04/05/2016

A "Estante Ideal Pra Quadrinhos": Dicas do Clayton (Arquiteto)...


Oláááá pessoas queridas e as não queridas também. Tudo bom com vocês? Para quem não se lembra eu me chamo Clayton e fiz uma pequena colaboração aqui no Submundo com uma matéria de quando conheci Frank “O” Miller no hotel. Espero que estejam lembrados de mim. 

Volto a este blog motivado pela última matéria sobre as lombadas de coleções ao redor do mundo, especificamente pela foto da estante do SEMI. Gostaria de inicialmente agradecer ao Leo por novamente ter me dado (epa!!!) a abertura (opa!!!) para eu escrever neste blog que muito tem me ajudado em minha coleção de quadrinhos. 

Brincadeiras à parte, vamos logo à matéria que é o que interessa:


Eu sou arquiteto. Trabalho tanto com projetos de arquitetura residencial e comercial como também com interiores. Ao ver a estante do SEMI percebi que a mesma está com suas prateleiras envergando (fazendo uma barriga) devido ao peso da coleção. Resolvi compartilhar um pouco dos meus conhecimentos sobre mobiliário de uma maneira rápida e fácil para quem quiser investir em móveis planejados para guardar a coleção. Desculpem pela qualidade da imagem. As fotos eu tirei rapidamente, e as imagens com o projeto de estante eu não as tratei e nem fiz uma renderização para ficarem realistas. Foi tudo rápido para aproveitar o embalo da matéria anterior. O armário de quadrinhos é um projeto que eu fiz e um marceneiro construiu. Com o tempo eu me livrei de muitas coleções antigas de gibis e vendi o armário. Infelizmente, não guardei nenhuma foto dele. O local onde ele ficava, hoje abriga um outro armário de discos. O da IMAGEM 01 que abre esta matéria. É um armário para minha coleção de LPs. O princípio é o mesmo. Discos de vinil são bem pesados. Vejam que meu armário não está com barriga nas prateleiras. Notem que as madeiras são mais grossas que o normal. Como disse, o princípio é o mesmo da estante em quadrinhos e isso será detalhado nos próximos parágrafos. 

A maioria dos marceneiros ou lojas de móveis planejados trabalham com um tipo de madeira chamada MDF. Nada mais é do que uma chapa de fibra de média densidade que passou por um processo de alta temperatura e pressão. Elas são aglutinadas por resinas sintéticas. Se tornam algo forte e resistente. Ou seja, não é uma madeira de verdade, e sim fibras de madeira que geraram uma prancha. Por cima é colado uma película que imita madeira (carvalho, mogno, etc...) ou é pintado com tinta laca (geralmente na cor preta, branca, amarela ou vermelho). O preço dela é um preço médio. É mais barato que a tábua de madeira pura e mais caro que o compensado. Prefira sempre o MDF. A madeira pura cortada em pranchas (tábuas) sofre muita ação do tempo. Embora ela seja muito resistente ao peso, com o tempo e com mudanças de temperatura (quente e frio) ela passa a estalar gerando trincas ou mesmo barrigas. É como se a madeira ainda estivesse “viva” vindo da árvore. 

Ela absorve umidade (em locais úmidos como regiões de praia ou montanha) ou fica seca (em regiões agrestes) e é difícil controlar essa mudança viva que ela passa. Ela é mais bonita sim, e bem mais cara. Geralmente é do que se faz aqueles móveis rústicos de fazenda. Serve para isso, mas não para a estante de quadrinhos. Quanto ao aglomerado, ele é horrível. É o mais barato, mas nunca o use. Pode lascar e soltar toda a parte interna dele, mais fácil de pegar cupim e menos resistente. Quanto ao acabamento, prefira os que imitam madeira. Os pintados com tinta laca (fosca, brilhante ou envernizada) costumam riscar fácil. Se não tiver muito cuidado quando for varrer sua sala e esbarrar nele, pode ter certeza que logo ele estará cheio de arranhões. Repito novamente, prefira o MDF e com acabamento de madeira fosca.


Escolhendo a madeira, vamos em relação à espessura. Existem desde a de 0.50cm (meio centímetro) até as de 4.00cm (quatro centímetros). Quanto mais grossa a prancha, mais caro. As mais usuais são as de 1.00cm (um centímetro) e de 1.50cm (um centímetro e meio). Geralmente essas duas medias são as utilizadas naquelas estantes padrão que encontramos à venda nas Lojas Cem, Magazine Luiza, Casas Bahia, etc... E é aqui que mora meu primeiro segredo em relação às madeiras. Eu gosto que os móveis que planejo sejam vistosos. Que tenham uma boa espessura. Isso os destaca no ambiente, além de dar uma melhor impressão de robustez. Eu gosto que tenham 3.60cm (três centímetros e seis milímetros). Mas um MDF dessa espessura é muito caro. Portanto, eu uso duas pranchas de 1.80cm (um centímetro e oito milímetros) que coladas dão a espessura que eu quero. O armário da IMAGEM 2 foi o projeto que eu tinha construído e vendi. Ele tem pranchas com essa espessura. A madeira externa que forma a estrutura do armário imita mogno (mais escuro) e a das prateleiras imitam Cedrinho (mais claro). O armário possui portas de vidro, que podem ser transparentes, esverdeadas ou escurecidas em tons de cinza (esse é o melhor, caso sua estante vá tomar sol direto vindo de alguma janela). Vai impedir que as revistas desbotem. Uso vidro blindex (aquele usado nas portas do box do chuveiro). Além de ser mais resistente, se acontecer algum acidente ele quebra em pedacinhos pequenos e granulados ao invés de partes grandes e pontiagudas que podem gerar maiores riscos de ferimentos.

Agora vamos tratar em relação ao tamanho da estante. Na IMAGEM 2 vemos que a altura total dela é de 2.041m (dois metros e quatro centímetros de altura) e a largura total é de 1.572m (um metro e cinquenta e sete centímetros). Descontando 3.60cm (três centímetros e seis milímetros) de cada lado das laterais do armário, me sobra 1.50m (um metro e meio) de largura útil. Isso é suficiente para enfileirar cerca de 90 revistas da Salvat capa preta. Quem estiver fazendo a coleção toda vai precisar de algo em torno de 1.80m (um metro e oitenta centímetros). Seguindo os passos que tratarei no parágrafo que falo da prateleira, pode-se fazer o armário com até 2.00m (dois metros) de largura interna.

A IMAGEM 3 é um zoom em detalhe com algumas medidas. Na parte inferior eu deixei um rodapé de 7.5 cm (sete centímetros e meio) essa medida é a mesma do rodapé dos pisos de casa. Vale a pena você medir o do rodapé de sua casa caso queira fazer um armário que vá do chão até o teto (como minha estante de discos e meu guarda-roupa que mostrarei no final). Esteticamente fica mais bonito. Notem que a altura entre uma prateleira e outra é de 35cm. Espaço mais que suficiente para caber encadernados com grande altura (tipo o "Justiça" de Alex Ross) e ainda sobrar espaço em cima para dar um “respiro” às revistas. Tendo esse vão livre em cima e com portas de vidro escurecidos, não será necessário guardar as revistas em sacos plásticos. Isso facilita muito!!!


Agora vamos tratar das prateleiras em si. E aqui vem o meu segundo e mais importante segredo. Notem primeiramente a IMAGEM 4. As prateleiras também têm a mesma espessura das laterais da estante (3.6cm) e como como são duas pranchas de madeira coladas uma em cima da outra para atingir essa espessura, eu peço para meu marceneiro abrir dois rasgos na parte de cima de uma prancha de madeira, e outros dois rasgos na parte de baixo da outra prancha. Insiro dois vergalhões de aço (aquelas barras de ferro que se fazem vigas e colunas de uma casa) nesses rasgos.  

A espessura da barra é de 8 milímetros. É suficiente parar fazer uma viga da laje da sua casa, então fique tranquilo que ele vai aguentar o peso de seus quadrinhos. Quando as duas pranchas de madeira estão coladas, esse vergalhão vai ficar entre elas na parte interna. É exatamente ele que vai impedir que a estante venha à envergar e ter aquela barriga que deixa um aspecto horrível. Importante ressaltar que o vergalhão tem que ser de 2.0cm (dois centímetros) maior em cada um dos lados da prateleira. Essa parte que “sobra” para fora da prateleira vai entrar dentro de cada lado da estrutura lateral da estante. 

O peso dos quadrinhos é distribuído em cima da prateleira, que o distribui em cima da barra de ferro, que finalmente distribui na lateral da estante. Esses 2.0 cm que entram dentro da lateral, comparando a uma residência, seria o que une a viga (prateleira) com a coluna (lateral da estante) fazendo a amarração de toda a estrutura e a deixando firme e estabilizada.


Quanto à profundidade da estante eu a faço internamente tendo 35 centímetros e as prateleiras tendo 30 centímetros de profundidade. Esses 5 centímetros que me sobram é mais que o suficiente para ter as duas portas de vidro blindex. Costumo fazer duas portas de correr para lados opostos. Isso facilita a abertura se o seu quarto ou sala tem um espaço pequeno. Dá para se fazer com portas de abrir para fora, mas você tem que prever o espaço em volta para quando ela abrir não bater nos móveis em volta. Prefira a de correr. Quanto à profundidade da prateleira, 30 centímetros é ótimo para encadernados que são feitos com as folhas “deitadas” tipo aquele "300 de Esparta" do Frank “O” Miller. Como a maioria dos encadernados não passam de 21 centímetros de profundidade, ainda sobra espaço na frente deles para colocar alguns enfeites: tipo os bonequinhos de personagem, canecas customizadas, ou outras quinquilharias (veja a IMAGEM 6). 

