21/07/2024

Papo de Gibi: "Guerras Secretas", "Cap. América" (Steranko), "Gunsmoke", e Mais...

"Papo de Gibi" em ritmo de férias... Apesar de muitos títulos atrasados (de várias editoras) ainda não terem chegado nas bancas (até o fechamento desta matéria), outros tantos continuam sendo anunciados em escala frenética, com destaque pra linha "VINTAGE" e de "ESSENCIAIS" da Marvel, fanzines e raridades (restauradas do passado), e Grandes Sagas da Disney:    

"Guerras Secretas" (Marvel Essencial), "Cap. América" (de Jim Steranko), "Jeff Hawke" (ficção científica britânica de 1972), "Jadhy - A Caçadora" (HQ nacional do final dos anos 80), "Seleções do Quadrix" (Fanzine), "Gunsmoke" (baseado na série de faroeste mais longa da TV), "Pato Donald - E o Vento Levou..." (Graphic Disney), e "Ratópolis 2"! 

Confira abaixo:

"Guerras Secretas" (Marvel Essencial) + "Cap. América" (de Jim Steranko): Os maiores heróis e vilões da Marvel são transportados até um mundo estranho criado por uma entidade de poder inconcebível conhecida como: "Beyonder", para se enfrentarem em combates mortais. Ao vencedor, será concedido tudo aquilo que desejar. "Cap. América", "X-Men", "Vingadores", "4F", "Homem-Aranha" e "Hulk" lutarão contra : "Dr. Destino", "Dr. Octopus", "Lagarto", "Galactus", "Gangue da Demolição", entre outros supervilões em confrontos memoráveis. E ainda: A 1º aparição do uniforme negro do Aranha e o surgimento da nova "Mulher-Aranha". A edição da Panini (capa-dura, 344 pág, R$ 154,90) tem belíssima CAPA de Alex Ross e reúne: "Marvel Super-Heroes Secret Wars" 1-12. Uma "BOA" mega-saga da Marvel, já republicada diversas vezes no Brasil e que trouxe consequências duradouras pra vários dos personagens envolvidos (ela teve uma extensa sequência ainda nos anos 80 e uma NOVA saga moderna de mesmo nome)! O "Cap. América" de Jim Steranko (capa-dura, 104 pág, R$ 54,90) foi uma fase breve (de apenas 4 edições) mas extremamente marcante pro Sentinela da Liberdade (ainda na década de 60 - época do ressurgimento do herói na Era de Prata). Após uma batalha contra o "Hulk", o Cap. América aceita Rick Jones como sendo o sucessor e substituto de Bucky. Juntos, eles enfrentarão os assassinos da "Hydra". Reúne: "Cap. America" 110-113 (já publicado pela Panini em "CHM - Cap. América" Vol. 1: CAPA acima)!
 
"Jeff Hawke" + "Jadhy - A Caçadora" + "Seleções do Quadrix" (Fanzine) + "Gunsmoke": Mais um LOTE na LOJA virtual da Editora Criativo... "Jeff Hawke" (R$ 34) foi criado pelo artista escocês Sydney Jordan, e tornou-se uma sensação nos quadrinhos de vanguarda ingleses. Jordan, que serviu na força aérea durante a 2º Guerra Mundial, trouxe uma profundidade única ao personagem. A aventura: "As Feras do Espaço", foi publicada em tiras diárias entre 1971-1972 no jornal London Express. Na história, Hawke e seus colegas astronautas descobrem uma misteriosa cápsula no espaço pertencente a uma civilização desconhecida, contendo um aviso em uma língua não decifrada! "Jadhy" (R$ 48) é uma edição de colecionador que reúne 4 aventuras da heroína, de Gilberto Camargo, no final dos anos 80. As histórias, publicadas em fanzines, foram inspiradas na personagem "Taarna" (do filme "Heavy Metal - Universo em Fantasia") e misturam ficção com erotismo! Falando em fanzines, as "Seleções do Quadrix" (R$ 40) celebra a História deste, que marcou época entre 1984-1986 no cenário da criação nacional (Um verdadeiro registro da produção independente)! E "Gunsmoke" (R$ 49,99) é baseado na série de faroeste mais longa da TV (com 635 episódios exibidos e 2 longas-metragens) e que é um ícone do gênero. Nesta edição, temos 2 aventuras escritas e desenhadas pelo artista britânico Harry Bishop. Desde seu lançamento em 1956, Gunsmoke tem servido como base artística e narrativa para o gênero. O protagonista é o xerife Matt Dillon, defensor implacável da violenta cidade de Dodge City. Combinando persuasão, socos e balas, Dillon é o herói que mantém a ordem em um mundo de caos (um prato cheio pra quem curte um bom bang-bang RAÍZ)!

