08/12/2011

4 Fantástico - 50 Anos (Parte 2): "O Melhor Gibi do Mundo"!!!

Qdo surgiu em 1961.... logo em suas primeiras ed. o 4 Fantástico já trazia na capa a chamada: "O Melhor Gibi do Mundo"!!!

E não era propaganda enganosa.... pois durante mto tempo o 4F era mesmo o melhor gibi em bancas: com roteiros bem construídos, idéias mto avançadas pra época, vilões novos a cada ed., e uma narrativa leve, divertida e q deixava o leitor ansioso pelo próximo número!!!

Nesta 2º e última parte da matéria comemorativa do cinqüentenário do Quarteto.... vcs verão uma retrospectiva da trajetória da equipe no Brasil (desde seu surgimento na Ebal, passando pela consagrada fase da RGE, até as mudanças + significativas pela Editora Abril e Panini). Confiram:

Na 1º parte desta matéria (q foi ao ar na semana retrasada), vimos a origem do 4F, os principais inimigos, e os principais acontecimentos na vida da equipe. Agora, faremos praticamente uma "viagem no tempo": relembrando as revistas + importantes do Quarteto aqui no Brasil. A capa q abre esta matéria é do "Quarteto Fantástico" nº 1 (da Ebal), onde a equipe enfrenta o "Fantasma Vermelho" (um cientista russo q criou 3 macacos super-poderosos). Esta história é + conhecida por trazer a 1º aparição do "Vigia" (um ser q apenas observa a vida na Terra em todas as suas realidades alternativas - mas sem jamais interferir).

Só q curiosamente esta história foi desconsiderada futuramente por mostrar o 4F chegando à Lua antes do Ser Humano (lembrando q esta história foi feita no início dos anos 60 - qdo chegar à Lua ainda era um sonho utópico). Depois q o Homem realmente foi à Lua em 1969 (independente das teorias q afirmam ter sido isso uma fraude).... o Quarteto observa pela TV ao momento histórico em q o Homem pisa na Lua (ignorando completamente essa história q se passava inteiramente na Lua, e onde o Quarteto pisa no satélite antes do Fantasma Vermelho).

Esse nº 1 da Ebal.... é tbm a revista + antiga da minha coleção, e foi publicada aqui em 1971.

Uma outra história mto curiosa desse período, foi na ed. 9: onde o 4F enfrenta o "Monge do Ódio". A história tbm foi marcada por outra confusão cronológica e acabou desconsiderada (em parte). Nela, aparece o "Sargento Fury" (q ficaria mais conhecido depois como "Nick Fury") só q com o visual da 2º Guerra (e sem o tapa-olho). Qdo essa história foi escrita, talvez não houvessem planos de usar o personagem depois, só q usaram... e ele voltou pouco tempo depois em histórias-solo e usando um tapa-olho (pois teria perdido um olho na Guerra - daí o erro cronológico a ser desconsiderado pela editora).

Mas isso não é a única curiosidade dessa história..... o vilão "Monge do Ódio" usava um capuz escondendo sua verdadeira identidade. Mas no final da história ele morre (lutando contra o 4F), e ao tirar o capuz do vilão morto estendido no chão.... o Quarteto se depara com uma inacreditável surpresa: o rosto por baixo do capuz era do próprio.... HITLER!!! sim, no Universo Marvel a morte de Hitler na 2º Guerra foi uma farsa (usaram um clone ou andróide pra forjar a morte dele). O nazista havia sobrevivido e seguido na carreira de vilão. Futuramente fizeram outras versões pra explicar melhor esses fatos, mas esta história aí foi concebida originalmente pra ser assim, e portanto, é a versão q vale!!!

A revista do 4F pela Ebal.... durou 21 edições. A partir daí, passou a compor o mix da revista do Aranha. Mas toda essa fase publicada pela Ebal era o auge da equipe (afinal, era produzida pelos seus criadores: Stan Lee & Jack Kirby).

Com o fim da Ebal.... o 4F seguiu sendo publicado pela RGE (no final dos anos 70). Já q as histórias estavam se desenvolvendo em arcos mto extensos ao invés de históiras completas como eram no início, a RGE optou por pular diversas ed. da série (cerca de 1 ano e pouco de histórias) e recomeçar uma nova revista desde o nº 1 mas de um ponto bem adiantado na cronologia da equipe.

