25/09/2024

"Motoqueiro Fantasma" (Especial): "EPIC", "Lendas Marvel", e o FINAL da Fase Atual...

Uma matéria INFERNAL aqui no "Submundo", rs... COMBO TRIPLO de lançamentos com o "Motoqueiro Fantasma", cobrindo 3 gerações do personagem: A fase clássica dos anos 70 (com as primeiras aventuras de Johnny Blaze); A sua 2º encarnação (Danny Ketch) sobre RODAS nos anos 90 (descontando-se o "Ghost Rider" do Velho Oeste, é claro); e o FINAL de sua fase atual (2023)! 

O "Motóca" clássico ganha uma "EPIC" (com suas 20 primeiras histórias) + Uma edição INÉDITA da linha: "Lendas Marvel", revisitando a fase Danny Ketch (sucesso em "Superaventuras Marvel" da Abril) + O Vol. 4 que encerra a fase moderna (Rito de Passagem)! 

Confira abaixo:

"Motoqueiro Fantasma - Inferno Sobre Rodas" (EPIC): Em 1972, um dos personagens mais icônicos da Marvel (com seu visual de caveira flamejante) fez sua estreia e conquistou o imaginário dos leitores... Uma legião de fãs se formou pela combinação entre drama de inferno sobre rodas e aventura de horror e ação. E tudo começa quando Johnny Blaze faz um acordo com o diabo para salvar a vida de um amigo. O pagamento é a transformação de Blaze no "Motoqueiro Fantasma - O Espírito da Vingança". As aventuras contidas nesta edição (20 HQs no total) vão levar o herói direto ao Inferno numa batalha contra "Satã" em pessoa, colocá-lo diante da tentadora "Mulher-Bruxa". e lado a lado com "Daimon Hellstrom - O Filho de Satã"! A edição da Panini (capa-cartão, 424 pág, R$ 129,90) é assinada por: Doug Moench, Gary Friedrich, Herb Trimpe, Jim Mooney, Len Wein, Marv Wolfmann, Mike Ploog, Ross Andru, Roy Thomas, Sal Buscema, etc. E reúne: "Marvel Spotlight" 5-12; "Ghost Rider" (1973) 1-11; e "Marvel Team-Up" 15! No Brasil, este material (publicado originalmente nos EUA entre 1972-1975) fez grande sucesso no mix de "Heróis da TV" e "Cap. América" (pela Abril). A RGE publicou o crossover do "Motóca" com o "Aranha" em "Super-Heróis Marvel 13" (enfrentando o "Olho do Mal"). E em 2015, a Panini republicou as histórias iniciais em "CHM - Marvel Terror" (CAPA acima)! Pra quem gosta da linha de terror da Marvel, esta edição é um prato cheio (e uma das melhores "EPICs" lançadas até aqui)!
 
"Danny Ketch - Motoqueiro Fantasma" (Lendas Marvel): "DANNY KETCH" ESTÁ DE VOLTA! É hora de voltar no tempo até o dia em que sangue inocente foi derramado, nasceu um novo "Espírito da Vingança", e Danny Ketch se transformou no "MOTOQUEIRO FANTASMA"... Uma guerra de gangues está estourando em Nova York, e o Motóca se encontra bem no meio dela. Mais do que apenas 2 gangues se atacando entre si, um mistério demoníaco parece estar por trás do conflito. A edição (capa-cartão, 112 pág, R$ 31,90) é naquele estilo RETRÔ que tem caracterizado o selo de "Lendas Marvel", que aqui traz de volta pros roteiros o veterano Howard Mackie (Homem-Aranha), reunindo a mini-série: "Danny Ketch: Ghost Rider" (2023) 1-4! Não li esse material (não sei se presta ou não), mas eu gostava dessa 2º encarnação do motoqueiro quando saía no mix da saudosa revista "SAM" (da Abril), embora eu ainda preferisse (sempre) o ORIGINAL: Johnny Blaze (que fazia aparições esporádicas na série, só que agora sem poderes e sem a maldição do "Espírito da Vingança", repassada totalmente pra Danny Ketch)!
 
