26/06/2024

"Cav. da Lua" (EPIC Collection): A Fase Clássica do "Batman Branco" da Marvel...

O selo "EPIC" chega ao seu 10º Vol com o "Cav. da Lua" (em: "Maus Presságios")... Trazendo sua fase clássica (a partir de 1975), onde a pegada era mais de investigação criminal e violência urbana (ao invés do tom de "misticismo" de algumas histórias atuais) e o vigilante atuava como uma espécie de "Batman Branco" da Marvel (apelido carinhoso que recebeu de alguns fãs, rs)!

Esta matéria especial (dedicada só ao "Lunar" - 1º tradução da RGE no Brasil) apresenta todo o conteúdo desta edição "EPIC" (e as publicações no Brasil que também trouxeram essas histórias)!

Confira abaixo:

O "Cav. da Lua" tem múltiplas facetas... Mercenário, Caçador de Lobisomens, Super-herói, Playboy milionário, Taxista, e até Fantasma? O Cavaleiro é muitas coisas para muitas pessoas, e tem diversas personalidades (algumas das quais entram em constante conflito entre si - Tornando o paladino uma espécie de esquizofrênico: A ponto de já ter usado até camisa-de-força, rs). Nesta edição da Panini (capa-cartão, 504 pág, R$ 159,90): Siga o Punho de Khonshu (Deus egípcio da vingança) enquanto ele batalha para encontrar seu lugar no Universo Marvel nesta coleção de suas primeiras aparições, desde sua misteriosa estreia até um encontro improvável com os "Defensores". Além da participação especial do "Aranha", "Coisa", "Lobisomem", e serial-killers implacáveis e sanguinários. Reúne: "Werewolf By Night" 32-33; "Marvel Spotlight" 28-29; "Defenders" 47-50; "Peter Parker, The Spectacular Spider-Man" 22-23; "Marvel Two-In-One" 52; "Moon Knight" (1980) 1-4; "The Hulk! Magazine" 11-20; e "Marvel Preview" 21!
 
Com histórias publicadas entre 1975-1981 nos EUA... Esta edição é assinada por: Doug Moench, Bill Mantlo, Don Perlin, Keith Giffen, Mike Zeck, Jim Mooney, Gene Colan, Keith Pollard, Klaus Janson, Dave Cockrum, Mike Esposito, Pablo Marcos, Tony DeZuniga, Joe Rubinstein, Bob McLeod, Tom Palmer, Frank Springer, Frank Giacoia, e Bill Sienkiewicz (o famoso "5 e 20", hehe): Entre outros nomes que marcaram as HQs nesse período que foi o supra-sumo da Era de Bronze dos quadrinhos! No Brasil, esse material começou a sair pela RGE: No saudoso "Almanaque Premiere Marvel" nº 3 (onde o personagem foi batizado de: "Lunar - O Cav. da Prata") e depois seguiu em mixes da Abril (nas revistas do "Aranha" e "Cap. América"), mas geralmente com cortes e pulos de histórias. A Panini republicou parte dessas aventuras iniciais na coleção: "Paladinos Marvel" (que teve 3 Vol. ao todo - em edições de 164 pág cada). Mas ainda assim, uma boa parte desta "EPIC" ainda estava INÉDITA por aqui (mais especificamente: O arco dos "Defensores", o crossover com o "Coisa", e as histórias tiradas da revista do "Hulk" magazine)!
 
O "Cav. da Lua" surgiu em 1975 na revista do "Lobisomem" (criado por Doug Moench & Don Perlin)... Inicialmente como um vilão contratado pelo "Comitê" pra capturar o Lobisomem (personagem-título). Seu nome verdadeiro é Marc Spector, um mercenário que numa missão procurando o antigo templo do deus egípcio Khonshu, acaba sendo traído por outro mercenário (um de seus principais inimigos: "Bushman") e é gravemente ferido (ficando à beira da morte). Khonshu, então, aparece em uma visão de Spector e lhe oferece a chance de ser seu avatar na Terra. Assim, Marc Spector se torna o "Cav, da Lua", passando a atuar como vigilante em Nova York e assumindo, também, outras 2 identidades: Steven Grant (milionário e filantropo) e Jake Lockley (O "Taxista"). As HQs iniciais do "Cav. da Lua" possuem um tom mais pesado e violento que a média das demais aventuras urbanas da Marvel e são muito boas (é a minha fase favorita do personagem: Gosto mais dessas HQs clássicas do que de fases mais modernas tipo a do Bendis e Warren Ellis)! Fica aí a recomendação, rs!
 
