30/04/2020

"FALCON": O "Piloto Azul" (de 1979) é Relançado 40 ANOS Depois...

O "Falcon" foi o brinquedo favorito da infância de muitos tiozões quarentões/cinquentões de hoje em dia (EU incluso - é claro, kkk)... Militar, Soldado, Aventureiro, Espião, Mergulhador, E PILOTO: Entre muitas outras características de ação e testosterona que poucos brinquedos já possuíram!

Assim, é com imenso saudosismo que noticio aqui a volta do "Piloto Azul"... Relançado pela Estrela (com tiragem limitada de 1200 peças e venda exclusiva no site) depois de 40 ANOS. A peça terá algumas modificações em relação ao original (a FOTO acima é da versão de 1979), e esta matéria falará sobre elas: Além de trazer outras curiosidades (inclusive sobre os protótipos INÉDITOS que nunca foram lançados no Brasil)!

Confira abaixo:
O 1º "Falcon" foi lançado pela Estrela em 1977 (baseado nos bonecos da série "G.I. Joe" - Aqui no Brasil: "Comandos em Ação") e se apresentava como sendo um militar usando roupa camuflada e espingarda. Logo se seguiram uma infinidade de cartelas com armas e acessórios de guerra (metralhadoras, granadas, revólveres e pistolas de todo tipo, e até mesmo uma trincheira). O lado aventureiro do herói passou a ganhar mais ênfase a partir daí, e vieram modelos de: "Mergulhador" (o "Escafandrista" foi relançado há 2 anos também), "Alpinista" (vinha uma águia junto), "Safári na Selva" (acompanhava um gorila e uma rede pra caçar o bicho, rs), "Paraquedista" (outro que foi relançado há pouco), e "Espião/Agente Secreto" (FOTO acima - com a famosa maleta). Nessa linha, saiu o "Piloto Azul" (em 1979) um dos primeiros da série "Olhos de Águia" (os olhos deixaram de ser fixos e passaram a se mexer com um mecanismo atrás da cabeça). E para o piloto, foi lançado em separado um helicóptero amarelo (pouco tempo depois relançado na cor preta também)!

Os anos 80 chegaram... E o "Falcon" entrou na famigerada (pra muitos) fase "Futurista" (eu, particularmente, adorava essa fase: Talvez por ser fã de sci-fi e pela pegada mais "Super-herói" que passou a ter). Ele continuava sendo um brinquedo bélico (só mudaram o visual armamentista - que passou a ser mais "moderno": com metralhadoras laser e coisas do tipo) e agora ganhava um VILÃO de peso: O "TORAK" (FOTO acima, em 3 versões diferentes - a 1º é a clássica e as outras 2 são releituras dos anos 90, um deles com uma bizarra cabeça-verde, kkk). Pra ajudar o herói, surgiu o "CONDOR" (numa das imagens acima tem a ORIGEM dele: O "Condor" era um "Falcon" que teve o rosto destruído pelo "Torak" e virou um cyborg). Entre os acessórios futuristas, o mais legal eram as MÁSCARAS (FOTO acima) de disfarces: Velho, Chinês, Francês, etc). O ÚLTIMO "Falcon" futurista lançado no Brasil vinha com um robozinho junto: O "ROBOY" (um "R2-D2" genérico, rs)!  

O sonho acabou em 1984 (com "Falcon & Roboy")... O AUGE do "Falcon" no Brasil durou apenas 7 anos - que foram o suficiente pra marcar toda uma geração e tornar o boneco um verdadeiro ícone da cultura pop. As 2 últimas FOTOS (logo acima) mostram os PROTÓTIPOS que nunca foram lançados no Brasil e que teriam sido os próximos futuristas: Um "Falcon" com arma que acendia uma luz, O "Laserman" (outro aliado cyborg parecido com o "Condor"), O "Triton" (vilão com detalhes em verde no uniforme), etc! Nos anos 90, a Estrela tentou relançar o "Falcon" por 2 vezes (em 94 e 99) com: "Clássicos Falcon" e "Força de Ataque" (ambas fracassos comerciais). Melhor êxito tiveram em 2017 (veja a matéria do "Submundo" neste: "LINK") na coleção atual que acabou de relançar o "Piloto Azul" (R$ 300): Que vem armado (Luger no coldre), mas deixa de ter "Olhos de Águia" e passa a ter olhos fixos. O zíper do uniforme agora é preto ao invés de branco ou azul como no original (teve os 2 tipos na época) e a bota é cano curto. Seja como for, tá valendo - Esse eu nunca tive na época (abaixo, uma bela arte promocional):  

