onde o "Homem-Formiga" - outro q tá com filme em andamento - se destaca bastante)!!!

    Ou seja: Às vezes a Panini antecipa demais as coisas, na maioria dos casos o "normal" é atrasar e só lançar encadernados qdo o filme estiver saindo em DVD (a exemplo de "Dias de um Futuro").... O difícil mesmo pra editora é lançar um encadernado exatamente no mesmo mês em q um filme entra em cartaz (e pior q isso não seria tão difícil de fazer - já q as datas dos filmes são programadas com até 1 ANO de antecedência, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. "A salvat anunciou a próxima leva de graphic novels, e o próximo é a mini Quarteto Fantástico: O Fim. Nunca li essa edição, vale a pena?"


    E aí, guilherme..... blz?

    Brigadão pelo aviso (eu não sabia q já tinham anunciado a próxima fornada da Salvat - vou lá conferir o q vem pela frente então)!

    Qto à esse "4F - O Fim".... eu achei uma série apenas mediana: Li na época em q saiu como mini-série pela Panini e não curti mto (até vendi as ed. depois - certamente vou deixar passar essa)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. "OU War of Gem é "Desafio Infinito" saga do começo dos anos 90, ou é algo mais recente... Ou também pode ser outro nome pra mini-série Thanos Quest"


    Bem lembrado, Nano:

    Eu tenho essa mini-série: "Thanos em Busca de Poder" (q saiu em 2 partes pela Abril).... É um material excelente mesmo estrelado só pelo "Thanos" (reunindo cada uma das gemas). A capa do nº 1 era metalizada (com fundo dourado)!

    Se não me falha a memória.... um camarada meu tem um TP gringo q junta na mesma ed. tanto o "Desafio Infinito" qto essa mini do "Thanos" aí (o q eu não me lembro era se o TP era americano ou de outro país - esse cara compra gibis de todos os cantos da Europa tbm). Seja como for, era uma ed. perfeita pra ser lançada aqui (um dia quem sabe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou o maior viciado em Jim Starlin que existe e nunca ouvi falar em nada chamado "War of the Gem" relacionado a algum trabalho dele.

      Excluir
  41. "Simplesmente fantásticas estas duas primeiras edições da CHM! Já as incluo entre as melhores publicações do ano!"


    E aí, Victor.... blz?

    Sem dúvida estas 2 primeiras ed. da "CHM" estão entre os melhores encadernados do ano.... e tbm estarão no meu "TOP 100" de melhores HQs de todos os tempos (não poderei deixar esse material de fora e na minha lista vou priorizar os encadernados)!!!

    Eu não estou entre os leitores q reclamam do fato dessas ed. serem "temáticas".... Sei q mtos não gostam (e eu mesmo se pudesse escolher, iria preferir as ed. em ordem cronológica correta): Mas o q me incomoda MESMO são os cortes de histórias (pra fazer "caber" em 164 pág) e a exclusão das CAPAS originais (sou do tipo q aprecia as capas e gosto de tê-las impressas no miolo das edições)! No mais... a próxima "CHM" será a do "4F" mesmo (isso já tá definido), e uma "Marvel Team-Up" seria bem-vinda tbm (teria bastante apelo por trazer o "Aranha" em todas as histórias)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. "Se uma saga xexelenta como a Era de Apocalipse mereceu seis volumes entre 240 e 272 paginas, seria plenamente possível um personagem tão hypado como Thanos ter o mesmo tratamento! Ainda mais em se tratando de material de melhor qualidade!"


    Perfeito mesmo....

    Essa seleção q vc listou traria só a papa-fina mesmo envolvendo o "Thanos".... e eu achei excelente esse material da "Ressurreição" (q saiu espalhado em várias ed. de "SAM" pela Abril). É até curioso notar q o 1º encontro do "Surfista" com "Thanos" foi nesse arco (anos 90): E q justo o "Surfista" ficou de fora da fase clássica (estrelada por Cap. Marvel e Warlock) sendo q todos os heróis marvel enfrentavam a maior ameaça cósmica conhecida até então, rs! Tá certo q o "surfista" tava aprisionado na Terra na época, mas fica estranho justo ele ter ficado de fora dessa! Seja como for, corrigiram bem isso nesse arco da "ressurreição"!

