24/08/2024

"Aventura & Ficção" (Especial): O "Grande Poder do Chninkel", "Adastra na África", e Mais...

O gênero de "Aventura & Ficção" (batizei esta postagem em homenagem à revista de mesmo nome da Abril nos anos 80, rs) predominou durante décadas em publicações tipo: "Heavy Metal", "Métal Hurlant", "Cimoc", "2000 AD", entre várias outras similares. Selecionei aqui, uma sequência de lançamentos recentes com essa temática (que se mistura muitas vezes ao "Sci-Fi" e ao gênero de "Espada & Bruxaria"):

O "Grande Poder do Chninkel" (Graphic Novel), "Parábola 5" (de Roberto Guedes - Com a "Branca de Neve e os 7 Anões Assassinos", de Esteban Maroto), "Contos de um Futuro Imperfeito" (de Alfonso Font), "Jadhy - A Caçadora 2", "Nathan Never 3", e "Adastra na África" (de Barry Windsor-Smith)!  

Confira abaixo:

"Arqueiro Verde - OMNIBUS": Os "Caçadores", de Mike Grell (Vol. 1)...

O "Arqueiro Verde", de Mike Grell... Finalmente estreia na linha OMNIBUS, em 4 Vol. (nos EUA, a coleção tem 2 TIJOLOS com 1.500 pág CADA: Mas por aqui, a Panini dividiu em 4 edições - A CAPA do Vol. 1 é exclusiva pro Brasil)!

Nesta matéria especial, veremos o conteúdo completo desta 1º edição (que ficou espetacular) e a trajetória da fase Mike Grell a partir da mini-série: Os "Caçadores" (da Abril) - contida neste 1º Vol. é claro!

Confira abaixo:

"Faroeste" (Especial): "TEX - El Muerto", "O Retorno do Chacal", "Blueberry 3", e Mais...

A "Sessão Bang-Bang" volta com tudo aqui no "Submundo" (esta é a 2º matéria especial pro gênero em menos de 2 meses aqui no blog)... O destaque agora vai pra uma das MELHORES HQs de "TEX" de todos os tempos (e a minha aventura favorita do ranger):' El Muerto"! E ainda: "Blueberry", "Ken Parker", "Chacal", e "A História do Oeste" (só o FILÉ do faroeste por estas paragens):

"TEX - El Muerto", "TEX Grandes Mestres 3 - Civitelli", "TEX OMNIBUS 6 - O Bisonte Branco", "TEX - O Retorno de Lupe", "Blueberry 3", "Ken Parker 22", "A História do Oeste 5-6", e "O Retorno do Chacal"!

Confira abaixo:

14/08/2024

Drops de Notícias (Parte 3): "Hulk Contra o Mundo", "Etrigan 2", O "Velho Testamento", e Mais...

"Drops 3" pra fechar este COMBO TRIPLO de notícias... Com destaque pra uma das últimas grandes sagas do "HULK" produzidas pela Marvel (antes da ex-Casa das Ideias se perder em uma gestão desastrosa que já não emplaca mais nada que preste há anos). Além de uma polêmica HQ de Alan Moore, Neil Gaiman e outros astros ingleses (em sua visão pro "Velho Testamento"): E o "VISÃO" original da Era de Ouro (que virava uma espécie de "fumaça", rs):

"HULK Contra o Mundo" (Marvel Essencial), "Cap. América" (de Mark Waid), "Demolidor 6" (de Mark Waid), "Os Invisíveis" (Vol. 1), "Crise de Identidade" (Grandes Eventos DC), "Etrigan - O Demônio" 2 (de Garth Ennis), "Histórias Constrangedoras do Velho Testamento" (de Alan Moore, Neil Gaiman, entre outros), e "SMASH 2" (Fanzine)!

Confira abaixo:

Drops de Notícias (Parte 2): "Deadpool Massacra o Universo Marvel", "Brucutú", e Mais...

"Drops 2"... Trazendo o grande fenômeno de bilheteria do ano: "Deadpool" (filme que bateu a marca do BILHÃO de dólares no mundo - um marco pra um filme +18) em 2 encadernados especiais! E ainda: A Volta de "Brucutú" (depois de quase 50 ANOS afastado do mercado nacional), mangás, e muita DC, rs: 

"Deadpool Massacra o Universo Marvel", "Deadpool Vs. Wolverine" (Especial Deluxe), "Lanterna Verde - A Vingança do Mão Negra" (Novos 52), "A Saga do Superman 4", "A Saga do Flash 8", "A Saga dos Titãs 6", "Battle Royale 2", "Yomotsuhegui - O Fruto do Mundo dos Mortos 3", e "Brucutú" 1-2!

Confira abaixo:

Drops de Notícias (Parte 1): "Ed. Definitivas - Aranha e X-Men" (Reprint), A "História da EBAL", e Mais...

"Drops" novinho na área (COMBO TRIPLO de notícias)... O destaque aqui vai pros "reprints" dos primeiros vol. das "Ed. Definitivas" de "Aranha" e "X-Men" (uma ótima oportunidade pra quem perdeu da 1º vez). E ainda: A "História da EBAL", "Batman", "Beatles - A Biografia em Quadrinhos", "Bruce Lee", e 2 Séries Clássicas da TV (em HQs, é claro):

"Homem-Aranha: Ed. Definitiva 1" (Reprint), "X-Men: Ed. Definitiva 1" (Reprint), "Status Comics 10 - A História da EBAL" (de Roberto Guedes), "Beatles - A Biografia em Quadrinhos: 1978" (de George Pérez), "Bruce Lee" (HQ nacional de 1992), "Terra de Gigantes" (EBAL), "Jornada nas Estrelas 4" (EBAL), "Batman - Táticas de Terror" (Novos 52), A "Saga do Batman 4" (A Queda do Morcego), e "Asa Noturna - Ano 1"!   

