06/11/2025

"Panini à VENDA" (?) Saiba Tudo Sobre o RUMOR Que Tá Sacudindo a Gibisfera...

O Grupo Panini (Itália) estuda a VENDA da empresa globalmente, e ("SE" isso realmente acontecer), poderia afetar diretamente as operações da editora no mercado brasileiro (e no resto do mundo, naturalmente)! 

Esse "RUMOR" (e vamos tratar assim nesta matéria) se espalhou nas redes durante a virada do mês... Mas o que é REAL e o que é BOATO (aumentado pra gerar "cliques" em outros veículos)? Fiz uma apuração nos últimos dias, com a ajuda de um correspondente internacional (um camarada de Portugal que tem contatos com a Panini-Espanha) e vou tentar elucidar (na medida do possível) esse emaranhado de dúvidas, incertezas, e sensacionalismo (envolvendo o ocorrido)!

Confira abaixo:

A manchete: "Panini à VENDA"... é uma moeda com 2 faces: Existe mesmo um FATO (concreto) nessa informação E (também) um "aumento" em torno disso criado pra gerar uma "distorção" do ocorrido (pra mídia é bom, pois gera burburinho e engajamento nas redes e veículos de notícias - sendo que muitos deles vivem exclusivamente de FAKE news e sensacionalismo gratuito)! Vamos começar do início: Segundo a agência "Reuters", conforme divulgado inicialmente na mídia Italiana, a Panini estaria avaliando (estudando/considerando) uma possível VENDA (parcial OU total) da empresa. Isso SIM, de fato ocorreu (ou está ocorrendo): MAS, é uma movimentação normal (natural) em qualquer empresa (ainda mais do porte de uma gigante que nem a Panini-Itália). A movimentação em questão ocorre alguns meses após o falecimento do CEO (Aldo Hugo Sallustro), visto como uma figura central e importante em projetos de expansão global da Panini. Diante desse quadro, explorar alternativas estratégicas (de compra, venda, fusão, etc) é uma manobra de praxe pra sobrevivência E manutenção de uma marca que atua no mundo inteiro! Ou seja: A consulta de mercado (para uma "possível" venda) parece realmente ter ocorrido, e sido solicitada até mesmo por acionistas da empresa, só que NÃO existe nada que demonstre, de fato, uma intenção de se bater o martelo numa venda do grupo (nem "parcial" e muito menos "total")!   
 
Sobre problemas financeiros ou jurídicos que a Panini possa estar enfrentando... Sim, ela se envolveu numa batalha judicial com a "Fanatics", depois de perder os direitos exclusivos que tinha na produção de cards da NBA e NFL (FONTE: "Mangás Brasil") e que podem se estender até 2028 (e além). Só que devemos lembrar, também, que a Panini é maior fabricante de álbuns e figurinhas de futebol no mundo todo, e no ano que vem teremos uma "COPA" (o que deve render milhões de dólares). Dito isso, apesar de brigas jurídicas e oscilações no mercado de quadrinhos, é improvável que a Panini faça QUALQUER tipo de negociação até o término do campeonato mundial. E, mesmo depois da COPA, caso a Panini VENDA parte da empresa: Ainda devemos considerar o fato de que o OPERACIONAL poderá ser mantido exatamente da mesma forma (trocam-se os donos, mas mantém-se as operações intactas a nível global). O que, diga-se de passagem, é outra movimentação bastante comum no mundo empresarial. Falando por mim (numa escala microscópica diante da Panini, kkk): Já vendi uma empresa (academia) pra um concorrente, que apenas mudou o NOME (fachada) e manteve toda a estrutura idêntica (equipamentos, funcionários, etc). Imagino que numa (suposta) venda da Panini, algo similar ocorresse também: E no caso da italiana, nem o NOME mudariam, já que a MARCA é forte!
 