    E é impressionante como a Panini perde ótimas oportunidades de vender bem e ao mesmo tempo agradar à todos.... Essa sua ideia de uma coleção de 6 Vol. ao estilo da "Era do Apocalipse" só q voltada pro "Thanos" teria tudo pra ser um sucesso absoluto: O formato seria econômico, o vilão já tá popular na mídia desde q apareceu nos créditos do 1º filme dos "Vingadores", e uma coleção assim seria o sonho de pelo menos 9 a cada 10 leitores da Marvel!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "Eu acho a Saga de Thanos um dos maiores méritos da gestão da Abril... na época tal coletanea não havia saído nem nos EUA... "


    Tbm acho, Nano....

    Aliás, a Abril começou a mandar mto bem nessa época da "Saga de Thanos" em toda a sua linha de encadernados.... lembra da "Marvel Especial"? Era uma coleção de almanaques q compilava grandes sagas da Marvel (bem ao estilo dessa compilação do "Thanos"). Os nº 1 e 2 eram só de confrontos do "Aranha X Duende Verde" (desde a 1º aparição do vilão até a "Morte da Gwen"). O nº 4 é o meu favorito: "As Grandes Batalhas" (só confrontos épicos entre heróis). Teve tbm uma ed. só com o "Surfista" (Lee/Buscema), A "Saga da Fênix" (em 2 partes), e o "Cap. América" (Steranko e Byrne). Considero essa a melhor fase da Abril!!!

    E eu não sabia desses cortes (por causa da crise econômica) no nº 5 do "Thanos".... Uma pena mesmo, mas lembro q teve um período tenebroso onde todos os gibis tiveram redução de pág. pra enfrentarem a crise (a inflação tava em disparada)! Até a qualidade do papel baixou bastante nas mensais!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marvel Especial 8 tem uma das minhas capas favoritas de todos os tempos com uma arte meio minimalista e uma ameaçadora frase de efeito.

      Lembro também de Marvel Saga. O número 3 foi uma dos meus primeiros gibis Marvel/X-Men e tem a Saga de Proteus completa.

      Excluir
  44. "Pra mim é óbvio que lançam as sagas com cortes para depois lançarem edições definitivas..."


    E aí, Fábio.... blz?

    Pior q eu tbm acho q um dia (sabe deus qdo) ainda irão relançar tudo isso de novo (quem sabe até numa eventual volta das "Bibliotecas" em formato econômico - ou em novas coleções q possam surgir)!

    Mas sou o tipo de colecionador q prefere garantir logo aquilo q esteja mais próximo do concreto (do real).... as "possibilidades" de relançamento existem sim, mas como não são "certeza absoluta", vou ter q me virar com essas q estão na área mesmo, hehe (se um dia lançarem uma versão melhor: eu vendo essas e compro de novo - q é o q tenho feito com algumas HQs q andam pintando em repetécos por aí, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. "Aliás, não me lembro de ter lido algo de ruim do Starlin, que é um dos meus artistas preferidos. Gostava até das histórias dele na Kripta. Lembra do Darklon, o Místico, aquele anti-herói caolho com cabelo a la Príncipe Valente? Aquilo também era foda, né?"


    Oi, Alexandre.... tdo bem?

    Pra não dizer q nunca li nada "RUIM" do Starlin.... Cito aqui o "Stormwatch" (Novos 52) escrito por ele (e lançado recentemente pela Panini): Um material bem ruinzinho mesmo. Tbm detestei as séries: "Abismo Infinito" e "O Fim do Universo Marvel" (eu diria q esses são os 3 pontos mais baixos da carreira do Starlin)!

    Mas claro, isso não tira os méritos desse grande artista e roteirista.... Afinal, mais de 90% de sua obra está acima da média geral do q vemos por aí! E eu lembro sim desses clássicos da "Kripta" q vc citou: Aliás, esse material saiu em TP americano, sabia?

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. Oi Leo!

    Parabéns pela excelente matéria!

