16/11/2024

"Ataques Atlantes" (OMNIBUS): As 7 Noivas Para o Deus-Serpente...

Os "Ataques Atlantes": Mais um OMNIBUS sendo dissecado aqui no "Submundo"... Acabei comprando essa edição por vários motivos: Pra comentar aqui no blog; Pelo saudosismo de uma época que foi marcante pra mim (anos 80); Pelas espetaculares historinhas-curtas narradas pelo "Vigia" contando as origens da "Coroa da Serpente"; e pela belíssima capa!    

Assim, nesta matéria exclusiva SÓ pra comentar essa edição... veremos o conteúdo completo desse TIJOLO, as capas originais, e uma avaliação pessoal (minha) pra quem estiver na dúvida se vale a pena o investimento!

Confira abaixo:

Os "Ataques Atlantes"... foram uma mega-saga produzida no final da década de 80 (mais especificamente, em 1989) e publicada majoritariamente em diversas edições "ANUAIS" da Marvel: Todas interligadas entre si numa mesma trama envolvendo vários super-heróis e equipes (inclusive: Os vigilantes urbanos da editora). Na trama, a ameaça vem do fundo do mar: Os monarcas malignos subaquáticos Ghaur e Llyra planejam invocar o antigo Deus-Set, e os heróis da superfície precisam se unir para impedir que a criatura demoníaca se reerga das profundezas do oceano. Os vilões atlantes rapidamente se livram de "Namor" e sequestram 7 mulheres superpoderosas: "Tempestade", "Feiticeira Escarlate", "Mulher-Invisível", "Jean Grey", "Mulher-Hulk", "Adaga", e mais uma que esqueci o nome, rs - para se tornarem as noivas escravas de Set. Agora, os heróis precisam impedir a ameaça subaquática antes que a onda de terror provocada por esse antigo mal ancestral possa afogar o mundo. Para isso, muitas batalhas serão travadas na terra e no mar, envolvendo até herói contra herói (o "Justiceiro" e o "Cav. da Lua", por exemplo, acabam se estranhando - e o temperamento do "Wolverine" também causa outros atritos com os aliados, kkk) em uma mega-saga ao melhor estilo oitentista!
 
A edição da Panini (capa-dura, 552 pág, R$ 249,90) tá muito caprichada... A sobrecapa é realmente belíssima, com arte de Mike Mayhew (à 1º vista, até pensei que fosse do Alex Ross - hehe) e reúne: "Silver Surfer Annual" 2, "Iron Man Annual" 10, "Marvel Comics Presents" 26, "Uncanny X-Men Annual" 13, "Amazing Spider-Man Annual" 23, "Punisher Annual" 2, "Spectacular Spider-Man Annual" 9, "Daredevil Annual" 5, "Avengers Annual" 18, "New Mutants" 76, "New Mutants Annual" 5, "X-Factor Annual" 4, "Web of Spider-Man Annual" 5, "Avengers West Coast" 56, "Avengers West Coast Annual" 4, "Thor Annual" 14, e "Fantastic Four Annual" 22! No Brasil, o material foi publicado em 1993, reunido basicamente em 2 ALMANACÕES da Abril: "Superalmanaque Marvel" nº 8 e 9 (CAPAS acima) e algumas mensais de linha!
 
As histórias eram assinadas por grandes nomes (alguns nem tanto, rs) da época: Steve Englehart, David Michelinie, John Byrne, Peter David, Fabian Nicieza, Gerry Conway, Mike Baron, Louise Simonson, Roy Thomas, Ron Lim, Paul Smith, Rob Liefeld, Mark Bagley, Rich Buckler, Al Milgrom, Paul Ryan, Tom Palmer, Walt Simonson, Don Heck, Tony DeZuniga, entre outros... Mas o resultando saiu um tanto irregular, por assim dizer (e poderá não agradar a todos), pois a trama acabou sendo costurada sob muitas mãos (o que acarreta em altos e baixos no nível das histórias). Mesmo assim, eu (falando por mim) acabei curtindo a experiência (as histórias principais eu nunca tinha lido, nem na época) que acabei apreciando como um BOM Filme "TRASH" (daqueles que passavam no SBT - tipo: "Caçadores de Atlântida" - Classicão da "Sessão das 10": logo depois do "Show de Calouros", kkk). Brincadeiras à parte, achei que valeu a compra sim, pois a edição traz na íntegra as histórias-curtas da "Saga da Coroa da Serpente" (narradas pelo "Vigia"): E que atravessam a cronologia Marvel desde seus primórdios (a Abril publicava esses contos como tapa-buraco nas revistas de linha, e juntos eles são infinitamente MELHORES até do que a saga principal, rs!
 
