30/05/2025

"Peter David - R.I.P." (Descanse em Paz): O Adeus ao "Maestro" dos Roteiros de HQ's...

Este é o tipo de postagem que eu nunca espero ter de fazer aqui no blog... O "OBITUÁRIO" de um dos melhores roteiristas de quadrinhos surgidos dos anos 90 pra cá e que nos deixou no último sábado (dia 24) aos 68 anos!   

Nesta matéria especial, iremos relembrar a trajetória de Peter David... Um dos mais proeminentes autores de: "HULK", "Homem-Aranha 2099", "Aquaman", "A Morte de Jean DeWolff", "X-Factor", "Supergirl", "Fantasma", "Cap. Marvel" (Genis-Vell), "Madrox - O Homem-Múltiplo", e muito mais! 

Confira abaixo:

 
Peter David... Morreu no último sábado (dia 24 de maio) aos 68 anos: Ele vinha sofrendo diversos problemas de saúde nos últimos anos: derrames e insuficiência renal. Com a ajuda de sua esposa, David (que estava passando por dificuldades financeiras) precisou recorrer à campanhas de financiamento coletivo para custear seus tratamentos, inclusive: estava com uma em andamento (desde março) para compensar a perda de um programa gratuito oferecido para pessoas de baixa renda nos EUA. A perda desse programa, fez com que a família do roteirista se afundasse em dívidas (segundo a esposa), o que levantou um debate sobre a "elitização" dos planos de saúde nos Estados Unidos E (também) da FALTA de APOIO das grandes editoras (Marvel e DC) que se beneficiaram durante anos das criações de David (Pô, será que essas 2 editoras não poderiam ajudar o autor? Sacanagem e falta de empatia isso, tá lôco - é uma ganância sem limites, que só visualiza o LUCRO em grandes produções cinematográficas, mas são incapazes de estender a mão pra quem lhes ofereceu muitas das CRIAÇÕES usadas em filmes e séries de TV)!
 
Recapitulando suas principais obras e trabalhos... Peter David é responsável por uma das mais longevas fases do "HULK" em todos os tempos (durou cerca de 12 ANOS à frente do personagem): Tendo sido o criador de diversos personagens emblemáticos pra mitologia do VERDÃO (a começar pelo "MAESTRO" - Um dos principais vilões dessa fase e que gerou o "trocadilho" que fiz no título da postagem, rs). Ainda no "Hulk", David foi a fundo no âmbito psicológico e desenvolveu a personalidade do "Hulk Cinza" (entre várias outras facetas do monstro), durante o arco: "Gritos Silenciosos" (encadernado pela Salvat preta). Obcecado pelo FUTURO da Marvel, ele mostrou aos leitores um mundo pós-apocalíptico onde o "Hulk" reinava supremo ("Futuro Imperfeito") e criou (em outro universo) o "Homem-Aranha 2099" (Miguel O'Hara). Atualmente, a Panini tem republicado ambas as séries: "Hulk" (em OMNIBUS - foram 2 da fase Peter David até o momento) e "Aranha 2099" (com 3 encadernados deluxe: Faltando apenas o Vol. 5 pra encerrar)! Ainda no gênero sci-fi, David também escreveu vários LIVROS e gibis de "Jornada nas Estrelas"!
 
E suas contribuições pras HQs ainda incluem... "Aquaman" (que teve recém iniciada uma coleção deluxe pela Panini); "A Morte de Jean DeWolff" (uma das histórias mais trágicas e sombrias do "Aranha"); "X-Factor" (que teve um OMNIBUS lançado pela Panini ano passado); "X-Men: A Canção do Carrasco" (As Maiores Sagas - Panini); "Cap. Marvel" (Genis-Vell: Filho do Cap. Original); "Supergirl - Os Últimos Dias" (com arte de Ed Benes); "Madrox - O Homem-Múltiplo" (Salvat Vermelha); "A Torre Negra - Nasce o Pistoleiro" (adaptação da obra de Stephen King); "EPIC Mickey" (Graphic Novel da Disney, lançada pela Abril); "Justiça Jovem" (DC/Eaglemoss); O "Fantasma - Em Busca da Cidade Perdida" (saiu pela Mythos em capa-dura e com o Anel da Caveira de brinde); "Sr. Tira-Teima" (Lendas Marvel); e "Wolverine - Rahne da Terra" (Graphic Novel que saiu na "Saga do Wolverine 3" da Panini)! Que Descanse em Paz!   
 
