28/09/2011

Fotos e Dicas de Armazenamento e Conservação de HQ's.....

Ufa... demorou pra eu me acertar com a máquina fotográfica, mas finalmente consegui tirar umas fotos nítidas (depois de várias tentativas fracassadas) da minha coleção, pra postar aqui no blog conforme eu tinha prometido. 

Qdo eu falei pra um amigo meu q iria postar fotos da minha coleção.... ele me disse: "vai arrumar uma coisa melhor pra escrever" (rs). Só q o meu objetivo com esta postagem é justamente dar um ar + "pessoal" pro blog (até pq já me criticaram dizendo q faltava uma maior interação da minha parte com meu próprio blog: q estaria tudo mto "impessoal"). Então... nada melhor do q eu mostrar um pouco (ou muito) de uma coleção q eu fiz ao longo de décadas: com mta paciência, dedicação e entusiasmo!!!

Sem falar, é claro... q esta matéria tbm servirá pra expor algumas dicas de armazenamento e conservação das nossas coleções. Como guardar e conservar os gibis em perfeito estado por anos e décadas a fio??? A resposta, vc confere abaixo....

Bem.... vamos começar pelas questões + básicas: "onde e como guardar os gibis"??? Em 1º lugar devemos ter uma idéia da quantidade de gibis q temos pra podermos escolher um móvel adequado q comporte uma coleção do tamanho necessário.

Eu tenho cerca de 2.500 gibis e livros.... de formatos variados (entre formatinhos e encadernados). Como eu sei disso?? Simples: eu cadastrei e cataloguei minha coleção no site "Guia dos Quadrinhos" (q eu recomendo a vcs), pois até então eu nem fazia idéia de quantos gibis eu tinha. E é importante sabermos disso, pois é a quantidade q vai determinar o tamanho das estantes e o material de q ela é feita na hora de organizarmos tudo!!!

Tbm existem outros programas de computador pra catalogar os gibis.... a única merda nisso tudo é q temos q ficar atualizando os dados de tempos em tempos. Eu anoto num caderno todos os gibis q compro ao longo de 1 ano, pra atualizar tudo duma vez só no "Guia" (pois não tenho saco pra fazer isso todo mês - então cadastro uma porrada de gibis lá no site 1 vez por ano)!!!

Como eu reformei meu quarto a pocos meses.... saber a quantidade total de gibis q eu tinha foi bastante útil na hora de comprar as estantes pra armazená-los (pois onde eu os guardava antes não tinha espaço pra tudo). Assim sendo... optei por 3 estantes em MDF (material de q é feita - e q não atrai cupins) com 5 andares cada.

A altura de cada prateleira das estantes é ideal e suficiente pra gibis em formato americano (os de super-heróis da Panini) e magazine (q é o formato da revista MAD). E a profundidade comporta 2 fileiras de formatinhos lado-a-lado em pé (o q é uma puta economia de espaço).

Ah, e eu recomendo q os gibis sejam guardados assim: em pé.... pra não "entortarem" a lombada com o tempo. Mas é melhor q fiquem bem "retinhos" em pé (senão o q entorta são os "bicos" nas extremidades inferiores). Tbm recomendo q sejam colocados "capa-contra-capa" (uma capa de frente pra outra - só assim ficarão bem retos em posição de "sentido", rs)!!!

Já vi alguns sites com dicas de conservação se manifestarem contra o plástico nos gibis. Mas eu sou plenamente favorável ao plástico. Todos os meus gibis (e livros) vão "pro saco", rs.

O plástico (sem furos) evita q traças e cupins se "sirvam" dos seus gibis.... e tbm conservam as páginas contra a poeira (q deixa elas pretas de sujeira com o tempo). Só q o plástico exige um certo cuidado: é preciso retirar os gibis de tempos em tempos pro papel "respirar" (sim, é isso mesmo - o papel tbm "respira", rs). Se o papel não respirar ar puro de vez em qdo: ele mofa. Porisso, releia seus gibis sempre q puder, ou ao menos tire eles do saco 1 vez por ano q seja!!!

Nessas fotos.... não reparem q alguns gibis tão fora de ordem (sendo q algumas séries poderiam estar em sequência): é q algumas prateleiras são de gibis já lidos, e outras de gibis q ainda estão na "PILHA" pra serem lidos. Alguns bonecos (Aranha, Justiceiro, e a Espectral-Mãe - do filme Watchmen) tbm tão meio soltos ou ainda na caixa por eu não ter um local adequado pra eles (ainda). Mas notem q mesmo os livros de obras clássicas (todos no formato pocket - de bolso) eu mantenho no plástico (aquele DVD de "Resident Evil" em cima dos livros tá só perdido por ali mesmo, rs)!!!

Futuramente farei outras matérias comentando melhor cada prateleira dessas estantes.... pois tem mta coisa rara e interessante aí (pra quem curte gibis é claro, rs). Mas reparem na 1º foto lá no topo da matéria: tem uns bonequinhos caídos na frente dos gibis: eles são de uma coleção q vinha nos salgadinhos da Elma Chips (eram heróis Marvel pra montar as peças). Só q eu deixei a janela aberta e um vento derrubou eles - e não tive saco de juntar todos eles antes da sessão de fotos, rs!!!

Na 2º foto... junto aos bonecos do Aranha e Justiceiro: tbm tem um COPO do Aranha q eu achei num supermercado (e eu adoro essas tranqueiras relacionadas à gibis). Já nessa foto logo acima (onde aparece a coleção de "Tex Ouro") tem um óculos 3-D pouco à frente do box da trilogia "Star Wars" (eu peguei ele de "souvenir" no cinema, rs).

E na foto abaixo.... uma parte da minha coleção de DVDs (tem 2 colunas de dvds originais) com algumas preciosidades bem ecléticas: Rambo IV, 2001, Era uma Vez no Oeste, Corrida Contra o Destino (filme de perseguição de carros dos anos 70), Mortal Kombat, Operação Dragão, e Em Algum Lugar do Passado (Talvez o filme + romântico da história do cinema). ou seja: porradaria, tiroteios, bang-bang, kung Fu, ficção científica, romance, pornochanchadas.... eu tenho um gosto pra cinema (parecido com meu gosto pra gibis) q vai de um extremo a outro - o q é até meio insano... rs!!!

Até+

84 comentários:

  1. Linda coleção de HQs Leo e tb dos DVD!;)

    ResponderExcluir
  2. Bela coleção Leo.
    Eu também sou adepto dos sacos plásticos para guardas HQs. as minhas estão todas condicionadas assim.
    Sobre os programas de catalogação...até cheguei a experimentar alguns mas não tenho paciência pra catalogar tudo que eu tenho. vai ficando só na memória mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Cara, que coleção massa que tu tem aí hehe
    Pena que não tenho espaço pra ter minha coleção comigo aqui em POA, depois que fui morar com minha namorada minhas revistas ficaram na casa dos meus pais lacradas. Só tenho comigo algumas especiais, e as que compro em sebos por aqui. heh Ainda vou ter um espaço massa pra guardar que nem tu tem aí. Abraço meu.

    ResponderExcluir
  4. "Linda coleção de HQs Leo e tb dos DVD!;)"

    valew, Xandro...

    viu só como fica bagunçada a coleção do BIG por não ter numeração na lombada???

    hahaha, imagina só qdo tivermos umas 100 ed. do BIG: a ZONA q vai ser na estante, rs!!!

    mas a lombadinha dos almanaques Disney ficou bacana: cada uma de cor diferente, mas com numeração (ficou bonita)!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,eu numerei as lombadas da minha... Agora ficou otimo guarda-las

      Excluir
  5. "não tenho paciência pra catalogar tudo que eu tenho. vai ficando só na memória mesmo..."


    Ae, Macgaren...

    na memória não dá, bicho: eu pelo menos não posso mais contar tanto com a minha (q falha mto a cada ano q passa, rs)!!!

    ainda mais com tantas republicações poraí... me vi obrigado a catalogar tudo pra evitar de comprar histórias q eu já tenho!!!

    dá trabalho catalogar tudo sim.... mas é uma coisa q tu pode ir fazendo aos poucos no "Guia dos Quadrinhos" (eu a cada dia add os gibis q eu tinha por editora - uma editora por dia, rs)!!!

    em poucas semanas já tava tudo catalogado...

    abs!!!

    ResponderExcluir
  6. "Só tenho comigo algumas especiais, e as que compro em sebos por aqui. heh Ainda vou ter um espaço massa pra guardar que nem tu tem aí. Abraço meu."