    Sei que já foi dito isso antes em alguns comentários, mas, eu não posso deixar de repetir que este magnífico lançamento trás de volta a nostalgia de quem viveu a infância nos anos 70 e 80, e que leu estas histórias em formatinho na já lendária Heróis da TV e outras.

    O Capitão Marvel (ou Mar-Vell) foi um dos personagens que marcou minha infância, era difícil ter uma HQ naquela época, final dos anos 70 e início dos 80 que não aparecesse o personagem, até porque naquele tempo a abril fazia uma salada no mix das revistas que você poderia encontrar os personagens que não tinham revista própria em qualquer uma das publicações da editora.

    O Capitão Marvel aparecia com frequência em HDTV, apareceu em algumas edições do Hulk, e por fim eu tenho uma história fantástica dele contra Ronan o Acusador na revista do Aranha de 1983.

    Ele era o personagem que aparecia em vários títulos (assim como a Cristal) e interagia com vários heróis.

    Achava o máximo na época ele bater os seus braceletes e trocar de lugar com Rick Jones e vice-versa, onde um ficava na terra e o outro ia para a Zona Negativa. Me lembro que uma vez o Rick nestas trocas de lugares ficou frente a frente com o Aniquilador e se borrando de medo dele.

    Eu gostava tanto do Capitão Marvel quando criança que cortei o anel que vinha em volta do gargalo de duas garrafas de groselha, que dava a impressão de formar dois braceletes e coloquei nos pulsos e ficava brincando batendo os mesmos e virando o Capitão Marvel na minha imaginação.

    A miniatura dele é uma das que mais almejo, pena que ainda está um pouco longe de sair por aqui.

    Olhando esta publicação eu vejo como a Marvel fazia histórias inesquecíveis naquele tempo, havia respeito com os leitores e qualidade nas obras, agora veja hoje o que estão fazendo com seus heróis:http://judao.com.br/uh-oh-marvel-vai-deixar-os-fas-homem-aranha-bravos-mais-uma-vez/#.VDTL-FduU4c

    Por isso que materiais como esse das CHM, encadernados da Salvat e a DC da Eaglemoss são imprescindíveis para mim, porque não tenho mais saco para ler coisas deste tipo que fazem com o Aranha e outros heróis.

    Eu acabei comprando o encadernado dos X- Men Dias de Um Futuro Esquecido, embora, eu tivesse falado aqui que não faria, a vermisse falou mais alto, pois, encontrei um bom desconto na FNAC, e estava com medo de perder este material e sabe-se lá quando ele seria relançado novamente.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  47. "Olhando esta publicação eu vejo como a Marvel fazia histórias inesquecíveis naquele tempo, havia respeito com os leitores e qualidade nas obras"


    Oi, Elcio.... tdo bem?

    Valeu mesmo por ter curtido esta postagem (nas próximas horas eu posto o Vol. 2 aqui: com o "Warlock" - q tenho certeza q irá reavivar ainda mais o saudosismo dos bons tempos, rs). E legal vc ter relatado essas histórias da infância, pois comigo foi bastante parecido tbm (embora eu nunca tivesse tido a ideia de criar os braceletes a partir das garrafas de groselha, hehe): Mas eu tbm tinha o "Cap. Marvel" entre meus heróis favoritos, pois era impossível não gostar dessas histórias do Starlin - revolucionárias pra época. Eu era moleque tbm e achava assustador o visual do "EON" (entidade cósmica q concedeu poderes maiores pro mar-vell) e me empolgava com as lutas do capitão contra o "Thanos" e "Controlador"!!!

    Essas sensações q a nossa geração vivenciou nos gibis.... nem se comparam com as merdas q fazem hj em dia. Esse LINK q vc postou do "judão" traz um triste exemplo do desrespeito q as editoras tem com os leitores e com os próprios personagens: A Marvel não cansa de cagar nos gibis do aranha, hein? Vou te dizer: Eu fiz a minha própria cronologia do Aranha (q só vale até meados dos anos 80 - o q veio depois eu desconsidero tudo: clones, pactos, troca de corpos, nada disso tem valor pra mim)!

