25/12/2013

Retrospectiva 2013 (Parte 1): Salvat, Mega-Sagas, e Republicações...

Começa aqui.... uma série de matérias divididas em 3 PARTES com a "Retrospectiva 2013": Os melhores (e piores) lançamentos de um ano bastante rentável pro mercado brasileiro, com inúmeras e diversas opções de quadrinhos nas bancas e livrarias (e em outras mídias). Nesta 1º parte, vamos relembrar:

A estreia da "Coleção de Graphic Novels Marvel" pela Salvat, Os Filmes da Marvel, Os Encadernados do "Batman", A Mega-Saga: "Vingadores Vs. X-Men", A polêmica: "Antes de Watchmen", O Filme do "Homem de Ferro 3", A consagração de "Walking Dead", As séries adultas ("Preacher", "100 Balas", "The Boys").... e mto mais!!!

Confira abaixo esta 1º parte (de 3) da "Retrospectiva 2013".....

Se tem uma coisa q os leitores não podem reclamar de 2013.... É da quantidade e variedade de lançamentos (e relançamentos) nas bancas e livrarias: Teve quadrinhos de todos os gêneros e pra todos os públicos... foram mais de 1.500 gibis lançados em apenas 1 ano somando-se todas as editoras (nada mal, hein)? O q tornou tbm esta "Retrospectiva" bastante trabalhosa, pois foi preciso selecionar não apenas algumas das melhores HQs do ano, como tbm as mais polêmicas e q tornaram-se notícia na mídia (e não necessariamente q tenham sido boas). Assim sendo, por mais resumida q tenha sido essa "seleção" feita aqui, mesmo uma rápida revisada no ano q passou.... já rendeu 3 matérias recheadas de HQs q marcaram 2013!!!

O maior destaque do ano (e de maior repercussão) foi a "Coleção de Graphic Novels Marvel" pela Salvat. Uma série de 60 encadernados de luxo (cuja lombada forma uma imagem) com grandes sagas da Marvel pela editora Salvat (em parceria com a Panini) em títulos como: "Homem-Aranha - De Volta ao Lar", "Surpreendentes X-Men", "Vingadores - A Queda", "Thor - Renascer dos Deuses", "Os Supremos", "A Última Caçada de Kraven", "Guerra Secreta", "Marvels" e "Cap. América - Tempo Esgotado". A distribuição da Salvat é ruim (poucos estados receberam a coleção e a editora não vende pela internet), mas mesmo assim a Panini decidiu rivalizar e relançar uma boa parte do material prometido pela Salvat (o leitor agora terá a opção de escolher entre 2 versões de uma mesma HQ)!!!

E falando na Marvel.... O "Homem-Aranha" foi destaque da coleção em 4 edições (mas sem numeração) iniciada pela clássica saga policial: "A Morte de Jean DeWolff" (uma história trágica e sombria do Aranha dos anos 80) e seguida por outros 3 encadernados: "Tormento", "Ultimate HA", e "Aranha 2099". Além de uma outra coleção de clássicos do Aranha q ficará pra próxima matéria!!! Já a Mega-Saga: "Vingadores Vs. X-Men" dividiu opiniões: A falta de originalidade da trama (q utiliza a mesma fórmula manjada das últimas sagas do tipo) não impediu q a mini-série alcançasse o sucesso de vendas e ainda marcasse o FIM do Universo Marvel (antes da reformulação conhecida como: "Nova Marvel")!!!

As séries adultas tbm mereceram o devido destaque em 2013: "Preacher - Orgulho Americano" (o 3º Vol. da série) tem ritmo explosivo de último capítulo, embora seja apenas o começo da jornada do reverendo Jesse Custer em busca de um acerto de contas com "Deus" (Todo-Poderoso), O "Santo dos Assassinos" (um pistoleiro do velho oeste q matou o demônio), e "Herr Starr" (um nazista q controla uma organização de domínio global)!!! Do mesmo autor (Garth Ennis) a série "The Boys" tbm chegou ao seu 3º Vol. (pela Devir) só q ao invés de anjos e demônios o alvo do humor negro do escritor agora são os "super-heróis"!!! A linha Vertigo (Panini/DC) tbm atingiu um marco este ano: a conclusão da melhor HQ policial das últimas décadas: "100 Balas" (q chegou ao FIM após 15 edições)!!!

"Batman - Asilo Arkham" (Ed. Definitiva): q apresenta um "Batman" à beira da loucura enfrentando o "Coringa" e outros detentos de um hospício.... deu início à outros encadernados importantes do morcego este ano: "Arquivo de Casos Inexplicáveis" (com histórias bizarras dos anos 50 e 60), "O Cavaleiro das Trevas" e "Batman - Ano 1" (ambos republicações essenciais de Frank Miller)!!! Ainda na DC, a polêmica série: "Antes de Watchmen" (composta por 8 encadernados) despertou a fúria de Alan Moore e dos fãs da HQ original (q não economizaram críticas à "obra" nas redes sociais). Pretensiosa e de baixa qualidade, a nova série se propôs a narrar eventos q ocorreram antes da trama principal: "mastigando" pro leitor aquilo q já estava subentendido na HQ de Alan Moore (dispensável, mas q atraiu os holofotes da mídia)!!! 

