01/07/2014

"Séries Esquecidas": As Várias Coleções Inacabadas no Brasil....

Muitos colecionadores (a maioria) já passaram por essa situação: Aquela série que a gente acompanhava desde o início.... de repente é cancelada ou abandonada pela editora sem aviso prévio (deixando aquele vácuo na estante). Nesta matéria especial, selecionei algumas coleções que ficaram incompletas no Brasil:

"Batman - A Queda do Morcego", "Batman" (de Neal Adams), "Biblioteca Histórica Marvel", "4 Fantástico" (de John Byrne), "Jonah Hex", "Starman", "Os Perdedores", "Jennifer Blood", "A Face Oculta", e "Éden" (Mangá)!!!

Confira abaixo.... e vamos relembrar essas séries "Deixadas pra Trás":

A Panini tem várias qualidades.... É a editora que mais publica quadrinhos no Brasil hoje em dia, e em pouco mais de 10 anos de atuação no mercado nacional já lançou séries e encadernados que jamais imaginaríamos ver um dia nas bancas. Porém, como toda editora, ela também tem seus defeitos.... e um dos mais graves foi ter abandonado diversas séries pela metade (e coleções apenas iniciadas com 1 ou 2 encadernados). Pro leitor que confiou na editora e investiu pesado ($$$) nessas coleções (algumas em capa-dura): fica o desgosto de (talvez) jamais ver a conclusão dessas séries!

Nenhuma editora faz caridade pros leitores.... e na condição de empresas (que são) é natural que visem o lucro (acima de qualquer coisa). Mas uma boa parte desses cancelamentos poderia ter sido facilmente evitada com um melhor planejamento em marketing e distribuição (sendo publicitário, eu confio no poder da propaganda e da divulgação - quando executadas de forma competente, é claro). E faltou estratégia nesse sentido - o que levou várias dessas séries ao cancelamento por baixas vendas (ou por não terem atingido o público certo)!

As "Bibliotecas Marvel".... São edições belíssimas: em capa-dura, com as histórias em ordem cronológica, coisa fina mesmo. Mas havia um "erro de cálculo" aí: O formato luxuoso era inviável (financeiramente) pra uma coleção desse porte: Nos EUA foram lançadas mais de 200 edições (já haviam saído 150 quando a Panini resolveu publicar) e até mesmo pros padrões americanos a série ficou "pesada" pros leitores (a ponto da Marvel relançá-la num formato mais econômico). A Panini sabia disso, e ainda assim optou pela versão com mais chances de "naufragar" nas vendas (custando na faixa de 50-60 reais, será que a editora almejava ao menos chegar à metade)? Resultado: Uma série tipo: "4 Fantástico" (de Lee/Kirby) ficou só no Vol. 1 mesmo!!!

Os fãs de "Batman".... Até hoje lamentam o cancelamento de 2 coleções do Cavaleiro das Trevas: "A Queda do Morcego" e a fase de "Neal Adams". Ambas, ficaram apenas na 1º edição, sendo que cada série teria ao todo 3 encadernados (nesse caso, bem que a editora poderia ter aproveitado o embalo no 3º filme do Nolan, que trazia o "Bane" como vilão - era a melhor chance pra completar a coleção da "Queda"). Ainda na DC... "Jonah Hex" foi uma das maiores vítimas do reboot dos "Novos 52": Pois a Panini cancelou pela metade a série boa do pistoleiro deformado, pra publicar a fase ruim dos "52" (uma perda considerável pra quem vinha acompanhado a fase pré-reboot do "Hex")!!!

"Starman" (de James Robinson) é uma das melhores séries de heróis da DC.... mas não passou do Vol. 1 pela Panini (onde mais uma vez o vilão foi o formato luxuoso: que encareceu demais o produto pra um público já mais restrito). "Os Perdedores" são uns "Losers" completos mesmo: tanto na história do gibi quanto nas vendas (é considerado o maior fracasso da linha Vertigo pela Panini - e nem mesmo o filme baseado nessa HQ ajudou a emplacar um Vol. 2). "Jennifer Blood" (de Garth Ennis) foi uma ótima HQ da Dynamite (já postei uma prévia aqui no blog), mas tá difícil sair um 2º encadernado dessa dona-de-casa matadora (ainda torço pra que essa série prossiga)!!!

"A Face Oculta".... É uma HQ da linha Bonelli (Tex) elogiadíssima por público e crítica, mas a Panini lançou apenas 2 edições e interrompeu a série (que era fechada e deveria ter pouco mais de 12 números). O "4 Fantástico" (de John Byrne) teve 4 edições de "Maiores Clássicos" dedicadas ao escritor/artista que revolucionou a equipe, mas ainda foi pouco (essa coleção deveria ter tido 8 Vol. ao todo). Por fim... "Éden": Um excelente mangá (talvez o melhor que eu já tenha lido) e que a Panini deixou incompleto por aqui (ela lançou 23 edições e jogou a toalha). Vida de colecionador é assim: Apostas arriscadas e incertezas de continuidade... fazem parte do pacote, rs!

Até+

PS: Das séries citadas acima, algumas (poucas) possuem chances de um retorno às bancas (mesmo que em novos formatos). "A Queda do Morcego" é uma delas (há quem diga que a Panini pretende relançar a coleção na íntegra)!!!

125 comentários:

  1. Oi Leo!
    Não existe nada pior para um colecionador do que uma coleção inacabada, a não ser claro, a falta de dinheiro para comprar suas HQs.
    Eu acrescentaria ainda à sua excelente matéria acima postada os títulos: Alias do Bendis encadernada (uma edição), LJA do Morrisson (uma edição), Os Maiores Clássicos do Capitão América (uma edição) Os Maiores Clássicos do Homem de Ferro (uma edição) Powers do Bendis (uma edição), o excelente Questão de Dennis O'Neill (uma edição), Criminal do Brubaker (duas edições), XIII (sem a publicação do final), Aldebaran (cinco edições), Blacksad (duas edições), Blueberry (três edições).
    Kirby Genesis está anunciado para este mês, ao módico preço de R$ 79,90 segundo o site Universo HQ http://www.universohq.com/noticias/mythos-lancara-cripta-volume-3-e-kirby-genesis-em-julho/
    Ah, o Duas Caras é a próxima peça das Miniaturas DC depois da Donna Troy, e está previsto para chegar semana que vem.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. "Não existe nada pior para um colecionador do que uma coleção inacabada, a não ser claro, a falta de dinheiro para comprar suas HQs."


    Oi, Elcio.... tdo bem?

    É verdade.... pior q um cancelamento abrupto, só mesmo a falta de grana pra iniciar uma coleção, rs (o q na prática dá quase na mesma). Já tive q desistir de várias coleções por esse motivo: Uma delas, inclusive foi a "Alias" (em capa-dura): qdo saiu, me faltou verba, e acabei desistindo tbm por já ter a série na "Marvel MAX" (embora essa valesse a pena ter encadernada - é excelente mesmo)! E por falar nisso..... Valeu mesmo pela lista acima de títulos cancelados. Esta matéria, na verdade, seria a 1º parte de uma coluna sobre "Séries Esquecidas": Mas ironicamente acabei "esquecendo" (rs) de mencionar isso no texto acima. 3 séries das q vc citou já estavam na minha "lista negra" pra uma futura postagem ("Powers", "Criminal", e "XIII" - q eu sempre achei um absurdo ter sido cancelada faltando apenas 1 edição pro FIM). As demais foram ótimas sugestões e anotei elas pra uma futura sequência deste post: Pior q eu até comprei o Vol. 1 do "Questão" e nem me lembrava mais q tinha ficado por isso mesmo, hehe!

    As coleções de "Maiores Clássicos" ficaram zoadas mesmo.... não só a do "4F" (Byrne) ficou pela metade, como a da "Tropa Alfa" tbm (saíram 2 Vol). A do "Cap. América" (Byrne) até não foi uma grande perda pq a fase dele era uma ed. só... Mas a do "Hulk" (Peter David) ficaria só no Vol. 1 (se não tivesse sido relançada agora em uma nova coleção: "Círculo Vicioso" + "Além da Redenção"). A do "Aranha" tbm ficou sem final, pois estavam republicando a fase do McFarlane (nos Vol. 5 e 6 - e parou por aí)!!!

    O "Kirby Gênese".... eu já tô com uma matéria em andamento, só esperando a capa oficial da Mythos (q deve ser divulgada no próximo checklist da editora - a capa usada pelo UHQ é a do TP gringo, mas pelo q me disseram será a mesma q a Mythos vai usar tbm). O preço eu vou te falar: Tá salgado, mas ainda assim é menor do q eu esperava (considerando os padrões da Mythos, rs). Pior q vai sair junto a "CRIPTA 3" (q eu tbm vou ter q encarar).... Nossa, mês q vem vai ser fóda pro meu bolso (só nesses 2 encadernados da Mythos lá se vão uns 140 contos - argh)! E valeu tbm pelo aviso do "2-Caras".... eu não sabia q essa peça já viria em seguida (uma pendência a menos pra coleção). Mas ainda me preocupa a situação do "Shazam": dizem q ele sairia a seguir (antes da "Donna"), mas sempre fica a dúvida (já q essa peça tá mega-atrasada)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leo!

      Em caso de interesse, aviso que a edição encadernada de "Alias" estava a venda na loja Cameron do Bourbon Country.

      Abraço!

      Excluir
  3. Leo, sabe se a Panini tem mais algum plano pra encadernado do Homem-Aranha esse ano ? Ou capa dura ou daqueles com capa dura na linha de Tormendo e A Morte de Jean deWolfl ???

    Abração !

    ResponderExcluir
  4. Bom post!!
    Ontem mesmo estava folheando o encadernado de Alias, tendo a certeza absoluta que nunca terá continuidade.

    Sobre o Shazam, achei ele perdido numa banca de SP além de agora ele estar disponível no site. Dá a impressão que a Eaglemoss tá se fingindo de morta e não vai regularizar a distribuição dessa figura não. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá LEO.
    Quanto A Queda do Morcego, estão nos planos da Panini retomar o títulolo neste segundo semestre, pelo menos foi o informado durante o Fest Comix em maio. Agora se vão continuar de onde parou é um mistério, mas conhecendo a Panini o mais provável retomarem do zero fazendo quem comprou a primeira edição comprar a nova, seja por um formato diferente ou a adição de histórias. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. É devido a essas "mancadas" da Panini que só pego uma série depois de ver lançado todos os volumes, vide A Queda dos Mutantes e A Era do Apocalipse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os mesmos leitores (colecionadores) que reclamam das "mancadas", são aqueles que NÃO COMPRAM!

      Excluir
  7. A Queda do Morcego foi uma edição que eu pisquei e esgotou. Nunca foi relançada e não foi continuada. Mesmo com o filme nos cinemas. Não dá para entender!

    Não sei como funciona o processo de venda para aferição de lucro, mas a maioria dessas edições estão com suas tiragens esgotadas na maioria dos sites. Então tem demanda/público para um retorno a médio/longo prazo.

    Acho que esses cancelamentos se devem mais as limitações da Panini com relação a quantidade de lançamentos (até hoje a editora sofre com a distribuição) e aí justificaria priorizarem o que vende mais do que necessariamente um prejuízo financeiro.

