06/08/2012

"A Teia do Aranha" (Parte 1): A Melhor Revista do Aranha em Sua Fase de Ouro!!!

"A Teia do Aranha".... foi uma revista mensal publicada pela Editora Abril nos anos 90 e q trazia (inicialmente) apenas republicações de clássicos do Aranha dos anos 60 e 70 - e em ordem cronológica a partir da ed. 53 de "Amazing Spider-Man"!!! 

O Nº 1 da "Teia" (capa acima) chegou às bancas em outubro de 1989 e vinha no formato magazine (maior q o americano). Somente a partir do nº 5 q a revista foi reduzida ao formatinho - tornando-se mais acessível a todos os leitores!!! 

Confira abaixo as melhores edições dessa espetacular revista....

Na verdade a "Teia" é o resultado de uma bem-sucedida ed. de "Grandes Heróis Marvel", q no Nº 23 trouxe a "1º Aparição do Rei do Crime" em uma sequência de histórias q reuniam as ed. originais de "Amazing Spider-Man" nº 50-52. Essa revista deve ter vendido tão bem, q pouco depois surgiu uma nova mensal nas bancas: "A Teia do Aranha" continuava em ordem cronológica a saga do Aranha a partir de onde essa GHM 23 havia parado!!!

O formatão magazine destacava o gibi nas prateleiras das bancas e visualmente era deslumbrante poder ler ou reler essas histórias num formato maior q o americano, sendo q naquela época os leitores ainda estavam acostumados demais com o formatinho!!!

Mas esse luxo todo se tornou caro e inviável (pra editora e pros leitores).... assim, a partir do nº 5 (capa acima com o "Abutre") o gibi foi rebeixado pro formatinho!!! Mas continuava excelente por trazer a fase clássica do Aranha em ordem e numa revista dedicada só a ele (sem outros personagens junto no mix). Essa é até hj a fase de ouro do Aranha: com roteiros de Stan Lee e arte de John Romita (q na minha opinião ainda é o melhor desenhista do Aranha de todos os tempos)!!! 

Logo nas primeiras ed. da Teia.... o Aranha se deparava a cada nova edição com seus principais inimigos: "Dr. Octopus", "Duende Verde", "Rei do Crime", "Abutre", "Mystério", "Lagarto", "Electro", "Gatuno", "Morbius", "Kraven", "Justiceiro", "Tarântula", "Miragem", "Escorpião", e tantos outros da interminável galeria de vilões do Aranha!!!

Enquanto isso.... Peter Parker, agora na faculdade, continuava envolvido em problemas: sejam eles nos estudos, no trabalho, com as mulheres, com contas atrasadas vencendo, e a saúde cada vez + debilitada de sua Tia May!!! Era problema pra todo lado, e o infeliz não podia nem trocar de alter-ego pra respirar um pouco aliviado, pq tanto na pele do Aranha qto na de Peter: uma coisa era certa: ele ia acabar se ferrando de alguma forma!!!

Pra piorar ainda mais a vida do Aranha.... na ed. 14 da Teia, o Cap. Stacy (pai de Gwen - a namorada oficial do herói) é morto durante uma luta do Aranha com o "Dr. Octopus" qdo uma pilha de tijolos desaba sobre ele. Acusado injustamente pela mídia da morte de Stacy, o sentimento de culpa de Peter aumentava mais qdo até mesmo sua namorada Gwen culpava o Aranha pela morte do pai!!!

Assim seguia a revista da "Teia" a cada mês.... trazendo entre 3 e 4 histórias do Aranha por ed. e pelo fato do personagem estar em sua melhor fase (em um material produzido nos anos 60 e 70), cada revista era um show à parte: era uma ed. melhor q a outra, numa verdadeira festa pros fãs do personagem. Ainda mais considerando q os anos 90 estavam sendo péssimos nas histórias atuais daquele período: o q só reforçava ainda mais a revista da Teia (principalmente pros leitores q não conheciam essa fase clássica do personagem)!!!

