10/07/2024

Plantão HQ (Parte 3): A "História Secreta da Image", "The Boys", "Juíz Dredd", "Zero Hora", e Mais...

"Plantão 3" pra fechar este COMBO TRIPLO de notícias com chave-de-ouro... O destaque aqui fica por conta de 2 LIVROS teóricos: O 1º sobre a História da "Image" (polêmica editora que marcou os anos 90) e o 2º dedicado à "Lee Falk" (criador do "Fantasma")! Fora isso, muitas HQs também (pra variar): A volta de "The Boys" (NOVA edição com história INÉDITA) e dos Casos Completos do "Juíz Dredd", entre outros lançamentos:    

A "História Secreta da Image" (LIVRO), "Lee Falk - A Lenda dos Quadrinhos" (LIVRO), "Zero Hora" (Grandes Eventos DC), "Starman 6" (FINAL), O "Bravo e o Audaz" (DC), "Supergirl 2", "Juíz Dredd - OMNIBUS 4" (Os Casos Completos), "Juíz Dredd - Essencial 6" (Mutantes em Mega-City 1), "Mundo Sem Fim", e "The Boys - Querida Becky" (Vol. 13)!

Confira abaixo:

"Zero Hora" (Grandes Eventos DC) + "Starman 6" (FINAL) + O "Bravo e o Audaz" + "Supergirl 2": Um evento catastrófico traz o caos para o passado, presente e futuro, deixando diversas incongruências em seu caminho e ao longo de toda a linha do tempo. Uma equipe de super-heróis de diversas eras acaba se unindo para descobrir quem está por trás dessa nova "CRISE". A saga "Zero Hora" (capa-dura, 160 pág, R$ 74,90) é republicada mais uma vez e reúne: "Showcase ‘94" (1994) 8-9 e "Zero Hour" 4-0 (de Dan Jurgens & Jerry Ordway)! "Starman - Ed. de Luxo 6" (capa-dura, 544 pág, R$ 235,90) encerra a cultuada fase de James Robinson com o personagem. Ao retornar do espaço, o herói de Opal City vê sua cidade pegando fogo com a ameaça constante de centenas de vilões que buscam a oportunidade perfeita para um ataque. E Jack Knight tem que desvendar o mistério do Starman de 1951 (voltando no tempo e o encontrando pessoalmente). Reúne: "Starman" 61-81 (INÉDITO no Brasil)! O "Bravo e o Audaz" (capa-dura, 224 pág, R$ 104,90) compila a fase em que J. Michael Straczynski & Jesus Saíz estiveram à frente do icônico título da DC. Um experimento feito para alterar a velocidade da luz dá errado e Barry Allen se encontra com alguns aliados surpreendentes. Depois, O "Lanterna Verde" e o "Sr. Destino" se juntam para enfrentar uma ameaça mística. Reúne: "The Brave and the Bold" 27-35 (NOVA encarnação da série, a partir de 2007)! E no 2º Vol. da "Supergirl" (de Peter David & Gary Frank), Kara tenta se acostumar com sua vida dupla e é confrontada por vilões tipo: "Banshee Prateada", "Despero", Os "Extremistas" e muitos mais. Com tudo mudando, Supergirl passa por uma transformação angelical (capa-dura, 352 pág, R$ 154,90)!
 