    ResponderExcluir
  8. Helder Silva01/07/2014, 12:20

    Dessas aí tenho quase todas, mas a que mais sinto em não ver completa é a Starman, foi uma das coisas mais fodas que já li, e acho que o tipo de encadernado foi muito bom sim, capa dura, papel bom etc, tem muita coisa inferior com esse acabamento, poderiam sim dar opções aos consumidores, como feito em alguns encadernados outrora. As Bibliotecas são o segundo ponto que fico triste em não completar.

    ResponderExcluir
  9. Henrique Guerreiro01/07/2014, 13:12

    E aí, Leo, blz?

    Muito legal a matéria, parabéns.

    Pra mim, uma grande série cancelada foi a do Questão do Dennis O'Neil, que saiu só um encadernado contendo as 6 primeiras edições.

    Enfim, ainda bem que existem os scans pra quem gosta de ler, mesmo não podendo comprar fisicamente a hq.

    Abraços, té mais.

    ResponderExcluir
  10. "Jennifer Blood" eu torço também que continue pois o primeiro volume achei realmente muito bom.

    "A Queda do Morcego" eu tenho ela completa na época que foi publicada pela Abril em formatinho.

    ResponderExcluir
  11. von Hohenstaufen01/07/2014, 16:26

    Eu fui um dos prejudicados com esses cancelamentos, mais precisamente nas coleções KnightFall e Neal Adams do Batman. A queda acabei importando três calhamaços mediante muito $. É foda !

    ResponderExcluir
  12. esse Kirby infelizmente devo pular, pois não estou animando pagar tanto assim por um gibi. Minha doença está diminuindo um pouquinho..

    Sobre os cancelamentos, estes do Batman me assustam, pois eu pensava que Batman era venda certa. Tenho o vol. 1 do Adams e gostaria muito de fechar a coleção

    ResponderExcluir
  13. Eai, blz?
    Como sou novato nesse ramo de coleções, ainda não passei pelo sofrimento de um coleção que eu sigo ser cancelada. Espero que esses cancelamentos, muitas vezes "não oficiais", reduzam, e quiçá, parem.
    Vc tem alguma informação sobre se a coleção da Salvat está vendendo bem? E tb sabe se serão lançados os volumes da nova coleção estendida (mais 60 volumes) ou qualquer outra coleção de gibis nesses moldes? Espero que a coleção do Star Wars tenha vendido bem para que continuem lançando =).

    João Vitor.

    ResponderExcluir
  14. Olá,sr.LEORADD! Jogos de poder do rucka iniciada pela devir ficou no segundo volume!aldebaram,talvez,a melhor hq nacional de todos os tempos(sim,produzida lá fora,mais criada,roteirizada,colorida,desenhada por um brasileiro)teve cinco edições o equivalente a dois arcos publicados e até hoje sonho com outros tomos...e starmam do Robinson?dava pra publicar no mesmo formato econômico da vertigo/wildstorm que não faltariam público e venda à essa obra-prima!e quero lembrar dois "lançamentos" que a despeito de a bola ainda tá em jogo,comprei sem grandes esperanças de um vol 2:x-nem ultimate e homem aranha 2099!!é isso!

    ResponderExcluir
  15. "Em caso de interesse, aviso que a edição encadernada de "Alias" estava a venda na loja Cameron do Bourbon Country."


    Opa.... valeu pelo aviso, brother:

    Eu vou toda semana na Livraria Cultura, e de vez em qdo acabo passando nessa banca tbm.... Porém, te agradeço pelo aviso, mas eu acho q só compraria essa edição se tivesse certeza da continuidade da coleção, hehe (ainda mais q essa série é contínua e ficam vários ganchos pros próximos arcos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Leo, sabe se a Panini tem mais algum plano pra encadernado do Homem-Aranha esse ano ?"


    E aí..... blz?

    Sim, parece q teremos mais encadernados do "Aranha".... só não sei se pra este ano ainda. Mas uma das "possibilidades" poderia ser a seleção de histórias com o "Duende Macabro" (material anos 80) q foi relançada nos EUA em TP há uns 2 anos atrás. Fora isso, teremos a continuidade da "CHM do Aranha" (mas essa ainda estaria em planejamento)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Ontem mesmo estava folheando o encadernado de Alias, tendo a certeza absoluta que nunca terá continuidade."


    E aí, Daniel.... blz?

    "Alias" é uma excelente série mesmo: Eu diria até q é o MELHOR trabalho do Bendis (junto com o "Demolidor"). Mas tbm acho difícil darem continuidade à essa coleção.... e pior q seriam apenas 3 ed. pra fechar a série! Tenho ela completa na "Marvel MAX", mas valeria a pena ter encadernada pq o papel e impressão da MAX era mto ruim (a arte ficava escura demais)!

    qto ao "Shazam".... tá virando "lenda urbana" mesmo essa peça, hein? A resposta oficial da Eaglemoss afirma q irão relançar nas bancas sim: Porém, a demora excessiva sempre deixa dúvidas (embora a minha reserva na Cultura continue valendo - vou esperar mais um pouco: qq coisa, eu mando vir pelo site mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Quanto A Queda do Morcego, estão nos planos da Panini retomar o títulolo neste segundo semestre, pelo menos foi o informado durante o Fest Comix em maio."


    Oi, Roberto.... tdo bem?

    Eu não sabia q já tinham confirmado a "Queda" na Fest Comix.... bom saber, sinal de q é mais uma informação quentíssima da minha fonte, rs. Mas o q me disseram é q seria republicada do início mesmo: e aí, não podemos duvidar de uma mudança de formato ou de padronização das capas (táticas manjadas da Panini pra fazer alguns colecionadores comprarem a mesma coisa de novo, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "É devido a essas "mancadas" da Panini que só pego uma série depois de ver lançado todos os volumes, vide A Queda dos Mutantes e A Era do Apocalipse."


    O único risco nisso.... é qdo as primeiras ed. esgotam antes da coleção ser completada! Imagina se a galera fosse esperar a Panini concluir as 6 ed. do "Monstro do Pântano" (do Alan Moore)? A 2º nem saiu e a 1º já tá praticamente esgotada, rs.

    Acho q essa tática só vale pra coleções de pouco ou médio apelo comercial (essas 2 sagas mutantes foram sucesso, mas não chegou a ser uma "corrida do ouro" nas bancas por causa delas, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Acho que esses cancelamentos se devem mais as limitações da Panini com relação a quantidade de lançamentos (até hoje a editora sofre com a distribuição) e aí justificaria priorizarem o que vende mais do que necessariamente um prejuízo financeiro."


    E aí, SEMI.... blz?

    Tbm acredito q parte da questão seja essa mesmo.... Por exemplo, as "Bibliotecas Marvel" venderam quase todo o estoque (ao menos de suas principais séries: "Aranha", "Vingadores", "X-Men"): Mas o alto custo de capa e interesse pra um público mto restrito (saudosistas dos anos 60) fez com q as vendas fossem mais "arrastadas" (o q tbm reduz as listas de pedidos das lojas e livrarias)!

    Assim, é natural q em busca do lucro mais rápido.... a prioridade pra editora sejam as séries com mais demanda/saída (e q façam o capital da empresa girar mais rápido)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Dessas aí tenho quase todas, mas a que mais sinto em não ver completa é a Starman, foi uma das coisas mais fodas que já li"


    E aí, Helder..... blz?

    "Starman" é mto bom mesmo.... mas essa é uma daquelas séries "amaldiçoadas" no Brasil, rs: Lembro q a 1º vez q li foi pela editora "Magnum" (durou poucas ed. e comprei num encadernado de encalhe).... depois a "Metal Pesado" lançou uma mini em 4 partes (com um arco da série). E por fim, o encadernado da Panini (q ficou só no Vol. 1)!!!

    Acho q o ideal pra essa série seriam encadernados econômicos (em 10 ed. acho q fechava a série).... e vc tem razão: lançam tanta MERDA por aí, né? enquanto as HQs realmente fóda ficam relegadas ao ostracismo. É ridículo vermos nas bancas encadernados de: "Frankenstein", "Super-Choque", "Rapina e Columba" (do LIEFELD) e outras porcarias do tipo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Pra mim, uma grande série cancelada foi a do Questão do Dennis O'Neil, que saiu só um encadernado contendo as 6 primeiras edições."


    E aí, Henrique..... blz?

    Bah, "Questão" é mto bom mesmo, hein? Tbm gostei mto desse Vol. 1, e olha só neste LINK abaixo as capas de todos os 6 Vol. da coleção:

    http://www.mycomicshop.com/search?TID=12820341

    Ainda bem q sempre temos 2 opções em casos de cancelamento: Partir pras importadas... ou pros scans, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esse primeiro encadernado do Questão e vendo agora os demais números fica a frustração de não ter previsão de lançamentos dos demais números. Cheguei a colecionar a revista Caçadores da editora Abril só por causa das histórias do personagem. Espero que a Panini retome algum dia.

      Excluir
    2. Henrique Guerreiro02/07/2014, 16:32

      Opa, legal mesmo, não conhecia.

      Vou ver se me animo a comprar essas importadas mesmo.

      Até mais,abraços.

      Excluir
  23. "Jennifer Blood" eu torço também que continue pois o primeiro volume achei realmente muito bom. "


    Pois é, Marcelo.... seria uma pena uma série tão boa q nem essa ficar apenas no 1º Vol. por aqui: Embora esse 2º não seja mais do Garth Ennis, a série continuou mantendo um bom nível (li até o 3º arco em scans)!

    E a "Queda do Morcego".... tem ao todo quase 2.000 (!) pág.... divididas em 3 encadernados com umas 650 pág. em média (pela nova coleção q saiu nos EUA). Acredito q qdo republicarem aqui, seja numa coleção com umas 6 ed. pelo menos!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Eu fui um dos prejudicados com esses cancelamentos, mais precisamente nas coleções KnightFall e Neal Adams do Batman. A queda acabei importando três calhamaços mediante muito $. É foda !"


    Oi, von.... esses 3 tijolões q vc importou devem ser esses q eu comentei na resposta acima (com 650 pág cada, né)? Olha só as capas deles no LINK abaixo:

    http://www.mycomicshop.com/search?TID=22766731

    Acredito q aqui sejam divididos pela Panini em 6 edições.... Já a fase do Neal Adams são só 3 encadernados mesmo (e mais "modestos" q essas 3 "listas telefônicas" da "Queda", rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. von Hohenstaufen02/07/2014, 21:55

      São esses mesmo, kkk ! Acabei nem lendo o primeiro volume inteiro ainda. Quanto ao do Neal Adams, não sabia que eram pouco. Vou dar uma olhada nos importados, kkk !

      Valeu !

      Excluir
  25. "esse Kirby infelizmente devo pular, pois não estou animando pagar tanto assim por um gibi. Minha doença está diminuindo um pouquinho.."


    Oi, BOND.... Eu ainda sou "doente" por gibis (VERME mesmo, rs) e pior: "Não quero me curar", hehe!