    Ae, Tiago... blz???

    depois d eum tempo o espaço físico em casa começa a valer peso de ouro.... porisso q atualemnte eu tenho q selecionar BEM aquilo q vou comprar: pois não dá pra gente vacilar com o espaço (ele acaba rápido)!!!

    espaço na estante pra mim.... é só praquilo q REALMENTE valer muuuuuuuuuito a pena!!!

    e ainda assim eu já ando meioq no limite das 3 estantes q tenho.... (nessas fotos aí só aparecem 2 estantes - mas a 3º tbm já anda meio q lotada)!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Grande Leo, ótimo post
    Só não entendi uma coisa
    Pq os plásticos não podem ter furos???
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Salve, Leo.

    Post bem bacana. Deu até uma inveja de algumas preciosidades e dos bonecos.
    Quanto às dicas, também mantenho as minhas hqs em plásticos só que em posição deitadas (algumas já estão ficando meio tortas). Mas como estou em semana de provas nas facu, só poderei colocá-las em pé daqui há alguns dias...

    O Guia dos Quadrinhos é uma mão na roda. Todo dia dou uma passada lá só pra admirar algumas capas clássicas...

    Sua coleção é bem legal, Leo. Parabéns.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Pois é Leo, mas eu não tenho problema em ter histórias repetidas...pra mim o que vale é a edição. seja formatinho, formatão etc. tô sempre comprando formatinhos da Herois da Tv ou Superaventuras Marvel mesmo que já a Panini tenha republicado a história . Se eu não tiver a edição antiga, eu compro \o/

    ResponderExcluir
  10. "Só não entendi uma coisa
    Pq os plásticos não podem ter furos???"


    Ae, Doug.... blz??

    é q as traças e cupins entram pelos furos. Aliás, essas pragas dos infernos conseguem mastigar até plásticos mto finos.

    Porisso eu uso até um plástico de maior densidade (q elas não conseguem mastigar, rs)!!!

    o problema é q a papelaria onde eu comprava esses plásticos faliu... e agora não sei mais onde conseguir (ainda mais nas medidas q eu preciso pra formatinhos e formatões). Ainda tenho um pequeno estoque de plásticos pq sempre comprei em grande quantidade... mas qdo acabar o estoque eu tô fudido, rs - até procurei em outras papelarias, mas só encontro plásticos com furos ou mto fininhos!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  11. "O Guia dos Quadrinhos é uma mão na roda. Todo dia dou uma passada lá só pra admirar algumas capas clássicas..."


    Ae, Luiz... tdo bem??

    realmente, tbm fico navegando por algumas capas clássicas no "Guia" (e acabo salvando várias delas pra ter em arquivos - tenho várias pastas só com capas de gibis nacionais e importados)!!!

    mas de repente seria uma boa tu cadastrar tua coleção lá tbm... te garanto q é bem legal a gente visualizar a nossa coleção com as capinhas e até listas de histórias (no caso de alguns formatinhos) cada vez de logar no guia!!!

    ficou bem + organizado agora... e sempre q preciso consultar alguma coisa, eu pesquiso pelo guia (sem precisar remexer na coleção e tirar os gibis do plástico pra procurar alguma coisa)!!!

    qto aos bonecos... ainda sou novato nisso: tenho só esses 3 das fotos mesmo (é um hobby interessante, pena q sai mto caro pros meus padrões - e acabo priorizando os gibis é claro)!!!

    abs!!!

    PS: e a partir da semana q vem, vou tirar umas fotos dos gibis em si... prateleira por prateleira (tem várias raridades aí no bolo)!!!

    até+

    ResponderExcluir
  12. "Pois é Leo, mas eu não tenho problema em ter histórias repetidas...pra mim o que vale é a edição."


    Ae, Macgaren... blz??

    no meu caso, a falta de espaço me forçou a adotar um critério q se extende a toda a coleção: o de não manter histórias repetidas.

    tipo.... sempre q sai um encadenrado da panini com clássicos, eu acabo vendendo o equivalente em formatinho q eu tinha (se não tiverem outras histórias importantes junto, é claro)!!!

    um exemplo é a "Queda de Murdock"... eu comprei o tp da panini q saiu ano passado, e vendi o almanaque em formatinho q eu tinha só com essa saga!!!

    tudo pelo espaço na estante, rs!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  13. "eu comprei o tp da panini q saiu ano passado, e vendi o almanaque em formatinho q eu tinha só com essa saga"

    Eu tb faço a mesma coisa Leo, por falta de espaço (já que meus gibis ficam na minha casa e na casa dos meus pais)
    Prefiro ficar com um edição encardenada da historia do que ficar com vários formatinho, é claro que existe a exceção, nunca vendo na repetito do Batman
    abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Leo, muito legal sua coleção. Eu também guardo em saquinhos. Os gibis em formatinho, eu guardo nesses saquinhos do Paraguai que serve para colocar DVDs, eles vem com uma fita autocolante, que zipa e fecha numa boa, dá pra abrir e fechar um monte de vezes. Os gibis maiores, eu coloco em sacos que compro por quilo em lojas de artigos de embalagens e festas de aniversário. Também cadastro no Guia dos Quadrinhos e no Inducks, mas é mesmo um saco cadastrar tudo.
    Confio mais no meu caderno, onde anoto tudo que compro, pra não comprar repetido. Depois guardo em caixas de arquivo de papelão, mas todo sábado pela manhã tiro 3 caixas da prateleira e coloco os gibis para respirar um pouco, numa espécie de rodízio. Tenho atualmente 110 caixas de arquivo. Um abraço e muito legal vc colocar sua coleção aqui pra gente ver. Adorei o copo do Aranha, ele é demais. E os bonecos também, os DVD's (Em Algum Lugar do Passado - é o melhor filme de romance de todos os tempos), e os licros Pocket's também, enfim, tudo muito legal e organizado, parabéns. Abs. Paulo.

    ResponderExcluir
  15. "(até pq já me criticaram dizendo q faltava uma maior interação da minha parte com meu próprio blog: q estaria tudo mto "frio", "calculista", e "impessoal")"

    Oi, LéO! Pelo jeito você acreditou nessas palavras? Com certeza, quem disse isso está com inveja do seu site ser um sucesso em tão pouco tempo e quis apenas te deixar inseguro. Quem foi, hein? Fiquei curioso! Já não é a primeira pessoa bacana que sofre esse tipo de "agressão" de invejosos.

    A minha coleção é bem pouquinha perto da coleção de todos vocês. Tenho, no momento, 267 gibis e dou preferência ao formatinho.
    A estante, que já postei algumas vezes lá no Socializando, foi comprada com esse intuito (de abrigar gibis e livros), mas sei que logo precisarei de outra que seja mais do gênero. Esta que tenho também é MDF e não sabia que era à prova de cupins (todo mundo sempre fala mal de MDF). O que eu faço é limpá-la com um paninho úmido, quase seco, para não tirar o super brilho que ela tem.

    Por enquanto, venho deixando as revistas deitadas porque cabem mais - muito mais - mas, quanto à lombada, é só variar um pouco as posições de uma quantidade acima de outra e tudo fica certo. Mas, do jeito que você fez é o mais correto porque facilita a visualização na hora de pegar alguma para ler.

    A propósito, eu vi uma lombada verde ao lado das Disney Big... estou enganado ou é a edição do ano passado de Natal de Ouro Disney? Também tenho ela e também guardei junto com as Disney Big, por isso reconheci o contraste nas lombadas. Será?

    Estou vendo que, assim como voce e o Paulo, terei que comprar um caderninho e gostaria do link para o cadastro no Guia dos Quadrinhos. Fiquei curioso. É fácil fazer isso lá?

    Outra hora escrevo mais, estou com o tempo meio doido. Uma hora dá pra fazer o que eu quero e de repente um monte de coisa aparece.

    Parabéns pelo seu site e eu digo que ele não tem nada de impessoal. Impessoal deve ter, talvez, o trabalho de outras pessoas que ficam se preocupando mais com o que o outro faz ao que elas mesmas deveriam estar se atendo.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  16. "(até pq já me criticaram dizendo q faltava uma maior interação da minha parte com meu próprio blog: q estaria tudo mto "frio", "calculista", e "impessoal")"

    Oi, LéO! Pelo jeito você acreditou nessas palavras? Com certeza, quem disse isso está com inveja do seu site ser um sucesso em tão pouco tempo e quis apenas te deixar inseguro. Quem foi, hein? Fiquei curioso! Já não é a primeira pessoa bacana que sofre esse tipo de "agressão" de invejosos.

    A minha coleção é bem pouquinha perto da coleção de todos vocês. Tenho, no momento, 267 gibis e dou preferência ao formatinho.
    A estante, que já postei algumas vezes lá no Socializando, foi comprada com esse intuito (de abrigar gibis e livros), mas sei que logo precisarei de outra que seja mais do gênero. Esta que tenho também é MDF e não sabia que era à prova de cupins (todo mundo sempre fala mal de MDF). O que eu faço é limpá-la com um paninho úmido, quase seco, para não tirar o super brilho que ela tem.