Filmes e TV.... O "Homem de Ferro 3" foi a maior bilheteria do ano (US$ 1,2 Bilhão), embora tenha gerado muitas críticas negativas entre fãs do personagem (especialmente por terem transformado o vilão "Mandarim" num impostor q mais serviu de alívio cômico pra trama). O filme até pode ser (razoavelmente) divertido pra quem conseguir assisti-lo sem levar a sério (é praticamente uma "comédia de ação") e sem forçar comparações com os gibis (o q pode ser inevitável pelas referências à saga "Extremis"). A Marvel tbm emplacou nas telas o 2º filme do "Thor" (Mundo Sombrio) e a Fox o 2º do "Wolverine" (Imortal): q se saíram muito bem nas bilheterias!!! Sucesso tbm pra "Walking Dead".... a 3º Temporada da série quebrou recordes de audiência apesar das críticas de espectadores e leitores (eu gostei, embora ainda prefira os gibis). A febre dos zumbis tbm fez com q a revista da HQM passasse a ser quinzenal!!!

Até+

PS: E ainda esta semana aqui no "Submundo".... As Partes 2 e 3 desta "Retrospectiva" ainda reservam mto mais Flashbacks de 2013: Mais Vertigo, Mais Marvel, "Superman", "Juíz Dredd", "X-O Manowar", "Fantasma", "Companheiros do Crepúsculo", "Demolidor", "Zé Carioca", "Miniaturas DC", e mto mais!!!

41 comentários:

  1. Primeiramente boas festas léo e tudo de bom pra vc e sua família, agora vamos aos comentários... dessa primeira parte da lista na minha opinião o ponto alto de 2013 foi sem dúvida essa coleção ambiciosa da salvat, e o ponto baixo foi antes de watchmen, eu ia comprar a coleção mas vi resenhas(como sempre faço antes de comprar algo) muito negativas na net a respeito e não comprei, e pelo visto fiz bem... e outro material que dividiu opiniões foi a saga vingadores vs x-men muita gente gostou e muitos não gostaram...

    Na espera da segunda parte da resenha... rsrs

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida foi um excelente ano. Só o bolso que não aguentou isso tudo! hehehe! Como um marvete colecionador, adorei a coleção da Salvat e a republicação da Queda dos Mutantes pela Panini!

    ResponderExcluir
  3. "na minha opinião o ponto alto de 2013 foi sem dúvida essa coleção ambiciosa da salvat, e o ponto baixo foi antes de watchmen"


    Oi, Thiago.... tdo bem? Feliz Natal e Boas Festas pra vc tbm, brother (hj tô me recuperando da ressaca de ontem, e nada melhor q escrever pro blog pra botar a cabeça dos eixos de novo, rs)!!!

    Tbm não tenho a menor dúvida de q a coleção da Salvat foi a maior notícia do ano.... e sobre isso, a audiência das matérias sobre a Salvat aqui no blog não me deixam mentir: o "Submundo" foi o 1º blog a postar a lista completa (traduzida) das 60 edições da coleção, e essas postagens quebraram todos os recordes de visualização do ano aqui no blog (o q demonstra q a demanda e busca por informações sobre a Salvat foi altíssima entre os leitores)!!!

    e "Antes de Watchmen" é aquela coisa.... é ruim, é dispensável, é caça-níquel, mas vende, rs. Tem coisas q são assim mesmo: todo mundo critica, mas no fim das contas acaba comprando assim mesmo: por curiosidade ou pra ver se é mesmo tão ruim como dizem. Eu não comprei isso, mas confesso q li (em scans) pra poder escrever uma resenha na época do lançamento. E conheço (pessoalmente) mtos leitores e amigos q compraram meio q no "piloto automático" do consumismo: "Ah, tá na prateleira de lançamento então eu vou levar assim mesmo pra ver como é"... (mais ou menos assim a justificativa deles, hehe)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. "Sem dúvida foi um excelente ano. Só o bolso que não aguentou isso tudo! hehehe! Como um marvete colecionador, adorei a coleção da Salvat e a republicação da Queda dos Mutantes pela Panini! "


    Oi, Diego..... eu tbm sou marvetinho, rs: e verdade seja dita: se 2012 foi o ano da DC (com o reboot e dezenas de encadernados), 2013 com certeza foi da Marvel.... e a Salvat colaborou bastante pra isso: já q até a Panini resolveu relançar às pressas vários encadernados do catálogo da Salvat. Sem falar em novas coleções lançadas a partir do sucesso de filmes recentes da Marvel (Coleção Histórica do Aranha, Extremis, Arma X, etc)!!!

    A "Queda de Mutantes" será destaque de uma das próximas partes dessa retrospectiva.... e infelizmente meu bolso tbm não aguentou tantos lançamentos este ano, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei bastante do Homem de Ferro 3, apesar das criticas. Sempre tive vontade de colecionar The Walking Dead, pois sempre gostei da serie, apesar da hq ser um pouco diferente, mas soube desta revista quando ja estava no 6º numero, aí nao dava pra acompanhar sem o numero 1 ja q é uma hq continuada.

    ResponderExcluir
  6. "Este ano realmente não teve como um bom leitor de Hqs reclamar de falta de opções, pois houve vários lançamentos para gotoso dos mais variados."


    Oi, Fabiano.... Feliz Natal pra vc tbm (hj é dia pra descansar e recuperar as energias da noite natalina, rs)!!!

