11/07/2013

"Superman - 75 Anos" (Parte 1): Retrospectiva do 1º Super-Herói das HQs....

O "Superman" comemora seus 75 Anos.... com diversos encadernados lançados nas bancas e livrarias, além da estréia de um novo filme nos cinemas (q promete resgatar o interesse das novas gerações pelo 1º super-herói dos quadrinhos)!!!

Aqui no "Submundo", foi feita uma extensa matéria (dividida em 2 partes) abordando algumas das principais HQs do "Superman" ao longo de sua trajetória no Brasil... com CAPAS raras de gibis da Ebal e Abril, além dos melhores encadernados lançados nos últimos anos!!!

Confira a seguir a 1º parte desta matéria.....

Em 1938.... A revista "Action Comics" nº 1 estampava na capa um sujeito fantasiado levantando um carro com as próprias mãos. Heróis (aventureiros, detetives, indivíduos com ideais de honra e nobreza) já existiam nos gibis e na literatura, mas com super-poderes e fantasias carnavalescas/espalhafatosas eram novidade (apesar da inspiração em personagens pulp tipo: "Doc Savage"). A gênese do "Superman" já vinha de alguns anos antes (1933/1934), conforme já havia sido comentado nesta postagem sobre "Protótipos" nas HQs: http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/08/prototipos-parte-2-veja-as-primeiras.html , mas a estréia oficial foi há 75 anos atrás em "Action Comics" nº 1 (de Jerry Siegel & Joe Shuster)!!!

Em suas primeiras aventuras, o "Superman" tinha poderes limitados.... ele não voava (apesar de usar capa): apenas saltava na altura de um prédio. Tbm não lançava raios pelos olhos e nem tirava planetas de suas órbitas (coisa q já fez algumas vezes, rs). Suas demonstrações de força, aliás, eram basicamente: arrebentar correntes, fazer balas de revólver ricochetearem em seu peito, quebrar paredes de tijolos a socos, correr na velocidade de uma locomotiva, e coisas do tipo. A maioria dos vilões q ele enfrentava eram criminosos comuns, ladrões de banco (daqueles q saiam carregando um saco de dinheiro com um "cifrão"), estelionatários, e cientistas loucos querendo dominar o mundo (nada mto extravagante)!!!

Essa fase clássica dos anos 30/40... pode ser lida nos 3 encadernados lançados pela Panini na coleção: "Superman - Crônicas" (em formato de luxo). Mas aqui no Brasil, as aventuras do super já vinham sendo publicadas desde antes dos primórdios da Editora Ebal (acima vc confere uma capa de 1953 da Ebal). Depois de passar pelo jornal "A Gazeta" (e outras editoras) o super se firmou mesmo pela Ebal, q publicou centenas de edições do "Superman" (a maioria em P&B) a partir dos anos 40. As capas da 1º série do super pela Ebal, vc pode conferir neste LINK da "Enciclopédia HQ": http://www.enciclopediahq.com/2012/07/superman-1-serie-001-050.html!!! 

Após mais de 3 décadas da Ebal publicando "Superman" no Brasil.... foi a vez da Editora Abril iniciar uma nova era pro herói no mercado nacional. A partir de 1984, um novo gibi do super (em formatinho) chegava às bancas (capa mais acima com o nº 1). Foi nessa fase da Abril q o personagem passou pela sua mais marcante reformulação até então: o evento conhecido como "Crise nas Infinitas Terras" (um reboot total da linha DC nos anos 80). A história publicada em "Super Powers" nº 5 (capa acima) trazia na capa um dos momentos + trágicos na carreira do herói: "A Morte da Supergirl". Com o final dessa mega-saga, o artista John Byrne (X-Men) apresentou sua nova versão pro super (capa acima do encadernado da Mythos com as primeiras histórias da chamada: "Fase Byrne")!!!

O tempo foi passando.... e o "Superman" tornou-se mais do q um mero super-herói de gibis: ele passou a ser definitivamente um símbolo da cultura popular no mundo todo. O filme de 1978 com o ator Christopher Reeve, foi a consagração máxima do ícone nas telas (acima vc confere o cartaz original do filme). Captando perfeitamente a essência do personagem, e com efeitos especiais inovadores pra época (mostrando q um homem pode realmente voar) o filme teve 3 sequências: sendo q apenas o 2º filme é tão bem-visto quanto o 1º (enquanto o 3º e 4º ficaram abaixo da crítica). O ator (Reeve) ficou marcado como sendo o "Superman" definitivo, e ainda hoje é referência até pros quadrinhos: tendo seu rosto adaptado pelo artista Gary Frank pra fase q saiu encadernada recentemente: "Superman - Origem Secreta" (veja mais acima uma capa dessa fase em "Superman" nº 93 da Panini)!!!

Nesta semana (amanhã)... estréia nos cinemas uma nova tentativa de emplacar um sucesso com o "Superman". O novo filme: "Homem de Aço" (imagem abaixo) promete reformular o herói pras novas gerações de espectadores. Gostei do trailer e de algumas idéias apresentadas na sinopse, apesar de ter detestado o novo uniforme (seja como for, só verei esse filme qdo sair em DVD). Porém, espero q tenham acertado a mão desta vez, rs!!!