    Por enquanto, venho deixando as revistas deitadas porque cabem mais - muito mais - mas, quanto à lombada, é só variar um pouco as posições de uma quantidade acima de outra e tudo fica certo. Mas, do jeito que você fez é o mais correto porque facilita a visualização na hora de pegar alguma para ler.

    A propósito, eu vi uma lombada verde ao lado das Disney Big... estou enganado ou é a edição do ano passado de Natal de Ouro Disney? Também tenho ela e também guardei junto com as Disney Big, por isso reconheci o contraste nas lombadas. Será?

    Estou vendo que, assim como voce e o Paulo, terei que comprar um caderninho e gostaria do link para o cadastro no Guia dos Quadrinhos. Fiquei curioso. É fácil fazer isso lá?

    Outra hora escrevo mais, estou com o tempo meio doido. Uma hora dá pra fazer o que eu quero e de repente um monte de coisa aparece.

    Parabéns pelo seu site e eu digo que ele não tem nada de impessoal. Impessoal deve ter, talvez, o trabalho de outras pessoas que ficam se preocupando mais com o que o outro faz ao que elas mesmas deveriam estar se atendo.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  17. Oi Leo, concordo totalmente com o Fabiano, essas críticas vem para deixar a gente pra baixo. Não esquenta. Seu blog é super legal. Vc tem postura, bom gosto, opinião e sinceridade. Isso é muito importante e transparente. Abs. Paulo

    ResponderExcluir
  18. "mas de repente seria uma boa tu cadastrar tua coleção lá tbm."

    Eu estou cadastrado lá. Meu usuário é lp silva jr.

    Só fico meio deprimido quando vejo os furos (crateras em alguns títulos) que tem na minha coleção. Mas o legal de colecionar é isso: garimpar em busca de números perdidos e tentar negociar preços abusivos...

    Abs

    ResponderExcluir
  19. LEO talvez você não acredite que eu sou o Pablo,queria lhe avisar que infelizmente o Blog Disney morreu acabou,mas não fique triste porque em breve irá chegar o Blog Disney 2.


    "o problema é q a papelaria onde eu comprava esses plásticos faliu"
    Como você soube ?Me conte mais um pouquinho sobre a papelaria que faliu.

    ResponderExcluir
  20. "Os gibis maiores, eu coloco em sacos que compro por quilo em lojas de artigos de embalagens e festas de aniversário."


    Excelente dica essa tua, Paulo....

    nem tinha me ligado q essas lojam poderiam ter os plásticos q preciso!!!

    com o fim da papelaria onde eu comprava plásticos, vou procurar nessas lojas q tu mencionaste!!!

    tbm vou tentar no "Mercado Público" aqui de POA... dizem q tem uma lojinha lá só de embalagens plásticas!!!

    valeu mesmo, Paulo!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  21. "Quem foi, hein? Fiquei curioso! Já não é a primeira pessoa bacana que sofre esse tipo de "agressão" de invejosos."


    Ae, Fabiano... blz??

    esse eu acho q tu não conhece pq é um usuário do fórum panini (q não comenta aqui no blog, mas falou isso qdo postei o link de uma matéria sobre a Marvel lá no fórum)!!!

    mas eu aceito bem críticas tanto positivas qto negativas... pois sei q nada no mundo é perfeito (mto menos eu e este blog, rs) e nada q exista pela mão do Homem tem como agradar a todos (se nem Deus agrada a todos, quem sou eu pra agradar, né??)

    eu assimilei a crítica q fizeram.... e tentei melhorar os aspectos q estavam achando "frio" e "impessoal". Porisso achei q já era mais do q hora de compartilhar aqui no blog um pouco da minha vida e coleção pessoal:

    até pq, todo "blog" é pra ser uma coisa pessoal mesmo.... e agora com essas fotos da minha coleção (q eu já tinha prometido a um tempão mesmo) acho q estabeleci um ELO q faltava entre eu e este espaço.

    sinceramente... eu não me sinto rebaixado ou desmotivado com críticas: muitíssimo pelo contrário (aí mesmo é q eu tento ver o q pode ser melhorado naquilo q estou fazendo)!!!

    e isso vale não só pros nossos blogs.... como tbm na nossa vida pessoal, profissional e familiar!!!

    brigadão mesmo pelos comentários...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  22. "A propósito, eu vi uma lombada verde ao lado das Disney Big... estou enganado ou é a edição do ano passado de Natal de Ouro Disney? e gostaria do link para o cadastro no Guia dos Quadrinhos. Fiquei curioso. É fácil fazer isso lá?"


    Ae, Fabiano...

    é o especial de Natal mesmo, rs!!!

    ao lado deles, tbm tem um monte de lombadinhas finas e coloridas (são os "Almanaques" Disney q andam saindo agora)!!!

    essa prateleira aí são de gibis Disney q eu ainda não li.... porisso das 10 ed. lançadas só tem 6 ed. de BIG nela (pois só li as 4 primeiras até agora - e as ed. já lidas eu guardo em local separado pra não misturar)!!!

    mas eu não compro nada pra "deixar guardado"... vou ler tudo isso um dia (assim q o TEMPO me permitir, rs)!!!

    qto ao "Guia".... não lembro o procedimento q fiz na hora do cadastro (isso foi à mais de ano), só lembro q foi bem fácil e mto parecido com o "inducks"!!!

    tipo... depois de feito o cadastro, basta tu ir add os gibis (q as capas eles já tem no site)!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  23. "Como você soube ?Me conte mais um pouquinho sobre a papelaria que faliu."


    Ae, Pablo... blz??

    não sei q essa papelaria (Livraria Globo) faliu, ela era a maior e + tradicional aqui no centro de Porto Alegre: mas faliu e transformaram ela num lojão "oba-oba" (com artigos de 1,99)!!!

    mas acontece... eu já fui dono de locadora e ela tbm faliu por vários fatores (especialmente o alto custo de manutenção: aluguel, luz, etc) q consome boa parte do lucro de uma empresa!!!

    trabalhar só pra pagar as contas q a própria empresa gera tbm não dá, né??

    porisso perefi fechar a locadora e seguir outro rumo.... pois saber a hora de parar tbm é importante em qq negócio!!!

    Abs... e boa sorte com o próximo blog Disney!!!

    até+

    ResponderExcluir
  24. Oi, LÉO! Então, cara, eu percebi as lombadinhas fininhas dos almanaques, mas não teve como não notar aquela lombadona verde-aparecido da revista de Natal.

    Então você teve uma locadora? Uma de minhas cunhadas ficou há mais de 20 anos com uma boa locadora em um excelente bairro aqui na cidade, mas, de uns tempos pra cá, as dívidas foram aumentando e chegou a um ponto em que ela só trabalhava para pagar as compras dos filmes. Resultado: há cerca de uns seis meses ela resolver parar, está vendendo, ainda, todos os filmes e prateleiras e o espaço - que era enorme - ela reformou ele todo e alugou cada parte para pessoas diferentes. Agora lá é como um mini-shopping com espaço para estética, manicure, pedicure, cabeleireiro, cartomante e ela mesmo ocupou um pedacinho também para vender roupas de grife para pessoas jovens. Foi um pesar no coração acabar com algo que praticamente fez a vida dela lá, naquele local, mas hoje vemos todos que foi melhor assim.

    Vi sua matéria nova, mas amanhã eu vejo com atenção e calma, pois ela me atraiu, mas agora não posso... até amanhã!

    Quanto às críticas, eu infelizmente penso um pouco diferente. deve ser porque, dependendo da situação eu não aceito mesmo porque existem pessoas que só fazem isso para por os outros para baixo, são pessoas que desmoralizam as outras só pelo prazer. Mas, enfim, isso vai de cada um. Se um dia eu topar com alguém que vive criticando meu site sem motivos, uma pessoa que realmente só faz esse tipo de coisa por mero prazer, acho que eu daria, no mínimo, um murro nele. Enfim, cada um é cada um.

    ...às vezes as pessoas esforçam-se muito para construir algo e dão o que há de melhor nelas e vem um babaca qualquer e lança um monte de energia negativa em cima das fragilidades dessas pessoas, deixando-as desestimuladas e inseguras.... isso me deixa puto de raiva!

    Até mais! Até amanhã!