Assim foi lançada a revista: "Os 4 Fantásticos" (ao invés de "Quarteto Fantástico" q era o nome adotado pela Ebal).

E o nº 1 já estreava bombando.... com uma porradaria da pesada, onde a equipe enfrentava logo de cara outros 3 heróis Marvel: Thor, Aranha e Demolidor. Tudo começou com um mal-entendido, mas a porrada comeu solta entre os heróis durante a história toda e no final tudo se resolveu numa boa, rs. Não tem como negar: foi um ótimo começo pra nova revista!!!

A revista da RGE durou apenas 14 ed..... mas tbm desfrutou de histórias produzidas pela dupla Lee/Kirby (só q agora meio q na reta final da fase de seus criadores)!!!

Foram 14 ed. (cada uma trazia 2 histórias do Quarteto) marcadas pela ação ininterrupta, mta porradaria rolando em cada edição, e tramas repletas de desafios e lutas memoráveis com: Dr. Destino, Galactus, Surfista Prateado, Inumanos, Máximus, Toupeira, Skrulls, e até mesmo uma versão "genérica" do "Monstro da Lagoa Negra" (do filme clássico de terror de mesmo nome)!!!

Numa das melhores sagas dessa fase da RGE.... está o arco: "Escravo das Estrelas", onde o Coisa é abduzido por alienígenas pra ser usado como gladiador em arenas intergaláticas. É uma espécie de "Spartacus" do espaço, rs!!!

Nos anos 80, a Editora Abril adquire os direitos de publicação de toda a linha Marvel.... e o 4F (ao contrário da Ebal e RGE) desta vez não ganha revista própria, e acaba virando uma série "secundária" nas revistas de outros heróis (Aranha, Hulk, e Superaventuras Marvel). No gibi do Hulk, o 4F tem uma de suas melhores aventuras de todos os tempos: "O Dia do Juízo Final".... onde o retorno de "Galactus" (o Devorador de Planetas) é anunciado pelo "Arcanjo Gabriel" q soa uma das Trombetas do Apocalipse pra indicar o fim do mundo. Essa história é um épico dos quadrinhos, e marca tbm a despedida de Stan Lee dos roteiros (após + de 10 anos à frente das histórias)!!!

Foi na Abril tbm q o 4F teve uma de suas fases + consagradas: pelas mãos do escritor e artista John Byrne.... Essas histórias foram publicadas no gibi do Aranha, e recentemente a Panini republicou o começo dessa fase na coleção "Os Maiores Clássicos do 4F" (em 4 encadernados imperdíveis). Byrne realmente soube aproveitar bem as melhores idéias e vilões pro 4F. Tá certo q ele não "criou" mta coisa, mas reaproveitou magistralmente o q já havia sido criado por Lee/Kirby. São histórias com uma narrativa leve e despretensiosa, bem ao estilo original do Quarteto.

E com o fim da Abril (pra linha Marvel).... a Panini começou bem (em 2002) ao publicar na revista "Paladinos Marvel" a polêmica mini-série em 4 partes de Grant Morrison & Jae Lee (q fazia alusões sutis à uma - suposta - realação incestuosa entre o Tocha Humana e a Mulher-Invisível - q são irmãos). Polêmicas à parte ou uma jogada de marketing sensacionalista.... o fato é q essa mini-série foi excelente e um bom ponto de partida pra novos leitores. A Panini tbm tentou uma revista própria pro 4F (q dividia o espaço com o "Cap. Marvel"), mas foi cancelada em 1 ano e meio. Atualmente as histórias da equipe saem na revista "Universo Marvel", mas sem o brilho e a criatividade de outrora!!!

Até+

36 comentários:

  1. Oi Leo, tantas coisas para comentar sobre essa postagem que vou até numerar...

    1- Nunca fui um colecionador de gibis de heróis (apesar de gostar), pois como a grana sempre é curta, preferia quadrinhos Disney e TM, então não comprava gibis de heróis, apenas alguns do Homem-Aranha

    2- De uns tempos pra cá, meu interesse por gibis de heróis aumentou muito, e em parte, por ver matérias tão legais como essa no seu excelente blog.

