O "Eternauta" (El Eternauta - Em Espanhol)... É uma HQ clássica de ficção científica escrita pelo argentino Héctor Germán Oesterheld com arte de Francisco Solano López. A série foi publicada pela 1º vez em capítulos na revista: "Hora Cero Semanal", entre 1957-1959!
Nesta matéria especial, veremos um pouco dos detalhes da série de TV que estreia em 30 de Abril deste ano na Netflix (acima, o cartaz promocional)... além de revivermos as CAPAS clássicas da HQ mais importante já publicada na Argentina!
Confira abaixo:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWXij_H0wQ5WzrmE7IjNK2wQ4ms0S6z02KUwYVUGMWmHOENBuWdMjs8rPCj5iNanmFZ0xiwms6ON9bwiGTNzzZ9sgoElBTVJuQ5ZPiWZe502Z5hliWWzdmhSHxUdj0i6VFiPcd8AfMqpa1TOPEFRUf4lmXEmwJFRi6s_yy7qGCAhbv3n2gTOxftN_Y5Yg/s320/eternauta%201a.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3zPNMZbqjTs_aepvehJd8t-WefnfqLDp2jvfU48uQGPAzfv043KCVXKLFWnNbgCrRZewMn3iaU-T91jP18RJcGvP2kbjfgJmxV8D-nnB0YSEZhnm7Zze07doXa44H6YAJgO9o8QuiU3VpbIqlRNTS8mFfNjeUDynxqivl7s39spbWaAjagKXgdt_CwQE/s320/eternauta%206.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYUZh4GTSROU54JAEdn2gQMvcT6wjMgEmCRUKo2UwNEVdmzttfMmrmjvBRWbqUvosqsLk_aMMjHcaKT0jra3x7pVZyqfSGTrgla48VykgeOLrzfumLoLo1YuXApP5tE4FZAEO9sVN48fSNfMmjJV8EG4unPJQi7O30Sh0xrYaAHvlPvKlaA3T_uRbdbXc/s320/eternauta%205.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJ8LA1_uocqz8kiPPAL0HL0MOkK1ZuzFRAcnwhtY8sKXVz2ZpEBdzig2-0e75j5SFFeywECtMAmvj6PMJWK8gjTYDe_OJWQUHcH0725wTYN6LFnWIns91HWHzX1FWufW_9K7S-wGFXyqHhJrR_Klf1MKqBUsERMjHtXGXYwsmpmpBii00wJL7hBJoqjPY/s320/eternauta%209.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9t0Ew99LbwyUpmKQt3-x9W0QHkcQrlE35N9GG3vqDAEZ9mV7QcM0SsRcTypGwa8d-OvIqWt_2cFLZ9pckHqTMoMywP3hiVc3d7W_wt4l-ev6j3lyBURR6U2ROcBMBpMKwBVJ_X7F6FmvN9RzyzjHSkrKcHHGG9srrWd9-yxxJSlcaCZgI7oakC9RdcWI/s320/eternauta%207.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHQrBRLhbzC5DKa6luGeVDbikc6Zr_lx4XrUTALABF4PrExW0JGxTuj-ljr3UuxQN5SNn7B-BzApfpDIIF83yzgDwUc5QwAL1Vc_4fpYOvsPMbs0MofoV3inYkzmu4oshSwTCWv2HvXg43jlcUH1MPzKOPBVLBcaqYTpxRLdhsVLI72SPtHMfxiRSASzs/s320/eternauta%202a.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwN-Jbih-FLngOfnOsw9XHWN6Vak5BH4gK8EJHY73Ofdi1kLsJLZRvCPzdkwIgGbAb8-EOfNnRZxatmeR0SuI1RZjfKbe_aJk6I3NvCdqJY0s8fEE3x-_LhPRyjUUou2DIGzL98-pnAFYO59rNlocvsYTZIBvTwluCoOsAzknwHlQ3EZGUZijyVKz8kN0/s320/eternauta%209b.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhepeVSvsYhME7ocZ9SKKkFbIVifxZNDb3Ymt-MXRpk1OD8LoBj2ouWJYqgk9nhpkUMHLM8LIcums_LhBJvpW9PpGz_fBo3nVKGw4p4v97aIakI-nlVSzZQF7rvaBi7Uln3KboeetkhfjPwsfnzwyWsj1uZ88TE-stxVcx5-dHzpcHkQiCR7czN972alrM/s320/eternauta%2010.jpg)
O "Eternauta"... A história começa com a visita de um homem vindo do futuro à casa de um quadrinista (alter ego do próprio Oesterheld). Este homem, Juan Salvo, narra a história dos estranhos eventos pelos quais passou. Uma nevasca mortífera cai sobre Buenos Aires e região metropolitana, eliminando toda a vida em poucas horas. Juan Salvo, junto com alguns amigos (Favalli, Lucas e Polski), sua esposa, e sua filha ficam a salvo. Eles se organizam para sobreviver ao fenômeno, confeccionando roupas especiais para poderem sair de casa e coletar provisões. Em uma destas viagens, percebem que os sobreviventes desesperados podem ser uma ameaça tão grande quanto a própria neve. O fenômeno foi provocado por uma invasão alienígena à Terra e eles são recrutados por uma força de resistência para combater os invasores. Enquanto os insurgentes marcham em direção a capital do país, eles lutam em diversas frentes contra insetos gigantes ("besouros"); uma espécie humanóide com mais dedos do que os seres humanos; feras gigantes capazes de derrubar prédios; e