"Pato Donald - E o Vento Levou..." (Graphic Disney) + "Ratópolis 2": A obra-prima da romancista Margaret Mitchell ganha uma luxuosa e imperdível versão em quadrinhos nesta paródia assinada por 2 dos maiores nomes dos gibis Disney (Giovan Battista Carpi & Guido Martina). Produzida em 1982, a HQ agora recebe nova colorização e uma capa inédita ilustrada por Ivan Bigarella com pintura digital de Andrea Cagol. Donald e Margarida interpretam, respectivamente, os papéis de Rhett Butler e Scarlet O’Hara. Tio Patinhas, Huguinho, Zezinho, Luisinho, Gastão, Pardal, Peninha, Patacôncio e os Irmãos Metralha também participam deste épico (capa-dura, 136 pág, R$ 99,90) ambientado na Guerra Civil Americana (uma ÓTIMA saga Disney, já publicada pela Abril em 3 partes na época: Abaixo, uma CAPA de "Tio Patinhas" dos anos 80 com um dos capítulos da trama)! Por FIM... "Ratópolis" ganha sua 2º parte pela coleção de "Grandes Sagas" (R$ 59,90). Mickey atua como repórter do "Diário de Ratópolis" (num futuro com nuances "noir") e o Pateta se envolve nas histórias, enquanto o rato tenta entrevistar um "escritor fantasma" desaparecido logo após o lançamento de seu único romance de sucesso. Os 4 episódios desta edição são assinados por autores de peso como: Tito Faraci e Casty!

Até+

14 comentários:

  1. Oi Leo!
    Oba! Mais resgate do passado!!
    A Editora Criativo continua fazendo um ótimo trabalho de resgate, e vou pegar tanto Seleções Quadrix, Jeff Hawk, e Jadhy!
    Me lembro de ter visto esta capa dela nas bancas na época!
    Boas lembranças dos Anos 80!!
    Este Capitão América do Steranko em capa dura é um luxo desnecessário, ainda mais por ter saído antes em formato mais econômico! Já saiu partes dela até na antologia do herói publicada pela Panini anos atrás!!
    Eu tenho ela também nos formatinhos da Abril lá do início de 1980!
    Guerras Secretas..., polêmica saga que traz o fim da Era de Ouro da Marvel!
    Eu gosto muito da saga por realizar o sonho de qualquer criança da época em ver os heróis Marvel unidos enfrentandos os vilões numa guerra, o problema é depois dela. Ainda falaremos sobre isso por aqui!!
    Assisti Deadpool e Wolverine ontem, e digo que há muito tempo não me divertia tanto vendo um filme!
    O filme é zoeira e fanservice, nada além disso, tem gente reclamando, na certa estavam esperando filme pra Oscar!
    Ryan Reynolds já tendo trabalhado tanto na Marvel como na DC sabe entregar o que os fãs querem (ele é um dos escritores do roteiro).
    Onde Dr. Estranho no Multiverso da Loucura, e Flash falharam em trabalhar no multiverso e homenagear filmes do passado, Deadpool acertou (sem contar o "tapa na cara da DC), isso fora as músicas dos Anos 80 presentes no filme!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Pô, agora q vc falou foi q eu notei... q TODA esta postagem é um resgate do passado, rs (a única HQ mais "novinha" aqui é "Ratópolis": e ainda assim já tem alguns anos, hehe)!

      A Criativo deu um salto gigantesco em relevância pro mercado nacional este ano... Mesmo q a sua loja virtual tenha mto fanzine e fac-símiles terceirizados por independentes, é uma loja q passou a ser um "POINT" pra leitores q nem eu (por exemplo) q já buscam aquele "diferencial" entre os lançamentos do mês e a Criativo oferece exatamente esse "plus a mais" no cardápio!