Até+

9 comentários:

  1. Oi Leo!
    Estava no aguardo de sua matéria do " Lunar"!
    Não tem como olhar pra ele e não se lembrar da RGE, onde ele iniciou sua publicação na Brasil!
    Almanaque Premiére Marvel n°01, uma das melhores publicações da Marvel no Brasil, justamente por trazer um conteúdo mais adulto, e lado"B" da Casa das Idéias da época!
    Anos atrás quando a Editora Abril faliu, a Panini lançou a edição dele da Coleção Paladinos Marvel, e essa edição não veio pra cá por causa do problema da transição de distribuidora!
    Foi difícil mas consegui a edição que esgotou na época, e agora terei de me desfazer dela em prol dessa!
    Tudo bem, esta terá várias histórias inéditas indo bem além do que foi publicado pela RGE e Abril, e republicado pela Panini!
    O personagem infelizmente foi muito relegado no Brasil, e a fase dois do título solo dele saiu pela Globo no início dos Anos 90 mas poucas histórias de mais de 50 que o título teve!
    Essa fase também saiu em edições Epic Marvel lá fora, e com certeza sairá por aqui futuramente!
    Eu não curti a série dele na Disney +, mas estou na fissura pela lata dele da Coca Cola!
    Gosto muito do personagem e esta fase dele dos Anos 70 e depois de 1989 em diante é ouro pra mim, ou seja imprescindível!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      O "Lunar" merecia uma postagem só pra ele mesmo, né? Eu tava esperando a edição sair, mas atrasou e a matéria já tava programada pra fechar este findi, rs!

      A RGE ainda é (até hj) a editora q mais ativa a minha memória afetiva... Pois as minhas melhores lembranças são do curto período em q ela esteve na ativa com a linha Marvel (menos de 5 anos) e foi com ela q eu comecei a colecionar gibis (com o "Aranha 7": Justo na história q ele tá com 6 braços enfrentando o "Morbius" e o "lagarto" ao mesmo tempo, rs)!

      O "Almanaque Premiere", mesmo tendo tido apenas 6 edições... ainda é um dos melhores almanaques periódicos de todos os tempos, e nos apresentou grandes estreias: "O Q Aconteceria Se..."; "A Selvagem Mulher-Hulk", "Deus-da-Mata" (Byrne), "Monarca das Estrelas", "Cav. da Lua", "Tigresa", "Caçador 3000", "Satana", e mto mais. Era uma revista mix de teor mais adulto e sombrio (praticamente uma "Marvel MAX" da época, rs)!

      Esta "EPIC"... vai ser quase q METADE inédita no Brasil (o q já compensa passar adiante as "CHM" dele): Só o material q saiu nesse "Hulk Magazine" é raríssimo!

      Bom saber tbm q ele teve mais "EPICs" lá fora... e q elas terão chance de sair por aqui tbm, já q a série de TV do "Cav. da Lua" teve sua 2º temporada confirmada pro ano q vem! Aliás, eu até gostei da série de TV, embora não seja baseada nessa fase clássica do personagem (ela foi mais inspirada pelas fases Bendis/Ellis mais modernas). Minha mulher assistiu comigo e adorou a série, já q ela curte essas paradas de Egito e tal!

      Não sabia q ia sair uma latinha da coca-cola com ele... ficarei de olho tbm, pois tô fazendo (parcialmente) essa coleção de latinhas, rs!

      Abs!