Até+

PS: A seguir aqui no "Submundo"..... a "Parte 2" desta matéria: com as principais sagas do "Superman" lançadas em encadernados no Brasil: "A Morte do Superman", "Grandes Astros", "Legado das Estrelas", "As 4 Estações", a linha "Premium", e mto mais (não percam)!!!

22 comentários:

  1. Pelas criticas e tudo que eu li, esse novo filme promete ser ótimo, mas por mais que tentem, a versão de 78 continuará sendo insuperável não tem jeito

    ResponderExcluir
  2. E ae Leo, blza?

    Cara...muito ansioso pelo filme, pelo que vi ele já se pagou e as críticas foram boas...agora torcendo pra vir a Liga da Justiça!

    Abçs Leo!

    ResponderExcluir
  3. "a versão de 78 continuará sendo insuperável não tem jeito"


    Verdade... pois aí entra o fator "novidade" tbm. O 1º filme de 78 emocionou o público pelos efeitos inovadores na época: quem viu o filme ficava pensando: "como é q conseguiram fazer o cara voar"?

    posso afirmar essa sensação... pq assisti o filme no cinema na época: e lembro bem o qto as pessoas saíam impressionadas da sessão!!!

    hj em dia, até acredito q se consigam fazer bons filmes do super (boto fé nesse novo tbm)... mas já estamos mais acostumados em ver pessoas voando nas telas!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. "agora torcendo pra vir a Liga da Justiça!"


    Esse tá difícil tirarem do papel, hein? acho q antes de um filme da Liga (q um dia há de ser feito)... é preciso acertarem a mão com outros heróis individualmente pra deixar a equipe mais sólida:

    falo principalmente da "Mulher-Maravilha".... tem q rolar um filme só dela antes da Liga. E a maioria dos fãs (eu incluso) já até escolheu a artiz certa pro papel: a lutadora de MMA: GINA CARANO (ela é a cara da Diana e tem porte atlético de amazona: mete porrada em marmanjos e convence fazendo isso). Conheci ela no filme: "À Toda Prova" (Haywire)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Eu prefiro o Superman da era de ouro do que o Batman dessa mesma era.

    ResponderExcluir
  6. "Superman da era de ouro"


    O Batman não combinava mesmo com esse estilo... principalmente pq figuras tipo o "Robin" e o "Bat-Mirím" davam um tom + colorido e alegrinho pra histórias q deveriam ser + sombrias!!!

    já o super... tirando alguns excessos de tosqueiras... combinava mais com o estilo das Eras de Ouro e Prata!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Me lembro que nos anos 90 sempre falavam que a atriz da Xena seria uma escolha perfeita para ser a Mulher Maravilha.

    ResponderExcluir
  8. aee léo! esquadrão suicida 0 em agosto!
    http://hotsitepanini.com.br/wizmania/genese-suicida/

    pena que não vem pôster.. mas o importante é que vai dar continuidade a mensal

    ResponderExcluir
  9. "a atriz da Xena seria uma escolha perfeita para ser a Mulher Maravilha."


    Pois é, se tivessem feito um filme dela nos anos 90.... tbm acho q seria uma boa escolha (ainda hj ela tá "com tudo em cima", mas pela idade mais avançada seria uma ótima sugestão pra ser a mãe da MM: a Hipólita)!!!

    mas por outro lado, ainda bem q não fizeram filme da MM nos anos 90 e começo de 2000... pois os produtores tinham uma escalação bizarra pro papel e cogitavam nomes como: Sandra Bullock, Maria Carey, Angelina Jolie, e até a Beyoncé (como se o filme fosse pra ser musical, rs)!!!

    ResponderExcluir
  10. "aee léo! esquadrão suicida 0 em agosto!"


    Opa... valeu mesmo pela dica!!!

    essa é a minha série favorita dos "52", e q bom q será continuada mesmo (tbm espero q um dia encadernem o começo da série)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Como sempre ótimo matéria, adquirir mas ainda não li "Superman - O que Aconteceu ao Homem de Aço?": Encadernado de luxo (capa-dura) e confirmei realmente a má impressão em algumas páginas(lamentável), confesso que sou Marvete roxo e da DC só curto mesmo Batman e é claro o mito Super-Homem mas verdade seja dita a DC está de parabéns (enquanto a Marvel está deixando a desejar)com o arco "Injustiça: Deuses entre Nós" cara estou achando fantástica inclusive gostaria de sugerir que elaborasse uma matéria sobre essa Saga, vale a pena!Abs!

    ResponderExcluir
  12. "DC está de parabéns (enquanto a Marvel está deixando a desejar)com o arco "Injustiça: Deuses entre Nós"


    Valeu por ter curtido a postagem, V@ndix... e obrigado tbm pela dica desse arco "Injustiça" (ainda não li, mas já anotei pra baixar em scan)!!!

    eu tbm sou marvetinho, rs... mas ultimamente tenho me decepcionado mto com a Marvel (e atualmente só compro encadernados de material clássico - qdo saem, é claro: a não ser algumas raras exceções tipo: "Demolidor" do Waid)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. " inda não li, mas já anotei pra baixar em scan"
    Leo pode baixar não vai se arrepender, verá um Super-Homem totalmente decidido...tô me amarrando...rsrs!
    Como tenho todos os Scans que traduziram até agora posso upar se vc quizer, abs!

