22/08/2011

MORGAN: o PRESIDIÁRIO....

De vez em qdo eu irei trazer pra cá alguns gibis obscuros e marginais.... mas de excelente qualidade!!!

Hj eu tava relendo essa ed. de "Aventura & Ficção" (saudosa revista dos anos 80 repleta de material alternativo e bastante diversificado: com autores e desenhistas de todos os 4 cantos do mundo):

E tive vontade de falar um pouco sobre esse enigmático personagem q estampa a capa da revista acima: "MORGAN - o PRESIDIÁRIO".....

Criado nos anos 80 pelos espanhóis Segura & Ortiz.... Morgan é um ex-policial q foi parar atrás das grades por ter feito justiça com as próprias mãos ao defender uma pessoa inocente ameaçada por gângsters. Seu ato de heroísmo lhe custou a prisão perpétua e tbm uma bala no peito na altura do coração (q pode deslocar-se a qq momento tirando-lhe a vida, caso ele faça mto excesso físico: o q é inevitável vivendo na prisão e com vários bandidos q ele prendeu querendo vingança contra ele)!!!

Mas mesmo de dentro do presídio Morgan ajuda a solucionar e resolver casos complicados. As histórias giram em torno da vida na prisão.... e de como as pessoas vão parar lá (alguns são inocentes, outros são culpados, e outros simplesmente tiveram mto azar e se deixaram levar por atos inconsequentes q os fizeram cometer crimes de forma impulsiva e passional). Morgan acaba conhecendo a vida e as tragédias de diversas pessoas q foram parar lá onde ele agora tbm vive.... um presídio cruel e desumano q retrata as dificuldades da vida carcerária em todos os níveis imagináveis e inimagináveis!!!

Rebeliões, tentativas de fuga, brigas de gangues, acertos de contas.... esse é o mundo de Morgan.... q luta contra tudo isso ao mesmo tempo em q sabe q sua vida está por um fio (seja pela bala q carrega no peito, seja pelos perigos e ameaças diárias com q convive)!!! Publicado aqui no Brasil em diversas revistas: Circo, Aventura & Ficção, Canalha.... Morgan se mostrou uma série com roteiros curtos (no máximo com 10 pág por história) mas todos inteligentes e surpreendentes (sempre com finais impactantes e inesperados)!!! Infelizmente a série não saiu completa aqui, mas recomendo pra quem quiser um gibi alternativo de altíssima qualidade: q procure nos sebos as seguintes ed: "A&F" nº 17, 18 e 20... e "Canalha" nº 1 a 3!!!

Até+

4 comentários:

  1. Achei muito interessante esse gibi.

    Gosto de quadrinhos com um jeitinho mais adulto,foi esse um dos fatos pelo qual comecei a colecionar as publicações da Vertigo.

    Vou procurar no sebo pra ver se eu ahco algumas edição. Será que é muito dificil de achar?

    Abraços.

    Gabriel Dantas

    ResponderExcluir
  2. ae, Gabriel.... blz??

    olha, depende de como são os sebos aí na sua cidade. Aqui em Porto Alegre era bem fácil de achar até pouco tempo (qdo tínhamos ótimos sebos especializados em gibis), mas agora q esses sebos fecharam, os q sobraram aqui são mto ruins e só lidam mesmo com gibis "arroz-com-feijão" (só os + comuns)!!!

    a revista "Canalha" deve ser + difícil achar do q a "A&F" (q era da Abril e tinha uma tiragem maior).... a "Canalha" era distribuída só em lojas especializadas (porisso deve ser difícil achar)!!!

    mas sempre tem a internet... rs!!

    apesar de eu ter no papel todas as revistas com o Morgan.... eu tive q baixar essa série completa (através do emule) pra poder ler todas as ed. já q nem tudo saiu no brasil!!!

    se tu quiser tentar baixar... tem q procurar por: "MORGAN (segura & Ortiz)"

    o arquivo q eu achei trazia toda a série completa (num total de quase 300 pág)!!!

    só q em espanhol, é claro...

    até+

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Valeu mesmo, Scant...

      Mas esse gibi é q é excelente... Atualmente acompanho a série no fanzine: "Replicóide" (saíram 2, mas serão 6 edições ao todo pra ter a série completa)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...