11/02/2023

A "Múmia-Viva": E Suas Capas Nacionais (Picaretas) Plagiadas da "Espada Selvagem de Conan"...

Saiba ó Príncipe... Que houve um tempo onde a pirataria comia solta nas bancas brasileiras, com histórias e capas de gibis plagiadas de originais americanos e publicadas aqui sem a devida prestação de contas, hehe. E um desses casos (foram vários, diga-se de passagem) se deu na revista da "Múmia-Viva"

Esse assunto veio à tona recentemente numa live (acho que do UHQ ou P&N - não sei ao certo pois não assisti) e foi amplamente comentado no grupo do "Submundo" no ZAP... Assim, resolvi trazer a curiosidade (bizarra) aqui pro blog também, já que eu tinha uma matéria pronta sobre a "Múmia" (que estava engavetada há ANOS nos meus arquivos e reaproveitei as famigeradas CAPAS em questão, rs)!   

Confira abaixo:

A "Múmia-Viva" era uma revista da linha de terror da Marvel nos anos 70... N'Kantu nasceu há mais de 3.000 anos atrás. Aos 21 anos, passou pelo teste do Leão, provando-se ser digno de ser guerreiro e suceder seu pai como rei. Retornando do julgamento, N'Kantu descobriu que sua aldeia tinha sido saqueada e toda a tribo de Swarili havia sido escravizada pelos egípcios. N'Kantu lutou para salvar seu povo, mas foi derrotado e capturado pelos soldados egípcios e forçado a trabalhar até a exaustão para quebrar o seu espírito. Após uma rebelião e tentativa de fuga, um sacerdote pulverizou N'Kantu no rosto com um misterioso líquido paralizante. N'Kantu foi então levado a um altar especial, o seu corpo envolto em papiro e seu sangue foi drenado e substituído por uma poção conservante, sendo colocado, em seguida, dentro de um sarcófago. Ele dormiu durante séculos e foi descoberto por arqueólogos no século 20 e revivido nos nossos dias (FONTE: Guia dos Quadrinhos)!

Criada por Steve Gerber & Rick Buckler, a "Múmia" ganharia título próprio no Brasil pela Bloch (Cap. Mistério Apresenta) a partir de 1976 (a revista teria 18 edições lançadas até o final de 1979)... Contemporânea da "Tumba de Drácula", "Lobisomem da Noite", e "Motoqueiro Fantasma", a "Múmia" fez relativo sucesso no Brasil, numa época em que as HQs de terror estavam em alta por aqui (e a quantidade de títulos do gênero proliferava nas bancas). Contudo, por volta do número 6 da revista da "Múmia" (em formatinho), não sei por que cargas d'água, a publicação começou a piratear as CAPAS da "Espada Selvagem de Conan" (que até então, não havia sido lançada pela Abril). Não sei se faltou matéria-prima original ou se a cronologia da "Múmia" havia alcançado a americana e resolveram continuar a revista produzindo HQs por aqui mesmo? Realmente não sei e não parei pra pesquisar à fundo, rs!   

Só sei que o PLÁGIO foi descarado e as imagens acima comprovam isso... Anos depois, quando a "Espada Selvagem" foi (finalmente) lançada pela Abril, alguns leitores se perguntavam (na seção de cartas da revista teve gente questionando isso) se não era a Abril que havia copiado as capas da "Múmia"? hehe (Ah, os tempos inocentes sem a internet pra ajudar na propagação de informações, kkk). Sobrou até pra uma capa da "Tumba de Drácula" (abaixo), igualmente "surrupiada" e "readaptada" pra "Múmia". Apenas um adendo: As capas originais da Marvel NÃO faziam esse plágio (já que tanto a "Múmia" quanto o "Conan" eram publicados pela Casa das Ideias na época), o "procedimento" (por assim dizer) era uma característica do Brasil (mais um 7x1 vergonhoso pra gente, hahaha)!
 
Até+

19 comentários:

  1. Foi nesse vídeo aqui https://youtu.be/OQYRH4GQp6w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, André... Salvei o link e vou assistir neste findi. Obrigado!

      Abs!