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  25. Ae, Fabiano.... blz??

    eu tinha uma locadora de filmes em VHS e fitas de SNES e MEGA-Drive (pois isso foi nos anos 90, rs)!!!

    não era fácil... o custo de manutenção era mto alto: e o mercado de VHS tava enfraquecendo devido à saturação das locadoras (tinha 1 em cada esquina da cidade)!!! fiquei num beco sem saída.... ou eu fechava a locadora, ou teria q PAGAR pra trabalhar (e qdo a gente chega nesse ponto, o melhor é partir pra outra e procurar algo completamente diferente pra fazer)!!!

    sobre críticas destruitivas... a natureza humana é assim mesmo. Eu já li alguns livros do Nietzsche (os q saíram em pocket) e ele q é o maior estudioso e entendedor do pensamento humano diz q é assim mesmo q a coisa funciona: pois o ser humano é destrutivo por natureza... e sempre tentará destruir algo pra se satisfazer ou diminuir alguém pra se sentir superior!!!

    é porisso q eu não me incomodo mesmo.... pois não tem como mudar a natureza de alguém. é aquela famosa sabedoria popular: "o q não tem remédio, remediado está".... ou: "não adianta dar murro em ponta de faca"!!! são 2 grandes verdades essas.

    Não digo q TODAS as pessoas são assim... mas a maioria é destrutiva sim - se não fosse, o mundo não estaria a ZONA q tá, né?? (pelo menos é como eu vejo as coisas - se afundando em horrores e misérias em cada canto do mundo)!!!

    valew!!!

    PS: Ah, se este mês tu receber as revistas Disney antecipadamente de novo... por favor, não esquece de postar o listão de histórias do zé carioca (tô mto curioso com essa ed. de halloween)!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  26. Bela coleção e artigo muito bem escrito e as dicas são bem relevantes.

    Ps: Não conhecia seu blog, gostei, vou vir aqui mais vezes.

    ResponderExcluir
  27. "Ps: Não conhecia seu blog, gostei, vou vir aqui mais vezes."


    Seja bem-vindo, João!!

    no máximo a cada 2 dias eu posto uma nova matéria ou atualização no ar (sobre gibis dos + variados tipos e raridades antigas ou novidades e notícias sobre lançamentos atuais)!!!

    valew!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi amigo Leo, demorei pois você deve saber o meu tempo está exíguo, nem no meu próprio blog eu tenho ido com frequencia. Então espero que você não fique chateado com minhas auxências, não é por mal é pura falta de tempo mesmo.

    Quero te dizer que adorei a sua coleção. Material de primeira e pelo jeito tem ali muita edição bastante cara, coisas com capa dura e tal. Um show mesmo. O teu blog está cada vez melhor, e como é bom ter um blog em que podes abordar qualquer assunto né? Eu vivo preso a conveniências que eu mesmo criei pois tenho dois blogs de quadrinhos e os dois são sobre Disney sendo que eu tenho uma outra grande paixão que são os quadrinhos de Calvin e Haroldo e eu tenho uma grande vontade de postar esse material, mas não posso fazer isso, pois os meus blogs Disney não comportam esse material. Qualquer dia desses vou criar um espaço lá no blog só prá isso hehehehehe

    Parabéns Leo, tua coleção é show, de verdade, muitas raridades e tudo muito bem conservado. Até breve amigo.

    ResponderExcluir
  29. Ae, Ludy.... blz??

    fica tranquilo q eu sei q o tempo anda corrido pra todo mundo mesmo (e vai ficar mais com a proximidade do fim do ano)...

    Eu mesmo não tenho conseguido atualizar este blog como eu gostaria (por mim, eu escreveria uma matéria daquelas bem extensas todos os dias, rs)... mas às vezes tenho q me limitar à matérias menores pra poder dar conta de outros afazeres e continuar atualizando o blog ao menos uma vez a cada 2 dias!!!

    mas legal q vc tenha curtido as fotos.... sei q tu tbm gosta de literatura, e viu como ficam bacanas esses pockets da l&pm na estante?? O formato de bolso e o baixo custo do investimento me motivaram a formar essa bibliotecazinha particular de clássicos da literatura!!!

    já esses encadernadões capa-dura saíram pesado no bolso... mas são coisas q eu compro meio q eventualmente (esses sim, eu seleciono pra comprar só o for a fina-flor da 9º arte, rs)!!!

    e sobre calvin... eu acho q seria uma ótima tu abrires um espaço (mesmo q semanal ou mensal) pra outros gêneros de qualdrinhos... não acho q iria descaracterizar o teu blog se de vez em qdo rolasse uma matéria asim - pois a Disney continuaria sendo a maioria.

    Lembre q até a comunidade Disney do orkut... tem um tópico pra assuntos gerais e gibis de outros gêneros. Acho q seria ótimo tu fazer algo assim, Ludy: nem q fosse uma coluna semanal ou mensal como eu disse.

    É de se pensar, né?? Seja como for, fica aí a sugestão, amigo!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  30. Dae, bro tem que comprar mais bonecos, quanto a coleção ,ta muito show, um dia ainda quero ter um movel assim pras minhas, abraço!

    ResponderExcluir
  31. "Dae, bro tem que comprar mais bonecos, quanto a coleção ,ta muito show, um dia ainda quero ter um movel assim pras minhas, abraço! "


    Ae, bróder... blz??

    pode deixar q minha idéia é investir mais em bonecos tbm (vou seguir teu conselho e me enturmar mais no fórum das figuaras, pra comprar alguns de barbada)!!!

    e essas estantes são ótimas... só q tenho q usar 3 delas, e em breve terei q arruamr espaço pra uma 4º, hehe!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  32. é bom guardar gibis dos anos 70 até actualmente naqueles sacos de plástico transparentes de supermercado?

    ResponderExcluir
  33. "é bom guardar gibis dos anos 70 até actualmente naqueles sacos de plástico transparentes de supermercado? "


    sim... mas desde q vc troque os plásticos de tempos em tempos (a cada 5 anos pelo menos) e tire os gibis dos plásticos no mínimo 1 vez por ano (pois eles precisam de "AR PURO" (pra não mofarem)!!!

    tenho gibis dos anos 70 q parecem recém saídos da gráfica (de tão novinhos q estão)!!!

    ResponderExcluir
  34. Oi Léo... Estava na net procurando mais dicas de catalogação de gibis e me deparei com essa matéria no seu blog.

    Estou no processo de catalogação dos meus. Ano passado comprei um programa (HQBox) de uns caras. Paguei R$ 21,00 pelo software com envio do CD do software incluso. Mas, além do programa (que eles me enviaram por e-mail) não ser compatível com o Windows 7 ou mesmo XP, os caras também não me enviaram o CD com o software como prometido. Ou seja, fui duplamente enganado e perdi R$ 21,00.

    Queria muito montar um catálogo no qual aparecesse a Capa da revista e informações ao lado. Mas depois até pensei... Mesmo que eu consiga um software que faça isso, e se um dia o programa ou o computador der "Pau"? Vou ter que catalogar tudo de novo??? Por que o Back-up desses programas não são confiáveis.

    Comecei então a catalogar no Excel mesmo (sem capa nem nada), e comecei a escanear as capas e montar um Power Point com elas. Mas ainda não é isso que eu queria... Mas pelo menos salvo o Excel e o Power point em dois outros lugares. De maneira que se eu perder um, tenho outros duas cópias da catalogação.

    Tentei começar catalogar no Guia dos Quadrinhos, mas... E se os caras sairem um dia do ar... Perdemos nossas coleções lá inserida? (Bom... Como vc percebeu sou meio neurótico com perda de dados... Não é mesmo? rsrs). Mas é um fato... Tenho medo de ter um trabalhão danado para fazer catalogação lá e perder depois.

    Estou nesse dilema. O que vc acha? Quando vc falou que catalogou lá no "Guia" eu me animei de voltar lá.

    Abcs. Marcelo.

    ResponderExcluir
  35. "Estou nesse dilema. O que vc acha? Quando vc falou que catalogou lá no "Guia" eu me animei de voltar lá."


    Olha, Marcelo... eu desisti de atualizar minha coleção no "Guia" tbm!!!

    além de não ter todas as capas q eu precisaria pra manter o controle ideal, tbm achei ridículo usarem "Marca d'água" nas capas (pois eu q gosto de salvar capas no meu HD acho uma merda essas marcas estragando a imagem das capas)!!!

    assim, desisti do guia... e devo até encerrar meu cadastro lá (já q ao menos pra mim, perdeu a utilidade q tinha)!!!

    vou ficar sem catalogar nada mesmo... azar, vou é dar um jeito de organizar minha coleção de forma q eu possa consultar as revistas na estante (q estão bem bagunçadas e fora de ordem atualmente)!!

    porém.... lembro q um amigo meu usa um aplicativo (GRATUITO) q cataloga gibis (sendo q a capa vc tem q procurar na net, mas isso é facil achar). Vou perguntar pra ele q programa é, e qq novidade te aviso, blz:??