"Mot. Fantasma" (Vol. 4): Johnny Blaze tem viajado na companhia de uma brilhante bruxa sensitiva, chamada: Talia Warroad, mas o passado caótico de Talia, seu amor juvenil, e seus furiosos primeiros feitiços, virão à tona para explicar como seu caminho se cruzou com o do "Espírito da Vingança"? Este 4º Vol. (capa-cartão, 128 pág, R$ 34,90) é o FINAL desta nova fase do Motóca (iniciada em 2023), que parece ter agradado aos fãs do personagem flamejante. Reúne: "Ghost Rider Annual" (2023) 1 e "Ghost Rider" 18-21 (INÉDITO no Brasil)! "Rito de Passagem" (título da edição) traz uma belíssima CAPA de Björn Barends (acima). Também desconheço essa fase atual (meu negócio agora são mais os clássicos mesmo, rs): Mas me foi bem recomendada por amigos que leram e curtiram o material (não descarto ler ao menos em scans pra ver se realmente é recomendável). Seja como for, sempre é bom ver novos lançamentos com o Motóca nas bancas!
 
Até+

14 comentários:

  1. Eu fui conhecer o personagem somente em sua segunda versão no mix do Hulk, ou seja, lá no início dos anos 90. Logo eu vi que a trama era muito mais pesada. Curiosamente, foi quando eu tive o contato com a primeira formação de X- Factor, já que eles tiveram uma participação especial na trama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Esse 2º Motóca eu conheci inicialmente logo q estreou no mix de "SAM" (no início dos anos 90)... Na verdade, o Danny Ketch já havia aparecido antes nas bancas, na revista: "Marvel Force" (da Globo), mas qdo a Abril assumiu os direitos, preferiu reprisar sua origem em "SAM" nº 127 (a partir daí foi só sucesso)!

      No cinema... eu detestei o 1º filme com o Nicolas Cage (q achei mto light e desperdiçou boas ideias (tipo o "Cav. Fantasma", q fez apenas uma rápida participação: sendo q poderia ter rendido mto mais). Porém, gostei bastante do 2º (q mudou o tom ficando mais violento e sombrio - embora tenha tido uma bilheteria decepcionante, uma pena)!

      Abs!

      Excluir
  2. Fala, Léo!
    De forma bem resumida: a linha EPIC é para isso!
    Quando foi anunciada, imaginei que as Epic, seguiriam do ponto do término da CCM e também iriam abranger volumes fechados ou séries menores, como Marvel Two in One ou até o próprio NOVA (imaginei que este volume funcionaria como um ótimo lançamento do selo EPIC).
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Pois é, eu tbm acho q a linha "EPIC" tá sendo mal-utilizada pela atual gestão da Panini... Digo, além dos atrasos (era pra linha EPIC ser "mensal", conforme anunciado pela editora no início), a seleção de material costuma ser bastante capenga (diante do potencial q teria pra republicar clássicos mais relevantes). Aí os caras anunciam entre os próximos Vol: "Demolidor" (com uniforme hi-tech: uma fase xarope e maçante) e "Geração X" (q eu até acho legal, MAS tinha coisa BEM mais importante pra sair antes disso, né)? Seja como for, estou preparando uma matéria mto bacana pro mês q vem aqui no blog: Mostrando um pouco das melhores edições q saíram da "EPIC" lá fora (essa eu garanto q será imperdível, rs)!

      O "NOVA" tava bem na medida pra uma EPIC... caberia certinho numa tacada só (edição ÚNICA)!

      Abs!

      Excluir
  3. léo; está epic collection é compra certa do motoca, é em ordem cronologica,que nem do punho de ferro, as outras epics lançadas pela panini nao vou comprar.gostaria ver as epics todas em ordem cronologica que nem estavam feitas pelas coleçao clássica marvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, delmir... blz?