    E a gente nunca deve subestimar a capacidade de alguns leitores em reclamar.... em outros blogs (q eu tbm visito) o q mais se vê são leitores descontentes com tudo. Tá certo q a setorização é uma merda e um esquema arcaico e preconceituoso de distribuição q deveria ser extinto.... mas tirando essas reclamações mais sérias e importantes: tem mta futilidade tbm nas redes sociais e q até ofuscam as reclamações mais relevantes!!!

    Vc q acompanha a linha Disney sabe bem do q eu estou falando.... pois vc (da mesma forma q eu) já presenciou leitores reclamando até mesmo da COR de fundo das capas de alguns gibis e da republicação de material (e reclamar disso é o máximo da arrogância e egoísmo: pois só reclama de republicação quem já tem o material mas não quer q outros leitores tbm tenham - sei lá pq, hehe)!!!

    Enfim....acho q o nosso mercado tem crescido mto a ponto de oferecer até a mesma coisa pro leitor escolher em formatos e preços diferentes. Se eu fosse reclamar de algo agora, estaria reclamando de "barriga cheia", pois nem consigo tempo pra ler tudo q saiu durante o ano!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. "Eu gostei bastante do Homem de Ferro 3, apesar das criticas. Sempre tive vontade de colecionar The Walking Dead"


    Oi, Andre.... eu tbm gostei do HDF 3:

    Achei engraçado o lance do "Mandarim" (foi inesperado pra mim).... Mas alguns espectadores destilaram ódio e desprezo por essa cena como se de repente o "Mandarim" passasse a ser um personagem sagrado da Marvel: qdo na verdade sempre foi um vilãozinho meio irrelevante (difícil citar uma saga onde ele tenha tido alguma importância pro universo marvel num todo)!!!

    Me diverti vendo o filme..... mas admito q não compraria ele em DVD, e nem veria uma 3º vez (ter visto 2 já foram o bastante pra mim). Só q no meu caso, é pq eu consigo assistir e curtir uma adaptação de HQ sem ficar comparando o tempo todo com o gibi.... sei q alguns leitores não conseguem, e no começo eu tbm não conseguia (razão pela qual detestei os 2 primeiros filmes dos XM): mas com o tempo aprendi a separar as coisas e já não levo mais os filmes tão a sério qto antes!!!

    qto à "Walking Dead".... realmente: essa HQ é pra ser colecionada num TODO (desde o nº 1). E se vc tiver oportunidade de achar toda ela desde o começo, é algo q eu recomendo sim (adoro esse gibi)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. vamos la:

    CGNM da salvat nao chega em santa rita do sapucai-MG (nem no site da comix tem!!!), eu ate gostaria da comprar algumas, mas.....
    a morte de jean dewolff foi uma bela surpresa, nao é um material super especial mas é muito acima da media de hoje.
    tenho as preachers antigas e a ultima encadernada da panini, no futuro pretendo comprar todas caronas. sera que ainda vai ter?
    vingadores vs. x-men, pulo, sem chance!
    tenho curiosidade por the boys.
    curti o final de 100 balas, tudo a ver com a serie.
    as do batman ja tinha de outras primaveras
    antes de watchmen nem conferi e vou continuar assim.
    como nao gosto dos quadrinho do homem de ferro ate acho os filmes legais, do wolverine ainda nao vi, tenho duvidas da qualidade, o primeiro é ruim demais.
    pra finalizar nao gosto de zumbi.

    ate a proxima materia

    abraço

    ResponderExcluir
  9. Pretendo também quando tiver tempo fazer uma retrospectiva de HQ desse ano que ta passando, só que mais curta, pois como vc falou Leo, teve muita coisa que foi lançada neste ano. Se por um lado nossos bolsos ficaram mais fundos, por outro não faltou boa leitura para a gente ler, seja no ônibus ou no trem.

    ResponderExcluir
  10. Muita coisa boa mesmo tomara que 2014 mantenha esse alto nivel........e na espera das figurines especiais (isso se aparecer).............Feliz Natal Leo para você e toda familia.

    ResponderExcluir
  11. "CGNM da salvat nao chega em santa rita do sapucai-MG (nem no site da comix tem!!!), eu ate gostaria da comprar algumas, mas....."


    E aí, gustavo..... blz?

    Essa coleção da Salvat tbm não vem aqui pro sul do país.... o único lugar aqui onde tem pra vender é na Livraria Cultura (mas só pq ela recebe através da matriz de SP): nem a loja especializada de gibis daqui (Tutatis) tem acesso aos gibis da Salvat (já q não são vendidos por distribuidoras exclusivas de lojas tipo a Comix e Devir)!!!

    qto ao "Preacher".... algmas ed. já estão esgotadas pela Panini e não se sabe qtas vezes eles ainda irão republicar as q estiverem em falta: Recentemente relançaram o Vol. 1, mas qdo acabar esse de novo, não tem como saber se irão republicar uma 3º vez. No caso de "Preacher", é sempre um risco perder uma edição.... os editores ainda não garantem q irão relançar os Vol. 7 a 9 (q encerram a série)!!!

    e se vc puder, assista o filme do "Wolverine - Imortal".... não é nenhuma maravilha, mas já ficou BEM melhor q o 1º ao menos (tanto, q eles nem consideram mais o 1º filme e a trama segue a partir de "X-Men 3": e ainda deixa um gancho pro próximo filme da série: "Dias de um Futuro Esquecido" - na cena durante os letreiros finais). Acho q vale uma conferida, até como "preparação" pro próximo filme dos XM!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "Pretendo também quando tiver tempo fazer uma retrospectiva de HQ desse ano que ta passando, só que mais curta, pois como vc falou Leo, teve muita coisa que foi lançada neste ano."


