Matéria Especial aqui no "Submundo" (feita por sugestão de um leitor do blog no mês passado - durante um debate nos comentários, rs)... Aproveitei o lançamento (na loja da Criativo) da adaptação em HQ de "2001 - Uma Odisséia no Espaço" (de Jack KIRBY) pra listar outros FILMES de sucesso que também foram adaptados das telonas pros GIBIS:
"2001 - Uma Odisséia no Espaço" (de Jack Kirby); "Guerra nas Estrelas" (BLOCH); O "Planeta dos Macacos" (Replicóide); "Batman" (Filme de 1989); "Robocop - de Frank Miller" (INÉDITO no Brasil); "Conan - O Bárbaro"; "Justiceiro - O Filme"; O "Império Contra-Ataca" (no mix da revista do "HULK"); e "O Abismo Negro"!
Confira abaixo:








"2001 - Uma Odisséia no Espaço" (de Jack Kirby) + "O Abismo Negro": A loja da Editora Criativo já começa bem o ano com uma grata surpresa... A adaptação em HQ do FILME: "2001 - Uma Odisséia no Espaço" (capa-cartão, 72 pág, R$ 50). A obra estava INÉDITA no Brasil e saiu lá fora, na época, em formato magazine (o mesmo adotado aqui: 21x28 cm). Uma viagem épica em quadrinhos inspirada em Arthur C. Clarke e Stanley Kubrick. Esta edição adapta os eventos do filme de forma única, com diálogos
extras extraídos do romance de Clarke (o LIVRO baseado no filme - além do conto que originou a produção: "A Sentinela") e de um rascunho do roteiro
original, que traz uma versão mais coloquial de "HAL 9000". Diferente do
filme, as legendas narrativas dos quadrinhos revelam os pensamentos e
sentimentos dos personagens, enriquecendo a experiência. O REI Kirby, imprime seu estilo inconfundível na
representação. Seu processo criativo evoluiu ao longo dos anos, partindo
de sinopses e esboços até o traço final, com revisões detalhadas em
cada etapa. Abaixo (no final da postagem) tem uma PRÉVIA da edição, que é em P&B (tenho uma versão em fac-simile colorida também, mas a arte em P&B do Kirby é ainda mais deslumbrante e detalhista: Uma OBRA-PRIMA do cinema e das HQs - Perfeita e ABSOLUTA nas 2 mídias). Mas ATENÇÃO: Não confundir com a série mensal ("2001") feita pelo próprio Kirby, nos anos 70, e que teve 10 edições ao todo (apresentando pra Marvel o "X-51: Homem-Máquina")! Na mesma linha (mas guardas as devidas proporções, obviamente), temos também: O "Abismo Negro" (que saiu aqui numa edição avulsa da Abril e teve sequências no mix de "Almanaque Disney"). É um filme menor da Disney (de 1979) que tentou pegar carona em "Jornada nas Estrelas", mas que (com o tempo) tornou-se um "cult" entre fãs de sci-fi (rendeu uma BOA HQ, que achei apenas "OK" - igual ao FILME)!
