04/01/2025

TOP 10: As "Melhores CAPAS" de HQ's em 2024...

Selecionar as "10 MELHORES" CAPAS de gibis nunca é uma tarefa fácil... Ainda mais num ano bastante produtivo (e intenso) pros quadrinhos como foi 2024! A seleção, nesta coluna, foi puramente baseada em gosto PESSOAL (cada leitor sempre terá a sua própria lista individual, naturalmente) e as opções foram muitas: entre imagens clássicas e modernas, como veremos a seguir!

Assim, esta postagem oferece um verdadeiro "tour" por algumas das mais lindas capas que tivemos no ano passado... Um deleite visual para todos os leitores de bom gosto, rs!

Confira abaixo:

A seleção das "TOP 10 - MELHORES CAPAS" desta temporada, foi uma das mais difíceis que eu já me deparei pra bater o martelo entre as finalistas... Digo isto, porque, para o meu gosto particular, acabei selecionando 25 CAPAS ao longo de 2024 para (no final) escolher "apenas" 10 de 25 que já eram EXCELENTES. Os critérios adotados são os mesmos de sempre: A capa tem que ser LINDA (obrigatório), de preferência até ICÔNICA (desta vez tivemos várias aqui com essa característica, rs), e o mais importante: Tem que despertar no leitor o DESEJO por comprar a edição (sendo uma "embalagem" bonita e tentadora pra se vender o produto final - papo de publicitário, hehe)! Dito isso, começamos aqui com: As "Guerras Secretas" (Marvel Essencial), que atende à TODOS os critérios listados acima numa tacada só. Afinal, a arte de Alex Ross é sempre LINDA (mesmo fazendo um "remake"). A CAPA remete à um desenho ICÔNICO (essa é a imagem mais famosa da mega-saga oitentista, seguida de perto pela capa que tem o "Aranha" em sua 1º aparição com o "Uniforme Negro"). E por FIM: Essa capa cumpriu o seu papel de marketing, despertando em MIM o desejo de comprar essa edição embalado pela beleza da CAPA (sim, eu já tinha uma versão anterior de "Guerras Secretas" em capa-cartão com essa imagem clássica, mas essa capa do Ross me deixou no hype pra ter a versão deluxe com arte dele - Ou seja, é uma CAPA que cumpre todos os critérios das "MELHORES", rs)!
 
A "Espada Selvagem de Conan" chegou pros leitores pra encerrar o ano (recebi ela no penúltimo dia de 2024), garantindo sua vaga nesta coluna. É uma capa muito bonita que nos remete à fase clássica da ESC em seus tempos áureos (mais um ponto pra TITAN, que soube captar e respeitar a essência do personagem)! O "Tormento" (de McFarlane) entra aqui pelo critério de ser ICÔNICA: Essa imagem é uma das mais poses lembradas (e imitadas) do aracnídeo nos anos 90 (e foi, também, a capa da edição mais vendida do escalador até hoje)! O Fanzine "Alegoria" (O "Rei da Nostalgia") nos trouxe essa belíssima CAPA do "Batman" da Era de Ouro (com o "Monge Louco"): Que também serviu de CAPA pro LIVRO da Taschen sobre esse período dourado da DC (que eu também comprei na época da farra das importações, rs)! A CAPA de "TEX contra El Muerto", marcou a fase do ranger pela Vecchi (sendo a capa da edição nº 112) e foi reprisada agora pela Panini na versão EM CORES desta que é uma das melhores HQs do personagem em todos os tempos! A "Saga dos X-Men" 28 (que já saiu da gráfica e deve estar chegando em breve às bancas) traz uma CAPA das imagens mais marcantes com o "Wolverine": Crucificado numa cruz em forma de "X" (cena referenciada até no FILME: "Deadpool & Wolverine"). Ironicamente, essa CAPA havia sido publicada aqui apenas 1 vez pela Abril (em formatinho) e num "remake" ("X-Men Grand Design 3")!
 
Os "Ataques Atlantes" não fazem parte das sagas mais populares entre os marvetinhos (achei uma BOA saga, mas nada de muito sensacional). Porém, seu OMNIBUS ganhou essa bela pintura em sobrecapa (que lembra até as artes do Alex Ross)! "Batman - Gritos na Noite", é uma HQ pesadíssima (com tema pesado e incômodo, mas que precisa ser tratado, debatido, e combatido pela sociedade: A violência contra as crianças). A CAPA desta HQ, é de uma sensibilidade e delicadeza ímpar com o assunto: Gostei muito dessa capa, esteticamente falando e também pelos cuidados que ela traz em sua concepção! O "Justiceiro" (de Jim Lee) em pose pra virar PÔSTER, foi a CAPA de "Superaventuras Marvel" nº 108 (a 1º edição que eu comprei em sebo em 1995 - ano em que voltei a colecionar HQs), e ativa a minha memória afetiva (O cartaz do FILME: "Justiceiro - Zona de Guerra" é baseado nessa CAPA)! Pra encerrar: Os "Filhos de El Topo" (abaixo), traz mais do que uma HQ: Uma EXPERIÊNCIA multimídia pro leitor, já que a HQ é continuação do FILME: "El Topo" (de 1970) e não precisa que o leitor assista o filme pra entender a trama (mas terminando de ler a HQ a gente tem vontade de sair correndo pra assistir o filme, que é do mesmo autor da HQ - com uma diferença de mais de 50 ANOS entre um e outro). A CAPA (de Ladrönn) é tão espetacular, que parece até uma FOTO do filme (uma obra além do tempo e do espaço - que interliga meio-século de Jodorowsky))!

Até+

01/01/2025

"Revirando a Lixeira": As PIORES Capas de 2024...

"Revirando a Lixeira" é - literalmente - a PIOR coluna aqui do "Submundo".... E nem teria como ser diferente, pois ela traz nada menos do que as "10 PIORES" capas de gibis do ano!

Capas feias, com excesso de poluição visual, mal-desenhadas, feitas nas coxas, com erros grotescos de anatomia e proporção.... Estão selecionadas aqui: Direto da lixeira do blog, rs!

Confira abaixo (e selecione as suas "favoritas" também):

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...