    Verdade, Marcelo.... eu (por exemplo) não conseguiria postar numa única matéria uma retrospectiva do ano todo: por mais resumida q fosse (de tanta coisa q saiu nas bancas)!!! E mesmo dividindo em 3 partes.... o "resumão" q eu fiz ainda deixará mta coisa de fora (procurei focar apenas nos gibis mais importantes e/ou comentados deste ano)!!!

    Mas terá mais coisas da Vertigo nas próximas partes deste post.... pois essa linha continuou tendo grande destaque mesmo num ano mais dominado pela Marvel (em quantidade de lançamentos e encadernados)!!!

    Ficarei de olho na retrospectiva q vc fará tbm.... pois gosto de ver as listas e seleções de outros leitores com os destaques do ano (sempre é bom pra ver se não esquecemos nada - pois saiu tanta coisa este ano q posso ter deixado escapar alguma HQ das boas, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Muita coisa boa mesmo tomara que 2014 mantenha esse alto nivel........e na espera das figurines especiais (isso se aparecer)...."


    Oi, Roni..... tdo bem? Feliz Natal pra vc tbm (o meu foi ótimo ontem e hj tirei o dia pra me recuperar dos excessos, rs)!!!

    e saiba q as "Miniaturas Especiais" foram oficialmente confirmadas sim (por mais de uma fonte tbm além da revista MSH 50).... e o "HULK" será a 1º figura a ser vendida (nas bancas ou pelo site da Eaglemoss). Essa notícia tbm será um dos destaques principais da matéria q estou preparando com as "Novidades pra 2014" (q irá ao ar aqui assim q a retrospectiva acabar, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. Feliz natal Leo! Mais uma vez condensando os assuntos de forma única e eficaz!
    Concordo com você quanto à polêmica briguinha Salvat X Panini. Ainda não me conformo em ver dois encadernados de uma mesma saga competindo, até porque a qualidade da coleção da Salvat é excelente. Como já disse em outro comentário aqui no seu blog, acho que a Panini poderia investir em outras republicações ou novas sagas.
    E quanto ao filme do Homem de Ferro 3, eu fui um dos que reclamou sobre o que fizeram com o Mandarim. Apesar dele não ser tão representativo no universo Marvel, ainda acho que ele é um dos maiores inimigos do latinha!
    Duas últimas observações que destaco para agregar à sua retrospectiva... A icônica Coleção Histórica Marvel do Aranha e o "pesado" Paraiso X!
    Ano ótimo para os fãs de quadrinhos, mas terrível para os bolsos!!!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. "Feliz natal Léo! Mais uma vez condensando os assuntos de maneira exemplar!
    Como já comentei anteriormente, o que mais me intrigou no mundo dos quadrinhos foi essa briguinha inexplicável Salvat X Panini. "


    E aí, Merh@j.... blz? Feliz Natal pra vc tbm, brother!!!

    Essa briguinha Salvat X Panini ainda vai render.... pelo q eu fiquei sabendo (de fonte confiável) a Panini pretende republicar pelo menos uns 80% de tudo q a Salvat lançará, rs. Houve uma parceria entre as 2 editoras pra produção da coleção da Salvat, mas não se pode esquecer q são 2 empresas diferentes.... e o público-alvo em jogo é o mesmo (é como 2 prostitutas q embora sejam amigas e uma ajude a outra a fazer a maquilagem, no fim estão ambas disputando o mesmo cliente - numa analogia simplória seria isso, rs)!!!

    qto ao "Mandarim".... eu tbm gosto dele nas histórias clássicas do HDF (especialmente as dos anos 60 - q foram até adaptadas pro desenho DESanimado da época), mas eu achei exagerada a reação de alguns leitores q destilaram mto ódio e revolta pelo q fizeram no filme.... Digo, ficou estranho q de uma hora pra outra o "Mandarim" (até então meio esquecido e jogado pra escanteio pela própria Marvel) de repente se tornasse um personagem "intocável" e q gerasse tanta revolta qdo adaptado dessa forma cômica pro filme. Ficou ruim sim, achei engraçado, mas ficou ruim (admito)... só não achei q fosse motivo pra tanta revolta por parte de espectadores q eu duvido mto q já tenham sequer lido uma história do "Mandarim" na vida, rs!!!

    E não se preocupe q a "Coleção Histórica do Aranha" será o grande destaque da 3º e última parte dessa retrospectiva.... e prepare-se pra mais 2 ou 3 coleções assim pra 2014 (Vingadores, XM e a 2º do Aranha)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Esse perfil de leitor que você citou é maluco, desequilibrado e egoísta. Acha que a editora tem que ficar se curvando somente à suas vontades e se acha a última bolacha do pacote só porque um dia o editor ou algum profissional da área falou com ele pessoalmente."


    Verdade, Fabiano..... vc bem sabe a senhora decepção q eu tive com um grande grupo de leitores Disney nas redes sociais: justamente por conta desse comportamento doentio/psicótico/egoísta.... q infelizmente parece imperar entre (a maioria - não todos) os leitores Disney acima dos 30 anos!!!