      Dito isso... Vou COFRAR todo esse lote na loja da Criativo: "Quadrix", "Hawk", "Jadhy", e "Gunsmoke" (mas só no mês q vem agora, pois ainda tô botando umas atrasadas da loja em dia, e me falta o "ZORRO" do Franco de Rosa - acabei de pegar uns "Alegorias" atrasados tbm)!

      Sobre a Marvel... Tbm achei desnecessário esse "Capitão", pois eu preferia uma "EPIC" q desse continuidade ao q tava saindo na "CCM" dele (e q cobriria esse fase do Steranko tbm). De qq forma, fico satisfeito com a "CHM" q postei a capa acima (e q traz esse fase completa e mais um pouco)!

      As "Guerras Secretas" eu acho apenas "BOA" (3 estrelas)... mas pretendo comprar essa edição "Essencial" e passar adiante a minha capa-cartão da Panini (pois ainda acho q é uma saga q merece ter na estante em versão deluxe - ainda mais com essa capa belíssima do Ross)!

      "Deadpool & Wolverine" eu verei semana q vem com a patroa... pois iremos numa sessão de tarde enquanto o moleque estiver na escola, hehe (não temos babá e nem com quem deixar ele em situações assim). Mas acredito q eu vá adorar o filme (achei os 2 primeiros do "Deadpool" EXCELENTES - "ABSOLUTE CINEMA" pra mim, kkk)!

      Por fim... esta semana (aproveitando q foi a última de férias do Von Doom) assisti com ele o "Malvado 4" e tbm gostei mto: ÓTIMA diversão pra toda família, SEM lacração (é ZERO LACRATE), e mto engraçado até pros adultos (várias referências à filmassos antigos, tipo: "Exterminador do Futuro 2" e até o "Aranha 2" do Sam Raimi. Mto bom mesmo!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo!
      É melhor mesmo assistir ao filme numa primeira vez sem o pequeno Victor porque ele é muito, mas muito violento, com muito sangue jorrando, e membros decepados voando pela tela, isso fora os palavrões pesados, mesmo na versão dublada, onde os filmes do Tarantino são bem mais light perto dele!
      Já quando sair no streaming ou no torrent você pode assistir com ele, mas editando ou pulando partes!
      Este é o melhor dos três filmes, e o mais violento também!
      Essa versão de Guerras Secretas traz os heróis entrando no transportador do Beyonder, ou aquela versão da saga só ficou na CHM em capa cartão?
      Eu tenho ela na Teia do Aranha (1994-1995), e pela Salvat em duas edições, e talvez só compraria ela novamente caso tivesse este acréscimo de mostrar partes das histórias onde os heróis entraram no transportador!
      Devia ter pego a CHM na época, mas pulei por causa das edições da Salvat que iam sair!
      Valeu pela dica do Meu Malvado Favorito 4, vou assistir quando sair na TV a cabo!
      A Editora Go!!! Comics vai lançar uma HQ no Catarse sobre o criador do Flash Gordon:
      https://gocomics.com.br/the-strange-death-of-alex-raymon/
      Realmente, o mercado está em plena expansão!
      Abraços!

      Excluir
    3. E aí, Elcio... blz?

      Nem seria possível entrar nos cinemas com uma criança de 6 anos pra ver esse filme, rs... Digo, o controle tá bem rigoroso e nem os marmanjos de 15 anos tão conseguindo entrar nas salas (com 16 ainda permitem, mas SÓ acompanhados por um adulto)!

      Porém, qdo sair no streming, com certeza eu vou mostrar o filme cortando as partes mais violentas pra ele... foi assim q fiz com os 2 primeiros tbm: o q facilita, tbm, é q já tem vídeos curtos com cortes ou cenas de sangue borradas no youtube (e são esses clipes q o meu filho acaba assistindo, pois ele é mto fã do "Deadpool", mas nunca viu um filme dele inteiro e sem q eu pulasse as cenas mais extremas, rs)!