    No mais.... tbm vou cofrar certo a miniatura do "Cap. Marvel" qdo sair (vai demorar um monte mesmo, ela é a nº 164).... e o encadernado de "Dias de Futuro" tbm deverei comprar "SE" eu achar na faixa dos 40 pila na Fnac (vou esperar o lançamento oficial - ao vivo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. "E Léo voltamos aquela questão.. como convencer parentes e amigos de TEMOS que ter essas versões? hahaha"


    E aí, João Renato.... blz?

    É verdade, a Abril deve ter se puxado pra montar essa compilação numa época sem internet, hehe.... E de fato, amigos e parentes "civis" (q não leem gibis) dificilmente entenderão o saudosismo q acomete a gente qdo o assunto é esse material aí, rs!

    Sem falar q a galera q não é "do ramo" nunca deve ter ouvido falar nesses tais de "Cap. Marvel" e "Warlock" (deve ser coisa de outro mundo pra quem ouve falar, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. "Aqui no Brasil ela (e as duas anteriores do Aranha com o Hulk e Deus da Mata) só saíram no Superlamanaque do Aranha 05 da RGE (merecia uma reedição)."


    Oi, Cesar.... tdo bem?

    Q ótima lembrança essa: Qdo vc mencionou esse "Superalmanaque" 5.... fui correndo na minha estante procurar pra ver se eu tinha e realmente: Tenho essa ed. em perfeito estado e ela traz uma tremenda sequência de histórias do Aranha com vários outros heróis!!!

    Eu gostava desse personagem: "Deus-da-Mata".... pena q ele não teve vida longa (nem lá fora) e aqui acho q só teve histórias lançadas pela RGE. A "origem" dele saiu num "Almanaque Premiere" (nº 1) - outra revista q era excelente e q durou apenas 6 edições!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve mais uma aventura, essa com o Hulk, em Hulk 10 da editora abril. O Deus da mata estava mais "inteligente" e tem uma espécie "final" para sua saga onde ele é líder de um grupo de animais alterados como ele...
      Cesar Leal

      Excluir
  50. "Mto bacana a reportagem sobre o Dreadstar. Fiquei interessado em adquirir A Odisseia da Metamorfose. Está disponivel na Devir, mas achei um pouco cara pelo n. De pags."


    E aí, Zé Carlos.... blz?

    Valeu por ter curtido esse post do "Dreadstar".... escrevi ela no embalo do encadernado da Devir mesmo, rs. E olha: Recomendo essa ed. se vc tiver oportunidade, pois ela traz nada menos q a 1º saga do "Dreadstar" q (pasme) ainda tava INÉDITA no Brasil. E qto ao preço, é preciso considerar tbm q essa ed. da Devir é em formatão (magazine) e o papel no miolo é o couché (o mesmo das ed. de luxo). Mas eu achei tbm uma antiga postagem dos primórdios do "Submundo" (2011) q trazia uma PRÉVIA dessa ed. (caso vc queira tirar a dúvida, hehe - As imagens do LINK abaixo são desconcertantes de tão perfeitas):

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/10/dreadstar-odisseia-da-metamorfose-uma.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  51. "Lembra q as revistas traziam códigos na capa ao invés do preço? Assim elas sofriam reajustes 2 ou 3 vezes num mesmo mês..."


    Lembro sim, Zé.... q momento tenebroso mesmo a gente viveu nessa crise, hein?

    Era chato até pros donos de banca q tinham q consultar a tabela de preços pra cada revista q se comprava (isso atrasava pra caramba o trabalho deles tbm - e a nossa vida tbm, é claro)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. "Noh-Varr (Marvel Boy da mini incrível do Grant Morrison, que infelizmente não teve continuação)."


    Boa lembrança, Zé.... Eu tenho essa mini da Mythos: "Marvel Boy" e acho ela "EXCELENTE" (um dos melhores trabalhos do Morrison):

    Só a cena em q invadem a Disneylândia e o "Mickey" aparece estirado com um tiro na bunda já vale a série toda, hehe.... O q o Morrison fez aí é uma espécie de "remake" da fase clássica do "Cap. Marvel" só q alterando o personagem e fazendo a trama rolar num universo paralelo (foi uma sacada legal e q renderia um ótimo filme tbm)!