Até+          

18 comentários:

  1. Fala, Leo, blz?

    Uma pena que o "maestro" tenha morrido numa situação de abandono como essa e, provavelmente, sua viúva que vai ter que segurar o rojão das dívidas agora.

    Marvel/DC só querem saber de lucrar mesmo e que se dane os artistas, tratam pior que lixo, e isso sempre foi assim. Tinham que ter pelo menos um plano de saúde vitalício ou melhorar a remuneração dos royalties. Acho que o único que elas tratam bem é o Rob Liefeld, que só Deus sabe como fez um mega acordo com a Marvel nos anos 90.

    Enfim, era um dos meus autores favoritos, fazia um bom feijão com arroz, que divertia em suas diversas séries mensais. Peter David, pra mim, sempre foi sinônimo de qualidade.

    A Morte da Capitã Jean de Wolff é top 5 fácil das melhores histórias do Aranha. E gostava muito também das mensais do Hulk, Aranha 2099 e X-Factor.

    Esses livros dele de Jornada nas Estrelas devem ser incríveis, não sei se já saíram no Brasil, mas agora fiquei muito curioso para ler.

    Talvez tenha sido a emoção pela passagem do "maestro", mas você papou mosca em duas coisas: a) ele nunca escreveu Superboy, na verdade, fez o gibi da Justiça Jovem que tinha ele na equipe, e b) A Canção do Carrasco era uma (péssima) mega saga noventista que ele só contribuiu com as edições do X-Factor, mas eu não citaria, porque acho que colocar isso na matéria "suja" o currículo do cara... hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      É triste e deprimente mesmo a maneira como as grandes editoras tratam seus artistas... a situação do Peter David me lembrou a sacanagem q fizeram com os criadores do "Superman", q receberam um "troco de pão" pelos direitos do personagem (e tantos outros criadores tbm). Na boa, ficou mto feio essa negligência q Marvel/DC fizeram com o David, pois ele contribuiu bastante com as 2 editoras: Pra Marvel, sua colaboração com o "Hulk" ainda vai render frutos, pois parece q o "Maestro" estará num dos próximos FILMES (segundo uns boatos, seria o Eric Bana). E pela DC, o "Aquaman" do Momoa teve forte inspiração na fase Peter David (e o 1º filme bateu BILHÃO). Impossível q nenhuma das 2 tivesse a dignidade de reconhecer a contribuição do cara e ajudado com o mínimo q fosse (são bem filhas da puta mesmo: as 2 editoras)!

      O Liefeld teve mais sorte q juízo, rs... Afinal, enriqueceu com a rebarba q ganhou pelo sucesso de "Deadpool" (q por sua vez, era um personagem q ninguém acreditaria q fosse viralizar nas bilheterias e ainda bater BILHÃO no 3º filme). Mérito do Ryan Reynolds, q deu o sangue pra emplacar o Deadpool, mesmo após o FIASCO q foi sua 1º aparição live-action naquele filme podre do "Wolverine - Origens"!

      Eu tbm gostava da maioria das histórias do Peter David (não todas, mas a maioria)... Pra mim, minhas favoritas dele são:

      1) A Morte de Jean De Wolff
      2) Futuro Imperfeito
      3) HA 2099
      4) Gritos Silenciosos
      5) Wolverine - Rahne da Terra!

      Menção honrosa para: "HULK - O Último Titã", "Madrox", "Fantasma", "O Casamento de Rick Jones", e "EPIC Mickey" (q saiu pela Abril e é mto bom)!

      De "Jornada nas Estrelas" eu não manjo mto (quase nada pra falar a verdade, hehe)... Mas vou pesquisar sobre os LIVROS q o David escreveu. Eu sei q saíram uns GIBIS de jornada pela Abril escritos por ele (em formato americano), mas foram poucas edições!

