09/10/2012

"THOR" (50 Anos): A Trajetória do Deus do Trovão no Brasil.....

O Poderoso "Thor" foi criado em 1962 por Stan Lee, Jack Kirby, e Larry Lieber.... sendo um dos primeiros heróis da editora em sua nova fase na "Era de Prata": na qual o Universo Marvel estava sendo forjado e uma avalanche de novos personagens surgiam a cada mês nas revistas da época!!!

Nesta matéria comemorativa, veremos um pouco da trajetória do Thor nos gibis brasileiros: capas clássicas de edições da Ebal, Bloch, e Abril.... além das melhores sagas e fases do personagem mitológico + popular dos quadrinhos!!!

Confira tudo isso a seguir.....

A 1º aparição e origem de "Thor" foi publicada na revista "Journey Into Mystery" (Jornada ao Mistério) nº 83, q até então era dedicada à publicação de contos de ficção científica e monstros gigantes dos anos 50. Nessa ed. de estréia, a origem de Thor seguia essa mesma linha narrativa: com o Dr. Donald Blake encontrando o martelo de Thor numa caverna e livrando a Terra de uma invasão alienígena orquestrada pelos "Homens de Pedra de Saturno" (inspirados nas misteriosas estátuas gigantes da Ilha da Páscoa)!!! A partir daí, o Deus do Trovão passaria a estrelar todas as ed. seguintes da revista (até a mesma ser rebatizada com seu nome)!!!

Essa 1º fase de "Thor".... foi publicada aqui no Brasil pela Ebal (em P&B) e republicada recentemente pela Panini na "Biblioteca Histórica Marvel" (q encaderna as 18 primeiras histórias de Thor em ordem cronológica). A panini tbm encadernou algumas das melhores aventuras dessa fase no especial dedicado ao Thor na "Coleção Histórica Vingadores" (lançada este ano) e sobre a qual eu fiz uma matéria completa neste LINK (q vale uma conferida tbm): "Coleção Histórica Marvel - THOR"!!!

Depois da Ebal, foi a vez da Bloch publicar uma revista própria do Thor.... e a capa do nº 1 (q abre esta matéria) traz o espetacular confronto de "Thor X Hércules". Esse foi o 1º gibi do Thor q eu li, e na época me impressionou ter visto um herói perder a briga no final (Thor é derrotado depois de levar uma surra do Hércules: os 2 brigaram e destruíram a cidade por causa da enfermeira Jane Foster: namorada do Thor)!!! A capa estampa a chamada: "A Força de Plutão" (q na verdade é um vilão do Olimpo q arma essa briga entre os 2 deuses)!!! Um verdadeiro épico nunca republicado no Brasil!!!

A saudosa revista "Heróis da TV" nº 1 (da Abril) estreava em 1979.... e já trazia logo de cara uma aventura espetacular onde Thor enfrenta 2 das mais temidas entidades cósmicas da Marvel: "Galactus - O Devorador de Mundos" e "Ego - o Planeta-Vivo". E foi nessa revista q Thor faria carreira durante um longo período com algumas de suas mais emblemáticas aventuras, q variavam entre a fase clássica desenhada por Kirby e a igualmente consagrada fase de John Buscema!!!

No nº 7 de HTV.... uma chamada de capa: "A Batalha do Século" prenunciava o confronto entre "Thor X Surfista Prateado" q causou impacto entre os leitores da época. Manipulados por uma das mtas artinhanhas de "Loki" (Deus da maldade e da trapaça), os 2 heróis travam uma luta espetacular já republicada várias vezes no Brasil (a última foi pela Panini na "Biblioteca do Surfista")!!!

Após tantas histórias inesquecíveis... a Abril ainda publicaria (a partir de HTV 101) a fase q é a preferida entre vários fãs de Thor: a série produzida por Walt Simonson e q alçou o gibi do herói ao topo das listas de melhores títulos publicados naquele período. Após o cancelamento de HTV na ed. 112, a fase Simonson continuou sendo publicada na íntegra em mini-séries e passando pro mix da revista "Superaventuras Marvel". Recentemente foi republicada integralmente pela Panini numa coleção de 5 encadernados: "Os Maiores Clássicos de Thor" 1-5!!! É realmente um material obrigatório pra todos os fãs do Deus do Trovão!!!