As histórias q saíam na Teia já haviam sido publicadas anteriormente pela Ebal, Bloch, e RGE.... e esta era uma forma da Abril republicar esse material de forma integral, na ordem, e à cores (sendo q as ed. da Ebal eram P&B e as da Bloch eram horrivelmente colorizadas e mal-traduzidas: cheias de gírias da época - o q é um porre ler os personagens falando: "bicho", "jóia", "móra", "supimpa", "broto", e coisas do tipo)!!! Eu adoro os anos 60 e 70, mas um bom tradutor deve sempre evitar tantas gírias (ainda mais aquelas q ficaram tão defasadas com o tempo)!!!

Enfim.... a "Teia do Aranha" foi a melhor revista do Aranha surgida nos últimos 25 anos (e falo isso sem a menor sombra de dúvida, rs). E semana q vem eu posto aqui no "Submundo" a 2º parte desta matéria, q ficou tão extensa q tive q dividí-la em 2 partes!!! Assim, na parte 2 veremos: "A Morte de Gwen Stacy", "A Saga do Clone" (em sua versão clássica), "Guerras Secretas", "Duende Macabro", "A Saga do Uniforme Negro", e mto mais.... aguardem q valerá a pena!!!

Até+
   
PS: Acima a capa da ed. 4 - a última em formato magazine.... onde o Aranha leva uma surra da "Medusa", e descobre os segredos por trás da morte de seus pais!!!

32 comentários:

  1. Infelizmente não peguei desde o inicio essa revista, e sim na edição onde era republicada o primeiro confronto do aranha com o Duende Macabro e que logo em seguida viria a saga Guerras Secretas. Só pelas historias que eu acompanhem apartir dali, dava para ver como as historias antigas do personagem eram muito superiores se comparadas as ruindades que os roteiristas inventaram posteriormente.
    Uma pena que nas vesperas da famigerada saga clone, a Teia do Aranha começou a publicar historias inéditas que se interligassem com a outra revista.
    Só fui então ter contato mais historias antigas do heroi, nas republicações da editora Panini.

    ResponderExcluir
  2. "Infelizmente não peguei desde o inicio essa revista, e sim na edição onde era republicada o primeiro confronto do aranha com o Duende Macabro e que logo em seguida viria a saga Guerras Secretas"


    Essa já foi a fase final da parte BOA da revista, hehe...

    até então ela seguia uma ordem cronológica das histórias, mas a partir dessas 2 ed. do "Duende Macabro", a Abril resolveu condensar em 2 ed. todos os confrontos do Aranha com o Macabro!!!

    e em seguida vieram as "Guerras Secretas" e "A Saga do uniforme Negro" (outra compilação de histórias temáticas)!!!

    ainda asism a fase BOA com republicações de clássicos foi até a ed. 74 (O Casamento do Aranha)....

    e a partir da 75 a Abril resolveu interligar a Teia com a mensal tradicional do Aranha: mantendo as 2 com material inédito pra cobrir toda a saga do clone!!!

    claro q qdo fizeram essa mudança... eu parei de comprar a revista, hehe!!

    mas tudo isso eu deixei pra 2º parte desta matéria... pois ia dar mto pano pra manga e esta matéria já tava ficando extensa demais!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Eu li todas as histórias nas edições da Ebal, que são do meu pai. A mais marcante, sem dúvida, foi a morte da Gwen. Foi inesperado, surpreendente. Aliás, tenho essas edições em P&B até hoje, quanto será que elas valem?

    ResponderExcluir
  4. "A mais marcante, sem dúvida, foi a morte da Gwen. Foi inesperado, surpreendente. Aliás, tenho essas edições em P&B até hoje, quanto será que elas valem?"