    Esse "Kirby Gênese" eu nunca li completo.... mas com certeza farei um esforço pra comprar (pois das poucas ed. q li, achei uma bela homenagem ao "REI"). Qto ao "Batman", é mto estranho mesmo, né? Mas tem encadernados dele q vendem bem e outros vendem mal (não me pergunte pq, hehe). Pra vc ter uma ideia, ninguém esperava q a fase clássica do Bob Kane (Crônicas) fosse vender tão bem (mas foi um sucesso "inesperado"). E justo a fase do Neal Adams (uma das mais queridas dos leitores saudosistas) acabou naufragando. O nosso mercado é imprevisível mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Vc tem alguma informação sobre se a coleção da Salvat está vendendo bem?"


    E aí, João Vitor..... blz?

    Na Salvat eu não tenho nenhum contato ou fonte q me passem qq tipo de informação (diferente da Panini, rs). Mas pelo q eu vejo nas bancas (e na Livraria Cultura), a Salvat chega em grandes quantidades e em poucas semanas o estoque diminui drasticamente (sinal de q deve estar vendendo mto bem sim). Sem falar q ainda hj as matérias q eu faço (Reviews) envolvendo gibis da Salvat me rendem as maiores audiências do blog!

    o q eu sei (através de contatos da Panini).... é q a Salvat terá uma nova coleção de HQs a ser confirmada, mas nem imagino o q seja: Pode ser tanto a tal "extensão" da série, qto uma coleção totalmente nova (quem me falou isso aposta numa coleção fechada do "batman" q saiu na europa - será? é possível)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "quero lembrar dois "lançamentos" que a despeito de a bola ainda tá em jogo,comprei sem grandes esperanças de um vol 2:x-nem ultimate e homem aranha 2099!!é isso!"


    E aí..... blz?

    Infelizmente, vou ter q lhe tirar as esperanças de um Vol. 2 do "Aranha 2099".... Tbm comprei essa ed, mas dificilmente haverá um Vol. 2, pois ela fazia parte de uma coleção "fechada" de 4 encadernados do "Aranha" cujo objetivo era apenas trazer 1 arco de cada fase do herói ("Jean DeWolff", "Tormento", "Ultimate", e "2099"). Era pra ser apenas isso mesmo (uma pena)! Já o "Ultimate XM" pode ter uma chance melhor pra um Vol. 2 (embora não esteja confirmado, sei q a "intenção" pra isso existe)!

    No mais.... tirando "Starman" (q é ótimo), não cheguei a ler as demais séries q vc citou: mas acredito q sejam mto boas sim, pois lembro de ter lido ótimas avaliações delas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. mais estranho ainda as crônicas venderem bem e serem lançadas a conta-gotas...

    ResponderExcluir
  29. Fala, Léo!
    Grande trabalho, contendo coleções inacabadas ou até mesmo "fragmentos" que não lembrava mais!
    Dentre as citadas, a descontinuidade das BHM (por todo o conteúdo e projeto gráfico excelentes, como as capas juntas na 4ª capa!) e dos MC (principalmente do 4F. Mas será que este Marvel Knights 4 , vende melhor?)
    Lamento também o cancelamento do Morcego por Neal Adams, por ser uma ótima fase, e relativamente enxuta!
    Só para comentar: excelente a CHM X Men vol. 2!
    Grande trabalho da dupla Claremont/Cockrum, produzindo ação e drama na medida. E, pessoalmente, me colocando a bordo de um DeLorean! (que viagem no tempo, diretamente para as páginas do saudoso Almanaque Marvel da RGE!)
    Tudo muito bom, mas, a última história do vol 2 já apresenta um couvert artístico do Byrne! Que simbiose foda, Byrne e XM! Já nota-se aquele traço limpo e clássico, iniciando-se a fase áurea dos X-Men!
    Abs.

    ResponderExcluir
  30. "mais estranho ainda as crônicas venderem bem e serem lançadas a conta-gotas..."


    Estranho é, mas mesmo assim.... as "Crônicas" estão tendo continuidade (mesmo à conta-gotas):

    o q é uma situação bem melhor q as "Bibliotecas": q nem esperança mais podemos ter de continuidade (pra uma coleção em capa-dura, ter 1 ed. por ano é aceitável: essa é a média do "Preacher" tbm - mas se passar mto mais tempo q isso, aí já era)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "Só para comentar: excelente a CHM X Men vol. 2! Grande trabalho da dupla Claremont/Cockrum, produzindo ação e drama na medida. E, pessoalmente, me colocando a bordo de um DeLorean! (que viagem no tempo, diretamente para as páginas do saudoso Almanaque Marvel da RGE!)"


    E aí, Victor.... blz?

    Valeu por ter curtido a postagem.... e valeu tbm pelo relato sobre a "CHM dos XM 2": Pois eu ainda não comprei essa edição, rs. Bom saber q ficou boa, e imagino mesmo q essa ed. tenha sido uma "viagem no tempo" direto pros gibis da RGE (q foi onde conheci essa fase dos XM tbm, rs)! Amanhã vou ver se esse gibi já chegou nas bancas daqui! Em breve eu devo postar aqui as matérias sobre os Vol. 3 e 4 dessa CHM!!!

    No mais.... não acho q essa porcaria de fase do "4F - MK" tenha mais apelo q um Kirby ou Byrne (q pra mim serão sempre as 2 únicas fases memoráveis do 4F). Mas nunca se sabe, né? de repente o q pra nós são os piores gibis do mercado, pra molecada - pouco exigente - tá bom (e acabam vendendo bem, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. Adriano Neves01/07/2014, 22:25

    Uma coisa que eu comprei meio com medo por causa do valor e por ser um material obscuro foi Next Men do Byrne..mas como era o mestre, arrisquei e ADOREI
    Só que tenho a fortissima impressão que não vão lançar um volume 2...rai ai

    ResponderExcluir
  33. Panini e suas mancadas... e você esqueceu de citar nessa lista blacksad léo, um material de primeira que infelizmente ficou pela metade, torço para que outra editora adquira os direitos e a republiquem novamente.

    ResponderExcluir
  34. "Uma coisa que eu comprei meio com medo por causa do valor e por ser um material obscuro foi Next Men do Byrne.."


    Oi, Adriano..... tdo bem?

    Esse "Next Men" com toda certeza tbm está no "grupo de risco" das séries q vão ficar pelo meio do caminho, rs... É uma pena tbm, pois é um bom material (e q eu já resenhei aqui no blog na época do lançamento), mas na melhor das hipóteses: será um milagre se tiver um Vol. 2 e um Vol. 3 (pra fechar a 1º fase do Byrne nessa série)!!!

    Porém.... a Mythos é meio estranha (e talvez seja uma das editoras mais imprevisíveis do mercado): Ela já "ressuscitou" séries dadas como "mortas" antes, entre elas: "Tex em Cores" (q chegou a ter o cancelamento confirmado na ed. 12... e tempos depois voltou com tudo, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "Panini e suas mancadas... e você esqueceu de citar nessa lista blacksad"


    Oi, Thiago.... blz?

    Essa série "Blacksad" foi mencionada no 1º comentário desta postagem.... mas nunca li esse material, e pesquisando sobre essa HQ vi q ela saiu em 2006 (época em q eu tinha puxado o freio nos gastos com gibis)!!!

    A Panini não se deu bem com esse material europeu.... e hj eu acho q a melhor editora pra material dessa linha é a Nemo (q pelo menos tem se esforçado em concluir as séries q começa: e ainda apresenta um trabalho editorial/gráfico bem acima da média)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. Oi Leo, muito bacana essa viagem, mas porque falar só da BHM do Quarteto? A segunda e última do Surfista já saiu? Tem isso também né? Hehe. Abração.

    ResponderExcluir
  37. Leo meu velho tudo beleza?
    Das publicações do Quarteto pelas mãos do Byrne (Omnibus, Marvel Masterworks, ou sei lá...) tu saberia me dizer quais são? Estava pensando em guardar uma grana e comprar as gringas, vai levar uns anos rs, mas não custa tentar, pois se depender da Panini pode esquecer!!!...um abração!

    ResponderExcluir
  38. Sempre achei estranho a falta de continuidade de "a queda do morcego". Só não fiquei triste porque é uma fase que achei muito ruim e fico apenas com o formatinho da Abril. A do Neil Adams eu tenho uma leve esperança.

    Não sabia desse lançamento do Questão do O'Neil. Em 2009 eu estava afastado das HQs e não tinha me deparado com essa informação por aí. Fico feliz com essa noticia, mesmo que sabendo que não teve continuidade, pois é uma fase que gosto muito. Acabei de comprar a edição. Valeu.

    Por outro lado, já tava dificil lidar com o material em banca e agora ainda teve essa pra somar nas compras do mês. Por esta não te perdôo.

    Crypta vou comprar mas só quando me deparar com um desconto como fiz com as outras. Ainda estou com o vol 2 parada na estante, mas na fila. Que Setembro (férias) venha logo. Mas a série que pretendo ler na primeira semana de férias é Ex-Machina, que so não comecei porque gosto de ler de uma vez e estou dando preferência as que posso começar e terminar logo (ai diversifico mais, ja que não consigo diversificar sabendo que ja tenho a continuação em mãos). E pensar que ainda tenho as Tex em Cores na estante (li só as 2 primeiras) e Julia Kendall (li as 10 primeiras e os 4 especiais). Estas vão longe, mas nem cogito ler de uma vez porque senão ai sim que não leio mais nada.

    Fora os filmes, seriados e livros.

    Ao menos, tédio é uma palavra que vai demorar pra ter chance por aqui.




    ResponderExcluir
  39. Po, seria muito foda mesmo se saísse essa fase do Duende Macabro dos anos 80 !
    Tô esperando sair também encadernados novos do Batman. Saiu esse o Retorno de Bruce Wayne, mas não me interessou muito,então, resolvi pular.

    Eu queria muito que republicassem a "Veneno" e as "10 noites da besta". Fora a queda do morcego ,que estamos órfãos ahahhaha
    fora o Aranha e o Morcego, sonho em um dia ter um encadernado (seja até mesmo cartonado) do Homem-Coisa..mas...se nem do Motoqueiro Fantasma consigo, imagina do bicho do pantano.

    Abração !

    ResponderExcluir
  40. "Oi Leo, muito bacana essa viagem, mas porque falar só da BHM do Quarteto? A segunda e última do Surfista já saiu? Tem isso também né?"


    E aí, Lierson.... tdo bem?

    Pra te falar a verdade esta postagem é uma espécie de "PILOTO" pra uma coluna fixa aqui do blog, rs.... e acabei deixando as demais "Bibliotecas" pra futuras sequências desta matéria. Além do mais, entre todas as "Bibliotecas" q saíram aqui (foram lançadas 17 pela Panini), a do "4F" eu achei a mais prejudicada de todas: Pois a maioria das demais séries (Aranha, Vingadores, XM, Cap. América, Thor, Homem de Ferro) já tiveram ao menos algumas ed. da "Coleção Histórica" pra amenizar a perda, hehe!

