02/12/2012

Review: "Y - O Último Homem 10", "XM Noir 2", "Liga Ext. 2009", "LOKI", e mais....

Mais uma fornada de reviews.... com várias HQs de diferentes gêneros, estilos, e formatos: todas com breves análises e avaliação do conteúdo (só pra compartilhar e comentar alguns dos principais lançamentos em bancas e livrarias)!!!

"Y - O Último Homem 10", "X-Men Noir 2", "A Liga Extraordinária Séc. 2009", "LOKI", "Marvel + Aventura 7" (Surfista Prateado), "Zé Carioca - 70 Anos 2", "Natal de Ouro Disney 3", e "Recruta Zero 5"!!!

Confira a seguir (capas e resenhas)....

"Y - O Último Homem 10": Uma das mais consagradas séries da Vertigo, finalmente é concluída no Brasil (após 2 tentativas frustradas: pela Ópera e Pixel, q apenas inciaram a série sem lhe darem continuidade). Agora, a Panini publicou os 10 encadernados q narram a jornada final do último sobrevivente da raça masculina num mundo dominado pelas mulheres. Esta edição revela todos os segredos sobre a praga misteriosa q dizimou os homens, e fecha todas as pontas soltas com um final trágico (para alguns personagens) e q poderá não agradar a todos (aliás, dividiu opiniões entre os leitores). Mas eu achei um final satisfatório (dentro da proposta de uma série adulta e com uma trama apocalíptica). E como devemos considerar a série num todo (já q ela é uma única história dividida em 10 arcos), a avaliação final pra "Y" resulta numa saga: Muito Boa.... q manteve um bom ritmo de suspense, ação e mistérios ao longo de seu desenvolvimento!!! Vale a pena colecionar os 10 volumes da série, q teve um formato econômico bem escolhido (tornando-a um sucesso bastante acessível nas bancas)!!!

"LOKI" + "X-Men Noir 2": Estas 2 edições tem em comum o formato luxuoso (capa-dura) e o preço super em conta (custam na faixa de 20 reais)!!! "LOKI" é uma obra-prima em todos os sentidos: a arte é espetacular (do mesmo artista q faz a capa do encadernado) e a narrativa épica e com um final violento e ao mesmo tempo irônico (a ponto do leitor torcer pelo vilão Loki - irmão de THOR e Deus da Maldade e da Trapaça). Sem dúvida uma das melhores produções da Marvel nos últimos 10 anos (e q até ganhou uma versão animada lançada em DVD: "Thor & Loki - Irmãos de Sangue"). Nota 10!!! Já "X-Men Noir 2" é uma história apenas "BOA" (q diverte - mas sem ser uma leitura essencial ou indispensável). A trama agora gira em torno da "Jóia de Cittorak" (artefato q no universo tradicional da Marvel deu os poderes ao vilão "Fanático": tão forte e poderoso qto o Hulk). Claro q aqui, tudo tem o clima dos filmes "NOIR" dos anos 30, o q deixa a história mais interessante (saindo da mesmice de sempre em q se encontram os gibis atuais da Marvel)!!! 

"Marvel + Aventura 7": De volta às bancas os gibizinhos de R$ 1,99 da Marvel q andavam sumidos há meses. Nesta edição, temos uma história do "Surfista Prateado", q na verdade é o capítulo final de uma mini-série interligada com a mega-saga: "Aniquilação"!!! Mas os leitores q já conhecem o surfista ficarão decepcionados em ver o quanto o personagem foi descaracterizado aqui. A Marvel simplesmente destruiu o conceito básico do herói, fazendo com q ele chame um inimigo de "IDIOTA" durante um confronto. Ora, parece uma ofensa bem leve, né? Só q qq ofensa proferida por um personagem tão zen quanto o surfista, é no mínimo uma caricatura grotesca q desrespeita a essência de um herói tão filosófico e um ser espiritualmente superior. Assim, "idiota" é quem escreveu esta história: incapaz de bolar um diálogo mais inteligente pra um herói q originalmente se expressaria da mesma forma q o "Hamlet". Resumindo: Stan Lee faz muita falta nos roteiros do surfista!!! Nota: RUIM!!!

