"ROM - O Cav, do Espaço"... foi um dos personagens que mais bem representaram a década de 80 no imaginário popular dos leitores Marvel e ainda hoje é lembrado com saudosismo por quem acompanhou a (quase) interminável batalha do herói cromado contra os terríveis "Espectros"!
Nesta matéria ESPECIAL, veremos todo o conteúdo do 1º OMNIBUS do "ROM" (lançado este mês pela Panini)... Além da trajetória e curiosidades sobre este enigmático herói espacial ao longo de seus mais de 40 ANOS de existência nas HQs (e sua origem como sendo inicialmente um BONECO - Figura de Ação)!
Confira abaixo:








"ROM - O Cav. do Espaço"... Foi criado por Scott Dankman, Richard C. Levy e Bryan L. McCoy para a Parker Brothers (uma empresa atualmente subsidiária da Hasbro: Fabricante dos "G.I. Joe - Comandos em Ação"). O brinquedo (FOTO abaixo, no final da matéria) foi licenciado para Palitoy (no Reino Unido) para integrar a linha "Space Adventurer" de "Action Man" (O equivalente ao boneco "FALCON", no Brasil - sucesso da Estrela nas décadas de 70 e 80 e ainda sendo produzido por aqui), aparecendo em seu catálogo de 1980. Assim, podemos dizer que o "ROM" já fez parte da linha "Falcon" (sendo na mesma escala: 30 cm) no exterior - Sendo que o "Falcon" é chamado assim apenas no Brasil (nos EUA é "G.I. Joe"; Na Inglaterra é "Action Man", e na Espanha é "Geyperman", e por aí vai). O "ROM" não tinha muitas articulações, mas usava pilhas pra acender as luzes nos olhos e na arma, tendo sido um sucesso comercial apenas razoável na época (abaixo do esperado pela fabricante). Logo, a Marvel adquiriu os direitos pra publicar histórias do boneco pros gibis (numa estratégia de marketing conjunta com a Parker Bros. para aumentar as vendas do brinquedo), e em dezembro de 1979 estreava a revista mensal do cavaleiro reluzente, assinada por: Bill Mantlo & Sal Buscema!
A série da Marvel foi bem sucedida... e durou 75 edições ao todo + 4 edições ANUAIS (além de participações especiais em outras revistas da editora), sendo publicada de 1979 até 1986: E é ESSE material CLÁSSICO que foi recentemente compilado em 3 OMNIBUS pela Marvel americana (cujo 1º deles é o destaque do mês entre os lançamentos da Panini nesta reta final do ano! Mas nem tudo são flores, e durante muitos anos (DÉCADAS) a Marvel havia perdido os direitos de publicação e não pode mais sequer republicar suas HQs antigas, e mesmo o personagem não poderia mais ser retratado de armadura (razão pela qual "ROM" aparece SEM a armadura cromada numa rápida participação especial durante o "Casamento de Rick Jones" (na revista do "HULK", de Peter David - nos anos 90)! A partir de 2016, a IDW (editora norte-americana) adquiriu os direitos e publicou NOVAS histórias do "ROM" (ainda INÉDITAS no Brasil), mas em 2023 foi revelado que a Marvel renovou sua licença com a Hasbro para publicar o personagem mais uma vez (uma verdadeira dança das cadeiras, rs)!