    No mais.... Vc tem razão, a Marvel bem q "tentou" reviver o marv-vell.... mas foram tentativas furadas q (creio eu) não foram adiante. E entre os q permanecem MORTOS, tbm podemos incluir a doce "Gwen Stacy", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gwen Stacy não ressucitou, mas teve seu túmulo violado e profanaram seu cadáver! Foi tão ruim quanto...

      Desde a década de 90 não param de achincalhar o pobre do Homem-Aranha. Ainda bem que ele não depende dos gibis para ser popular.

      Excluir
  53. "Eu não tinha incluído nossa doce e querida Gwen pq ela foi clonada"


    Oi, Zé Carlos... blz?

    "Clone" pra mim não vale, hehe.... Aliás, esse lance de clone é sempre a desculpa mais manjada e banal pra trazerem qq um de volta!!!

    E realmente, tbm notei em "Marvel Boy" vários elementos q foram (ou já tinham sido) utilizados em outras obras do Morrison (principalmente nos "Invisíveis"). Mas infelizmente esse seriam um FILME q dificilmente veríamos nas telas um dia!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo essa notícia com ceticismo...

      Mestres como Byrne, Claremont, Miller e outros já na década de 90 não acrescentavam mais nada.

      Não descarto nem terem sido substituidos por Skrulls...

      Excluir
  54. Está bagunçando o meio de campo aí. Em Guerra Civil e Invasão Secreta, o "Marr-Vell" que aparece é o mesmo cara, o skrull que pensa que é o Marr-Vell e aparece na Zona Negativa (aliás, que fim levou esse skrull?).

    Tony Stark só clonou o Thor (bem, tecnicamente foi o Reed Richards).

    ResponderExcluir
  55. "É essa mesma da Manopla do Infinito! Não sei qual o nome em portugues e usei o nome daquele jogo de SNES que fez parte da minha infância =P"


    Oi, Ricardo.... blz?

    Esse jogo do SNES eu tbm tive, rs.... E ele é baseado nesse gibi traduzido aqui como: "Desafio Infinito" (saiu em 3 partes pela Abril - mas em formatinho mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  56. "Sou o maior viciado em Jim Starlin que existe e nunca ouvi falar em nada chamado "War of the Gem" relacionado a algum trabalho dele."


    Oi, Hunter.... blz?

    Esse era o nome de um antigo jogo de SNES (baseado no "Deasfio Infinito"): Não entendi tbm a razão de alterarem o nome pro vídeo-game, sendo q a saga em HQ era bem popular na época. No LINK abaixo tá a capa do tal jogo:

    http://3.bp.blogspot.com/-8ly-w5j-6G0/TayPFQ-PoNI/AAAAAAAAAig/WPd93fxHfCg/s1600/MshSNES_boxart.jpg

    Abs!

    ResponderExcluir
  57. "Está bagunçando o meio de campo aí. Em Guerra Civil e Invasão Secreta, o "Marr-Vell" que aparece é o mesmo cara, o skrull que pensa que é o Marr-Vell e aparece na Zona Negativa (aliás, que fim levou esse skrull?"


    Valeu pela explicação, Hunter.....

    Nessas mega-sagas atuais eu fico completamente perdido, rs: Lembro vagamente desses eventos q vc citou (de um "Cap. Marvel" Skrull achando q fosse o verdadeiro e de um clone do "Thor").... Mas como achei essas 2 sagas fracas ("Guerra Civil" e "Invasão Secreta") minha memória (q normalmente já não é grande coisa) não registrou maiores detalhes, hehe!!!

    Eu até li (na época em q saiu) a saga da "invasão".... e suas séries spin-off tbm, mas não sei q fim levou o tal skrull!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tal Skrull morre num dos tie-ins, acho que em Might Avengers, se não estou enganado. Eu li isso, ele se encontra com Noh-Varr e por conta desse encontro que ele brevemente se tornou o novo Capitão Marvel que fez parte dos Vingadores Sombrios de Norman Osborn (até perceber que aquilo era um grupo de vilões e deixar o grupo).