"Juíz Dredd - OMNIBUS 4" + "Juíz Dredd - Essencial 6" + "Mundo Sem Fim" + "The Boys - Querida Becky": DOBRADINHA de "Dredd"... O 4º OMNIBUS do Juíz (capa-cartão, 388 pág, R$ 139,90) traz seus "Casos Completos" em ordem cronológica (publicados na revista inglesa: "2000 AD"). Em Mega-City 1: O Crime NÃO compensa. Juiz Dredd - O policial com poderes de juiz, júri e executor - enfrenta desde a saga do "Juiz Criança" até a 1º aparição do lendário criminoso "Chopper". Esta coleção está repleta de humor negro, crítica social e muita ação (recomendadíssimo)! E no "Essencial" do Dredd (Vol. 6), a Mythos relança a saga: "Mutantes em Mega-City 1" (já publicada em capa-dura). Após a descoberta de Dredd de um ramo mutante em sua linhagem, ele começa a examinar o tratamento do Departamento de Justiça com os infelizes deformados pelo legado das Guerras Atômicas. Os mutantes estão proibidos de entrar em Mega-City e são exilados no deserto irradiado (capa-cartão, 228 pág, R$ 109,90)! "Mundo Sem Fim" (capa-dura, 196 pág, R$ 99,90) de Jamie Delano & John Higgins é republicada pela P&N (saiu pela Globo em 1992). Milhares de anos no futuro, a humanidade sobrevive nas terras do Hospedeiro, um planeta vivo e orgânico, que se molda de acordo com as necessidades de seus habitantes. Quando surge Rumor, uma entidade feminina que cultua a lua, os líderes da Irmandade do Severo Propósito invocam uma força de violência e destruição: Um messias sombrio para restabelecer a ordem (bela arte, mas texto cansativo e enfadonho)! "The Boys" retorna em seu 13º Vol. (capa-cartão, 200 pág, R$ 85). A série já havia se encerrado no 12, mas com o sucesso em live-action na TV, ganhou essa "extensão" por Garth Ennis. Seu nome era Becky, e quando sua vida foi ceifada, a fúria de "Billy Carniceiro" incendiou o mundo. Esta edição (narrada pelo "Mijão" - 12 ANOS após o FIM trágico da saga) traz: "Dear Becky", a única história escrita por Ennis após a conclusão da série (até o momento)!
 
A "História Secreta da Image" (LIVRO) + "Lee Falk - A Lenda dos Quadrinhos" (LIVRO): A Heroica lança (no Catarse) os turbulentos bastidores da editora que mudou os rumos dos quadrinhos... para o bem e para o mal. Em 1992, um fato abalou a indústria: 7 dos maiores astros da época abandonaram seus títulos de sucesso na Marvel e resolveram criar uma editora independente. O plano era lançar seus próprios personagens, contar as histórias que gostariam sem controle editorial e (talvez o mais importante) lucrar muito com as vendas das revistas e produtos licenciados. Assim: Todd McFarlane, Jim Lee, Rob Liefeld, Marc Silvestri, Erik Larsen, Jim Valentino e Whilce Portacio criaram a Image, tomando de assalto o mercado com seus títulos de impacto comercial e visual, tipo: "Spawn", "Gen 13", "Witchblade, "Youngblood", "Wildcats", "Savage Dragon", entre outros. As vendas iniciais foram espantosas, e parecia que aquele seria o caminho da liberdade criativa para todos os quadrinistas: Até que os problemas começaram, rs. Brigas internas, atrasos nos lançamentos, séries inacabadas, calotes em pagamentos, concorrência entre os fundadores, egos inflados e todo tipo de drama levaram a Image por caminhos tortuosos. O livro, de Maurício Muniz (O "Império dos Gibis") conta o surgimento, ascensão, queda e renascimento da Image (capa-cartão, 250 pág, R$ 59 - Só o livro, OU R$ 85 um kit com brindes)! E Lee Falk (criador do "Fantasma" e do "Mandrake") ganha sua biografia pela Editora Noir (R$ 79). Sua história finalmente é relevada nesta biografia exclusiva para o fã brasileiro, escrita por um autor superfã do herói mascarado (Gonçalo Júnior - A "Guerra dos Gibis") que levou décadas lendo suas histórias e em busca de detalhes de sua vida. A campanha do livro já foi encerrada no Catarse, mas o mesmo se encontra disponível à venda no site da Noir e em outras lojas virtuais (vale muito a pena, principalmente pra fãs do "Fantasma")!
 
Até+

19 comentários:

  1. "Zero Hora" foi uma tentativa de repetir o sucesso que foi "Crise nas Infinitas Terras," mas sinceramente nenhuma outra saga que reinventa o universo DC chegou ao mesmo patamar do que aquela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Marcelo...