      Sobre as "Guerras Secretas"... não sei te responder pq essa edição "Essencial" não saiu ainda: Contudo, vou comprar certo essa edição e posso te avisar assim q tiver ela em mãos, blz? A versão q eu tenho é a capa-cartão da Panini e a versão na "Teia" 62-66 da Abril!

      Ah, e obrigado pela dica dessa edição sobre o Alex Raymond... Ficou sensacional a arte, hein? É torcer pra q alguma editora publique por aqui tbm!

      Por fim... Já vou começar a preparar as pastas pra publicar as "VISÕES" na semana q vem: Vou te mandar uns áudios no zap com dúvidas antes, blz?

      Abs!

      Excluir
  2. Fala aí comandante Leo!

    Que matéria informativa e eclética comandante. Desses dois lançamentos da ex-"casa das idéias" vou cofrar o encadernado do "Capitão América" (de Jim Steranko), peguei o scan dessas edições já estava até com tudo pronto pra imprimir uma edição artesanal dessa fase, mas já que a dona Panini pôs pra jogo vai me poupar o trabalho.

    Agora o prato principal da sua postagem como já está ficando de costume, mais material da Editora Criativo. E só coisa fina, nunca tinha ouvido falar dessa personagem "Jadhy", mas só de saber que foi inspirada em "Taarna" daquela que pra mim é a melhor animação adulta de todos os tempos "Heavy Metal - Universo em Fantasia" já é condição de tornar a aquisição mais que justificada. E essas edições baseadas na célebre série de western "Gunsmoke" também é muito interessante, não cheguei a assistir a série mas sempre ouvi comentários bem elogiosos. Tudo isso só confirma que o site da Criativo é o verdadeiro baú de tesouros do mercado de HQs nacional.

    E pra fechar mais Graphic Disney pra resgatar a criança leitora de cada um de nós. Infelizmente as finanças não me permitem acompanhar a produção da Disney como gostaria. Minha iniciação nos quadrinhos foi nas aventuras dos patos de demais personagens da empresa do tio Walt. Fico feliz que existe uma continuidade tanto nos materiais mais luxuosos pela Panini, quanto na linha econômica pela Editora Culturama.

    Mais uma vez obrigado comandante por esse trabalho tão competente e abnegado. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Brigadão por ter curtido a postagem, amigo... Viu só? qdo entra um bloco com material da loja da Criativo, parece q qq postagem ganha em qualidade de conteúdo, hein? E não é pra menos, q catálogo nostálgico pra gibizeiro nenhum botar defeito, hehe!

      O "Cap. América" do Steranko eu só vou passar, pq já tenho a "CHM" q eu postei acima tbm (pena q vc perdeu essa, pelo visto): Mas realmente, pra quem não tem impresso ainda, vale mto a pena (a arte do Steranko é daquelas q a gente fica um tempão apreciando durante a leitura: e mesmo emulando o KIRBY, ele consegue fazer isso agregando um estilo próprio no traço tbm)! Eu tbm tenho essa fase dele em formatinho (em "Cap. América" 2 e 3 da Abril)!

      Voltando à loja da Criativo... Realmente, é como eu falei pro Elcio logo acima: Ela se tornou uma espécie de "POINT" pro leitor mais exigente q tava sentindo falta de material fora do maisntream nas bancas (e o melhor de tudo: com preços ACESSÍVEIS, hehe)! Sou fanzasso da "TAARNA" tbm e a parte dela é a minha favorita de todo o desenho "Heavy Metal", assim: uma personagem inspirada nela já é motivo pra ativar o meu RADAR tbm, rs! Me agradei tbm dos demais títulos: "Quadrix" (fanizne RAÍZ demais - puro suco dos anos 80), "Hawk" (parece ser um FILÉ das tiras inglesas), e "Gunsmoke" (lembro vagamente da série de TV, mas a HQ já faz bem o meu estilo e tenho certeza q vem na medida pra mim)!

      Por FIM... A linha Disney tbm me agradou bastante aqui, mas infelizmente terei q deixar ambas as edições pra uma futura repescagem (tive o "Vento Levou" na época e é uma ótima adaptação do filme - pra quem puder comprar, será uma bela aquisição). E "Ratópolis" eu cheguei a pegar o 1º e curti pra caramba (é bem NOIR mesmo), mas vou espera ruma promo pra pegar esse 2º!

