19/01/2024

"TOP 10" (Especial): As 10 "PIORES" HQs de Garth Ennis...

Todos nós temos nossos escritores favoritos... E Garth Ennis É "O" meu favorito (entre TODOS os escritores de HQs). Mas ninguém é perfeito, nem mesmo nossos ídolos da narrativa nos quadrinhos, e nesta 2º parte da coluna de "TOP 10 - PIORES" (a 1º foi do "Alan Moore" no ano passado), vamos revisitar as maiores "derrapadas" do roteirista irlandês (lembrando que trata-se uma lista PESSOAL minha: E que todos podem ficar à vontade pra concordar OU discordar da "Lista Negra" a seguir, é claro, rs)!

Meu "TOP 10 - PIORES" de Garth Ennis inclui: "Battle Action" (lançamento em BREVE no Brasil), "Marjorie Finnegan - A Ladra do Tempo", "Dick Vigarista & Muttley", "Batman - Reptiliano", "Homem-Aranha: A Chegada do MILHAR", "Justiceiro X Wolverine - Golpe Baixo", "Hulk Esmaga", "Goddess - A Ira dos Deuses", "Medieval Spawn & Witchblade - A Era das Trevas", e "Star Wars - Soldado"!

Confira abaixo:

"Battle Action" + "Marjorie Finnegan - A Ladra do Tempo" + "Dick Vigarista & Muttley" + "Batman - Reptiliano": Começando a lista com 4 exemplares da produção moderna/atual de Garth Ennis (de uns 5 anos pra cá)... É fato que o escritor (com seu humor negro, sarcástico, e recheado de cenas violentas ou bizarras) já não é mais o mesmo que conhecíamos de grandes obras tipo: "Preacher", "Hitman", "Hellblazer", "The Boys", e "Justiceiro MAX". Porém, suas produções atuais não chegam a ser totalmente ruins, embora pareçam demais com uma versão mais "comportada" e menos criativa/audaz em comparação com suas HQs de outrora. "Battle Action" (lançamento da Alta Geek) até diverte em alguns momentos, mas é muito aquém das demais histórias de GUERRA já escritas por Ennis (justamente o gênero preferido do autor). É basicamente um "G.I. Joe" mais violento, mais engraçadinho, e com desenhos feitos nas coxas (li em scan e vou comprar a edição impressa também, mas já aviso que é um entretenimento descartável e só recomendado pra fãs hardcore do Ennis - que nem eu, rs)! "Marjorie Finnegan" vai pela mesma pegada: Uma ladra viajante do tempo que rouba artefatos valiosos através das épocas, enquanto é perseguida por seu ex-marido e sua própria irmã policial. Muita piadinha e gracinha numa trama rasa e que não acrescenta muito ao leitor! "Dick Vigarista" faz parte de uma tentativa frustrada da DC em reapresentar o Universo Hanna-Barbera pra um novo público, só que aqui o Ennis forçou demais a barra com um "Muttley" humanóide e outras ideias grotescas, rs! E o "Reptiliano" (em comparação com as outras 3 HQs citadas neste parágrafo) é a única que se leva mais a sério. Mas ao final da leitura deixa uma sensação de "desperdício" da junção de um personagem que nem o "Batman" com um escritor do naipe de Ennis (o leitor pensa: "É SÓ isso que o gibi oferece")?
 
"Homem-Aranha: A Chegada do MILHAR" + "Justiceiro X Wolverine - Golpe Baixo" + "Hulk Esmaga": A passagem de Garth Ennis pela Marvel foi marcada pela versão definitiva do "Justiceiro" em sua fase MAX (mais realista, mais brutal, e mais impactante). Porém, até chegarmos nesse grau de aperfeiçoamento, tivemos de passar por 3 BOMBAS difíceis de digerir, hehe. A saga do "MILHAR" tá entre as maiores porcarias já escritas pro "Aranha" e fazia parte da série: "Tangled Web" (Teia Manchada), publicada pela Panini no mix da revista do aracnídeo. Na trama, a aranha radioativa que passou seus poderes pra Peter Parker NÃO morreu e começa a buscar um hospedeiro humano pra se vingar de Peter e (ARGH): já deu pra entender onde isso vai levar, né? rs (disparado o maior LIXO já escrito por Ennis)! Antes do "Justiceiro MAX", havia a versão mais light da linha "Marvel Knights" (onde imperava o humor negro e os exageros de comédia nonsense). Foi nessa série (mais "amenizada") que rolou o polêmico crossover entre "Justiceiro X Wolverine", no qual a dupla se une pra enfrentar uns anões que andam mutilando as pernas das pessoas pra que todo mundo fique baixinho que nem eles (meu deus, kkk). O quebra entre os 2 anti-heróis era inevitável antes de se unirem contra os anões, o que rendeu uma série de humilhações pro "Wolverine": Ser castrado à tiros, perder a pele do rosto, rolo-compressor, etc (na época, as cenas foram comparadas com desenhos do "Pernalonga", rs)! "Hulk Esmaga" foi uma mini-série em 2 partes (publicada pela Panini na íntegra em "Marvel Apresenta 6" - Que trazia junto: "O Último Titã"). História bem fraquinha e dispensável só que no estilo: "Marvels" (com a narrativa rolando sob o ponto de vista de um soldado do exército ficando cara-a-cara com o Gigante Verde)!