Quanto à IMAGEM 5, eu separei todas as partes que formam a estante (laterais, fundo, teto, base, prateleiras e portas de correr) para dar uma noção melhor de como é o processo de montagem. Todas essas partes são parafusadas umas nas outras. Não use cola, peça ao seu marceneiro que elas sejam parafusadas sempre. Isso dará maior resistência. 

Não adianta a prateleira ser forte com uma barra de ferro dentro para não dar barriga se ela for colada na lateral do armário. Ela vai se soltar com o tempo das laterais e cair devido ao peso. A cola não dá essa sustentação, o parafuso sim! Nessa imagem, novamente eu fiz o corte em duas das prateleiras para que possa ser visualizada a barra de ferro que passa por dentro da prateleira.


A IMAGEM 7 eu estou mostrando uma coleção guardada em estante modulada, do tipo que se encontra em lojas como a Tok&Stok. Diferente das estantes prontas (as da Loja Cem, Casas Bahia, etc...) estas, por serem moduladas, lhe dão uma relativa liberdade para montagem. 

As peças são separadas como um quebra-cabeças e você monta da maneira que quiser, obedecendo determinadas larguras, alturas e encaixes que já vem prontos. Pode-se, por exemplo, regular a altura das prateleiras (veja na foto que as laterais da estante têm vários furos brancos para que se possa determinar a altura da prateleira). 

Basicamente, seria um grande jogo de lego para montar. Embora sejam mais resistentes que as compradas prontas, elas não aguentam o peso dos quadrinhos. Veja que algumas das prateleiras estão começando a deformar.

Com tudo isso, chegamos ao ponto crucial da matéria. O que é melhor? Comprar estantes prontas, moduladas, ou fazer um móvel planejado? O móvel planejado é o mais caro de todos, mas também é a melhor opção de todas. Se a pessoa pode gastar um pouco mais, possui um bom arquiteto de interiores para projetar um móvel com soluções satisfatórias que atenda sua demanda, e conhece um bom marceneiro: terá o melhor móvel para guardar sua coleção de quadrinhos. E isso vale para os quadrinhos, para os discos de vinil, para uma cozinha, quarto, ou salas planejadas.

Como não é todo dia que aparecem clientes com coleções de quadrinhos no meu escritório de arquitetura, tomei a liberdade de no final da matéria mostrar algumas imagens do guarda roupa planejado do meu quarto. Verá que os princípios aplicados em um ambiente planejado (no caso um quarto) e um móvel planejado (o guarda roupa) são os mesmos aplicados no caso do armário de quadrinhos.

Na IMAGEM 8 temos uma visão geral do ambiente do quarto. Onde você quer colocar sua coleção de quadrinhos? Na sala, em uma biblioteca particular, no seu quarto? Defina primeiro o ambiente.

Na IMAGEM 9 temos o guarda roupa em si. Ele é com quatro portas de correr e note que as estruturas verticais também são com 3.6cm (lembra que eu disse que madeiras grossas dão mais imponência)? As prateleiras internas brancas são de 1.5cm já que as roupas são leves. Não necessitam serem grossas e nem ter ferro dentro. Veja que há espaço para sapatos, calças, gavetas, e nichos diversos que atendem o meu gosto particular e as roupas que eu tenho em casa.

Um bom projeto de armário de quadrinhos deve atender à sua coleção específica. Ou seja, prateleiras mais altas para encadernados grandes, prateleiras mais baixas para mangás, gavetas para guardar gibis em “formatinho”, prateleiras com distâncias de até 20 cm entre uma e outra para colocar os bonecos da eaglemoss, etc...

Não se deve utilizar uma única medida padrão para tudo. Se pensar cada espaço para guardar o tipo de quadrinho (tamanho, formato, etc) irá aproveitar muito mais o armário e caberão mais quadrinhos e de forma mais organizada. Por isso que se chama: "móvel planejado", rsrsrs.


Por último, na IMAGEM 10, temos o mesmo guarda roupa da imagem anterior só que agora construído! Repare que por ser planejado eu utilizei todo o espaço que eu tinha. O móvel vai de uma parede à outra do quarto, e do chão até o teto. Utilizei todo o espaço disponível na parede (até aquele espaço perdido que fica em cima da porta de entrada). 

Guardadas as comparações, poderia ser um armário de quadrinhos com diferentes nichos e prateleiras ocupando este mesmo espaço. Me despeço aqui, e quem tiver dúvidas em relação à matéria pode fazer os comentários aqui no blog. A medida que o Leo for liberando-os, eu tentarei responder às dúvidas mais pertinentes e dar outros conselhos. 

Para quem se interessou em ter um ambiente planejado para sua coleção e quiser me contratar para projetar seu espaço pessoal de leitura (olha que chique!!!), pode me contatar através do meu e-mail: claytonfranco@hotmail.com. Um abraço a todos!

Até+

PS: O "Submundo" agradece novamente a colaboração do Clayton... Neste verdadeiro serviço de utilidade pública pra colecionadores (inclusive pra mim, que preciso urgentemente de uma reforma nas minhas estantes - já que o espaço físico aqui em casa pra isso acabou faz horas, rs)!

104 comentários:

  1. Cara, uma das publicações mais sensacionais que já li, sobretudo a ver com quadrinhos. Favoritei no navegador.

    Meus parabéns e obrigado! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo projeto e sua solução para evitar o encurvamento das prateleiras é muito interessante, Clayton.

    No meu caso, sem recursos para investir num projeto desse porte, até porque vivo me mudando, encontrei uma solução bem mais acessível.

    Cortei vários pedaços de MDF na medida dos espaços entre uma prateira e outra e somente encaixei bem no centro dos dois armários que possuo.

    O peso dos livros de uma prateleira em cima da outra se encarregaram de fazer a pressão necessárias para esses pedaços ficarem bem fixados.

    Pra revestir usei "Papel Contact" preto fosco, que é o mesmo tom dos armários.

    Perdi somente o espaço de um encadernado da Salvat em cada prateleira, Leo.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Vam... tudo bom? Legal a sua solução. Posta umas fotos ai para eu dar uma olhada, me interessei em ver melhor. Mas creio que sem o reforço interno não conseguirá fazer uma prateleira com ate 2 metros de comprimento (algo que dá e sobra para as 120 revistas da salvat). Abraços

      Excluir
  3. "Cara, uma das publicações mais sensacionais que já li, sobretudo a ver com quadrinhos. Favoritei no navegador."


    E aí, silas... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido esta postagem (eu tbm adorei e achei uma excelente colaboração do Clayton)!

    Aliás, modéstia à parte... Os colaboradores aqui do blog são feras mesmo, hein? (tem sido uma colaboração melhor q a outra: os caras realmente se puxam na hora de mandarem matérias pra cá, hehe)! E olha q ainda tem uma do César Leal pra ser postada aqui q promete estremecer os alicerces do blog - essa eu tô guardando pra comemorar os 5 anos do "Submundo", rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. "Perdi somente o espaço de um encadernado da Salvat em cada prateleira, Leo."


    Ótima ideia essa sua tbm, VAM... Criatividade vc tem de sobra pelo visto até pra isso, hein? rs!

    Mas admita: Deve dar uma pontinha de raiva saber q numa coleção fechada de 60 edições faltaria espaço pra apenas 1 delas, haha!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta de grana deixa a gente criativo... :)

      Até cogitei de imprimir umas lombadas "FAKES" pra disfarçar, mas acabei deixando pra lá...

      E felizmente não faço nenhuma dessas coleções completas como você sabe, mas se o fosse o caso seria uma situação complicada realmente.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  5. Fala, Léo!
    Ótima postagem, inserida no tema HQs, mas com abordagem muito técnica e específica!
    Parabéns ao Clayton, por registrar um "tutorial" que servirá como referência à consultas de muitos leitores.

    E Léo, sua rede de colaboradores ainda vai até a NASA, ou o Pentágono, ou quem sabe até a SHIELD!

    Por último, não deixe de ver o CA 3 (CW), que como programa de entretenimento (como um grande gibi), entrega muito do que promete! Muito bom!

    abs.

    ResponderExcluir
  6. Fiz uma estante ano passado. Aproveite um buraco na parede de um dos quartos da minha casa que fiz de escritório. Foi a melhor coisa que fiz. Tem uma loja de movies de madeira no bairro onde moro. Chamei o dono e expliquei o que eu queria e pra que. A próxima e para as miniaturas. Mas está só quando fechar a coleção.