    Ae, Felipe... blz??

    a 1º vez q li a morte de Gwen, foi na mensal do Aranha da RGE (nos anos 70). Eu era criança na época e fiquei chocado com aquela morte: ainda mais q era uma personagem mto querida pra mim e o modelo de namorada q eu achava (e ainda acho) ideal pra se ter!!!

    qto ao valor das revistas da Ebal...

    isso varia mto conforme a numeração (qto + baixa maior o valor) e a importância da edição: essa q traz a morte de Gwen deve valer mais q a média das outras ed. do Aranha!!!

    o estado de conservação da revista tbm pesa bastante no valor.... por + importante q a revista seja, se estiver mto detonada pode não valer mta coisa não!!! Mas um gibi extremamente novinho e bem cuidado, mesmo se tiver pouca importância pode valer mais!!!

    tudo depende....

    mas só pra vc ter um exemplo comparativo:

    Faz uns 2 anos q eu vendi o nº 1 dos "Vingadores" da Bloch... por 50 R$ (mas tava tinindo de novinho - como se tivesse saído da gráfica)!!!

    na hora até deu um frio na barriga... pois achei q eu fosse me arrepender, haha. Mas eu tava precisando de grana e a oferta foi boa, até pq eu já tinha as histórias na "Biblioteca" dos Vingadores!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. Opa leo, eu perdi a pagina que estava te perguntando as coisas, então eu vou perguntar aqui de novo, foi mal.
    Voce sabe onde eu posso achar as primeiras 2 ediçoes da biblioteca historica marvel do homem-aranha? Estou procurando faz um tempo já, e as 2 primeiras coleções historicas tambem. Vlw

    ResponderExcluir
  6. Eu achei um site que vende essas revistas, será que compensa comprar todas as ediçoes desde a primeira, ou somente algumas? Quais ediçoes voce indicaria pra comprar?

    ResponderExcluir
  7. Essa revista era d+, mas parei de comprar depois que pararam de fazer em magazine, nem me lembro em que número. Bons tempos, naquela época meua pai me dava mesada para gibis hahahahahahahah

    ResponderExcluir
  8. "Opa leo, eu perdi a pagina que estava te perguntando as coisas, então eu vou perguntar aqui de novo, foi mal."


    Hahaha, essa foi no tópico dos "Zumbis 2"... eu respondi lá mas vou colar a resposta aqui pra facilitar, blz?? é o seguinte:

    bem, a 1º BHM do aranha tá esgotada mesmo, e só se encontra a preços extorbitantes no Mercado Livre!!! Mas essa eu "acho" q será republicada uma dia (um editor já deu a entender q estão planejando isso - sem data prevista, mas tá nos planos deles)!!!

    já a "Coleção Histórica" é + fácil.... a loja q eu frequento aqui em POA já pediu mais e tá esperando mandarem (venderam todo o estoque). Mas de repente pode ter tbm em lojas virtuais:

    -Comix
    -Banca 2000
    -Liga HQ

    essas 3 são as + confiáveis q eu conheço pra compras virtuais!!!

    espero ter ajudado, e qq outra dúvida pode perguntar em qq lugar aqui do blog mesmo q todos os comentários vão direto pro meu mail mesmo, rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. "Eu achei um site que vende essas revistas, será que compensa comprar todas as ediçoes desde a primeira, ou somente algumas? Quais ediçoes voce indicaria pra comprar?"