      Eu lembro na época em q saiu pela Abril... tentaram de tudo pra repetir o hype da "CRISE" (vendendo o produto como se fosse no mesmo nível, rs): Mas não empolgou a galera na época. Não sei nem se vale como curiosidade hj em dia, mas passarei essa, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. "Não sei nem se vale como curiosidade hj em dia, mas passarei essa, rs!"

      Com tantos lançamentos, tanto os de luxo como os comuns somados á situação econômica do Bananil, eu que não arrisco mais comprar hq por "curiosidade", salvo raríssimas exceções.

      Excluir
    3. "eu que não arrisco mais comprar hq por "curiosidade", salvo raríssimas exceções"


      Mesma coisa aqui, L...

      São raríssimos os casos em q eu me "arrisco" por um título sem conhecer ou me informar melhor sobre o material. Por exemplo: qdo sai algum material q eu desconheço, eu corro pra assistir algum review no Youtube (em canais gringos geralmente) OU baixo o scan pra dar uma olhada antes!

      Abs!

      Excluir
  2. Oi Leo!
    Zero Hora deve vender muito bem, pois creio que esta é a terceira vez que ela é republicada pela Panini! Para uma saga meia-boca que não funciona sem os tie-ins, isto é um mérito a ser considerado!!
    O livro do Lee Falk e da Image é cofre certo!
    Inegavelmente a Image Comics influenciou o mercado de HQs nos Anos 90, mas de forma negativa ao meu ver.
    Ela piorou o que já não estava bom na Marvel pós-Guerras Secretas e estragou o que estava bom na DC pós- Crise!
    Eu tenho um ponto de vista muito particular em relação a tudo isso, mas só vou dizer em "Visões de 1999" (queira Deus que consigamos chegar até pelo menos este ponto), onde vou traçar um panorama da Década de 90 toda nas HQs, onde gostaria de discutir com todos os usuários do Submundo HQ se foi de fato ruim ou não!
    Ainda é cedo, tem muita coisa ainda a ser revisitada, inclusive a Era Image que chegou no Brasil com gosto de café requentado!
    Mundo Sem Fim, eu já peguei! É um material mediano, que vale mais pela arte do que pela história em si, porém virou um clássico!
    Starman é outro material excelente! Embora ainda não tenha pego nenhum, acredito que a oportunidade chegará, até porque pela qualidade a Panini o manterá sempre em catálogo.
    A Mythos está indo com o Dredd de forma lenta, deixando o leitor desconfiado se a coleção vai continuar ou não!
    Veja o exemplo de Valerian que saiu pela Sesi, e ficou faltando somente uma edição para ser concluída, e a Editora " faliu"!
    Perguntaram pro pessoal do P&N se eles tinham interesse em republicar a série e de antemão disseram que não!
    É lamentável que isso tenha acontecido, o que já leva à desconfiança qualquer coleção que esteja saindo por editoras que estão no "quase" !
    Abraços!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Bem lembrado, amigo... o grande problema da maioria das mega-sagas, é justamente a necessidade de se apoiarem nos tie-ins pra um melhor entendimento das tramas: O exemplo mais gritante (q eu me lembre) é "Guerras Secretas" e "Invasão Secreta" (ambas da Marvel) e q ficam mto confusas e "faltando explicações" se lidas individualmente (sem as inúmeras revistas interligadas)! "Zero Hora" eu nunca li (e nem pretendo), mas imagino q seja "mais do mesmo", rs!

      O livro do "Lee Falk" TBM será COFRE pra mim (qdo pintar uma promo)... Mas o da Image eu ainda tô pensando (minha repulsa é mto grande qto à "fórmula Image" e acho q passarei raiva o livro inteiro, rs (por mais interessantes q sejam as tretas de bastidores)!

      Puxa, "Visões de 1999" seria um sonho se o "Submundo" aguentar vivo até lá, hehe... Falo isso, pq já tenho a sensação de estar ficando "pra trás" tecnologicamente (enquanto eu não migrar pro Youtube e manter um site em paralelo ao canal). Q Deus nos ajude a mantermos nossa programação de manutenção do BLOG e continuidade da coluna de "VISÕES" pelos próximos 6 ANOS no mínimo, rs (vamos ter fé - mas creio q terei de criar um canal em paralelo até pra ajudar na sobrevivência do blog neste formato)!