Por FIM... É importante ressaltar alguns pontos: A Panini tem um contrato de exclusividade com a FIFA até 2030, sendo que a venda de figurinhas é o carro-chefe da empresa! Os quadrinhos vem em 2º plano, sendo que somente os mangás abocanham mais de 70% dessa fatia do negócio (os outros 30% são divididos entre: Marvel, DC, e infantis)! No caso de a Panini ser vendida (hipoteticamente falando) e um eventual novo dono se desligar dos GIBIS (ficando só com o esporte), como seria o mercado brasileiro? Bem, podemos imaginar alguns cenários: Nenhuma outra editora (que eu saiba) teria o mesmo cacife ($$$) da Panini para englobar Marvel e DC juntas sob o mesmo teto. Assim, só consigo imaginar as 2 majors americanas voltando a ser RIVAIS (sob editoras nacionais distintas). Talvez a Mythos ficasse com uma delas (provavelmente a Marvel) e a DC fosse disputada por outra de médio porte (Cia das Letras, Record, etc), enquanto os mangás se espalhariam entre JBC e as demais editoras que já publicam o gênero. Seria bom pelo fim do monopólio "paninesco" de super-heróis, rs. Mas (por outro lado) seria ruim porque as demais editoras dificilmente conseguiriam manter o mesmo fluxo atual de encadernados em profusão (OMNIBUS, SAGAS, CCM, e agora até formatinhos/Pockets). Mas podem ficar tranquilos (por enquanto) isso foram apenas conjecturas (imaginárias) de um cenário que NÃO deverá se desenhar (ao menos nos próximos ANOS, rs)! 
 
Até+

44 comentários:

  1. Matéria frrsquinha, oba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... essa acabou de sair do forno mesmo, kkk!

      Abs!

      Excluir
  2. "Os quadrinhos vem em 2º plano, sendo que somente os mangás abocanham mais de 70% dessa fatia do negócio (os outros 30% são divididos entre: Marvel, DC, e infantis)!"

    Tio Sam comendo poeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, L...

      E pior q os idiotas acham q "lacrando" nos gibis e abraçando a cartilha woke... vão conseguir ampliar o quadro de leitores (qdo só tão conseguindo afastar ainda mais o pouco de público q ainda restava, rs)! Não duvido q logo os mangás já atinjam 80% dessa fatia (rumo à extinção do q sobrar)!

      Abs!

      Excluir
  3. "Nenhuma outra editora (que eu saiba) teria o mesmo cacife ($$$) da Panini para englobar Marvel e DC juntas sob o mesmo teto. Assim, só consigo imaginar as 2 majors americanas voltando a ser RIVAIS (sob editoras nacionais distintas). Talvez a Mythos ficasse com uma delas (provavelmente a Marvel) e a DC fosse disputada por outra de médio porte (Cia das Letras, Record, etc), enquanto os mangás se espalhariam entre JBC e as demais editoras que já publicam o gênero."

    Cara, kkkk lembrei dos boatos de que a mythos ia ser vendida, até hoje nada rsrsr.
    Eu imagino que isso irá dar uma bela reduzida nos títulos publicados, creio que as editoras nacionais daqui só pegarão marvel e DC se tiverem autonomia no material que será publicado. Provavelmente cortariam as bombas que Marvel e DC obrigam (especulação minha) a serem publicadas por aqui e publicariam so o que realmente vende! Vou além, pode ser até que alguma editira nova pegue ambas (Marvel e DC)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, L...

      A Mythos andou na boca do povo com esse papo de q seria vendida e tal, rs... Ok, eu sei q ela perdeu boa parte de seu poder no mercado qdo afundou o lance com as distribuidoras e inviabilizou o esquema de venda em bancas (q sempre foram o porto-seguro da Mythos), sendo q na loja virtual a Mythos se mostrou um verdadeiro DESASTRE (site ruim de navegar, releases sem informações essenciais, e ainda teve aquele episódio dos dados bancários de clientes vazados e a editora tirando o corpo fora pra não assumir a culpa: patético, kkk). Ainda assim, a Mythos faz parte de uma rede q envolve mais do q gibis (tem uns livros e revistas esotéricas tbm - q se bobear, dão mais lucro ainda q os GIBIS, hehe)!

      Mas sim, vc tem razão... não podemos descartar q uma NOVA editora (ou grupo empresarial) acabe assumindo uma operação desse porte no lugar da panini (é só o investidor certo se interessar pelo produto)!

      Abs!

      Excluir
  4. "Já vendi uma empresa (academia) pra um concorrente, que apenas mudou o NOME (fachada) e manteve toda a estrutura idêntica (equipamentos, funcionários, etc)."

    Fiquei curioso, por favor, se não for problema responder, qual o ramo que você esta atualmente, cmdnte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é problema responder essa, L... não sendo perguntas de cunho sexual, as demais não são segredo nenhum, kkk!