homens que foram capturados e alterados ("homens-robô"). Todos estes seres são peões, controlados remotamente pelos invasores, Los Ellos ("Eles"), criaturas sobrenaturais que permanecem ocultas, controlando tudo à distância. Buenos Aires é arrasada por uma ogiva nuclear. O grupo de Salvo se divide e ele tenta fugir com a mulher e a filha utilizando uma das naves alienígenas. Ele acidentalmente desencadeia um dispositivo de viagem no tempo na nave. Como resultado, os 3 se perdem em dimensões de tempo separadas, conhecidos como "contínuos". Juan Salvo começa a viajar no tempo em busca deles, sendo chamado de "Eternauta" - um viajante da eternidade!
Por incrível que pareça... A HQ do "Eternauta" foi publicada no Brasil pela 1º vez somente em 2012, pela Martins Fontes (CAPA acima): que também publicou a sequência da história: O "Eternauta 2" (outra das CAPAS acima), em 2013. Já a Comix Zone, publicou em 2019 um remake do "Eternauta" (feito em 1969), escrito pelo próprio Oesterheld, só que agora com arte de Alberto Breccia. E em 2024, a P&N republicou a versão clássica da 1º HQ em formato deluxe/capa-dura (sendo que as edições da Martins Fontes eram em capa-cartão)! Paralelamente, a Netflix anunciou uma série de TV em 6 episódios que estreia no dia 30 de Abril, e é estrelada por Ricardo Darín (excelente ator argentino). A série (tal qual a HQ) acompanha a luta desesperada do grupo para enfrentar forças que
parecem impossíveis de derrotar, enquanto os laços de amizade e
sobrevivência se fortalecem. Com um enredo tenso e repleto de ação, a série explora temas de resistência e sacrifício em um cenário
apocalíptico, enquanto desvela os segredos de uma invasão alienígena que
ameaça destruir toda a humanidade!
A nota mais triste a respeito da obra nas HQs, se refere ao trágico destino do escritor (Oesterheld)... Nascido na Argentina, em 1919, o autor teve uma extensa trajetória nos quadrinhos (sendo "O Eternauta" seu trabalho mais conhecido no mundo). Porém, no final da década de 60, seu posicionamento político começou a ficar cada vez mais presente em suas criações. Esse ativismo se converteu em militância quando
passou a fazer parte do movimento guerrilheiro Montoneros, ao qual
aderiu junto e por influência de suas 4 filhas, todas na faixa dos
20 anos de idade. Durante o golpe militar na Argentina, em 1976,
Oesterheld passou à clandestinidade, e em 1977 foi sequestrado pelas
Forças Armadas da ditadura. Suas filhas tiveram o mesmo destino. Estima-se que o autor foi assassinado pelos
militares em 1978, aos 59 anos. Seu corpo nunca foi encontrado. Da
família Oesterheld, ficaram apenas sua esposa Elsa (que morreu em 2015) e 2 netos. Héctor Oesterheld é considerado um dos melhores
escritores que os quadrinhos já tiveram, e sua obra é constantemente
reeditada em vários países (Fonte: Editora Figura)! O "Eternauta" é uma HQ obrigatória em qualquer coleção, pois reflete um momento político histórico da Argentina e que tem semelhanças com outros regimes ditatoriais pelo mundo afora (nos lembrando, sempre, que TODA ditadura deve ser combatida através da UNIÃO do povo: Pois num regime opressor a liberdade de expressão é cerceada pra fins políticos e de controle social, por meio de censura e manipulação da mídia - E é sobre ISSO que trata a obra do "Eternauta": Luta e união do povo contra seus opressores, inimigos que muitas vezes estão OCULTOS nas sombras, controlando figuras políticas e soldados à distância, dividindo e polarizando o povo, pra que este não perceba que se tornou marionete de um sistema de dominação de massa)!
Até+
Eu acho que eu vi uma dessas capas há muito tempo em uma banca. Fiquei curioso para ver essa série.