      Excluir
  2. Depois que eu assisti a série de tv protagonizada pelo personagem eu decidi comprar Marvel-Verse - Cavaleiro da Lua e que conta com as primeiras histórias do personagem mas até hoje não li ainda pois tenho um monte de leitura pela frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Eu gostei dessa série de TV... E vi q ela finalmente teve uma 2º temporada confirmada pro ano q vem (junto com "LOKI", será a 2º série Marvel a ter continuidade - O "Demolidor" não conta, pois tá sendo tratado como um "soft-reboot" da série Netflix: Não será uma 4º temporada, mas a 1º de uma NOVA fase pro "demo")!

      Qdo puder, leia essa edição de Marvel-Verse... tenho certeza de q vc irá gostar (ela repete umas 2 ou 3 histórias desta EPIC)!

      Abs!

      Excluir
  3. E aí, Carl... blz?

    Pois é, o pessoal do Google resolveu me mandar uma advertência pelo seu comentário e tive q apagar pra não derrubarem o blog. Hj em dia vivemos tempos de CENSURA extrema nas redes sociais e só vai piorar nesse sentido daqui pra frente (já recebi outras advertências antes, mas eram devido à links de gibis pra baixar e tal - por conteúdo de comentários esta foi a 1º vez, rs)!

    Seja como for... a questão q vc levantou (sobre mangás) é algo da cultura japonesa mesmo (a gente é q importou pra cá os gostos e "fetiches" dos japoneses através dos mangás e animes): A meu ver, não nos cabe julgar a cultura e os hábitos de outros países (da mesma forma q tbm não somos os melhores exemplos e referências pra outras culturas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Fala aí comandante Leo!

    Muito boa essa matéria sobre a "Epic Collection - Cavaleiro da Lua". Essa é uma das que vão ser cofre obrigatório junto da do Punho de Ferro, Surfista Prateado e a do Motoqueiro Fantasma. Devo dizer que a dona Panini realizou um sonho dos nerdões da velha guarda ao trazer essa linha de publicações pro Brasa. Sem dúvida é o melhor formato pra fases completas de personagens e/ou artistas consagrados é um excelente custo benefício, grande número de páginas, capa cartonada, papel de boa qualidade, e muito confortável pra ler e manusear. Que seja duradoura e numerosa essa linha editorial por aqui.

    Do encadernado em si, cabe dizer que como na maioria das vezes traz os primórdios que acabam sendo a melhor fase de quase todos os super-heróis. Só por esse panteão de autores e artistas que vc listou: "Doug Moench, Bill Mantlo, Don Perlin, Keith Giffen, Mike Zeck, Jim Mooney, Gene Colan, Keith Pollard, Klaus Janson, Dave Cockrum, Mike Esposito, Pablo Marcos, Tony DeZuniga, Joe Rubinstein, Bob McLeod, Tom Palmer, Frank Springer, Frank Giacoia, e Bill Sienkiewicz (o famoso "5 e 20", hehe)". Já seria razão pra cofre mais que certo, mas além disso as histórias e tramas trazidas mostram o que pra mim é a melhor característica de um dos maiores heróis urbanos da Marvel. Que é ser o "Batman" da editora, vejamos: milionário combatente do crime? "chek", age a noite e na escuridão? "chek", tem um ajudante e mordomo experiente? "chek", usa "gadgets" tecnológicos? "chek". E se formos puxar pela memória tem mais coisa.

    Por isso essa edição é especial, pois essas características clássicas foram se perdendo com as versões modernas e atuais do personagem que desaguaram na série de tv desastrosa e mal feita que vimos no streaming. Colocaram os novos conceitos de um indivíduo mentalmente perturbado e com ligação ao sobrenatural do "Deus egípcio da vingança", deturpando o que era tão simples e divertido da sua concepção original. Por isso que não pego nada do material contemporâneo, guardo meu escasso dinheirinho pra quando "pérolas" como essa Epic estão pra jogo.