    ResponderExcluir
  7. Andrécio Costa07/05/2016, 18:21

    Excelente matéria ! Trabalho vendendo matérias primas para marcenaria (MDF, compensados etc) e vc esqueceu de mencionar que o compensado têm resistência mecânica maior que o MD. E oq ue vc acha das prateleiras de alvenaria(pré-moldadas de cimento)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Andrécio, tudo bom? Eu não gosto de compensado, eu acho ele muito mais suscetível a pegar pragas como cupim e carunho. Sem contar que se molhar ele estufa. Quanto a resistência mecânica eu não saberia te informar, mas visualmente olhando, o MDF parece ser mais resistente já que as fibras estão aglutinadas e no compensado elas se soltam facil. Quanto as prateleiras de alvenaria eu acho bonita aquelas de cimento queimado e fininhas (uns 5 ou 6 cm) Oscar Niermeyer e Rino Levi as utilizavam muito em seus projetos. Embora bonitas, faz parte de um ramo da arquitetura moderna dos anos 50 aos 70. Hoje raramente se usa (visto que foi substituido por movéis modulares e planejados). O ruim delas é que não da para transportar, mudar de lugar ou modificar o projeto. Sem contar que também são caras, pois para que elas fiquem corretas e sem ondulações, primeiramente tem que se fazer todo um esqueleto de formas de madeira para serem preenchidas na concretagem. Tais formas de madeira são caras e depois jogadas fora.

      Excluir
  8. Excelente dica do Clayton, excetuando a ajuda de um marceneiro para fazer os rasgos para fixar as barras, as outras tarefas dá fazer em casa com ajuda das ferramentas corretas. Duas coisas que o colecionador de quadrinhos gostaria de fazer, seus armários e restauração de gibis antigos. Rsrsrsrs...
    Leo, vou aproveitar a oportunidade e tirar uma duvida sobre lombadas de coleções. Percebi que existem duas lombadas da Biblioteca dos Escoteiros Mirins, uma numerada e outra não, amigo sabe algo sobre isso? Valeu.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a matéria. Acredito que falta de espaço seja um problema recorrente entre colecionadores, afinal de contas estamos sempre adquirindo mais e mais itens. Ótima solução essa das barras, assim que me sobrar "tempo" tentarei fazer uma dessas.
    Abs.

    ResponderExcluir
  10. Por isso que o Submundo HQ é praticamente outro nível de conversas, he he.... Gostei muito, parabéns Clayton, pela humildade de compartilhar conosco. São idéias geniais. A minha estantezinha de uma prateleira só, feira só para acondicionar a Salvat preta, foi feita a partir de esboço meu, e com muitas idéias do marceneiro. Como moro apartamento pequeno, tudo aqui tem que ser bem planejado, inclusive tenho uma mesa de desenho retrátil, ou seja, ela fica encostada na parede, e monto ela na hora de usar., tudo ideia do meu marceneiro. E brevemente, vou me mudar para uma casa, certamente as idéias que você mostrou aqui serão utilizadas, obrigado mesmo.
    Abraços a todos os amigos do Submundo HQ.

    ResponderExcluir
  11. "Até cogitei de imprimir umas lombadas "FAKES" pra disfarçar, mas acabei deixando pra lá..."


    Olha aí, VAM...

    Fica aí a ideia pra vc turbinar o blog da "Batdeira" com umas lombadas tbm, hein? Já pensou pegar uns posters bem afú e bolar umas lombadas pra coleções temáticas com eles? (só uma sugestão)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "Ótima postagem, inserida no tema HQs, mas com abordagem muito técnica e específica!"


    E aí, Victor... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem do Clayton... Tbm me surpreendi com a riqueza de detalhes técnicos e bastante práticos pra quem for mandar fazer móveis sob medida (ou mesmo pra entender melhor os tipos de materiais na hora de comprar uma estante)!

    Esta é uma postagem q já nasceu pra servir de referência em futuras buscas e pesquisas sobre o assunto no google (e tive mta sorte pelo Clayton ter escolhido o "Submundo" pra compartilhar essas dicas valiosíssimas, hehe)!

    E sobre a rede de colaboradores do blog... Se tudo der certo e as mudanças de formato/servidor do "Submundo 2.0" ocorrerem dentro do prazo previsto (q já tá bem atrasado - pra variar, rs): É possível q tenhamos NOVOS convidados especiais pra escreverem matérias eventuais aqui pro blog (uma explicando o processo editorial no Brasil e outra ensinando dicas de customização de miniaturas - só pra começar, é claro)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e já ia esquecendo...

      Pode deixar q verei no cinema sim o "CA 3"... Pretendo ir ver sem ser nesta terça, na outra (pra deixar a poeira baixar e pegar uma sessão tranquila com o mínimo de espectadores à minha volta, rs)!

      Abs!

      Excluir
  13. "A próxima e para as miniaturas. Mas está só quando fechar a coleção."


    E aí, Andre... blz?

    Sobre prateleiras e expositores pra MINIATURAS... Eu gostaria de te indicar pelo menos 2 matérias q eu fiz na época em q comprei a minha cristaleira. Acho q vale a pena vc dar uma olhada nas 2 matérias abaixo q reforçam algumas dicas importantes sobre o tipo de VIDRO das prateleiras, os cuidados pra mantê-las firmes e aguentar o peso das figuras, e outros detalhes importantes! Seguem abaixo os LINKS:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2013/01/miniaturas-marvel-especial-prateleiras.html

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2013/04/miniaturas-marvel-especial-as-fotos-da.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Excelente matéria ! Trabalho vendendo matérias primas para marcenaria (MDF, compensados etc)"


    Oi, Andrécio... Tdo bem?

    Obrigado mesmo por ter curtido esta postagem... Ainda mais vc tendo experiência tbm na área!

    Em breve o Clayton (autor do texto) aparecerá aqui pra responder algumas dúvidas e comentários sobre o assunto... Tbm fiquei curioso pra saber o q ele dirá sobre as prateleiras de alvenaria (as estantes da minha coleção são em MDF e pras miniaturas de chumbo é vidro temperado)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "Percebi que existem duas lombadas da Biblioteca dos Escoteiros Mirins, uma numerada e outra não, amigo sabe algo sobre isso?"


    E aí, Wesley... blz?

    Isso eu nunca entendi pq ocorreu... Mas realmente, na "Biblioteca dos Escoteiros" existem lombadas numeradas e outras sem numeração ("chuto" q possa ter sido alguma reedição q fizeram na época). Nos LINKS abaixo tem FOTOS das 2 versões (com e sem numeração):

    http://2.bp.blogspot.com/-T37mDnGE75k/T7K16Imin_I/AAAAAAAAAnk/hfh56OGBwkE/s1600/01.jpg

    http://img.clasf.com.br/2015/03/24/Biblioteca-Do-Escoteiro-mirim-20-Volumes-20150324181951.jpg

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e aproveitando o assunto dos "Escoteiros"...

      Não sei vc, mas eu tô ansioso pra comprar a ed. dos "Escoteiros-Mirins" (de Carl Barks) e o "Manual do Escoteiro" (q será lançado no mesmo dia)! São as 2 edições mais esperadas por mim este mês!

      Abs!

      Excluir
    2. Eu fiz esta coleção em 85 pela Nova Cultural e realmente não tem numeração. Acredito que foi quando o Círculo do Livro relançou uns anos depois que veio com numeração.

      Excluir
  16. "Muito boa a matéria. Acredito que falta de espaço seja um problema recorrente entre colecionadores"


    E aí, Pedro... blz?

    Sem dúvida: A falta de espaço acabou sendo a maior VILÃ da minha coleção atualmente, rs !

    Pra vc ter uma ideia da situação crítica na qual eu me encontro... O espaço aqui em casa já acabou há meses, e tudo q eu compro agora eu tenho deixado guardado na casa da minha tia (q cedeu parte do roupeiro dela pros meus gibis, hehe)! Só conseguirei solucionar isso agora mandando fazer móveis sob medida (só q o custo é mto alto e não tenho verba pra isso no momento - só pro final do ano: quem sabe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esqueça de me chamar para projetar seu mobiliário. Seu cantinho de leitura. Sua fortaleza da solidão. Sua lua de Titã. Sua sala da justiça. Lembre-se que um bom projeto ira maximizar seu espaço. Já que vc dá dias bacanas aqui no blog, prometo fazer um precinho camarada!!!

      Excluir
  17. "Gostei muito, parabéns Clayton, pela humildade de compartilhar conosco. São idéias geniais."


    Oi, Celso... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem... E fico feliz por ela ser útil pra vc após a mudança q pretende fazer (com mais espaço em uma casa será importante vc aproveitar bem as vantagens físicas pra planejar uma estante pra vida toda)!

    E o Clayton foi mto prestativo e ágil na elaboração desta matéria... Ele produziu tudo isso (texto e fotos) em poucas horas, logo após ler a matéria anterior sobre "Lombadas"! Depois dessa, fiquei até com vergonha de ter tantas matérias atrasadas q não consigo finalizar pra postar aqui, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, toma vergonha na cara e coloca as matérias atrasadas em dia poxa. hahahahaha

      Excluir
  18. Leo, excelente matéria. O profissional que colaborou está de parabéns. Tudo explicado em detalhes. Focou na qualidade!!!

    ResponderExcluir
  19. Cara, ÓTIMA postagem. Parabéns aos envolvidos e obrigado por nos ajudar. Fiquei apenas com uma dúvida: A medida do vergalhão deve ser do tamanho total da prateleira? Valeu !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Eric, tudo bom? Sim o vergalhão deve ser na medida total da prancha de madeira. Tem que pegar de fora a fora. Alias tem que ser ate uns 2 cm maior de cada lado, para ele entrar nas laterais da estante. Imagine isso como uma casa. Tem as colunas (que são verticais) e as vigas (que são verticais). Tem que ter uma amarração entre elas. Se fizer as laterais da estante com 3.6cm, vai furar mais ou menos de 2 a 2.5cm em cada lateral para que o ferro de dentro da prateleira (viga) entre na lateral da estante (coluna) e faça essa amarração e dê a rigidez da estrutura. Leo... na parte que eu falo do vergalhão dentro da prateleira, peço que você mesmo mecha no texto e insira que o ferro tem que ultrapassar de 2 a 2.5cm de cada lado para entrar nas laterais da estante e dar estabilidade e estrutura. Até.