    Olha, dependendo do preço q eles tão vendendo, de repente vale a pena pegar todas, já q elas trazem as histórias do Aranha na ordem cronológica!!!

    o q eu recomendo são as ed. do nº 1 até 61.... q fecham toda a fase clássica do Aranha!!!

    as ed. 62-66 são todas pra saga "Guerras Secretas" (q a panini já lançou encadernada)!!!

    e do 67-74... são seleções das melhores histórias com o "Uniforme Negro", "Grandes Encontros" e o "Casamento"!!!

    a partir do 75 já começa a fase com histórias inéditas q eram mto ruins....

    dê uma avaliada nos valores cobrados por esse site e se estiver em conta, acho q vale a pena pegar todas essas clássicas ao menos!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  10. "Essa revista era d+, mas parei de comprar depois que pararam de fazer em magazine, nem me lembro em que número."


    vc só tem as 4 primeiras então, hehe....

    lembro q na época mtos leitores ficaram revoltados com a mudança de formato: e olha q nem existia internet em 1990 pra galera trollar nas redes sociais, haha!!!

    eu até gostei da mudança, pois em magazine tava saindo mto caro... e na época eu não dava conta de tantos gastos com gibis: hj em dia a gente tá mais acostumado a pagar caro em encadernados luxuosos e tal, mas na época era pesado, rs!!

    além do mais... eu ainda gosto do formatinho (sempre simpatizei com gibis baratinhos e sem mto luxo desnecessário, rs)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  11. Os 2 primeiros gibis estão a 30 reais, tem alguns faltando mas os demais estão 9 reais cada, será que compensa?

    ResponderExcluir
  12. Leo,
    A biblioteca historica marvel publicara essas estorias que sairam na teia do aranha?

    ResponderExcluir
  13. "Os 2 primeiros gibis estão a 30 reais, tem alguns faltando mas os demais estão 9 reais cada, será que compensa?"


    Olha, por esse preço... "SE" estiverem bem novinhos até vale. Caso contrário, fica meio caro (10 reais por formatinho eu acho caro)!!!

    tem q ver o seguinte:

    o conteúdo do nº 1 da TEIA... estará no Vol. 6 da "Biblioteca" (Panini). O problema é q pode demorar um tempão pra panini lançar isso (já q o Vol. 4 foi confirmado faz uns 2 meses e até agora nada)!!!

    outra questão: é q a coleção q vc encontrou tá faltando número... aí o investimento pode ser alto mesmo pra ficar com a coleção esburacada, né??

    enfim... a 9 reais cada, compensaria se estivessem bem novinhos e se tivesse chance de se conseguir TODAS as ed. ao menos do 1 ao 61!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Léo...

    Excelente matéria! Muito boa mesmo! Eu não fiz essa coleção. Ela começou numa época em que eu já estava de saco cheio das revistas que vinham saindo e portanto sem fôlego de começar uma nova revista. Poxa... Se soubesse o quanto ela era boa eu teria ido um pouco mais.

    A capa da No 01 eu lembro de ver em banca como se fosse hoje!

    Valeu mesmo Léo... E dá-lhe "Túnel do Tempo"!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  15. "Leo, A biblioteca historica marvel publicara essas estorias que sairam na teia do aranha?"


    Sim...

    nos EUA, a Biblioteca do Aranha já tá no Vol. 13 (q traz a morte da Gwen)!!!

    aqui no Brasil ainda vamos pro Vol. 4 (anunciado pra este ano)... q conclui a fase do Steve Ditko: mas a partir do Vol. 6 já começaria a fase q saiu na TEIA!!!

    ResponderExcluir
  16. "Excelente matéria! Muito boa mesmo! Eu não fiz essa coleção. "


    Brigadão mesmo, Marcelo!!!

    uma pena q vc não seguiu essa coleção... ainda hj é mto cultuada e procurada pelos fãs do Aranha!!!

    e sem brincadeira... é a coleção q eu mais LI e RELI na minha vida: nunca canso desse material q pra mim é a melhor fase do Aranha (jamais superada)!!!

    e esse festival "Túnel do Tempo" vai parar um pouco amanhã, hehe... pois amanhã tem novidades quentíssimas aqui no blog com um amatéria especial sobre o q talvez seja o melhor lançamento do ano de terror: "CREEPY" (da Devir)!!!