      "Mundo Sem Fim" eu vou pular... li em scans e é bem como vc falou: Arte linda, mas texto xarope (talvez valha mais pelo saudosismo de quem leu na época)! "Starman" IDEM: Infelizmente, tive q pular a coleção inteira (embora tivesse mto interesse se fosse num formato mais econômico)!

      O "Dredd 4" (OMNIBUS) eu já peguei no site da Mythos (é o melhor preço: saiu por uns 80 pila + frete)... Vou indo com a coleção enquanto for publicada (até pq, são histórias fechadas em sua maioria): MAS (é bom ressaltar) q NÃO acredito numa vida longa pra Mythos (acho q a editora vai falir - é só uma questão de tempo). Porém, tbm acho q outras editoras dariam continuidade ao "Dredd" (e aos títulos Bonelli)!

      O q aconteceu com "Valerian" foi uma cachorrada mesmo... e olha q a SESI tinha um nome forte no mercado (por seu engajamento em eventos culturais e feiras de livros). Lamentável esse fim (principalmente pro leitor, q saiu prejudicado com várias séries incompletas)!

      Abs!

      Excluir
    2. "Falo isso, pq já tenho a sensação de estar ficando "pra trás" tecnologicamente (enquanto eu não migrar pro Youtube e manter um site em paralelo ao canal). Q Deus nos ajude a mantermos nossa programação de manutenção do BLOG e continuidade da coluna de "VISÕES" pelos próximos 6 ANOS no mínimo, rs (vamos ter fé - mas creio q terei de criar um canal em paralelo até pra ajudar na sobrevivência do blog neste formato)!"

      Acho que o formato mais fácil, seria um podcast com pelo menos mais 2 ou 3 comentadores. Video em youtube dependendo do conteúdo, exigiria um editor, um lugarzinho pra servir de estúdio etc.

      Poderia iniciar com pickups ou com leituras da pilha, ao invés dos lançamentos, já seria um diferencial. Acho que o submundo poderia ter uma pegada como a do GicoHq, falando mais de quadrinhos das antigas também.

      Excluir
    3. "Video em youtube dependendo do conteúdo, exigiria um editor, um lugarzinho pra servir de estúdio etc."


      E aí, L... blz?

      Pois é, amigo... eu meio q já ando à procura de um bom EDITOR pra um canal de Youtube, mas olha: tá difícil achar um q não seja um militantezinho progressista (e o direcionamento político e ideológico do editor será ESSENCIAL na minha escolha, já q o meu conteúdo será declaradamente CONTRA a agenda da "lacrate" q tem infestado a cultura popular e a indústria do entretenimento de uns tempos pra cá)!

      Eu nem pretendia entrar nesses méritos num canal de vídeo... MAS, diante da podridão dos gibis modernos (e dos filmes e séries de TV baseados em HQs) fica impossível não tomar um partido na hora de formar uma opinião - chegamos num ponto em q ficar em cima do muro é o mesmo q NÃO ter uma opinião pra expor (e nesse caso, seria inútil manter um canal pra bancar o "isentão", hehe)!

      Enfim... A EXPANSÃO do "Submundo" pra um canal de vídeo (finalmente) passa a ser algo real e em avançado estágio de planejamento, rs!

      Abs!

      Excluir
    4. Espero que tudo dê certo

      Excluir
  3. Saudações comandante Leo!