      Eu entrei no ramo de academias qdo meu sócio (num curso pré-vestibular q fechamos durante a pandemia) me chamou pra investir na rede de academias dele. Assim o fiz, e vendendo o pré-vestibular pra um concorrente, investi tudo em cotas de academia! Só q o negócio era meio q uma armadilha: A academia (igual à q eu me associei) rendia de 80 a 100 mil por mês: MAS, custava em torno de 60 pra ser mantida (Luz, aluguel, funcionários, manutenção de equipamentos, etc). Aí sobrava pouco pra repartir entre 2 (sem contar q de vez em qdo ainda rolava uma "trabalhista" e problemas diversos com professores terceirizados). Acabei me cansando do negócio e pulei fora: Mas não totalmente (hj recebo uma porcentagem pequena dos lucros, mas sem participar de mais nada: não faço parte das decisões administrativas e não faço mais o marketing)!

      Hj eu fui pro ramo de leilões (junto com outro sócio): Compramos e revendemos veículos e imóveis adquiridos em leilão... Paralelamente, voltei a trabalhar com marketing político (vou fazer a campanha pro meu sócio de academia q vai ser candidato a vereador no ano q vem) e tô tentando arrumar tempo pra fazer o "Canal do Submundo" tbm (não, não desisti, hehe: Só tenho q comprar um PC melhor q comporte uma ilha de edição e montar meu estúdio pra gravações)! Nessa brincadeira toda, passo o dia inteiro trabalhando sem ganhar fixo, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Obrigado. E boa sorte nos novos negócios

      Excluir
    3. Opa... Eu é q agradeço pela atenção e pela participação (gosto bastante desses papos mais informais aqui nos comentários, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  5. "Nenhuma outra editora (que eu saiba) teria o mesmo cacife ($$$) da Panini para englobar Marvel e DC juntas sob o mesmo teto."

    Divida serve pra isso, rsrs

    ResponderExcluir
  6. Não vai ter europeu endinheirado pra salvar o Bananil dessa vez. Cheguei a cogitar a possibilidade de um chinês fundar editora "brasileira" por aqui, visto que a abril foi fundada por um italiano na base do "jeitinho brasileiro". Mas com esses governos de merda e população imbecilizada, duvido muito que isso ocorra.

    Nos EUA a situação também não está essa maravilha toda. A Paramount foi vendida e isso fez com que algumas das melhores series fossem canceladas. A Disney tem amargado prejuízo atrás de prejuízo, hehhehe. Warner sendo vendida também. Isso não parece nada promissor. Enfim, espero ano que vem me aposentar do colecionismo, porque com essa black friday tá difícil. Comprei até 15 exemplares da coleção da ESC no site da Panini, alguns exemplares estão por uma pechincha, menos de R$ 15, o verme dentro de mim não resistiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, L... Tdo bem?

      De fato, amigo... O Brasil se tornou um país de "RISCO" pra qq tipo de negócio, pois não temos mais nenhuma estabilidade econômica q inspire confiança pra investimentos de grande porte (como seria o caso de uma editora da estatura necessária pra substituir uma Panini). Falo isso, pq além da incompetência do governo em incentivar empresas a investirem e se estabelecerem no país, ainda temos as TAXAÇÕES (agressivas) vindas do próprio Brasil e tbm dos EUA - na forma de sanções (devido à tensão política entre os 2 países). Ou seja: Um cenário absolutamente HOSTIL pra qq empresa q queira correr o mínimo de riscos financeiros!

      E essa "dança das cadeiras" de grandes estúdios nos EUA tbm tá dando pano pra manga, hein? Se bem q lá o problema é outro: Esses estúdios em questão geraram dívidas gigantescas, somados à prejuízos maiores ainda com FILMES e séries FLOPADOS (foram mtos BILHÕES de dólares perdidos em fracassos de bilheteria e audiência nos streamings). Ficou um rombo imenso na contabilidade desses estúdios: Especialmente da Disney, q além de amargar os maiores prejuízos, ainda teve queda de público em seus parques temáticos (depois de ter abraçado a agenda "woke" e ser boicotada por quem não apoia e nem simpatiza com esses movimentos). Os streamings tbm geraram mtos prejuízos pra todos os envolvidos: Já q houve um descontrole de gastos por todos os lados (Netflix, Amazon, Disney, etc) em produções caríssimas q NÃO deram o retorno esperado. Isso gerou dívidas incalculáveis q agora resultam em estúdios e plataformas inteiras sendo postas à VENDA!