    Numa rápida análise.... podemos notar q esse perfil de leitor Disney (acima dos 30/40 anos) gosta mto de se gabar nas redes sociais de suas imensas coleções: mas ficam desesperados qdo a Abril republica material q eles já tem, pois não querem q outros leitores leiam e possuam as mesmas histórias q eles. Presenciei uma cena deplorável num famoso blog ligado à Disney.... onde um marmanjo desses surtou qdo soube q iriam republicar a coleção do BARKS: o desespero foi tanto q ele até xingou (num ataque histérico) a editora e os leitores q ficaram felizes com a notícia.... pois imagine q absurdo: "outros leitores poderão ter em suas estantes a mesma coisa q eu tenho e sendo assim, deixarei de ser tão importante" (é o q deve ter se passado nessa mente doentia, rs)!!!

    é cada uma.... q se a gente conta pras pessoas "normais" (q não leem gibis) ninguém acredita, hahaha!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. O ano de 2013 foi um dos mais movimentados em relação à publicação de HQs no Brasil; há muito tempo não se via tantas publicações, o que demonstra que no país o mercado de quadrinhos está em alta, contrariando o que os editores da Panini disseram poucos anos atrás que as vendas não estavam boas, etc.
    O que acontecia nesta época é que a Panini não tinha concorrência, e estava acomodada, publicava o que queria, e o leitor não poderia reclamar porque eles alegariam baixas vendas de HQs, e o leitor ficaria intimidado com medo de perder suas publicações favoritas.
    A Coleção da Salvat foi uma grata surpresa, algo totalmente impensável para nós leitores brasileiros antes do ano de 2013, e sabemos que jamais a Panini lançaria este material por aqui por conta própria. Sei que a coleção vende bastante, embora, tenha distribuição precária no país.
    Com certeza no dia em que for distribuída nacionalmente as vendas serão bem maiores e com certeza abrirá as portas para que outras coleções deste porte cheguem ao Brasil.
    O bom de tudo é que esta coleção da Salvat vendendo bem fez a Panini se movimentar e publicar ou republicar alguns encadernados há tempos esgotados, porém, também inclusos na coleção da Salvat de forma completa ou não.
    Mesmo com parceria com a Salvat, a concorrência fez a editora sair da estagnação e se movimentar atrás dos leitores.
    Antes de Watchmen, é um caça-níquel que tenta se aproveitar do sucesso da obra máxima de Alan Moore. Não é ofensiva como Cavaleiro das Trevas 2, mas, o saldo total da obra é negativo, uma vez que poucas edições são realmente consideradas boas.
    Acredito que daqui uns dez anos esta coleção possa ser vista com outros olhos, embora, continue inferior ao material original.
    Vingadores VS X-Men, foi a série mais caça-níquel e de baixa qualidade do ano. A primeira edição mesmo sendo ruim, ainda é tolerável, pois, as restantes só servem para forrar gaiola de passarinho. é Difícil crer que o Bendis que outrora escrevia Demolidor, cometeu Vingadores Versus X-Men.
    Falando no Homem Sem Medo, a Panini acertou em publicar as histórias do herói cego de forma encadernada, e, para um herói que não "vende" revistas no Brasil, as vendas devem estar indo muito bem, pois, os encadernados do herói estão praticamente todos esgotados. As Coleções históricas do Homem Aranha também foi um dos pontos positivos da Panini, principalmente as republicações da Morte de Jean DeWoff e Homem Aranha 2099, que infelizmente não poderá ser republicado na íntegra porque a Marvel não possui os arquivos em formato digital.
    As republicações do Batman eu não comprei porque já tinha de outros tempos, e pulei o encadernado de Casos de Arquivos inexplicados porque não gosto desta fase de histórias do herói, embora a capa da edição seja magnífica.
    Dos filmes de heróis do ano, Homem de Ferro 3 é indefensável, e daqui alguns anos será execrado por muitos, mesmo pelos que gostaram assim como Superman 3.
    Thor 2 é bom, assim como O Homem de Aço, porém, nada mais que isso!
    Kick Ass 2 é uma decepção total, a troca de diretor fez o filme decair muito de nível!

    ResponderExcluir
  18. "O bom de tudo é que esta coleção da Salvat vendendo bem fez a Panini se movimentar e publicar ou republicar alguns encadernados há tempos esgotados,"


    Oi, Elcio.... tdo bem?

    Realmente, se não fosse a Salvat, a Panini continuaria acomodada em relação à Marvel... pois foi graças à repercussão da mídia e do interesse dos leitores pelas edições da Salvat q a Panini resolveu abrir os olhos pro mercado de republicações e hj reconhece q precisa ter seu catálogo disponível pras lojas e livrarias: e além de já ter republicado bastante coisa, essa mudança de pensamento e de atitude será uma constante daqui pra frente.... ou seja: pode aguardar MUITA republicação de material pra 2014!!!

    em contrapartida.... a Salvat tbm provou q no Brasil uma coleção nesses moldes (fechada, com nº "X" de edições, e com lombada padronizada) tbm pode emplacar no Brasil (sendo q esse formato já é bem popular na Europa (existem outras coleções assim pra clássicos da Marvel, Batman, e até Star Wars - esta última pela Planeta DeAgostini q lançou vários encadernados com HQs clássicas da série)!!!

    e falando em tendências.... esses caça-níqueis das editoras devem continuar tbm: pois por piores q sejam ("Antes de Watchmen" e "Vingadores Vs. XM"), as vendas parecem ter sido boas (o q prova q marketing e polêmicas são suficientes pra garantirem o sucesso comercial de um gibi). A picaretagem das capas alternativas tbm voltou com tudo, mas pelo menos desse golpe de marketing eu gosto, hehe... pois prefiro escolher as capas dos gibis (q nem tenho feito com "X-O Manowar")!!!

    qto aos filmes.... ainda não assisti: "Thor 2" e "Kick-Ass 2" (deverei baixá-los agora nas férias), mas esse novo "Superman" eu vi semana passada e achei apenas razoável (BEM melhor q o anterior, é claro: mas ainda assim, prefiro os 2 primeiros do Christopher Reeve)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. Oi, LEO, tudo ok depois das festas?

