07/08/2012

Miniaturas Marvel: A Polêmica do "Uniforme Negro"

Uma polêmica tomou conta das redes sociais há algumas semanas..... a respeito de uma "Miniatura Marvel" prometida como brinde pros assinantes da coleção. O "Aranha de Uniforme Negro" era um dos brindes prometidos pela Panini pra quem fizesse a assinatura anual das miniaturas. Mas não foi essa a estatueta q enviaram pros assinantes, o q constitui: "Propaganda Enganosa"!!!

A imagem acima (tirada do site oficial da coleção) não deixa dúvidas: o q foi prometido aí é a miniatura da série "Especial" nº 5.... e a q foi enviada aos assinantes era uma outra com o aranha de uniforme tradicional e com um material + vagabundo (uma espécie de plástico ao invés do chumbo)!!!

Confira abaixo a imagem integral do anúncio (pra quem quiser salvá-la e lutar por seus direitos junto ao Procon)....

Antes de mais nada, vejamos a definição do q é "Propaganda Enganosa"..... O Código de defesa do consumidor determina o significado com clareza no Parágrafo 1º do Artigo 37: "É enganosa qq modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário inteira ou parcialmente falsa, capaz de induzir ao erro o consumidor a respeito da natureza, características, propriedades e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços"!!!

Dito isso.... a Panini anunciou uma coisa e entregou outra bem diferente ao assinante. O anúncio integral (q já tiraram do ar, obviamente - mas q eu SALVEI e estou postando abaixo - no final da matéria) promete entregar de brinde o "Aranha de Uniforme Negro".... mas o q entregaram foi o da imagem logo acima (com uniforme normal). O pior nem é isso, mas sim a diferença de material usado na miniatura: o Especial Black é de chumbo (igual ao resto da coleção), mas o q entregaram veio numa espécie de plástico: tornando o produto + vagabundo e ordinário do q foi prometido!!!

A Panini admitiu q errou no anúncio..... mas mesmo q eles não tivessem má-intenção (e sim apenas incompetência), ainda assim o consumidor tem seus direitos: e a editora devia no mínimo mandar pros assinantes outro brinde de igual valor e qualidade q o prometido!!! Eu não sou assinante e portanto, não posos reclamar... mas "se" eu fosse assinante, iria direto ao procon exigir a estatueta prometida ou outra de mesmo nível (nada de enganações feitas de plástico)!!! Estamos de olho, hein???

Até+

PS: O anúncio acima tá de lado pq ficou mto alto e deformou a pág.... mas salvem ele assim mesmo, e desvirem com as setas em sentido horário no visualizador do windows!!! E interessados em levar o caso adiante na justiça, dêem uma olhada tbm neste tópico do blog do Marcelo: "Miniaturas Marvel - Manifesto"!!!

30 comentários:

  1. Eu admiro o trabalho da Panini, principalmente com a boa fase que nos temos com o selo Vertigo atualmente, mas algumas coisas deixam a desejar e isso que eles cometeram foi uma verdadeira bola fora.

    ResponderExcluir
  2. "Eu admiro o trabalho da Panini, principalmente com a boa fase que nos temos com o selo Vertigo atualmente, mas algumas coisas deixam a desejar e isso que eles cometeram foi uma verdadeira bola fora."


    Verdade....

    Tbm sou o 1º a reconhecer o excelente trabalho q a Panini vem fazendo com a linha "vertigo" principalmente (q é a linha de HQs q mais consumo, aliás)!!!

    mas nesse caso das miniaturas... a bagunça tem sido geral desde o princípio:

    Distribuição caótica (só as bancas de SP lançaram a coleção), informações confusas e evasivas no serviço de atendimento, atrasos na entrga aos assinantes, figuram enviadas repetidas...

    e agora isso: anunciarem uma coisa e enviarem outra bem diferente e com qualidade inferior!!!

    não acho q a Panini tenha feito isso propositalmente com má-intenção... mas um erro foi cometido, e (seja como for) os assinantes tem direito a receberem aquilo q estava descrito no anúncio!!!

    ou pelo menos podiam mandar um brinde de qualidade equivalente ao Aranha Black: q é feito de chumbo (e não de plástico)!!!

    já os outros brindes vieram corretos... o "Abominável", o fichário pras revistas, e o tabuleiro!!!

    só erraram no caso do Aranha mesmo.... mas é um erro fácil de ser corrigido: basta enviarem depois aquilo q foi anunciado, hehe!!!

    enfim... por enquanto estou satisfeito comprando diretamente pela Livraria Cultura (onde tenho recebido as encomendas direitinho e sem atrasos)!!!