      E, puxa, tente não se aposentar do colecionismo... faça q nem eu: Reduza seus gastos, pise no freio: mas não abandone o nosso hobby, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. "Os streamings tbm geraram mtos prejuízos pra todos os envolvidos: Já q houve um descontrole de gastos por todos os lados (Netflix, Amazon, Disney, etc) em produções caríssimas q NÃO deram o retorno esperado. Isso gerou dívidas incalculáveis q agora resultam em estúdios e plataformas inteiras sendo postas à VENDA!"

      A netflix tá segura, não gasta tanto como as outras, é um dos streamings mais caros e mesmo sendo sinônimo de porcaria, nada de braçada em comparação com os outros streamings. Eu jurava que com a compra da Fox pela Disney, a netflix não aguentaria o baque. Mas a empresa do rato conseguiu destruir franquias milionárias, uma das poucas que parece que está prosperando é a do Predador.

      Excluir
    3. "E, puxa, tente não se aposentar do colecionismo... faça q nem eu: Reduza seus gastos, pise no freio: mas não abandone o nosso hobby, rs!"

      Espero comprar esporadicamente. Ainda cou frequentar o blog e acompanhar o meio. Mas acho difícil surgir algo novo que desperte meu interesse. Atualmente uns 99% do material que tenho adquirido é clássico.

      Excluir
    4. "E, puxa, tente não se aposentar do colecionismo... faça q nem eu: Reduza seus gastos, pise no freio: mas não abandone o nosso hobby, rs!"

      Pisar no freio, é isso mesmo que quero.

      Excluir
    5. "Mas a empresa do rato conseguiu destruir franquias milionárias, uma das poucas que parece que está prosperando é a do Predador"


      Verdade, L...

      A Disney causou um estrago e tanto na Marvel (q virou uma PIADA "woke"), Star Wars (mais "woke"), ALIEN (transformaram um dos monstros mais assustadores do cinema numa porra de cachorrinho - virou um "pet", kkk), TRON (flopasso do ano), e não boto mta fé nesse "PredadorE" aí não (hehe)!

      De qq forma... não assino mais nenhuma plataforma "oficial", rs!

      Abs!

      Excluir
    6. "Atualmente uns 99% do material que tenho adquirido é clássico"


      Tbm tô nessas, L...

      Entre as coleções fixas q faço estão: "CCM", "Saga do Aranha", e "SPÁU - Origens"... de resto, coleções do "Barks", "Juíz Dredd", "Tex", e todo tipo de velharia q vier com preço acessível, rs!

      Abs!

      Excluir
    7. "...ainda temos as TAXAÇÕES (agressivas) vindas do próprio Brasil e tbm dos EUA - na forma de sanções (devido à tensão política entre os 2 países). Ou seja: Um cenário absolutamente HOSTIL pra qq empresa q queira correr o mínimo de riscos financeiros!"

      Eu me pergunto como a amazon tem conseguido vender livros importados no "precinho". Esse ano, provavelmente foi um dos que mais fiz importações. OBS: não falo isso pra defender governo, em outros sites os produtos ficaram mais caros, mas particularmente na amazon algumas hqs importadas deram uma boa "barateada"

      Excluir
    8. É uma boa pergunta, L...

      Só consigo imaginar q a Amazon tenha algum "esquema" q a favoreça nesse sentido... pois só ela tem conseguido barbadas no preço de material importado. O mercado de "FALCON" importado (q eu comprava e revendia da Espanha e Inglaterra) foi completamente pro saco com as taxações. A Amazon deve ter feito um "ziriguidum" por aí, rs!

      Abs!