"A Liga Extraordinária - Séc. 2009": Eis aqui uma HQ difícil de classificar.... pos Alan Moore parece ter feito uma história propositalmente ruim. Explico: o autor simplesmente detesta a literatura atual e seu desprezo é visível ao colocar "Harry Potter" no papel do Anticristo e tirar da trama toda a glória e nobreza q as aventuras anteriores possuíam. Assim, cada época pela qual a Liga atravessa tem um estilo diferente (de acordo com o nível de qualidade da literatura de cada período). Se nos dias atuais (em 2009) a literatura popular é um LIXO, então tudo na história da Liga q se passa nos dias de hj tbm será. Não deixa de ser uma abordagem genial de Alan Moore, só q o leitor q não captar a real intenção por trás desta edição vai achar q Alan Moore é o pior escritor da atualidade, hehe. Pois vou lhes falar: ver o Anticristo (Harry Potter) se tornar um gigante, com olhos brotando por todo seu corpo, botar o pênis pra fora e disparar através dele um raio mortal contra um integrante da Liga, é de uma bizarrice tão tosca q nem nos anos 90 vi tamanha porcaria assim, rs!!! Nota 10 (pela idéia corajosa em escrever uma história propositalmente ruim mas q no fundo tem tudo a ver com o objetivo da obra - q fica claro agora, é criticar a literatura de cada época)!!! Realmente, Alan Moore está vários patamares acima da mediocridade geral q domina o mercado.... Leia mais sobre esta ed. neste LINK: "A Liga Extraordinária - Séc 2009"!!!

"Natal de Ouro Disney 3" + "Zé Carioca - 70 Anos 2": São 2 edições especiais da Disney com boa seleção de histórias. A 1º traz a aventura "A Espada de Gelo" (q é boa e ocupa metade da edição) além de várias histórias curtas com temas natalinos mas sem ser piegas (são todas bem divertidas e com personagens variados da Disney, incluindo alguns q andavam sumidos: "Pinóquio", "Lobão", e "Peter Pan"). Recomendo, foi uma boa compra e olha q eu não sou mto chegado nessa época de natal!!! Já o especial do Zé Carioca, traz tbm boas histórias do personagem (a maioria com passagens importantes em sua cronologia), mas o único problema é q são histórias republicadas faz pouco tempo, e q os leitores mais veteranos já devem ter em suas coleções. Só vale a pena pra quem ainda não tiver o conteúdo da edição, é claro!!! Leiam mais e confiram a lista de histórias de cada uma nestas 2 matérias (recheadas de imagens): "Natal de Ouro 3""Zé Carioca - 70 Anos 2"!!!    

"Recruta Zero 5": Mais uma ótima edição do gibi bimestral do Zero.... diversão garantida e despretenciosa do início ao fim, com um mix bem variado q traz várias pág. com o "Popeye", "Hagar", e a estréia de "Crock & os Legionários"!!! Cada edição do Zero tem sido temática, e esta tem o foco na "Dieta do Sargento" (o q gera toda sorte de infortúnios e confusões no quartel)!!! Muito boa, e agora em dezembro teremos o nº 3 do "Popeye" (revista nos mesmos moldes q se reveza com a do Zero - um mês pra cada uma)!!!

Até+

26 comentários:

  1. LEO,

    é realmente uma pena que quem desconheça A Liga ache a obra desinteressante por esta história.

    Acho que a terceira parte foi concluída decentemente por Alan Moore. Mas, claro, os caras têm que ir atrás, pegar os outros dois livros bem como os dois volumes da terceira parte para tirar suas conclusões. Espero que façam isso e leiam, assim, HQ de qualidade.

    Li esse volume esta semana e em breve farei alguns comentários a respeito. A Liga, para mim, é uma das melhores HQs que já li.

    Tb comprei essa "+Aventura" e Natal de Ouro.

    Sobre o "o personagem foi descaracterizado"... bem... acho que é mais ou menos sobre essas porcarias que Alan Moore nos fala em sua última (?) parte d'A Liga. Isso vale até para o Surfista!