Até+

12 comentários:

  1. Oi Leo!
    Eu resenhei esta saga ano passado para o "Visões de 1993", e tenho de confessar que a achei bem "meia-boca"!
    Coincidência ou não, as duas sagas importantes da Marvel publicadas pela Editora Abril naquele ano e presentes na matéria saíram republicadas no formato omnibus pela Panini quase que simultâneas!
    Este ano fiz 50 anos (e já estou prestes a fazer 51 no início do ano de 2025), uma idade que é difícil de aceitar\acreditar, e ao mesmo tempo reflexiva, pois parece que um turbilhão de memórias vêm à tona fazendo você repensar muito na sua vida no passado tantos nos seus acertos e erros, e daqui pra frente o que você tem de fazer pois provavelmente você já viveu mais da metade de sua vida, e passei a valorizar mais a vida e meus limites!!
    Analisando hoje, como um colecionador veterano que já viu e viveu a Era de Ouro das publicações de HQs no Brasil, e até hoje considera HQs parte essencial da sua vida; eu vejo as publicações antigas por mais controversas, medíocres, e meia-boca que sejam parte da minha história de vida!
    Pelo menos as dos Anos 70-90, eu considero; e pegar um material desses é acima de tudo uma viagem ao passado, numa época da vida como leitor, e da editora em si que se perdeu ao longo das últimas décadas na cultura da lacração e woke!
    O ruim é que um material desses não custa mais "troco de pão" como era antes e requer um planejamento e foco, já que sai tanta coisa interessante republicada e o valor das HQs está tão elevado que precisa de planejamento por parte do colecionador para adquirí-los!
    Confesso que fiquei interessado neste omnibus, pelos motivos que citei acima, e quem sabe numa boa promoção eu o adquira! A vantagem é que mesmo que ele esgote a tiragem, ele está em catálogo e será republicado novamente em algum momento!
    Curioso pensar numa publicação que saiu quando você tinha apenas 19 anos e você adquirí-la na casa dos 50 anos! Apesar de surreal de se pensar, é bastante reflexivo!
    Deadpool e Wolverine finalmente saiu no streaming, e curiosamente foi o maior filme de super heróis do ano, sem lacração e só com atores veteranos de outros filmes do gênero na casa dos 40-60 anos!
    Pra uma geração que valoriza somente a cultura da lacração e woke, aplaudindo um Batman andrógino, e criticando o outro que dizia ser "velho demais para o papel" o filme foi um tapa na cara dos etaristas lacradores e wokes!
    Jennifer Garner cinquentona, linda, com um corpo escultural, botando muita de 20 no chinelo, na certa fez o Batman se arrepender de tê-la largado (tanto que ele vive atrás dela).
    Wesley Snipes sessentão e imponente, mostrando que ainda é o Blade definitivo, bem como Hugh Jackman já perto desta idade mostrando que ele ainda é o Wolverine definitivo e tem fôlego para mais filmes!!
    Saiu um documentário dos bastidores do filme com quase uma hora de duração com entrevista com o elenco e muitas curiosidades, que vale a pena ser conferido também!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Pois é, eu lembro da sua resenha no "Visões de 93" e lembrava q vc não tinha gostado mesmo, rs... Mas até então, eu nunca tinha lido as histórias principais, as quais só fui ler agora qdo recebi o OMNIBUS (levei 3 madrugadas pra ler tudo e poder escrever esta matéria) E reconheço q vc tinha razão: A saga é bem meia-boca sim, e até fiz questão de ressaltar no texto q o nível das histórias é bem irregular (tem seus bons momentos, mas tbm tem suas tosqueiras), embora eu tenha achado divertido se lido como um gibi "TRASH" (da mesma forma q tenho curtido o "Spawn" dessa mesma forma: apreciando aquilo q é naturalmente RUIM/Mediano/Medíocre, rs)!