      Pra mim tbm, amigo... essa EPIC do Motóca é COFRE certo, rs! Até já tenho a "CHM" dele, mas vou passar adiante (já q tem apenas 7 histórias e me interessa mais essa EPIC q tem 20, hehe)!

      Sobre a ordem cronológica... seria um sonho mesmo se a linha EPIC tivesse essa proposta de republicar tudo da Marvel desde o início e na ordem. MAS, infelizmente, nem nos EUA é assim e por lá a EPIC costuma sair q nem no Brasil (toda salteada e fora de ordem, rs)!

      Abs!

      Excluir
  4. Ate que os lancamentos da PANINI pra dezembro estão bacanas e por isto não vou reclamar ( desta vez ). Tem ate o encadernado do DEADMAN completo ( fase Kelley Jones com a miniserie da ABRIL e mais a coleção completa do personagem encadernada ). Como eu sou um verme que não tem salvação nem vergonha comprei o QUARTO MUNDO ABSOLUTE do Sr. KIRBY numa promoção relampago da DESCONTO AQUI ( paguei 300 mangos ). Embora ache a historia bem mais ou menos, a arte deslumbrante dele e a criação do DARKSEID valem a pena.
    Lembro quando eu lia as revistinhas do BLOCH e tinha os derivados do MOTOQUEIRO... fiquei com vontade de ser exorcista quando li as história do Padre GABRIEL ( o exorcista da MARVEL, que, possuido, o capiroto fez ele arrancar um olho, e dai ele se auto exorciza com um crucifixo em brasa. O personagem era muito legal, pena que não decolou ...).
    Adorava esta fase do Motoqueiro com os desenhos do MIKE PLOOG e outros. O Capirotao que o PLOOG desenhava dava medo e dai me lembrei do FRANKENSTEIN da MARVEL, tambem desenhado por ele, que pra mim e a melhor adaptação ja feita da história da gloriosa Sra. SHELLEY.
    Tem ainda o CAGE do AZZARELLO e CORBEN ( a historia e mais ou menos, mas a arte do CORBEN e fodastica demais ), o THOR do JASON AARON ( não e o do JOHN BUSCEMA, mas e uma fase MUITO boa ) , a otima MULHER GATO UM ( aquela que saiu pela ABRIL ), o inacreditavel SPY vs SPY omnibus da MAD ( tenho esperanças que eles lancem o omnibus do incrivel DON MARTIN e suas piadas surrealistas ) e a SUPERGIRL do TOM KING em album super luxo ( a arte da brasileira Bilquis Evely e uma coisa deslumbrante, extraordinaria... to ate pensando em pegar esta edição pela arte dela ) .
    e isso ai, LEO... e muito obrigado por vc preservar e incentivar este habito da leitura, que infelizmente parece que vai perdendo adeptos todos os dias. Que o digam meus gurizoes que parece que desaprenderam a ler e e o dia todo no TIK TOK vendo cachorro andar de bicicleta, gato chupando sorvete, o cotidiano do Davi Brito e outras coisas absolutamente relevantes ...
    Obrigado e felicidades a todos os leitores !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, marcos... blz?

      Pois é... tbm gostei de alguns dos lançamentos anunciados pra dezembro: Esse do "DEADMAN" é COFRASSO (adoro o personagem e não tenho essas histórias)! Tbm gostei de mais um "Batman" do Matt Wagner (O Monge Louco); da "Mulher-Gato" (Origem Q VALE - de 1989); e a surpresa de "SPY Vs. SPY" (da MAD). Um mês interessante (pro meu gosto)!

      Agora o "4º Mundo" eu passo... não q não mereça uma edição luxuosa, mas já estou bem satisfeito com as minhas LENDAS do REI KIRBY, rs (eu gostei mto dessa série)!