A fase atual do Thor não está entre as minhas favoritas (particularmente falando, já q prefiro as clássicas).... mas até q começou bem nos 2 primeiros arcos republicados recentemente em 2 ed. em formato de luxo: "Renascer dos Deuses" e "Em Nome do Pai"!!! Mas da fase contemporânea, a maior obra-prima produzida com o personagem, sem dúvida é: "LOKI" (capa acima ao lado de HTV nº 1). Narrada pelo irmão de Thor (o Deus do Mal: Loki), a série mostra a ascensão do vilão ao trono de Asgard e como seria seu sinistro e amargo reinado (q termina de forma trágica e brutal - digna dos melhores livros de Shakespeare)!!! A série "Loki" foi adaptada pra um desenho animado (disponível em DVD)!!!

A galeria de vilões do Thor é vasta (acho q só perde pro Aranha e X-Men): "Loki", "Encantor", "Executor", "Mr. Hyde", "Cobra","Gárgula Cinzento", "Zarrko - O Homem do Amanhã", "Gangue da Demolição", "Homem-Absorvente", "Galactus", "EGO", "Homem-Radioativo", "ULIK", "Kurse", "Hela", "Gigantes de Gelo", "Surtur", e vários outros!!!

Bem, é impossível resumir 50 anos de histórias em apenas 1 matéria.... mas eu tentei destacar aqui os momentos e fases + importantes do Thor nessas últimas 5 décadas de criação. Só acho lamentável q a Panini tenha deixado passar esta data comemorativa em branco (da mesma forma q já havia feito com o "Quarteto Fantástico" - q tbm comemorava seu cinquentenário ano passado). 50 Anos não é uma data q deva ser desprezada pra nenhum personagem (afinal, estamos falando de meio século de existência pra um herói q continua sendo publicado mensalmente e q merecia pelo menos um encadernado comemorativo)!!! Enfim.... Abaixo uma curiosidade pra encerrar esta matéria: a capa de um gibi do "Thor" (da Ebal) q trouxe a 1º aparição de um famoso super-herói Marvel no Brasil (vcs conhecem? rs):

Até+

PS: A seguir aqui no "Submundo"..... 50 Anos do "Hulk", 50 Anos de "007" (no cinema), e os 60 Anos de publicação do "Mickey" no Brasil!!!

24 comentários:

  1. Uma ótima matéria colega. Realmente Thor merece uma recapitulada, que apesar de não ser o meu personagem preferido, possui historias indispensáveis para qualquer amante de HQ.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Marcelo...

    O Thor em si, tbm não é um dos meus personagens preferidos, mas gosto mto das histórias clássicas dele (especialmente a fase Lee/Kirby e a do Simonson)!!!

    não é um personagem fácil de se trabalhar... pois além da linguagem rebuscada q ele usa, toda a sua base tá enraizada na mitologia: e quem for desenvolver o Thor num gibi tem q estudar e pesquisar mto pra entnder o universo q irá retratar!!!

    falo isso, pq boa parte dos eventos + épicos dos gibis do Thor... são adaptações da mitologia nórdica mesmo: especialmente o confronto com a "Serpente de Midgard" (q encerra a fase Simonson) e q na mitologia matou o Thor em combate!!!

    o "Loki" então... é MÃE de um potrinho de 8 patas, após ter se travestido de égua e seduzido um cavalo pra atrasar a construção de uma murada. Loki (na forma de égua) engravida e dá a luz ao tal cavalinho... e essa é uma referência usada em alguns gibis tbm, haha!!!

    pra vc ver... é um universo mto amplo pra ser trabalhado, e alguns péssimos roteiristas quase destruíram o personagem nos anos 90 por não saberem trabalhar uma mitologia tão rica em conteúdo!!!

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  3. Eu li Serpente de Midgard, achei fantastico aquele confronto. Sem sombra de duvida um final digno para aquela fase.

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo, o Thor é um dos meus personagens favoritos de heróis talvez o 4º ou 5º, mas é um dos prediletos de meu irmão Toninho.

