Iniciado nos anos 30, o "Suplemento" foi um dos pilares das origens da EBAL... e apresentava (encartado no jornal: "A Nação") diversos quadrinhos clássicos da Era de Ouro: "Superman", "Flash Gordon", "Buck Rogers", "Jim das Selvas", "Tarzan", "Agente Secreto X-9", "O Sombra", "Mickey", "Popeye", "Mandrake", e muitos outros!
Confira abaixo:
Em março deste ano foram comemorados os 90 anos de fundação do "Suplemento Juvenil"... um dos principais pilares da publicação de quadrinhos no Brasil. Criado pelo jornalista Adolfo Aizen, o tabloide começou a circular ainda com o nome de “Suplemento Infantil” no dia 14 de março de 1934, encartado no jornal: "A Nação", e foi o 1º a dar espaço regular para os quadrinhos mais "sérios", que já faziam muito sucesso nos Estados Unidos e eram pouco conhecidos no Brasil. Até então, os jornais publicavam as historietas cômicas e mais infantis. Mas foi a partir da ideia de Aizen que as mais importantes HQs de aventura começaram a chegar com regularidade ao Brasil. E é essa rica História que vamos relembrar neste livro já disponível no Catarse (neste "LINK"). A obra (a partir de R$ 44 - dependendo dos combos e brindes que o apoiador escolher) traçará um painel histórico dos 11 anos de existência desse tabloide que mudou para sempre a forma de publicar quadrinhos no país, fez surgir concorrentes de peso como O "Globo Juvenil" e O "Gibi", e foi o pontapé inicial para Aizen criar a Editora Brasil-América, mais conhecida como: EBAL!
O leitor irá conhecer o fenômeno editorial que se seguiu, com o início do "Juvenilismo", dos concursos para a garotada, do surgimento das "Edições Maravilhosas", do lançamento do "Mirim" e do "Lobinho", da publicação dos álbuns com seus mais populares heróis, além da criação da "Biblioteca Mirim". Tudo ilustrado com imagens raras e muitas delas coloridas e digitalizadas a partir de peças originais dos acervos de Rogério Casacurta, Toni Rodrigues, Francisco Ucha e Marcos Massolini. Nem a própria EBAL contou tão bem essa História!
A campanha também oferece aos apoiadores, 5 belos cartões-postais reproduzindo CAPAS clássicas do "Suplemento" (2 delas eu postei acima para ilustrar esta matéria: "Superman" e "Tarzan")... A editora responsável pelo projeto é a Ucha Editorial (de Francisco Ucha: Um dos escritores da edição), que tem nos apresentado magníficas restaurações de quadrinhos raríssimos, entre eles: "Cisco Kid" (de Salinas), O "Judoka", "Tony Carson - O Chacal", "Zorro - A Última Aventura" (de Rodolfo Zalla), e pra breve ainda promete: "Johnny Cometa" (de Frazetta). Todas essas edições são ofertadas em COMBOS pro apoiador que quiser levá-las junto com o "Suplemento" (eu tenho todas e recomendo: É uma ótima seleção de HQs clássicas)! Fica aí a dica do "Submundo" pra este projeto recém-iniciado e que será uma viagem no tempo pelos primórdios dos quadrinhos no Brasil!
Oi Leo!
ResponderExcluirÉ bom ver que o mercado de HQs continua firme e forte no Brasil, e que editoras iniciantes descobriram o nicho que faltava que era o de resgatar a memória da publicação de HQs no Brasil, com títulos perdidos no tempo!
Isso é muito bom, em tempos que o que importa "é apenas o agora"!
Sempre temos lições a tirar do passado, e conhecê-lo é fundamental!
Abraços!
Oi, Elcio... Tdo bem?
ExcluirVerdade... Eu tenho adorado a proliferação das editoras de pequeno porte e suas campanhas no Catarse, pois geralmente (na maioria dos casos) elas acabam fazendo um trabalho mto caprichado e motivado pela paixão pelos quadrinhos!
O passado Histórico das HQs no Brasil é um objeto de estudos riquíssimo tbm... e o "Suplemento" é parte fundamental da nossa História. É interessante notarmos tbm a dependência q os quadrinhos tinham nos jornais da época: E trazendo essa dependência pra um contexto atual, é curioso percebermos q a "CCM" (por exemplo) teve vais de 350 Vol. lá fora pq foi vinculada à um jornal periódico (sendo vendida como complemento pros assinantes) e aqui foi cancelada no Vol. 64 por falta de um "apoio" similar (q bancasse parte da tiragem pra editora)!
Abs!
Saudações comandante Leo!
ResponderExcluirAcho que se a indústria, comércio, serviços e a economia nacional como um todo tivesse a produtividade que o SubmundoHQ vem entregando, o PIB do Brasil tava nos patamares chineses!! A além de quantidade as matérias estão cada vez mais diversas e informativas, e com o adendo dos comentários dos leitores que complementam e enriquecem o tema mostrado. Parabéns ao comandante Leo e a todos os frequentadores do nosso blog favorito da internet.
Esse lançamento sem dúvida é mais do que bem vindo e aguardado. Pois trata-se de um material que vai trazer um resgate histórico dos primórdios dos quadrinhos no país. Se hoje temos um mercado consumidor de HQs, ainda que nichado deve-se em grande parte ao surgimento do "Suplemento Juvenil" que possibilitou ao leitor brasileiro ter acesso ao melhor do quadrinho mundial em todos os tempos como o surgimento dos super-heróis e as clássicas publicações do King Feature Syndcate e de outras editoras. O leitor nacional tinha em suas mãos Tarzan, Super-Homem, Dick Tracy, Agente X-9 entre outros ícones das HQs. Tempos atrás a Mythos anunciou um "Almanaque Nostalgia dos Quadrinhos" mas parece que se não estiver enganado abortou o lançamento. Caso isso tenha mesmo ocorrido, essa edição pode suprir a falta que ficou de uma edição que relembrasse esse período histórico.