Sobre este 1º OMNIBUS da Panini (capa-dura, 712 pág, R$ 399,90)... Ele passou 200 anos preso em uma armadura cromada, protegendo seu mundo natal, Galador, dos temidos "Espectros". Agora, o guerreiro ciborgue leva sua caçada a um novo campo de batalha em sua guerra cósmica: A Terra! Apenas "ROM" é capaz de detectar os horrores alienígenas disfarçados de humanos e baní-los para o Limbo. Reúne: "ROM" (1979) 1-29 e "Power Man and Iron Fist" 73! No Brasil, esse material começou a ser publicado a partir de 1982, no saudoso: "Almanaque Premiere Marvel" (da RGE), migrando (logo em seguida) pra revista do "HULK", que estreava pela Abril no ano seguinte (1983). Na revista do verdão, "ROM" marcou presença constante no mix: e deste 1º Vol do BUSÃO, todas as histórias foram publicadas (seja no "Premiere" ou no "HULK" da Abril)! Destaque pra bela CAPA do OMNIBUS assinada por Frank Miller (e que corresponde ao nº 1 da revista original nos EUA)! Acima, também selecionei algumas CAPAS (que mostram participações especiais de: "Valete de Copas", "Galactus", e "X-Men") e 2 nacionais (RGE e Abril)! "ROM" é um ótimo gibi VINTAGE, com aquela pegada bem oitentista que vai agradar em cheio os leitores saudosistas que viveram essa época gloriosa dos gibis Marvel! Deixo aqui a minha recomendação pra novos e antigos leitores!

Até+
Bom dia, Léo.Rom é, na minha opinião,o último grande herói publicado pela Marvel. E era desenhado pelo meu artista favorito: Sal Buscema! Obrigado pela resenha e Parabéns pelo Blog. Feliz Natal!
ResponderExcluirE aí, flavio... blz?
ExcluirEu é q agradeço por vc ter curtido a matéria, amigo... E concordo contigo: Não consigo lembrar de outro herói mais imponente q o "ROM" criado depois dele (e q tivesse tido série própria tão longeva e mantendo a mesma qualidade até o fim)! Acho q o ROM encerrou essa Era mais gloriosa da Marvel mesmo!
O Sal Buscema merecia mais reconhecimento por parte dos leitores a meu ver... pois seu estilo era único e foi mto marcante pra quem lia gibi nos anos 70 e 80! E ROM caiu como uma luva pra ele, hehe!
Um Feliz Natal pra vc tbm, bróder... E continue por aqui, pois NÃO teremos recessos de fim de ano no "Submundo", rs!
Abs!
Rom é um ótimo (re)lançamento. Tem na equipe criativa dois autores que considero pouco valorizados da Marvel, embora sejam ótimos e representem muito bem um tipo de "gibi" despretencioso, mas eficiente como passatempo de qualidade - o que também se perdeu ao longo do tempo. Bill Mantlo criou muito boas história em Rom, Homem-Aranha, Hulk etc., criou Manto e Adaga (hoje esquecidos, mas um ótimo conceito). Uma pena que a sua trajetória nos quadrinhos tenha sido abreviada. E Sal Buscema, então, desenhou uma infinidade de personagens, sempre com eficiência. Uma doce nostalgia. Agora, da minha lista, só faltam Miss Marvel, Mulher-Aranha e Nova da boa e saudosa "série B" da Marvel de fim dos 70 e início dos 80.
ResponderExcluirE aí, Alvaro... blz?
ExcluirO "ROM" eu comecei acompanhando pela saudosa revista "Premiere" (da RGE)... e segui pelo mix do "HULK" na Abril (até certo ponto, ao menos)! E é bem isso q vc falou: O "ROM" vem daquela vibe menos pretensiosa e q fazia render bons gibis (com a finalidade apenas de entreter o leitor)! O Bill Mantlo criou tbm o "Guaxinim" (Rocket), sem saber q um dia (quase 40 anos depois) seu pequeno personagem se tornaria um ícone da cultura pop e astro de filmes q bateram BILHÃO nos cinemas, rs!
Do Sal Buscema... os meus trabalhos preferidos dele são: "HULK" (onde ele imprimiu sem moderação o seu famoso "SOCO" TURBO (onde os personagens agredidos eram jogados contra o leitor e parecia q iriam sair do quadrinho, kkk)! E "Cap. América" (sua fase no capitão foi pura AÇÃO e trouxe o 1º confronto entre os 2 caps: Steve X um dos falsos capitães dos anos 50)! Já da minha lista SETENTISTA, eu gostaria de ter na coleção: "NOVA", A "Selvagem Mulher-Hulk", "O Q Aconteceria Se", "Guardiões da Galáxia", "Homem-Coisa", "Mulher-Aranha" (Carmine Infantino), e "Lobisomem" (completo)!