"Guerra nas Estrelas" (BLOCH) + O "Império
Contra-Ataca" + O "Planeta dos Macacos" (Replicóide) + "Conan - O Bárbaro": A franquia de "Star Wars" (Guerra nas Estrelas) foi campeã de adaptações das telonas pras HQs, tendo tido diversas versões de seus filmes republicadas ao longo dos anos. Mas a 1º delas saiu aqui pela BLOCH (CAPA acima), trazendo um INFAME: "Darth Vader" COR-DE-ROSA (com amarelo) - Simplesmente BISONHO, rs. Mas se as cores (psicodélicas) da Bloch tornaram essa adaptação uma PIADA (e uma aberração editorial), o mesmo não pode ser dito de sua republicação pela Deagostini (no Vol. 1 da extensa coleção com 70 encadernados da franquia), que com as cores acertadas (ufa) trouxe como curiosidade a versão HUMANA do "Jabba - O Hutt" (pois a HQ era baseada no roteiro original, que incluía cenas que foram cortadas do FILME, rs)! Seguindo na saga de "Luke X Vader": O "Império Contra-Ataca" (melhor filme de toda a série) teve sua adaptação publicada no mix da revista do "HULK" da Abril (da mesma forma que a editora jogou o "Indiana Jones" pro mix de "Cap. América" - o que soava estranho pros leitores da época)! O "Planeta dos Macacos" (filme de 1968) teve sua adaptação pras HQs pela BLOCH também, mas rendeu uma revista de bastante sucesso (durante o AUGE da macacada, rs). Essa adaptação, foi republicada em P&B pelo fanzine: "Replicóide" (CAPA acima) em 3 edições, terminando com a célebre cena da Estátua da Liberdade ("Malditos", kkk)! E "Conan" (Filme de 1982) foi adaptado pras HQs com traço de John Buscema (principal artista da revista do Bárbaro). A edição da Abril foi um tremendo sucesso comercial (que nem o filme), MAS (infelizmente) era uma versão bem "light" com todas as cenas mais violentas sendo cortadas e amenizadas na HQ (foi republicada pela Panini em "Espada Selvagem - em Cores 2")!
"Batman" (Filme de 1989) + "Robocop - de Frank Miller" (INÉDITO no
Brasil) + "Justiceiro - O Filme": O BLOCO dos heróis (e anti-heróis) urbanos... O "Batman" de Tim Burton foi uma verdadeira FEBRE quando estreou nos cinemas em 1989, em uma produção sombria, estilizada, e cheia de ação. Sua adaptação pra HQs saiu pela Abril (CAPA acima) e foi igualmente um grande sucesso (até eu, que estava afastado dos gibis na época, saí do cinema direto pra uma banca e comprei essa adaptação + o almanaque: "As Várias Faces de Batman", tamanha a empolgação gerada entre os fãs da época - carentes de boas adaptações dos gibis pro cinema - e vice-cersa). Essa, nunca mais foi republicada (a Panini rateou, pois nos EUA relançaram essa HQ logo que anunciaram a volta de Michael Keaton ao papel no filme do "FLASH" - que flopou, mas gerou bastante engajamento nas redes pela volta do "Bat-Keaton")! "Robocop" (Filmaço de 1987) teve um roteiro escrito por Frank Miller pra uma sequência, mas que foi totalmente mexido e remexido (resultando num péssimo 2º filme da franquia). Porém, a Avatar (editora americana) resolveu publicar um encadernado (INÉDITO no Brasil) com as 9 histórias que adaptam esse roteiro original (e - pasmem - é muito bom). Recomendo que leiam (nem que seja em scan - essa eu tive q importar, pois sou mto fã do "Robocop" RAÍZ)! Por FIM: "Justiceiro" (O Filme de 1990) ficou devendo. Mesmo com Dolph Lundgreen no papel (muito parecido fisicamente com o vigilante), o filme decepcionou na execução geral (nem mesmo a camisa com caveira ele usa no filme). Até que achei um "BOM" filme de ação, mas como adaptação poderia ter sido melhor sim. A HQ também ficou comprometida por seguir à risca o resultado do filme (mas vale como item de colecionador, rs)!

Até+
Oi Leo!
ResponderExcluirParabéns pela matéria diferenciada, um tema que realmente merece ser explorado já que ao longo de basicamente quase 50 anos tivemos adaptações de filmes para as HQs sendo publicadas no Brasil!
E olha, que não chegamos nem perto do que saiu principalmente nos EUA, faltando Blade Runner, Krull, Fuga do Século 21, Juiz Dredd (do Stallone), O Sombra, dentre outros!
Creio que os filmes do Batman tornaram esta tradição pontual no Brasil entre 1989- 2005, apesar que teve de outros filmes de heróis, principalmente da Era Fox no início dos Anos 2000!
Creio que hoje, este tipo de publicação se tornou obsoleta, afinal com a facilidade de se ter um filme hoje, este tipo de tira-gosto pra quem viu e não poderia ter mais o filme, somente se tivesse vidrocassete para gravar na TV ou ir numa videolocadora, ou não assistiu para matar a curiosidade; seu mérito está todo no passado, principalmente na Década de 80 com Conan que repetiu a parceria das HQs do personagem com Roy Thomas e John Buscema completando esta fase marcante e única do personagem; Batman com Denny O' Neil nos roteiros, Robocop, e acrescentando à lista Roger Rabbit!