Então é isso comandante mais uma vez obrigado pela matéria e até a próxima!
E aí, LEPM... blz?
ExcluirMuitíssimo obrigado pela consideração e pela confiança no trabalho feito aqui no blog, amigo... Eu adoro me dedicar ao "Submundo" (são madrugadas de pesquisa de notícias e informações, seleção de capas e imagens pras postagens, conversas com profissionais da área pra me manter atualizado dos bastidores do mercado, e mta leitura de GIBIS, é claro: pra poder escrever sobre eles, rs)! A única coisa q lamento é não poder fazer deste trampo (q eu amo de paixão) o meu meio de sustento: Pois se pudesse me dedicar MAIS ao blog (sem precisar buscar renda por fora) creio q as atualizações por aqui seriam diárias e ainda ia ter um canal de vídeo ainda por cima, com lives semanais e podcasts com outros leitores, hehe!
Mas este tem sido um dos anos mais férteis do "Submundo" mesmo... devido à grande demanda de lançamentos no mercado nacional (e q me fizeram praticamente DOBRAR a produção de matérias por aqui em relação aos anos anteriores). Parte desse fenômeno (considerando q o poder de compra do leitor tem diminuído - proporcionalmente com as tiragem das HQs) se deve à proliferação das editoras de pequeno porte, q SOMADAS acabam ampliando consideravelmente o nº de lançamentos na praça. Só algumas editoras q surgiram nos últimos anos, pra vc ter uma ideia:
-Figura
-JBraga
-Tundra
-Saicã
-Editora 85
-TAI
-Alta Geek
-Comix Zone
-Ucha Editorial
-Trem Fantasma
-Monumental
-Skript/Tábula
-IndieVisível
-Futura
E mtas outras (só citei algumas q lembrei de cabeça agora, rs)... Mas é mta coisa e cada uma delas tem trazido materiais de mta qualidade e q merecem ser comentados aqui no blog e demais canais de HQs!
Sobre o "Almanaque Nostalgia" da Mythos... Eu posso estar enganado (realmente não tenho certeza do q vou falar), mas lembro de ter lido em algum lugar q esse título foi apenas substituído por outro: Aquele encadernadão da "Era de Ouro" q saiu há uns 2 anos atrás, lembra? Salvo engano, foi isso q teria acontecido: De qq forma, acabei cofrando esse TIJOLO da Era de Ouro (junto com aqueles 2 do "Recruta Zero" q saíram juntos)!
Abs!
Fala, Leo, blz?
ResponderExcluirMaterial parece ser bacana. Sempre ouvi falar nesse tal "Suplemento Juvenil", mas, obviamente nunca li.
Interessante saber que só durou 11 anos. Pelo que a galera fala dele, a acreditava que tinha sido publicado por décadas.
Eu sou da época do Globinho , que saia encartado no Jornal O Globo aqui do RJ aos domingos, em cores. Mas só vinha com material infantil mesmo. As tiras "mais adultas" eram publicadas no meio do jornal, em P&B, durante a semana, como a tiras do Aranha.
E aí, Guilherme... blz?
ExcluirEu tbm nunca li o "Suplemento" (não sou tão velho assim, kkk)... Mas cheguei a pegar uma fase nos anos 70 e 80 (na minha infância e adolescência) com encartes similares ao "Suplemento" nos jornais q meu saudoso avô assinava: Eram cadernos dominicais q vinham em cores e recheados de quadrinhos - com boa parte desses clássicos consagrados: "Superman", "Tarzan", "Fantasma", "Jim das Selvas", "Recruta Zero", "Popeye", "Garfield", "Hagar", "X-9", "Pato Donald", e uns bem antigões tbm: "Sobrinhos do Capitão", "Pafúncio e Marócas", "Zé do Boné", e tantos mais!
O "Suplemento" eu sempre achei q tivesse durado mais tempo tbm... Pra vc ver a importância e relevância q teve, hein? Já q mesmo com apenas 11 anos na ativa, continuou sendo lembrado e referenciado pelas décadas seguintes!
Os jornais q meu avô assinava aqui eram: "Zero Hora" e "Correio do Povo"... e ambos traziam tiras diárias e pág dominical em cores. Mas o mix aqui era bem diverso: com tirinhas de humor E ação/aventura!
Abs!
Já aderi à campanha no Catarse. O resgate histórico contando a trajetória do "Suplemento Juvenil" é mais uma luz na escuridão no que se tornou os quadrinhos modernos. Não tive a oportunidade de ter em mãos, nenhum exemplar do Suplemento Juvenil, porém, sabedor dos personagens e autores que eram publicados basta para saber que a história a ser contada é de grande valia.
ResponderExcluirGrande abraço, Léo!
E aí, Tadeu... blz?
ExcluirEu tbm tô apoiando a campanha... e ansioso pra ler essa edição, pois não sei tanto a respeito do "Suplemento" e mesmo pra pesquisa q fiz (e escolha de capas pra esta postagem) encontrei poucas informações na internet. Imagino q por ser um encarte de jornal, a manutenção de edições do "suplemento" deva ser bastante difícil pra qq colecionador (até pelo tempo em q foi lançado: o desgaste e deterioração do papel deve ser implacável ao longo de tantas décadas, rs)!
Mas fico feliz em ver cada vez mais material clássico dessa época ser republicado nos dias de hj, a exemplo de "Terry e os Piratas" (q saiu agora pela JBraga e já teve seu Vol. 2 confirmado pra breve)!
Abs!