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  36. Ok Léo... Valeu.

    Qquer coisa que eu resolva eu te falo também.

    Abc. Marcelo.

    ResponderExcluir
  37. Vitor(Vihuci)03/10/2012, 15:16

    Guardo os gibis todos deitados e em sacos plásticos
    (aqueles de supermercados para pesar frutas e legumes).
    Mas quando me pego sem,faço um malabarismo no supermercado:
    arranco um monte direto do rolo e misturo com as compras.
    Na hora de passar as compras nos caixas,já me perguntaram o porquê estou levando os sacos:
    "É que eu preciso para trabalho escolar".

    ResponderExcluir
  38. o Leo, é o HUGO do rio.......lendo esse post lembrei que estava relendo meu CONAN O DESTRUIDOR, adaptação oficial do filme, que meu véio pai comprou em 1985 e ajudou a estragar muito com o tempo

    sabe, na epoca a ed.abril alardeou um POSTER do swarza cimerio, mas ele na verdade é a propria capa que serviu de molde, ou seja, pra pendurar o dito voce tinha de rasgar a revista. Aí ficava desencapada, se lembra a especie de PADRÃO GLOBAL que ela fazia ???????? kkkkkkkkkkkkkkkk era só pra eles

    mas amigo, é uma adaptação fuleira mesmo, na cena inicial quando o conan- no filme- massacra uns 8 acho, na hq se resumiu a UM, UM, que surge de ladinho assim Unnnnnghhhhhhhhhhhhhhh -k-
    deu

    e havia a cena incrivel que o scharza faz um malabarismo de espadas num confronto com um guerreiro , lembra ? no meio do filme, um pega pau- ou espada com um da tropa de elite da rainha

    pois na HQ o conan simplesmente quebra o pescoço do cara, é sem nada mesmo, nem lutinha, faz que nem galinha....... o cara faz uuuuuuuunnnnggggggggg- k- e morre

    creio que tiveram acesso aos roteiros originais pois na grapicnovel do azothe o monstro original era alado, e isso foi preservado, ele está lá de asas.
    Mérito

    tá todo mofado, com durex a revista mas guardo com carinho, pois foi a primeira de conan que eu comprei


    Favor comentar o máximo

    ResponderExcluir
  39. "o Leo, é o HUGO do rio.......lendo esse post lembrei que estava relendo meu CONAN O DESTRUIDOR"



    E aí, Hugo... tdo tranquilo???

    essa ed. do "Destruidor" eu nunca li, pois mesmo sendo fã do universo de Conan, confesso q não curto mto essas adaptações de filmes (parece q todas q já li sempre são feitas nas coxas, rs).

    eu tinha a adaptação do 1º filme... q pelo q li no seu relato acima, se assemelha em mto com a adaptação desse 2º: ou seja, ambas são bem LIGHT e com todas as cenas de violência amenizadas (o q eu não entendo, já q os filmes são pra maiores e os gibis do Conan em geral costumam ser beeeeeeem mais violentos até q os filmes)!!!

    sinceramente, não acho q eles deveriam apresentar essas adaptações toscas como se fossem pra filmes de "Sessão da Tarde"... o 1º era assim tbm: cortaram TODAS as cenas com sangue no gibi e a decaptação final do vilão era mostrada apenas através de "sombras"!!!

    o 2º filme já era bem + leve q o 1º... e ainda me fazem uma adaptação + leve q o filme?? haha, sem condições, né??

    mas entendo q pelo valor sentimental, a gente deva preservar certas coisas nas nossas coleções.... tbm tenho vários gibis das antigas guardados por terem sido os primeiros e me trazerem boas lembranças dos anos 70 (mesmo q relendo eles hj eu os ache meio fraquinhos)!!!

    mas uma coisa eu te digo, amigo... mesmo sem ter lido essa adaptação do "DESTRUIDOR": eu DUVIDO q ela seja PIOR q a adaptação desse NOVO filme do Conan q saiu ano passado (meu, q coisa horrenda q foi aquilo, rs - tanto o filme novo qto sua adaptação pro gibi)!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  40. sabe, essas coisas de adaptaçoes oficiais do filme surgiram é com aquele filme do batman de 1989, do tin burton..... por que essas do buscema não tinha nada a ver, a cara do conan não era a do scharza, nem a dos outros personagens, as cenas eram todas sem o roteiro original

    mas com o batman, aí voce vê direitinho as feiçoes do nicholson, do batman de 'beiçinho' do keaton, a kim basinger... sabe , cara, achei até uma versão em inglês lançada pro brasil, a abril deve ter se usado na epoca o surto de cursos de inglês, tipo fisk, ciee....Era cara pra epoca, lembra, hiperinflação, é , Leo; achei duas, uma em portugues- se alguem comprasse a primeira QUEM iria saber da em ingles ?

    nos anos 90 fizeram uma do Justiceiro, tipo as cenas do filme mesmo....boa, depois fizeram a do batman returns, PERFEITA aos originais do filme, era realmente o filme em quadrinhos
    a mulher gato aparecia com um bundão.........


    o buscema FUDEU, não sei como, logo ele, os DOIS filmes do conan

    e, voltando, nossssa, como aquela mulher gato era gostosa, hem, tinha umas coxas.....claro que tinha enchimento como o proprio batman, mas eu vi no cinema aos 15 anos e tirei umas duas bronhas !

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  41. "depois fizeram a do batman returns, PERFEITA aos originais do filme"


    Opa... essa eu perdi (nem sabia q tinham feito)!!!

    putz, e agora q perdi meu cadastro no DC++ nem sei ond eeu poderia achar essa do Batman Returns pra baixar!! Mas já anotei a dica e vou procurar sim: quero conferir essa, rs!!

    Ah, e lembrei de uma adaptação péssima agora... talvez a PIOR de todas:

    "ROBOCOP" 1

    cara, essa foi escrota demais... já li gibis Disney + violentos q essa adaptação. Sabe aquele tiro q o Robocop dá no saco de um marginal q ia violentar uma mulher? pois é, no gibi o tiro pega no OMBRO do cara (e nem sai sangue nem nada)!!!

    não me pergunte pq... mas parece até q fazem por gosto: eles se esforçam pra fazer sempre péssimas adaptações!!!

    de todas q eu li, acho q a do 1º Batman é a melhor mesmo... essa é a única das q eu li q eu posso dizer q é no mínimo BOA!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. e ai leo beleza ,muito foda sua coleção de hqs e dvds não tenho muitos igual vc mais pretendo ter . quero saber se vc tem algum HQ do JUIZ DREDD pq infezlimente não existe muita coisa publicada desse personagem no brasil , flw .

    ResponderExcluir
  43. "quero saber se vc tem algum HQ do JUIZ DREDD"


    E aí, nerd... blz??

    saiu pouca coisa do Juíz Dredd aqui no brasil memso, mas tenho várias das q saíram:

    -Os Juízes do Apocalipse (encadernado da pandora)

    -Os Punhos de Stan Lee (encadernado)

    -Juíz Vs. Lobo

    -Juíz Vs. Predador

    -Juíz Vs. Aliens


    e teve 3 mini-séries dele com o Batman tbm (mas essas eu não tenho)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  44. e ai LEO blz ? diferente de vc a minha coleção de HQs fica numa caixa grande de plastico q tem uma tampa de plastico , meus hqs é protegido com as imbalagens para HQs e tambem os meus HQs ficam em pé , queria saber se vc acha q dentro desta caixa de plastico tampado , a minha col~eção está segura ?

    ResponderExcluir
  45. "queria saber se vc acha q dentro desta caixa de plastico tampado , a minha col~eção está segura ?"


    Olha, o fato da coleção estar tampada aumenta o risco de mofo...

    locais fechados (caixas, roupeiros, estantes com portas): fatalmente irão desenvolver o mofo já q o ar não circula por eles!!!

    é arriscado... pois depois de mofar, não tem mais volta: o gibi fica destruído pelo mofo!!!

    eu sei pq já perdi vários assim, rs... e agora deixo a coleção em locais arejados e tiro dos plásticos de tempos em tempos tbm!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  46. Salve Leo, muito bacana sua matéria e que colecção vc tem aí hein?
    Bom meu problema maior no quesito conservar HQ é justamente com a ferrugem dos grampos, li em vários lugares que é recomendado retirar os grampos e substitui-los por linha de algodão mas não explicam como exatamente é feito esse procedimento(tenho medo de danificar a HQ durante o procedimento rsrs)vc teria uma dica detalhada sobre como fazer ou tem uma outra opinião em relação a retirada dos grampos?
    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "tem uma outra opinião em relação a retirada dos grampos?"