Confira abaixo:

03/08/2024

"Visões de 1994" (Parte 3): "Liga da Justiça", "V de Venom", As "Origens da Marvel", e Mais...

Os filmes baseados em HQs começavam a despontar, mostrando que nem só de Batman o cinema vivia: "O Sombra", baseado no herói pulp criado para o rádio na Década de 30, que depois migrou para as HQs. Dirigido por Russell Mulcahy, o filme teve uma fotografia impecável, mas com um roteiro fraco e equivocado. O "Corvo": baseado na HQ criada por James O'Barr. A obra chega ao cinemas marcada por uma tragédia: A morte do ator Brandon Lee que interpreta o papel principal de Eric Draven. Brandon Lee levou um tiro acidental durante as filmagens em 31 de março de 1993. Depois tivemos o filme: "Timecop", baseado em uma obscura HQ de mesmo nome publicada pela Dark Horse (inédita no Brasil), e estreloado por Jean-Claude Van Damme. Por fim, tivemos o filme: O "Máskara", o filme é um entretenimento leve e divertido, bem diferente da HQ que é totalmente subversiva e violenta. Em 1994, foi produzido um filme do "Quarteto Fantástico", pelas mãos do produtor Roger Corman, O filme é pavoroso e constrangedor. Diante do vergonhoso desastre, a Marvel vetou o lançamento e mandou destruir as cópias. O que a editora não esperava é que uma delas sobrevivesse e acabasse se multiplicando. 
 
Convido a todos os usuários do "Submundo-HQ" a voltar novamente 30 anos no passado e reviver uma época de grandes transformações políticas e culturais, bem como reviver os desdobramentos da morte e a ressurreição do maior herói de todos os tempos; conhecer a coleção de livros de bolso do Batman; e acompanhar o início de sua queda pelas mãos de um novo e poderoso inimigo; acompanhar também o fim da longeva fase Ann Nocenti no Demolidor, e a sua reformulação pelas mãos do escritor que o definiu para toda uma geração, e infelizmente nos despedirmos de dois títulos que marcaram uma geração, e conhecer os X-Men de um futuro distante. Artes marciais, games de sucesso, herói virando monstro, e uma série de TV virando HQ tudo isso e muito mais em "Visões de 1994!

Confira abaixo (texto do Elcio - Em mais uma colaboração espetacular pro "Submundo"):

"Visões de 1994" (Parte 2): "X-Men 2099", "Herói", e o "Aranha" é Traído por Mary Jane...


O Brasil conseguiu derrotar a hiperinflação com a implementação do Plano Real criado pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, o programa foi a mais ampla medida econômica já realizada no Brasil e instituiu o lançamento de uma nova moeda com o nome de Real. O então Presidente da República Itamar Franco autorizou que os trabalhos fossem feitos de maneira irrestrita e na máxima extensão necessária para o êxito do plano. O sucesso político do Plano Real, pode ser atribuído à volta de uma ordem econômica que se mostrou um dos mais eficazes da história, reduzindo a inflação que era seu objetivo principal, ampliando o poder de compra da população, e remodelando os setores econômicos nacionais. Para coroar este ano histórico, o Brasil venceu a Copa Do Mundo da FIFA de 1994. A monumental conquista foi tão grande que virou até uma revista em quadrinhos, contida nesta matéria!

Em 1994, Chegava às bancas a 1º edição da Revista "Herói", a publicação trazia notícias e informações sobre séries de TV, desenhos animados, quadrinhos, cinema, games, e outros assuntos ligados à cultura pop. As matérias abordavam as novidades dessas áreas, relembravam atrações antigas, e revelavam bastidores e curiosidades. Numa era pré-internet, um veículo de comunicação em massa tratar desses assuntos no Brasil era algo praticamente inédito, pois não tínhamos nada voltado especificamente ao gênero. Navegando no sucesso de "Cavaleiros do Zodíaco" já em sua 1º edição, a revista rapidamente se tornou um fenômeno editorial!

Confira abaixo (Texto do Elcio, em mais uma colaboração especial pro "Submundo"):

"Visões de 1994" (Parte 1): O Mercado de HQs no Brasil Há 30 ANOS Atrás...

O ano de 1994 foi intenso, repleto de transformações tanto na Cultura Pop como no Brasil, sendo considerado por muitos o ano que definiu o rumo do país e da cultura pop mundial. Em 08 de janeiro estreava no programa TV Colosso da Globo: "X-Men: A Série Animada", dando início à febre mutante no país, já que até então, os personagens só eram mais conhecidos por quem lia quadrinhos, e não pelo público em geral. Trazendo os personagens com o visual reformulado por Jim Lee na fase do grupo que vendeu na época mais de 3 milhões de cópias só nos EUA, e publicada em "X-Men nº 1" (de outubro de 1991); com tramas baseadas nas fases mais marcantes do grupo e aliada à excelente dublagem brasileira, a animação marcou toda uma geração, num total de 76 episódios, chegando ao fim no ano de 1997, mas agora em 2024 a animação retornou no canal de streaming "Disney+" em uma nova temporada com 10 episódios continuando exatamente de onde parou e sendo chamada de: "X-Men'97"!

No dia 06 de fevereiro... Jack Kirby falece ao 76 anos, depois de um ataque cardíaco. Seu legado para a 9º Arte é imensurável, sendo uma personalidade influente até os dias atuais: tanto nas HQs, quanto no cinema, e ainda estão sendo descobertas criações suas perdidas pela passagem do tempo, já que o artista era literalmente uma máquina de criatividade incansável!

Confira abaixo (Texto e Prefácio do Elcio - Em mais uma colaboração ÉPICA pro "Submundo"):