    O "4F" (Kirby), "Hulk", e "Demolidor".... ficaram só na 1º edição das "Bibliotecas", e ainda não ganharam nenhuma ed. "econômica" pra abordar a fase clássica (anos 60). Já o "Surfista", bem a Panini prometeu uma 2º "Biblioteca" dele pra encerrar a fase clássica.... mas por enquanto tá um silêncio total em torno dessa promessa e é o tipo da coisa q agora eu só acredito "vendo", hehe (só espero q isso tbm não acabe virando mais uma "lenda urbana", rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "Das publicações do Quarteto pelas mãos do Byrne (Omnibus, Marvel Masterworks, ou sei lá...) tu saberia me dizer quais são?"


    E aí, Carlos..... blz?

    Sim, a fase do Byrne teve 8 TPs (e mais um Nº zero) pela série "Visionaries" (a capa q eu postei acima é do Vol. 5 dessa coleção: sendo q foi dessa série q a Panini publicou os 4 "Maiores Clássicos" aqui). Segue abaixo o LINK da coleção completa com todas as capas:

    http://www.mycomicshop.com/search?TID=677411

    Mas caso vc prefira ed. mais "encorpadas".... tbm saíram 2 "Omnibus" com toda a fase Byrne (cada ed. dessas tem mais de 1.000 pág, rs). São estas 2 no LINK abaixo:

    http://www.mycomicshop.com/search?TID=22293637

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu velho, vou começar juntar dinheiro!! Rs!!!

      Excluir
  42. "Não sabia desse lançamento do Questão do O'Neil. Em 2009 eu estava afastado das HQs e não tinha me deparado com essa informação por aí. "


    E aí, gustavo..... blz?

    Qto ao "Questão".... reclame com o Elcio (q foi o 1º a comentar esta matéria e relembrar a existência dessa edição, hehe). Mas pelo menos é uma compra da qual vc não irá se arrepender. E pouca gente sabe q essa HQ foi lançada, pois lembro q na época a divulgação foi mto fraca: A Panini podia ter feito um alarde maior pra impulsionar melhor o "Questão" (faltou marketing/divulgação)!

    A "Queda do Morcego" tbm não é do meu agrado (não curto mto essa fase anos 90 do "Batman").... Mas isso tbm não me livra de ficar com a "corda no pescoço" este mês, rs: Já fiz a minha listinha de futuras compras e notei q a Mythos terá 3 encadernadões pra julho: "Kirby Gênese", "Tex Gigante em Cores" e "Cripta 3": Tô ferrado, pois essas 3 ed. são essenciais (pra mim) e lá se vão uns 200 contos só nesse trio aí (fora todo o RESTO q deve sair ao logo do mês)! Vou ter q apertar o cinto nas próximas semanas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "Eu queria muito que republicassem a "Veneno" e as "10 noites da besta". Fora a queda do morcego ,que estamos órfãos ahahhaha"


    E aí..... blz?

    Pô, excelente pedida essa, hein? "Veneno" e "10 Noites da Besta".... são 2 encadernados q eu compraria certo se saíssem aqui (li essas 2 séries emprestadas na época e são mto boas mesmo)! Mas vamos ver.... o ótimo resultado nas vendas de "Batman - Filho do Demônio" e "Xamã", fez a Panini se antenar mais pra esse material anos 80 do morcego (pode vir mais coisa boa pela frente)!

    E um encadernado do "Homem-Coisa" tbm cairia mto bem.... sempre curti esse personagem desde q li a origem dele em "SAM 17" (uma história excelente). Mas acho q vc ia curtir se saísse aqui esse "Omnibus" do "Homem-Coisa" no LINK abaixo (com TODA a fase clássica dele em 1.200 pág, hehe):

    http://www.mycomicshop.com/search?TID=23014161

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. Salve, Leo!

    Cara, morro de medo disso, rsrs. Realmente frustrante ter um coleção interrompida.

    Muito bacana a matéria. Torçamos para que algumas das obras citadas voltem na íntegra.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  45. "Muito bacana a matéria. Torçamos para que algumas das obras citadas voltem na íntegra."


    Valeu por ter curtido a postagem, Marcio....

    Mas infelizmente "na íntegra" vai ser difícil algumas dessas séries voltarem... o "Batman" do Neal Adams, por exemplo: eu "chuto" (palpite) q só volte em algum encadernado "sem-vergonha" (desses com "seleções" de histórias, rs). O modelo das "Coleções Históricas" da Marvel (ed. temáticas e fora de ordem) deu certo (comercialmente falando) e pode ser adotado pra outras séries clássicas (inclusive da DC)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. O material da linha europeia da Panini eu traduzi a maior parte e sei a história.

    Na verdade, a Panini não deixou muitas coisas incompletas aí. Blueberry só tinham previsto publicar o último arco (Mister Blueberry) e ele saiu inteiro. Aldebaran é um conjunto de séries e a Panini publicou as duas que existiam na época (Aldebaran e Betelgeuse), a nova, Antares, AINDA não foi terminada na França! O último volume está previsto para 2015...

    XIII tem uma história mais complicada. Estava previsto para o final sair mais ou menos na altura em que a Panini terminasse a série, mas ele demorou para sair na França (por uma razão nobre, Jean "Moebius" Giraud foi chamado para desenhar o penúltimo álbum da série...). Como resultado, saiu só muitos meses DEPOIS da Panini ter terminado a publicação. E não havia mais contrato.

    Idem Blacksad, a Panini publicou tudo que havia na altura, o resto saiu mais tarde. De qualquer forma, cada álbum de Blacksad é independente dos outros, então não faz diferença.

    O principal problema da linha europeia da Panini nem foi esse. Eu achava que deveriam ter publicado esse material em LIVRARIA, mas na época a editora não trabalhava com livrarias (ironicamente começou menos de um ano depois...) e preferiu fazer edições de banca caras demais (apesar de tantos anos de inflação, a Dredd Megazine ainda é BEM mais barata...). A linha nasceu condenada. :-(

    Vale dizer que qualquer editora poderia publicar esse material atualmente. Os direitos no Brasil estão sem dono! Agora, cadê o interesse das editoras brasileiras? A Panini ao menos tentou...

    ResponderExcluir
  47. Liga da Justiça do Morrison ficou só no primeiro volume e foi na época da Queda do Morcego, além de CRISE nas Multiplas Terras que ficou pelo 1º volume.

    ResponderExcluir
  48. De todas estas, aque eu mais lamento é a do Quarteto Fantástico por John Byrne. Desde 2005 que a Panini estava lançando uma por ano. Se tivesse continuado, já teria concluído. Mesmo assim, acho que eram os filmes do Quarteto que mantinham esta série anualmente nas bancas! Uma pena. A melhor fase da Primeira Família da Marvel e uma das melhores do gênero super-heróis - com boas doses de sci-fi.

    ResponderExcluir
  49. Adriano Neves02/07/2014, 14:25

    Mas sabe q eu tenho impressões otimistas sobre relançamentos dos Maiores Classicos?

    Tipo, a maioria dos classicos dos X-Men já foi republicada como sagas fechadas (só falta a da Fenix e a do Neal Adams)...os do Demolidor vão ser todos relançados agora no mega especial Miller...e o do Hulk já foi republicado nessas recentes de 'capa preta'.

    Eu creio que ainda vão retomar de alguma forma os maiores classicos do Aranha e do Quarteto. INFELIZMENTE, o mesmo nao se aplica à maravilhosa Tropa Alfa...quase chorei quando sairam os 2 volumes...já foi sorte demais sequer lançarem...querer que retomassem seria pedir demais pra a panini...rs

    ResponderExcluir
  50. Estava vendo a capa da ´´Queda do Morcego´´. Esse Kelley Jones é um lixo. Acho que ele só perder por Lixofield em termos de ruindade.

    ResponderExcluir
  51. Na torcida para a panini completar Preacher e Transmetropolitan..........mas sei não sei não........

    ResponderExcluir
  52. Leo você têm algum link com os encadernados do Batman que sairam lá fora pela Salvat?

    ResponderExcluir
  53. Excelente matéria, LEO, parabéns!

    Como você sabe que Os Perdedores é o mair fracasso da Vertigo no Brasil? Teve acesso a números de vendas?

    Que eu saiba o mangá Homunculus foi cancelado faltando uma edição para acabar!

    Visite http://estantenerd.blogspot.com - Colecionismo com bom humor!

    ResponderExcluir
  54. "Também tenho esse primeiro encadernado do Questão e vendo agora os demais números fica a frustração de não ter previsão de lançamentos dos demais números."


    Oi, Roberto..... é uma pena mesmo uma série boa q nem o "Questão" ter tido pouca divulgação e vendagem insuficiente!

    Tbm comprei esse Vol. 1.... mas não me lembrava q essa série saía na "Caçadores" (não acompanhei essa revista na época e tenho apenas uma mini-série do "Arqueiro Verde" com esse mesmo nome)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  55. "Vou ver se me animo a comprar essas importadas mesmo."


    Oi, Henrique..... no caso do "Questão" é o jeito mesmo!

    Até eu não descarto partir pra essas importadas tbm..... mas aí eu acho q venderia o meu encadernado da Panini e compraria logo as 6 importadas (pra manter padronizada em capa-cartão)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  56. "XIII tem uma história mais complicada. Estava previsto para o final sair mais ou menos na altura em que a Panini terminasse a série, mas ele demorou para sair na França (por uma razão nobre, Jean "Moebius" Giraud foi chamado para desenhar o penúltimo álbum da série...). Como resultado, saiu só muitos meses DEPOIS da Panini ter terminado a publicação. E não havia mais contrato."


    Oi, Hunter..... tdo bem?

    Obrigado mesmo por compartilhar aqui todas essas informações a respeito da linha europeia da Panini.... E caramba, como deve ter sido complicado mesmo, hein? hehe: A impressão q fica é q cada série tinha alguma pendência a ser resolvida lá fora (afetando a conclusão das mesmas aqui). E eu não sabia q o Moebius chegou a produzir uma ed. de "XIII" (essa série sempre me interessou por ser no estilo do filme "Identidade Bourne" - comprei o Vol. 1 e 2, mas na época eu tive q interromper por falta de verba $$$ pra seguir adiante)!

    Seja como for, se essas edições tivessem saído na fase em q a Panini investiu nas livrarias.... acredito q o resultado teria sido melhor, pois o padrão do público de livrarias tem feito render bem o material Europeu (a coleção do Moebius da Nemo foi completada em menos de 2 anos e já tem ed. esgotadas, mesmo com um formato mais luxuoso e valor mais alto q as ed. da Panini). Tem coisas q só em livrarias mesmo pra emplacar!

    Qto à outras editoras tentarem esse material.... bem, eu tenho notado q poucas editoras costumam assumir séries interrompidas por outras. Mas acho q valeria a pena relançar alguns desses materiais desde o início até (já q se passaram quase 10 anos): Especialmente: "XIII" (q ainda pode pegar embalo na franquia de filme do "Bourne") e "Tenente Blueberry" (O Moebius parece ter formado um público fiel nas livrarias)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado é pouco. Para você ter uma ideia, eu sugeri começar o Blueberry pela história "A Mina do Alemão Perdido", que era a começava logo depois da história que a Abril deixou no meio e, mais importante, é a história mais famosa e admirada do personagem. Melhor ainda, como são dois álbuns franceses, caberia em um único número da edição brasileira, fazendo uma introdução perfeita do personagem.