      Obrigado mais uma vez por estar curtindo as postagens do blog... Neste findi (amanhã ou domingo) já tem MAIS atualização por aqui, e durante a semana já começo a preparar terreno pras "VISÕES de 1994" (do Elcio): Sem brincadeira, será a MAIOR e mais ÉPICA postagem de todos os tempos aqui no "Submundo" (é maior q um TCC, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  3. Uma pena esse Capitão América do Steranko não ter saído como uma versão Grandes Tesouros Marvel, na Panini Espanha foi assim. Já que era para republicar que optassem pelo formato grandão para admirarmos ainda mais a incrível arte do Jim Steranko! Shame Panini Brasil! Lá fora a coleção Grandes Tesouros Marvel publicou muita coisa bacana, e todas com direito a poster! Teve até a adaptação do filme do Conan. Aqui parou em 4 edições, uma pena mesmo! Fico com minha Special Edition da Marvel em papel baxter de 1982 e minhas edições 2 e 3 do CAP originais que comprei em 1979.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Cal... blz?

      Puxa, não sabia q essa fase do Steranko tinha saído no formatão de "TESOUROS" lá fora... Rateada da panini mesmo não ter adotado o mesmo por aqui (já q a arte do Steranko merece um formatão gigante pra ser melhor apreciada)!

      Aliás, dessa coleção eu tenho apenas 1 edição: O "Surfista - Juízo Final" (do Buscema) e é deslumbrante mesmo (essa mereceu o formato gigante com louvor)! Outra q eu queria q saísse aqui da linha "Tesouros" é A "Origem do Justiceiro" (em P&B e INÉDITA no Brasil - q saiu originalmente numa revista magazine dos anos 70)!

      Abs!

      Excluir
    2. "Outra q eu queria q saísse aqui da linha "Tesouros" é A "Origem do Justiceiro" (em P&B e INÉDITA no Brasil - q saiu originalmente numa revista magazine dos anos 70)!"

      Concordo. Não entendo por que essa coleção empacou. Será que vendeu muito abaixo do esperado? Panini parece não ter problem em publicar muitos outros materiais sem apelo

      Excluir
    3. E aí, L... blz?

      Boa pergunta... não sei como foi o desempenho de vendas dessa coleção no geral, mas na loja daqui vendeu tudo q chegou (só sobrou 1 exemplar do "Surfista" do Moebius na prateleira)! Espero q essa linha seja retomada, pois a proposta é mto boa e merece uma continuidade!

      Abs!

      Excluir
  4. Oi Léo, tudo bem? Bacana demais este “Papo de Gibi”.
    O “Secret Wars” eu acho uma das histórias mais legais do universo Marvel, muito por conta de quando estreou por aqui através de uma maxi-série, em 1985, eu tinha 8 anos de idade e me marcou muito ver todos aqueles heróis juntos. Por mais que tenha saído cheio de cortes na época, foi um evento marcante e minha memória afetiva sempre é acionada quando e fala em Guerras Secretas da Marvel.
    Esta edição da panini é um luxo, com capa magistral do Alex Ross, mas vou deixar passar por conta de já ter a série original de 1985 (Ed. Abril) e o box da Coleção Histórica Marvel em 4 volumes com capa cartão lançados pela Panini em 2016.

    Outra bela memória afetiva é a versão em quadrinhos de “... E o Vento Levou” da Disney. Tive as três edições originais que estreou esta história no Brasil (Tio Patinhas 237, Almanaque Disney 165 e Mickey 390) em fev/mar de 1985.
    Um dos grandes filmes que assisti na minha vida foi uma superprodução feita em 1939, e que somente estreou na televisão brasileira em 12 e 13 de setembro de 1983 (em duas partes, por conta da duração do filme). Veja a estreia na TV pelo link:

    https://www.youtube.com/watch?v=dT3TLqUCLpk&ab_channel=AgenorNogueira%C2%AE

    Até os anos 90, cada exibição deste filme na TV era uma solenidade! Tanto que a versão em quadrinhos da Disney que tinha 3 partes, foi posteriormente compilada numa edição bastante interessante em “Cine Disney nº 2”, da ed. Abril, em out de 1988 que trouxe uma capa pra lá de caprichada. Tive esta edição também e reli-a diversas vezes...
    Nesta nova roupagem da HQ feita pela Panini no selo “Graphic Disney” vou cofrar certo! Uma bonita capa e no formato magazine (inédito no Brasil).
    Deixei de comprar Disney há muito tempo, mas este álbum merece um carinho especial de minha parte. Um belíssimo resgate do passado!!!