      Ah, e obrigado pelo aviso... me confundi mesmo em relação ao "Superboy" e já editei essa menção no texto (me atrapalhei na hora da seleção de imagens com uma capa de "Justiça Jovem", q saía no mix da revista do "rapaz" pela Abril, rs)! Mas a "Canção do Carrasco" tá valendo, pois leva o NOME do David na capa do encadernado (mesmo q tenha outros autores junto). Além do mais, eu até q gostei dessa saga (q eu tinha até num "X-Men GIGANTE" da Abril, e mesmo assim: resolvi comprar o TIJOLO da Panini, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  2. Uma grande perda.

    Eu conheci ele através da fase do Hulk cinza, sendo que a partir daí que fui colecionando as HQ desse personagem. Pode-se dizer que o lado psicológico do personagem foi bastante explorado aqui e com certeza serviu de base no filme de 2003.

    X-Factor comandado por ele é uma das minhas HQ da época favoritas, o que foi uma grata surpresa, já que a segunda formação da equipe tinha tudo para dar errado, mas nas mãos de David deu muito certo.

    Esses quadrinhos eu tenho em formatinho pela Abril, guardo elas com muito carinho e respeito por esse artista que tinha ainda muito a oferecer.

    Descanse em paz senhor David.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Sem dúvida, uma grande perda pro mundo das HQs... até pelo fato de q ele ainda estava em atividade (mesmo já doente) nos últimos anos (escreveu há pouco tempo aquele especial do "Sr. Tira-Teima" q saiu ano passado pelo selo "Marvel Lendas")!

      Eu já conheci o trabalho dele através do "Aranha 2099" (q era um dos meus títulos favoritos nos anos 90 - sendo q eu gostava até MAIS desse aranha futurista do q o da cronologia vigente naquela época) e só depois é q eu li "Futuro Imperfeito" (e adorei)!

      "X-Factor" eu li apenas fora de ordem, mas gostei bastante de tudo q li... tipo a participação da equipe na "Canção do Carrasco" e a Graphic Novel q saiu na "Saga do Wolverine 3" (Rahne da Terra): Mto bom mesmo!

      Abs!

      Excluir
  3. Infelizmente a indústria é assim, os grandes tubarões vão sempre priorizar o lucro. Eu fico espantado de como esses caras que criam tanto sempre acabam ou se fodendo sem grana ou têm que se matar de trabalhar a vida toda pra ter um mínimo de sustento. O Frank Miller tá só a capa da gaita e ainda continua fazendo umas capas horríveis pra Marvel e pra DC e sinceramente, eu duvido muito que se ele tivesse bem de grana, continuaria fazendo esses trabalhos.
    Deodato Jr. já cantou a letra esses dias, já imagino que o valor dos royalites devem ser pífios, imagina o que o coitado do David ganhava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Landam... blz?

      Pois é, qdo acontece uma tragédia dessas é q a gente vê a verdadeira FACE do mercado, né? As 2 editoras (Marvel/DC) ganhando rios de dinheiro (no cinema e TV) com personagens q foram CRIADOS por autores e artistas q já morreram ou vivem em situação financeira bastante crítica. Aí a gente busca exemplos do passado (Ditko, Kirby, Shuster, Mantlo, e o próprio Frank Miller q vc citou) e vê q SEMPRE foi assim: q os grandes criadores das HQs vivem e morrem em condições precárias ou mto aquém do q mereciam ganhar em vida!

      A situação do Peter David ficou vergonhosa pra Marvel e DC, pois AMBAS se beneficiaram (e MUITO) com as criações e conceitos q ele criou (o "Aranha 2099" é um bom exemplo: pois foi recentemente utilizado como VILÃO no desenho animado do "Aranhaverso" e a marvel ainda continua produzindo gibis baseados nesse universo futurista). E diante de tudo isso as 2 editoras nem se coçam pra ajudar o cara numa questão grave de saúde? E q pra eles seria um "troco" resolver? Pô, isso é mta desumanidade, hein? Tá lôco!

      O Frank Miller, pelo modo de vida q leva, imagino q tbm não ganhe mto mesmo... o q tbm é injusto pra caramba, pois é outro q contribuiu bastante pra Marvel (Demolidor) e DC (Batman) e cujos conceitos criados ainda repercutem e geram lucro pras 2 editoras!