    ResponderExcluir
  3. Por isso que não assino. Sei que tem suas vantagens, mas a paz que tenho em não me preocupar perder tempo reclamando porque não chegou revista, brinde, passarinho e papagaio não tem preço.

    ResponderExcluir
  4. E aí Léo !! Blz!?

    Como sempre matérias precisas, certeiras, objetivas e claras. Parabéns mesmo!

    Pois é Léo... Acho que os assinantes deveriam ser super bem tratados pela Panini. São esses que primeiro acreditaram na coleção a ponto de investir dinheiro na base do que ainda iria ser entregue.

    Fiquei novamente chateado recentemente. Recebi minha miniatura do Blade e do Surfista Prateado. A do Blade veio toda regaçada. A espada torta e a bainha nas costas dele veio quebrada. Tentei colar mas como é uma estrutura fina não colou direito. A caixinha do surfista veio regaçada também a sorte que a miniatura pelo menos veio boa. Fico lendo alguns caras que tem comprado pelo Bonelli e em seus comentários eles sempre falam do cuidado com a entrega e acondicionamento das minis. Fico me perguntando se durante a importação ocorrem essas coisas com a miniaturas, mas se fosse isso as do Bonelli também viriam assim. É fogo!!

    Valeu mesmo pela postagem!! Gde. Abc. Marcelo

    ResponderExcluir
  5. "Por isso que não assino. Sei que tem suas vantagens, mas a paz que tenho em não me preocupar perder tempo reclamando porque não chegou revista, brinde, passarinho e papagaio não tem preço."


    eu tbm nunca fui adepto de assinaturas.... a não ser jornal diário, já q isso eu não coleciono mesmo e só pra ler no dia!!!

    no mais, sempre acontece alguma merda... lembra das inúmeras reclamações nas assinaturas Disney???

    pois é, sempre acontece alguma coisa pra dar errado...

    porisso prefiro sempre comprar direto em lojas, livrarias, bancas... perco as vantagens ($$$) q uma assinatura traz, mas pelo menos não me incomodo (e evito mais cabelos brancos)!!!

    ResponderExcluir
  6. "Pois é Léo... Acho que os assinantes deveriam ser super bem tratados pela Panini. São esses que primeiro acreditaram na coleção a ponto de investir dinheiro na base do que ainda iria ser entregue."


    Verdade, Marcelo....

    o assinante sempre tem q vir em 1º lugar (e isso é regra básica pra qq empresa)!!!

    postei o LINK do teu blog nessa matéria... acho q vc é o cara pra lidar com a situação e orientar os demais assinantes q queiram reclamar seus direitos nesse caso do Aranha Black!!!

    eu não sou assinante, e portanto, não tenho voz ativa nessa situação... tudo q posso fazer (perante a LEI) é divulgar os fatos aqui no blog, e manter os assinantes informados!!!

    mas vc q é assinante, pode reunir uma galera e entrarem com uma ação conjunta (ou algo assim) no procon (sempre tem + efeito qdo são vários a reclamar juntos)!!!

    na comunidade do orkut teve pouca gente se manifestando (mas aí é pq o orkut tá morrendo mesmo).... ainda assim, tbm postei lá!!!

    meu advogado diz q essa seria uma causa ganha.... só não pode deixar passar mto tempo pra cobrar uma resposta da panini, blz??

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Quem não quiser esse Aranha co o uniforme tradicional, pode entrar em contato que eu aceito de coração e ainda pago o frete!