Abs!
Oi Leo!
ResponderExcluirROM, um sonho de republicação realizado! Nós tiozões que vivemos a emblemática fase da RGE no Brasil, e o personagem junto com Cavaleiro da Lua e Mulher Hulk formam a trindade de personagens marcantes dos Anos 70 surgidos no Brasil no emblemático Ano de 1982!
Eu tenho o Almanaque Premiére Marvel com a primeira aparição dele no Brasil! ROM teve um bom destaque na RGE e aparições esporádicas na Era Abril, até que num momento de lucidez ímpar a editora publicou o fim da saga do personagem em Superalmanaque Marvel # 01, de dezembro de 1989, onde temos a participação do lendário Steve Ditko na arte!
Daqui mais uns anos recordaremos tudo isso e muito mais do saudoso e emblemático ano de 1989!
Quando criança não sabia que o ROM vinha de um boneco, e sendo um grande admirador da arma dura dele, eu criava para meus bonecos versões dela usando papel laminado, mas nunca ficava bom realmente (nem tinha como), só na imaginação!
Pena que o boneco nunca saiu por aqui, e até um tempo atrás eu vi no Ebay custando uma pequena fortuna!
É justo, não fez sucesso, virou cult e raro!!
Bill Mantlo embora pouco valorizado foi um escritor que elevou muito a Marvel com seu trabalho. Eu considero a ausência dele depois da tragédia que o acometeu um dos fatores que infelizmente contribuiu para o declínio das histórias da Marvel principalmente nos Anos 90!
Ainda refletiremos sobre isso e o controverso Anos 90!
Abraços!
Fala aí comandante Leo!
ResponderExcluirEssa é uma daquelas matérias de ficar salva no PC pra releitura recorrente. ROM pra mim é uma daquelas HQs que ficaram cravadas na memória da pré-adolescência ao lado da "Espada Selvagem de Conan", "Superaventuras Marvel do Demolidor" e os "X-Men" de John Byrne. Me lembro de ter tido contato com o Cavaleiro do Espaço ainda na mais charmosa das publicações Marvel da RGE o inesquecível "Almanaque Premiere Marvel", e depois acompanhei sua trajetória já nos formatinhos do Incrível Hulk da Abril.
Quero aqui destacar o que não era percebido por nós ainda pouco mais que crianças na época, que é a genialidade do roteirista Bill Mantlo em criar toda uma mitologia e estofo cultural, histórico, político e filosófico pra tragédia de vida de ROM, a ameaça da aniquilação da espécie humana no cosmos tão opressora e presente nas ações dos horripilantes "Espectros da Nebulosa Negra". E o que dizer da arte, menosprezada injustamente por muitos na minha opinião do operário dos quadrinhos o caçula dos Buscema, o talentoso Sal Buscema. Já expressei em outros comentários que pra mim Sal Buscema deixa a arte da HQ com cara de HQ, principalmente de super-herói, com expressões faciais marcantes, poses heroicas e dinâmicas e o indefectível "Buscema Punch" uma cena de luta que é impossível não admirar.
Em suma trata-se não de mais um lançamento, mas de um resgate mais do obrigatório de na minha visão um marco na história editorial não só da Marvel mas dos quadrinhos de super-herói como um todo. Meu desejo de possuir em mãos a "Saga de ROM" era tanto que com o advento dos scans disponíveis na internet, confeccionei encadernados de forma artesanal desse material e guardo na estante com muita satisfação, quero o quanto antes dependendo é claro das indispensáveis promoções, cofrar o busão e ter no acervo esse tesouro das HQs. Meus parabéns a Panini por atender esse anseio do leitor, "antes tarde, que mais tarde" como diz o dito popular.
Obrigado pela matéria tão informativa e completa comandante. E recomendo aos colegas aproveitem ROM sem moderação, um abraço!
Correios em greve, que maravilha...
ResponderExcluir