      Excluir
  7. Oi Leo!
    Eu vi esta matéria e postei no grupo do Facebook, mas ninguém comentou, e deixei quieto!
    Sinceramente, não acho que isso vá acontecer tão cedo, pois na Europa HQs possuem outro status, prova disso é o catálogo diferenciado de lá para o Brasil!
    Embora pareça somente um nicho, lá fora a cultura é diferente, existem muitos colecionadores de vinil, CDs, livros, DVDs, Blu-Rays, etc. Aqui não, é tudo no jeitinho descartável das coisas!
    A Panini é quase centenária, e vende bem suas publicações, aqui pode enfrentar desafios porque a cultura é outra, lá fora não!
    Até a Planeta DeAgostini e a Salvat ainda existem por lá, ao contrário daqui que " faliram"!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Bah, pior q não vi sua postagem lá no grupo a respeito desse assunto... pois o Facebook restringiu o alcance do grupo (eu até postei lá faz umas 2 semanas a advertência q o grupo levou e as restrições q sofreria). Assim, nem mesmo eu, q sou ADM do grupo, recebo os avisos de novas postagens, hehe. Acabo tendo de fazer isso manualmente, só q a dinâmica no face é diferente: tem centenas de postagens diárias no grupo e mtas delas são SPAM ou vídeos e fotos fora da proposta: e uma q outra postagem importante acaba se perdendo pra mim (enquanto as restrições continuarem ativas)! Mas obrigado pelo aviso, vou procurar a postagem lá e ficar mais atento pra não perder mais nenhuma das suas e de outros participantes do grupo (imagino q nem mesmo as minhas estejam chegando à todos: pois a restrição foi a mais severa q o grupo já sofreu - até o presente momento ao menos, kkk)!

      No mais... concordo plenamente contigo: Apesar dos GIBIS (e LIVROS tbm) serem cada vez mais marginalizados no Brasil (restritos à um segmento mais e mais reduzido de leitores), lá fora a coisa é diferente: existe toda uma aura de status com a cultura literária e a relevância q esse mercado tem pro leitor europeu é mto maior. Dito isso: Tbm duvido q a Panini-Itália deixe de apostar nesse segmento (mesmo diante de uma possível venda futura). Meu "palpite" (de ordem pessoal mesmo) é de q "caso a panini seja vendida" um dia, suas operações continuariam mantidas no mundo todo (trocaria-se apenas o DONO, ou parte dos acionistas, mas o leitor/consumidor sequer sentiria a mudança na prática)!

      Abs!

      Excluir
    2. LEO, eu já tive um grupo no Facebook por anos com mais de 50k de pessoas e perdi ele por causa de spam e até mesmo coisas que não pareciam spam, mas o Facebook achava que sim. Por mais que eu fizesse a limpa no grupo, uma hora a Meta deletou meu grupo sem choro e nem vela. Seja bem rígido na moderação.

      Excluir
    3. E aí, Rodrigo... blz?

      O grupo do "Submundo" no face tem mta gente participando e fica impossível eu controlar tudo (nem consigo tempo pra ler todas as postagens, hehe)... Já tentei botar um moderador lá, mas o pessoal não gostou da ideia e acusavam o cara de ser mto radical. Mas aí eu deixo o grupo mais "livre" de censura, e o próprio pessoal q reclamava de rigidez: acaba exagerando em algumas postagens e aumentando o nº de advertências da plataforma contra o grupo!

      É sair da panela pra cair no fogo, rs... pra piorar, os ADM do face tão cada vez mais intolerantes com qq tipo de "piada" ou comentário sobre determinado assunto: Tudo ofende hj em dia, tudo magoa. "Palavras machucam", kkk!

      Abs!

      Excluir
    4. Então perder o grupo é só questão de tempo. Se você realmente gosta dele já começa a migrar para o Telegram, o Facebook ficou insustentável.

      Excluir
    5. Verdade, Rodrigo... o face tá insustentável: E olha q recém começou a vigorar a famigerada "Regulamentação das redes" ("Censura" mesmo, tal qual ou pior do q a censura q tanto criticavam em tempos idos, rs)! Já é um milagre a minha própria conta ainda estar ativa no face, depois de tantas suspensões e restrições q os ADM da plataforma vem me impondo há anos!

      Abs!

      Excluir
    6. "..., o Facebook ficou insustentável"

      Ainda usam essa bodega?

      Excluir
    7. Eu uso o fêisse só pra postar bobagens... me divertir com os memes nos grupos de zueira, E pra negócios (vendo gibis e bonecos no "Marketplace" de lá)! Mas fora isso, prefiro os grupos de ZAP mesmo (q nem o do "Submundo", kkk)!

      Abs!

      Excluir
  8. Todo o boato tem um fundo de verdade, assim como a recente possibilidade da Warner estar a venda. Com a Panini a venda e afetando as publicações, ou encerrando, seria o fim de uma era. Embora com preços salgados a Panini está servindo para eu ler pela primeira vez diversos arcos de HQ clássicas que nunca havia lido quando pequeno. Só o futuro dirá o que irá acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Tem uma informação curiosa (um FATO mesmo) q esqueci de mencionar no texto da matéria... Mas, estatisticamente falando, a Panini já é uma das editoras brasileiras mais longevas na atuação e publicação de gibis de super-heróis (Marvel/DC) em terras tupiniquins, rs! Nem parece, né? Mas a Panini-Brasil já tá há 24 ANOS por aqui (fecha essa marca em janeiro de 26): O q significa MAIS tempo do q a Abril teve com Marvel/DC (de 1979-2002)!