    ResponderExcluir
  8. "Quem não quiser esse Aranha co o uniforme tradicional, pode entrar em contato que eu aceito de coração e ainda pago o frete! "


    hehe... e quem quiser se livrar do "Abominável", por favor, fale comigo antes, rs!!

    ResponderExcluir
  9. Amauri de Guarulhos09/08/2012, 23:29

    É maninhos e também tem o problema das pinturas que é um lixo eles devia caprichar mais....

    ResponderExcluir
  10. "É maninhos e também tem o problema das pinturas que é um lixo eles devia caprichar mais...."


    a qualidade da pintura varia mesmo....

    quem puder escolher na banca, sempre é bom dar uma olhada mesmo!!

    no meu caso, não tenho como escolher... já q os meus vem por encomenda. Ainda bem q o único problema q tive com a pintura, eu consegui destrocar (era a do "Magneto" q veio com a pintura raspada)!!!

    ResponderExcluir
  11. Fala Léu, tudo certo? Fiz uma fã-page no Facebook pra tentar dar um UP nesses problemas da Panini. Tentar juntar o máximo de pessoas pra corrigir o problema de logística e pouca importância que a Panini esta dando para os assinantes. Quem sabe não melhoramos e a fã-page não dê jus ao nome. Se puder divulgar! :) Abs

    https://www.facebook.com/pages/Miniaturas-Marvel-Figurines/470463936311484

    ResponderExcluir
  12. "Fala Léu, tudo certo? Fiz uma fã-page no Facebook pra tentar dar um UP nesses problemas da Panini."


    E aí, André... tdo bem??

    é uma excelente iniciativa essa da pág no Face... vou repassar ela lá na comunidade do orkut (q é onde mais participo), blz??

    semana q vem vou tentar criar uma pág. no Face aqui pro blog... aqlgo q tô devendo faz tempo, rs!! e se quiser divulgar lá tbm qdo estiver pronta, fique à vontade:

    da minha parte dou a maior força e incentivo pros assinantes buscarem seus direitos....

    e tbm sugiro q todos aqueles q forem ao procon: q levem a cópia desse anúncio q eu postei acima (é importante levar uma PROVA do q foi anunciado)!!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  13. LEO, pode ficar a vontade em divulgar a pagina :) como disse na própria pagina, não fiz para "destrui-los", muito pelo contrario, é totalmente construtivo. Quero que eles melhorem, mais pessoas comprem, e mais produtos novos e com excelência cheguem pra nós!! Assim que vc fizer uma page pro seu blog eu coloco lá tbm! :) Abração

    ResponderExcluir
  14. "como disse na própria pagina, não fiz para "destrui-los", muito pelo contrario, é totalmente construtivo. "


    Sem dúvida, André....

    eu tbm não divulguei o lance da "propaganda enganosa" pra ferrar ninguém... só acho q os assinantes tem direitos q precisam ser respeitados e tbm acho q a editora tem q assumir suas responsabilidades (considerando q não é uma coleção tão barata assim)!!!

    torço mto pela continuidade da coleção das miniaturas... até pq, tbm a coleciono, rs!!!

    só q uma coleção assim só vai pra frente se for feita de forma organizada.... a panini tem q acertar os problemas logísticos q está tendo e oferecer o melhor serviço e atendimento pros colecionadores!!!

    Valeu!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. Opa, leo, beleza? Depois que comentei com você ao telefone, fiquei de ver essa coisa... como eu disse a você, pra cada figurine atrasada, tem dúzias de pacotinhos de figurinhas que nunca atrasam, sempre tem estoque e reposição e o atendimento a cliente é fora de série.
    Dá o que pensar, né?
    Abração

    ResponderExcluir
  16. "como eu disse a você, pra cada figurine atrasada, tem dúzias de pacotinhos de figurinhas que nunca atrasam, sempre tem estoque e reposição e o atendimento a cliente é fora de série."