      Hahaha... às vezes eu te confesso q tenho saudades das tosqueiras da BLOCH, kkk. Mas nunca cheguei a ter essas edições do "Motóca" (ou derivados) q saíram pela editora. A 1º HQ q li dele mesmo foi sua ORIGEM em "HTV 6": Eu era criança na época, e achava q ele tivesse algum parentesco com o "Caveira Vermelha", rs. Ingenuidades à parte: Somente mtos ANOS depois (em meados dos anos 2000) é q fui descobrir q a Abril adulterou as cores do "Motóca" e q o original dos EUA não era uma caveira avermelhada com roupas verdes (precisaram inventar a INTERNET pra eu aprender isso, kkk)!

      O "CAGE" do Corben eu não sabia q ia sair: Obrigado pela informação, pois gosto mto dessa série (q tenho na MAX e vou comprar o encadernado assim mesmo - sensacional o visual q ele fez pro "Cage" - mais marrento do q nunca)! Pô, um BUSÃO do Don Martin seria mais q bem-vindo, hein? podiam lançar tbm um do Al Jafee (outro dos meus favoritos da MAD)!

      A "Supergirl" do Tom King eu acho q vou encarar agora (perdi qdo saiu pela 1º vez), e sei q essa edição só relançaram pq a moça estará no novo FILME do "Super" (o qual eu tô ansioso pra ver - torço pra q ele vá bem e q ajude a deslanchar a DC nas telonas de vez)!

      Por FIM... pode ficar tranquilo, q pretendo continuar mantendo o blog por mtos anos ainda (e até expandí-lo com um canal de Youtube já em fase inicial de planejamento), embora o próprio "Submundo" já nos forneça um retrato desse cenário de abandono do público pelas mídias ESCRITAS: Lembro q nos primórdios do blog, o "Submundo" tinha uma média de 50 à 100 e poucos comentários por postagem (hj gira em torno de 10 a 20 em média). O público foi minguando aos poucos: Mtos abandonaram o colecionismo (devido aos altos custos dos gibis), outros migraram pro Youtube, e tem tbm uma parcela (pequena e insignificante) q me "cancelou" por eu me recusar a aderir à "Nova Ordem" da lacração e das panelinhas militantes do meio (não quero saber dessas bobagens ideológicas e pra mim é até um favor q essa turminha da "lacrate" faz em me cancelar e sumir da minha vista, rs - sério, prefiro mil vezes ter um público mais seleto q realmente seja apreciador de BOAS HQs ao invés de ficarem militando pra agradar uma agenda política e equivocada). Em suma, fico triste apenas com a falta de interesse das novas gerações pelas mídias ESCRITAS (blogs, revistas e livros/gibis impressos) em prol da alienação dos Tiktoks da vida. Tbm não consegui fazer meu filho gostar de GIBIS (e isso me frustra bastante, já q ele é herdeiro direto da minha coleção, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    2. "Tbm não consegui fazer meu filho gostar de GIBIS (e isso me frustra bastante, já q ele é herdeiro direto da minha coleção, hehe)!"

      Particularmente, só fui me interessar pelos supers dos 12 anos pra cima. Antes, lia esporadicamente disney ou vômica, mas a porta de entrada foram os desemhos animados.

      Excluir
    3. E aí, L... blz?

      Eu já colecionava gibis desde os 5 anos de idade (embora minha mãe e minha tia lessem as histórias pra mim)... O meu filho agora tá com 6 anos, mas o interesse por GIBIS é nulo. Ele até curte super-heróis e tal, mas SÓ nos filmes e desenhos da TV (nada de revistas impressas, rs)!

      Abs!