      Excluir
  2. Eu acho a série de inspirações curiosa, mas está longe de ser inédita, seja no mercado brasileiro, seja no internacional. Há muitas "homenagens" e "referências" por aí (inclusive realizadas por gente muito reconhecida no meio). No caso da Múmia Viva, aliás, louve-se terem bebido em excelente fonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alvaro... blz?

      De fato, essas práticas já vem sendo aplicadas desde a Era de Ouro... Mas sempre é curioso qdo rola um flagrante tão descarado q nem na "Múmia"!

      Abs!

      Excluir
  3. Oi Leo!
    Parabéns pela matéria!
    Se até americano copia no mundo das HQs, imagina brasileiro que copia tudo que vem lá de fora? Ainda bem que copiou as capas da ESC, que sempre foram um show à parte!
    Porém, ver esta matéria e as capas me trouxe uma nostalgia muito grande, me lembrei de minha infância e a ida até às bancas nesta época, abarrotadas de publicações de HQs de todos os gêneros.
    Estas HQs de terror tinham capas traumatizantes para uma criança, mas eram muito chamativas e não tinha como não olhar uma delas e não ficar relembrando depois, parece que entrava na mente e ficava martelando o tempo todo! Ha,ha,ha!!
    Este tipo de publicação se manteve forte até meados dos Anos 80, e foram sumindo do mercado, já que em 1989 quando comecei a colecionar de forma definitiva já não tinha mais este tipo de publicação (que eu me lembre), talvez uma ou outra que tentava resgatar este tempo, mas estas bem aterrorizantes não tinha mais!!
    Esta capa da CHM Terror: "A Tumba do Drácula", me fez lembrar que a Panini não terminou esta excelente série por aqui (e que vendia muito bem), e é um erro que a editora precisa corrigir na minha opinião, devendo lançar omnibus ou edições no formato Epic Marvel como lá fora (nove edições, com 488 páginas em média)!
    Quem sabe se sair de fato o novo filme do Blade as coisas mudem um pouco. Não custa sonhar!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Brigadão por ter curtido a postagem, tbm aprecio mto essas curiosidades do mercado editorial brasileiro, rs!

      "Estas HQs de terror tinham capas traumatizantes para uma criança, mas eram muito chamativas e não tinha como não olhar uma delas e não ficar relembrando depois"

      Verdade, amigo... e vou te dizer q qdo eu era criança, a CAPA q mais me impressionou foi a de um espacial da revista "Kripta" (da RGE), q mostrava um cara tendo o pescoço atravessado por uma agulha: Porra, achei violento e impactante demais (eu era bem pirralho ainda qdo vi essa revista na banca), saca só a CAPA:

      https://4.bp.blogspot.com/-Amm-2QYov9s/WeHispx67bI/AAAAAAAAV5I/iyEGCxvGSDAuYf61tJLMwOvpBdpkZFmOACLcBGAs/s1600/001.jpg

      Eu não sei dizer exatamente o q ocasionou a queda do gênero de TERROR nas HQs, mas tenho uma teoria de q essas histórias chegavam aqui no Brasil com 10 ou até 20 ANOS de atraso e o estilo do gênero mudou em 1 ou 2 décadas de defasagem. Por exemplo, o material q saía na "Kripta" e mesmo as HQs da Marvel ("Tumba de Drácula", "Lobisomem", etc) eram baseadas em filmes da Hammer ou outros filmados nas anos 60 e 70. Aqui no Brasil, os filmes dessa época faziam um puta sucesso na "Sessão de Gala" e "Sessão Coruja" na TV (eu assistia escondido da minha mãe, hehe). Só q nos anos 80, esse tipo de terror mais "sobrenatural" e "psicológico" foi dando lugar ao formato "SLASHER" com mais gore e terrir (mistura de terror com humor) e filmes como: "Sexta-Feira 13", "A Morte do Demônio", "O Enigma do Outro Mundo", "A Hora do Espanto", e "A Volta dos Mortos-Vivos" foram caindo mais no gosto popular e os gibis publicados nessa época tavam com essa defasagem de "modismo" no Brasil. Claro, é só uma teoria!