      Excluir
  20. Cara, Excelente matéria! (Parabéns ao Clayton)

    Esta semana mesmo, eu comprei uma estante (dessas vendidas em lojas mesmo) e eu estava bastante em dúvida de qual comprar. Felizmente achei uma que me agradou, e fiquei mais feliz agora por saber que é de MDF (o material indicado na matéria). Futuramente pretendo fazer uma estante sob medida, mesmo que tenha que gastar um pouco mais, mas sabendo que terei um movel planejado bem resistente, e que dure mais. E com certeza essa matéria me ajudara muito quando este dia chegar.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entre em contato comigo através de claytonfranco@hotmail.com Posso fazer um projeto completo de móvel planejado para ti a um preço bem legal. Lembre-se que um bom projeto maximiza o espaço (veja os últimos parágrafos quando falo do guarda-roupa). Abraços

      Excluir
  21. Excelente matéria Clayton, e com a explosão que os quadrinhos deram nós últimos anos esse segmento de armários e prateleiras p HQ's só vai aumentar, parabéns pelo trabalho !

    ResponderExcluir
  22. blz leo/clayton

    ainda moro de aluguel e quando tiver minha casa pretendo fazer um armário de alvenaria.
    nem sei se fica mais caro.
    acho o visual mais bacana que armário de madeira.
    bela matéria.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, dê uma olhada nas mensagens acima quando eu respondo ao Andrécio sobre móveis de alvenaria. Além dos poréns que cito na mensagem dele, eu não gosto muito. Digite estante de alvenaria no Google e veja fotos. É questão de gosto. Abraços

      Excluir
  23. "Eu fiz esta coleção em 85 pela Nova Cultural e realmente não tem numeração. Acredito que foi quando o Círculo do Livro relançou uns anos depois que veio com numeração."


    Opa... Valeu mesmo pela explicação, Alex:

    Faz sentido sim... Nesse relançamento q vc falou é q deve ter ocorrido a inclusão da numeração na lombada (só pode ter sido isso q rolou)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Leo, excelente matéria. O profissional que colaborou está de parabéns."


    Oi, Márcio... Tdo bem?

    Muito obrigado mesmo por ter curtido esta postagem... Te confesso q tbm me surpreendi com o alto nível das explicações e dicas do Clayton (q vão ser de grande utilidade e ajuda pra mim tbm - qdo eu reformar minhas estantes)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Fiquei apenas com uma dúvida: A medida do vergalhão deve ser do tamanho total da prateleira?"


    Oi, Eric... Tdo bem?

    Valeu mesmo por ter curtido a matéria... Infelizmente, não sei te responder essa: Mas pode deixar q em breve o próprio Clayton deverá aparecer por aqui pra responder dúvidas pendentes (acredito q até amanhã ou terça ele consiga um tempo pra ajudar aí nas respostas, blz)?

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Felizmente achei uma que me agradou, e fiquei mais feliz agora por saber que é de MDF (o material indicado na matéria)."


    E aí, John Bueno... blz?

    As minhas estantes atuais são bem simples (tenho 4 delas com cerca de 1,80 X 60)... E tbm são em MDF (q me foi recomendado na época por não atrair os malditos cupins, rs)!

    Posso afirmar q são bem resistentes mesmo... e aguentam mto peso! Meu único problema é q já enchi as 4 e fiquei sem espaço agora, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "e com a explosão que os quadrinhos deram nós últimos anos esse segmento de armários e prateleiras p HQ's só vai aumentar"


    Vc tem toda razão, Roberto...

    Esta matéria meio q complementa a anterior aqui no blog (sobre "LOMBADAS" de coleções)... E q comprova a proliferação de coleções mto extensas (com mais de 50/60 encadernados) q ainda poderão ocupar MUITO espaço nas estantes de vários leitores!

    Assim... Tbm acho q a tendência é q os colecionadores atuais (q continuarem no ritmo do mercado) em pouco tempo precisarão de estantes adequadas e bem planejadas pra comportar o avanço dessas coleções!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "ainda moro de aluguel e quando tiver minha casa pretendo fazer um armário de alvenaria."


    E aí, gustavo... blz?

    Não esqueça de salvar o LINK desta matéria então, pois qdo vc tiver q se mudar, será importante ter boas dicas de como planejar melhor seus móveis ideais pra coleção!

    Eu moro num apartamento relativamente pequeno, no qual o espaço das estantes no meu quarto já acabou... Mas no final do ano devo investir uma grana numa reforma com móveis sob medida (q aproveitem melhor o espaço pra gibis até o teto): Isso resolveria meu problema por mais alguns anos ao menos, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. E ai Leo, Clayton!

    Essa matéria veio em momento bem oportuno pra mim. Acabei de me mudar e estou planejando como vou organizar minha coleção, e ela é bem variada: encadernados, mangás, formatinhos, além de miniaturas e livros. As dicas da matéria vão ser muito úteis neste planejamento, Vlw!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pela matéria, caro colega de profissão (embora eu seja mais desleixado nesse ponto, como ainda estou morando provisoriamente em um apartamento, não tenho tanto espaço para guardar meus gibis). Mas aproveitarei as dicas futuramente, com certeza!

    ResponderExcluir
  31. E aí Léo e Clayton, blz?

    A pouco tempo adquiri minha primeira estante, foi planejada mas tive dúvidas em algumas coisas, especialmente quanto o material. Inicialmente eu queria de madeira pela questão da resistência, mas o designer me recomendou o MDF, pela questão dos cupins, e acabei aceitando (também pela questão do preço, claro). É bom saber que realmente este é o material mais indicado.

    Excelente matéria, vou salvar nos favoritos e utilizá-la como referência para os projetos das minhas futuras estantes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Meu Deus do Céu, vou precisar tirar os gibis da Sapateira onde estou deixando... @_@
    Haja dinheiro pra um planejado!
    Obrigado Clayton, pelo post bem explicado e ao Léo por ter postado aqui no Submundo!

    ResponderExcluir
  33. "Não esqueça de me chamar para projetar seu mobiliário. Seu cantinho de leitura. Sua fortaleza da solidão. Sua lua de Titã. Sua sala da justiça."


    E aí, Clayton... blz?

    Pode deixar q eu te aviso sim, brother... Só pelas suas respostas logo acima, ficou mais q comprovado q vc é o profissional CERTO pra tarefa (ainda mais por entender bem as necessidades nerdísticas e vermísticas de outros leitores, rs)!

    Vai ser um verdadeiro QG do Crime do "Submundo", rs... Assim q eu sair novamente do vermelho e deixar minha conta bancária respirar mais aliviada, a gente conversa com mais calma, blz? Valeu mesmo, Clayton!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "Realmente, toma vergonha na cara e coloca as matérias atrasadas em dia poxa. hahahahaha"


    Eu já tô quase usando um saco de super-mercado na cabeça (q nem o "Homem-Vergonha")... por ter prometido matérias q já andam caducando aqui no blog, rs!

    Acho q a pior de todas é a matéria sobre a "Druuna" (q eu já venho prometendo há mais de 3 ANOS, hahaha - se bem q nesse caso, tem toda a dificuldade de se achar imagens q não sejam de sexo explícito e tenho q seguir as regras do blogger de maneirar na dose de excessos em putarias, hehe)! Sem falar na enrolação q tá sendo o meu "TOP 100" (tô toda hora fazendo "remendos" na lista e invertendo a ordem das minhas favoritas: tô ficando doente com essa coluna)! Mas tenho q me focar no trabalho atrasado mesmo (senão daqui a pouco vou acabar sofrendo processo de impeachment por "pedaladas" em postagens, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caracas... foi vc falar isso e eu já escrevi uma matéria sobre o Druuna. Está completa, com vários detalhes, histórico, fotos, sobre os autores. Escrevi essa noite quando vi seu comentário e para te deixar com mais vergonha ainda por demorar anos em algo tão simples. Quer que eu lhe passe? Abraço.

      Excluir
  35. "o ferro tem que ultrapassar de 2 a 2.5cm de cada lado para entrar nas laterais da estante e dar estabilidade e estrutura."


    Oi, Clayton... Tdo bem?

    Agora eu tô eu outro PC e não consigo editar postagens do blog desta máquina... Mas pode deixar q assim q eu acessar lá de casa eu arrumo o texto, blz?

    Aproveite enquanto isso, e me mande pelo face mesmo (ou mail) o parágrafo exato onde eu deverei fazer a alteração (acrescentando esse pedaço q eu copiei acima), ok? Fico no aguardo então!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "Essa matéria veio em momento bem oportuno pra mim. Acabei de me mudar e estou planejando como vou organizar minha coleção,"


    E aí, francisco... blz?

    Esta postagem do Clayton veio numa boa hora pra mim tbm (já q pretendo reformar meu quarto no final do ano)!