    Abração Léo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Cris... blz?

      Valeu mesmo por ter curtido este "Papo de Gibi", amigo... E tbm compartilho do mesmo sentimento de "memória afetiva" por algumas das edições comentadas nesta postagem, rs!

      Meu 1º contato com "Guerras Secretas" veio somente qdo a saga foi republicada pela Abril na "Teia do Aranha" em 5 partes (nº 62 a 66)... Em 1985 (qdo saiu a série com cortes) eu já tinha parado de comprar gibis devido à crise econômica da época (e me desliguei completamente do ramo). Qdo retornei ao colecionismo 10 anos depois (em 1995), o q encontrei nas bancas naquele momento foi justamente as "Guerras Secretas" saindo na "Teia" e comecei minha coleção da "Teia" a partir daí (pra depois peneirar as 60 primeiras edições em sebos)!

      Atualmente, tenho as "Guerras" na versão cartonada da Panini... Mas devo pegar essa edição" Essencial" pra ter essa saga em versão deluxe na estante (acho q ela merece, justamente por ter marcado meu retorno às HQs depois de 1 década afastado, rs)!

      Qto ao "Vento Levou"... Puxa, eu tbm tive as 3 partes q saíram pela Abril (justamente no começo do ano fatídico - 1985 - em q tive q vender toda a minha coleção e essa saga foi uma das últimas histórias Disney q comprei na época). Te confesso q tô mto tentado a pegar essa edição pra relembrar essa HQ. Eu tbm lembro de ter assistido na TV a estreia do FILME (em 2 partes): Foi um evento mágico pra TV naquele ano de (ainda mais depois de tantas décadas da produção do FILME - não sei pq levou tanto tempo pra passar na telinha)? Seja como for, foi um filmasso e assisti com a família toda reunida na sala (bons tempos: q não voltam mais)!

      Abs!

      Excluir
  5. Fala, Leo, blz?

    Nunca li o Capitão do Jim Steranko e perdi essa CHM, então, esse encadernado da Panini vai ser cofre certo. Uma pena que a produção de gibis dele é muito escassa, ele poderia ter trabalhado mais para a Marvel ou até mesmo para a Distinta Concorrência, mas deve ter arrumado trabalhos mais rentáveis (pelo que já li, o cara sempre foi metido com coisas, digamos, à margem da lei).

    Lembro que achei genial Guerras Secretas quando li a primeira vez e ainda era um guri, mas depois de adulto fui reler, já na coleção Salvat, e achei uma bela b@sta, nem consegui terminar, mas mantive a edição para reler quando for idoso (aposto que vou gostar graças ao Alzhmeir... hehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Pois é... O Steranko ainda tá vivo e na ATIVA, por incrível q pareça: Ele teve várias HQs independentes (ou por editoras menores) ao longo da vida, desde q saiu da Marvel (onde ficou mais marcado pela sua fase no "Cap. América" e "Nick Fury"). Pra DC, ele fez uma participação curta desenhando algumas pág de "Superman 400" (e alguns pin-ups). De resto, mta coisa INÉDITA no Brasil, milhares de CAPAS e artes pra edições comemorativas, e LIVROS. É um desperdício da indústria ter deixado esse artista tanto tempo assim: largado por aí!

      Hahaha, minha memória tá se esvaindo com o tempo tbm (já tô com 52)... e te confesso q não lembro de mtos detalhes das "Guerras Secretas" (a última vez q reli foi qdo saiu em capa-cartão pela panini (em 2008 - e lá se vão 16 ANOS, rs). Devo pegar essa edição "Essencial" agora, pra reler sabe deus qdo (provavelmente qdo já estiver aposentado e com mais perdas de memória do q já tenho, kkk)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...