      Mandei a sugestão pros editores e voltou a resposta dizendo que os italianos tinham rejeitado porque a arte do Giraud na época "não era muito boa"!

      Estamos falando dessa arte aqui (página aleatória encontrada no Google):
      http://www.coinbd.com/series-bd/blueberry/la-mine-de-l-allemand-perdu/images/planche/2744_t11.jpeg

      Tá bem que ele fez melhor depois, mas desde quando essa arte é ruim? Para uma editora que publica Marvel e DC ainda por cima!

      Por isso que a Panini começou por Mister Blueberry, lá no final da série. Ao menos aí nem os italianos questionavam a arte...

      Enfim, isso também significa que a melhor fase do Blueberry AINDA é inédita no Brasil. Cerca de uma dúzia de álbuns da mais alta qualidade!

      Agora, já sugeri à Nemo e ela disse que não tem interesse...

      Blacksad é um mistério ainda maior para mim. É uma série em que todas as histórias são autocontidas, perfeita para livrarias! Não há obrigação de publicar na ordem nem grande continuidade - e o material é excelente! Por que ninguém mais tentou?

      Excluir
  57. "Liga da Justiça do Morrison ficou só no primeiro volume e foi na época da Queda do Morcego, além de CRISE nas Multiplas Terras que ficou pelo 1º volume."


    Bem lembrado, Agustin.... Puxa, eu tinha esquecido completamente dessa "Crise nas Múltiplas Terras", e acho q mtos leitores q compraram esse Vol. 1 tbm esqueceram (já q nunca mais vi ninguém reclamar da falta do resto, rs)! Acho q seriam 3 ed. ao todo (mas nunca mais se tocou nesse assunto)!

    A "Liga do Morrison".... é um daqueles mistérios tbm: Pois todo mundo esperava q essa coleção fosse bombar (não só pelo nome do autor, mas tbm pq foi uma boa fase da equipe). Porém, ficou só no Vol. 1 mesmo (milagre a Panini não ter cogitado de novo relançar essa série, já q anda investido pesado no Morrison ultimamente)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  58. "De todas estas, aque eu mais lamento é a do Quarteto Fantástico por John Byrne. Desde 2005 que a Panini estava lançando uma por ano."


    Verdade.... Eu mesmo, só vim a curtir mesmo essa fase do Byrne com esses 4 Vol. lançados pela Panini, pois até então eu só tinha lido histórias salteadas dessa fase em antigos formatinhos da Abril (e a graça é ler essas histórias em sequência e com o texto integral no formato americano)!

    Pior q o Vol. 5 (capa q eu postei acima) traria o "Julgamento de Reed Richards".... explicando o sumiço misterioso dele na ed. 4 (qdo foi sequestrado na mansão dos "Vingadores"). Mas com certeza o q mantinha essa coleção eram os filmes do "4F": q por piores q fossem, pelo menos ajudavam a emplacar esses encadernados. Vamos torcer pra q o novo filme (q deve ser até pior q os anteriores) sirva pra causar o mesmo efeito e incentivar a Panini a relançar mais material clássico da equipe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. "Da minha parte, lamento pelo Starman, que pra mim foi uma das maiores revoluções do conceito de "super-herói"


    E aí, Zé Carlos..... blz?

    Realmente, tbm considero o "Starman" uma HQ no mesmo padrão (revolucionário) de outras reformulações similares: "MP" (Moore), "Homem-Animal" (Morrison), "Justiceiro" (Ennis), "4F" (Byrne), "Thor" (Simonson).... O q o James Robinson fez pelo "Starman" é algo q se equipara à essas outras grandes fases!!!

    E eu tbm achei a trama da "Zona Negativa".... um dos pontos mais altos da fase Byrne. Pena q esse Vol. 4 ficou com vários plots em aberto: especialmente o sequestro de Reed Richards (q só seria explicado no Vol. 5 na saga do "julgamento" dele)! No mais.... os scans acabam sendo a salvação em certos casos mesmo: Hj em dia eu posso dizer q minha coleção se divide em 3 setores: Gibis impressos (a maioria), TPs importados (pra séries q eu acho q não tem mta chance aqui), e scans (pra material q até importado é difícil conseguir e/ou pra raridades em geral)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra fase do Byrne eu recomendo FORTEMENTE os Omnibus. Têm todo o material, inclusive extras raríssimos (como "The Last Galactus Story", que nunca foi terminada), e foi restaurado bem melhor do que os TPBs importados.

      São caros, mas menos do que todos os TPBs juntos e mais completos!

      Excluir
  60. "Mas sabe q eu tenho impressões otimistas sobre relançamentos dos Maiores Classicos?"


    Oi, Adriano..... tdo bem?

    Acho q vc tem razão nessa teoria da volta dos "MC".... mesmo q em novos formatos, pois vou te dar mais um exemplo disso: "A Guerra Kree-Skrull" (Vol. 1 dos MC dos "Vingadores") estará de volta na próxima "Coleção Histórica" da equipe (q começa assim q concluírem a dos XM)! A informação q eu tenho é de q a coleção "Maiores Clássicos" teve de ser encerrada pq a numeração nas lombadas estava afastando colecionares em potencial (q desistiam de comprar certas ed. por não possuírem as primeiras). E diante disso, a linha teve de ser reestruturada: eliminando-se a numeração. Prova disso seria o encadernado "A Guerra das Armaduras" q saiu isolado (sem numeração) sendo q poderia mto bem ter estampado um "Maiores Clássicos do Homem de Ferro 2" na capa!

    A "Saga da Fênix" vai sair pela Salvat em agosto.... Mas tbm lamneto (e mto) pela "Tropa Alfa": uma pena mesmo termos ficado com essa fase pela metade (pelo menos foi até a "Morte do Guardião", rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. "Estava vendo a capa da ´´Queda do Morcego´´. Esse Kelley Jones é um lixo. Acho que ele só perder por Lixofield em termos de ruindade."


    Eu não sei se é esse mesmo artista q desenha as histórias da "Queda".... mas essas capas são bem feias mesmo!

    Seja como for, ainda acho q o "mestre" é insuperável, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  62. "Na torcida para a panini completar Preacher e Transmetropolitan...."


    Oi, Roni.... nem me fale em novas "maldições" pro "Preacher (ainda quero completar essa coleção em VIDA, rs)!

    De qq forma, as 2 séries (Preacher e Transmet).... terão novos encadernados ainda este ano (um pra cada: já é alguma coisa, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. "Leo você têm algum link com os encadernados do Batman que sairam lá fora pela Salvat?"


    E aí.... blz?

    Não foi a Salvat q lançou lá fora, mas dizem q é ela q ("talvez") obteria os direitos aqui pra uma coleção do "Batman".... Ainda não pesquisei a lista de encadernados dessa coleção, mas posso te mandar uma FOTO da lombada (e a primeira edição) neste LINK:

    http://www.zonanegativa.com/imagenes/2010/08/5123.png

    Abs!

    ResponderExcluir
  64. E aí leo!
    Seguinte.. chegaram os 8 encadernados CHMAranha.
    O problema é que os livros nao entram na caixa!
    Ele veio com a medida menor haehaeh
    Por acaso tu sabe me informar um email decente da Panini q resolva?
    Pois tem varios masqse nenhum dá resposta.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  65. Leo... vc. que tem mais contato, sabe se este povo da Panini nunca pensou em lançar a fantástica fase do Batman pelo Marshall Rogers e Steve Englehart ( foi essa fase que inspirou várias passagens do Batman do Tim Burton).
    Abraços.
    Luiz Henrique Trompczynski.

    ResponderExcluir
  66. "Como você sabe que Os Perdedores é o mair fracasso da Vertigo no Brasil? Teve acesso a números de vendas?"


    E aí, "Estante Nerd".... blz?

    Eu não tenho acesso à números de venda da Panini.... mas desde q eu postei há 6 meses atrás aqui no blog (em 1º mão) q sairia uma coleção do "Demolidor do Miller" em capa-dura (o q realmente se concretizou): Isso meio q deixou claro (até pra quem ainda duvidava) q a minha "fonte" na Panini é alguém com um alto cargo na editora, e mesmo q essa pessoa não me repasse nº de vendas, eu acredito qdo ele me fala q determinada série foi fracasso ou sucesso: pois até agora esse "X-9" não me deu motivos pra duvidar de nada, hehe (todas as notícias q ele me fala acabam realmente acontecendo - mais cedo ou mais tarde)! Mas "além" disso.... eu tenho amigos lojistas (e em livrarias) q me confirmam se algum gibi teve boa saída ou se "encalhou" (tendo pouca procura). "Os Perdedores" foram mto mal das pernas mesmo (nem o filme ajudou)!

    e eu visito sempre o seu blog.... até já compartilhei no face algumas notícias suas: Adorei aquela dos nerds q refizeram uma reconstituição da "Batalha no Abismo de Helm" com (centenas de milhares) peças de Lego, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  67. blz leo?

    das HQs mencionadas somente as do quarteto fazem falta.
    não tenho BHM do quarteto mas se ela tivesse continuidade eu compraria.
    quem tem 35 anos ou mais (tenho 39) ja teve o byrne como desenhista predileto, alem das historias serem bem legais, coisa extinta atualmente.
    não curto manga, so akira (podia ser republicado né?)
    neal adans manda bem demais nos desenhos, mas as historias são bem fracas, tenho o vol 1 e não compraria os outros.
    jennifer blood é a pior coisa que ja li do ennis
    a queda do morcego em formatinho ja esta muito bom.

    abraço

    ResponderExcluir
  68. "Seguinte.. chegaram os 8 encadernados CHMAranha. O problema é que os livros nao entram na caixa! Ele veio com a medida menor haehaeh"


    Oi, Adriano.... blz?

    Putz, q chinelagem isso, hahaha..... coleção econômica pro "povão" tinha q dar nisso, rs!

    mas infelizmente não existe um e-mail da Panini q não seja o oficial q aparece no site deles (os próprios editores sempre recomendam o "atendimento ao cliente" qdo os leitores reclamam de algum problema técnico)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  69. "sabe se este povo da Panini nunca pensou em lançar a fantástica fase do Batman pelo Marshall Rogers e Steve Englehart"


    Oi, Luiz.... tdo bem?

    Nunca me falaram ou mencionaram nada pra mim relacionado à essa fase.... Mas existe uma esperança ainda: "Se" lançarem aqui uma coleção de encadernados específicos do Batman (nos moldes da Salvat). Vamos ver à medida q forem surgindo novas informações a respeito!

    Abs!

    ResponderExcluir
  70. "não tenho BHM do quarteto mas se ela tivesse continuidade eu compraria."


    Oi, gustavo..... blz?

    Sei q a maioria dos leitores prefere a fase do Byrne no "4F" (e eu tbm acho ótima).... mas a minha fase preferida da equipe é da dupla "Lee/Kirby" (q rendeu 10 "Bibliotecas"): Esse material sim, eu diria q seria o "Santo Graal" da minha coleção se saísse completo aqui!!!