    Bem nessas, brother....

    todos os problemas com assinaturas (seja na Panini ou na Editora Abril) são dão merda mesmo qdo envolvem gibis (ou miniaturas relacionadas à super-heróis):

    as figurinhas são o q sustentam a panini no mundo todo: e com elas nunca dá problema!!!

    na Abril, os assinantes da "Veja" e "Playboy" nunca vão se incomodar tanto qto os assinantes dos gibis Disney (esses sim, podem atrasar, vir errado, com defeito, e tantas outras reclamações frequentes q vemos nas redes sociais)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  17. Leo, como faço para comprar como vc pela livraria Cultura, pois não acho a opção no site deles. Ou seria apenas na livraria real...?
    Para mim o problema é que aqui não tem tal livraria.

    ResponderExcluir
  18. É os preços estão subindo,tem gente vendendo as miniaturas a 50 reais!!! No mercado livre.

    ResponderExcluir
  19. ""Leo, como faço para comprar como vc pela livraria Cultura, pois não acho a opção no site deles. Ou seria apenas na livraria real...?"


    Ae, blz??

    olha, eu acho q é só na livraria real mesmo...

    aqui no sul, a Cultura nem expõe as miniaturas na estante... é só através de reserva mesmo: eu encomendo as q eu quero e eles mandam vir da matriz em Sampa (só vejo elas na hora q chega o pacote pra mim)!!!

    mas tem pra vender no site da Panini (na loja on-line)... dizem q lá o frete sai 7,50 (até q tá bom, pois eu gasto mais do isso em gasolina/estacionamento pra ir pessoalmente até a Cultura buscar, hehe)!!!

    uma pena q a Comix parece ter parado de vender pelo site tbm....

    dos locais on-lines q eu conheço no momento, só a loja da panini mesmo!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  20. "É os preços estão subindo,tem gente vendendo as miniaturas a 50 reais!!! No mercado livre."


    Olha, já vi poraí alguém vendendo a do Wolverine por quase 100 reais, hahaha....

    e a tendência é inflacionar ainda mais com o tempo e conforme algumas forem ficando + raras!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  21. André Santiago18/08/2012, 19:06

    Caro Léo. Descordo de vc com relação as assinaturas da Abril. Sou assinante de algumas revistas e nunca tive problema com eles. Inclusive qd a Marvel era publicada por eles fui assinante do pacote vários anos até eles cancelarem as assinaturas com a chegada da linha premium, que por sinal, continuei recebendo as premiuns sem acréscimo de preço por vários meses até o término da minha assinatura. Agora, apesar de tantas negativas, assinei o pacote Marvel da Panini. Vamos ver se eu não vou me arrempender, pois o primeiro atendimento não foi lá estas coisas. Uma dica para quem assinou as miniaturas e não está recebendo. Não pense duas vezes. Mande uma carta(registrada) para eles e se a resposta não for satisfatória procure a Justiça, pois, no Juízado Especial não precisa nem de Advogado. É $ na certa.

    ResponderExcluir
  22. "Caro Léo. Descordo de vc com relação as assinaturas da Abril. Sou assinante de algumas revistas e nunca tive problema com eles. "


    Ae, André... tdo bem??

    sim, de fato, os problemas com assinaturas da Abril não são gerais. E tbm conheço mta gente q nunca se incomodou com isso.

    mas embasei meu comentário em alguns relatos q li de assinantes da linha Disney na comunidade do orkut q participo ("Quadrinhos Disney")... e lá, a galera expôs os problemas q teve!!!

    já os assinantes das Miniaturas Marvel, esses sim, andam se incomodando bem mais - a ponto de terem criado até uma pág no Face só pra isso. Mas vamos ver, a panini prometeu resolver os problemas e regularizar as entregas pros assinantes!!!

    e realmente... nesses casos, não há custo algum com advogados e tal. Tanto o juizado de pequenas causas qto o Procon são gratuitos e sem despesas pra quem reclamar (a não ser no máximo os custos de cartas registradas nos correios - q não chegam a 10 reais)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  23. nossa leo isso e uma sacanagem...ate tinha a intençao de assinar na epoca por essa miniatura mas agora nao ha nenhum arrependimento