    3- A editora Ebal foi um sonho para os quadrinhos no Brasil. Não tenho nada dela, e admiro quem tem. São gibis fantásticos e originais. Representam o máximo daquela época e foram curtidos pelas gerações passadas, e isso não tem preço. Realmente são excepcionais.

    4- As fases RGE e Abril dos gibis de heróis, são muito legais e ler heróis em formatinho é também um grande barato. As novas gerações de leitores estão deixando os formatinhos desprezados nos cantos dos sebos, e eu acho que é um erro. Eles são super legais...

    5- Os gibis de heróis da Bloch, são imbatíveis para mim... Não são todos os personagens que passaram pela Bloch, mas tudo da Bloch é bom... Estou sempre de olho neles...

    6- E pra completar, falar do Quarteto Fantástico, que na minha infância era o máximo em termos de equipe. Sempre curti nos desenhos e nos gibis que lia emprestado de um amigo aficcionado por gibis de heróis.

    São postagens como essa sua, que deviam ser impressas na forma de revista e vendidas em banca, contando um pouco da história das histórias em quadrinhos. Parabens e obrigado. Abs. Paulo

    ResponderExcluir
  2. "Numa das melhores sagas dessa fase da RGE.... está o arco: "Escravo das Estrelas", onde o Coisa é abduzido por alienígenas pra ser usado como gladiador em arenas intergaláticas."

    OI, LEO! Gosto do COISA e essa história parece boa, ao menos me atraiu. Fiquei curioso para ver cenas dela.

    ResponderExcluir
  3. "O Dia do Juízo Final".... onde o retorno de "Galactus" (o Devorador de Planetas) é anunciado pelo "Arcanjo Gabriel" q soa uma das Trombetas do Apocalipse pra indicar o fim do mundo."

    Eu me lembro que você me falou dessa trama que parece ser bem interessante pelo fato do anjo Gabriel vir anunciar o fim do mundo e os heróis se verem envolvidos nisso, de alguma forma. Repito o que considerei naquela época: no mínimo é curioso e interessante isso.

    ResponderExcluir
  4. "Foi na Abril tbm q o 4F teve uma de suas fases + consagradas: pelas mãos do escritor e artista John Byrne...."

    Pois é! Bons tempos onde a Abril não poupava esforços para presentear o leitor com suas revistas cheias de histórias envolventes. Sem desmerecer os dias de hoje, é claro, mas houve uma época em que a Editora Abril era "A EDITORA" de quadrinhos. Tinha sempre as melhores HQ´s e os títulos mais conhecidos do povo.

    ResponderExcluir
  5. O que pensar da fase PANINI? Não sei. As revistas se diversificaram tanto em seus núcleos e nas editoras que simplesmente ficou impossível para, que não sigo a linha dos heróis, prestar atenção nela. Antigamente era mais fácil por se tratar de apenas duas editoras líderes no mercado brasileiro, mas agora, ainda que sejam as mesmas a reinar, tudo ficou tão diferente! formato das revistas, divulgações principalmente... está tudo muito diferente e segmentado.
    Eu, que não acompanho, não consigo sequer tirar uma lasquinha!

    Espero que a Panini esteja com uma boa qualidade gráfica para com essas edições de heróis. Ninguém merece comprar uma revista com desenhos tão bem detalhados e histórias bem estruturadas e grandes, mas com impressões e acabamentos gráficos ruins.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  6. "De uns tempos pra cá, meu interesse por gibis de heróis aumentou muito, e em parte, por ver matérias tão legais como essa no seu excelente blog."


    Puxa, brigadão mesmo, Paulo...

    É mto gratificante saber q essas madrugadas inteiras q tenho passado pesquisando, escrevendo e até relendo esses gibis: tem servido pra despertar o interesse dos leitores do blog nessas séries!!!

    fico feliz com isso... pois eu tbm cada vez mais tenho me interessado por vários tipos de gibis: lembrando q os da Disney tbm eu só voltei a colecionar de novo de 2 anos pra cá (me considero um novato em Disney, e hj é a linha q eu + curto colecionar)!!!

    e eu tbm devo mto à blogs como o seu... o do Fabiano, do Macgaren e do Ludy: q me ensinaram mto sobre Disney nesses últimos 2 anos!!!