    Então sempre que vejo, leio ou encontro com qualquer matéria do Thor lembro do meu irmão e do tempo que brincávamos com nossos personagens de plástico fazendo lutinhas pelo chão da sala.

    Meu Homem-Aranha apanhou muito do Thor, mas também dem muita porrada.

    Cara que matéria completa, bacana e gostosa de ler. Adorava os gibis da fase Bloch e não tenho nenhunzinho deles pra babar em cima.

    Um dia, ahh, um dia... encontrarei algum num sebo da vida por um preço que não seja os olhos da cara, e então poderei ter um gibi da Bloch com ele.

    Demais lembrar de tudo isso, e graças ao amigo... Valeu...

    ResponderExcluir
  5. Eu acho uma pena que eu não cheguei a pegar essa fase de Herois da tv, pois pelo que eu vejo, ela se tornou muito querida pelos leitoras. Agora eu fico me perguntando porque o titulo da revista era assim? Será que tinha tanto desenho assim da Marvel na época na tv?
    Me lembro do desenho clássico do Homem aranha e dos desenhos desanimados da Marvel!

    ResponderExcluir
  6. Belíssima matéria Leo, seu blog para mim está se tornando visita diária obrigatória, parabéns. Como já lhe disse tenho muita coisa da fase abril pois foi lá que comecei a colecionar. Tirando Heróis da Tv e Capitão América, que eu comecei do número 40, todos os outros títulos, tanto da Marvel, como da DC, tenho do número 01. Parei de colecionar em 1991, mas todas as coleções estão aqui, guardados a sete chaves. Hoje continuo firme na linha Bonelli que nunca parei e comprando muito encadernados das melhores fases da DC, da Marvel e da VERTIGO. Lamentei muito a Biblioeca História Marvel, ter quase parado completamente. Continue firme e forte. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Quanto a fase da Bloch, que publicou os Heróis Marvel antes da RGE, eu nunca tive, nem lí nenhum gibi dela, o que para mim é uma pena, pois queria ter algumas dessas nas minhas coleções.

    ResponderExcluir
  8. "Eu li Serpente de Midgard, achei fantastico aquele confronto. Sem sombra de duvida um final digno para aquela fase."


    Eu tbm... gostei tanto desse final da fase Simonson q fiz questão de incluir a capa desse encaderndo (Maiores Clássicos 5) na matéria!!!

    uma pena q após a passagem do Simonson pela revista do Thor... demorou uns bons anos (mais de 10) pro personagem voltar a ter boas histórias!!!

    eu tbm gostei daquela fase com o Romita Jr. desenhando (q saiu em "Marvel 2000" e passou pelas Premiuns)... não foi tão marcante, mas foi boa!!!

    ResponderExcluir
  9. "Cara que matéria completa, bacana e gostosa de ler. Adorava os gibis da fase Bloch e não tenho nenhunzinho deles pra babar em cima. "


    Valeu mesmo por ter curtido a matéria, Paulo!!!

    putz, e nem me fale... tbm marquei bobeira e perdi essa coleção do Thor da Bloch (q eu tinha completinha na época)!!!

    coisas da vida, né?? lá pelos anos 80 me apertei de grana (crise do plano cruzado) e vendi quase toda minha coleção... levei uns 15 anos pra me recuperar financeiramente e sair buscando tudo q perdi em sebos:

    recuperei mta coisa (a maioria até em melhores condições dom q eu tinha, rs)... mas outras infelizmente nunca mais achei: o Thor da bloch é uma q perdi pra sempre pelo visto!!!

    hj em dia eu até tenho essas histórias gravadas num CD (formato digital)... não é a mesma coisa (prefiro no papel) mas pelo menos dá pra matar a saudade às vezes, e tbm reli algumas pra escrever esta matéria, rs!!

    Brigadão mesmo!!!

    Abs!!!

    PS: as próximas matérias (Hulk, 007, e Mickey serão exatamente no mesmo estilo desta matéria: todas com capas clássicas e um panorama antigo e atual!!!