    Realmente, 2013 foi um ano excelente para lançamentos e ainda não consegui fazer um balanço geral, e ao que parece, 2014 será ainda mais promissor. Mas com certeza, "Antes de Watchmen" está entre os mais fracos para mim, mesmo tendo a sensatez de não ter comprado todos: menos mal, mas não tirou aquele gosto ruim de fiasco. Mesmo com todas as críticas negativas, encarei pelo menos as do Comediante e do Rorschach... Com esses e com a péssima fase do Hellblazer, peguei raiva do Azzarello, rs!

    E deu pra dar boas risadas com sua análise de alguns leitores Disney, rs! Já tive o enorme desprazer de conhecer algumas figuras dessas. Os caras velhos, velhos mas parecem autistas com síndrome de Peter Pan, vivendo alegremente na Terra do Nunca. Devem ter comprado três exemplares de cada volume da coleção Barks: uma para lerem com luvas cirúrgicas, virando as páginas com uma pinça desinfetada; outra para manterem lacrada para não ser tocada por mãos humanas; e a outra para venderem no ML por preços astronômicos futuramente.
    Quando relançarem, vou comprar só um volume de cada mesmo, rs!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. "Falta visão editorial em proporcionar o produto no mercado para a pessoa optar se pega ele ou não. Falta também vergonha na cara desses leitores fanáticos que ficam indo procurar esses profissionais para convencê-los de que só suas opiniões são as melhores."


    Oi, Fabiano.... realmente, a Abril é atualmente a editora em q mais se percebe a falta de visão pra acompanhar o mercado de hoje. Eu diria q a Abril está pelo menos 1 década atrasada em relação à Panini e outras editoras:

    Pois já fazem 10 anos q a Panini percebeu o potencial dos gibis pras livrarias.... coisa q só agora a Abril parece estar se dando conta. Pra uma editora q se gaba de estar há mais de 60 anos no ramo, francamente: ela tá levando uma surra de editoras mais "novatas" q ela. Mas nunca é tarde pra aprender (ou reaprender) e espero q a Abril tbm pare de dar tantos ouvidos à leitores puxa-sacos e chorões.... pois esses são leitores q só pensam em si próprios e não enxergam o mercado à sua volta (é estupidez uma editora achar q esse tipo de leitor tem algo de útil a acrescentar)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Devem ter comprado três exemplares de cada volume da coleção Barks: uma para lerem com luvas cirúrgicas, virando as páginas com uma pinça desinfetada; outra para manterem lacrada para não ser tocada por mãos humanas; e a outra para venderem no ML por preços astronômicos futuramente."


    Oi, Alexandre.... tdo bem? (ainda tô me recuperando aos poucos da ressaca natalina, rs: mas hj de noite - após mais uma tarde de sono e descanso - pretendo botar a 2º parte da retrospectiva no ar)!!!

    qto aos leitores Disney em questão.... falando assim parece engraçado mesmo, hehe... mas qdo paramos pra pensar q essas pessoas são assim mesmo na vida real, a coisa acaba virando uma "tragicomédia", rs. E o q vc falou faz sentido tbm: acredito q esses "scalpers" (especuladores do ML) estejam desesperados agora pra venderem o q ainda sobrou do BARKS antes do relançamento. Pois sei q a Panini tbm ferrou com o "negócio" de alguns desses caras depois q anunciou diversas republicações de material q eles já estavam vendendo pelo triplo do preço de capa, hehe!!!

    e tbm achei mto ruim a fase do Azzarello em "Hellblazer".... ele descaracterizou demais o personagem em prol da polêmica (tentando vender a revista por cenas chocantes e q iriam gerar discussões na internet - a começar pelo fato de ter questionado a sexualidade do personagem e de ter forçado uma cena de zoofilia entre o Constantine e um cachorro). Ele foi um excelente escritor pra "100 Balas" e "Loveless".... mas pisou feio na bola em "Hellblazer" e "Watchmen"!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. E aí Leo.
    Blza?
    To lendo as primeiras historias do aranha no momento e uma coisa q me chamou atenção é q ele tem um tipo de asa de teia embaixo dos braços kkkk
    te pergunto o seguinte... ql seria a historia do aranha q mostra a "origem" da roupa preta?
    pois eu tenho aqui jean de wollf e caçada de kraven, ma queria saber ql seria a primeira historia q mostra a roupa e tal.
    valeu!

    ResponderExcluir
  23. "te pergunto o seguinte... ql seria a historia do aranha q mostra a "origem" da roupa preta?"


    E aí, Adriano.... blz?