Até+

24 comentários:

  1. Oi Leo!

    Parabéns por mais essa aquisição da linha Falcon!

    Quando criança, lá pelos meus cinco anos pelo que me lembro, fui numa festa de aniversário ao lado de casa onde meu vizinho ganhou este Falcon que era o lançamento da época, com propagandas na TV passando direto, para delírio da garotada!

    Me lembro que peguei este Falcon e mexi na alavanquinha que ele tinha na nuca, e ele mexeus os olhos, algo que me fez "pirar" já que o meu era de uma linha mais simples e não tinha estas modificações, melhor dizendo "upgrades"!

    Esse meu vizinho mudou um tempo depois, e deixou jogado vários brinquedos perdidos e quebrados no quintal de casa (ele era de família classe média alta, bem burguês para a época), e um desses era o capacete do Falcon Piloto, que eu ainda tenho guardado na casa de minha mãe, e infelizmente ele não servia no meu, ele ficava apertado e não passava das orelhas, já que o meu tinha a cabeça maior e a desta versão era menor!

    Não sei se é assim hoje, gostaria que você quando tiver o seu em mãos, me esclarecesse se ele é diferente no diâmetro da cabeça dos demais da sua coleção!É só uma dúvida que eu gostaria de esclarecer mais de 40 anos depois!O meu Falcon a título de comparação era o "Aventureiro"!

    O robô do Falcon era outro objeto de desejo, e eu o chamava de "biri-biri" numa clara referência ao "Robô B9' de Perdidos no Espaço, que passava na TV na época! Se bem que os dois robôs são um pouco semelhantes mesmo, bom pelo menos eu acho:


    http://www.planetmoviestore.com.br/kits-para-montar-/257--perdidos-no-espaco-robo-b9-lost-in-space-16.html

    Dizem que este será o próximo a ser relançado:

    http://galeriadosbrinquedos.blogspot.com/2019/08/falcon-nautilus-missao-abrolhos.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O robô é legal demais mesmo.

      Excluir
    2. Oi, Elcio... Tdo bem?

      O "Piloto Azul" é o meu 4º Falcon desde o relançamento da linha há 3 anos atrás... Os outros q eu tenho são: O "Explorador", O de "Escafandro", e o "Torak" (veja abaixo):

      https://http2.mlstatic.com/boneco-30cm-falcon-explorador-estrela-D_NQ_NP_814696-MLB31362250283_072019-F.webp

      https://http2.mlstatic.com/boneco-falcon-em-busca-do-tesouro-submarino-30-cm-estrela-D_NQ_NP_963606-MLB28434386841_102018-F.webp

      https://http2.mlstatic.com/boneco-torak-rival-falcon-com-luzes-original-estrela-30cm-D_NQ_NP_686537-MLB32296967337_092019-F.webp

      Eu cheguei a ter vários "falcons" na infância, embora eu não fosse considerado burguês na época, rs... é q eu tinha a manha de saber pedir de presente na hora certa pra minha mãe, meu padrinho (irmão dela) e uma tia minha q era viúva e me dava uns presentes bem caros pra época. A manha era pedir nas 3 datas principais do ano pra uma criança ganhar presentes: Aniversário, Dia da Criança, e Natal. Assim, eu ganhava presentes de 3 pessoas diferentes em 3 datas comemorativas do ano. E eu sempre pedia "falcons" (eu não curtia mto outros brinquedos da época)!

