26/09/2011

X-Men: 1º Classe..... (A Origem dos X-Men )!!!

Dia desses eu tava revendo esse filme, e resolvi comentar aqui no blog.... olha, até agora não vi filme melhor do q esse este ano (claro q ainda falta assistir um monte de atrasados - incluindo "Thor" e "Cap. América"): Mas tô duvidando q algum filme supere "X-Men: 1º Classe" (ao menos entre os de 2011 q ainda não assisti)!!!

Esse filme ficou perfeito em todos os aspectos....

Além da ótima escalação do elenco, da reconstituição de época (o filme se passa na década de 60), e da produção impecável.... o roteiro é bastante consistente e adapta com perfeição o q seria equivalente à anos/décadas de uma intrincada e complexa cronologia nos quadrinhos!!!


Foi uma decisão acertada da FOX (q geralmente costuma fazer cagadas homéricas ao adaptar pras telas os gibis da Marvel) recomeçar a franquia dos X-men pelo começo de tudo... ou seja: pela origem da equipe. O filme se passa no começo dos anos 60 durante a crise dos mísseis de Cuba (fato histórico real) qdo o Prof. Xavier e seu (até então) amigo Magneto ainda eram jovens e lutavam lado a lado (sem imaginar q um dia se tornariam rivais com ideais totalmente opostos)!!!

Com o apoio do governo os X-Men (Xavier, Magneto, Mística, Destrutor, Fera, Banshee) são formados a partir da convocação e alistamento de jovens com poderes sobre-humanos para enfrentar uma ameaça igualmente mutante (Sebastian Shaw, Emma Frost, Azazel, Angel).... O resultado é uma batalha ininterrupta entre heróis e vilões em meio à intrigas, espionagens, conspirações governamentais, traidores, e amizades sendo desfeitas....   

Quem assistiu os outros filmes da série (q se passam na atualidade).... sabe q os eventos mostrados em "X-Men: 1º Classe" não iriam (e nem teriam como) terminar bem. Portanto, nem vou comentar muito da trama do filme pra não estragar as surpresas q o roteiro ainda reserva ao espectador: pois mesmo q o público já saiba ou imagine o q irá acontecer no decorrer do filme... a graça está em saber de q "forma" as coisas irão se desenrolar!!!

Algumas curiosidades e referências q aparecem no filme.....

Em determinado momento, qdo Xavier e Magneto começar a recrutar a equipe.... eles tentam convidar o Wolverine (numa participação especial do ator) q responde a eles com um sonoro e enfático: "Vão se Foder", rs!!!

Pra quem não lembra, o Wolverine nasceu no começo do século passado (por volta de 1900) e seu fator de cura retarda o envelhecimento (porisso ele mantém nos anos 60 a mesma aparência q tem hj). E a explicação pra ele não se lembrar (nos filmes anteriores) desse encontro com Xavier e Magneto, é q nos anos 70 sua memória seria completamente apagada no projeto "Arma X" (e isso foi mostrado tanto no gibi de mesmo nome, qto naquele filme escroto do Wolverine). Portanto, foi uma sacada genial a participação do Wolverine em "1º Classe"!!!

Entre outras participações curiosas.... temos a do vilão "Azazel" (q tem a aparência de um diabo com pele vermelha) e q no gibi é pai do herói "Noturno" (q apareceu no 2º filme dos X-Men - e tem os mesmos poderes de teleporte do pai). Só q o Noturno tem a pele azul... pois no gibi a mãe dele é a "Mística" (o q explicaria ele ter os poderes do pai e ter puxado a pele azul da mãe). É claro q o cinema não precisa necessariamente seguir à risca o q acontece nos gibis, mas tudo leva a crer q alguns desses parentescos podem ser mantidos tbm nas telas!!!

Um dos mocinhos do filme.... é o "Destrutor": um carinha q emana rajadas lasers do peito. Pois é, esse aí é um caso + complicado, pois no gibi ele é irmão do "Cíclope" (e q no filme mantém o mesmo sobrenome: Summers - forçando um parentesco e com um poder mto semelhante ao do irmão). Só q pelo ano em q se passa o filme, seria improvável q no cinema eles sejam irmãos.... é mais fácil fazerem com q o Destrutor seja pai do Cíclope (caso voltem a mencionar esses personagens em futuros filmes da franquia)!!!

Enfim.... fica aí a dica pra quem ainda não assistiu esse ótimo filme: q consegue ser um tremendo "Blockbuster" do cinema ao mesmo tempo em q se sustenta com um roteiro inteligente e mto bem amarrado com os demais filmes da série!!!
 
Até+

4 comentários:

  1. Quando você assistir Cap. América vai ver que tem sim, algum que supere.

    E já tem pauta pra tua próxima postagem: Faleceu o Sergio Bonelli.

    ResponderExcluir
  2. Pois, é... ainda bem q o filme do capitão parece promissor (só tenho ouvido elogios à ele mesmo)!!! Assim q chegar em DVD eu assisto...

    esta semana vou ver o filme do THOR (seguido do desenho animado "Loki")!!!

    depois faltarão apenas os fracassados "Lanterna" e "Conan"... pra fechar os filmes de gibi deste ano!!!

    e q notícia triste essa do Bonelli, hein?? (q ele descanse em paz)!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo.. Pra mim os três melhores filmes desse ano são X-Men Primeira Classe,Planeta dos Macacos a origem e Capitão América.

    Sobre as alterações...bom é uma adaptação e não precisa ser literal como muitos xiítas acham. basta manter o clima dos quadrinhos e isso o filme conseguiu. recomendado mesmo. na espera do meu Blu-Ray chegar pra re-assistir \o/

    Ah, além do Wolverine,notou que há uma homenagem à Mística da Rebeca Ronji-Stamos?

    ResponderExcluir
  4. "e não precisa ser literal como muitos xiítas acham. basta manter o clima dos quadrinhos e isso o filme conseguiu."


    concordo...

    o importante é manterem o "espírito" e o "respeito" pelo conteúdo de uma obra (seja gibi ou livro) ao adaptarem ela pro cinema (o q é raríssimo de acontecer)!!!

    o planeta dos macacos e cap. américa... eu ainda não vi (vou esperar os 2 saírem em DVD - pois parei de frequentar cinemas: tenho achado + cômodo assistir filmes em casa e na madrugada, rs)!!!

    e sim... eu notei a homenagem à Mística da trilogia (ficou bem apropriada tbm)!!!

    e esqueci de mencionar na turma de vilões tbm... o restolhão "Maré Sangrenta" (ou algo assim) q formava ciclones com seus poderes: esse vilão apareceu na saga "Massacre de Mutantes" (dos anos 80) e depois nunca mais ouvi falar dele!!!

    mas se teve mais alguma referência a qq outro personagem... acho q eu não "pesquei": pois agora tudo q me lembro taí, rs!!!

    valew!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...