      Excluir
  5. Oi Leo!
    Eu ia comentar na postagem anterior sobre a Epic do Motoqueiro Fantasma e à memória que ela remete às edições de Heróis da TV da Abril!
    Bom, eu não comentei, e você antecipou meu pensamento, pois acho que não tem como comentar sobre esta primeira fase do personagem e não mencionar a publicação da Abril!
    Realmente, é muito saudoso esta época para quem viveu ela, e você realmente fez uma matéria para fazer nós veteranos "enfartarmos" relembrando o passado com estas capas magníficas da Abril e RGE! Passa um filme na nossa cabeça, vendo tais imagens!!
    Época boa, simples, não tínhamos quase nada se comparado a hoje, mas era bom, apreciávamos melhor o tempo e as coisas que adquiríamos!
    HQs de super heróis eram poucas que saíam se compararmos aos dias de hoje e depois só no próximo mês! (final dos Anos 70 e início dos Anos 80)
    A gente comprava uma HQ e ficava dias e dias lendo, relendo e olhando, numa época áurea principalmente da Marvel!
    Esta Epic Marvel é cofre certo!
    A Amazon cancelou todos os meus pedidos com atraso de mais de seis meses entre a pré-venda e o lançamento que não se realizou!
    A Panini este ano atrasou muito, e nesta leva cancelaram meu omnibus do Conan do Val Semeiks, que eu tinha conseguido um desconto de R$ 60,00 sobre o preço de capa; o omnibus do Kull; e esta Epic do Motoqueiro Fantasma!
    Agora é paciência, esperar chegar na loja e pegar tais materiais!
    O omnibus do Conan foi remanejado pela editora para ("talvez") outubro, o do Kull # 02, está fora de catálogo (deve ter dado algum B.O), e estou na espera da Epic do Motoqueiro que "talvez" realmente saia este mês!
    Daqui a pouco cancelam a Epic do Demolidor de armadura pelo tempo entre pré-venda e "possível" lançamento!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Verdade, amigo... "Passa um filme na nossa cabeça" (exatamente assim, conforme vc falou): Rolou comigo enquanto eu pesquisava as imagens pra ilustrar esta postagem e me deparei com os meus arquivos de capas antigas de "HTV" e essa do "Olho do Mal" (q por incrível q pareça, marcou demais a minha infância: pois eu achava bizarro esse vilão cujo capacete tem a forma de um OLHO)!

      Dito isso... A "EPIC" do Motóca se torna uma edição obrigatória pra quem viveu esse saudosismo na época: e no meu caso, ainda com o adendo de mais da METADE da edição ser totalmente inédita pra mim (já q qdo a série do motoqueiro foi remanejada de "HTV" pro mix de "Cap. América" da Abril, eu acabei nunca tendo acesso à essas histórias)!

      Bons tempos mesmo... eu ainda lembro qdo minha mãe me levava no centro da cidade todos os sábados de manhã (eu tinha uns 7-8 anos na virada da década de 70 pros anos 80) pra eu comprar meus GIBIS. E eu pegava todos da Marvel (q eram poucos mesmo, mas marcantes): "Aranha" e "Hulk" (mensais da RGE), além das novíssimas: "HTV" e "Cap. América" (da Abril), e os "almanaques" e demais revistas regulares da RGE (Aranha, Hulk, Super-heróis Marvel, etc). De quebra, ainda sobrava uns trocos pra outros gêneros ("Disney Especial", "Zé Carioca", "Recruta Zero", "MAD", e o "Superman" em cores da EBAL). Só o FILÉ das HQs!

      Bah, q palhaçada mesmo essa "logística" das lojas virtuais da Panini e Amazon, hein?

      Este ano a Panini quebrou recordes de atrasos em edições de pré-venda... O "KULL 2" já foi remanejado umas 4 ou 5 vezes (ainda ontem recebi "nova" previsão pro final deste mês). A EPIC do "Motóca" eu vou pegar qdo sair na loja daqui mesmo (e a do "Demo Hi-tech" eu vou pular, rs)!

      Abs!

      Excluir
  6. Diz aí comandante Leo!

    Matéria completa dedicada ao "Motoqueiro Fantasma" um dos personagens mais icônicos da fase mais criativa das ex-"Casa das Ideias" é puro deleite. E vc sempre começando pelo filé do material a ser servido, essa é uma das edições mais imperdíveis do maior acerto da Panini nos últimos anos que foi trazer a linha Epic Collection pro Brasa. Junto das edições do "Punho de Ferro", "Surfista Prateado", "Vingadores" e "Cavaleiro da Lua", todas são nostalgia pura. Até hoje me recordo da excitação de ver nas bancas as capas de "Heróis da TV" e "Capitão América" com destaque pro "Motóca". Nos videozinhos que dos fac-similes e encadernados artersanais que disponibilizei no Youtube, sempre faço alusão a essa linha editorial, e pode vir Epics do "Nova", "Defensores", "Kazar", "Mulher-Hulk", "Miss Marvel" e por aí vai.