    o legal nos quadrinhos é isso.... sempre aparecem novos "universos" pra gente explorar!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  7. "Os gibis de heróis da Bloch, são imbatíveis para mim... Não são todos os personagens que passaram pela Bloch, mas tudo da Bloch é bom"


    espero q vc tenha curtido tbm a 3º parte das matérias do Cap. América ("Os Crimes do Império Secreto") q cobriram toda essa fase da Bloch com o personagem!!!

    tbm gosto da Bloch, e ainda mantenho algumas coleções dela (a do Aranha)... outras eu vendi qdo comprei as republicações da Panini (tipo a "Biblioteca dos Vingadores" - q cobriu todas as ed. da Bloch)!!!

    qto ao quarteto... eu tbm sou um grande fã dos desenhos animados deles (tanto aquele clássico da Hanna-Barbera, qto aqueles novos dos anos 90): mas vou deixar pra falar deles numa futura matéria sobre essas animações clássicas, rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. "OI, LEO! Gosto do COISA e essa história parece boa, ao menos me atraiu. Fiquei curioso para ver cenas dela."


    essa história é mesmo ótima, Fabiano...

    além de ter bastante ação, ela tbm é dramática.. pois o Coisa até chora de saudades de seus amigos, achando q eles deviam ter ficado felizes de terem se livrado dele (qdo na verdade o resto da equipe tava desesperada pra descobrir pra q planeta o coisa tinha sido levado e tevam resgatá-lo a todo custo)!!!

    na arena, o coisa é derrotado por um gladiador andróide chamado "Torgo", de quem acaba virando amigo (já q ambos são escravos e obrigados a lutar).

    No fim, o "Torgo" morre em combate pra ajudar o coisa...

    é um épico espetacular mesmo q mistura ação e emoção!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  9. "Eu me lembro que você me falou dessa trama que parece ser bem interessante pelo fato do anjo Gabriel vir anunciar o fim do mundo"


    sim... eu já devo ter comentado isso em alguma outra matéria: pois essa é mesmo uma das minhas sagas preferidas do 4F (já li e reli mtas vezes)!!!

    vc me deu a idéia de fazer uma prévia disso um dia... vou tentar descolar as imagens e postar aqui uma hora dessas, blz?? Afinal, essa saga merece ser relembrada com maiores detalhes!!!

    ResponderExcluir
  10. "Espero que a Panini esteja com uma boa qualidade gráfica para com essas edições de heróis. Ninguém merece comprar uma revista com desenhos tão bem detalhados e histórias bem estruturadas e grandes, mas com impressões e acabamentos gráficos ruins."


    qto a isso, pode ter certeza q a panini dá um banho na Abril, Fabiano....

    a panini tá só a 10 anos no mercado, mas já superou de longe a Abril com seus 60 anos nas costas. Falo isso em comparação principalmente coma linha de heróis mesmo, já q a Abril começou de maneira espetacular nos anos 80: mas começou a decair vertiginosamente em qualidade da metade dos anos 90 pra 2000!!!

    a panini tbm comete erros, é claro: o principal deles é a segmentação do mercado ao investirem pesado no luxo e em formatos q encareceram demais os gibis....

    mas mesmo assim ainda é possível acompanhar algumas séries através de encadernados (q vez por outra aparecem com descontos impressionantes).... e tbm tem aquelas comunidades do orkut com "cupons de descontos" pras lojas virtuais, q abatem até 50% do preço de capa em lojas tipo submarino e tal!!!

    existem vários caminhos a seguir...

    eu tbm adoro o papel, mas em último caso, eu tbm apelo pros arquivos digitais (até pq, nem todas as séries q eu curto saem no Brasil)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Nano Falcão11/12/2011, 10:15

    Boa matéria, mas realmente, poderia incluir sobre a passagem do Quarteto pela Bloch...

    Suas histórias eram publicadas na revista "O Tocha Humana" (!). E foi lá que eles começaram a ser chamados de Os quatro fantásticos. Na verdade, eles foram chamados de "Os Quatro Fantásticos" antes na versão brasileira do desenho animado. A Ebal traduziu como "Quarteto" (o desenho ainda não havia sido lançado). Daí veio o desenho "Os Quatro Fantásticos". E foi com esse nome que a Bloch e a RGE ficaram. A Abril preferiu Quarteto.

    ResponderExcluir
  12. "...na arena, o coisa é derrotado por um gladiador andróide chamado "Torgo", de quem acaba virando amigo (já q ambos são escravos e obrigados a lutar)."