    Bela matéria com ênfase na DC e no material mais "alternativo" do Juiz Dreed e The Boys e ainda de livros temáticos sobre quadrinhos. Na parte da "Editora das Lendas", muito material interessante a começar pela saga "Zero Hora", considerada como o "patinho feio" dos rebots costumeiros da editora. Tanto é que parece que foi até desconsiderado no decorrer da cronologia. A título de curiosidade se acontecer 40% ou mais de promoção, quem sabe. Agora "Starman" é aquisição obrigatória, essa é aquela coleção de ter orgulho de figurar na estante. Particularmente considero uma das fases mais bem escritas de um personagem do gênero de super-heróis, muitos torcem o nariz por achar "cabeça" demais ou com muita "filosofia" enfiada nas histórias. Mas pra mim aí é que está o diferencial, ao contrário de outros autores, James Robinson soube sofisticar e intelectualizar as aventuras do "Homem das Estrelas" sem as tornar maçante e inteligível, como ocorre muito com outro autor consagrado o psicodélico Grant Morrison. E esses dois lançamentos O "Bravo e o Audaz" e "Supergirl" atiçaram a curiosidade. Do primeiro achava o máximo a série clássica que saía por aqui publicada pela EBAL onde Batman se unia a outro herói ou grupo pra enfrentar a ameaça da vez. Como se trata de material atual ao qual tenho fortes ressalvas, a princípio deixo passar se os comentários da galera forem positivos, aí quem sabe. E quanto ao encadernado da Super-Moça, não cofrei o primeiro por contenção de gastos e parece ser consenso de que se trata de material de qualidade, no quesito arte não tenho dúvida já que Gary Frank é um dos poucos artistas contemporâneos a se ombrear com as lendas do passado, então é aguardar aquela promoçãozinha marota.

    Lançamentos da 2000AD e do "maluco beleza" Garth Ennis, infelizmente tive que excluir o "bom" juiz da coleção, simplesmente não tem recurso pra tudo, as vezes me arrependo por saber da qualidade das histórias do personagem. Cheguei a ter contato com o "anti-herói" nas páginas da já longínqua "Heavy Metal" com material não da "Metal Hurlant" francesa e sim da 2000AD que a Mythos lançou em meados da década de 2010 que trazia no seu mix "Juiz Dreed" e "Slaine" entre outros. Já a serie The Boys de Garth Ennis é diversão pura, é o tipo de material onde não se tem surpresa, entrega o que promete e pronto.

    E por fim, continua muito bom o trabalho da Editora Heróica nesse resgate e documentação da "história" das HQs. Desde o lançamento do "Império dos Gibis", seguindo agora com esse dois materiais tendo como tema o criador de dois dos maiores ícones dos quadrinhos, "Fantasma" e "Mandrake", juntamente com a biografia de uma "revolução" do meio editorial da nona arte que foi o surgimento da IMAGE Comics. São produtos de primeira, vale a cofrada.

    Valeu comandante, belo jeito de começar a semana bem informado e bem entretido. Um abraço e até a próxima matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Obrigado por ter curtido esta 3º parte do "Plantão", com um material mais "seleto" pro paladar do leitor voltado pra uma pegada mais "adulta" nos gibis q consome, hehe!

      A "Zero Hora" eu confesso q nunca li... Até cheguei a baixar o scan SÓ pra comentar com mais propriedade nesta postagem, MAS no fim das contas: Acabei não tendo TEMPO (atualmente o meu maior "antagonista" da vida real, rs) hábil pra ler os scans sem atrasar esta matéria (e não quero comprometer o embalo q peguei agora de postar de 2 a 3 matérias numa semana, kkk). Assim, fiquei devendo uma leitura mais aprofundada desta e de várias outras SAGAS DC famosas q acabei nunca tendo o privilégio de ler com calma ou ter em versões impressas, tipo: "Crise Infinita" (só li a história da morte do "Besouro"), "Odisséia Cósmica" (essa eu compraria só pela arte do Mignola), "Invasão" (quase comprei qdo saiu nos "Grandes Eventos"), e a "Morte do Super" (q só li a história onde ele efetivamente morre - pulei todo o resto)!

      Bah, nem me fale em "Starman"... Me arrependo até hj de não ter conseguido fazer a coleção inteira e agora fica inviável pegar numa tacada as 6 edições juntas (nem fodendo q caberia no meu orçamento, rs). Mas eu já tive aquelas edições da Magnum e TEQ (mini-série q compilava umas 8 edições da série mensal) e achei um material realmente MTO BOM: Com todos os diferenciais q vc citou acima (e q me agradam bastante tbm). Eu diria q "Starman" é a fusão perfeita entre a Era de Ouro e a Era Vertigo (de HQs mais adultas). Infelizmente, qdo a panini lançou essas "Ed. de Luxo", me pegou bem numa fase ruim (onde eu tava gastando os tubos com a mudança de residência e com o colégio do moleque atrasado em meses - tive q abrir mão dessa coleção, até pra poder manter a do "HITMAN" q tava saindo ao mesmo tempo)!