    O "Akira" é uma verdadeira novela pra sair aqui (até pouco tempo eu sei q era uma tremenda burocracia pra conseguirem publicar isso). A fase do "Batman" do Neal Adams é em plena "Era de Prata" (eu gosto, mas sei q é meio "bobinha" pros dias de hj). A "Jennifer Blood" eu adorei: pra mim ainda traz o Ennis em boa forma... A pior HQ do Ennis foi (e acho q sempre será) uma história do "Aranha" q ele escreveu: "O Milhar" (horrível demais)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  71. Leo esse novo encadernado do Hulk alem da redenção, faz parte de uma coleção de quantas edições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fase do Peter David teve 8 encadernados lá fora (da série "Visionários").... mas não chegou a cobrir toda a fase do escritor. Seja como for, ainda é bastante coisa, segue abaixo o LINK com as capas:

      http://www.mycomicshop.com/search?TID=753161

      Abs!

      Excluir
  72. Saudações, Leo.

    Também colecionava Eden e fiquei furioso quando cancelaram. O jeito foi comprar o resto pelo Ebay. Não entendo como uma série tão boa não vendeu o suficiente.

    Procurei em páginas referentes, perguntei na página da Salvat, mas em nenhum lugar obtive resposta. Leo, sabe me informar quando sai a Guerra Civil - Salvat na fase 2 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí.... blz?

      A minha decepção com o cancelamento de "Éden" é um dos principais motivos pra eu ter ficado com o pé atrás em colecionar séries mto longas em mangás (prefiro me arriscar em terrenos - comics - q eu conheça melhor)!

      Sobre a Salvat.... Ainda vai demorar pra "Guerra Civil". Pois recém saiu os "Novos XM - E de Extinção" na fase 2 (e a "guerra" é a 7º edição depois dessa: vai ser daqui uns 3 meses e meio)! E não perca o próximo "REVIEW" aqui do blog (q deve ir ao ar amanhã: e trará mais uma dose TRIPLA de avaliações da Salvat, incluindo o "Planeta Hulk" - q saiu agora na fase 1)!

      Abs!

      Excluir
  73. E ai Leo, tudo bom?

    otimo blog, sempre acompanho ele mas dessa vez resolvi comentar, tem bastante titulo cancelado mesmo, ate hoje sinto uma imensa dor por Starman, Questão, Éden e as BHM, mas a lista de mangás cancelados da Panini é imensa entre eles Peach Girl, Shin-chan, Kil-Dong, Full Metal Panic! Sigma, Otomen, Seton (cancelado com apenas 1 volume publicado), Guin Saga (cancelado faltando um unico volume pra finalizar), sem contar os paralisados como MPD Psycho, Kekkaishi, Mito de Arata e Zone 00 que a editora fica enrolando a todos por anos antes de dar uma parecer final que geralmente é o cancelamento.

    Com relação a essa nova coleção da Salvat gostaria que fosse o anuncio da expansão da Marvel ou o anuncio da Marvel's Mightiest Heroes que la fora ja saiu ate o numero 14 e ta vindo com historias bacanas, a do Batman apesar de tentadora eu deixaria passar tem bastante historias ruins ali no meio sem contar que o design das capas são muito feios.

    ah, uma ultima coisa, fica ligado que estão pra ir pra teste em banca mais duas coleção do Star Wars pela Planeta DeAgostini ainda esse ano no mais tardar começo do ano que vem, sei disso porque o lugar que eu trampo presta serviço de diagramação pra eles e sou eu que mexo com esse material, e mandamos o material pra grafica nessa semana, então logo mais deve tar indo pra banca enquanto eles esperam a resposta das vendas dos Comics

    ResponderExcluir
  74. Leo, boa tarde
    ontem comprei TEX GIGANTE EM CORES N'1 e cripta 3.

    Gostaria de saber extaamente do que se trata o kirby genesis?
    valww absss, Eduardo

    ResponderExcluir
  75. Leo , uma perg sobre as miniaturas da Marvel , o abominável ja saiu no Brasil???

    ResponderExcluir
  76. Beleza Léo /
    Sou um dos poucos q ñ gosta do Byrne, apesar de tê-lo lido com 13 anos.
    Tbém prefiro QF do Kirby, c/ o surgimento dos Inum, Galactus, Surfista e Pantera Negra tudo em seguida. Quanto ao Surfista da BHM faltam 12 ed ou seja 2 vol, pois enq a MMasterworks tinha 9 ed a BHM tinha 6. Essa Batman do Adams tem uma colorização medonha. Quanto as CHM vou boicotar por enquanto, acho muito esculacho da Panini tudo fora de ordem, apesar de a Panini ter sido a ed que mais lançou material no Brasil. Sei que tudo vai ser relançado depois na sequência.
    Abs

    ResponderExcluir
  77. Grande Léo!!! Adoro seu blog =)
    Infelizmente perdi Hellblazer Infernal e Saga do Monstro do Pântano, será que a panini ainda irá "reestocar"?

    Abraços, Pedro.

    ResponderExcluir
  78. Zé da Manga04/07/2014, 01:23

    Ae Léo! Cara, eu sempre vejo comentários sobre uma possível publicação do Akira, já ouvi que querem esperar o filme, já ouvi que o próprio Katsuhiro Otomo disse que não quer que seja relançada, mas não ouvi LA VERDAD! Manda uma situação de como tá essa parada! Assisti o filme e tenho algumas edições encadernadas da Globo, e é sensacional, fabuloso mesmo! Dá um up no status dessa maravilha! Abraço, e parabéns pelo blog, entro TODO dia faz tempo, e acho muy bacana!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  79. "Homunculus (mangá) na verdade não foi CANCELADO pela Panini. Eles só deram um tempinho de 2 anos e 5 meses de atraso para publicarem o final (que saiu em Abril de 2014)"


    Opa.... Valeu mesmo pela informação, YYZ:

    De mangás eu não manjo quase nada mesmo.... e tenho dificuldade de encontrar até notícias sobre o andamento de algumas séries do gênero no Brasil! Eu acompanhava mais as notícias no tempo em q o finado BK (José Roberto Pereira) ainda era vivo (ele tinha o melhor blog sobre os bastidores do mercado nacional de mangás)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  80. "Complicado é pouco. Para você ter uma ideia, eu sugeri começar o Blueberry pela história "A Mina do Alemão Perdido"


    Oi, Hunter..... tdo bem?

    Caramba, eu achei fantástica a arte desse LINK q vc postou.... ela passa bem aquela impressão de "sujeira" dos clássicos faroestes italianos (pra mim ficou perfeita pra uma HQ do gênero). Pena não ter sido aprovada mesmo: teria sido um excelente ponto de partida pra novos leitores (inclusive pra mim, q não tenho mta coisa do "Blueberry" na coleção). Mas ainda tenho esperança q alguma editora retome essa coleção, pois é difícil acreditar q a junção de "Moebius" + "Bang-bang" (num dos países em q mais se coleciona "Tex") não faça o sucesso necessário pra emplacar uma bela coleção (hj em dia o leitor de HQs está com gosto mais apurado e refinado q há 10 anos atrás: haja visto a ótima aceitação do "Dredd", né?

    E fiquei surpreso pela Nemo não ter tido interesse em publicar "Blueberry".... logo ela, q tá fazendo um excelente trabalho gráfico com vários álbuns europeus e q ainda tem o Moebius como carro-chefe de 2 coleções (uma já concluída e a do "Mundo de Edena" q tá na metade). Agora não sei q outra editora tbm poderia investir nesse material: Martins Fontes, talvez? (acho q seria uma boa tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  81. "Pra fase do Byrne eu recomendo FORTEMENTE os Omnibus. Têm todo o material, inclusive extras raríssimos (como "The Last Galactus Story", que nunca foi terminada)"


    Puxa, esse material deve ser interessante pra caramba mesmo.... o Byrne trabalhou mto bem o personagem do "Galactus" (a história "Fragmentos" é um bom exemplo disso). Ver uma "Última História" dele com o "Galactus" já deve valer o Omnibus, rs!

    e realmente.... botando as contas no papel, sai bem mais barato q comprar os TPs avulsos. Mas ainda acho meio "desconfortável" pra ler, rs: Eu já tive o Omnibus do "Aranha" (com as 40 histórias - contando com 2 anuais - desenhadas pelo Steve Ditko), mas vendi pra um camarada meu qdo comprei as 4 "Bibliotecas" da Panini (era uma bela edição, mas não me adaptei mto com o manuseio desses mega-encadernadões, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  82. "Com relação a essa nova coleção da Salvat gostaria que fosse o anuncio da expansão da Marvel ou o anuncio da Marvel's Mightiest Heroes que la fora ja saiu ate o numero 14 e ta vindo com historias bacanas, a do Batman apesar de tentadora eu deixaria passar tem bastante historias ruins ali no meio sem contar que o design das capas são muito feios."


    E aí, Enn Marques..... tdo bem?

    Brigadão mesmo por estar curtindo e acompanhando o blog.... e Seja bem-vindo a participar mais vezes tbm! Obrigado tbm por ter listado mais essa enxurrada de títulos cancelados: É tanta coisa q chega a assustar mesmo, hein? E eu tenho o nº 1 do "Shin-chan": era mto divertido mesmo, mas ganhei essa ed. de presente (após a série ter sido cancelada - e descobri tarde demais esse gibi, rs)!

    Qto à Salvat.... a extensão da coleção (de 60 pra 120 ed.) já é algo bastante provável de acontecer aqui, pois lá fora a coleção normal e a estendida meio q se "emendaram" direto uma na outra (como se fossem uma coisa só). Um dos representantes da Salvat deixou uma pista no face de q esse processo já tá em planejamento (e com o sucesso da coleção até agora, não há de se duvidar mesmo). Mas a "Marvel's Mightiest Heroes" tbm seria uma boa pedida (tenho acompanhando o andamento dessa coleção lá fora e tá mto boa mesmo - já começa com "Vingadores do Pérez", rs)!

    E valeu pela dica de "Star Wars".... essa é outra coleção q pra mim será imperdível (ficarei de olho então nesses próximos "testes")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  83. "Gostaria de saber extaamente do que se trata o kirby genesis?"


    E aí, Eduardo..... blz?

    Eu tô preparando uma matéria especial (no capricho) sobre "Kirby Gênese".... mas já posso te adiantar q é uma bela homenagem ao "REI" Jack Kirby, feita pelos mesmos criadores da série "Marvels" (a arte não é do Alex Ross, mas ele tá envolvido no roteiro e faz as capas)!

    A série resgata personagens criados por Kirby do período onde ele se afastou tanto da Marvel qto da DC (nos anos 70).... e criou um novo universo fora das grandes editoras com heróis como: "Cap. Vitória" e "Estrela de Prata". Material mto bom (pelo menos pra quem é fã do "REI")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  84. "Não sabemos, como leitores que somos, as prioridades e os conceitos a serem levados em consideração para decidirem relançar produtos determinados."


    Oi, Fabiano..... tdo bem?