    Poxa! Ótimo desfecho. Parece até tocante!

    "...a panini tá só a 10 anos no mercado, mas já superou de longe a Abril com seus 60 anos nas costas..."

    Pois é! As republicações da Abril normalmente vinham com um acabamento de cores na sua impressão muito bom, superior até das mensais com conteúdo inédito. Mas, de uns tempos pra cá, não deu para entender patavinas o que houve com erros em revistas há muito tempo esperadas... enfim, espero que superem logo isso.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  13. ótima matéria. como já comentei(eu acho) acompanhava o quarteto meio qu ena inércia, já que, como você mencionou, eles sempre tiveram um "puxadinho" nas revistas do cabeça de teia então acabei lendo bastante coisa da família fantástica.
    Essa fase da volta do Galactus é uma de minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  14. Fabiano, não endeuse tanto a Abril daquela época.ela sepre publicou muita coisa isso não dá pra negar, mas também fez muuuuuuita besteira como pular,picotar até reorganizar quadrinhos para as histórias se encaixar no espaço que eles queriam(tinha casos em que um arco inteiro(4/5 histórias) eram comprimidas para virar uma só.sem contar o tempo de espaço entre as publicações daqui e as do EUA.hoje eles levam em média um ano pra chegar aqui. na época da Abril houve época que levavam 4 anos.se contar a bagunça cronológica onde cada personagem se encontrava em um período diferente e quando se encontravam era necessárias adaptações para esconder ou contornar esse fato...

    ResponderExcluir
  15. "Boa matéria, mas realmente, poderia incluir sobre a passagem do Quarteto pela Bloch..."


    Ae, Nano... blz??

    brigadão mesmo pelas informações... eu não sabia o conteúdo dessas revistas do "Tocha", e achava q fossem apenas material do Tocha (da revista "Strange Tales"). nunca tive essas ed. da Bloch!!!

    seja como for, essa fase da Bloch com o 4F (q parece ter durado poucas ed.) deve ter sido totalmente coberta pelo conteúdo da 1º BHM da panini (q encaderna Fantastic Four do 1 ao 10), será q não??

    Valeu!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  16. "Mas, de uns tempos pra cá, não deu para entender patavinas o que houve com erros em revistas há muito tempo esperadas..."


    Minha teoria/chute pra explicar essa queda brutal de qualidade e falta de cuidado com ed. especiais q andamos vendo recentemente:

    funcionários despreparados e mal-treinados pra trabalhar com digitalização/recuperação de originais (ou até mesmo pra imprimirem os gibis na gráfica).... e uma editora q não cobra dessa gráfica uma melhor qualidade pra seus produtos (mesmo tendo um nome a zelar)!!!

    enfim, tbm espero (e torço) que superem logo isso e voltemos a ter hqs Disney impressas da melhor forma e com o máximo de qualidade possível!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  17. "se contar a bagunça cronológica onde cada personagem se encontrava em um período diferente e quando se encontravam era necessárias adaptações para esconder ou contornar esse fato..."


    é verdade, Macgaren...

    eu li as atrocidades cometidas na 1º versão de "Guerras Secretas", mas sei q vários personagens foram "apagados" ou "redesenhados" na história pra q os uniformes ficassem de acordo com o q estava sendo publicado nas outras revistas (já q "Guerras" foi uma mega-saga publicada com anos de adiantamento com relação às séries mensais em vigor)!!!

    uma dessas bizarrices eu pude presenciar... qdo a Abril alterou a armadura do Homem de ferro na saga "A Queda de Murdok" (um artista brasileiro teve q desenhar por cima do original pra q a armadura combinasse com a versão q saía na mensal do ferroso)!!!

    podemos dizer q a Abril criou a "sua própria versão" do Universo Marvel.... em uma cronologia própria!!!

    ResponderExcluir
  18. "Fabiano, não endeuse tanto a Abril daquela época."

    Reconhecer não é endeusar. Antigamente não se tinha um compromisso tão acirrado por aqui sobre HQ´s, o público não era tão exigente, por isso cada editora fazia o que pensava ser o melhor (é claro! pensando mais em si mesma do que nos consumidores).

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho saudade da RGE,principalmente do cheiro do papel.Hehehe.