      O "Bravo e o Audaz" (q eu apelidei anos atrás de: "O Bravo e o BOLDO", kkk) eu vou passar... Até me agrada a proposta, mas vai direto pra lista de "cortes" do mês, hehe! A "Supermoça" eu tô me coçando pra pegar o Vol. 1 e esse 2, pois adoro o traço do Gary Frank e tenho pouquíssima coisa da moça na coleção (com o FILME dela em produção, meu interesse nos gibis da menina aumentou)!

      O "Dredd" eu não aguentei e COFREI o BUSÃO com material clássico (anos 70 e 80) no site da Mythos (por 80 pila + frete): Peguei os 3 primeiros e é um formato q eu adoro, pois acaba sendo econômico (capa-cartão) e traz toda a fase clássica na ORDEM (sem cortes e "seleções" de histórias, como vinha sendo feito com o juíz até hj)! Porém, vou ter q pular o "ESSENCIAL" (até me interessa, essa saga dos "Mutantes" é meio moderna - anos 2000 se não me engano: mas qdo a grana tá curta, eu sempre vou priorizar os clássicos)! E "The Boys" entra no critério: "E-N-N-I-S" (ou seja: compro TUDO o q ele escreve, kkk)!

      E os 2 LIVROS, hein? Tentadores... Minha ideia é pegar os 2, mas não vou conseguir o da Image nessa campanha (terei de esperar uma futura repescagem com preço similar ou igual ao do Catarse). Perdi a campanha do "Lee Falk" tbm, mas vou peneirar esse livro no site da editora agora (tbm qdo rolar um descontinho irrecusável)!

      Abs!

      Excluir
  4. Grande Leo, blz?

    A única coisa boa de Zero Hora foi trazer de volta à Sociedade da Justiça e ter ajudado a criar o gibi do Starman Jack Knight (uma das melhores séries de todos os tempos!!!).

    Também serviu para criar uma das anedotas mais engraçadas dos gibis que é da galera "inteligente" que leu ZH na ordem "certa" de numeração, começando pela edição 0, e não entendeu nada... kkkk

    A arte do Gary Frank estava sensacional nesse gibi da Supergirl, pena que a história é muito fraquinha, acho que o Peter David surfou na onda dos "emos" ou "góticos" para criar essa trama da menina que vira marmita de bandidinho malvado, morre, mas é salva pela Supergirl e elas se fundem, depois viram anjo e... Enfim, muito ruim. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Opa... Obrigado pela informação, amigo: Eu nunca li "Zero Hora", mas agora já vejo essa saga com maior relevância por esses 2 motivos q vc citou: "SJA" e "Starman" (vou ter q incluir, então, a "Zero Hora" na minha listinha de "repescagens" mais pra frente, hehe)!

      Interessante tbm essa proposta de fazer a contagem em ordem retroativa, hein? hahaha, imagino a confusão pros leitores da época, rs... Aliás, a DC meio q "chupinhou" essa mesma ideia anos depois com a "Contagem Regressiva", correto? (posso estar enganado, mas lembro de uma saga assim contada de trás pra frente - se minha memória não me traiu, kkk)!