      Hj em dia, tendo minhas próprias condições (esse "Piloto Azul" eu parcelei em 10x)... Tenho comprado alguns falcons por puro saudosismo e TBM pra q o meu filho conheça os brinquedos legais q fizeram parte da minha infância. E tenho certeza q ele vai curtir o universo aventureiro do falcon qdo tiver idade pra isso (a partir dos 5 anos - ele tem 2 agora)!

      Qto à sua dúvida... O capacete do piloto serve perfeitamente nos outros q eu tenho. Talvez (quem sabe) por nenhum deles ser "olhos de águia". Aliás, não sei se isso interfere no diâmetro, até acredito q não, pois vejo a galera fazendo customs e nunca se depararam com incompatibilidade nos capacetes. Não sei o q pode ter acontecido no caso q vc mencionou!

      Sobre o "Nautilus - Missão Abrolhos"... Ele já foi lançado no ano passado e foi um grande fracasso comercial. Era pra ter sido um boneco histórico: O 1º Falcon negro lançado no Brasil (até então, todos eram brancos, loiros, e ruivos). Mas a Estrela errou feio em vários pontos: O marketing fraco e a pouca divulgação nas redes, a deficiência dos pontos de venda (não foi pras lojas, somente pro site da Estrela e eventos especiais - porra, querem vender dificultando o acesso pro consumidor? complicado isso). E por fim: Os equipamentos sem graça da peça (apenas máscara de mergulho, pé de pato, e tanque de oxigênio): Cacete, nem uma arma? (faca, arpão, etc). Que "Missão" seria essa então? curtir um mergulho tranquilo na praia? hahaha, comédia mesmo. Agora parecem ter aprendido a lição e largaram uma ARMA de fogo na mão do "piloto", rs!

      Abs!

      Excluir
    3. "O robô é legal demais mesmo."


      E aí, Kromak... blz?

      Na época era normal esses "robôs-mascote" em filmes e séries de sci-fi... Além do "R2" de "Guerra nas Estrelas", tinha robozinhos em "Galática", "Buck Rogers", e até o "Herbie" no desenho animado do "4F"!

      Abs!

      Excluir
  2. Tive conhecimento do Falco depois de adulto. Na minha época os bonecos sensações eram He-Man, Thundercats, Jaspion, Cavaleiros do zodíaco. Para os saudosistas esse lançamento é uma tremenda tentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tive um CDZ!! Que eu me lembre era caro pra cacete!!! Mas tive samurai Warriors, shurato, júpiter dos Cybercops e Black kamen Rider o boneco e o carro dele!!! Mas eu sou da geração 90!!! Abç Vinícius

      Excluir
    2. Os bonecos do CDZ eram bem mais caros, não lembro bem, mas acho que eram umas cinco vezes mais caros que esses que você mencionou. Então tive vários desses que você falou mas Cavaleiros só tive um original.

      Aí depois teve a abertura comercial e os produtos "do paraguai" (como chamávamos na minha cidade) inundaram o mercado informal e com eles tinham umas réplicas bacaninhas e BEM mais baratas dos CVZ.

      Excluir
    3. to na mesma situação
      impressionante a estrela fazer isso e com jogos clássicos
      se nao fosse esse post nem sabia
      quem me dera que alguem relançasse he-man e thundercats


      abs!

      Excluir
    4. Vinicius,
      Não cheguei a ter nenhum CVZ. Um amigo que trabalhava em um bom emprego comprou um e pude ver de perto. Tive apenas um He-Man e um Adam que uma tia me deu.

      Excluir
    5. E aí, Roberto... blz?

      Apesar do AUGE do Falcon ter sido no final dos anos 70 e início dos 80... Ele ainda teve tentativas (frustradas) de relançamentos nos anos 90 e 2000. Mas somente agora (em 2017) é q a Estrela acertou a mão nessa nova série, q bem ou mal já emplacou 14 bonecos (alguns deles relançamentos doa antigos e a maioria NOVOS modelos) e 2 veículos (Jeep e Buggy Futurista)!

      Abs!

      Excluir
    6. "Cavaleiros do Zodíaco" já não é bem do meu tempo, hehe...