    ResponderExcluir
  10. "Agora eu fico me perguntando porque o titulo da revista era assim? Será que tinha tanto desenho assim da Marvel na época na tv? "


    Pior q o nome da revista "Heróis da TV"... realmente era pra pegar embalo nos desenhos "desanimados" da Marvel: Cap. América, Thor, Hulk, Namor, e Homem de Ferro!!!

    em 1979 (ano q estreou a revista), esses desenhos ainda eram reprisados com relativo sucesso na TV (principalmente o do Aranha).... assim, até tinha uma certa lógica uma revista tentar pegar o embalo desses desenhos:

    a única coisa q não fazia tanto sentido assim, era o fato de q a revista HTV na realidade só trazia 2 personagens dos desenhos: Thor e Homem de Ferro (o Hulk e o Aranha eram da RGE e o Cap. América tinha revista própria - enquanto o Namor só aparecia lá de vez em qdo)!!!

    curiosamente tbm... a revista herdou esse nome de sua antecessora: pois a Abril tinha uma "Heróis da TV" antes dessa, só q era um gibi com personagens da Hanna-Barbera (Herculóides, Might Thor, Space Ghost, Bionicão, etc)!!!

    ResponderExcluir
  11. "Belíssima matéria Leo, seu blog para mim está se tornando visita diária obrigatória, parabéns. Como já lhe disse tenho muita coisa da fase abril pois foi lá que comecei a colecionar."


    Brigadão mesmo, Marcilio....

    eu até escrevo sobre assuntos e gibis diversos aqui no blog (pra atender a demanda de novidades q andam saindo pra públicos variados de diversos gêneros)... mas vou te dizer: o q eu gosto mesmo de escrever e de comentar é sobre a fase clássica da Marvel (em especial os anos 60 a 80)!!!

    aprendi a ler com os gibis Marvel... e foi a partir desses clássicos q eu lia nos anos 70 q comecei tbm a pegar gosto por outros gibis (e hj leio de tudo um pouco)!!!

    legal saber q vc tbm coleciona a linha Bonelli.... eu já fiz algumas matérias sobre TEX aqui no blog (q é um título q eu coleciono mas comprando só ed. com sagas completas: "Tex OURO", "Ed. Histórica", "Almanaque Tex", "Tex Férias, e "Tex Anual")!!!

    eu adorava a "Grandes Clássicos do Tex" (só com as melhores histórias clássicas)... mas a Mythos me sacaneou e cancelou minha revista favorita na ed. 30, hehe!!!

    e o q a Panini tem feito com a Biblioteca Marvel é uam lástima mesmo... a coleção tá praticamente abandonada (uma pena). Lá nos EUA já saíram quase 200 (duzentas) bibliotecas, e aqui não chegou nem a 20!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  12. "Quanto a fase da Bloch, que publicou os Heróis Marvel antes da RGE, eu nunca tive, nem lí nenhum gibi dela, o que para mim é uma pena, pois queria ter algumas dessas nas minhas coleções. "


    A Bloch publicou mta coisa boa sim...

    mas ela tinha 2 problemas básicos:

    As cores berrantes (q vc pode constatar por algumas das capas q eu postei acima) q na maioria das vezes até estragava e minimizava o traço na detalhada arte do Kirby.

    E a tradução cheia de gírias tipo "bicho-grilo".... parecia q um Hippie bem doidão é q traduzia os gibis, rs. a gente tava lendo o texto e toda hora pareciam coisas do tipo: "e aí, bicho", "Jóia", "Móra", "essa é quente", "é do balacobaco"... sério mesmo, chega uma hora q se torna irritante ler um gibi todo assim, rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. Hehehehe essas gírias são danadas as vezes. Na adolescência lia Hulk e Wolverine falando xara ou cacete xara, mas nada superava o Fera falando Ai! Minha Santa Aquerupita!

    ResponderExcluir
  14. O Thor sofre do mesmo mal que o Hulk, (se bem que as atuais aventuras deste não sustenta uma revista solo) e o Demolidor, fazem parte de mix mensais o que prejudica muito acompanhar as aventuras dos mesmos, pois comprar uma revista por causa de um ou dois personagens, não vale a pena. Boas lembranças me trouxe essas capas, Lembro que nos meus 8 anos fui a Guarapari, meu tio também tinha o habito de ler Gibis, e me mostrou um monte deles no guarda roupa, ele guarda os gibis em um guarda roupas junto com as roupas mesmo, kkkk, ali vi heróis da TV, Capitão América, um monte de coisas da ebal e da Bloch e uma me chamou atenção foi essa que do Thor contra o Hercules pela Bloch, li ela e achei o máximo, tornando o Thor um dos meus personagens preferidos.