    Bons comentários!

    Abç!

    ResponderExcluir
  2. "é realmente uma pena que quem desconheça A Liga ache a obra desinteressante por esta história."


    Valeu mesmo, Kleiton!!

    o Alan Moore geralmente escreve HQs pro leitor pensar e refletir sobre o q está lendo.... é isso q o difere dos escritores convencionais da Marvel/DC: q produzem tudo já "mastigadinho" usando fórmulas manjadas e soluções batidas!!!

    Numa história q nem essa da Liga 2009... a gente nota q o cara faz críticas violentas ao mercado cultural e à literatura moderna. Algumas coisas são sutis e outras bem escancaradas: mas o leitor não sai da história sem algo pra pensar e formar uma opinião sobre o q acabou de ler!!!

    São raros os escritores de quadrinhos q vão além do básico, do convencional... e sempre q sai uma HQ desse gabarito, é bom prestigiarmos, pois sabe deus qdo veremos outra assim, né??

    e sobre essa do surfista... chega a dar náuseas ver um personagem originalmente tão bem estruturado e embasado em interessantes conceitos filosóficos: ser transformado agora em algo tão vazio e sem conteúdo nenhum (a Marvel atual tá indo ladeira abaixo mesmo, e essa história é um triste exemplo disso)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei, mas acho que Alan Moore está numa fase que quer atirar para todos os lados, vamos ver no que da.
    Quanto ao final de Y achei maravilho, trágico e indispensável para qualquer leitor de HQ que se preze.

    ResponderExcluir
  4. "Eu não sei, mas acho que Alan Moore está numa fase que quer atirar para todos os lados, vamos ver no que da."


    Pois é, infalível nenhum escritor é...

    pra não dizer q eu gosto qq coisa q o Moore escreve, teve HQs q li dele q achei realmente horríveis ("Violador" e "Universo Wildstorm"). E entre as mais recentes, achei apenas razoável a "Lost Girls" (li em scans e decidi nem comprar os 3 encadernados q saíram aqui)!!!

    mas ainda falta ler mta coisa escrita por ele... a começar pelo "Monstro do Pântano", q eu só li aquele 1º encadernado q saiu pela Pixel. Tô esperando até agora pra ver se a panini vai retomar essa série pra eu continuar acompanhando, pois é uma das obras + consagradas do Moore e eu só li o 1º arco (ainda faltariam 5 encadernados pra fechar a saga)!!!

    já a "Liga Extraordinária"... depois dessa "2009" ainda tem uma série q serve de epílogo: "Nemo - Coração de Gelo" (q eu ainda não baixei pra ler, mas q deve certamente sair pela Devir uma hora dessas)!!!

    qto ao final de "Y"... eu tbm achei mto bom (pra mim encerrou essa ótima série de maneira perfeita). Mas o final dividiu opiniões de qq forma. Essas séries mais adultas dificilmente vão ter um "happy end" q satisfaça os leitores q querem ver finais felizes... são séries mais sombrias desde o início, e o final tende tbm a ser igualmente sombrio e trágico em boa parte das séries da linha Vertigo!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Fala Leo ficou sabendo que a Panini publicou Face Oculta do italiano Gianfranco Manfredi? Acabou de sair o numero 1 nas bancas

    FACE OCULTA #1 OS SAQUEADORES DO DESERTO
    Panini — Bonelli — nov/12
    100 páginas, formato 16 x 21 cm, capa cartonada, miolo offset, R$ 12,90
    distribuição nacional

    Acabei de ver essa noticia em um site eu nao conheco essa hq, vc ja leu? Recomenda?
    abs
    Yegor

    ResponderExcluir
  6. Guilherme Coelho03/12/2012, 13:17

    Olá Leo!

    Conheci seu blog há alguns meses, ao pesquisar matérias relacionadas à personagem Tex; desde então passei a acompanhá-lo.

    Dos lançamentos analisados nesta postagem, adquiri apenas o encadernado ‘LOKI’.

    Até!