    Não deixe de conferir os novos comentários acima (do Clayton) explicando melhor alguns pontos e acrescentando ainda mais dicas importantes pra quem está na mesma situação q a gente)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. "Parabéns pela matéria, caro colega de profissão"


    Opa... Mais um arquiteto na área?

    Parabéns, Diego... Uma hora dessas, qdo puder, deixe aí as suas considerações depois q puser em prática alguma mudança na sua coleção, blz? Sempre é bom a gente ver mais opiniões de quem é do ramo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  38. "Excelente matéria, vou salvar nos favoritos e utilizá-la como referência para os projetos das minhas futuras estantes."


    Mto obrigado mesmo por ter curtido esta postagem, Emerson...

    E por tê-la favoritado pra lhe ser útil qdo for fazer suas futuras estantes! Tbm salvei tudo e vou aproveitar essas dicas pras minhas reformas da coleção (assim q me sobrar uma verba extra pra tal investimento, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. "Meu Deus do Céu, vou precisar tirar os gibis da Sapateira onde estou deixando... @_@ "


    E aí, The Fool... blz?

    Mto cuidado com locais mais fechados pra guardar seus gibis... Isso pode ser um fator q facilite os ataques de pragas (traças, cupins) e do irreversível mofo! Todo o cuidado é pouco na hora de proteger nosso "patrimônio", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. Olá Leo, tudo bem?

    Os meus encadernados guardo em um armário, e com o peso logo formou as barrigas. Entrei em contato com o marceneiro que fez o armário e ele fez apoios com o mesmo material das prateleiras, mas um pouco mais espessos. Os apoios foram colocados entre as prateleiras formando nichos. Dá uma olhada nesta peça da Iron:
    http://fantoy.com.br/the-flash-iron-studios.html
    É minha última aquisição e o preço equivale a seis normais da Eaglemoss. Vou compensar, cortando seis peças da minha lista de aquisições futuras da Eaglemoss.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa rapaz, tudo bom? Essa de formar os nichos é otimo tambem. Na verdade é a solução mais simples e a inicial. Note a primeira foto da matéria onde mostro minha coleção de discos. Eu fiz nichos com 60 cm de largura para guardar os discos. As prateleiras de quadrinhos tambem eram nichos a cada 60 centimetros e era o ideal. Mas com o advento das imagens nas lombadas esse espaço precisou crescer para algo em torno de 90 centimetros. Posteriormente quando a Salvat duplicou para 120 revistas, o espaço do nicho teve que crescer para 1.80 metros. Isso complicou pra caramba. Se manter os nichos não vai dar lombada na estante mas vai ter varias divisórias de madeira separando a imagem da lombada. Se tirar as divisórias, vira uma prateleira enorme com a lombada completa mas acontece a barriga. Por isso que eu bolei a solução do ferro dentro da prateleira. Para eliminar os nichos e deixar toda a lombada alinhada. :D

      Excluir
  41. Oi Leo!

    Parabéns a você e ao Clayton pela excelente matéria!

    Não só salvei a matéria como imprimi e vou deixar guardada para utilizá-la como "planta" para a estante que pretendo mandar fazer para comportar as minhas coleções de encadernados.

    Leo, ficou sabendo que não vai sair a tal "coleção de Encadernados do Batman, e sim, "edições especiais" da coleção Eaglemoss contendo seis edições com a Saga "Terra de Ninguém"?

    Ela já está cadastrada no ISBN, assim como a Saga "Terremoto".

    Dos males o menor, acho que nem a Eaglemoss seria tão idiota em lançar mais uma coleção deste porte (60 edições) num momento extremamente delicado da economia brasileira.

    A previsão de lançamento é final de julho ou começo de agosto!

    A tão aguardada coleção do Conan, caso um dia venha a ser lançada por aqui trará estas histórias que sairão no encadernado da Mythos, já que ela começa do início da publicação do Bárbaro, porém acho que em preto e branco.

    Acho que este é um dos fatores que pode pesar em trazer esta coleção para cá, já que as que saem atualmente no Brasil são coloridas. Ademais, infelizmente o Conan anda injustamente esquecido por aqui, porém tem um filme vindo por aí e a coisa pode mudar um pouco caso ele tenha uma boa divulgação e se torne bem aguardado.

    No meu caso não me importo do material ser em preto e branco, porém, ela é um risco, já que além de ser editada em preto e branco, ela seria destinada mais precisamente a um público específico por aqui: os colecionadores com mais de 35 anos!

    O Conan marcou uma geração inteira no Brasil entre os anos 70, 80 e 90, depois que ele saiu da Marvel caiu em uma espécie de ostracismo por aqui, com poucas publicações e de alto custo. Basicamente toda uma geração dos anos 2000 para cá mal conhecem o personagem!

    Fiquei surpreso quando você me disse que as edições da Sonja pela Panini venderam mal, algo totalmente inaceitável se fosse há uns vinte anos atrás.

    Isso é a prova que infelizmente os casal de Bárbaros entrou numa zona de limbo por aqui.

    Torço para que este encadernado da Mythos venda bem, e abra caminho para que esta coleção chegue por aqui, pois, ela seria a "cereja' do bolo das coleções neste formato!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  42. "Dá uma olhada nesta peça da Iron: http://fantoy.com.br/the-flash-iron-studios.html"


    E aí, Carlos... blz?

    Parabéns pela aquisição desse "Flash"... Q peça bacana essa mesmo, hein? Tá igualzinho ao seriado de TV! E não se preocupe com o alto investimento, pois eu tbm utilizo esse método de "compensar" os gastos excessivos em um produto: Deixando de comprar outros cuja soma se equipare, rs!

    Se bem q este mês (onde comemoro 44 anos)... Mesmo estando com as contas atrasadas e com a corda no pescoço: Liguei o botão do "FODA-SE" e resolvi me dar um auto-presente de aniversário (um verdadeiro sonho de consumo q tenho desde a infância). Olha só o "Batmóvel" q eu acabei de comprar (custa R$ 655, mas é o presente q eu sempre quis ter e chutei o balde, rs):

    http://www.americanas.com.br/produto/8200377/miniatura-batmovel-1966-batman-and-robin-hot-wheels-elite-1-18

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mês de aniversário é um perigo para nós colecionadores, hein? rs. Mas essa sua aquisição do batmóvel vale muito a pena, ainda mais se tratando de um sonho de infância. Só a satisfação que lhe trará vale todo o investimento.

      Excluir
  43. "Leo, ficou sabendo que não vai sair a tal "coleção de Encadernados do Batman, e sim, "edições especiais" da coleção Eaglemoss contendo seis edições com a Saga "Terra de Ninguém"?"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Sim, eu fiquei sabendo q essa coleção do "Batman" não era bem o q haviam divulgado por aí... E te confesso q achei melhor assim mesmo, pois uma NOVA coleção de 60 ed. só iria atravancar ainda mais as nossas já lotadas e saturadas bancas com mais material de super-heróis (tipo: já tem bastante coisa da Marvel/DC saindo nesse formato, se for pra trazer uma NOVA coleção assim, q seja com material diferenciado q nem algumas q eu postei na matéria sobre "lombadas")!

    Acredito q foi uma atitude mais sensata da Eaglemoss lançar apenas esse arco do "Terremoto" como sendo uma "mini-coleção". Isso dará a oportunidade de lançarem futuramente outras "minis-coleções" similares (q nem a "Queda do Morcego") sem entupirem as bancas com coleções mais extensas! Foi o mais prudente a ser feito!

    Já a coleção do "Conan"... Pelo q eu entendi traria apenas o material da "Espada Selvagem" (q originalmente era em P&B): Mas ainda não sei o conteúdo exato das edições e não devemos descartar tbm essa possibilidade de vir junto alguma coisa referente à essas primeiras HQs do Conan (ainda mais q eu não sei qtas histórias vem nos encadernados da "ESC" e nem se as capas tem a ver com o conteúdo). Assim, tudo é possível nessa cobiçada coleção, rs!

    Sabe, eu concordo com vc qto ao fato dos gibis do "Conan" terem perdido algo qdo passaram da Marvel pra Dark Horse... Tem mtos leitores q gostaram da mudança, mas não me incluo nessa lista (já q nunca curti esse material mais atual do cimério)! Ainda prefiro as histórias e o estilo de arte dos gibis do Conan produzidos pela Marvel (principalmente o P&B da "ESC" - não adianta, "Conan" pra mim é q nem "Tex": TEM q ser em P&B, hehe)!

    Mas vamos ver... Eu ainda tenho uma esperança de q um próximo filme do Conan (se for estrelado pelo Schwarzenegger e buscando suas raízes/origens no 1º filme de 1982) venha a ter êxito em trazê-lo de volta à mídia (e às bancas, é claro)! Quem sabe formando novos leitores e reacendendo o entusiasmo dos antigos fãs no personagem!

