21/04/2012

Polêmica: A "Garagem Hermética" Será Lançada em P&B (e Não à Cores)....

Polêmica no ar..... a Editora Nemo anunciou o 4º encadernado da Coleção MOEBIUS: "A Garagem Hermética" (sua obra + famosa e consagrada). Só tem um detalhe: será a versão em P&B - sendo q tbm existe uma versão colorida da obra!!!

E agora? o q vale mais? o original em P&B? ou a versão colorizada posteriormente (e aprovada pelo artista)??? 

Confira abaixo algumas imagens de ambas as versões (colorida e P&B).... e tire suas próprias conclusões sobre qual ficou melhor e + adequada à obra:
"A Garagem Hermética"..... é a obra + famosa e elogiada (por público e crítica) do já saudoso  Moebius. Um quadrinho singular em todos os aspectos, a "garagem" mistura elementos de aventura, faroeste e ficção científica (tudo bem ao estilo psicodélico e delirante q é a marca registrada do artista), e chega agora numa edição de luxo: em capa-dura, formato europeu (gigante), 120 pág.... e em P&B (!) E é justamente na ausência de cores.... q reside a polêmica: pois mesmo q a versão original da obra (produzida nos anos 70) seja em P&B, ela foi recolorizada posteriormente (aprovada pelo artista) qdo lançada nos EUA!!!

É claro q mtos leitores sempre irão preferir a obra em sua versão original (como foi concebida).... mas sabendo q existe uma versão a cores (feita com competência, diga-se de passagem), e comparando as imagens postadas acima (selecionei algumas em cores e outras sem).... é de se pensar qual versão ficou melhor no fim das contas, não é mesmo?

Polêmicas e cores à parte.... a obra em si é espetacular (e merece uma conferida de qq forma, ainda mais pra quem curte o gênero fantástico/sci-fi). Particularmente falando (já q não costumo ficar "em cima do muro" em questões polêmicas), eu preferia a versão colorida mesmo (ainda mais considerando o alto preço q certamente será cobrado por esse encadernado)!!!

Até+

6 comentários:

  1. Não sei cara. A arte dele é muito boa seja em cores ou nnao. Sei que a original e p/b, mas podiam lancar colorida já que foi aprovada. É tipo o caso de Akira, a versnao colorida também foi aprovada pelo autor. Isso vai dar polêmica com certeza, mas a história vai continuar sendo muito boa. heheh Abraço meu.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Tiago!!!

    é uma questão complicada mesmo, hein??

    a versão colorida ficou mto bonita, mesmo q o original seja P&B....

    se eu pudesse optar, ficaria com a versão colorida... mas de qq forma, a obra em si é excelente e merece ser lida com ou sem cores!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Legal o post. Queria saber exatamente se essa versão colorida era aprovada pelo autor. Prefiro as edições coloridas, inclusive Akira. Está em promoção para Kindle A Garagem Hermética por R$ 6,90 na Amazon... mas não vou comprar exatamente por ser preto e branco... nem dá vontade de ler nessa versão sabendo que existe uma colorida, fazer o que...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Frank... blz?

      Por tudo q eu já li a respeito da colorização dessa HQ, ela parece ter sido aprovada pelo Moebius mesmo. Acabei comprando essa versão em P&B da Nemo, mas te confesso q tbm acharia a ed. mais atrativa se fosse em cores!

      Hj em dia, as editoras preferem o material em cores pra vender... A Pixel é o melhor exemplo disso, pois diz q só publica uma HQ clássica se houver versão em cores pra ela (foi o caso do "Flash Gordon" e "Príncipe Valente" - q só tiveram chance aqui devido às versões em cores da Titan e Fantagraphics)!

      Abs!

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo complemento, Leo! Gostava muito do desenho animado de O Príncipe Valente, só depois de alguns anos, que descobri a HQ. Sabendo que existe edição colorida, foi correr atrás para conferir.

      Atualmente, sou leitor "esporádico" de quadrinhos, mas sempre faço umas "maratonas" nas minhas férias. Da Nemo, acabei de ler a edição para Kindle de Hip Flask? Seleção Não Natural (inclusive, já estou separando para ler uns posts que você fez sobre ela). Achei animal a arte! Por outro lado, é triste ver o quão ruim é o tratamento desses quadrinhos em formato digital (os oficiais).

      No caso dessa edição do Kindle, não é possível rotacionar a tela e ver aquelas páginas duplas, que são uma narrativa visual essencial nas HQs... Realmente uma pena ver tamanha tecnologia de iPads, nuvem e afins sendo desperdiçadas com edições tão porcas.

      Minha ideia era ler HQs avulsas mais no formato digital e comprar só encadernados, principalmente os de capa dura, principalmente por uma questão de organização em estante, acho muito ruim guardar revistas capa mole. Mas, por incrível que pareça, vejo que os scans muitas vezes entregam um material de melhor qualidade e variedade, como o caso de Akira, que não lançaram colorido por aqui e só está disponível em sebos e versões digitais não oficiais.

      Desculpem o textão, devo seguir dando preferência mais aos encadernados mesmo, mas muito bom descobrir essas coisas novas como Hip Flask. Grande abraço!

      Excluir
    3. É mesmo... Vc bem lembrou q eu já havia escrito uma matéria na época do lançamento de "Hip Flask" (foi lá nos primórdios neste blog, hehe)!

      Eu sou fanzaço da arte do Ladronn... E lamento mto q "Hip Flask" não tenha tido continuidade no Brasil (a Nemo resolveu mudar de direcionamento editorial). Eu peguei a ed. impressa qdo saiu e recomendo (é de encher os olhos)!

      Te recomendo tbm o "Príncipe Valente" (tem pela metade do preço na Amazon): A ed. da Pixel é disparada a mais bonita q comprei no ano passado (bota no chinelo qq coisa da Panini e demais editoras no tratamento gráfico e de cores: acredite, a colorização da fantagraphics é mto bonita e faz jus à obra do Hal Foster tal qual era na época das tiras em 1937)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...