    Então é isso comandante obrigado pela postagem. Um abraço e boa semana a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Obrigado por ter curtido a postagem, amigo... Eu tbm considero atualmente o formato "EPIC" como sendo o MELHOR entre todos os formatos pra material clássico (é o melhor pra ler, guardar, manusear, e tbm tem o melhor custo-benefício)! Torço mto pela continuidade dessa linha por aqui e pra q se mantenha trazendo sempre materiais de qualidade (especialmente esses clássicos dos anos 70 e 80 - e se possível, q um dia retome a Era de Prata dos anos 60 tbm, continuando a linha "CCM")!

      Eu ainda nem tenho essa edição do "Cav. da Lua" em mãos... Mas só pelo conteúdo, já a considero uma das 5 melhores "EPICS" lançadas até aqui (ao lado de "Punho", "Surfista", "Cap. América", e a próxima edição do "Motóca" - q será METADE inédita pra mim, rs)!

      E cá pra nós, Q LISTA de respeito a dos envolvidos nessa edição do "Lunar", hein? Só os artistas e escritores MEDALHÕES da Era de Bronze, hehe... Simplesmente NÃO tem como errar com um elenco desses assinando as histórias!

      Tbm gosto mto da ideia do "Cav. da Lua" ser o "Batman Branco" da Marvel... aprecio mto a ideia dessas versões genéricas entre Marvel e DC (cada qual com seus "semelhantes", kkk). E já pensou se a Marvel criasse uma "Liga da Justiça" só com seus genéricos?

      -Batman/Cav. da Lua
      -Superman/Sentinela
      -Mulher-Maravilha/Mulher-Hulk
      -Flash/Mercúrio
      -Lanterna/Surfista
      -Canário/Viúva Negra
      -Besouro Azul/Deadpool (alívio cômico, rs)!

      Qto à série de TV... Tbm achei um erro terem se baseado nas fases mais modernas do "Lunar" (especialmente: Bendis e Warren Ellis): Qdo teria sido bem mais interessante buscar o realismo urbano e violento de um "Batman" (estilo o do Nolan)!

      Abs!

      Excluir
  5. Fala, Leo, blz?

    Como sou um jovem de quase 40 anos (bwahahaha), não sou da época dessas histórias, por isso nunca li a fase clássica do Lunar (bwhahaha²). A Abril no final dos anos 80 e nos anos 90 não publicou quase nada do personagem, salvo uma ou outra participação especial dele, então não tem nenhuma memória afetiva dele.

    Só li mesmo as fases do Bendis e do Ellis, já na era Panini, e achei medianas, nada que me fizesse continuar a fase moderna, nem ir atrás do Lunar raiz, mas, se eu achar essa EPIC por um bom desconto (50/60%), com certeza, vou dar uma chance e comprarei.

    Parece que lá na gringa o Lunar faz um relativo sucesso, porque no Guia dos Quadrinhos mostra que ele já tem 05 Epics publicadas (http://www.guiadosquadrinhos.com/capas-estrangeiras/moon-knight-epic-collection-(2014)/13021). Espero que isso se repita por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      E eu q sou um moleque de 52 anos (kkk) já peguei bem o início da fase clássica do "Lunar" (pela RGE)... Mas acabei largando de mão qdo foi pra Abril, pois ela retomou a série no mix da revista do "Aranha" - desde o nº 1 (q eu comprava) e depois remanejou o "Lunar" pro mix do "Cap. América" (q eu não comprava regularmente)!

      Mtos anos depois (já na Panini) tive a oportunidade de rever esse material clássico na "Paladinos" (CHM), q TBM não teve continuidade (não chegou na parte q eu perdi e q saía no mix do capitão, rs)... Eu tbm experimentei essas fases modernas (Bendis e Warren Ellis), mas não me entusiasmaram tanto qto a fase clássica (q era mais "Batman", hehe)!

      Obrigado pela informação sobre as "EPICs" na gringa... não sabia q já tinham saído 5 do "Cav. da Lua" (achei q fosse só mais 1 ou 2): Mas fico feliz em saber e creio q tem chance de sair mais EPICs dele por aqui (ainda mais q confirmaram uma 2º temporada da série de TV pro ano q vem e a participação do personagem nos "Filhos da Meia-Noite" - outro projeto pra ganhar live-action)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+