    Qto à "Sonja"... Eu ainda acho q o fraco desempenho de vendas possa ter tido algo a ver com a seleção de material (mal-escolhida). Convenhamos, a Panini não publicou a melhor parte da fase atual da "Sonja" q tem saído na Dynamite: Podiam ter publicado coisa melhor e tornado o produto mais atrativo pros leitores (nem uma boa divulgação fizeram)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Leo, concordo com sua análise referente as minis coleções do Batman, mas o lançamento delas não impede que outra editora (talvez a Deagostini depois de Star Wars se não lançarem a ESC) acabem lançando a coleção em 60 volumes, apesar de que se não anunciarem logo e forem repetir o material dessas minis coleções e da Graphic DC depois delas saírem para as vendas vão apanhar feio do mercado... Por outro lado se anunciarem a coleção com esse material antes da Deagostini efetivamente lançar as minis coleções talvez o público opte por esperar a coleção maior... Isso se não resolverem também estabelecer uma "extensão" da Star Wars, afinal extensões viraram moda e material para isso existe, além do que os assinantes que ficaram até aqui provavelmente não iriam pular do barco com um aumento de volumes.
      Cesar leal

      Excluir
    2. Verdade, Cesar...

      Aliás, nada impede q a própria Eaglemoss não mude de ideia e acabe lançando essa coleção só do "Batman" em 60 ed. futuramente! Uma tese q reforça isso é o fato de q a editora tbm lança PACKS de miniaturas da DC (em escala pouco maior q as regulares) com figuras q estarão no "Xadrez DC" (a ser lançado ainda)!

      Eu acho q os encadernados DC ficarão só com a Eaglemoss mesmo, mas a Deagostini tá com jeito de q ainda pode surpreender e emplacar uma outra coleção após o término de "Star Wars" (q termina em poucas semanas)!

      Abs!

      Excluir
  44. Leo, essa coleção do Conan traz tambem as primeiras histórias que saíram na Savage Tales, ou seja, é uma coleção bem completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem nessas, BOND...

      Aliás, essas HQs da "Savage Tales" tbm fazem parte daqueles "Essentials" do Conan q saíram em formato lista telefônica nos EUA (e q eu quase comprei importado)! Por serem histórias em P&B (e mto boas) é ótimo q estejam inclusas numa coleção da "ESC" tbm!

      Abs!

      Excluir
  45. Legal este formato de Terremoto...seria legal que isto desse certo...vários arcos completos poderiam ser lançados desta forma...quem sabe isso não abre os olhos da Panini de novo para que invistam mais neste tipo de publicação em um formato de qualidade mas mais economico (ela parece só fazer isso com os Xmen...enquanto há outros que merecem publicação).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fábio... blz?

      Esse formato de mini-coleções é uma boa mesmo, pois torna viável a publicação de sagas mto extensas!

      A Panini já fez isso com "A Era do Apocalipse" (em 6 ed)... E chegaram a rolar uns boatos por aí de q faria o mesmo com "A Queda do Morcego" (na qual dividiria os TPs importados de 3 Vol. com 600 pág cada em uma coleção de 6 encadernados com 300 pág cada). Mas ficou só "no papel" mesmo essa ideia (pelo visto)!

      Abs!

      Excluir
    2. Provavelmente ela vai ter que tomar rasteira para acordar de novo (mesma coisa que aconteceu com a coleção Salvat de material que o povo pedia republicação e a Panini nem se importava)

      Excluir
  46. E aí Leo, vou aproveitar o assunto abordado sobre mofo e paginas amareladas. Minha coleção fica numa estante aberta e cada item em sacos individuais, mas folheando alguns encadernados vi que a Biblioteca Historica Marvel do Homem Aranha 1, esta com as primeiras paginas com marcas amareladas e outras paginas com aquele aspecto de grudadas.Tem uma dica pra retirar o amarelo ou pelo menos minimizar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  47. Oi, Leo.. tudo bem? Obrigado pela indicação ao Darts Awaards!!! Parabéns pelo Blog! segue aqui minha indicação

    ResponderExcluir
  48. Ei Leo, tudo bem?
    Já lançou

    Odin
    http://lojaeaglemossbrasil.com.br/eaglemoss/produto/edicao-especial-odin.aspx


    Cara de Barro

    http://lojaeaglemossbrasil.com.br/eaglemoss/produto/edicao-especial-cara-de-barro.aspx

    Boas compras

    ResponderExcluir
  49. Gustavo Maycá10/05/2016, 22:12

    Léo, off topic, apareceu um encadernado Darth Vader clamor das sombras e demorou tanto tempo que já esqueci qual a situação dele, está na coleção DeAgostini ou não? ABS.

    ResponderExcluir
  50. "Caracas... foi vc falar isso e eu já escrevi uma matéria sobre o Druuna."


    Sobre "A" Druuna, né, Clayton? rs...

    Eu tbm já tinha escrito (parcialmente) a minha, mas tá incompleta (é mais um esboço q uma matéria)... Manda a sua aí pra eu dar uma olhada, pode ser? Ficarei no aguardo então (essa eu tô louco pra ver, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu não escrevi nada sobre Druuna não rsrsrs. Nem, sei se e ele ou ela. Para mim é igual caviar, tá ligado? "Nunca vi nem comi eu só ouço falar" hahahaha. Falei que tinha feito a matéria em algumas horas, apenas para servir como uma pá de cal na sua vergonhice de demorar tanto tempo para fazer matérias hahahaha.

      Excluir
  51. "Provavelmente ela vai ter que tomar rasteira para acordar de novo"


    Oi, Fábio... Acho q essa "rasteira" já tá vindo aí:

    Pois o formato de "mini-coleção" q a Eaglemoss vai adotar, não deixa de ser uma releitura do q a Panini já fazia antes (Era do Apocalipse). Tipo, eles vão fazer agora o q a Panini já poderia ter feito há horas com o "Batman" (sagas completas em poucos encadernados)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. "Tem uma dica pra retirar o amarelo ou pelo menos minimizar?"


    E aí, Wesley... blz?

    Esse amarelado q vc fala seria por acaso resultado da revista ter ficado exposta à luz solar? Digo, nem precisa bater sol direto em cima do gibi, mas apenas a claridade de uma janela aberta por perto já é o q basta pra deixar o papel amarelado em pouco tempo!

    "SE" for esse o caso... Eu tenho uma boa dica pra amenizar o problema sim: Cheguei a escrever uma postagem aqui pro blog com dicas pra isso, mas nunca botei no ar apenas por não ter conseguido retratar o processo através de FOTOS (tentei tirar algumas, mas não ficaram boas pra explicar a técnica q eu usei pra deixar as pág. amareladas mais BRANCAS)!

    É o seguinte... Eu comprei numa ferragem uma "Lixa D'água" de espessura bem fina (a mais fina q tinha): Ela é tipo uma folha de papel A4 (só q serve pra lixar). Assim, apertei com força as bordas das edições amareladas q eu tinha comprado num sebo (no caso: formatinhos do "TEX") e esfreguei a lixa nelas (devagar e com CUIDADO extremo pra não rasgar as páginas). Sério mesmo: As laterais do gibi voltaram a ficar bem branquinhas! Vou tentar de novo explicar esse processo com FOTOS (pra aproveitar o texto q eu fiz onde mostro passo-a-passo como fazer isso sem danificar as revistas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo, blz?

      Acho que o problema que o Wesley relata aconteceu com a minha BHM do Aranha também, antes de ter vendido toda a coleção à alguns anos.

      Depois de um tempo guardada na estante, fui reler e várias páginas estavas coladas, acho que devido a quantidade de tinta e espessura finíssima do papel (talvez menos de 90g, quem sabe 75g).

      E o pior vários pontos, parecendo pingos em tamanhos diferentes, se espalharam na edição, todos eles amarelados e o pior, ao tentar desgrudar as páginas muitos as esfolavam.

      Mas as páginas em si (inclusive as bordas) ainda estavam brancas.

      Alias, quanto tempo tem que você não folheia a sua BHM #1 do Aranha? :)

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  53. "Obrigado pela indicação ao Darts Awaards!!!"


    Oi, Frank... Tdo bem?

    Eu é q agradeço por ter sido indicado e recomendado nesse site de blogs favoritos! Muito obrigado mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  54. "Odin http://lojaeaglemossbrasil.com.br/eaglemoss/produto/edicao-especial-odin.aspx"


    E aí, João Henrique... blz?

    Brigadão mesmo pelas dicas... Os "Especiais" de miniaturas da Marvel/DC: "Odin" e "Cara-de-Barro"... Estão na área então (LINKS acima pros interessados)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  55. "apareceu um encadernado Darth Vader clamor das sombras"


    E aí, Gustavo... blz?

    Eu não li essa série, mas q eu saiba ela NÃO estará na Deagostini (pois é mto recente e foi lançada em 2014 nos EUA - qdo a coleção Deagostini já tava se encerrando lá fora)! "Darth Vader - Clamor das Sombras" será um dos destaques da próxima postagem de novidades q eu tô preparando pra semana q vem aqui no blog!

    Abs!

    ResponderExcluir
  56. LEO, não sei se tu sabendo mas está rolando uma foto da capa de superman: brainiac da coleção dc eaglemoss nos grupos do face com o preço de 44,99. E parece que é verídica. Que absurdo.

    https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/13173684_10201697765562068_2698182451114196520_n.jpg?oh=2dd5493f02f5db5c7b129a97c9a377c1&oe=57E33251

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LUIZ... blz?

      Puxa, outro aumento de preço nessa coleção DC? Eu não tava sabendo dessa não (hj não consegui parar mto no face): Assim, te agradeço pelo aviso!

      Vou ver se descubro o q aconteceu nesse caso... mas rolando esse aumento agora, acho q vai complicar bastante pra quem ainda pretender fazer essa coleção completa (sendo q esse já seria o 2º aumento em menos de 20 edições - imagine qto custará essa coleção até o final então)?