      Abs!

      Excluir
    2. Acredito que por isso caiu tanto a qualidade dos quadrinhos atuais, porque os melhores artistas estão migrando para a Image e outras editoras em que é mais vantajoso pra eles.

      Excluir
    3. Verdade, Cassio...

      Cito como exemplo TBM os artistas q preferem trabalhar de forma independente através de financiamento coletivo (Catarse, Kickstarter, etc) do q pra grandes editoras... tipo: Jim Starlin, Frank Cho, e Ed Benes (entre vários outros q preferem não ter mais vínculos com editoras de grande porte)!

      Abs!

      Excluir
  4. Oi Leo!
    Infelizmente mais um grande nome da Nona Arte nos deixa!
    Foi um grande escritor, seu trabalho será eterno! Dentre seus trabalhos o meu favorito é o Homem Aranha 2099, um personagem que se tornou uma versão tão marcante quanto o herói original, mas com características próprias!
    Embora seu Hulk também seja emblemático, acho apenas " bom", porque não gosto da fase cinza, e minha fase favorita do herói é a do Bill Mantlo!
    Aquaman é excelente, e ano que vem falaremos muito dele!!
    O Devorador de Pecados, outra excelente história que se tornou um clássico instantâneo!
    Muito triste um homem que fez obras memoráveis passar dificuldades financeiras algo que afligiu muitos outros escritores e desenhistas!
    Mais uma prova viva da injustiça das Editoras da Nona Arte para com seus colaboradores!
    Que o Maestro Descanse em Paz!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Pois é, amigo... como falei na introdução desta postagem: Este é o tipo de matéria q eu nunca gosto ou espero ter q fazer, pois cada "obituário" de autor ou artista q escrevo aqui pro blog, é uma lembrança a mais de q o tempo tá passando, nossos ídolos estão indo embora, e a nossa hora tá chegando gradativamente tbm. Enquanto eu escrevia este texto, eu ia relembrando da época em q lia esses gibis antigos do Peter David: Do qto eu tava empolgado com o "Aranha 2099" nas bancas dos anos 90 OU de qdo li "Futuro Imperfeito" q eu tinha acabado de comprar num encalhe da época (ele retornou às bancas num pack baratinho contendo as 2 edições pelo preço de 1). Enfim, são recordações de tempos q vão se dissipando como areia na nossa memória a cada vez q nos deparamos com uma partida de alguém da relevância de Peter David!

      A minha HQ favorita do David é "A Morte de Jean DeWolff" (TOP 10 fácil do aranha em todos os tempos, pra mim)... Seguida do "Aranha 2099" (q eu ainda adoro e tô fazendo a coleção deluxe da panini); E logo vem o "Futuro Imperfeito" (na minha opinião, a melhor história dele com o "HULK")! A fase do "Hulk Cinza" eu gostei mais do arco "Gritos Silenciosos" (q eu considero num tom mais sério do q viria a ser material posterior do Hulk: qdo ficou mto cômico ou com o Hulk inteligente, eu já não curti mto não)! E "Wolverine - Rahne da Terra" foi uma grata surpresa (nunca tinha lido essa e só fui ler agora na "Saga 3" do nanico, rs)!

      No mais... é realmente triste e lamentável a situação de abandono total do Peter David por parte das 2 editoras, q lucraram MUITO em cima dele e ainda utilizam elementos criados por ele em produções cinematográficas recentes e futuras (O "Aranha 2099" foi o vilão na animação do "Aranhaverso 2" e o "MAESTRO" vai ser utilizado num dos próximos filmes da Marvel: dizem os boatos de q será interpretado pelo Eric Bana). Ou seja: Foi cruel e desumano o descaso das editoras com o autor. Mta maldade e ganância (chega a ser repugnante)!

      Abs!