      Argh... e q sinopse a dessa "Supermoça", tá lôco: Q SALADA q virou isso (lembra até a mesma ideia usada pelo próprio Peter David na série do "Genis-Vell": retomando a FUSÃO entre um Cap. Marvel e Rick Jones). E outra: Q mania as editoras tavam em transformar todo mundo em ANJO (!): "Supermoça", "Justiceiro", "Spawn", etc (e dê-lhe reciclagens de ideias, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  5. Fala, Léo!
    Você merece todo o reconhecimento e admiração por manter este blog, com tanta assiduidade e principalmente qualidade/diversificação nas postagens!
    Desde que comecei a acompanhar, em 2011, foi a primeira vez que fiquei sem comentar tanto tempo, cerca de 05 postagens seguidas, e não me senti bem!
    Afinal, considero um "compromisso moral", comentar ou repercutir a maioria das postagens, afinal, se você gasta o seu precioso tempo neste trabalho/hobby (com a vida familiar/profissional tão corrida), também tenho que me organizar e separar um tempo para comentar (as postagens, leio todas, assim como os comentários e réplicas).
    É o mínimo de consideração que você merece, afinal, o Submundo tem audiência diferenciada e qualificada, graças à sua resiliência, dedicação e leveza, ao abordar tantos temas!
    Na verdade, estou numa "encruzilhada! como leitor e por assim dizer como "colecionador", já que a pilha de leituras atrasadas é bem grande, com materiais na fila há cerca de 08 anos!
    Claro que não sigo uma ordem cronológica de compras/leitura, mas ao fazer um inventário da coleção (cerca de 900 volumes, aqui não conta os materiais antigos da EBAL,RGE e Abril), decidi me aprofundar na leitura do que já tenho e fiquei cerca de 06 meses sem comprar nada!
    Foi um bom detox, mas nessa últiima promoção de Panini, peguei uma pré venda da Definitiva do Aranha e 02 Epics, com ótimo preço!
    Destacaria nesta postagem, o ótimo trabalho da editora Heróica, com seus livros e dossiês, além dos gibis do Rocketeer, muito bem editados!
    Em relação à Image, simplesmente detesto todo "aquele estilo", que me afastou totalmente na época(eu que comecei em banca em 1979, com RGE/Ebal) dos gibis da Abril!
    Todos esses desenhistas icônicos, que fundaram e editora, eu prefiro evitar, e muito me incomodavam pela substituição dos "operários clássicos" de outros tempos, como Gil Kane, Sal Buscema, Jim Aparo, denre outros!
    Nem vou citar o ocaso natural dos gigantes J. Buscema, Byrne, Kirby, Miller, Starlin, JLG Lopez e por aí vai...
    Claro que uma renovação era natural, mas eu pulei fora, retornando praticamente com a linha inicial da Panini (2002)
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Todos esses desenhistas icônicos, que fundaram e editora, eu prefiro evitar, e muito me incomodavam pela substituição dos "operários clássicos" de outros tempos, como Gil Kane, Sal Buscema, Jim Aparo, denre outros!
      Nem vou citar o ocaso natural dos gigantes J. Buscema, Byrne, Kirby, Miller, Starlin, JLG Lopez e por aí vai..."

      Embora eu admire muito a arte desses gigantes, aceito o estilo image como uma renovação necessária pra época. Alguns eu gosto (Jim Lee, Adam Kubert, Jae Lee), outros nem tanto. Sendo sincero, gostaria que poucos nomes surgissem atualmente e que foquem mais nas republicações dessas hqs com preços mais em conta.

      Excluir
    2. "Claro que uma renovação era natural, mas eu pulei fora, retornando praticamente com a linha inicial da Panini (2002)"

      Ótimo escolha pra retornar, muito material bom começou a sair nessa epoca, diferente dos tenebrosos anos 90, que teve boas obras, mas foram poucas se comparadas com as que estavam saindo nos anos 2000

      Excluir
    3. Verdade, L!
      De um modo geral, evito generalizar e afirmar que tudo antigo era muito bom, e o material mais recente e atual, sempre ruim!
      Basta uma olhada na linha Marvel Deluxe, com os excelentes materiais do Capitão (Brubaker), DD, Justiceiro, Thor, Vingadores (02 volumes iniciais). Achei os 02 volumes dos Supremos, muito bons!
      Na verdade, após um hiato de cerca de mais de 10 anos afastado dos materiais da Abril, tive uma impressão bem impactante e positiva, quando me deparei com as edições da Panini , muito bem feitas, em 2002.
      E logo assim, que começaram a (re)publicar o selo "Os Maiores Clássicos" da Marvel, com DD (Miller), Aranha (Romita), X Men, 4F e Tropa Alfa(Byrne), Vingadores , além da DC especial, confesso que bateu um entusiasmo daquele garoto "rato de banca", sempre na expectativa de garimpar algum bom material.