      Sacanagem mesmo a forma como a Panini encerrou a linha "CHM" no Brasil... deixando várias séries inacabadas: "Tumba de Drácula", "Punho de Ferro", "Motoqueiro Fantasma", e até o "HULK" (pelo menos esse teve "A Encruzilhada" lançada depois, mesmo q num formato mais caro e luxuoso). Não sei se o filme do "Blade" vai vingar, a última notícia q eu vi foi q ele tinha sido engavetado pq o ator não gostou do roteiro (q teria apenas 2 cenas de luta e ação) e o mesmo teria q ser reescrito pra q o ator se mantivesse no papel (isso tá me parecendo uma "BOMBA" - tô achando q o "Blade" do Wesley Snipes ainda será o DEFINITIVO por um bom tempo, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  4. Saudações comandante Leo!

    O SubmundoHQ é fonte farta e diversificada de informação da cultura pop. Não tinha a menor idéia desse fato narrado na matéria, essa publicação da "Múmia" não entrou no meu radar por ser ainda muito criança no período de sua publicação. Nessa época pra mim gibi era só da turma de Patópolis, era Donald, Tio Patinha, Mickey, Pateta e o resto da galera do tio Walt.

    Fica muito bem demonstrado o plágio descarado pra dizer o mínimo da editora em montar as capas das edições nacionais, chuparam a arte do talentoso Earl Norem sem constrangimento. O material da Bloch era muito eclético variava dos heróis Marvel e DC, passando por adaptações de TV e cinema como Planeta dos Macacos, O Homem de Seis Milhões de Dólares e até a melhor adaptação em quadrinhos dos maiores comediantes televisivos do Brasil até então, os Trapalhões. Uma editora que formou uma geração de leitores mas que é pouco comentada se comparada a Ebal, RGE e Abril.

    Valeu por mais essa dose de informação sempre contendo curiosidades, nostalgia e bom gosto comandante Leo. É por isso que uma visita diária ao blog sempre é garantia de satisfação.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Valeu mesmo por ter curtido a matéria, amigo... Comigo era mais ou menos a mesma coisa: Na época eu já tinha adentrado no mundo dos super-heróis Marvel e DC, embora ainda tivesse me mantido comprando Disney regularmente: O "Disney Especial" era a minha revista favorita da Turma de Patópolis, e qdo eu passei a comprar os gibis de supers, tive q cortar a maioria dos Disney q eu comprava (mas mantive o "Disney Especial" - coleção q eu tive completa do nº 1 ao 85 - com "Os Valentões", rs)!

      O plágio nas capas da "Múmia" ficou até bem mal-feito em linhas gerais, pois se reparar bem, verás q até mesmo o cabo da espada do "Conan" esqueceram de apagar da mão da múmia, hahaha. E ainda tem q roupa das meninas nas capas: Deixaram alguns braceletes e adornos "Hiborianos" no vestuário, rs!

      A Bloch, contudo, era uma editora q pecava gravemente nas cores e nas traduções (cheias de gírias "bicho-grilo")... MAS, entregava um farto material raro e fora do mainstream dos quadrinhos. Até a linha "Star Wars", começou aqui pela Bloch: Com a adaptação do 1º filme e o "Darth Vader COR-DE-ROSA com AMARELO, kkk:

      http://4.bp.blogspot.com/-1vRiBrNr5w4/VCo795z0x9I/AAAAAAAAUxo/Sq8378hm2UM/s1600/SW%2B07.jpg

      http://2.bp.blogspot.com/-pmqfmOPiBXI/VCo7STRdPEI/AAAAAAAAUxQ/-FvOBzM9fKI/s1600/SW%2B04.jpg

      E mais uma vez, meu mto obrigado pela visita e participação aqui no blog... Entre hj e amanhã tem ATUALIZAÇÃO aqui no subs, com os futuros lançamentos DC no CINEMA e HQs, rs!

      Abs!

      Excluir
  5. Fala Léo, eu estava vendo a seção de cartas da ESC 25 da Abril, e tinha um leitor questionando, acusando o Norem de plágio, devido a capa da ESC 22, que saiu em 1985, ser semelhante a capa da revista da Múmia de 1979, e o editor respondeu que onde já se viu, um artista de renome mundial como Norem, plagiar uma revista brasileira, como você citou na matéria, enfim deu a explicação da publicação original da capa da ESC e o plágio foi da revista da Múmia, depois teve o vídeo do PN falando sobre esse assunto, que eu particularmente gosto desses "causos", que ficou no passado, mas vira e mexe, sempre aparece uma novidade. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Hahaha, pior... eu lembro dessa carta, q inclusive, foi escaneada e postada lá no grupo do "Submundo" qdo o assunto da "Múmia" veio à tona, kkk!