Estas capas postadas trazem uma grande nostalgia, de um tempo muito saudoso, algo que não existe mais no mercado atual!
A moda agora é novelização dos filmes como estão lançando dos filmes do Batman da Era Nolan, e mais alguns outros como o da Viúva Negra, e Star Wars!
No fim das contas o mercado mudou, mas nem tanto assim!
Abraços!
Oi, Elcio... Tdo bem?
ExcluirObrigado por ter curtido a postagem, amigo... Ela foi sugestão de um leitor do blog (q indicou esse tema no mês passado e produzi a matéria assim q recebi minha edição de "2001", rs)!
Eu, particularmente falando, sempre curti essas adaptações de filmes pra gibis... e durante um tempo isso se tornou um "sub-gênero" na indústria de HQs. Só q, de fato, nos dias de HOJE já se tornaram obsoletas essas adaptações, a ponto da Marvel ter declarado publicamente q NÃO produzirá mais adaptações de seus filmes pra gibis!
Nadando contra a corrente... a linha "Star Wars" continua investindo nesse filão, e ano passado tivemos a versão pra quadrinhos da 1º Temporada do "Mandaloriano" (acho q em 2 Vol. se não me engano). Mas duvido mto q façam uma do "Acólito", hahaha (o maior fracasso e a produção mais detestada pelos fãs da franquia)!
E sim, bem observado... enquanto as adaptações pra GIBIS caíram em desuso, as novelizações são um caso à parte (e devem ter achado uma fatia de público bem específica)!
Abs!
"Eu, particularmente falando, sempre curti essas adaptações de filmes pra gibis... e durante um tempo isso se tornou um "sub-gênero" na indústria de HQs. Só q, de fato, nos dias de HOJE já se tornaram obsoletas essas adaptações, a ponto da Marvel ter declarado publicamente q NÃO produzirá mais adaptações de seus filmes pra gibis!"
ExcluirMuito melhor investir em prelúdios caça-níqueis e de qualidade duvidosa do MCU...
...
O Elcio lembrou das novelizações, acho-as mais desnecessárias ainda, salvo raras exceções, quando são de sagas de hqs, acho pior ainda.
Sobre adaptações de filmes, nao sei se chegou aqui mas tem as dos filmes do Raimi, Darkman (fraca) e Evil Dead e Army of Darkness (essa ultima com arte de John Bolton e muito boa na minha opinião).
Oi, L... blz?
ExcluirBem lembrado... além das adaptações de filmes pra HQs, os "Prelúdios" (histórias novas e complementares pros filmes) renderiam uma postagem à parte (de tantas q fizeram, rs)!
Qto às novelizações... EU, particularmente, NÃO gosto: Mas parecem ter encontrado seu público (pessoas q gostam tanto de um determinado filme q depois querem LER a história do mesmo em livro)! E dos filmes q vc citou no final, lembro vagamente de ter visto um gibi do "Darkman" na época (mas não sei dizer se era daqui ou importado, rs)!
Abs!
Fala aí comandante Leo!
ResponderExcluirSó posso iniciar um comentário sobre essa matéria com uma palavra "espetacular!!!". Além de trazer o que penso eu é o motor que impulsiona o leitor de HQs de uma maneira bem abrangente que é a nostalgia, traz também um tema bem apreciado pelo consumidor de cultura pop que é a ficção científica. Isto posto do conteúdo em si, fiquei muito satisfeito com a notícia da Editora Criativo, sempre ela, disponibilizar a graphic novel feita por Jack "Rei" Kirby de um dos maiores clássicos do gênero em todas as mídias que é "2001 - Uma Odisséia no Espaço", essa vai ter de ser cofre o mais rápido possível. E tendo a concordar com sua definição sobre "Abismo Negro" da Disney, na época não cheguei a assistir o filme pois a tenra idade não me permitia frequentar as salas de cinema, contudo cheguei a ter em mãos a versão em HQ já que era um leitor voraz de material da Disney em quadrinhos. Por isso tenho uma memória afetiva bem grande com esse material e gostaria de ver algum dia de volta as lojas ou comics shops.