    Tbm devo postar junto aquela matéria q tô devendo do "Aranha Black" (brinde das miniaturas)... e mais uma matéria tbm com a mulherada fazendo cosplay!!!

    amanhã à tardinha tudo isso deve ir ao ar (numa postagem tripla)...

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  17. Bom.... parece que essa época foi muito boa para se explorar bem toda a história do aracnídeo, apesar dos vários formatos, deu a entender que seguiu-se uma linha de compreensão bastante crível, de forma que os mais assíduos devem ter gostado de acompanhar edição após edição.

    ResponderExcluir
  18. "os mais assíduos devem ter gostado de acompanhar edição após edição."


    sem dúvida....

    quem quiser ter as melhores histórias do Aranha já produzidas: irá encontrá-las nessa coleção (do nº 1 ao 74)!!!

    poucos heróis tiveram uma dádiva q nem essa: uma revista só pra eles e com as melhores histórias em ordem cronológica!!!

    ResponderExcluir
  19. Foi exatamente o que pensei.
    Uma boa oportunidade e teve sorte quem seguiu.

    ResponderExcluir
  20. Leo, eu nunca li a numero 1 da teia do aranha, e sempre tive a curiozidade de saber se ela mostra como o peter parker virou homem aranha.

    Tu sabe me informar isso?

    ResponderExcluir
  21. "Tu sabe me informar isso? "


    Oi, Ricardo... tdo bem?

    a "Teia" 1 não traz a origem do aranha não. Ela já começa na ed. nº 53 da série americana!!!

    nessa ed. da "Teia" 1 o Aranha já aparece enfrentando o Octopus... numa história q só será concluída na ed. seguinte!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  22. Que decepção, tenho um monte de edições da teia do aranha e tava pensando em comprar as primeiras edições.

    Se eu quisesse realmente conhecer a historia do homem aranha completa que coleção eu deveria ler?

    ResponderExcluir
  23. "Se eu quisesse realmente conhecer a historia do homem aranha completa que coleção eu deveria ler? "


    Aí só a "Biblioteca Marvel" mesmo... q publicou as 40 histórias iniciais em sequência (antes disso só a BLOCH publicou essa fase - em formatinho - e a EBAL em formatão mas P&B)!!! o problema é q as primeiras Bibliotecas são difíceis de achar (e as revistas da BLOCH e EBAL tbm são) e teria q esperar a panini republicar de novo!!!

    a Abril publicou apenas histórias soltas dessa fase inicial do Aranha... espalhada em várias revistas. Por exemplo: Na ed. nº 92 da mensal do "Homem-Aranha" (Abril) saiu a origem dele!!!

    se vc não se importar de ler em P&B... uma alternativa tbm seria procurar uma coleção chamada: "Spider-man Collection" (da Abril) q vinha com fitas VHS do desenho animado dos anos 90. Essa coleção lançou tudo em sequencia desde o início (mas em P&B)!!!

    em último caso... só importando os tps da coleção "Masterworks" (q saiu em capa cartonada e mais barato recentemente nos EUA)!!!

    ResponderExcluir
  24. Eu estou traduzindo e upando todas as 700 Hq's da serie "The Amazing Spiderman" (1963) no media fire, quem tiver afim da uma olhadinha la no meu site!

    www.spidermedia.vai.la

    ainda estou upando, mas ja terminei a tradução da 44 e to fazendo a da 45, mas so vou continuar qdo terminar de upar as 700, eu tenho todas, mas ainda to terminando!

    ResponderExcluir
  25. Eu estou traduzindo e upando todas as 700 Hq's da serie "The Amazing Spiderman" (1963) no media fire, quem tiver afim da uma olhadinha la no meu site!

    www.spidermedia.vai.la

    ainda estou upando, mas ja terminei a tradução da 44 e to fazendo a da 45, mas so vou continuar qdo terminar de upar as 700, eu tenho todas, mas ainda to terminando!