    ResponderExcluir
  14. "Leo pode baixar não vai se arrepender"


    Valeu mesmo, V@ndix... vou baixar sim, pode deixar!!! te agradeço pela disposição em upar os scans... mas eu costumo baixar meus arquivos deste site:

    http://comicsall.org/

    é tudo em inglês... mas eu até prefiro assim (aproveito e uso os scans pra treinar meu inglês, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Se o Superman da era de ouro e o Capitão Marvel dessa mesma época fossem lutadores de MMA quem ganharia?.

    ResponderExcluir
  16. não me lembro qual dos 2 costumava ganhar as brigas qdo se confrontavam...

    ResponderExcluir
  17. Para mim quem ganharia seria o CM,pelo simples fato de que o SM dessa era não ser tão poderoso assim. Mas para DC sempre será o SM.E olha que eles são da mesma Editora.

    ResponderExcluir
  18. "o SM dessa era não ser tão poderoso assim."


    a DC já ampliou e tbm reduziu de novo os poderes do super ao longo dos anos.... isso varia mto conforme a vontade de quem escreve!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. Apesar de ter varias boas revistas para ler (J.Kendal, Transmetropolitan, Cripta 2...) fazia tempo que queria reler algumas revistas em formatinho que tenho e que dificilmente vão sair em encadernados (ao menos não totalmente).

    Entre elas estão as revistas Herois em Ação (Jonah Hex, Esquadrão Atari, novos Titãs), Superamigos, ...

    Semana passada resolvi matar a saudade do Novo Universo Marvel e li Força Psi. Pretendo ler Estigma mas antes pulei para o Super Homem da fase Byrne (mais ou menos da edição 38 da revista do Super até a 71/72 mais algumas edicoes como Superpowers)

    E realmente é uma boa fase. Apesar da continuidade a maioria das historias são fechadas, mas super viciantes. Li bastante nesse fim de semana e a intenção é terminar essa semana. Espero que não chegue nada que comprei pela Net em pre venda (opa, lembrei que tenho que terminar a Vertigo Especial Viagem no tempo. A parte Fantasmas terminei e achei fraca)

    Gosto da arte e diagramação dessa época. Aproveitando tambem e lendo a Mulher Maravilha do Perez que aparece em algumas edições do Super Homem dessa época. Pena que o formatinho atrapalhe bem a arte detalhista e cheia de dialogos do Perez nessa fase mas melhor ler essas historias desse jeito do que a fase atual da DC em formato americano.

    ResponderExcluir
  20. "Entre elas estão as revistas Herois em Ação (Jonah Hex, Esquadrão Atari, novos Titãs), Superamigos, ..."


    Oi, gustavo.... blz?

    Eu já tive, mas infelizmente não tenho mais esses gibis da DC pela Abril (Superpowers, Heróis em Ação, Superamigos).... lembro q eram gibis fabulosos na época com um mix q não ficava devendo nada pros melhores gibis da Marvel nesse mesmo período. Só q a crise econômica dos anos 80 me obrigou a abrir mão desses gibis (e em pouco tempo eu tava abandonando a Marvel tbm por falta de grana pra seguir colecionando).... Mas eram mixes bem diferentes dos q a Panini costuma fazer hj: A Abril jogava vários títulos de alta qualidade em cada revista (deixando todos reforçados)!

    Até o "4º Mundo" (Kirby) saía numa dessas revistas.... Mal e porcamente, é verdade (com histórias puladas e fora de ordem), mas mesmo assim era gratificante ler um material tão bom misturado com outras histórias igualmente tão boas. O mais próximo q se tem hj em dia de uma revistas mix de alta qualidade q nem essas.... são as do "Dredd" e "X-O" (mixes onde se aproveita tudo)!!!

    O "Estigma" eu tenho as primeiras histórias (acho q saiu na SAM).... e era um material excelente mesmo (não fazem mtos anos q reli essa fase): Pena q esse novo universo não colou (e teve vida curta). E pena tbm q por melhores q fossem esses mixes em formatinho, mto da arte de grandes mestres (Pérez, Buscema, Steranko) se perdia no formato reduzido!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. Oi tudo amigo tudo bem? muito obrigado pelos links eu estava com saudades de ver esse personagem o superman e queria te dizer que eu gosto do filme superman a versão de 1978 com o Christopher reeve e gene hackman de vez em quando pra matar a saudade eu assisto superman o filme e superman II aqui mesmo em sites de filmes da Internet assisto a esses filmes e muitos outros gostei das postagens do superman obrigado de novo. abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alex... blz?

      Q bom q vc curtiu estas postagens... Tbm sou fanzaço do "super" e sempre revejo os 2 primeiros filmes do C. Reeve (q até hj são as minhas adaptações favoritas de HQs de todos os tempos: acho melhores q qq filme moderno de heróis)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...