      Esse lance da idade ficando avançada é pra se refletir mesmo e fazer uma auto-avaliação de vida sim... Eu faço 53 em maio do ano q vem, e minha missão de vida passou a ser trabalhar intensamente pra q meu filho tenha um futuro digno e sem necessidades: Feito isso, poderei me aposentar e descansar (um dia). Assim, já não espero mais NADA da indústria do entretenimento, nem dos gibis e nem dos filmes/séries de TV: Vou assistir e LER apenas aquilo q eu achar q vale a pena o meu TEMPO despendido. Dito isso, o efeito q um "Ataques Atlantes" tem em mim é o do saudosismo e da nostalgia de uma época q foi importante pra minha formação como leitor de HQs!

      Ou seja: Posso até não curtir a saga pelo contexto narrativo e criativo (é, no máximo: um bom filméco "B" de SBT e Bandeirantes, kkk)... MAS, certamente a saga teve esse outro efeito: de remeter a minha mente e o meu espírito de volta ao final dos anos 80. Lendo esse gibi, veio todo aquele turbilhão de memórias e lembranças q vc bem ressaltou (acontece exatamente da mesma forma comigo) e só isso já torna a experiência (e o investimento no BUSÃO) bastante válidos pra mim!

      Pra vc ver... uma simples saga como essa hj em dia já daria problemas pra ser produzida: Afinal, nos dias de hj viria todo aquele discursinho chato sobre MACHISMO e objetificação da mulher: Já q o vilão (SET) sequestra 7 heroínas pra torná-las suas escravas e a trama toda gira em torno da "macharada" de heróis se unindo pra salvar as "mocinhas" das garras do bandido. A Marvel de HJ, certamente iria fazer um chilique com uma trama machista dessas, hehe - e no mínimo, iria descartar os heróis masculinos da trama e fazer as mulheres empoderadas se salvarem sozinhas e humilharem o vilão no final (seguindo a agenda feminista à risca, rs)!

      É preciso ter planejamento mesmo pra encarar um BUSÃO de 250 conto (embora esse até seja considerado" fininho" diante de outros OMNIBUS, e, portanto, mais em conta)... Mesmo assim, só consegui comprar pq vendi um "Falcon" q eu tinha anunciado e essa venda me reverteu 500 reais extras pra gastar com gibis: Bancando essa edição dos "Atlantes" e mais algumas encomendas q fiz na loja da Criativo e as edições regulares q compro nas lojas físicas (Sagas, Spawn, etc)! Não fosse o "Falcon", eu teria q esperar mais um tempo pra encarar esse BUSÃO, rs!

      Ah, e fico feliz q "Deadpool" tenha saído no streaming... não tenho a Disney, mas na virada do ano devo providenciar uma daquelas plataformas "alternativas", saca? (hehe) e aí irei (finalmente) conferir esse filmasso! Q bom q esse filme CALOU a BOCA dessa cambada de lacradores arrombados, q só conseguem FRACASSAR todos os filmes em q botam a mão. Tá na hora dos estúdios perceberem q investir na cultura WOKE foi um tremendo tiro no pé e q o público "normal" (não-woke) não quer mais saber dessas merdas e desses heróizinhos sojados e afeminados q vem a partir daí. E essa resposta do público tá vindo na forma de BOICOTE à esse tipo de produção, deixando bem claro q as pessoas NÃO QUEREM mais ver filmes e séries q não respeitem seus personagens favoritos e não criem nenhum vínculo de identificação com o espectador!

      Se deus quiser... os tempos da cultura woke estão ACABADOS e em breve serão apenas uma lembrança desagradável pra todos (até cair no esquecimento)!

      Abs!

      Excluir
  2. Fala, Leo, blz?

    Concordo 100% com você. Esse gibi vale pela nostalgia mesmo, porque é um frankstein, tem coisas boas ali, mas que são poucas, tipo as edições do Byrne, e os "resuminhos" do Vigia, enquanto a maioria é mediana para ruim.

    Fora que a trama em si é bem bobinha se pararmos para pensar. Parece que o cara só queria mesmo era arrumar umas namoradinhas no final... hehe

    Mas, diferente de você, eu preferi antes dar uma conferida por scans, seguindo a "reading order" de um site gringo, e o fato de ter muita edição bosta, algumas até nem consegui terminar de ler, fez eu desistir de comprar o Omnibus e reli a saga quase inteira por scans mesmo.

    Uma boa surpresa de ler por scans foi descobrir que tem um What if...? bem bacana, com um final mil vezes melhor que a da saga, que acho que não tem no Omnibus e não saiu no Brasil (pelo menos, não li na época). Recomendo a você dar uma conferida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      É bem "Frankenstein" mesmo, de tão remendada q é essa saga com um monte de gente escrevendo e dando pitaco na trama, kkk!