      Eu fui criança nos anos 70, e sendo assim: nos 90 eu tinha 20 e poucos anos e meu interesse tava mais voltado pra festas e carros (de nerdices, no máximo o vício em vídeo-games e fliperamas - até dos GIBIS eu tava afastado, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  3. Olá, Léo.

    O sonho acabou em 1984... então se a memória não me trai foi justamente nesse ano que chegaram os fantásticos "Comandos em Ação".

    Era a coleção de cartelas com ilustrações estilosas e impactantes na frente, sempre de um soldado especializado.

    No verso da mesma havia um pequeno catálogo com os personagens já lançados e um curto texto com o histórico referente ao soldado em questão que podia até mesmo ser recortado e arquivado.

    Apesar de gostar do "Falcon", nesse ano de 1984, com nove anos de idade, fui imediatamente fisgado pelos "Comandos".

    P.S. Léo, desculpa por fugir do tema do post, mas por acaso você já pensou na possibilidade de uma detalhada matéria sobre o selo "Epic Marvel Collection"?

    Rapaz, a Coleção Histórica Marvel está fazendo falta, assim como aconteceu com as Bibliotecas.

    Até a próxima,

    Michel


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no brasil não foi assim mas comandos em ação e falcon nos EUA sempre foi a mesma coisa.

      Excluir
    2. Oi, Michel... Tdo bem?

      Essa fase dos "comandos" eu não cheguei a pegar... Ironicamente, minha infância se encerrou junto com o ÚLTIMO "Falcon": O futurista q vinha com o "Roboy" (FOTO na postagem). A parir daí, meu foco passou a ser os vídeo-games da época, hehe (ATARI, principalmente)!

      Qto às "EPICS"... Sim, eu já tenho até mesmo um "ESQUELETO" de uma matéria sobre a linha q eu nunca cheguei a concluir, mas q tá na PILHA de arquivos a serem desenvolvidos aqui no blog, rs. Vai rolar sim, pode deixar: Tenho q finalizar a ma´teria das "EPICS" e das "Graphic Marvels" (outra q eu comecei e ainda não terminei - por falta de tempo, rs)!

      Seja como for... Obrigado pela sugestão, q neste caso, acabou virando foi uma PREVISÃO do futuro, kkk!

      Abs!

      Excluir
  4. O Falcon Piloto Azul foi um dos únicos brinquedos legais que tive. Lembro da minha mãe me presenteando com ele na saída da escola. O boneco foi muito bem brincado. Depois de aposentado em favor do futebol e vôlei de rua, eu o conservava sempre impecável em uma caixa de sapatos. Que tristeza encontrá-lo um belo dia totalmente desmembrado pelo pirralho filho da diarista. Joguei tudo fora de desgosto. Hoje as peças e a roupa valeriam uma nota! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Pateta... blz?

      Ao contrário de vc, eu nunca cheguei a ter esse "Piloto Azul" na época... Até queria ter tido, mas como os falcons q eu tinha era pq eu ganhava de presente, nunca tive a "sorte" de ter ganho esse, hehe!

      Pena o q aconteceu com o seu... Valeria mesmo uma boa grana hj em dia (já vi gente vendendo por mais de 3.000 reais um original na caixa - duvida? olha só o LINK):

      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1230312925-boneco-falcon-piloto-1979-_JM

      Hahaha, é por essas e outras q a diarista aqui em casa é PROIBIDA de entrar no meu escritório (onde guardo minha coleção)... e tbm já cortei logo de cara esse embalo de diarista querer trazer criança pra cá (gosto das coisas bem profissionais: de criança aqui em casa, já basta o meu pequeno tocando o terror o dia todo, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  5. talvez pelo mercado livre o frete seja melhor para quem vai comprar:
    https://loja.mercadolivre.com.br/estrela

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Scant... blz?

      Por uma questão de confiança... eu costumo comprar direto do site da estrela mesmo, q nunca tive problemas. Por sinal, recebi direitinho e bem embalado o "piloto" (q parcelei em 10x) e veio até antes do prazo previsto!

      Abs!