    ResponderExcluir
  7. Já comprei o Loki e o X-men Noir, agora só falta a Liga e que venha o Natal "magro" hahahahahahahahah

    ResponderExcluir
  8. "Fala Leo ficou sabendo que a Panini publicou Face Oculta do italiano Gianfranco Manfredi? Acabou de sair o numero 1 nas bancas"


    Essa ed. já chegou aqui sim, Yegor...

    mas ela veio lacrada nas bancas e não encontrei pra baixar. Ou seja: não tenho como VER a história pra saber se é boa e comentar aqui no blog!!

    e 12,90 eu não achei tão barato assim pra arriscar comprar no escuro sem ter visto sequer uma prévia em outros blogs!!!

    é uma pena, mas em casos como esse fica difícil eu comentar uma revista sem ter como dar uma olhada nela antes...

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. "Conheci seu blog há alguns meses, ao pesquisar matérias relacionadas à personagem Tex; desde então passei a acompanhá-lo."


    E aí, Guilherme... tdo bem??

    seja bem-vindo ao blog, e espero q tenha curtido as matérias q fiz do Tex até o momento. Foram poucas, mas virão mais pela frente!!!

    eu coleciono Tex mas apenas através de edições q trazem sagas completas (Ouro, Grandes Clássicos, Almanaque, Férias e Ed. Histórica)... e deixei acumular mta coisa pra ler (tô com uma pilha de ed. do Tex atrasadas)!!!

    a última q eu comentei aqui foi o novo livro do Tex escrito pelo G.G. Carsan (numa matéria especial sobre a Fest Comix deste ano)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  10. "Já comprei o Loki e o X-men Noir, agora só falta a Liga e que venha o Natal "magro" hahahah"


    Essa do LOKI tá bombando nas bancas, hein??

    tá sumindo rapidamente das prateleiras... sorte q vc já garantiu a sua, rs!!

    essa da Liga 2009 eu peguei a versão com capa cartona (pra economizar uns trocados, hehe)...

    mas esta semana chega aqui o "Preacher 2": e essa é a minha prioridade no momento!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Leo...

    Comprei o X-Men. Estou com muitas expectativas em cima desse encadernado.

    O Loki eu concordo plenamente contigo! É excepcional. A percepção do Loki ao final da historia é fantástica, porém tarde demais...

    Para mim o Ribic é um dos expoentes atualmente. Vc conhece dele "Das Profundezas" uma HQ sobre o Namor? Muito boa também.

    Essa do Surfista foi uma decepção pra mim. Tantos momentos antologicos para serem lembrados e publicam uma historia que não traduz o personagem, pelo contrario, como vc mesmo falou até distancia o Surfista de sua personalidade original.

    Valeu Leo!

    Gde. Abc.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  12. Ih, Leo. Parece que deu problema no vertigo especial hein. Sera q so mes q vem?

    ResponderExcluir
  13. Fala Leo blz?
    TO passando aqui pra dar um toque pra voce a editora nemo vai trazer mais 2 ou 3 albuns de Moebius.
    Vc saberia me dizer o tamanho da obra do Moebius? Será que vai rolar de publicarem o artbook do Moebius tb?
    Alem disso, surgiu uma nova editora chamada Veneta, do Rogerio Campos ex-Conrad, a editora ja soltou 3 lancamentos entre eles tem Alan Moore.
    Cara ano que vem promete tb, to impressionado como esta jorrando hqs e novas editoras. Nunca vi o mercado tao bom assim.
    Eu to comprando uma porrada de hqs todo mes, na verdade nem estou dando conta.
    Pra piorar, MAIS AINDA, a editora Sampa vai publicar o mangá do Old Boy (sim, aquele filme famoso) no inicio do ano que vem.

    ABS

    ResponderExcluir
  14. Léo,

    Como faço para te mandar um release sobre um livro do Lourenço Mutarelli. Agradeço se puder me escrever: martim@pooldecomunicacao.com.br

    Obrigado!

    Martim

    ResponderExcluir
  15. "Para mim o Ribic é um dos expoentes atualmente. Vc conhece dele "Das Profundezas" uma HQ sobre o Namor? Muito boa também."