    O mercado nacional tá imprevisível mesmo: Tem revistas de "medalhões" q vendem mal (dizem q a mensal do "Superman" vai mal das pernas - e não é de hj) e séries alternativas q fazem sucesso inesperado (superando expectativas e sendo disputadas à tapa pelos leitores nas bancas). Nem a inflação crescente parece abalar alguns colecionadores: q seguem investindo pesado em várias coleções (não só de gibis mas de miniaturas tbm)!

    Assim, as editoras tentam atender uma demanda q nem chega a ser mto clara.... Sabe-se q personagens q andam aparecendo no cinema (X-men, Vingadores, Batman, Cap. América, Aranha, etc) costumam gerar boa procura por encadernados (por isso o exagero de coleções dos "X-men" nos últimos meses). As editoras tbm sabem q existem colecionadores mais exigentes e com o bolso cheio de grana pra gastar em encadernados luxuosos: e todo mês saem diversos em capa-dura pras livrarias custando até 100 reais (ou mais). Por outro lado, a grande quantidade de títulos tem reduzido o poder de compra dos leitores de classe média (razão pela qual tem-se investido mais em formatos econômicos pras bancas)!

    Existem vários perfis de leitores atuando no mercado: os com mta grana, pouca grana, novatos, veteranos, saudosistas, exigentes com a qualidade gráfica (papel, impressão), leitores ocasionais, haters de internet (q reclamam de tudo - comprando ou não os gibis q usam como "alvo"), e por aí vai.... Com um público-consumidor tão diversificado e de diferentes faixas etárias e perfis, fica difícil mesmo pra uma editora "prever" o q dará certo e o q irá fracassar!

    Abs!

    ResponderExcluir
  85. ""o abominável ja saiu no Brasil???"


    Oi, João Victor.... Não, essa peça foi dada apenas como "Brinde" só pros assinantes!

    Por enquanto não foi lançada pra venda avulsa (mas espero q seja um dia, pois quero ter essa na estante tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  86. "Sou um dos poucos q ñ gosta do Byrne, apesar de tê-lo lido com 13 anos. Tbém prefiro QF do Kirby, c/ o surgimento dos Inum, Galactus, Surfista e Pantera Negra tudo em seguida."


    E aí, Flávio..... blz?

    Eu aprendi a gostar da fase Byrne no "4F".... lendo as 4 ed. de "Maiores Clássicos", mas ainda prefiro (sempre) a fase inicial de Lee/Kirby (q é onde a criatividade fluía mais: o Byrne escreve bem, mas criou poucos personagens novos - a bem da verdade, ele apenas trabalhou em cima de criações de Lee/Kirby - e EU, pelo menos valorizo mais a criação em si: Assim, a dupla Lee/Kirby será insuperável nesse quesito)!

    A "Biblioteca do Surfista" são apenas 2 edições mesmo.... e vc pode conferir o conteúdo completo no LINK ao lado: http://www.marvelmasterworks.com/marvel/mm/surfer/ss_mm02.html

    o q acontece é q as 6 primeiras histórias tinham o DOBRO de pág de um gibi normal.... e a partir do nº 7 a revista do "Surfista" passou a ter 20 pág. O Vol. 2 da "Biblioteca" dele vai do nº 7 ao 18 (q foi a última ed. da revista em sua fase clássica)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  87. "Infelizmente perdi Hellblazer Infernal e Saga do Monstro do Pântano, será que a panini ainda irá "reestocar"?


    Oi, Pedro..... tdo bem?

    Brigadão mesmo por estar curtindo o blog (não vá perder o próximo "Review" aqui na semana q vem: q estará recheado de lançamentos comentados e avaliados, rs)!

    qto à sua dúvida.... Eu acho q no caso de "Hellblazer" SIM: uma reedição seria mais q bem-vinda (pois essa esgotou mto rápido e o seriado de TV tá vindo aí, hehe). Mas a Panini é meio demorada pra essas coisas (lembre-se q a Panini levou 5 ANOS pra republicar "Fábulas 4" - q tbm tava esgotado, rs)! Já a situação do "Monstro" é mais complicada: embora a ed. tenha vendido bem, ela teve uma grande repercussão negativa nas redes sociais por conta da polêmica do papel (pisa-brite): Essa eu acho q não relançam de novo (ao menos NESSE formato atual - "Se" relançarem, poderá ser daqui há um bom tempo em capa-dura: pelo menos é q eu "acho", rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando você diz que não relançarão quer dizer nesse formato depois né? os volume 2 a 6 continuam de pé para saírem agora né? outra coisa: não tem possibilidade da panini relançar watchmen e sandman definitiva vol 1? vi uma na saraiva em março e pensei :154 não vale isso tudo. baixei a revista e me arrependi amargamente. Será que eles publicando o 5 ou a morte definitiva não tem essa possibilidade?
      Por fim venho principalmente postar aqui para elogiar esse blog. Quando penso num assunto que falta nesse blog para ser perfeito vem posts como esse. PARABÉNS!

      Excluir
  88. "Cara, eu sempre vejo comentários sobre uma possível publicação do Akira, já ouvi que querem esperar o filme, já ouvi que o próprio Katsuhiro Otomo disse que não quer que seja relançada, mas não ouvi LA VERDAD!"


    E aí, Zé da Manga.... blz?

    Valeu mesmo por estar curtindo e acompanhando o blog regularmente.... (brigadão mesmo)!

    E em consideração à vc, passei as últimas 2 horas pesquisando sobre a situação do "Akira" no Brasil, rs. E infelizmente, as informações mais confiáveis q consegui (no meio de inúmeros boatos q rolam por aí) sinalizam pra situação mais problemática de todas: A de q os direitos sobre a publicação da HQ estariam SUSPENSAS fora do Japão!

    Parece q o próprio criador da série vetou a publicação em todos os países (menos no Japão e EUA). Claro q essa situação ainda pode ser revertida um dia (num futuro próximo - ou longínquo). Essas informações são as mais confiáveis q eu consegui, pois são confirmadas pelo Cássius Medauar (editor da JBC) e constam tbm em sites americanos. Um camarada meu (entendido em mangá) tbm me indicou este blog (no LINK abaixo) q trata só de "Akira":

    http://projetoakira01.blogspot.com.br/

    Abs! (e espero ter ajudado)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso simplemente não pode ser verdade. Há DUAS edições diferentes de Akira disponíveis na França (admitidamente publicadas anos atrás, as edições francesas de livraria não saem de linha!), em cores e P&B.

      Na Espanha, saiu um box set novo no final de 2012:
      http://www.amazon.es/AKIRA-BOX-SET-COMIC-MANGA/dp/8467908521/

      Idem na Itália no início de 2013:
      http://www.amazon.it/Akira-collection-Katsuhiro-Otomo/dp/8865899220/

      Quando disseram que a Sailor Moon estava interditada era verdade, proque tanto as edições americanas quanto francesas (e, suponho, de outros países) foram tiradas de linha. Mas Akira NUNCA SAIU DE LINHA em países como a França! Desde os anos 90, qualquer um que queira comprar Akira na França só precisa entrar em uma livraria e comprar (ou encomendar se não houver).

      E eu não confiaria no que o Cassius fala. Entrevistei ele para o Omelete no tempo em que trabalhava na Conrad. Ele falou um punhado de coisas na altura que foram desmentidas no revelador artigo que saiu no último número de Dragon Ball da editora (que é até hoje o artigo mais revelador sobre os bastidores dos mangás no Brasil, recomendo a todos!). Cassius MENTE descaradamente! Não é simplesmente não dizer o que não pode ser dito, como tudo que é editor (eu inclusive) precisa fazer (ou acham que eu falo tudo que rola nos bastidores do Dredd?). É mentir mesmo, falar coisas que ele sabe que não são verdade! O que ele fala, não se escreve!

      Conheço um monte de editores. Quase toda a turma da Mythos/Panini, o Sidney Gusman, Jotapê e outros caras menos cotados. Eles nem sempre me respondem aquilo que eu pergunto (até porque nem sempre podem). Mas o único que me mentiu foi o Cassius!

      Excluir
    2. Zé da Manga04/07/2014, 09:40

      Putzzz valeu mano! Cê é o cara! Muuuuy obrigado, abraço!!!

      Excluir
  89. "Entendi. E como você vê esse mercado de HQ daqui há uns cinco anos. Do mesmo jeito???"


    Bem.... aí depende, Fabiano: Pra te falar a verdade, não vejo um futuro mto promissor pra NADA neste país se continuarmos no ritmo atual (corrupção, impunidade, inflação, mau uso do dinheiro público, etc). Não gosto de discutir política... mas não tenho como te responder essa pergunta sem analisar o panorama político do país daqui a 5 anos (podemos estar com uma mega-inflação, com um país falido, no meio de uma guerra civil, ou qq desgraça do tipo - esperamos q não, é claro, mas nunca se sabe)!

    Considerando q a economia não PIORE.... Acho q o mercado em si terá q se adaptar à um público ainda mais exigente e seletivo (com tantas opções de escolha).

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única Guerra Civil que eu quero é da Marvel. Rsss

      Excluir
  90. Sei que não tem nada a ver, mas existe a chance de um dia numa galáxia muito, muito distante, Vingadores X Liga da Justiça ser republicada?

    ResponderExcluir
  91. Oi Leo...

    Tudo bem? Um comentário sobre as Biblioteca Históricas Marvel.

    Então... Penso que caso essa coleção fosse lançada hoje, ou mesmo continuada de onde parou ela teria grandes chances de emplacar. Mesmo nesse formato mais luxuoso. Digo isso porque ao olhar o tipo de material que tem saído (ex. Coleção Marvel DeLuxe) com valor mais alto e ótimo acabamento e mesmo assim com sucesso (haja visto que a Panini continua firme nessa proposta), penso que isso se daria também com as BHMs. Até porque com o passar dos anos essa coleção virou "cult" e item de colecionador. Muitos que outrora não a comprariam acho que hoje a veriam com outros olhos.

    Abc!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  92. "Isso simplemente não pode ser verdade. Há DUAS edições diferentes de Akira disponíveis na França (admitidamente publicadas anos atrás, as edições francesas de livraria não saem de linha!), em cores e P&B."


    Oi, Hunter.... Valeu mais uma vez pela ajuda em esclarecer situações mais obscuras do mercado nacional:

    Eu tive mta dificuldade em encontrar informações sobre o "Akira" pesquisando em blogs e sites brasileiros, pois não sou mto do "ramo" de mangás, e de todos os blogs e sites sobre mangás falando do assunto (Akira) esse q eu linkei foi o q me pareceu mais confiável por ter sido o único a apresentar uma declaração de algum editor falando a respeito. Todos os outros (q eu achei) apenas faziam enquetes entre fãs pra saber se queriam a republicação da série ou até espalhavam boatos (embasados apenas em "achismo")!

    Por isso, tratei até de linkar acima o blog onde achei as informações (q é dedicado exclusivamente ao assunto).... mas eu não esperava q um editor (Cássius) fosse falar de um assunto assim tão abertamente usando de inverdades. Eu tô mais acostumado a lidar com editores "evasivos": q preferem evitar um assunto ao invés de se arriscarem a falar coisas q não podem ou de terem q distorcer a verdade. O certo seria usar a clássica frase: "Sem planos no momento" (é melhor do q fantasiar em cima de um assunto - ainda mais q na internet a verdade sempre vem à tona mais cedo ou mais tarde)!