Quanto as versões em HQ de "Guerra nas Estrelas", "Planeta dos Macacos" e "Conan - O Bárbaro", do primeiro tenho conseguido pegar os encadernados da De Agostini com essa fase clássica que me parece foi do 1 ao 12 já tenho mais da metade se conseguir achar o restante, posso abortar a aquisição do "busão" da Panini com essa fase. Do segundo item pude apreciar a primeira parte publicada no fanzine "Replicóide" graças a um intercâmbio de materiais que fizemos com os que produzi artesanalmente. E a versão em quadrinhos do bárbaro cimério cheguei a possuir quando do seu lançamento pela Abril, mas infelizmente se perdeu com o tempo como muitos materiais clássicos que tive na infância, adolescência quando não tinhamos a noção do colecionismo. Pra suprir um pouco da perda cofrei essas edição a cores da Panini.
E no último segmento da matéria, adaptações de personagens de impacto que suas versões em quadrinhos deixaram, na minha opinião um pouco a desejar. Falo do filme de 1989 de Batman e da versão do ano seguinte do Justiceiro, cheguei também a ter em mãos ambas as edições também perdidas posteriormente. E esse "Robocop - de Frank Miller" bateu um curiosidade, vale uma busca de uma versão digital nas profundezas das "internetes" da vida, tive uma mini-série publicada acho que ainda pela Abril de "Robocop & Exterminador do Futuro" me parece com roteiro de Frank Miller e arte de Walt Simonson, que não chega ser nenhuma obra prima da nona arte mas diverte.
Então é isso uma versão em vídeo dessa matéria no canal do SubmundoHQ, seria daquelas de dar like, comentar, salvar o vídeo na playlist e baixar no computador, fica a sugestão. Valeu por tanta informação e boas recordações.
Um abraço e até a próxima!
E aí, LEPM... blz?
ExcluirBrigadão mesmo por ter curtido a postagem nostálgica, amigo... Aproveitei o lançamento de "2001" (Criativo) pra comentar sobre outras adaptações clássicas tbm, rs! Aliás, ficou linda essa edição de "2001" (q recebi no dia em q redigi esta postagem: Super-recomendo! Só não demore mto mesmo pra adquirir um exemplar, pois considero um milagre ainda não ter esgotado e pelo histórico de HQs esgotadas na loja da Criativo: poucas são aquelas q ganham nova tiragem! O "Abismo Negro" eu tinha o gibi da Abril na época, mas só fui assistir o filme anos depois (qdo passou nos primórdios da "Tela Quente" - final dos anos 80). Lembro de ter gostado mais do gibi do q do filme em si, q foi uma tentativa fracassada (comercialmente falando) de se criar um genérico de "Jornada nas Estrelas"!
No 2º BLOCO... Eu tenho hj 2 versões de "Guerra nas Estrelas" e "Império Contra-Ataca": Nas edições da Deagostini (não tenho a fase clássica completa, apenas as edições q trazem as adaptações dos 3 FILMES) E depois eu tenho todos os filmes recolorizados naquela coleção q saiu pela Panini (só com as adaptações "remasterizadas", rs)! O "Planeta da Macacada" eu tenho só na "Replicóide" tbm (pena q parou apenas no 1º filme - creio q esse fanzine não terá mais continuidade, infelizmente). Mas algo me diz tbm q a Panini logo anunciará esse material de alguma forma, rs! E "Conan" eu cheguei a ter o da Abril na época, mas mesmo sendo moleque, fiquei com raiva de ver q o gibi tava todo "CENSURADO" (sem sangue) e nunca me interessei em recuperar essa edição: Até a Panini republicar nessa "ESC em Cores" 2, hehe (aí eu acabei me deixando vencer pela vermice, kkk)!