    Verdade, Marcelo...

    o Ribic é um dos melhores artistas da atualidade, e "Loki" é a sua grande obra-prima. "Réquiem" q narra a última aventura do surfista com arte dele tbm é imperdível e mantém o mesmo nível!!!

    Essa do "Namor" eu tenho tbm... excelente mesmo, hein?? Eu recomendei essa ed. pra mta gente nas redes sociais na época q saiu (só q eu ainda não tinha criado este blog)!!!

    Mas são sagas assim q eu gosto de colecionar: históiras fechadas, sem vínculos com cronologias e com alto nível de roteiro/arte!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  16. "Ih, Leo. Parece que deu problema no vertigo especial hein. Sera q so mes q vem?"


    Oi, Melke... blz??

    q eu saiba a "Vertigo Especial" tá no checklist oficial deste mês (foi reprogramada de novembro pra dezembro)!!!

    mas não divulgaram a capa ainda... só a sinopse oficial e o preço: q será R$ 19,90!!!

    amanhã eu devo postar aqui no blog os destaques do mês... mas essa especial eu tbm tô no bico, pois será imperdível, rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  17. "TO passando aqui pra dar um toque pra voce a editora nemo vai trazer mais 2 ou 3 albuns de Moebius.
    Vc saberia me dizer o tamanho da obra do Moebius? Será que vai rolar de publicarem o artbook do Moebius tb?"


    E aí, blz??

    pois é, eu recebi uma atualização da Nemo me avisando do lançamento desses novos álbuns do Moebius... uma ótima notícia, sem dúvida!!!

    tô pensando em escrever uma nova matéria sobre a obra do Moebius já publicada no Brasil (a última q escrevi dele foi um tributo no começo do ano)!!!

    seja como for, segue abaixo a lista de obras dele (lembrando q a série "Tenente Blueberry" foram vários álbuns tbm)!!!

    Como Jean Giraud...

    -Blueberry (29 volumes)
    -Jim Cutlass (7 volumes)
    -XIII (volume 18)
    -Marshall Blueberry (3 volumes, 2000)
    -Le Cristal Majeur (3 volumes)


    Como Moebius....

    -Le Bandard fou
    -Arzach
    -L'Homme est-il bon?
    -Le Garage Hermétique
    -Les Yeux du Chat
    -Tueur de monde
    -Incal
    -Les Maîtres du temps
    -Venise céleste (1984
    -Le Monde d'Edena
    -Altor (7 volumes)
    -Silver Surfer: Parable
    -Escale sur Pharagonescia (1989),
    -The Long Tomorrow
    -Les Vacances du Major (1992)
    -Le Coeur couronné
    -Les Histoires de Monsieur Mouche (1994)
    -Griffes d'Ange (1994)
    -Ballades (1 volume, 1995)
    -Après l'Incal (2000 - )
    -Halo Graphic Novel


    Viu só? Ainda tem bastante coisa pra ser lançada e relançada do Moebius....

    lembrando tbm q essa última obra dele "HALO" já saiu pela Panini alguns anos atrás (e é adaptação do vídeo-game de mesmo nome)!!!

    e vou pesquisar melhor sobre essa editora Veneta... fiquei interessado em saber oq irão lançar do Alan Moore!!!

    "Old Boy" me interessa tbm... adorei o filme. E devo encarar o mangá tbm!!!

    Brigadão mesmo por todas essas dicas... realmente, o mercado hj tá oferencdo ótimas opções pra todos os gostos, hein??

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  18. "Como faço para te mandar um release sobre um livro do Lourenço Mutarelli."


    Oi, Martim... tdo bem??

    pode mandar o release pro meu mail:

    leoradd@gmail.com

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  19. Em relação a essa que vc cita do Surfistas do Ribic (Réquiem) sempre tive dúvida se é apenas uma viagem criativa ou se realmente faz parte da cronologia oficial do personagem. Pois caso positivo seria o fim do Surfista!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  20. "sempre tive dúvida se é apenas uma viagem criativa ou se realmente faz parte da cronologia oficial do personagem."