    ResponderExcluir
  26. " www.spidermedia.vai.la "


    Opa, valeu mesmo pelo link e pelo trabalho q vc tem feito!!!

    se vc quiser, assim q aprontar tudo... avisa aí q eu te ajudo a divulgar o teu blog, blz?

    Abs!!

    ResponderExcluir
  27. Leo, tive contato com seu blog hoje e queria lhe dizer que é realmente genial. Parabéns pelo trabalho.

    Quanto à Teia do Aranha, eu tenho de elogiar a iniciativa da Abril na época e criticar o trabalho editorial: mesmo no formato gigante das quatro primeiras edições, recordatórios, chamadas do Stan Lee, diversos balões de diálogos desapareceram.
    Há falas de diversos personagens que você não vê em lugar nenhum, o que tira e muito o peso das histórias.
    Achei que isso ocorria pela diagramação do formatinho, mas não.
    Tenho os primeiros números da teia do aranha: se comparar com o original americano são tantos textos mutilados e extirpados com retoques na arte, que mal dá para dizer que você tem as edições.
    Infelizmente, com a demora da panini em publicar em ordem (eles fizeram sem sombra de dúvidas o melhor trabalho editorial até agora), o jeito é apelar para as originais.
    Abraços e parabéns pelo Blog

    Marco Antônio

    ResponderExcluir
  28. "se comparar com o original americano são tantos textos mutilados e extirpados com retoques na arte, que mal dá para dizer que você tem as edições."


    Oi, Marco Antônio..... tdo bem?

    Seja bem-vindo ao blog então, e esteja convidado a participar mais vezes.... aqui eu sempre respondo todos os comentários e as atualizações ocorrem no máximo a cada 2 dias. Tenho feito uma cobertura de todas as ed. clássicas do "Aranha" (Coleções Históricas) e outros heróis Marvel/DC: pois o q eu mais curto são as fases clássicas mesmo!!!

    Tbm tenho todas essas ed. da "Teia".... e o serviço q a Abril fazia era mesmo deplorável no sentido de cortes e mutilações no texto das histórias. Eu sempre q posso acabo comprando de novo o material clássico reeditado pela Panini, pois de todas as editoras nacionais ainda é a q apresenta um trabalho mais fiel de tradução e integridade dos textos (concordo plenamente com vc qto à isso)!!!

    Uma pena q a Panini não continuou as "Bibliotecas" na ordem cronológica.... teria sido um trabalho primoroso vermos o renascimento da Marvel no Brasil na ordem correta e com os diálogos de forma integral!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. Bem lembrado vc ter falado na tradição, se tem uma coisa que detesto, são as gírias que geralmente aparecem por época, vemos isso também muito em filmes ou séries tanto na dublagem quanto na legenda, principalmente gírias que estão sendo usadas hj. Lamentável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Judd... blz?

      Pois é, eu já trabalhei com revisão e orientação de trabalhos acadêmicos... e sempre aconselhei o pessoal a evitar gírias (essas formas de expressão são retratos de uma época específica e ficará brega/defasada em questão de anos!

      Basta ver o estrago q foi feito pela Editora BLOCH (nos anos 70)... A tradução vinha com as gírias daquela época e q hj são super cafonas: "Jóia", "bicho", "é uma quente", "supimpa", "gatinha", etc! Hj em dia fica um saco ler um texto assim!

      Abs!

      Excluir
  30. Bons tempos nessa época pré-internet a Abril mandava quase tudo para aqui as bancas eram montras de bds,agora com Panini Espanha/Brasil e pouco e mal cronologicamente acertam em pleno século 21. E essa foi uma das minha favoritas ate a Saga do Clone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Optimus... blz?

      Realmente, bons tempos esses, hein? Nunca me canso de revivê-los, hehe...

      Uma pena q a Panini, aqui no Brasil, perdeu a chance de relançar o Aranha em ordem cronológica e em formato econômico nas CHMs, né?

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...