    Sim, eu tenho uma opinião bastante discutível (dúbia) com relação aos grampos... pois concordo com os q defendem a retirada deles pra evitar q a ferrugem danifique as revistas... PORÉM, sou da política de q se um gibi der mto trabalho pra manutenção: é melhor não tê-lo na estante!!!

    e acredite, amigo: retirar os grampos de um gibi é uma tarefa bastante sacal e q exige MUITA paciência, rs... eu (pessoalmente falando) não teria paciência pra isso: e jamais retiro os grampos dos meus gibis (mesmo q enferrujem). Mas caso vc resolva fazer isso: recomendo uma espátula pra retirada dos grampos!!! o procedimento é manual mesmo... vc usa a espátula pra abrir os grampos no miolo do gibi e os retira um por um (mas essa é a parte fácil: PIOR é colocar tudo de volta depois, rs)!!!

    resumindo o meu ponto de vista... colecionar gibis (pra mim) é um prazer, um hobby: mas no momento q se tornar um transtorno, uma incomodação, e der mto trabalho: aí a coisa toda deixa de se tornar algo q até então vinha sendo agradável!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  48. "vc usa a espátula pra abrir os grampos no miolo do gibi e os retira um por um (mas essa é a parte fácil: PIOR é colocar tudo de volta depois, rs)!!!"

    Acho que a retirada não deve ser tão complexa, me refiro a colocar essa "linha de algodão" no lugar dos grampos...porque realmente a ferrugem estraga as folhas...
    Vlw!

    ResponderExcluir
  49. "me refiro a colocar essa "linha de algodão" no lugar dos grampos..."


    Pois é como eu disse... tenho amigos colecionadores q fazem isso, mas ainda é um processo q exige paciência pra ser feito!!!

    se vc tiver paciência e tempo/disposição pra fazer isso... eu tbm recomendo a retirada dos grampos!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  50. Ooook, estou surpresa com a cautela utilizada para o armazenamento dos gibis... depois de ver tua organização estou com vergonha da maneira como os meus gibis estão... resumindo: caos total (o que não deixa de combinar um pouco comigo). Gostei das dicas, vou ver aqui o que fazer ainda, pelo menos me deu umas ideias... e adorei a dica de site para catalogar os gibis, procurei e vou fazer meu cadastro. Thanks!!

    ResponderExcluir
  51. "e adorei a dica de site para catalogar os gibis, procurei e vou fazer meu cadastro. Thanks!!"


    Valeu por ter curtido esta postagem, Nanda... e pelo menos pra catalogar os gibis da Disney, o melhor é o site do INDUCKS mesmo (neste LINK): http://coa.inducks.org/index.php

    cada gibi da Disney q eu compro, eu atualizo na minha coleção virtual do "Inducks"... assim, sempre q eu precisar consultar onde saiu determinada história ou quantas histórias eu tenho de cada artista: só faço o login no site e facilita a pesquisa!!!

    mas a minha coleção até q tá meio bagunçada tbm.... pois eu coloco às vezes mais de um gibi no mesmo plástico: e os gêneros estão todos fora de ordem na estante: tem Disney misturado até com os gibis do Tex e formatinhos da Marvel, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. Bela coleção... Os critérios são diferentes dos meus mas acredito que o objetivo principal de cada coleção é agradar unicamente o dono (se não, não vejo motivo pra ela existir)

    A minha

    http://pipocaenanquim.com.br/destaques/minha-estante-54-gustavo-basso/

    ResponderExcluir
  53. "Ah,eu numerei as lombadas da minha... Agora ficou otimo guarda-las"


    É uma ótima ideia mesmo, gustavo....

    eu tbm pretendo comprar etiquetas adesivas pra numerar a lombada dos "Disney BIG" (mas vou colar a etiqueta no plástico q eu uso pra embalar cada edição)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  54. "Bela coleção... Os critérios são diferentes dos meus mas acredito que o objetivo principal de cada coleção é agradar unicamente o dono (se não, não vejo motivo pra ela existir)"


    Concordo plenamente, gustavo.... penso q cada coleção reflete a identidade pessoal e os gostos de cada leitor, é bem nessas mesmo!!!

    eu tbm vi as fotos da sua coleção e achei fantástica.... vários ítens me chamaram atenção, entre eles:

    -Odissey (esse foi meu 1º vídeo-game e tenho ótimas lembranças desse console: "Sr. das Trevas", "Didi na Mina Encantada", "Tartarugas", etc!!!

    -"Viagem à Tulum": essa é uma tremenda raridade... sempre quiser ler essa HQ do Manara!!!

    -"Cinquentenário Disney": outra espetacular edição q eu gostaria mto de ter impressa (mas tenho ela em scans - pra quebrar o galho, rs)!!!

    Parabéns pela coleção... é show de bola mesmo!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  55. Obrigado,
    Essa do Manara merecia uma republicação. Afinal são duas lendas italianas reunidas.

    ResponderExcluir
  56. "Essa do Manara merecia uma republicação. Afinal são duas lendas italianas reunidas."


    Verdade.... mas ainda tenho esperança q republiquem essa, pois sempre tem editoras lançando e relançando material do Manara aqui no Brasil (deve ser o artista italiano mais publicado por aqui: tirando os artistas do Tex, é claro, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. "Se me permite, vou desenterrar esse post, para te fazer algumas perguntas:"


    Oi, João.... tdo bem?

    Fique à vontade.... Aliás, vc até me deu uma ideia de refazer este post com novas fotos e dicas de conservação (já q este foi um dos 1º posts aqui do blog, bem q tá precisando de um "remake", rs)!!!

    Sobre as tuas dúvidas....

    Plásticos específicos costumam ser vendidos em comic-shops.... mas eu prefiro comprar no "Mercado Público" daqui (numa lojinha especializada em plásticos variados e artigos pra festas de aniversário e tal). É q sai mais barato e compro em tamanhos mto diversos... até pq, é difícil encontrar um plástico q seja específico pra um determinado encadernado: Se o gibi tiver uma quantidade maior de pág. e capa-dura (Justiça, Sandman, Terra X) já não caberá num plástico feito pra encadernados comuns!!!

    o mesmo problema tem em relação ao formato.... aqui no Brasil temos mtos formatos pra gibis (formatinho, americano, paraguayo, magazine, etc). Acho q esse sistema q vc procura de plásticos não funciona pro nosso mercado nacional.... Já nos EUA, eles lidam com o mesmo formato em quase tudo!!!

    As perguntas 2 e 3.... essas eu não sei te responder, pois não conheço os plásticos importados e nunca ouvi os termos q vc mencionou no final!!! Mas acho q vc poderia se dar melhor pesquisando nesses mercadões q vendem plásticos (q nem eu sugeri)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. Leo , guardo as minhas Hqs em caixa de papelão sera que isso afetaria elas de algum modo?

    ResponderExcluir
  60. "guardo as minhas Hqs em caixa de papelão sera que isso afetaria elas de algum modo?"


    Oi, Artur.... depende: se tem mta umidade aí onde vc mora, SIM: o risco do mofo destruir suas revistas aumenta se elas estiverem numa caixa (e sem ventilação)!!!

    As caixas tbm facilitam pras traças e cupins se proliferarem.... Assim, é melhor vc ter cuidado então, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. Qual melhor forma voce me indicaria para armazenar? sem ser a estante?

    Obrigado pela dica :)

    Abs !!

    ResponderExcluir
  62. "Qual melhor forma voce me indicaria para armazenar? sem ser a estante?"


    Bem eu só conheço os 2 tipos: estante ou caixas....

    o + recomendável é estante (ou prateleiras de parede - q sejam abertas: pra coleção ventilar).... mas SE não for possível ser assim, então o jeito é continuar com as caixas ou aqueles armazenadores de plástico q vendem no supermercado: o importante é q entre AR na coleção (pra não mofar): mantenha as caixas então, mas ao menos tire as revistas delas de vez em qdo pra ventilarem, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. Oi Léo. Algumas de minhas bibliotecas históricas marvel colaram algumas páginas umas nas outras, e quando fui olhar tive que até rasgar uns pedaços pra poder desgrudá-las. Isso não aconteceu em todas, acho que só nas de miolo mais fino. Vc tem alguma dica pra isso não ocorrer? Estão em sacos plásticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí.... blz?

      Isso ocorre em parte pelo mofo mesmo.... e a dica pra evitar isso é a mesma pro mofo em geral: tirar as ed. do plástico de tempos em tempos (pro papel "respirar"). e ao fazer isso folhear a edição de preferência (as pág. grudam pq se forma uma crosta de mofo entre elas)!!!

      Abs!

      Excluir
  64. Olá Leo. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Estou a pouco tempo neste mundo dos quadrinhos e tenho que dizer que seu blog está se tornando uma referência para mim.