    É uma viagem criativa mesmo... não faz parte da cronologia!!!

    "Réquiem" é q nem "Terra X" e "Marvels"... e tbm ao próprio "LOKI" e "Namor - As Profundezas":

    verdadeiras obras-primas da Marvel, mas q não valem pra cronologia oficial!!!

    particularmente, não ligo pra cronologia... o q me interessa são boas histórias mesmo, e qq uma dessas q eu citei bota no chinelo a cronologia atual!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  21. É verdade Léo... Nem tinha me atentado ao fato de que todas essas ótimas historias são fora da cronologia oficial!!

    Bem lembrado!

    Abc.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  22. Muito legal Y! Comprei os dez encadernados e achei muito boa! Tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se poderia postar aqui para vc me ajudar, Leo. É possível ou vai trazer muito spoilers

    ResponderExcluir
  23. Sobre o spoiler, o nome é Rodrigo Ricardo.

    ResponderExcluir
  24. "Sobre o spoiler, o nome é Rodrigo Ricardo."


    E aí Rodrigo, tdo tranquilo??

    pode postar tuas dúvidas aqui sim, só não sei se saberei responder a todas já q não me prendo mto a detalhes mto intrincados de tramas extensas demais e já faz um tempão q li as primeiras edições de "Y" (minha memória já não é das melhores, rs)!!

    mas manda aí... as perguntas q eu não souber responder, eu pesquiso com calma ou pergunto lá no Fórum Miolos e posto as respostas aqui depois, blz??

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  25. Obrigado, Leo. Vamos lá então. Primeiramente, parabéns à Panini por ter acreditado na série e vendido em formato acessível em termos financeiros. Em segundo lugar, acredito que a proposta da história foi bem executada e, apesar de ela não explicar direito o motivo da praga, sempre percebi que o mote da história não era bem esse, mas sim a evolução dos personagens. Ao contrário do aconteceu com Lost, por exemplo, onde os mistérios prenderam a atenção de todos e no final quase nada foi explicado. A astronauta Ciba foi para a Rússia criar o Vlad lá? Ass. Rodrigo Ricardo

    ResponderExcluir
  26. "apesar de ela não explicar direito o motivo da praga, sempre percebi que o mote da história não era bem esse, mas sim a evolução dos personagens."


    Exato...

    o maior trunfo de "Y" foi justamente a construção e desenvolvimento dos personagens q sobrepujou as respostas pros mistérios q rodeavam a trama!!!

    o motivo da praga fica mesmo em aberto.... ou pelo menos, dá margem à diferentes interpretações (dependendo das crenças e percepções de cada leitor: q podem encontrar respostas no divino, na ciência e até na natureza)!!!

    o final de Lost, já é embasado pela física quântica mesmo (sem mta margem pra interpretações)... só q eu acho q eles se perderam ao tentar despistar os telespectadores q estavam teorizando a respeito dos mistérios e quase mataram a charada já no final da 1º temporada!!! No desespero, os roteiristas enrolaram de uma forma tal nas temporadas seguintes q deixaram diversos furos ao tentarem despistar... e isso tornou o final mais confuso do q deveria ter sido!!!

    sem falar q no Lost eram vários roteiristas metendo o bedelho (e sob pressão dos produtores ainda por cima).... essa vantagem pelo menos o Brian teve ao escrever "Y", pois essa é uma obra SÓ dele (o q tornou o desenvolvimento + simples e menos confuso)!!!

    qto à Ciba... pelo q eu entendi foi isso mesmo q rolou!!!

    e sobre o formato escolhido pela Panini... tbm achei acertado: o preço acessível, a distribuição abrangente, os elogios da crítica, e a divulgação entre os leitores em blogs e redes sociais... fizeram de "Y" um sucesso de vendas e de popularidade!!!

    sou contra a disseminação de formatos luxuosos (capa-dura) pra tudo q é série... o ideal seria sempre priorizarem o formato econômico (capa-cartonada). E deixar o luxo apenas pra encadernados com sagas e histórias fechadas (q não sejam séries com diversos volumes)!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...