      Acho q a Panini só perde pra EBAL em relação à DC (q atravessou gerações desde a Era de Ouro até meados dos anos 70, mas pra Marvel: a Panini aguentou mais tempo q a EBAL)! Seja como for, o FIM chega pra todas (cedo ou tarde)!

      Abs!

      Excluir
  9. E aí comandante Leo!

    Acabo de ler o melhor, mais completo e esclarecedor relato do assunto "venda da Panini". Esse tema tomou conta do meio quadrinhístico e editorial no país nessa última semana. E como vc bem observou o que mais se ouviu, assistiu e leu foram boatos, especulações ou simples "fake news" e como já é publico e notório o SubmundoHQ pesquisou, averiguou, apurou e só depois trouxe aos leitores e seguidores do blog, os "fatos" a respeito do assunto.

    Acho que assim como todos os consumidores dessa mídia quadrinhos, me causou preocupação toda boataria que circulava na imprensa oficial ou informal a cerca do destino das publicações em curso, que provavelmente nenhuma editora conseguiria suprir o fluxo de lançamentos da editora italiana, o que é uma verdade inconteste. As informações trazidas na matéria são tranquilizantes comandante. Mais uma vez o SubmundoHQ é um farol nesse mar escuro do mercado de quadrinhos no Brasil. Obrigado sempre pela dedicação e seriedade com que o nosso blog favorito e feito e publicado.

    Um bom fim de semana e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Pô, muitíssimo obrigado por ter curtido esta postagem, amigo... E te agradeço imensamente tbm pela confiança no trabalho feito por aqui: Brigadão mesmo, Luiz! Pra esta matéria, inclusive, tive a ajuda (providencial) de um correspondente internacional até (coisa chique, hehe): Infelizmente, ele pediu pra não ser identificado publicamente (pq eu tô "cancelado" em grupos do qual ele faz parte e não quis se queimar com os camaradas dele ao me ajudar nessa pesquisa - até entendo o lado dele, pois sou "persona non grata" em certos núcleos da gibisfera, kkk). Mas serei justo nesse caso e reconheço q a maior parte do mérito foi DELE (q entrou em contato com a Panini-Espanha e apurou alguns fatos relatados no texto acima). Me lembrou até os tempos em q eu tinha o apoio tático do "X-9" aqui no blog (aquela ajudinha mais q necessária, mas q prefere o anonimato ao invés da fama, rs)!

      No mais... Te confesso q me entristece um pouco ver o q a mídia "jornalística" de GIBIS se tornou (na maioria dos casos): Tudo hj em dia é noticiado e "ampliado" nas redes com a finalidade única de gerar "cliques", "views", e "engajamento" do público. Não importa mais a averiguação dos FATOS, a honestidade das opiniões, ou a simples busca pela verdade: Os tempos mudaram, agora a "notícia" passou a ser o OBJETO comercial e em torno dela são construídas "narrativas" (pra tornar as manchetes cada vez mais espalhafatosas e espetaculares). E não falo apenas nesse caso da "Panini", mas em praticamente TUDO q chega até nós na mídia: A última foram as especulações em torno da "demissão do James Gunn" (com a "possível" venda da Warner - já decretaram q o cara vai rodar e até q o Snyder vai voltar, kkk: Tudo FAKE e especulação, naturalmente). E isso me faz lembrar dos primórdios da internet, qdo os sites de notícias eram mais sérios e primavam pela credibilidade: "Universo HQ", "HQM", "Planeta Gibi", e até o "Baile dos Enxutos", rs (bons tempos - q não voltam mais)!

      Um ótimo findi pra vc tbm, Luiz... e até segunda teremos nova atualização por aqui: Pois agora começa a CORRERIA pra botar as matérias em dia aqui no "Submundo" até a virada do ano (o ritmo vai ficar ACELERADO, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  10. Até agora não tinha lido sobre esse rumor em lugar nenhum. Sinceramente, só vejo vantagem se a Panini parar de publicar quadrinhos e os direitos dela sejam redistribuídos pelo mercado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou discordar, não vejo vantagem porque apesar dos problemas, a Panini ainda publica muita coisa e em grande escala, acredito que nenhuma editora tenha esse potencial aqui. Outra coisa que preocupa são os preços, porque vejo as demais editoras com preços mais abusivos que a Panini.