    Acredite, aquela teia debaixo dos braços do Aranha seria (inicialmente) pra fazê-lo planar no ar, rs.... mas ainda bem q na hora a dupla Lee/Ditko deixou essa ideia estúpida de lado (apesar de manter as teias no sovaco, hehe)!!!

    qto ao uniforme negro.... a origem da roupa alienígena é uma das histórias das "Guerras Secretas" (futuro lançamento da Salvat em 2 partes)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. caraca, serio??
    bahh eu tenho essa edição aqui!
    essa é completa?
    veja se eh essa..
    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/guerras-secretas/gu011103/63071
    nem li ainda (a proposito, mais da metade de minhas hqs nao tive tempo de ler ainda kkkk)
    vc viu o novo guiadosquadrinhos? ql teu nickname lá?
    vou te add pra ver tua coleção e tal.. o meu é MeTaLeHbS
    valeu!

    ResponderExcluir
  25. "vou te add pra ver tua coleção e tal.. o meu é MeTaLeHbS"


    É essa ed. mesmo, Adriano.... essa saga traz a 1º aparição do uniforme negro e tá completa sim (vc já pode economizar essa grana então, rs)!!!

    qto ao "guia".... meu nick lá é "Leo Radd" mesmo, mas parei de atualizar minha coleção faz uns 2 ou 3 anos, rs (e nem cheguei a catalogar tudo, pois faltavam várias capas e acabei me desmotivando). Eu tbm não tenho mta paciência pra catalogar minha coleção a cada novo ítem, pois toda semana tô comprando alguma coisa nova!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. Leo blz. encontrei na Saraiva os Supremos 2 marvel deluxe. Pois bem, comprei aedição que saiu pela salvat, vi que sairámais uma edição por ela, juntando as duas equivale aovolume um completo da linha Marvel deluxe panini? me interessei nesse 2, pois fiquei sabendoque no volume 3 sai algum roteirista, eh isso? Vc concorda? valeu, Eduardo

    ResponderExcluir
  27. "comprei aedição que saiu pela salvat, vi que sairámais uma edição por ela, juntando as duas equivale aovolume um completo da linha Marvel deluxe panini?"


    Oi, Eduardo.... é isso aí: as 2 ed. da Salvat equivalem apenas à 1º da Panini!!!

    pode comprar o Vol. 2 Deluxe q é ótimo..... mas esqueça o 3 da Panini (q é horrível e são outros escritores/desenhista - nada tem a ver com a fase Mark Millar/Bryan Hitch)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. Oi Leo, a Coleção da Salvat é a cereja do bolo (pelo menos, para mim), nestas publicações citadas na primeira parte da retrospectiva. Outro destaque é WD, impressionante o realismo que os quadrinhos em P&B demonstram, coisa que não se vê na série da TV.

    ResponderExcluir
  29. "Oi Leo, a Coleção da Salvat é a cereja do bolo (pelo menos, para mim), nestas publicações citadas na primeira parte da retrospectiva."


    Oi, Paulo.... tdo bem?

    pra mim tbm.... eu diria até q a coleção da Salvat foi o lançamento mais importante do ano todo por tudo q representou pro nosso mercado em geral: graças à esse lançamento, até a Panini mudou sua forma de pensar e ver o mercado de HQs no Brasil.... e passou a investir mais em republicações de materiais essenciais e obrigatórios (reduzindo o foco nas coisas mais descartáveis da Marvel/DC)!!!

    e WD é um dos meus gibis favoritos entre as séries atuais em andamento.... li os 12 primeiros encadernados (q cobrem até a ed. 72) e te garanto q a série ainda mantém o ritmo e o interesse até esse ponto ao menos (não sei como ficará daí pra frente, mas tô confiante q continue sendo uma leitura excelente como tem sido até o momento)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por falar em WD, nao foi vc q disse q ta pra sair uma outra forma de distribuição de WD?
      tp deluxe?
      teria previsao de qdo isso ocorre?
      nao li nda de WD ainda e queria pegar do inicio, mas se sair em capa dura e formato de luxo vou esperar...

      Excluir
  30. Fala Leo, beleza? Parabéns pelo site, cada vez melhor.
    Vamos lá, prefiro pular a coleção da Salvat, pois ela é uma espécie de ''Hors Concours'', simplesmente inapelável comentar qualquer coisa a respeito dessa coleção, especialmente por tudo o que foi comentado já por aqui de maneira superpositiva.
    E entre as agradáveis hqs desse ano, apenas reforço o côro de quem curtiu a Coleção Histórica do Aranha além de mais duas gratas surpresas: as edições especiais da Pixel com o Fantasma e também Mandrake. Realmente foram duas belas tacadas da editora.
    Uma pena a Panini perder tempo em republicar materiais que já foram ou serão lançados ainda pela Salvat. Pura perda de tempo. Por quê não republicaram por exemplo ''Terra x"? Há gente clamando há tempos pela reedição desse material e a editora parece só querer colocar no mercado o que vem na telha. Realmente difícil de entender tais critérios.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  31. "por falar em WD, nao foi vc q disse q ta pra sair uma outra forma de distribuição de WD? tp deluxe?"


    Oi, Adriano..... tdo bem?

    Fui eu mesmo q falei isso.... e tá CONFIRMADO oficialmente: "WALKING DEAD" em capa-dura (com as 12 primeiras HQs da série) pro 1º semestre de 2014!!!

    Aliás, essa será uma das (várias) novidades q estarei divulgando aqui no blog numa super-postagem pro 1º dia do ano-novo (não perca)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "Uma pena a Panini perder tempo em republicar materiais que já foram ou serão lançados ainda pela Salvat. Pura perda de tempo. Por quê não republicaram por exemplo ''Terra x"?