      Hahaha... faltou um "Tinder" pro Deus-Set, rs: Tá lôco, arrumar toda essa treta e ameaçar o mundo só pra "pegar umas mina" (cada uma, hein? Isso é puro-suco dos anos 80, rs)!

      Qto ao OMNIBUS... eu não comprei tão no escuro assim: Pois antes de decidir pela compra, assisti um review do BUSÃO num canal gringo, onde o cara folheia as edições q compra pág por pág. Assim, não cheguei a ler, mas olhando os desenhos e aquele clima de GIBI oitentista, já me deu vontade de comprar (tbm gostei da apresentação geral da edição: CAPA e extras)!

      Ah, e obrigado pela dica do "What If"... eu tenho uma pasta com todos os scans da série, mas nunca li essa história relacionada aos "ataques atlantes" (Pô, bem q podiam ter incluído essa na edição, né)?

      Abs!

      Excluir
  3. Saudações comandante Leo!

    Taí um lançamento que eu não dava muita atenção e que parece que não é tão desprezível assim. Na época da Abril cheguei a pegar esse "Superalmanaque Marvel", não foi uma edição que tenha me marcado a ponto de anos depois querer uma republicação ou coisa assim. Muito explicativa sua resenha, é bem a impressão que eu tinha:

    "Acabei curtindo a experiência (as histórias principais eu nunca tinha lido, nem na época) que acabei apreciando como um BOM Filme "TRASH"!

    Uma trasheira divertida sempre tem lugar. Contudo devido as como diria o "Casseta & Planeta", "sérias restrições orçamentárias!" rsrsrss! não vou poder me aventurar. Mas pra quem tiver uma folga no bolso, coisa rara no mundo atual, vale a conferida.

    Valeu pela resenha comandante Leo. Bom feriado e bom fim de semana a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Pois é, amigo... Vi mta gente metendo o malho nessa série, mas achei uma BOA aquisição: Tá longe de ser um primor de saga, mas tem seus bons momentos e me remeteu de volta àquela época mágica em q a gente vibrava com esses crossovers de heróis Marvel (inicialmente brigando entre si e depois se unindo contra uma ameaça maior, hehe)!

      É uma "Trashêira" das boas e tem todos os elementos básicos desse tipo de mega-saga: As piadinhas fora de hora do aranha, o ranço do "Justiceiro" envolvido numa treta de super-poderosos e querendo passar fogo em todo mundo, O "Wolverine" causando atritos e mal-estar nas equipes aliadas, Os vilões megalomaníacos e teatrais (bem Shakesperianos, rs): Em suma, me divertiu e não me arrependo de ter comprado (o ponto alto - pra mim - são os contos do "Vigia" no final: narrando toda a saga da "Coroa da Serpente", e acredite: Isso é uma AULA de cronologia Marvel)!

      Um ótimo feriadão pra vc tbm, brother... e continue com a gente, pois o "Submundo" NÃO tira férias e até domingo tem NOVA atualização aqui no blog: Imperdível, SÓ gibis de TERROR entre os lançamentos do mês, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  4. Fala comandante, eu peguei em sebo as edições do Superalmanaque Marvel mas acabou que botei na lista de leitura posterior e lá ficou kk
    Peguei pela curiosidade nostálgica por assim dizer (na época do lançamento pela abril eu assinava as mensais mas sempre ficava com 'água na boca' de ler essas edições especiais) e também por achar que isso nunca seria publicado pela Panini kk
    Embora merecedora de algumas críticas é preciso elogiar a Panini por publicar uns materiais bem lado B (lembrei do Epic com o Thor do Deadato por exemplo kk). Depois destas (e outras edições) podemos dizer que tudo que saiu pela abril é possível de ser publicado pela Panini.

    Na época a Marvel publicava essas mega-sagas nos seus anuais. Isso ocorreu por vários anos. Lembro que a Saga do Alto-evolucionário foi assim. Talvez Atos de Vingança também. Também peguei os SuperAlmanaques da guerra do Alto-evolucionário e esse sim eu li e compartilha dos pontos que tu mencionou para Ataques Atlantes: qualidade muito irregular das histórias principais mas com umas histórias curtas bem interessantes.
    Valeu pela matéria bem divertida (e inesperada kkk - nesse ponto você seguiu a Panini).
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Vinícius... blz?