      Excluir
    4. "Você merece todo o reconhecimento e admiração por manter este blog, com tanta assiduidade e principalmente qualidade/diversificação nas postagens!"


      Oi, Victor... Tdo bem?

      Mto obrigado pelas palavras e pela consideração, amigo... E obrigado tbm por continuar acompanhando e curtindo o blog. Pode ficar tranquilo em relação aos comentários tbm, pois sei q hj em dia as redes sociais ficaram mais amplas e mtos leitores do blog participam da mesma forma de outros grupos no face, no zap, no insta, e no "X" (entre outros locais q exigem mais do nosso tempo diário, rs)! Assim, entendo perfeitamente q o nosso tempo precisa ser distribuído na medida do possível pra cada um de nós e conforme nossas prioridades: Eu, mesmo, por exemplo: Mantenho este blog (num ritmo mais intenso este ano do q em anos anteriores até), da mesma forma q TBM administro o grupo de Bate-papo do "Submundo" no ZAP (onde participo diariamente), o grupo de "Classificados" (igualmente ligado ao blog), e o grupo do "Subs" no FACE tbm (q acaba exigindo bastante interação da minha parte diariamente, já q o grupo do face tá toda hora recebendo advertências e correndo o risco de cair se eu não der uma controlada no conteúdo de algumas postagens, rs)!

      Pra vc ver... Olha a quantidade de grupos e redes q eu participo e administro: E ainda consigo participar de outros grupos, blogs, e redes q eu frequento como usuário normal tbm, hehe! Dito isso, entendo perfeitamente o qto as redes se tornaram mais amplas e o qto elas tomam do nosso tempo livre ao longo do dia: E só tenho a agradecer pelo fato do "Submundo" (BLOG) ainda ser um dois mais comentados e bem frequentados do gênero (graças ao público TOP q participa aqui diariamente - e pelas milhares de visitas q cada postagem recebe, sei tbm q mtos leitores leem as postagens E os comentários, mesmo q não participem efetivamente). Agradeço mto por já termos quebrado a barreira dos 8 milhões de visualizações (e indo pra 9 em breve): É uma dádiva e um luxo em tempos onde os blogs escritos já perderam mto de seu espaço pros canais de Youtube, rs!

      Qto à sua FILA de atrasadas de mais de 8 ANOS... Bem, saiba q vc não tá sozinho nessa, hehe: Eu tenho LIVROS e HQs q já vão pra faixa dos 15 ANOS na FILA. Esse tempo eu calculo pq foi na época em q eu me casei, e de lá pra cá, fui acumulando mta coisa sem ter tempo de ler e botar em dia. Qdo eu era solteiro, eu tinha mais liberdade pra passar uma madrugada inteira lendo livros e gibis, acordar tarde, organizar melhor o meu tempo pra trabalho, etc. Depois q casei, as responsabilidades aumentaram e o meu tempo livre diminuiu consideravelmente. Hj em dia eu meio q leio basicamente aquilo q vou comentar no blog (e deixei pra trás uma MONTANHA de gibis pra ler um dia - sabe deus qdo, kkk)!

      Sobre a "substituição" dos artistas tradicionais pela "molecada" mais nova da Image... Isso tbm me desagradou na época e lembro da raiva q eu sentia ao ver aqueles babacas na revista Wizard figurando entre os TOP 10 melhores artistas (Liefeld, Silvestri, McFarlane, Capulo, etc). Enquanto grandes mestres sequer eram citados nessas listas (o KIRBY morreu em 94, logo depois da ascensão da Image - mas vários outros veteranos ainda estavam vivos e na ativa)!

      Abs!

      Excluir
    5. "Alguns eu gosto (Jim Lee, Adam Kubert, Jae Lee), outros nem tanto."

      E aí, L... blz?

      De fato, da turminha q veio ou ganhou mais destaque na Era Image... acho q os 2 "Lee's" (Jim e Jae) eram disparados os melhores! Inclusive, ambos tiveram seu AUGE mais ou menos nessa época (meados dos anos 90)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...