      Excluir
    2. E aí, Rodrigo... blz?

      Num eventual "abandono de barco" por parte da panini... certamente as licenças da Marvel, DC, e outras linhas, seriam redistribuídas mesmo. Acabar, os gibis não iriam por causa disso: Ok, sabemos q um dia o FIM irá chegar pros gibis, hehe (mas não seria pela perda da panini, rs)!

      Abs!

      Excluir
    3. "Outra coisa que preocupa são os preços, porque vejo as demais editoras com preços mais abusivos que a Panini"

      Oi, Cassio... blz?

      Essa é a maior vantagem da panini mesmo: O grande potencial de investimento em formatos diversos e preços variados. Ela tem mto capital pra jogar melhor com as tiragens e negociar preços com as gráficas: Uma editora de menor porte já não teria essa mesma "bala na agulha"!

      Abs!

      Excluir
  11. "Acabo de ler o melhor, mais completo e esclarecedor relato do assunto "venda da Panini". Esse tema tomou conta do meio quadrinhístico e editorial no país nessa última semana."

    Concordo. Foi a melhor matéria que vi até agora sobre o caso. E pensando no futuro. Isso talvez até possa render mais um livro pra editora heróica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, valeu mesmo pela consideração e por ter curtido a matéria, L...

      Valeu mesmo, amigo... e um ÓTIMO final de semana pra vc tbm!

      Abs!

      Excluir
  12. Boas informações Léo.
    Também imagino algo mais concreto depois de 2027, porque a Panini ainda vai ganhar muita grana com o album da Copa.
    A situação dela é diferente da falida Abril, que naquela época tava sem pernas mas fingia pro colecionadores Disney que estava "voando" com aqueles capa dura 😬😁.
    Mas será curioso se tivermos duas editoras diferentes pra Marvel e DC.🤔🧐
    Valeu 👍🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      Bem nessas... a Panini, agora, deve se preocupar e focar mais na COPA do ano q vem (até meu filho tá ansioso pra fazer o álbum, hehe)!

      A Abril tava só no CAÔ mesmo, hein? hahaha... eu lembro das desculpas esfarrapadas deles (em eventos de quadrinhos ou entrevistas pra sites, tipo o "Planeta Gibi"): Enquanto a Panini já vinha publicando gibis de luxo (capa-dura) há anos, a Abril tratava o formato como se fosse algo "inovador" e rentável pro mercado (a "salvação" do gibi impresso, hehe). Pura balela e fanfarronice: Sendo q o leitor já percebia os "encalhes" rolando nas bancas ("Pateta Faz História" em capa-dura - q custava 60 pila no preço de capa, sendo vendido no encalhe por 20), rs!

      Enfim... Eu até q gostava mais qdo tínhamos 2 editoras diferentes publicando Marvel e DC: "EBAL com a DC e RGE com a Marvel" (anos 70); "Abril com Marvel e EBAL com DC" (início dos anos 80); e "Panini com Marvel e Abril com DC" (anos 2000)!

      Abs!

      Excluir
  13. Aqui pouco afeta tirando as mensais e sobras aleatórias,atua mais como licenciante a outras editoras como g floy ou Levoir no passado. https://www.centralcomics.com/checklist-edicoes-marvel-da-panini-novembro-de-2025/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Optimus... blz?

      As editoras aí de Portugal parecem bem estabelecidas há tempos, né? Digo, faz mto tempo q ouço falar mto bem do catálogo e do trabalho q prestam às HQs. Show de bola mesmo!

      Abs!

      Excluir
    2. Mais ao menos nem tudo e um mar de rosas editoras param de publicar títulos e nem avisam o consumidor como a saída de emergência e Gradiva no passado e presente,a um excesso de manga shonem, qualquer editora tem 1 ou mais títulos.Comics e clássicos Marvel e DC não existem

      Excluir
    3. A Panini-Brasil tbm já abandonou mtas coleções pela metade ou apenas iniciadas... Hj, verdade seja dita, ela mudou essa política e prefere amargar o prejuízo de uma coleção q venda mal (como é o caso da "Saga do Hulk") do q abandonar a coleção sem concluir a fase e perder credibilidade perante o leitor!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+