ResponderExcluirE aí, Marcelo... blz?
ExcluirTe confesso q eu só fui ler e adquirir o "Eternauta" agora há pouco... Depois q a P&N anunciou o encadernado deluxe, começaram a aparecer ofertas da versão da Martins Fontes, q acabei comprando as 2 edições do "Eternauta" (Parte 1 e 2) nos "Classificados" do zap! Li apenas o Vol. 1 até o momento e adorei a leitura: É sci-fi RAÍZ, lembrando até o estilo dos episódios de "Além da Imaginação" (Excelente mesmo)!
Abs!
Fala, Leo, blz?
ResponderExcluirNunca dei chance para esse gibi por causa dos seus fãs (aqueles comunistinhas de extrema esquerda feministos de sempre), mas, agora com esse post do Submundo, vou tentar comprar sim. Uma pena que os Piroqueiros estão cobrando uma fortuna e hoje só está com 25% de desconto, então vou deixar aqui salvo no carrinho e esperar entrar em black fraude ou outra boa promoção (sempre no esquema de 60% de desconto).
Infelizmente, ditadura é um tema que sofremos muito e, aparentemente, vamos sofrer para sempre nessa América Latrina em que vivemos, de esquerda ou de direita ou de centro ou de o car@lho a quatro. Então, vale sempre a pena ler sobre esse assunto, quando se trata de uma boa obra de ficção ou de não ficção, sem panfletagem ou puxar a sardinha para um ou outro lado.
E aí, Guilherme... blz?
ExcluirO "Eternauta" foi meio q "adotado" por esses militantes q precisam seguir uma cartilha e uma narrativa q os direcione na vida... Porém, ironicamente, a obra tá acima de qq ideologia política, já q foi produzida da década de 50 e traz apenas referências ao q seria a SOMBRA de um regime opressor atuando nos bastidores. E eu falo "ironicamente", nesse caso, justamente pq o TEMA cabe perfeitamente tanto pra direita qto pra esquerda. Os militantes comunistas q vc se refere, costumam associar o "Eternauta" com regimes de direita (tipo o militar q tivemos no Brasil a partir de 1964), PORÉM: esquecem (convenientemente) de relacionarem a obra TBM com as ditaduras de extrema-esquerda e os regimes comunistas q mataram e torturaram milhões de pessoas (e o pessoal adora "passar o pano" pra todos esses assassinatos, torturas, e estupros em prol da defesa de sua "ideologia"). Na nossa realidade ATUAL estamos cercados de ditaduras e opressores q continuam cerceando a nossa liberdade de expressão e prendendo pessoas SEM direito a uma ampla defesa (nem preciso me estender com exemplos nos dias de hj, né)? hehe!
E o "Eternauta" é sobre ISSO... governos opressores atuando nas sombras pra tirar a liberdade do povo, usando a mídia e o controle social pra fomentar brigas e polarização ideológica entre as pessoas (pois o "POVO UNIDO" é mais perigoso do q separado e a CORJA sabe bem disso)! É impressionante mesmo como o "Eternauta" pode ser lido e comparado com diversos cenários opressores de ontem e HOJE: Talvez essa comparação com o Brasil atual é q tenha me feito adorar essa HQ (já q eu posso afirmar com todas as letras q NÃO tenho liberdade pra falar o q penso, o q significa q NÃO vivo em uma democracia - e sou constantemente monitorado nas redes sociais e PUNIDO sempre q falo algo contra o sistema vigente: quem me acompanha no FACE sabe bem do q estou falando)!
Dito isso... Recomendo o "Eternauta" pra leitores com a mente aberta (sejam de esquerda, direita, ou centrão, rs): Tenho certeza q mtos irão se identificar de alguma forma com a obra! Resta saber a abordagem q a série de TV terá? Afinal, creio q ela se passe dos dias de hj e alguns elementos da trama terão de ser "atualizados" (tô ansioso pra ver como ficará)!
Abs!
ResponderExcluirÓtimo artigo, Léo.
Confesso que nunca li o "Eternauta", e a premissa da história é muito interessante. Mesmo tempo sido produzida no final da década de 50, tem uma premissa bem atual.
Muito triste saber do destino do escritor, que faleceu na mão dos militares argentinos durante a ditadura. Como você bem pontuou, "TODA ditadura deve ser combatida através da UNIÃO do povo". Ao menos na Argentina os militares que cometeram crimes foram punidos, diferente do que ocorreu no Brasil, onde até os militares que participaram de torturas e assassinatos foram anistiados.
Assim que estiver numa boa promocão, pretendo adquirir essa obra, e espero que a série seja muito boa, sendo que Ricardo Darín é um excelente ator.
Grande abraço!