    Vou avisar que vai ser um comentário longo, e me desculpe por desenterrar uma postagem antiga rsrsrs

    Sempre gostei desse mundo na verdade, mas recém a pouco tempo é que estou conseguindo "consumir" ele. Estou começando a comprar vários itens que me interessam, e estou usando seu blog para ver o que realmente vale a pena, principalmente em relação ao Aranha, X-Men e Lanterna Verde.

    Pelo que entendi você é de POA certo ? Legal saber disso, também sou do RS, do interior.

    Bom, com relação a este post onde estou comentando, gostaria de saber se você tem ideia de fazer uma atualização dele, com fotos mais atuais e mais dicas. Estou tentando organizar os itens que possuo, afinal eles competem com outros itens como mangás, livros, games, TCG, enfim, muita coisa, e o espaço não é dos maiores. Estou planejando colocar tudo na vertical, pois com outras revistas já estou tendo problema de envergar algumas edições.
    Você acha interessante usar um "suporte" em papel grosso ou papelão para as edições menores ? Comprei algumas edições antigas e as recebi assim, com um suporte junto dentro do plástico, achei uma boa ideia para deixar elas mais firmes.
    Gostaria de deixar elas em local sempre arejado, mas perto da minha casa estão com muitas construções, o pó está insuportável, então de momento estou deixando em estante fechada e abrindo de vez em quando, sempre me preocupo com pó e umidade, malditos inimigos rsrsrs
    Tenho alguns itens naquelas caixas plásticas, praticamente vedadas, sem entrar ar, depois de ler bastante acho que vou fazer furo nelas pra circular ao menos um pouco de ar.

    Quanto as Graphic e edições maiores tipo encadernados, você acha que teria menos problema se comparando as menores com grampo, para deixar na horizontal ? Tenho a impressão de que essas sofreriam menos com o problema de envergar.

    Você não usa aquelas estantes aéreas ? Como tenho pouco espaço e pretendo adquirir outros itens, pensei em colocar uns aéreos, mas tenho medo de não suportarem o peso.

    Outra coisa, MDF é o material mais adequado pensando em uma casa com paredes úmidas ?

    Finalizando (ufa), queria sentir aquela nostalgia novamente de ir na banca e comprar as edições lá, acompanhar todo mês, mas aqui na minha cidade isso tá muito complicado, só tem 1 (!) banca, e muitas vezes não vem os itens que procuro, e quando vem é 2 meses atrasado, então estou encomendando da internet mesmo.
    Comprei o Aranha Superior 1 e X-Men 1 da Marvel Now, gostei dos X-Men, mas do Aranha não muito.
    Quais sites recomenda para compras ? E quais títulos que estão saindo recomenda ?
    Penso em largar o Aranha e continuar acompanhando X-Men, mas também queria sugestões de sagas e edições antigas para garimpar, pensando que eu estou iniciando mesmo neste mundo. Apesar de conhecer heróis e estar situado nos universos Marvel e DC, queria saber quais as melhores histórias para buscar e entender melhor tudo que já aconteceu.

    Bom, chega né ! rsrsrs
    Desculpa o comentário gigante (são muitas dúvidas mesmo), e de novo parabéns pelo trabalho !

    Abração !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí..... blz? Obrigado por estar curtindo a acompanhando o blog, e valeu tbm pela participação: não se preocupe q aqui eu gosto de comentários extensos e tbm não sou de economizar em palavras, rs!

      Eu sou aqui de POA sim, e te confesso q mesmo aqui na capital, ainda existem dificuldades em se conseguir certos gibis (o q salva aqui é uma loja especializada só em gibis: Tutatis... mas mesmo ela tem suas limitações e não recebe tudo q sai). Pra compras virtuais eu te recomendo a "Liga HQ" (q tem sido a mais usada pelos leitores do blog) e tbm os sites de grandes livrarias (Cultura, Saraiva, Fnac): sempre procurando os melhores preços pelo "Buscapé" (q te indica as ed. em oferta)!

      Pretendo atualizar esta postagem aqui sim.... pois ela foi uma das primeiras aqui do blog e minha coleção aumentou bastante de lá pra cá. Mas antes, vou ver se consigo uma 4º estante pra expor melhor as revistas: só essas 3 aí: já não dão mais conta e tô com mtas ed. amontoadas até eu comprar uma nova. O melhor é em MDF mesmo, não só pela questão da umidade, mas tbm pra evitar cupins. e gostei da sua dica do "suporte" pras edições não "entortarem" na vertical (boa sacada mesmo)!

      Por enquanto não penso em outros tipos de estantes.... e vou seguir o padrão dessas 3 q eu tenho (5 andares, MDF, abertas): é importante deixar o ar circular sempre (o mofo é o pior inimigo dos gibis - depois dos cupins e traças)!

      Por fim.... eu só recomendo encadernados com sagas fechadas (já abandonei as revistas mensais). Sei q pode demorar pra sair o material q vc pode estar querendo ler, mas eu prefiro esperar uns anos e comprar depois tudo encadernado mesmo: Já aprendi q tudo aquilo q for realmente BOM será encadernado depois (e mesmo q não seja, eu parto pros TPs importados em último caso)! E pra entender melhor o universo marvel: Busque sempre os clássicos (essas "Coleções Históricas" são a melhor opção pra trazer o melhor da fase boa da marvel por um custo acessível)!

      Abs!

      Excluir
    2. E aí Leo, obrigado pelas respostas.

      Então, outra coisa que me esqueci, com relação a usados, você indica algum site ou mesmo algum local aqui no RS, algum sebo ou algo parecido ?

      Estou tentando me focar, mas como perdi muita coisa em todo esse tempo tô perdidão no que comprar rsrs
      Tô tentando focar no Lanterna, Flash, Aranha e X-Men, mas tem coisas meio que essenciais que não consigo achar (por um bom preço), como a Saga do Apocalipse Vol. 1.

      Alguma sugestão de sagas e encadernados desses personagens citados ?
      Estou dando uma lida nas suas resenhas pra ver o que tem de mais interessante de cada um pra ir pegando.

      Entrei no site da Liga, parece ser bem interessante esse sistema de pontos, vou ver se o frete não é muito caro e vou começar a comprar deles mesmo, comprava da Comix, mas ultimamente o atendimento tá deixando a desejar.

      E de novo as estantes rsrs
      Acho que vou mandar fazer uma sob medida por causa do meu espaço.
      As prateleiras (cada um dos andares), tu sugere alguma medida ?
      Tô pensando em pegar meus encadernados maiores e medir e deixar uma folga pra cima e pro fundo por essa questão de "respirar".
      As tuas foram feitas sob medida ?

      Mais uma vez brigadão e parabéns, não só pelo trabalho do blog, mas pela atenção com os leitores !

      Abraço !

      Excluir
  65. "você indica algum site ou mesmo algum local aqui no RS, algum sebo ou algo parecido ?"


    E aí.... blz?

    Infelizmente vc teve azar qto aos sebos.... pois os melhores q já tivemos aqui em POA fecharam há anos atrás (o melhor deles se chamava "Rarities" e foi onde eu completei coleções mto raras da Ebal, Bloch, RGE e Abril). Hj em dia só sobrou uns sebos mais populares no centro da capital: "Só Ler" e "Beco dos Livros" (são 2 redes de sebos com várias filiais no centro): mas se encontra pouca coisa boa (vale uma olhada ao menos)!

    Sobre esses personagens q são o seu foco.... eu recomendo mesmo as "Coleções Históricas" (Aranha e XM). E demais encadernados de fases clássicas q forem saindo (o melhor é sempre acompanhar os "Reviews" e "Notícias" aqui do blog q eu costumo indicar os melhores e piores do mês: da forma mais imparcial possível, rs). A Salvat já confirmou tbm "A Fênix Negra" (melhor saga dos XM) pra daqui há 2 meses (não vá perder)! Do "Lanterna" e "Flash" faz tempo q não sai nada de bom (só esperando novos lançamentos com eles agora)!

    qto às minhas estantes.... não foi sob medida não: mas tive sorte pq o formato delas (altura/profundidade) cabe certinho os maiores encadernados q eu tenho. Tem q ter uma folga na altura pro ar circular (as minhas medem 32 cm de altura)! Mas tá difícil achar uma nova estante nessas medidas (pra padronizar com as q eu já tenho)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  66. Ola estou pensando em emoldurar algumas revistas da minha coração para decorar o quarto dos meus filhos, mas estou com medo da danificar .

    Alguém sabe como fazer isso com segurança, como evitar que as paginas colem e principalmente evitar que a capa cole no vidro da moldura ?

    Agradeço qualquer ajuda.

    Lauro
    posicaosul@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lauro.... Tdo bem?