      Excluir
  5. Acompanhei muito do trabalho do Peter David como assinante da abril em uma época que eu nem prestava atenção muito no roteirista. Só depois que fui reparar que tanto o autor do Hulk quanto do X-factor do governo eram o mesmo cara. E ele ainda tinha escrito o Aranha 2099 que é uma versão derivada interessantíssima que eu também adorava. Não digo que gosto mais do Miguel O'hara do que do Peter mas o futuro que ele criou é sensacional (e tirando os heróis parece que estamos rumando para ele).
    É um baita feito ficar 12 anos com um personagem com a barra tão alta: o Hulk só cai um pouco com o Jeff Purves desenhando - que acho intragável e no final - que saiu aqui após o final da revista própria do Hulk
    O lado bom é que tem muita coisa do Peter David ainda por ler. Até resolvi começar a ler a Supergirl e pelo menos o começo é bem legal.
    Até fico tentado a pegar os busões dele do Hulk. Sabe quantos volumes devem ser comandante?
    Obrigado pela postagemAbraço!

    RIP Peter David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Vinícius... blz?

      É engraçado como na época a gente não dava mta bola pra isso, né? Tipo... eu tbm só fui reparar uns anos depois q o roteirista do "Aranha 2099" (q eu tbm adorava e colecionava com ansiedade nos formatinhos da Abril) era o mesmo do "Futuro Imperfeito" (q eu tbm achava EXCELENTE e uma das melhores HQs do Hulk q eu já tinha lido até então). E somente bem mais tarde é q fui assimilar o NOME do Peter David como escritor de outras séries q eu tinha como favoritas: "Morte de Jean DeWolff", "Cap. Marvel" (q eu lia por scans antes de comprar o gibi pela panini), e a série regular do "Hulk" (q eu passei a acompanhar melhor a partir de "Marvel 97")!

      Esse Jeff Purves é intragável mesmo, rs... Tbm não gostava do traço dele, mas os roteiros do David acabavam salvando o resultado final (a meu ver)! Da "Supergirl" eu só tenho e li essa mini-série desenhada pelo Ed Benes (q é "legalzinha", rs)!

      Sobre a sua dúvida dos BUSÕES do HULK... Serão 5 ao todo pra cobrir toda a fase Peter David, e já saíram os 2 primeiros. Vai ser bem completo, viu? No Vol. 5 terá até o prólogo q o David escreveu pra saga: "Hulk Contra o Mundo"!

      Abs!

      Excluir
  6. E aí comandante Leo!

    Triste notícia essa da partida desse "Maestro" dos roteiros e da escrita da cultura pop o grande Peter David. Trata-se de um dos maiores e mais prolíficos autores das HQs que mostrou ser diferenciado conseguindo o que poucos são capazes produzir em grande quantidade sem perda de qualidade. A maior prova desse seu dom foi a passagem pelos roteiros do Incrível Hulk na Marvel mesmo com um período tão longo a frente de um mesmo título durante mais de 12 anos e o nível das edições sempre se mantinha de muito bom para excelente. Pessoalmente só conheço o trabalho do escritor nos personagens Marvel, apesar de a qualidade se manter na DC Comics e outros trabalhos como o citado em "Jornada nas Estrelas". E se junta a tristeza pela perda da pessoa e do artista Peter David, a constatação de que os grandes nomes, tanto dos roteiros quanto dos desenhos estão partindo e não se tem substitutos a altura.

    Em que se baseia essa afirmação? Creio eu que no fato de nos últimos anos se foram grandes artistas como Neal Adams, George Perez, John Buscema entre outros, e quem ficou no lugar? Quem seria o novo Peter David que acabou de partir? Mas o que pode acalentar essa tristeza e saber que sua obra está aí a disposição de que quem já se maravilhou com ela e de quem pode ao alcance da mão se impactar profundamente com uma saga do "Aquaman", ou uma aventura da "Supergirl" e mesmo com as tramas maliciosas de um "Hulk Cinza" por exemplo.

    E aproveito o ensejo descrito na matéria comandante, para lamentar como a indústria do entretenimento enxerga seus criadores apenas como engrenagens de uma máquina que não para nem se compadece de seus componentes humanos, que humanos que são envelhecem, são acometidos por enfermidades e infortúnios e não tem do mercado a qual com seu talento e trabalho mantém de pé o menor amparo quando necessitam. E junto a isso uma realidade social de um país que sem um sistema público de saúde deixam seus cidadãos entregues a própria sorte. Por isso que não corroboro o discurso que é modinha nas redes sociais de que o país é o "Bostil" e que o cidadão é o "bostileiro", em certos aspectos tem um fundo de verdade nessa afirmação. Mas existem situações onde o "Bostil", é mais evoluído que por exemplo o poderoso EUA, e a saúde pública é uma dessas.