      Excluir
  58. "Entre clones, aranhas supeiores, aranhaversos e peter parker perdido em outra dimensão essa parece uma BOA notícia, né?"


    E aí, Zé Carlos.... blz?

    Essa é uma boa notícia mesmo pro Aranha.... a volta do verdadeiro "assassino" da Gwen, rs!

    Não sei se ele ainda mantém o pique de outrora.... mas deve ser melhor do q essa turminha xarope q anda escrevendo os gibis do aranha de uns tempos pra cá. Essa eu vou querer conferir com certeza!

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. "O tal Skrull morre num dos tie-ins, acho que em Might Avengers, se não estou enganado. "


    Valeu, Nano.... eu certamente devo ter perdido essa ed. então: Pois li essas sagas principais inteiras e pulei mta coisa dos tie-ins!

    Tbm li fora de ordem.... Por exemplo: só fui ler "Reinado Sombrio" qdo comprei o encadernado Deluxe da Panini (ano passado): O mesmo fiz com outras sagas: misturando encadernados impressos com scans (baixei os tie-ins pra entender melhor as tramas centrais dos encadernados). Mas ler tudo fora de ordem embaralha mto as ideias e fica difícil estabelecermos uma ordem pros eventos!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apesar de ter parado com as mensais-mix, eu fiquei acompanhando por scans por um tempo pra me ajudar a "desviciar". li tudo da marvel até a saga Cerco, até que ali, cheguei a conclusão que era um "perfeito" final pro universo marvel", (segunda vinda mega-saga mutante tinha acontecido ao mesmo tempo, e era perfeita pra fim da saga dos mutantes também), então decidi que pra mim, acabaria por aqui. sei que as historias continuariam a ser publicadas, mas uma vez que eram apenas repetecos de coisas que já li reescritas pra leitores com preguiça de ler coisas antigas, decidi que pra mim o final era esse, não importa muito o que aconteceria depois.

      existe milhares de histórias do PASSADO da marvel que não li e decidi que me dedicaria a elas, pois essa imposição da disney pra que os quadrinhos da marvel reproduzam o universo dos filmes está um saco. se a cronologia que vale é a do cinema, ler gibi pra que? ainda acompanho uns encadernados isolados como demolidor, justiceiro, tão somente porque por não estarem no cinema foram preservados, mas temo muito a nova série do demolidor que vem por aí. a série em si não, pois vou assisti-la, levo fé (apesar de agentes da shield ser uma merda, a produção da netflix parece ser mais séria, vamos ver).

      engraçado que comecei minha "carreira de leitor" como fã da marvel, e hoje leio muito mais gibis da dc, que apesar de vários gibis serem ruins (tal como os da marvel), tem não só a vertigo, como o fracasso no cinema evitou que seus gibis sofressem essa pressão externa.

      Excluir
  60. "Marvel Especial 8 tem uma das minhas capas favoritas de todos os tempos com uma arte meio minimalista e uma ameaçadora frase de efeito."


    Essa capa foi sensacional mesmo, SEMI....

    "Que os X-Men Se Defendam" (era a frase de efeito).... perfeita diante da "Fênix Negra"!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. "Gwen Stacy não ressucitou, mas teve seu túmulo violado e profanaram seu cadáver! Foi tão ruim quanto..."


    Pra piorar.... não ressuscitaram ela, mas tbm fizeram um PÉSSIMO retcon mostrando ela transando e engravidando do "Duende Verde":

    e ainda dando à luz 2 gêmeos q viraram adultos rapidamente.... na boa: uma das ideias mais imbecis q a Marvel já teve pra ferrar com os gibis do aranha!

    Abs!

    ResponderExcluir
  62. "Mestres como Byrne, Claremont, Miller e outros já na década de 90 não acrescentavam mais nada."


    Q coisa triste mesmo.... o fato de todos esses caras não terem conseguido mais produzir material do mesmo nível q faziam antigamente!!!