    ResponderExcluir
  15. "Thor contra o Hercules pela Bloch, li ela e achei o máximo, tornando o Thor um dos meus personagens preferidos. "


    Essa história ainda hj é um dos melhores combates q eu vi em gibis.... e somente graças à internet eu descobri q essa história na verdade era parte de uma saga maior q se estendia por várias ed:

    acho q a Bloch optou por começar ela já em andamento pra chegar logo na briga dos 2 (Thor X Hercules)... já q esse é o nº 1 da revista e talvez quisessem q a estréia fosse explosiva, rs!!!

    essa saga completa estaria no 4º Vol da "Biblioteca do Thor" (caso fosse continuada por aqui). Aliás essa mesma imagem dos 2 brigando é a capa da biblioteca tbm!!!

    e eu tbm não compraria uma revista mix pra ler apenas 1 história... pra valer a pena, teria q ter no mínimo uns 75% de aproveitamento. Tipo um gibi de 3 histórias eu teria q curtir 2 pelo menos!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  16. é Leo parece que a solução para nós leitores saudosistas seria a continuação da Biblioteca Histórica Marvel, mas parece que a Panini não quer nem saber. Tenho todas que foram lançadas aqui e curti muito a do Hulk e a do Capitão, sem falar do Aranha. Quanto a Tex tenho também os trinta números dos Clássicos, mas a Mythos parou ela para continuar com o colorido e o pessoal terminou ficando sem as duas. No meu caso eu prefiria a colorida já que as duas estavam lançando a mesma coisa, o seja o início da carreira do ranger, mas para mim a colorida era a coleção definitiva do ranger, com um acabamento muito bom, tamanho italiano e um preço razoável, pois estava no mesmo patamar dos encadernados da Panini com o mesmo número de paginas, mas deu no que deu. coisas de Brasil, infelizmente.

    ResponderExcluir
  17. "é Leo parece que a solução para nós leitores saudosistas seria a continuação da Biblioteca Histórica Marvel, mas parece que a Panini não quer nem saber."


    Uma pena mesmo, hein???

    apesar de q eu ainda acho q pra material clássico (anos 60/70) a Panini vai passar a investir nesse novo formato "Coleção Histórica Vingadores" (pois isso deu mto certo e vendeu horrores)!!! Aliás, já disseram q sairá uma série nesses mesmos moldes só com o "Aranha"!!!

    se bem q eu preferia as Bibliotecas mesmo (por trazerem as histórias em ordem cronológica e em sequência)!!!

    e q lambança a Mythos fez com o Tex nesse caso, né? realmente, ficamos sem as 2 revistas: sendo q atualmente não tem nenhuma série q republique essa fase clássica do Tex (anos 50) q ficou descontinuada nas 2 coleções: "Grandes Clássicos" e "Tex Cores"!!!

    eu confesso q o colorido eu não peguei... justamente por já ter as mesmas histórias em P&B no "Grandes Clássicos". Mas é lamentável terem cancelado as 2 revistas.

    Pior q a situação do "Tex - Ed. Histórica" tbm tá feia... pois este ano tivemos apenas 1 ed. e até agora nem sinal de uma próxima!!!

    Assim, eu acabei reduzindo minhas compras em Tex... pois o "Tex Ouro" tá numa fase q não é a minha preferida (e acabo comprando mto eventualmente)!!!

    Abs!!

    PS: Tbm comprei todas as BHM... mas minha preferida foi a do 4F (sou fanzasso da equipe e essa ed. eu considero a gênese de todo o universo marvel - pois foi nela q começou a se estruturar todas as bases pro q viria a seguir - uma obra-prima)!!!

    ResponderExcluir
  18. "E a tradução cheia de gírias tipo "bicho-grilo".... parecia q um Hippie bem doidão é q traduzia os gibis, rs. a gente tava lendo o texto e toda hora pareciam coisas do tipo: "e aí, bicho", "Jóia", "Móra", "essa é quente", "é do balacobaco"... sério mesmo, chega uma hora q se torna irritante ler um gibi todo assim, rs!!!"