      Hahaha... esqueceu das revistas na PILHA, rs: Comigo tbm acontece umas coisas estranhas assim de vez em qdo. Dia desses eu tava separando uns gibis pra anunciar, e me deparei com algumas antigas HQs q eu tinha comprado em sebos lá pelo final dos anos 90 e nunca tinha lido, kkk. Reuni algumas delas pra comentar aqui em uma futura coluna de "HQ Memória": Entre elas, tem uma raridade q eu nunca tinha lido: "Marvel Universo" (da Mythos - uma HQ dos "Invasores" contra a Hydra)!

      A Panini merecia mesmo uma postagem só sobre essas HQs "Lado B" q vc falou... a lista é interessante mesmo: "Dinossauro-Demônio" (do Kirby - é uma das HQs mais obscuras já lançada pela editora), O "Etrigan" (do Ennis - outro q eu achava q jamais seria publicado por aqui). e em breve: O "Desafiador" (do Kelly Jones), esse é um dos próximos lançamentos mais interessantes da Panini (pro meu gosto)!

      E bem lembrado, hein? Teve essa saga do "Alto-Evolucionário" mesmo... outra q eu nunca li e q saiu nesses almanacões da Abril, né? Acredito q essa tenha alguma chance de sair mais pra frente tbm, ainda mais q o vilão se tornou relativamente conhecido do público pela sua aparição em "Guardiões da Galáxia 3" (filme q passou de 800 milhões e por pouco não bateu BILHÃO)!

      No mais... Obrigado por ter curtido a postagem (mais descontraída mesmo, kkk): E um ótimo feriadão pra vc, amigo!

      Abs!

      Excluir
  5. blz Leo?

    Se é omnibus tô fora, a impossibilidade (peso) de ler deitado/recostado e o preço não me atrai.
    Tenho limite de preço (R$120 no máximo já com o desconto, é claro) e se for omnibus o limite é nunca comprar, mesmo se for menos que o preço limite.
    Como tenho as duas edições do super almanaque mavel vou reler e constatar que a trama é no máximo bonitinha (feia arrumadinha).

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      Bem, nesse caso... trata-se de um OMNIBUS relativamente fininho (ele tem apenas 50 pág a mais do q uma EPIC) e esse eu te garanto q não pesa mto na barriga qdo a gente lê deitado, hehe!

      Já o mesmo não pode ser dito no quesito "PREÇO", pois aí fica mais pesado no orçamento sim, rs... Vc precisaria de um desconto de mais de 50% pra atingir esse valor mínimo q vc estabeleceu (o q tbm não é tão impossível de acontecer: com o tempo acabam rolando uns descontões assim). Se bem q, nesse caso, meu conselho é vc manter os almanacões da Abril mesmo (é o q eu faria se eu os tivesse)!

      Abs!

      Excluir
  6. Fala Léo, li na época e gostei, não sei se agora seria a mesma sensação, mas acho legal essa iniciativa de trazerem essas sagas, mesmo que seja no formato Ominbus, pra falar a verdade estou mais empolgado em pegar " Atos de Vingança ", que talvez não tenha a profundidade dessa história, mas é mais divertida creio eu, se bem que Ataques, traz também uns confrontos inusitados, enfim, eu particularmente gosto dessas histórias que são puro entretenimento, não vão te fazer refletir, nem filosofar, mas a diversão é garantida, é isso que procuro numa hq, claro que se puder unir a diversão a uma profundidade reflexiva, ótimo, se for uma boa história divertida, tá ótimo também. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Foi exatamente essa a sensação q tive ao ler os "Ataques Atlantes"... me divertiu durante a leitura e ainda me fez viajar no tempo pra uma época onde os gibis não precisavam passar nenhuma mensagenzinha progressista e xarope (essa saga, se fosse feita HJ, seria considerada "machsita" e teria q ser "adequada" à cartilha feminista q a Marvel tem adotado em suas histórias modernas (esse tipo de chatice é q eu e a grande maioria dos leitores já anda de saco cheio de ter q aturar: qdo, na verdade, só queremos nos divertir lendo um gibi, q já nem precisa mais ser BOM, basta não ser um panfleto militante insuportável, rs)!

      Só tome um certo cuidado com os "Atos de Vingança"... pois se não me engano, ele é dividido em 2 OMNIBUS e a panini só lançou o 1º (já aviso pq o investimento fica mais pesado nesse caso, hehe)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+