    Acho q eu incluiria nessa lista até o Alan Moore.... q apesar de ainda manter um padrão superior à esses q vc citou, tá bem aquém do q já ofereceu no passado. Faz tempo q não leio nada realmente brilhante do Moore entre as últimas HQs q ele escreveu ("Liga 2009" tá entre as piores coisas q ele já escreveu - embora a intenção tenha sido mesmo fazer algo bem ruim)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. "apesar de ter parado com as mensais-mix, eu fiquei acompanhando por scans por um tempo pra me ajudar a "desviciar"


    Oi, Nano.... os scans tbm me ajudaram nesse processo de "desviciar" das revistas-mix mensais. As 2 últimas mensais da Marvel q eu acompanhei foram: "Demolidor" e "Marvel MAX" (até serem canceladas pela Panini): Com o fim dessas 2, eu fiquei só com encadernados da Marvel (com preferência pros clássicos, mas de vez em qdo bicando um q outro mais atual).

    Em linhas gerais, tbm fiz minha própria cronologia Marvel.... só q no meu caso, fui encerrando as séries individualmente. O "Aranha", pra mim, acaba pouco antes da "Saga do Clone" (anos 90): Apesar de eu ter comprado ainda algumas ed. posteriores apenas pq traziam no mix os "Arquivos Secretos" (a última coisa realmente boa q eu li do Aranha). Assim, fui fazendo o mesmo com outros personagens: O "Justiceiro" e "Demolidor" são os únicos q ainda estão "em andamento" pra mim: O 1º na fase MAX do Jason Aaron, e o 2º na fase do Mark Waid!

    Tbm considero o fato de ainda existir MUITO material do passado q eu nunca li.... ou q eu havia lido apenas em formatinho (sendo q agora o q VALE pra mim é ler e ter essas HQs em formato americano - pois não considero mais válidos esses formatinhos com cortes de texto e páginas pela Abril). Dessa forma, a sensação q eu tenho é a de estar "redescobrindo" todo esse universo da estaca zero a cada novo encadernado de clássicos q relançam, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  64. E aí Leo, passando só pra avisar que o vol.1 ja saiu em SP capital....e a numeração foi zerada, sendo essa a numero 1...diferentemente do que aconteceu com o homem aranha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Brigadão mesmo pelo aviso, Cristiano.....

      Bom saber q já saiu em SP (sinal de q deve chegar aqui pro sul no começo da semana q vem)! Essa eu vou comprar certo (só achei uma viagem mesmo terem zerado a numeração - deviam ter considerado a coleção anterior q foi a 1º de todas as "CHM")!!!

      Abs!

      Excluir
  65. Gabriel Cruz23/10/2014, 22:06

    E ai Leo, queria tirar uma duvida, estou fazendo a coleção de miniaturas da DC, Marvel e star wars xadrez ( que já esta acabando :) ) e a 1 mês atrás comecei c os encadernados da salvat, que começaram a ser relançados aqui no RJ, e eu fiquei muito interessado c essa coleção historia Marvel, mas não entendi essa numeração, essa é a ed1 de tudo? Achei estranho pois já vi matéria sua sobre essa coleção histórica do homem aranha.... Se for p começar essa também c material atrasado, vou pensar duas vezes, pq vai ficar pesado p bolso... Esse relançamento da salvar ta meio bagunçado, essa semana saíram 3 de uma só vez.
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Gabriel..... blz?

      Nessas "Coleções Históricas", a numeração é por série individual dos personagens (e são lançadas 4 ed. de cada um por vez). O "Aranha" teve 8 ed. (divididas em 2 coleções com 4 cada). Mas nessa dos "Vingadores" a Panini (não sei pq razão) resolveu zerar a numeração, sendo q ela já havia lançado uma da equipe antes (q aliás, foi a 1º das "CHM"). O certo seria esse "Cap. Marvel" aí ser o Vol. 5 (e não o Vol. 1)!

      Abs!

      Excluir
  66. Eu sou meio leigo no assunto sobre Thanos. Com o anúncio dos filmes dos vingadores-infinity war. fiquei interessado , queria saber se esses encadernados vão me da uma boa base pra o que vai vir depois sobre os filmes. Vale a pena eu comprar a coleção. Obrigado. E aliás as edições são lançadas de quanto em quanto tempo ? Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar tranquilo pq essas 2 primeiras ed. da "CHM dos Vingadores" são a base pra entender a importância do "Thanos" na cronologia Marvel.... Vale mto a pena comprar sim e serão suficientes pra vc conhecer bem o vilão antes do novo filme! A coleção é quinzenal!

