27/09/2025

Garagem Hermética: "Marshal Blueberry", "Ninfeias Negras", "O Colecionador", e Mais...

"Garagem Hermética"... É uma coluna-regular do "Submundo" dedicada à HQs "alternativas" (fora do mainstream) com uma pegada mais "cult": Quadrinhos obscuros, com teor "artístico", underground, fanzines, fac-símiles, etc! O nome da coluna é uma homenagem à HQ de MOEBIUS (de mesmo nome) - e desta vez retornamos com a volta de "Blueberry" (em uma edição spin-off), entre outras atrações:

"Marshal Blueberry", "Hoje é Um Belo Dia Para Matar", "Desenhando Quadrinhos" (LIVRO - de Scott McCloud), "Um Dia em Kara Tepe", "Ninguém Ficou em Manila", "Ninfeias Negras", e "O Colecionador"!

Confira abaixo:

18/09/2025

Papo de Gibi: "Predador X Wolverine", "GEN 13", O "Hobbit", "Homem de Ferro", e Mais...

 
Um "Papo de Gibi" BRUTAL, rs... Com um dos crossovers mais esperados entre personagens selvagens e sanguinolentos! E ainda: Adaptações literárias clássicas em quadrinhos, HQs raras e INÉDITAS no Brasil, Bang-Bang, e MAIS uma equipe noventista de volta às bancas (neste revival dos anos 90 pelo qual estamos passando)!   

"Predador X Wolverine", O "Hobbit" (em quadrinhos), "TEX: Grandes Mestres 5 - Giolitti", "GEN 13 - Ed. de Luxo", "LJA - A Guerra da Trindade" (Novos 52), A "Saga do Lanterna Verde 4", e "Gibilândia Extra - Homem de Ferro" (2 HQs INÉDITAS no Brasil)!

Confira abaixo:

Mangá (Especial): O Melhor em Quadrinhos da Terra do Sol Nascente...

O mangá é o gênero de quadrinhos dominante no Brasil e no mundo... Só por aqui, ele garfa em torno de 70% do mercado de HQs (segundo dados recentes divulgados na mídia). E sendo assim, achei justo preparar uma matéria especial para celebrar a estreia (pela novata editora: MPEG) de um dos maiores sucessos dos mangás e que permanecia INÉDITO em terras tupiniquins (CAPA acima). Mas ele não vem só: 

"Hajime no Ippo" (Vol. 1), "Monster" (Vol. 1 - reprint), "Caçando Dragões" 19, "Berserk" 9-10 (reprint), "Initial D" 9-10, "Blame 2", "Lili-Men" 1, e "Planetes 3"! 

Confira abaixo:

"X-Men" (Só Lançamentos Mutantes): A "Saga dos X-Men" - Vol. 1 (de Jim Lee), e Mais...

Os bons tempos dos "Xis-Mêin" estão de volta (dá até pra ouvir a musiquinha do desenho animado anos 90 na cabeça, kkk)... O AUGE da equipe mutante nas bancas (na fase Jim Lee), o AUGE da revista do "Wolverine" (na "SAGA" do Carcajú), e os segredos mais obscuros do "Prof. Xavier"! Tudo isso e muito mais nesta postagem com "X" na capa, rs: 

A "Saga dos X-Men" 1-3 (de Jim Lee), A "Saga do Wolverine 7 - Estado de Graça", "Kitty Pryde - Fogo e Sombras" (Marvel Teens), "X-Men: Gênese Mortal" (As Maiores Sagas), e "X-Men: Extermínio" (Marvel Essencial)!

Confira abaixo:

09/09/2025

"Visões de 1995" (Parte 3): A ÚLTIMA HQ de KIRBY, "Batman X Justiceiro", e Mais...

Em 27 de maio de 1995, Christopher Reeve, o eterno "Superman", fica tetraplégico após sofrer um acidente a cavalo durante uma competição equestre em Culpeper, passando a usar uma cadeira de rodas para se mover e um ventilador portátil para respirar, devido a uma fratura nas duas primeiras vértebras cervicais, o que acabou por lesionar sua medula espinhal. Um ano depois, foi aclamado em pé na cerimônia do Oscar. A partir daí, passou a lutar por pesquisas com células-tronco tendo criado a Christopher Reeve Paralysis Foundation, visando melhorar a condição de vida de pessoas como ele, vítimas de algum tipo de paralisia. Provando que ele era, de fato, um verdadeiro "Super-Homem", além de suas pesquisas, ele ainda continuou atuando e dirigindo, ganhando inclusive um papel recorrente criado especificamente para ele na série "Smallville". Reeve faleceu em 10 de outubro de 2004!