      Eu acho meio arriscado fazer isso sem danificar (com o tempo) as revistas.... Continuo ressaltando q é importante o papel ter alguma ventilação de tempos em tempos (pra evitar o mofo)!

      Uma ideia, q de repente seria bom vc pensar melhor.... é tirar xerox colorido das capas dos gibis e mandar emoldurar as imagens (só uma sugestão)!

      Abs!

      Excluir
  67. Também sou adepto do saco plástico, apesar de vários sites dizendo que isso prejudica mais do que ajuda '-'-
    Pergunta: o saco plástico ajudou seus livros a não amarelarem? Porque uso só há alguns meses e acho que retarda esse processo kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Eu tbm já li várias dicas e comentários de outros colecionadores (aqui mesmo no blog e em outros sites) q são contra e não recomendam os sacos plásticos... Mas continuo não abrindo mão deles, já q protegem melhor as revistas de insetos e tbm da poeira (q deixa uma crosta escura de pó na parte de cima das revistas)!

      Qto ao amarelamento das pág... não sei se é o plástico q evita isso, mas as minhas não amarelam de jeito nenhum pq nunca as exponho à luz solar (nem mesmo à luminosidade do dia)!

      Abs!

      Excluir
  68. Bela coleção ! Qualquer revista dessas custa no Mercado Livre uma fortuna, no mínimo uns duzentos reais cada uma dependendo da raridade...kkk ando assistindo muito Trato Feito no History !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse botar à venda minha coleção, acho q eu pagaria todas as minhas dívidas e contas por um bom tempo, hehe...

      Só o material (extremamente bem conservado) da EBAL, RGE, e Abril... já renderia uma bela graninha! Mas nerd é fóda: pois tem coisa q eu não vendo de jeito nenhum por apego "vermístico", rs!

      Abs!

      Excluir
  69. Saudações, LEO! Sua coleção "é coisa de outro mundo"! Sensacional mesmo! Minha coleção equivale a 10% da sua! Ainda não enfrento esse problema da falta de espaço! Embora seja ligado nesse mundo dos quadrinhos desde a infância e adolescência, comecei a colecionar quadrinhos depois de velho, pois minha juventude foi dedicada aos estudos e preparação para concursos públicos! Atualmente, depois de estar firmado no serviço público, comecei a realizar meu antigo sonho de fazer uma boa coleção de quadrinhos!
    Olha, não se desfaça jamais das suas HQs antigas (EBAL, BLOCH, RGE e ABRIL), mesmo adquirindo novas republicações! Penso que as HQs antigas possuem um valor histórico incalculável, tendo em vista que são publicações de uma época que não mais existe, sendo expressões desse passado distante! Enfim, São raridades do túnel do tempo que devem ser muito bem preservadas! Força sempre! Ronilson Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ronilson... blz?

      Hahaha: essa veio direto do "Túnel do Tempo", rs... Pois foi uma das primeiras postagens q fiz aqui pro blog (em 2011)! Já se passaram 6 ANOS desde então e a minha situação de falta de espaço em casa q já era grave, ficou agora insustentável!

      Além de 4 estantes lotadas de gibis (na época desta postagem eram apenas 3), o espaço acabou e comecei a empilhar minhas últimas aquisições num canto do quarto: até levantar grana suficiente pra reformar o apê e mandar fazer móveis sob medida (aproveitando melhor o espaço do quarto até o TETO)!

      Infelizmente, na minha atual circunstância, não tenho outra opção a não ser me livrar do material antigo (EBAL, Bloch, RGE, e Abril) q for repetido em encadernados recentes de material clássico. Pois não tem lugar pra TODOS na estante e pra cada gibi novo q entrar na coleção, outros terão q sair, rs!

      Abs!

      Excluir
  70. Qual o melhor plástico para guardar HQs de capa dura? Ele tem nome específico? Tenho uma ótima coleção de HQs e gostaria de deixar elas como novas por uns aninhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda... Tdo bem?

      O plástico mais adequado pra capa-dura não tem um nome específico, mas é de uma gramatura média ou alta (mais grosso: Não pode ser aquele plástico fininho de embalar frutas e legumes, q rasga fácil e pode grudar na capa do encadernado). Esse plástico bom de maior gramatura se encontra geralmente em casas de material de escritório (tipo a loja "Kalunga") e normalmente é usado pra arquivos de escritório. Só tem q ver a medida certinha pra caberem os encadernados!

      Abs!

      Excluir
  71. Aguardando o comentário sobre as raridades.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Scant... blz?

      Eu vou ter q refazer toda esta matéria de novo... Pois meu escritório (o quarto da coleção) foi 100% reformado e agora tenho um móvel único sob medida pros gibis e bonecos (ocupando toda a parede)!

      Vou ser se nas férias consigo arrumar a bagunça toda pra ficar bem nas fotos, kkk...

      Abs!

      Excluir
  72. Boa noite, Leo!!

    O modo de guardar minha coleção foi por conta deste post. O vi pela primeira vez em 2013.
    Guardo também em sacos plásticos, mas não todos.
    Voltei aqui neste post pq estou chateado, hehehe.
    Alguns formatinhos que deixei em caixas de papelão estão com as capas um pouco ásperas e tem manchas amarelas nas bordas. São formatinhos Disney e Turma da Mônica. Infelizmente fazia um bom tempo que não as tirava para respirar. Será que é o fim deles?
    Parte o coração!!
    Existe alguma solução?
    Tem problema guardar de volta no plástico alguns encadernados depois de levemente ondulados devido à umidade? Lembro que depois que li A Fenix Negra da Salvat, ao guardar de volta no saco, notei que estava ondulada em uma noite que estava lendo no quarto! E era novinha!!
    Apareceu também um "casca" marrom no meu capa dura O Nascimento de Venom também da Salvat. Ela também é novinha, mas apareceu essa pequena casca (é um ponto pequeno na borda na parte de baixo do miolo). Essa casca tinha um relevinho (nojo!), tirei com um papel mas deixou a marca. Mas o restante da revista está bem branquinha de nova! Mas com esse maldito ponto marrom. É fungo né?
    Troquei de todas as revistas os sacos plásticos. Estava tirando de tempos em tempos para respirar, mas dessa vez demorei demais...
    Estou com receio sobre meus formatinhos.
    Queria perguntar a respeito de action figures também: algumas deixo em caixas plasútil (caixas organizadoras). Ali podem pegar mofo também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Dark Night... blz?

      Obrigado por ter curtido esta postagem e seguido algumas das dicas de conservação (q eu tbm utilizo e mantenho na minha coleção pessoal até hj)!

      Mas, infelizmente, é como eu disse na postagem: O gibi precisa "RESPIRAR" de tempos em tempos... e essa dica já havia me sido repassada por um grande colecionador das antigas (de quem comprei boa parte do meu acervo ainda nos anos 90). Sei q é chato e trabalhoso retirar os gibis do plástico (eu mesmo, nem sempre consigo tempo pra fazer isso na minha rotina do dia-a-dia), mas é fundamental uma "troca de ares" nas revistas q estão ensacadas!

      Acho q o erro aí foi ter guardado as revistas em caixa (algo q eu nunca recomendo)... da mesma forma q em armários fechados ou quartos sem circulação de ar (tem q abrir as janelas de vez em qdo tbm). A importância do plástico pra conservação é evitar q insetos destruam o papel ou fiquem perambulando pelas revistas, além de evitar q a poeira se aglomere de forma a tbm criar uma crosta de sujeira. Mas o plástico tem esse problema de ter q ser trocado de tempos em tempos ou te dar o trabalho de tirar os gibis pra "respiração" eventual!

      Depois de acontecido (a demora na renovação de "AR" pro papel e consequente surgimento de mofo, manchas, e fungos - sim, a umidade pode ajudar a criar fungos ou algo semelhante) é irremediável: nunca descobri uma forma de "salvar" aquilo q já foi contaminado (vão ficar "sequelas", hehe: marcas e manchas). Já tentei até raspar o mofo com uma lâmina de estilete (usada de lado e com mto cuidado). Ela até raspa o mofo e crostas, mas ficam os arranhões da lâmina no papel. Seja como for, é melhor do q deixar mofado (pra não ter q botar fora a revista)!

      Qto aos bonecos (não gosto do termo em inglês, rs)... Sim, lamentavelmente, o processo é o mesmo: Se ficarem mto tempo fechados nas caixas ou blisters: correm o risco de mofarem ou grudar a tinta da peça no plástico mais rígido das embalagens. Eu faço a mesma coisa com os meus bonecos: tiro das caixas pelo menos 1 vez por ano, ou uso um pincel pra tirar o pó nas miniaturas q ficam expostas (mesmo com portas de vidro na cristaleira)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...