    Parabéns por essa bela homenagem do SubmundoHQ a esse importante autor das nossas amadas histórias em quadrinhos comandante. Um abraço e bom fim de semana a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Lamentável mesmo a partida do Peter David, né? E por uma série de fatores... A forma como tudo transcorreu (com a negligência e descaso das editoras q se beneficiaram com o trabalho dele durante décadas); O sofrimento q ele teve em vida passando por necessidades financeiras E problemas de saúde; O fato de ter morrido estando ainda em atividade (ele escreveu há pouco tempo o especial do "Sr. Tira-Teima"); E a situação q vc bem lembrou: Dos nossos ídolos de outrora estarem partindo SEM deixarem substitutos à altura (e isso é ASSUSTADOR se pararmos pra pensar):

      Já q essa mesma constatação se estende para além das HQs (e entre os grandes nomes dos q partiram nos últimos anos ainda incluo: Stan Lee, Moebius, Mort Walker, Harlan Ellison, Steve Ditko, Norm Breyfogle, Carlos Ezquerra, Len Wein, Al Jafee, Walmir Amaral, Ed Piskor, Frezzato, Richard Corben, OTA, Herb Trimpe, Romita Pai, e tantos outros)... e temos perdas de grandes nomes TBM no cinema, na TV, e na música: TODOS SEM q sejam substituídos por ninguém à altura. Tipo: quem poderia ser um NOVO Sílvio Santos? E na música: não se salva praticamente NADA na atualidade (eu só escuto músicas antigas dos anos 60 ao final dos 90). Cara, qdo a gente para um pouquinho pra pensar nisso: é de arrepiar (a criatividade e a genialidade artística está morrendo junto com os caras q se vão)!

      Qto ao sistema de saúde nos EUA... esse problema já vem de longa data, e a 1º vez q eu soube desse descaso de um país de 1º mundo para com sua população, foi pelo documentário de Michael Moore: "SICKO - S.O.S Saúde" (de 2007): Mto bom, por sinal e explica bem a ganância dos planos de saúde e como eles atuam num sistema corporativo, onde o LUCRO vale mais do q a saúde básica pra quem não for milionário por lá! Aqui no Brasil, eu reconheço o mérito de termos um sistema público de saúde: e q deveria ser assim em todos os países (nos EUA o problema foi terem deixado empresas gananciosas tomarem conta e formado um cartel na saúde)! Impressiona TBM o fato de Peter David estar passando tantas dificuldades depois de anos sendo um dos roteiristas mais aclamados do meio: Sinal de q, mesmo nos EUA, os gibis não dão tanto dinheiro qto a gente imagina (a morte do autor expôs essa situação claramente)!

      E mais uma vez... Vai-se o artista, e fica a OBRA pra posteridade!

      Abs!

      Excluir
  7. #RIP mais um mestre que se vai, e ainda pobre como tantos no fim de carreira, e esnobado pelas empresas que ajudou a enriquecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fabiano... blz?

      Pois é, mto triste e lamentável esse final de vida pra artistas e autores q ajudaram a fortalecer as editoras em q trabalharam... para serem negligenciados e abandonados dessa forma. Achei uma desumanidade o q Marvel/DC fizeram com o David!

      Abs!

      Excluir
  8. Nos saudosos anos de 1994 e 1995 , eu comprava as revistas do Homem -Aranha 2099. Tive algumas revistas importadas do personagem. Aos poucos estou relendo essas estórias em scan. Tenho aqui em casa , "A Morte de Jean de Wolf" e "Gritos Silenciosos" Mudando de assunto, qual é sua opinião sobre Destino 2099? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Renato... blz?

      Sempre fui um grande fã do Universo 2099... desde os formatinhos da Abril. MAS, mta coisa foi PULADA na época, inclusive o "Destino 2099": q foi publicado aos pedaços por aqui. No entanto, mesmo com os cortes da Abril, gostei mto do q li do "Destino" e fazia jus ao posto de meu vilão favorito da Marvel até hj!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...