      Abs!

      Excluir
    2. Por tudo que é relatado aqui no Submundo a respeito dos figurines, nada que venha da Eaglemoss me surpreende mais, Leo.

      Felizmente a coleção de Graphic Novels DC, esta completamente do meu campo de interesse.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  57. Oi, Léo... BLZ ? Bem que vc fez em comprar o Batmóvel... Como vi certa vez pichado num muro... " Feliz daquele que adulto realiza um sonho de infância" ... Ou como falei certa vez numa colônia de férias, quando um conhecido meu disse que o garoto dele estava na fase do Batman... " Eu tenho 50 anos e ainda não sai dela... " rs.... Quanto as miniaturas, numa de minhas últimas viagens comprei algumas da DC Chess e são sensacionais... O Arcane, O Batman Beyond e o Coringa baseado no Cavaleiro das Trevas tão incríveis....

    Sobre estes gastos inesperados, sei como e isto... Ainda estes dias comprei uma coleção de Heróis da TV ( Hanna Barbera ) um sonho de consumo no ML e gastei também R $ 600,00. Quem coleciona entende.....Aliás, sobre esta coleção eu a fazia junto com um amigo que era mai duro que eu... Dai eu comprava e as revistas ficavam na casa dele... Se eu quisesse tinha que ir ler lá... Pra ver como sou esperto...

    Sobre estes lançamentos que vem aí, a CHM dos Superviloes n3 e 4 vai ser mesmo aquela história incrível do Capitão contra o Caveira, onde ele conta sua origem... É algo de arrepiar....o teu X 9 sabe informar se o Lobisomem sai ou foi cancelado ? E sobre a coleção da Espada Selvagem, tom apostando que sai sim... Estas coleções, apesar do preço, são um grande sucesso e a do Conan ia arrebentar... lá na Espanha, se vc. Fosse um dos primeiros a assinar, ganhava uma réplica da Espada... Já imaginou ? se bem que adianta vc ter uma espada se não pode sair estripando nenhum" filho de uma cadela gerada por sodomia ..." ( xingamento de Magnus da Dinmarca para os Vikings na minissérie do Thor do mesmo nome ),

    E lendo algumas revistas de minha pilha, me deparo com uma edição portuguesa do Quarteto ( mesma coleção Salvat, mas com alguns títulos inéditos ) onde temos a saga do Quarteto contra o Esfinge, onde eles têm de convencer Galactus a vir a Terra.. Simplesmente detonante, compartimentos de Marv Wolfman e John Byrne...

    E que tal o Aranha milionário ? Agora é Peter Stark ou Tony Parker, com as patentes de quando o Octopus tomou seu corpo... Jesus, como e que permitem uma coisa dessas ? Este não é o Aranha que nós nos identificamos... Não pretendo ler nem encadernado uma coisa absurda dessas, que mexe na ESSÊNCIA do personagem....Algo triste.

    Léo, seguinte... E teu aniversário e lhe dou os parabéns... A Mythos, quando me entregou uma encomenda que fiz, me mandaram duas edições do American Flagg... Me passa teu endereço que vou te mandar uma de presente, ok ?

    Grande abraço...

    Luiz Henrique Trompczynski
    trompczynski@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luiz Henrique... blz?

      Esse "Batmóvel" eu não resisti mesmo: Apesar do preço (mto alto pros padrões aos quais estou acostumado no ramo do colecionismo) o sonho de infância (saudosismo + memória afetiva) foram mais fortes q as dificuldades financeiras e resolvi me auto-presentear de uma forma q me fará realmente mto feliz (pros meus amigos e parentes pode até ser uma bobagem - ou coisa de maluco - um adulto comemorar 44 anos com um "batmóvel" - mas pra mim será algo mto próximo da satisfação plena, rs)!

      Essa coleção da Hanna-Barbera (Heróis da TV) eu tbm tenho como sendo um dos meus sonhos ainda não-realizados, hehe... Ainda existe a possibilidade de eu comprar essa coleção em fac-símile q andaram anunciando por aí (é um conhecido meu q faz cópias de gibis antigos e ficam réplicas perfeitas dos originais). Logo q seja possível, não descarto a ideia de encomendar essa coleção com ele (Hooooooooomem- Pááááássaro, rs)!

      Sobre a "CHM dos Vilões"... Sei q uma dia posso me arrepender, mas tive q cortar ela pra compensar uns gastos excessivos q andei tendo do mês passado pra cá (em parte devido às compras de miniaturas "Especiais", "Customs", e "PACKS" q andei fazendo): Me vi forçado a cortar gastos com gibis pra não quebrar (ainda mais) minha conta desse jeito!

      Qto ao "Lobisomem"... Pode ficar tranquilo, q a edição tá pra sair sim: O "X-9" foi quem divulgou essa notícia em primeiríssima mão aqui no blog no ano passado e somente no começo deste ano é q a Panini finalmente confirmou esse lançamento (mas como o TP gringo colorido saiu faz pouco tempo, acabou atrasando o projeto - mas deve ser a próxima de terror logo após a "Tumba 4")!

      Já o "Aranha"... Não tem jeito mesmo: A Marvel se perdeu de tal forma q não parece mais haver salvação pro personagem. Tem sido uma ideia mais cretina q a outra há ANOS! O "Aranha" agora pra mim, só acompanho em republicações de material clássico!

      E mto obrigado por pensar num presente desses pra mim: Ainda mais q eu não tenho o "American Flagg", rs! Vou te mandar um mail e a gente combina melhor então, blz? Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
  58. Oi Leo!

    Não faz sentido este reajuste da coleção DC da Eaglemoss, já que o Dólar baixou. Ademais, o preço foi reajustado recentemente na edição # 11 da coleção (fevereiro), estamos na edição #16, e já prometem aumento para a edição #18 no mês que vem?!

    Será que não é pegadinha? Da onde esta foto se a HQ ainda não está nem em pré venda??

    Aliás, nem a edição de "O Círculo' está que é a edição #17.

    O único meio desta foto ser verdadeira é se algum funcionário da empresa vazou a informação antecipadamente.

    Nem vendendo bem estes FDP estão, é atirar no próprio pé tal atitude!

    Parabéns pelo magnífico Batmóvel que você comprou, ele põe o da Eaglemoss no chinelo!!

    Eu sacrifiquei a coleção dos Supervilões Unidos, porém, irei comprar as edições # 03 e # 04 por causa das histórias do Capitão América publicadas aqui na década de 80 pela Editora Abril!!

    http://www.planetagibi.com.br/2016/05/checklist-marvel-panini-comics-maio-2016.html

    Abraços!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Realmente, é mto estranho esse novo reajuste da Eaglemoss... Não sei de onde saiu essa FOTO mostrando o tal aumento de preço na Coleção DC (e sem saber a fonte, não posso me manifestar antes de confirmar se é verdadeiro ou fake - não duvidaria se fosse uma pegadinha, mas tbm não me surpreendo com mais nada vindo dessa editora)!

      Vale lembrar, contudo... q a Eaglemoss acabou de reajustar suas miniaturas Marvel "Especiais", e o "ODIN" tá saindo por R$ 89,99 (noventinha mesmo)! Assim, isso reforça a tese de q o reajuste nos encadernados seja mais plausível do q se pensa (embora eu tbm ache q aumentar de novo a coleção seria um tremendo tiro no pé e só vai servir pra afastar mais leitores da coleção)!

      O jeito agora é esperar pra ver... Mas pode ter sido algum "vazamento" vindo da própria empresa (de repente tem um "X-9" DUMAL infiltrado por lá e sabotando o próprio local de trabalho, hehe - ou pode ter sido alguém ligado ao setor de distribuição q recebeu essa ed. antes da "MM - Círculo" (as ed. de "Star Wars" da Deagostini tbm tão saindo fora de ordem)!

      E esse "Batmóvel" q eu comprei (ainda não paguei, mas pretendo fazer isso hj)... Foi o resultado por eu ter me emputecido com a coleção de "Batmóveis" da Eaglemoss (zoadíssima demais por aqui): Isso me levou a buscar outras coleções e me deparei com esse modelo com a dupla dinâmica pilotando o veículo (show demais)!

      Abs!

      Excluir
    2. "Foi o resultado por eu ter me emputecido com a coleção de "Batmóveis" da Eaglemoss"...

      Leo, quando você retirá-lo da caixa, verá que a Eaglemoss te fez um grande favor!

      Todos as miniaturas que você compraria com R$ 700,00 (e nem seriam tantas assim) juntas não conseguem se equiparar em beleza e detalhes ao Batmóvel Mod. 66 Elite.

      Depois tu reserva uma grana, (dessa vez pouca) para mandar fazer uma caixinha de acrílico e assim poder expor a peça, sem se preocupar com poeira.

      Terá que mandar fazer a base também, esse modelo não vem com a tradicional base preta da HT (e sim, no meio de uma moldura de isopor protetora), o motivo não sei dizer.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  59. Oi Leo, me perdoe, nao consegui responder logo embaixo da minha questão e então fui por aqui mesmo.
    Meu problema não é a borda e sim o rosto da pagina, por acaso consegui uma revista dos Trapalhoes, nº1 ed Abril que tem um mini poster com fundo liso branco que tambem está com manchas amareladas. Acredito que é por ficar muito tempo fechado. Sera que tem jeito, como é a folha, será que é arriscado passar a lixa fininha? De qualquer forma obrigado.