      O q eu acho engraçado nessa carta é q o leitor foi com os 2 pés na porta acusando a "ESC" de ter plagiado as capas da "Múmia" com uma certeza e convicção impressionantes, rs. Mas o editor deu uma bela mijada no leitor (o q foi mais engraçado ainda, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Oi, Scant... É como eu costumo dizer:

      No Brasil, TODO DIA é um "7x1"... hahaha!

      Abs!

      Excluir
  7. Eu me diverti com essa matéria, rs. Faz uns três anos que comprei uma revista nacional que voltou a ser publicada pela editora Ink & Blood, acho que Mestres do Terror ou Calafrio, e trazia uma hq bem antiga da Múmia, mas gostosa de ler. Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Rodrigo... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido a postagem... Valeu mesmo!

      E eu tbm tenho algumas edições desse retorno da "Calafrio" e "Mestres do Terror"... mas, infelizmente, não tenho essa da "Múmia": As q eu tenho envolvem adaptações de contos do Alan Poe, canibais, e os zumbis nacionais do mangue (mto bom, rs)!

      Abs!

      Excluir
  8. Caro Leo,
    Tudo bem? Com todo respeito, mas não vejo plagio. O que vejo referencia, alias, muitos pintores famosos usam também. Plagio seria usar o mesmo personagem, o mesmo cenário e "autor" assina como fosse "dono". Muito usado, neste caso, Alex Ross, por exemplo, em algumas repinturas de capas originais.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celso... Tdo bem?

      Pior q nesse caso constitui plágio sim, pois eles basicamente redesenharam por cima da arte alheia SEM autorização para tal e com a intenção de se apropriar do conceito criativo. Prova disso, é q sequer se deram ao trabalho de apagar o cabo da espada na mão da Múmia na 1º imagem e os adornos hiborianos no figurino das mulheres. A má intenção se dá qdo as capas da "ESC" ainda não tinham sido publicadas no Brasil e a cópia acabou passando como sendo algo "original"!

      É mto ruim a sensação de se sentir roubado por um plagiador... e eu mesmo experimentei isso qdo um site picareta começou a roubar matérias minhas aqui do blog e o redator assinava como se fosse dele os meus textos, rs!

      Abs!

      Excluir
  9. Caro,
    No caso do texto sim se copiou sem a devida ou citação indicação da fonte constitui plagio. No caso do desenho, neste caso uma pose, até discutível, se neste caso era direito da marca ou propriedade industrial (como se fosse caso, símbolo do superman ou batman), É bem diferente o desenho de um texto. Fora que temos colagem por ai mas não poderá usar no desenho TM. O que tem de "repeteco" e imitação nas proprias HQ "originais americanas" nãotemfim
    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leo
      Olha exemplo de imagens:
      https://m.media-amazon.com/images/I/71CiaK+Fu9L._SX583_BO1,204,203,200_.jpg

      https://m.media-amazon.com/images/I/61-9Arv5V+L._SX583_BO1,204,203,200_.jpg

      Excluir
    2. Oi, Celso... Eu não tinha "pescado" essa semelhança entre a capa da "LJA" e a dos "Vingadores", rs!

      Mas como não da área jurídica, aproveitei q meu advogado veio almoçar aqui em casa hj e trouxe esta questão pra ele... Segundo o Dr. (q comparou as imagens postadas aqui) caberia um processo sim no caso da "Múmia", com direito à indenização e recolhimento do material impresso nas bancas - e tanto por parte da Marvel (detentora dos direitos da ESC) qto pelo artista (Norem), caso tivessem tomado ciência do fato na época (o q não parece ter sido o caso), rs! Segundo ele tbm o caso não se enquadraria como "homenagem" e nem como "referência" (por ainda conter elementos q não foram apagados da arte original)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...