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK acho que era exatamente isso...

    ResponderExcluir
  19. Não sou lá muito fã do Thor. Aliás dos personagens do 1º escalão da marvel,ele é o único de quem não gosto. Sempre tenho a brincadeira de que, se a Marvel mandasse o Thor pra DC e eles mandassem o Bátima pra Marvel ambas editoras ficariam equilibradas(A Marvel só com personagens legais e a DC com os chatos). Detestava quando, nos Mixes a Abril colocava as histórias do Thor nas revistas do Aranha(como numa época na Teia do Aranha).
    Mas 50 anos não é uma marca a se ignorar. parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  20. "Mas 50 anos não é uma marca a se ignorar. parabéns pela postagem. "


    Valeu, Mac!!!

    eu não me lembro direito do Thor aparecendo no mix da Teia.... deve ter sido na época q eu parei de comprar Teia (qdo começou a saga do clone)!!!

    mas lembro q nessa época (anos 90) o Thor tava em seu PIOR momento de toda a carreira. não é algo q eu goste de relembrar, rs!!

    e da DC um personagem q eu gostaria q passasse pra marvel é o "Constantine"... a marvel tem + seres demoníacos e bruxos/místicos q a DC (seria legal se tivesse mais esse tbm, q pra mim é o melhor personagem da DC)!!!

    já de vigilantes urbanos... o Batman pode até ser o carro-chefe da DC, mas na Marvel ele seria só mais um, rs!! Justiceiro, Demolidor, cavaleiro da lua: pra mim já tá mais q ótimo!!

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  21. Recentemente tenho me interessado muito no Thor e Capitão América!

    E queria saber:

    Quais são os primeiros passos para quem está se interessando por histórias de quadrinhos estilo Thor e Capitão América ?

    Por onde posso começar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, xará.... tdo bem?

      Bem, pra começar agora a acompanhar esses 2 personagens.... eu recomendaria apenas encadernados com arcos fechados dos 2. Acho q a melhor dica pra isso seria vc pegar as ed. da Salvat q tão sendo relançadas agora: "Cap. América" (Tempo Esgotado e Soldado Invernal) e "Thor" (Renascer dos Deuses)!!!

      Da Panini eu recomendaria a "Coleção Histórica dos Vingadores" (q saiu em 2013 e trazia material clássico incluindo a 1º aparição e origem dos 2 personagens).... ou encadernados com sagas fechadas tipo: "Loki" e "Por Asgard"!!!

      espero ter ajudado e qq dúvida é só mandar aí, blz?

      Abs!

      Excluir
  22. Ótimo como sempre Léo. Particularmente, Thor é um dos meus personagens favoritos na HQ, logo após o Conan, Tex e Mágico Vento (três personagens de um Universo tão diferente que a comparação nem é válida). No Universo Marvel e mesmo em comparação ao DC é meu favorito (comprei um boneco de borracha para meu filho de 8 meses. Fiquei entre Wolverine e Thor e escolhi Thor). Apenas uma coisa que nunca engoli é que em muitas histórias, seus vastos poderes foram subestimados. Por exemplo. No meu entendimento, é inadmissível que Thor sue tanto a camisa e não derrote um vilão como Ultron. Mas aí a discussão vai longe. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celso.... Tdo bem?

      Tbm sou fanzaço do "Thor", e minha fase favorita dele é a dos anos 60 mesmo: Lee/Kirby (e em seguida a do Simonson - anos 80)! Só não curti mto os 2 filmes q fizeram com ele (podiam ter sido mais épicos - eu esperava algo tipo um "Sr. dos Anéis", rs)!

      E realmente.... os níveis de poder do "Thor" parecem bem reduzidos às vezes. Nas primeiras histórias ele enfrentava cada restolhão de 5º categoria (e tbm suava a camisa brigando com eles, hehe): "Cobra", "Sandu - O Mágico", "Mr. Hyde", "Gárgula Cinzento", "Zarrko - O Home do Amanhã", e os valentões da "Gangue da Demolição".... Inimigos indignos de enfrentarem um deus do trovão, né?

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...