    Seja como for.... permanece o mistério então de pq razão uma série como "Akira" ainda não foi republicada aqui? Será q faltaria interesse das editoras pra essa série tbm? Ou será q o peso do nome "Akira" ainda deixa dúvidas sobre o apelo de vendas de um relançamento desse porte? Desde q eu voltei a colecionar HQs na metade dos anos 90 q "Akira" é sempre um nome q aparece em pedidos de leitores pra q seja republicado!

    Abs!

    ResponderExcluir
  93. "Putzzz valeu mano! Cê é o cara! Muuuuy obrigado, abraço!!!"


    Oi, Zé da Manga.... blz?

    Melhor vc ler a resposta do Hunter tbm (logo acima).... q trouxe mais uma luz em torno desse assunto do "Akira". É um caso bastante complicado mesmo, pois a situação permanece nebulosa e agora vc tem mais elementos pra levar em conta até chegar à "La Verdad" sobre o assunto, rs!

    Porém.... fiquei ainda mais interessado no assunto e prometo q "Akira" passará a ser uma das séries pelas quais buscarei qq informação daqui pra frente, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  94. "A única Guerra Civil que eu quero é da Marvel. Rsss"


    Eu tbm.... já tô velho demais pra bancar o guerrilheiro, rs!

    Mas na "Guerra Civil" do gibi: Vc tbm terá de ser rápido no gatilho.... pra não perder a ed. da Salvat (q sumiu rapidamente das prateleiras da Livraria Cultura: A procura parece ter sido grande pra essa edição)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  95. "Pode estar ocorrendo o fim dos mutantes,por causa de "brigas internas" entre a marvel e a fox"


    E aí, Matt..... blz?

    Esses rumores sobre o fim dos XM já estão tomando forma mais concreta mesmo.... e acho bastante provável q a Marvel "dê um tempo" na franquia. E a editora tem vários motivos pra isso:

    A briga feia mesmo é no CINEMA.... são os filmes q rendem a $$$ boa, e a Marvel tá competindo diretamente com a FOX. Estrategicamente, a lógica seria mesmo enfraquecer os mutantes pra não ofuscarem as demais franquias q estão em poder da Marvel: "Vingadores" e "Inumanos" (a 1º já é um sucesso, e a 2º tem potencial pra substituir os mutantes com uma nova série rentável nas telas)! Assim, tudo tá se encaminhando pro FIM dos XM mesmo (pelo menos até a Marvel poder recuperar seus direitos no cinema - se é q isso vai acontecer um dia)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  96. "existe a chance de um dia numa galáxia muito, muito distante, Vingadores X Liga da Justiça ser republicada?"


    Olha, sinceramente.... eu acho q NÃO:

    A menos q a Marvel e a DC voltem a ser "amiguinhas" (rivalidade amistosa) q nem antes (o q por enquanto tá longe de acontecer). Num futuro distante, tudo é possível (principalmente se trocarem os editores e diretores das 2 empresas), mas tão cedo acho q isso não rola mesmo. Até me arrependi de ter vendido (barato) a mini-série da "LJA X Vingadores" (nos classificados aqui do blog ano passado, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que nunca li essa minisserie ? Por acaso comprei quando foi lançada, sei lá porque, pois estava afastado uns 10 anos de quadrinhos e acabei não lendo.

      Tenho ela na coleção mas não tá na minha lista de prioridades.

      Vale a pena ?

      Excluir
  97. "Então... Penso que caso essa coleção fosse lançada hoje, ou mesmo continuada de onde parou ela teria grandes chances de emplacar. Mesmo nesse formato mais luxuoso."


    Oi, Marcelo..... tdo bem?

    Pode ser q hj a aceitação fosse melhor pras "Bibliotecas" mesmo.... Pois o colecionador mais exigente já percebeu q as "Coleções Históricas" são mto bagunçadas e fora de ordem (e nem as capas originais estão trazendo mais). Assim, o leitor com maior poder aquisitivo voltaria seus olhos de novo pro formato luxuoso desses clássicos!

    O problema maior continuaria sendo o alto custo da coleção num TODO... Afinal, o grande barato das "Bibliotecas" (lá fora) é o acesso q o leitor tem ao material mais raro e de séries mais "obscuras". Aqui no Brasil, acho q publicariam só os "medalhões" mesmo. E mesmo q as "Bibliotecas" voltassem, duvido q teríamos séries tipo: "Dr. Estranho", "Ka-Zar", "Namor", "Warlock", "Cap. Marvel", "Inumanos", etc)! O grande barato da coleção é isso: ler na ordem esse material todo pra conhecer a fundo a gênese da Marvel. Mas claro, q eu seria o 1º a aplaudir a volta dessa coleção de qq forma!

    Abs!

    ResponderExcluir
  98. Adriano Neves05/07/2014, 00:58

    Eu sou fã de x-men desde criança, são meus herois preferidos de sempre, já até pensei em fazer uma tattoo com o X vermelho e preto (tipo os dos cintos)...mas esses dias mesmo eu tava refletindo enquanto lia meus scans:

    Meu, tem MUITO titulo X, credo!
    E a maioria totalmente desnecessária, por mais bem escrita q seja...pra que diabos por ex, duas x-forces diferentes, uma x-men só com as garotas, legado, etc.
    Sei q muitas dessas felizmente ja foram canceladas, mas esses 666 titulos X nunca param de voltar.

    Não sei se precisava PARAR totalmente, mas meu, tipo 3 titulos no maximo ja taria otimo
    Jamais imaginei na minha vida inteira q ia achar uma noticia dessas boa...

    ResponderExcluir
  99. Adriano Neves05/07/2014, 01:12

    P.S.: eita, lendo agora o rumor do fim dos x-men no link....eu tinha interpretado errado!!

    Ah, não quero reboot da marvel naaaaooooo (meu maior medo)
    Eu tinha entendido q os x-men iam ficar um pouco de feria,s mas voltariam tudo ao normal
    Mas zerar tudo??

    naooooo

    ResponderExcluir
  100. "quando você diz que não relançarão quer dizer nesse formato depois né? os volume 2 a 6 continuam de pé para saírem agora né? outra coisa: não tem possibilidade da panini relançar watchmen e sandman definitiva vol 1?"


    E aí, LUIZGARCIA..... tdo bem?

    Sim, não se preocupe.... "Monstro do Pântano" terá as 6 ed. lançadas até o fim: Inclusive, o Vol. 2 será anunciado pro checklist já deste mês (ou no máximo pra agosto). Mas depois q acabarem essas 6 ed, eu só acredito num relançamento da série em outro formato (devido à grande repercussão negativa em torno do papel pisa-brite: A ed. vendeu bem, foi um sucesso, apesar das críticas... mas ainda assim, só acredito em republicação dessa série em outro formato!

    qto à "Watchmen" e "Sandman".... Bem, ambas já foram relançadas 2 vezes cada uma e continuam vendendo bem e esgotando. Essas aí voltam com certeza! Ah, e obrigado por ter curtido esta postagem (os comentários aqui foram até mais legais e produtivos q a matéria em si, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  101. "Meu, tem MUITO titulo X, credo! E a maioria totalmente desnecessária, por mais bem escrita q seja...pra que diabos por ex, duas x-forces diferentes, uma x-men só com as garotas, legado, etc."


    E aí, Adriano..... blz?

    Desde os anos 90 q os "X-Men" pecam pelo exagero de títulos mutantes nas bancas.... Não há qualidade q resista e acompanhe tantos títulos ao mesmo tempo: Assim, a grande maioria acaba sendo porcaria descartável mesmo (revistas oportunistas feitas só pra pegar "embalo" nas séries principais dos XM)!

    A fase realmente boa dos XM (anos 70 até meados dos 80).... funcionava bem, pois eram poucos títulos escritos e desenhados pelos melhores artistas da casa. O bolo só começou a desandar mesmo qdo entupiram a linha mutante com trocentos títulos caça-níqueis q se interligavam com os principais (reduzindo a qualidade de todos). Aliás, a Marvel toda peca pelo excesso: São cerca de 80 títulos mensais pela editora (contando com algumas minis e especiais) e isso é mta coisa: Fica impossível manter uma boa qualidade em tantos gibis!

    e do jeito q a coisa ia.... um "reboot" era algo meio q inevitável mesmo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  102. "Sabe que nunca li essa minisserie ? Por acaso comprei quando foi lançada, sei lá porque, pois estava afastado uns 10 anos de quadrinhos e acabei não lendo. "


    Oi, gustavo..... blz?

    Eu não gostei dessa série da "Liga X Vingadores".... Apesar da estupenda arte do Pérez, a trama é boba e tem todos os defeitos desses crossovers oportunistas:

    Numa luta, não ganham os mais fortes.... e sim, os mais populares entre os leitores das 2 editoras. Aí, rolam as brigas, depois eles se unem contra um inimigo em comum, e todos terminam amiguinhos no final. Ou seja: mais uma bosta previsível e repetitiva, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  103. Eu,particularmente,fiquei muito triste por não terem publicado os 2 volumes que faltavam do Batman,do Neal Adams, e o "restante" do Jonah Hex.Essas editoras são "estranhas"...Mas a "esperança é a última que morre"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, luiz.... eu tbm preferia a fase do Batman do Neal Adams: Ao invés da maioria dos encadernados q costumam lançar do morcego:

      A fase do Adams eu acho melhor (gosto pessoal) q a do Morrison, Rucka, ou qq outra mais recente do Batman. Até acho q pode voltar depois, mas aí em outro formato (quem sabe mais econômico)!

      Abs!

      Excluir
  104. Lembro de uma publicação de Superman (DC) e Madman (DarkHorse) que chegou a ter duas edições publicadas por aqui, mas o arco não foi concluído. há mais de década... Até hoje espero o número 03.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marco... blz?

      Eu tbm comprei essas 2 ed. na época, rs... Mas acho difícil republicarem, já q o "Madman" é de outra editora (e a Panini não é mto de negociar crossovers entre editoras)!

      Abs!

      Excluir
  105. Boa Noite, o senhor sabe se a HQ SUPERMAN PELO AMANHÃ será relançada?

    ResponderExcluir
  106. Também quero saber se Crise nas Infinitas Terras será reimpressa pois quando saiu há bem pouco tempo, eu estava sem grana e não pude comprá-la. Aliás, essas HQs esgotaram muito rápido, penso que é por causa dos mercenários das Comics shops e os do ML que compram várias unidades para venderem por até 10 vezes o valor de capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sávio... blz?

      Não ouvi falar nada sobre relançarem esse do "Super" (acho difícil q relancem, pois não é das mais mais pedidas pelos leitores)!

      Mas a "CRISE" sim... Tbm perdi de comprar qdo saiu e logo se esgotou. Porém, essa eu tenho a informação de q deverá ser relançada sim (mas talvez só pro ano q vem): A "Crise" vendeu mais q o esperado e ainda é mto procurada! Qto aos especuladores do ML, hj em dia não vale a pena comprar nada q esteja sendo vendido por preços abusivos, pois a quantidade de relançamentos tem sido cada vez maior!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...