    E aí, Maycon..... blz?

    o lance da Panini é competir mesmo e tentar publicar antes da Salvat o q ela sabe q virá pela frente (pra faturar em cima do mesmo produto e tbm pra enfraquecer um pouco a Salvat - já q poucos serão aqueles q irão comprar de novo a mesma coisa depois)!!!

    Assim, a prioridade da Panini pra 2014 será: publicar algumas HQs antes da Salvat e ao mesmo tempo investir nos personagens q terão FILMES nas telas (Aranha, X-Men, Vingadores, etc).... Tanto é, q o conteúdo das próximas "Coleções Históricas" terá um foco nos filmes (uma das ed. dos "Vingadores" será com o "Ultron" e outra com o" Thanos", e nos XM uma delas será com os "Sentinelas" - todos vilões q estarão nos próximos filmes)!!!

    E "Terra X" pode ter chance de ser um dos (vários) encadernados q serão republicados ano q vem.... pelo menos esse é um dos mais pedidos em listas de lojistas!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. Leo, você lê mangás? rs' É apenas curiosidade pois não lembro de ver você falar sobre mangás no blog.
    E sobre Antes de Watchman e VvsX é porcaria mais infelizmente vende bastante! rs' Homem Aranha Superior apesar das críticas negativas continuar no top 10 de mais vendidos todo o mês. rsrs'

    ResponderExcluir
  34. "Leo, você lê mangás? rs' É apenas curiosidade pois não lembro de ver você falar sobre mangás no blog."


    E aí.... blz?

    eu leio mangás sim.... mas não com tanta frequência (por causa de grana mesmo - o orçamento é apertado todo mês e acabo priorizando outras coisas, rs)!!!

    mas já comentei aqui nos últimos "Drops de Notícias" sobre o lançamento de "Street Fighter Alpha" (da New Pop) q pretendo comprar com certeza. E na postagem q fiz mês passado sobre a "Black Friday" (com fotos dos gibis q comprei) falei sobre "High School of Dead" (mangá em formato maior q estou acompanhando - e gostando). Tbm devo comprar "Death Note" (assim q sobrar uma verba, hehe)!!!

    e esse "Aranha Superior".... pelamor, é uma das piores ideias q tiveram recentemente (até a "saga do clone" vira uma obra-prima diante disso). Mas é aquela coisa: vai vender do mesmo jeito, e com o sucesso a marvel vai continuar investindo em coisas do tipo (o pessoal reclama mas compra, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. A coleção da Salvat estou conseguindo pegar via livraria Cultura já que Curitiba não recebeu essa boa coleção (aproveito ainda o boy do escritório para buscar direto na Cultura após encomendar para evitar frete rsrsr), dos filmes 2013 poucos filmes pude ver, com filha de 1 ano, ficar 1 a 2 horas assistindo algo direto é complicado, desses só consegui ver por enquanto Homem de ferro 3 e achei bacana, superou muito as minhas espectativas pelo filme que eram muito baixas devido as críticas que ouvi antes, agora estou no aguardo de Thor 2 sair na locadora e vou tentar aproveitar para ver juntamente com Wolverine.

    ResponderExcluir
  36. "A coleção da Salvat estou conseguindo pegar via livraria Cultura já que Curitiba não recebeu essa boa coleção"


    Oi, Carlos.... a Salvat peca por essa péssima distribuição mesmo, mas sorte nossa q temos filiais da Cultura por perto (senão nem sei como faria pra conseguir essas ed)!!!

    o bom da Cultura é isso.... frete ZERO nas encomendas, hehe. É assim q faço minhas coleções de miniaturas tbm: encomendo todas pela cultura sem gastar com frete!!!

    qto aos filmes.... esse do "Thor 2" eu tbm não vi (tô esperando sair em dvd), mas o do "Wolverine" eu recomendo, pois ele tá interligado com o próximo dos "X-Men" (não deixe de assistir os letreiros finais, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. Léo,
    Estou fazendo a coleção da Salvat pro meu sobrinho (também) e perdi o vol. 1 - De volta ao Lar, e os volumes do Thor e do Capitão América - Tempo Esgotado. Vc pode informar qual é a sequência de lançamento desses dois?
    Abraço,
    Flávio

    ResponderExcluir
  38. "perdi o vol. 1 - De volta ao Lar, e os volumes do Thor e do Capitão América - Tempo Esgotado. "


    Oi, Flávio.... tdo bem?

    o do "Thor" é o Vol. 4, e o do "Cap. América" é o Vol. 7 (veio logo depois dos "supremos" e antes do "kraven")!!!

    Espero q vc consiga esses 2 então.... pois estão entre os de maior procura da coleção!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. Oi, Leo, td bom?
    Que nota você da para Homem Aranha a Morte de Jean DeWolff? É que eu nunca li essa história. rs' E você está comprando a coleção da Salvat?

    ResponderExcluir
  40. "Que nota você da para Homem Aranha a Morte de Jean DeWolff? "

    Oi, Jonatas..... blz? Eu já avaliei essa ed. aqui com nota máxima.... (5 estrelas de 1 a 5), e se vc quiser ver uma PRÉVIA dela, postei algumas imagens neste LINK:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2013/02/homem-aranha-morte-de-jean-dewolff-uma.html

    e as ed. da Salvat eu só compro algumas (não faço a coleção toda)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...