    E tem sido um alento no meio desse mar de chorume editorial que se tornaram os quadrinhos de super-heróis atual, essa linha "Lendas Marvel". Cofrei alguns exemplares como o do "Surfista", e do "Novo Quarteto" e foi bacaninha, um refresco na memória de tempos mais prazerosos da Marvel. Talvez arrisque nesse do "Danny Ketch", gostei bastante dessa versão do "motoqueiro" quando saiu por aqui no início dos anos 90 no gibizinho "Marvel Force" pela Editora Globo.

    E da fase atual vou passar batido. Não tenho acompanhado e a grana disponível não permite pagar pra ver, aliás nem tenho ouvido comentários a respeito dessa fase. Não tenho nem ideia de como estão transcorrendo as tramas do personagem. Não seria nenhuma surpresa se o mesmo não tiver sido "desconstruído" e adaptado a realidade de "inclusão e diversidade" com muitas aspas que todo na mídia dos quadrinhos parece ter que se enquadrar. Mas enfim ainda bem que temos os clássicos pra nos alegrar indefinidamente.

    Valeu pela matéria comandante, só boas recordações. Um abraço e até a próxima postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      O "Motóca" tava merecendo há tempos uma 2º postagem SÓ pra ele aqui no blog... A 1º matéria exclusiva dele foi lá na época do 2º FILME do Nicolas Cage (o "Submundo" ainda tava em seus primórdios e na ocasião fiz uma retrospectiva de várias fases dele nos gibis e com cenas do filme em questão - q eu ainda acho mto bom, apesar das mtas críticas negativas q teve)!

      Esta "EPIC" do motóca é um marco importante no selo pra quem gosta de materiais clássicos, pois é a 2º edição com HQs mais antigas entre as 11 lançadas até aqui... A outra era a do "Punho de Ferro", q junto com esta do "Motóca" abrangem histórias produzidas a partir de 1972 (já as demais edições "EPICs" costumam focar em fases dos anos 89 e 90)!

      Ah, e parabéns pelos seus vídeos... estão cada vez melhores e mais interessantes: Assisti o mais recente q vc fez, sobre o "Conflito no Vietnã" e recomendo pra TODOS q sentem saudades dessa série icônica publicada aqui somente pela Abril (só não comentei ainda no Youtube, pq assisti ontem na TV - e pela TV não tem como deixar comentários, rs - mas deixei o like e vou comentar tbm qdo revisitar o vídeo pelo PC) . Confiram no LINK abaixo:

      https://www.youtube.com/watch?v=YGF8FyQq_po

      Sobre as "Lendas Marvel"... Bem, por mim a Marvel podia resetar toda a cronologia atual e viver só de releituras e revisitações pela linha "lendas", hehe. Eu tenho as 5 primeiras dos "X-Men" e gostei bastante (a última q comprei foi a do "Caolho", mas pulei a do "Gambit"). É boa a proposta desse selo, bem q poderia ser mais recorrente do q tem sido. Pode ser q eu arrisque esse do "Danny Ketch" (pra relembrar os bons tempos da "SAM", hehe)!

      No mais... concordo 100% contigo no último parágrafo. De fato, meu interesse tbm é praticamente ZERO em acompanhar materiais NOVOS da Marvel ou DC. Só mto raramente é q eu acabo experimentando um ou outro (se me for mto bem recomendado OU se eu tiver lido em scans e gostado do material em questão)!

      Obrigado por ter curtido a postagem... e sábado tem MAIS atualização aqui no blog (q seguirá à todo vapor até o final do ano, kkk)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...