      Abs!

      Excluir
    2. Está saindo mais um encadernado daquela linha de vilões em capa dura, desta vez dedicada a Thanos.

      Só não sei se é material clássico (improvável) ou se algum caça-níquel recente (quase certo).

      Excluir
  67. "Está saindo mais um encadernado daquela linha de vilões em capa dura, desta vez dedicada a Thanos."


    Oi, SEMI..... blz?

    Esse encadernado do "Thanos" estará na próxima postagem de notícias aqui do blog.... Mas já te adianto q é "fria": Material atual e de qualidade duvidosa (não li ainda, mas ouvi críticas negativas a respeito)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  68. Oi amigo leo muito legal essa postagem dos vingadores com a saga de thanos quando a editora abril lançou a saga de thanos
    Completa em forma de minissérie em cinco edições eu tive o n°
    1 mas perdi os outros números nossa amigo eu lamentei tanto ter perdido o resto dessa saga, mas ainda bem que existe a internet porque na internet dá pra encontrar quase de tudo foi muito legal essas pessoas terem inventado de escanear e postar os gibis em digital. Bem eu pesquisei e encontrei e baixei essa saga e finalmente li a saga de thanos completa pena que não tem a coleção completa da revista do homem-aranha e do incrível Hulk e de outras revistas da editora abril leo amigo abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Comigo já foi diferente... Eu tenho apenas os 4 primeiros nº da "Saga de Thanos" da Abril (q peneirei em perfeito estado num sebo) mas perdi o último (nº 5)!

      Porém, eu tenho as mesmas histórias do nº 5 espalhadas em revistas de "HTV" (nº 41 e 42) e "GHM" nº 1... E agora, claro: comprei essas "CHM dos Vingadores" (da matéria acima)! Eu adoro essa saga clássica do Thanos!

      Abs!

      Excluir
  69. Oi leo e aí blz como você diz? Você tem razão essa saga foi uma das melhores da Marvel eu também já tive edições da revista HTV,
    Mas não tenho mais por causa de problemas de saúde e internações quando voltei pra casa sumiram com todos os meus gibis pessoas que não gostam de mim fizeram isso comigo, mas é passado e eu não quero ficar lembrando disso! Eu encontrei essa saga chamada a saga de thanos completa baixei ela e li isso é o que importa!
    Como disse o exterminador do futuro hasta la vista! Só não vou falar baby se não fica estranho amigo leo abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Pior q isso é mais normal do q vc imagina... Acho q todo colecionador já passou por problemas assim: de perder suas coleções (ou gibis importantes) qdo menos se espera e das formas mais variadas possíveis!

      Eu, por exemplo, já perdi minha coleção inteira na metade dos anos 80, devido à crise econômica do Plano Cruzado na época (q quebrou a renda da minha família e tive q vender a minha coleção toda)! Passei mais de 10 anos afastado dos gibis até conseguir ir retomando aos poucos o q havia perdido. E tempos depois veio outro baque: O MOFO e a umidade destruíram parte da minha 2º coleção (pelo menos dessa vez a perda não foi total, mas perdi mta coisa q jamais consegui recuperar de novo)!

      Abs!

      Excluir
  70. Leo amigo lamento que você também perdeu suas coleções de gibis ainda mais por causa de crise econômica, mas estamos no Brasil e nosso país teve governos ruins e por causa de incompetência nos levou à crises econômicas e também lamento que tenha perdido por causa de mofo! Bem pelo menos tem a internet e achei algumas histórias e sagas clássicas da Marvel e da DC em forma de minisséries como essas eu,wolverine. Thor a saga de surtur. Rei Arthur Camelot 3000. Lendas. X-men especial 1 e 2. Elektra saga. Homem-aranha e kazar especial. Demolidor especial 1.2.3. Invasão. Capitão América edição extra.e por aí vai! Pelo menos deu pra ler alguns clássicos
    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...