    ResponderExcluir
  60. "Na verdade eu não escrevi nada sobre Druuna não rsrsrs. Nem, sei se e ele ou ela."


    E eu caindo ainda nessas pegadinhas do Malandro, rs...

    A "Druuna" é a personagem feminina mais "cavalar" dos quadrinhos: Exageradamente sexy e ninfomaníaca, ela é o pesadelo dos grupos feministas e o sonho dos discípulos de "Onan", rs!

    Já o caviar... é caro pra caramba e tem fama de ser petisco de gente rica (só experimentei uma vez numa festa q fui de penetra), mas achei meio sem gosto e prefiro aquelas coxinhas de frango mesmo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. "Alias, quanto tempo tem que você não folheia a sua BHM #1 do Aranha? :)"


    Oi, VAM... Agora eu fiquei realmente preocupado, rs:

    Eu li e folheei a "BHM do Aranha" na época q saiu mesmo (em 2007)... Depois, guardei no plástico e joguei na estante! Nem imagino como deva estar agora, mas espero q não tenha tido nenhum problema (assim q eu puder, vou conferir pra ver se ela anda bem de saúde, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  62. "Por tudo que é relatado aqui no Submundo a respeito dos figurines, nada que venha da Eaglemoss me surpreende mais, Leo."


    Oi, VAM... Essa coleção de Miniaturas Marvel/DC tem sido uma prova de resistência (e de paciência/persistência) pra colecionadores q gostam de se incomodar e passar dificuldades com suas coleções, rs!

    Eu faço o tipo de colecionador persistente... Comecei essas coleções de miniaturas e agora q já passei da metade vou seguir até o fim (apesar dos pesares). As barreiras são mtas pra quem for tentar ou continuar manter essas miniaturas: Reajustes constantes de preço, a polêmica da resina, peças q vem quebradas ou com pintura danificada, a pilantragem dos "PACKS" (q forçam os colecionadores a comprarem peças q não lhes interessam pra levar outras q realmente queiram) e agora o RISCO de ficarmos com essas coleções incompletas no Brasil (sim, o "risco" existe, apesar de ninguém ousar admitir, rs)!

    Enfim... Uma coleção pra poucos e q cada vez tem afastado mais e mais entusiastas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. "Todos as miniaturas que você compraria com R$ 700,00 (e nem seriam tantas assim) juntas não conseguem se equiparar em beleza e detalhes ao Batmóvel Mod. 66 Elite."


    Valeu mesmo, VAM... É ótimo saber disso, pois estou confiante q fiz a coisa certa nessa extravagância fora dos padrões "normais" aos quais estou acostumado (e q deixou uma cratera lunar na minha conta, rs)!

    Agora ainda pretendo ir atrás do "Batmóvel" do 1º filme do Tim Burton... a aí encerro em definitivo minhas aventuras pelos batmóveis (já q só gosto e me interesso por esses 2 modelos clássicos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  64. "Meu problema não é a borda e sim o rosto da pagina,"


    E aí, Wesley... blz?

    Bem, sendo no rosto da pág pode ser mais complicado fazer isso (ainda mais se o amarelado se espalhar pela arte da história). O ideal seria vc tirar uma foto da tal pág pra eu visualizar melhor o problema e tentar te ajudar de forma mais eficaz! Se vc quiser, me mande seu mail aqui pelos comentários mesmo q eu te retorno com as instruções (não se preocupe q eu não publicarei o seu mail no ar, só anoto e deleto em seguida)! Ficará mais fácil te ajudar se eu ver uma foto do problema!

    Abs!

    ResponderExcluir
  65. "Mês de aniversário é um perigo para nós colecionadores, hein? rs."


    E bota perigo nisso, Emerson... Eu q o diga, hehe!

    A gente acaba aproveitando a oportunidade e se sente meio na "obrigação" de se auto-presentear com algo valioso pra comemorar o níver em grande estilo. Foi o q aconteceu comigo agora: Já sou casado e não tenho mais tempo (e disposição) pra festas e eventos do tipo, assim: acabo comemorando meus aniversários apenas na presença da patroa e regado à presentinhos extravagantes, rs!

    A merda é q sempre bate uma pontinha de arrependimento qdo as contas chegam no mês seguinte... Mas a vida é curta mesmo, né? bora aproveitar, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  66. Atrasado, mas não podia deixar de comentar: Post sensacional e de utilidade pública!!! Parabéns Clayton e Léo!!!
    E ainda veio em boa hora para mim, pois estou reformando o ap e vou fazer um cômodo que será um misto de escritório/sala de tv, onde pretendo utilizar pelo menos uma das paredes para fazer uma estante do chão ao teto, onde serão acomodados minha coleção de encadernados, livros, dvds/blu-rays e algumas action figures. Clayton, já anotei seu e-mail para uma futura consultoria! rs
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Brigadão mesmo por ter curtido a postagem, xará...

      Essa colaboração do Clayton tbm veio em boa hora pra mim, pois no 2º semestre serei obrigado a reformar meu apê (devido à falta de espaço total nas minhas atuais estantes). Minha ideia é a mesma q a sua: Mandar fazer um móvel do chão até o teto pra aproveitar o máximo de espaço possível)!

      Abs!

      Excluir
    2. Valeu Léo tony... fico esperando seu contato. Gostaria muito de fazer o projeto de seu cômodo. Neste caso é mais que uma estante, é um ambiente inteiro dedicado a leitura e Tv. Me contata sim na época e podemos projetar algo bem bacana. Além de todo o projeto de marcenaria e decoração, eu forneço desenhos em maquetes eletronicas (como a do quarto que esta no fim da materia) para que vc visualize o ambiente de forma completa. Abraços e me envia um email na epoca. claytonfranco@hotmail.com

      Excluir
  67. Simplesmente sensacional, sou colecionador de quadrinhos e também de Funko Pop e eu mesmo também criei minha estante, utilizei MDF e ficou incrível! Um dia envio á vocês para que possam ver como consegui articular bem as coleções Salvat e Eaglemoss nela!


    Grande abraço a todos e pra você meu caro Léo! Parabéns por ser meu blog preferido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Willian... blz?

      Valeu mesmo por ter curtido a matéria com as dicas do Clayton... E eu gostaria mto q uma hora dessas vc pudesse me mandar umas fotos da sua coleção tbm, pode ser? É q ando tendo umas ideias de promover uma coluna fixa aqui no blog com fotos de coleções da galera (acho q seria interessante pra todos nós compartilharmos nossos métodos de organização e manutenção de HQs e colecionáveis, rs)!

      E obrigado tbm por ter este blog como sendo seu favorito (espero q vc aprecie tbm algumas mudanças q estão por vir por aqui, e q devem ser pra melhor - creio eu - tais quais: a criação de um "Canal de Vídeo": q em breve entrará em fase de testes, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  68. excelente! o melhor que já vi sobre o assunto!

    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Scant...

      O Clayton tá de parabéns pela colaboração especial nesta matéria (q veio em boa hora pra mim - já q ando planejando reformas q necessitem de um projeto melhor direcionado pra HQs)!

      Abs!

      Excluir
  69. Justamente o que procurava. Há anos estava atrás de estante com porta de correr e de tanto insistir acabei chegando ao site. Engraçado que o acompanho tem um tempo e justamente na época da matéria não acessei o site. E agora vejo essa bela matéria. Muito rica. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo por ter curtido a matéria... Foi uma bela colaboração do Clayton aqui pro blog: E será mto útil pra mim tbm (já q até o final do ano pretendo reformar meu quarto e minhas estantes)!

      Abs!

      Excluir
  70. Que matéria! Há muito buscava estante com porta de correr de vidro exatamente desse modelo e até então nada. Grande texto ótimo trabalho o site está de parabéns. Pedir a Deus que me dê condições financeiras para construir a minha. Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Diego... Eu tbm pretendo seguir esse modelo qdo for projetar minhas estantes:

      Mas o meu problema maior é conseguir a verba inicial pro projeto: Não é mto barato fazer móveis sob medida, mas os parcelamentos costumam ser bem estendidos (o q já ajuda bastante)! Eu pretendo postar fotos das minhas futuramente aqui no blog (lá pro começo do ano q vem, espero)!

      Abs!

      Excluir
  71. Olá novamente Leo. Rapaz surgiu uma dúvida em relação ao vergalhões. Qual o espaçamento entre eles e cada extremidade da prateleira em questão, pois nas fotos 4 e 5 o espaço entre elas parece ser equidistantes, porém parece ter um espaço maior "antes" do vergalhão mais a "esquerda" e um espaço menor "depois" do vergalhão mais a "direita".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego... Tdo bem?

      Não entendi mto bem a sua dúvida, e ainda não consegui projetar o meu móvel tbm (algo q acredito começar a fazer a partir de fevereiro - daqui uns 2 meses)!

      Assim q eu começar os trabalhos aqui em casa, poderei te informar melhor sobre todos os detalhes e medidas (embora eu preveja algumas alterações q eu possa vir a fazer no meu projeto)! Porém, se vc estiver com mais pressa pra iniciar: Eu recomendo q vc tire essas dúvidas diretamente com o Clayton mesmo: Add ele no facebook ou através do e-mail q ele deixou pra contato e dúvidas:

      claytonfranco@hotmail.com

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...