Nos urbanos... Ainda guardo com carinho a adaptação do 1º "Batman", mas acho q a Panini rateou em não ter republicado durante o hype em torno do FILME do "Flash", pois o reprint do filme de 89 lá fora parece ter vendido bem (o filme do Tim Burton tem uma legião de fãs até hj)! O "Justiceiro" eu não tenho essa adaptação: Aliás, nem gosto tanto desse filme (acho apenas "ok") e meu favorito pra cinema é a versão do Thomas Jane (tbm gostei do "Zona de Guerra", embora seja um filme mais "B")! Agora o "Robocop" do Miller eu recomendo: Tenho ele importado e ficou FODÁSTICO (o artista é o mesmo de "Black Summer" do Warren Ellis - o cara desenha pra kct e a HQ é ultra-violenta)!
Ah, e obrigado pela sugestão... A ideia é transformar sim algumas matérias do blog em "remakes" audiovisuais, hehe!
Abs!
"E esse "Robocop - de Frank Miller" bateu um curiosidade, vale uma busca de uma versão digital nas profundezas das "internetes" da vida, tive uma mini-série publicada acho que ainda pela Abril de "Robocop & Exterminador do Futuro" me parece com roteiro de Frank Miller e arte de Walt Simonson, que não chega ser nenhuma obra prima da nona arte mas diverte."
ExcluirComparado aos filmes ruins dessas franquias, é uma obra-prima
Fala, Leo, blz?
ResponderExcluirDesses gibis da lista, eu só li a adaptação do Batman, tem muita coisa bacana que eu nem sabia que existia. Valeu.
Esse gibi do Batman era sensacional, tanto o roteiro quanto a arte. Infelizmente, ele sumiu na casa dos meus pais em algum momento.
E aí, Guilherme... blz?
ExcluirEsse gibi com a adaptação do 1º FILME do "Batman" ficou bem legal sim... e acho q a Panini poderia ter republicado (a HQ ganhou uma versão "remasterizada" lá fora, na época do FILME do "Flash", q trazia a volta de Michael Keaton no papel)! O "Retorno" tbm ficou mto bom (desenharam a "Mulher-Gato" tão sexy qto a Michele Pfeiffer, rs)!
Abs!
Excelente matéria. Eu tenho dezenas de adaptações em HQs e vivo correndo atrás de mais. A mais recente que consegui foi Hook: A volta do Capitão Gancho. Mas eu queria A trilogia das Tartarugas Ninja dos anos 90 pela P&N
ResponderExcluirE aí, Vandeson... blz?
ExcluirObrigado por ter curtido a matéria, amigo... A ótima repercussão q a postagem teve durante a semana me motivou até a fazer uma sequência dela mais pra frente: Afinal, boas adaptações de filmes pra HQs não faltam pra isso, né? Valeu mesmo!
Abs!
Fala Léo, muito interessante essa matéria, essa do Robocop deve ser " massa véio " se lançarem, não vou perder, 2001 é a cara do Kirby, somente ele poderia fazer essa adaptação, ainda tenho essa do Justiceiro, o filme é legal, funciona ainda hoje, só a adaptação ficou meia boca, essa do Conan tenho a da Abril, uma relíquia diga-se de passagem, e a da Panini também, sou fã do Bárbaro, uma outra que gostaria de ver por aqui é uma adaptação que o John Buscema fez do Indiana Jones. Abraços.
ResponderExcluirE aí, Francisco... blz?
ExcluirPode ter certeza, amigo... Esse "Robocop" do Miller é, realmente: "Fodasso", rs. Tenho essa importada e valeu cada centavo: Uma pena nunca ter saído por aqui! O "2001" eu recebi durante a semana q é uma adaptação deslumbrante (a arte do Kirby em P&B pra essa obra é algo fora de série: Disparada a minha edição preferida do ano até aqui)! A do "Justiceiro" eu não tenho em gibi (mas tenho o FILME em DVD piratex, rs)! "Conan" eu tenho nessa versão da Panini q saiu ano passado (e o FILME eu tenho na versão estendida: com mais cenas e violência)! E obrigado pela informação desse "Indiana Jones" do Buscema: não sabia dessa adaptação, mas vou procurar em scans agora mesmo, hehe!
Abs!