      Excluir
  6. E aí Léo!?
    Sempre gostei do brinquedo Falcon, mas meu pai não tinha grana pra este tipo de brinquedo, apesar que em 79 meu pai fez um esforço e comprou um Ferrorama XP400, só alegria, tenho ainda comigo.
    O primeiro Falcon que brinquei foi do meu sobrinho, o meu irmão comprou o boneco com o helicóptero amarelo, show.
    Destes atuais comprei os três primeiros mais o jipe, os outros ficaram muito caros e quando vieram os numerados, aí só pra poucos, $400.
    A Estrela elitizou o brinquedo junto com um grupo fechado, criaram um bugue por $300 enquanto o jipe foi $100.
    Devido a tática comercial da Estrela, desisti de comprar a coleção, até que o preço diminua, mas existe um forte grupo que torce pela descaracterizacao do boneco pra supervalorizar a coleção antiga e assim cobrar preços altíssimos no ML.
    O mais triste é que este grupo ainda despreza aqueles que criticam algum defeito ou valores, são excluídos de grupos e até humilhados por não ter o dinheiro pra compra-los.
    No meu caso só fui humilhado pelo bolso e saí antes de ser bloqueado, rsrs.
    Sugiro que os amigos assistam um canal sobre Falcon no YouTube muito legal, canaldoAndraus.
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      O Ferrorama eu nunca cheguei a ter... ele custava quase o dobro de um falcon médio na época, e ainda hj costuma ser mais caro (tipo: Um falcon é 300 e um ferrorama é 450)!

      O helicóptero amarelo foi o 1º lançado aqui (ainda nos anos 70)... logo em seguida relançaram na cor preta (q era o q eu tive e q - provavelmente - será relançado nos dias de HJ a versão preta tbm: Na caixa do "Piloto Azul" vem o desenho dele num helicóptero preto)!

      Desses falcons modernos... eu comprei o "Explorador", o "Escafandro", e o "Torak". Parei qdo começaram a botar uns preços mais abusivos (400 reais), limitar as vendas apenas pra "clubinhos" fechados, e qdo vi q tavam negligenciando as ARMAS de fogo pro falcon em prol do "politicamente correto" - Porra, falcon desarmado não tem condições: é como botar o "RAMBO" pra dialogar com os inimigos, rs!

      Mas aí, voltaram a cair na real... e o "Piloto" já veio com preço mais em conta (de 400 pra 300 e ainda em 10x), e o principal: Veio ARMADO com ma pistola Luger. Aí eu voltei a me entusiasmar com a coleção!

      O Andraus é meu amigo no face, hehe... Ele tem os melhores vídeos sobre Falcon atualmente (recomendo uma olhada no "canal do andraus"). Eu tbm participo de outros grupos de Falcon, e tem de tudo nesses grupos: Geralmente o ambiente é hostil, com gente criticando tanto os q tem dinheiro pra gastar com falcons e customizações qto aqueles q não tem (brigas rolam quase todos os dias nesses grupos). Ainda bem q nunca me incomodei por lá (embora eu acredite q seja apenas uma questão de tempo até isso acontecer, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  7. Tenho o gibi do Falcon.

    Ano passado achei num a loja daqui 2 deles por r$ 50,00 cada. Comprei pro meu filho acho que de dia das crianças, ou foi num dia normal não recordo direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      O NOVO gibi do "Falcon" é este aqui (q estará no próximo "REVIEW" aqui do blog, hehe):

      https://1.bp.blogspot.com/-yuAg1V3Rv64/Xe0BDLNQZXI/AAAAAAAAFXk/fn49j66GItsqST-BhWjo-vjvSMZnZRxqgCLcBGAsYHQ/s1600/falcon%2Bprimus%2Bcapa.jpg

      Abs!

      Excluir
  8. Eu tive o primeiro que saiu. Brinquei muito com ele. Infelizmente, não aguentou a passagem do tempo e, acabou se desmantelando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, José... blz?

      Infelizmente, esse era um problema recorrente dos falcons da época... eles não duravam mto, rs!

      Hj deve ser a mesma coisa, mas não tenho certeza pq guardo os meus nas caixas originais (são mais pra enfeite até eu repassá-los pro meu filho)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...