    ResponderExcluir
  20. "Eu tenho saudade da RGE"


    Ainda hj a RGE é a minha editora preferida de todos os tempos...

    foi com ela q eu comecei a colecionar HQs, e foi a q melhor elaborou alguns mixs de revistas: com gibis tipo: Aranha, Hulk, e 4F... trazendo histórias SÓ deles (apesar do HUlk ter cedido espaço pra "Mulher-Hulk" no mix em suas últimas edições)!!!

    e os almanaques eram um show à parte... só sagas boas e raridades como "tiras de jornais" dos heróis!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. Oi LEO! Beleza?
    Lendo teu blog conheci a fase do Byrne no Quarteto e curti muito. Tem um vendedor do ML vencendo os 4 volumes do Maiores Clássicos do Quarteto do Byrne por 200ão. Acha que vale ou é roubada? Ajuda este seu leitor! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí.... blz?

      Olha, eu tbm acho essa fase do Byrne no "4F" excelente.... Mas esse preço q tão pedindo por ela no ML é meio abusivo. Tá certo q o material é raro hj em dia e mto difícil ser encontrado os 4 encadernados ao mesmo tempo, mas acho esse valor cobrado mto alto (SE eu fosse vender as minhas seria pela metade do preço)!

      De repente.... se o frete estiver incluso nesses 200, ainda vá lá: Mas se não estiver, talvez seja melhor esperar até uma futura republicação (é o q eu faria nesse caso, até pq a Panini publicou apenas a metade da fase Byrne no Brasil)!

      Abs!

      Excluir
    2. Valeu LEO! Putz... O frete tá incluso, mas acho caro também. Acabei de pagar 15 reais no volume 3... O teu X9 sabe de algo sobre republicação dessa fase? O 4F me parece meio fora de moda no momento, a editora prefere dar atenção a outros títulos... Bom, agradeço muito. Parabéns pelo ótimo trabalho, é referência pra quem gosta de quadrinhos. Abraço, Malandrovski.

      Excluir
    3. E aí, Malandrovski.... blz?

      Pois é, mesmo com frete incluso eu ainda acho meio paulada esse preço, rs... As ed. dele teriam de estar mto perfeitas (q nem as minhas) pra cobrar esse preço. Mas mesmo assim, não é um valor q eu pagaria (e nem venderia as minhas por um preço tão elevado). Pelo menos nesse caso, o material é realmente excelente!

      Qto ao "X-9".... Sim, eu até já noticiei aqui no blog (no começo do ano) q a "CHM do 4F" traria materiais das fases Kirby E Byrne. O problema, é q se a Panini jogar o Byrne nessas "CHM", certamente será tudo fora de ordem (com cortes de histórias ou em ed. temáticas). A vantagem dessa coleção anterior de "Maiores Clássico" é q tá toda na ordem correta (embora tenha sido cancelada na metade da fase Byrne)!

      E brigadão mesmo por estar curtindo o blog.... qq dúvida, é só mandar aí q eu ajudo no q puder, blz?

      Abs!

      Excluir
  22. Puxa muito obrigado de novo pelos links leo estou vendo as suas postagens do quarteto fantástico sabe eu já tive essas duas edições com o quarteto fantástico esse GHM n° 25 e o Marvel saga n° 2 também com a história em que o quarteto fantástico salva a vida de galátus e depois o julgamento de reed Richards. muito bom amigo valeu! Abs

    ResponderExcluir
  23. Oi eu quis dizer que eu já tive essa edição Marvel saga com a história em que o quarteto fantástico salva a vida de galactus
    E também o julgamento de reed Richards. ABS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Eu tbm tenho essa história q vc falou... mas tenho ela numa coleção q saiu há uns 10 anos atrás: "Os Maiores Clássicos do 4F" (q teve 4 ed. cobrindo parte da fase BYRNE)!

      A versão em formatinho eu não nunca cheguei a ter... o bom é q tão sempre republicando as coisas legais do passado!

      Abs!