Convido a todos do "Submundo-HQ" a fazer mais uma viagem no tempo, há trinta anos atrás, para ser mais exato; numa época ainda mais simples que a de hoje, mas com grandes mudanças no mercado editorial brasileiro, onde acompanharemos o surgimento da cultuada revista "Heavy Metal" no Brasil; do Selo adulto da DC Comics na revista "Vertigo"; a visita à vários períodos da Marvel sob o olhar de uma pessoa comum na revolucionária "Marvels"; a "Queda de Batman" por seu novo algoz, e o surgimento de um novo Cavaleiro das Trevas com atitudes mais violentas e acessórios high-tech; o poema de guerra conhecido como "Ás Inimigo"; a queda do "Lanterna Verde" Hal Jordan; o retorno do "Flash" original: Barry Allen, e o explosivo encontro do "Batman" com o "Justiceiro"!

Confira abaixo:

"Visões de 1995" (Parte 2): A Escalada dos "X-Men", "Batman" no Túnel do Tempo, e Mais...

"James Bond" retorna aos cinemas depois de um hiato de 6 anos, sendo agora interpretado pelo ator irlandês Pierce Brosnan em: "007 - Goldeneye", inaugurando uma nova Era para o Agente, num mundo sem Guerra Fria, pós-queda do Muro de Berlim e fim da União Soviética! Destaque para o filme B de ficção científica e terror: "A Experiência", estrelado pela belíssima Natasha Henstridge, e para "Mortal Kombat", a adaptação para cinema do jogo de luta que marcou a história dos arcades e videogames. Os filmes de HQs também tiveram seu espaço, sendo o principal lançamento do ano: "Batman Eternamente", o tão aguardado filme, que, como se especulava, revolucionaria o herói no cinema, sendo "mais fiel" às HQs, e abandonando o estilo gótico de Tim Burton (dos 2 primeiros do morcego)! Val Kilmer no papel de Batman/Bruce Wayne, Jim Carrey/Charada, Tommy Lee Jones/Duas Caras, Nicole Kidman como o interesse amoroso do herói, e a adição de "Robin" interpretado por Cris O'Donnell, ausente nos 2 filmes de Burton, para desgosto dos fãs e da parcela mais conservadora do público do herói! 

Revistas importadas e nacionais inundavam as bancas com imagens, pôsteres, cards, especulações sobre a sinopse do filme (mantida em segredo), e até continuações. A Revista "Herói" era a principal fonte de informações sobre o filme na época, sendo a "internet" da cultura pop para os fãs brasileiros, e (diante do sucesso) os editores decidiram, no início de 1995, transformá-la em bi-semanal, lançando 2 edições por semana. A popularidade alcançada gerou a criação de outras publicações, e a revista passou a se chamar: "Herói GOLD", com mais pág e o mesmo preço de capa de R$ 1,95. O filme estreou no Brasil em 16 de julho de 1995, e a recepção tanto da crítica como dos fãs foi apenas "morna". O diretor Joel Schumacher, que era homossexual assumido, abordou o subtexto "homossexual percebido", sendo acusado de projetar sua sexualidade no filme (através dos infames redesenhos de figurinos, homens seminus besuntados, estátuas de homens nus, etc.), eram tempos mais conservadores e isso causou muitas críticas; bem como o roteiro controverso e quase infantil! Apesar de todos os problemas, o filme foi um sucesso de público, rendendo mais de 336 milhões dólares em todo o mundo e tornando-se o 2º filme de maior bilheteria do ano. A música tema (Kiss From The Rose), interpretada pelo cantor Seal embalou muitos casais em namoros e casamentos, e ditou o tom do filme - que antes era gótico e agora passou a ser "pop"!

Confira abaixo:

"Visões de 1995" (Parte 1): O Mercado de HQs no Brasil Há 30 ANOS Atrás...


O ano era 1995... um novo governo, moeda estável, e grandes transformações no horizonte! A estabilidade do Real aumentou o poder aquisitivo da população, que passou a consumir mais, e antes o que era sonho, passou a se tornar concreto: móveis, bens de consumo, carro, viagens internacionais, dentre outras coisas! Para o o consumidor, a vantagem era comprar produtos importados a preços bem mais baratos, e, nesta época, surgiram as chamadas lojas de R$ 1,99, que vendiam apenas produtos com este valor, importados "à preço de banana". A televisão a cabo começava a chegar ao Brasil, e o CD (Compact Disk) se popularizava, não sendo mais produto elitizado como foi no início.

A Internet passou a tornar-se acessível à população, e, embora somente uma pequena parcela fosse privilegiada com o acesso, por vários fatores, seu conteúdo era muito, mas muito limitado. O cinema abraçava o experimental, quase amador, feito por diretores pouco conhecidos e que fizeram filmes de grande destaque, sendo um deles: "Seven - Os Sete Crimes Capitais", de David Fincher, com o casal de astros Brad Pitt e Gwyneth Paltrow, e "Os Suspeitos", de Bryan Singer, que seria o responsável pela adaptação cinematográfica dos "X-Men" em 2000, quando filmes de super-heróis se tornariam (nesse futuro próximo) algo lucrativo para a indústria!

Confira abaixo (Texto e Prefácio do Elcio - Em mais uma colaboração ÉPICA pro "Submundo"):

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...