    ResponderExcluir
  24. nossa leo isso e uma sacanagem...ate tinha a intençao de assinar na epoca por essa miniatura mas agora nao ha nenhum arrependimento

    ResponderExcluir
  25. nossa leo isso e uma sacanagem...ate tinha a intençao de assinar na epoca por essa miniatura mas agora nao ha nenhum arrependimento

    ResponderExcluir
  26. "nossa leo isso e uma sacanagem...ate tinha a intençao de assinar na epoca por essa miniatura mas agora nao ha nenhum arrependimento "


    Verdade...

    é sacanagem mesmo, pois eu sou publicitário e sei q existem leis bastante rígidas sobre qq produto anunciado. Leis q foram totalmente desrespeitadas nesse caso!!!

    tbm cheguei a pensar em assinar a coleção....

    mas isso é algo q descarto totalmente depois de todos os problemas q li em relatos e comentários. Vou continuar comprando avulso mesmo, pois assim me incomodo menos e tenho recebido todas em dia!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  27. comprei o Magneto e assim que abri percebi que a pintura estava horrivel e que a mao estava praticamente quebrada voltei na banca na mesma hora e o dono assim que tocou na mao ela caiu ele ficou com ela e depois de alguns dia me trouxe uma nova se fosse assinatura teria perdido essa mini,em relacao a assinatura meu primo assinou e nao recebeu nenhum brinde depois de um tempo ele informaram que nao iria enviar por que ele tinha feito fora do prazo da promocao isto esta certo? ele fez a assinatura na final do primeiro mes que ela saiu e acabou perdendo as 3 primeiras minis tambem so chegou a Magneto e com muito atraso.

    ResponderExcluir
  28. "meu primo assinou e nao recebeu nenhum brinde depois de um tempo ele informaram que nao iria enviar por que ele tinha feito fora do prazo da promocao isto esta certo?"


    Olha, realmente depois de 1 mês das assinaturas, a panini informou q os brindes estavam cancelados e q quem assinasse a partir dali ficaria sem!!!

    o problema é q eles não deixaram isso de forma clara no site (q é mto bagunçado e desorganizado, diga-se de passagem)... e mtos assinantes fizeram o contrato achando q receberiam os tais brindes!!

    aí o q acontece é o seguinte: pra ir no procon reclamar tem q apresentar provas do q foi prometido... e aí eu não sei o q diz os termos do contrato. Teria q ver o q está especificado nos termos (qdo a gente faz assinatura, tem q estar tudo bem claro - e aí a responsabilidade é da editora de fornecer informações claras no contrato)!!!

    dependendo do q estiver no contrato, eu tentaria reclamar meus direitos no procon sim... as vezes as evidencias podem parecer insuficientes, mas de repente dá certo uma tentativa (eu arriscaria sim, até pq no procon não há custos pra entrar com processo)!!!

    Até+

    ResponderExcluir
  29. eu tive vontade de fazer essa coleção, mas vendo como vcs estão sofrendo e pagando caro, realmente desanima, a coleção parece linda, mas a prestação do serviço se mostra uma merda, e ainda não é barato

    ResponderExcluir
  30. "a coleção parece linda, mas a prestação do serviço se mostra uma merda, e ainda não é barato"


    verdade....

    a coleção é linda, a distribuição é uma merda, e o preço é salgado!!!

    nesse começo eu tenho comprado quase todas, mas tive q abrir mão de vários encadernados q eu pretendia comprar pra poder dar conta dessas minaituras!!!

    minha idéia é selecionar apenas as principais... e pular as demais (pra economizar o máximo q eu puder)!!!

    a distribuição não dá sinais de q irá melhorar com o tempo... e até agora tem sido bem difícil adquirir essa coleção (pra quem não mora na capital de SP)!!!

    não chegou o RIO... e nem aqui no sul (só tenho conseguido as minhas por encomenda na livraria cultura)!!!

    mas colecionar qq coisa aqui no Brasil não é fácil mesmo, rs...

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...