      Excluir
  24. Oi queria dizer que eu também já li essa edição chamada os maiores clássicos do quarteto fantástico, mas faz tempo que eu li então não me lembro se foram três ou quatro edições dessa coleção que você falou. eu li também os maiores clássicos dos x-men e também os maiores clássicos da tropa alfa e os maiores clássicos do demolidor e do capitão América também que a Panini comics publicou faz algum tempo. eu reli muitas histórias que a editora abril publicou há muito tempo atrás, mas que foram republicadas nessas edições como a saga de Elektra. A saga da fênix negra. A morte do guardião e o massacre de mutantes e muitas outras de cada herói que a gente conhece. Abs!

    ResponderExcluir
  25. Oi sou eu de novo então a editora chamada RGE chamava eles de os quatro fantásticos que nem o desenho da TV dos anos 60 bem eu não vi esse desenho, mas soube dele pela TV acho que foi num programa que lembrava de séries e desenhos clássicos faz muito tempo que eu vi isso, mas eu pesquisei na internet e fiquei sabendo que eles tiveram um desenho animado chamado os quatro fantásticos eu não sabia porque não sou dessa época, mas também soube que namor também teve um desenho e o capitão América. O homem-aranha. O Hulk. O Thor. E o homem de ferro também sabe eu só conhecia o desenho dos superamigos e também
    He-man. Thundercats. Caverna do dragão. Zillion. Cavaleiros do zodíaco e dragon ball Z e muitos outros que não dá pra citar aqui, senão vai ficar muito cheia essa página, mas se na infância você assistiu à muitos desenhos animados deve saber saber que eu que quando era criança assisti à muitos desenhos animados também. Afinal de contas todos nós fomos crianças um dia nessa vida certo? Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Bem, eu vivia grudado na frente da TV nas manhãs de sábado (durante a semana não, pq eu estudava de manhã e de vez em qdo matava aula pra ver TV)... Eu fui criança nos anos 70 e os desenhos animados eram a melhor coisa na programação da época na tv!

      Te recomendo q vc assista alguns desses episódios dos "4 Fantásticos" no youtube (se encontra fácil por lá)... eram divertidos e até q bastante fiéis aos gibis da época. Teve desenhos tbm do "cap. américa", "hulk", "namor", "Thor", e o "Aranha" (é claro): todos produzidos nos anos 60 e exibidos na TV até meados dos 80!

      Abs!

      Excluir
  26. Oi amigo obrigado pela recomendação eu vou ver sim lá no YouTube lembra que em outro comentário eu que assisti a série japonesa spectreman! É eu assisti todos os episódios no ano passado e camarada leo desculpe ter colocado duas vezes a palavra saber alí no outro comentário só agora que eu vi as vezes cometo erros de digitação sem querer desculpe de novo amigo. Abs!

    ResponderExcluir
  27. Oi de novo alí em cima está escrito o melhor gibi do mundo, mas cancelaram eles não é? Esse foi o do gibi do quarteto fantástico não é? Uma pena isso! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Sim, nos dias de hj cancelaram o gibi do "4F" (q já foi considerado o "melhor do mundo" - nos anos 60)... Mas imagino q seja um cancelamento temporário e q tenha a ver com os direitos dos FILMES q eu comentei contigo em outro post (o "4F" tá com a FOX no cinema)!

      Abs!

      Excluir
  28. Oi de novo e eu me corrigindo outra vez eu disse que assisti a série japonesa spectreman no ano passado em 2016. assisti a todos os episódios foi isso que eu quis dizer esqueci de por o disse. e ainda falando um pouco do quarteto fantástico se a 20th century fox tem os direitos sobre o quarteto fantástico para produções no cinema então a Marvel não tem como recuperar isso? Você disse que tem que esperar passar algum tempo se o estúdio ficar alguns anos sem fazer um novo filme aí a Marvel pode recuperar os direitos dos personagens para produções no cinema? É isso não e? Abs!

    ResponderExcluir
  29. E completando mais uma palavra que faltava eu quis dizer que esse foi o fim do gibi do quarteto fantástico? E o doutor destino ele morreu? Sabe alguma coisa dele? É só isso. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pra Marvel recuperar os direitos sobre o "4F"... só se a FOX passar um tempo sem produzir filmes (tipo uns 3 ou 4 anos - por aí). Ou se a FOX mesmo desistir, é claro (e com o fracasso do último filme do "4F" eu cheguei a pensar q iriam largar de mão)!

      O "Dr. Destino" de vez em qdo aparece em alguma saga da marvel... ele já não precisa de um gibi do 4F pra continuar sendo um vilão geral!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...