"Goddess - A Ira dos Deuses" + "Medieval Spawn & Witchblade - A Era das Trevas" + "Star Wars - Soldado": A série "Goddess" foi publicada parcialmente no Brasil pela TEQ (um "puxadinho" da Metal Pesado), ficando pela metade do caminho (teve 4 partes publicadas e seriam 8 no total). Rosie Nolan, uma tratadora do ZOO de Londres, manifestou misteriosos poderes que causaram uma rachadura geológica, separando a Escócia da Inglaterra. Um satélite espião da CIA detectou essa atividade paranormal e o Agente Henry Hooks foi despachado para capturar a responsável. A impressão que me deu é de que esta série foi feita com ideias rejeitadas de "Preacher" ou "Hellblazer" (com um visual meio metaleiro e meio cyber-punk que já estava fora de moda e era considerado "cafona" em 1995)! Mais um crossover agora (o que não parece ser mesmo o forte do Ennis, rs): "Medieval Spawn & Witchblade". Pelo menos essa HQ se auto-parodia, começando com a protagonista (Witchblade) vivendo uma vidinha de camponesa e encontrando sua luva mística (que lhe daria poderes) no meio da MERDA (sim, a luva estava numa pilha de esterco, kkk). O resto segue nessa vibe (e o Medieval Spawn é a mesma coisa que o contemporâneo: nem pra desenvolver um personagem diferente)! Por FIM... Uma história de "Star Wars" publicada na revista: "Universo SW" nº 1 (da Pandora). "Soldado" lembra um pouco o "Hulk Esmaga", ao trazer a visão narrativa de um "Storm-Trooper" à serviço do Império. Não chega a ser ruim, mas também não se  parece com nada relacionado à "Star Wars" (é outra que eu desconfio ser um reaproveitamento de ideias descartadas pra outras histórias)!
 
Até+

PS: E tem MAIS (5 "EXTRAS" de Garth Ennis)... "DICKS" (série INÉDITA no Brasil, com piadas sobre "pênis" e "sexo oral" - 5º série total, rs); "7 Irmãos" (do cineasta John Woo); "Preacher - Os Bons Companheiros" (Especial estrelado por "Jody & T.C." - algozes de Jesse Custer); "Darkness" (que será republicado em breve por uma nova editora); e "Cinema Purgatório" (coletânea com vários autores)!

20 comentários:

  1. Oi Leo!
    Quando você comentou que iria fazer esta matéria eu me surpreendi, porque você é fã incondicional de Garth Ennis, e mesmo sabendo que todo escritor tem altos e baixos (e até baixíssimos), fiquei surpreso ao ver você "desconstruir" o escritor elencando seus piores trabalhos!
    Garth Ennis foi um escritor revolucionário nos Anos 90, uma época ainda conservadora nos costumes e cultura pop, e ele "com todo gás" criou obras subversivas totalmente revolucionárias para um tempo extremamente introspectivo que ainda tentava criar sua própria identidade depois da revolucionária Década de 80!
    Garth Ennis revolucionou o mercado de HQs na Década de 90, ele é o escritor mais influente da época com seu Preacher que na verdade era um western moderno, um caldeirão que misturava heresia, subversão, história policial, sexo, drogas, e até vampiros!
    Algo impensável até então numa HQ tradicional, creio que nem Howard Chaykin pensou em algo tão hardcore em sua carreira!
    Quando li "Hábitos Perigosos" em "Vertigo nº 01" em 1995, que eu considero seu ápice da criatividade e desconstrução (ou construção de um personagem).
    Me lembro de ter ficado embasbacado e pensativo sobre ter lido algo "tão foda" que não havia sequer palavras para processar no momento, e depois reli novamente para tirar minhas conclusões e comprovar que era isso tudo mesmo!
    Hoje ele é um cinquentão e o mercado de HQs mudou (pra pior) e ele precisou se adaptar para poder botar comida na mesa de casa, então não recrimino ou condeno seu declínio, só lamento!
    Seus melhores trabalhos sempre serão Hellblazer, Preacher e Justiceiro (pra mim o Selo MAX), e mesmo as HQs sendo um campo experimental para criatividade não é todos os escritores que criam algo memorável ou digno de nota mesmo tendo obras magníficas em seu currículo!
    Batman, Homem Aranha, Star Wars, Spawn, HB, não são pra ele, são personagens e universos estabelecidos com códigos morais rígidos e características imutáveis, e ele só dá certo com personagens que quebram regras ou que não as tenha basicamente!
    Escritores como ele precisam revolucionar personagens obscuros ou criar um totalmente livre de amarras e politicamente correto!
    Por isso cada HQ dele que sai é basicamente uma decepção se comparadas às de antes, claro que existem fatores que influem nisso, como a idade, a cultura atual, família, etc.
    Como muitos outros escritores ele tem um passado glorioso para se orgulhar, enquanto hoje temos muitos escritores medíocres ativos na indústria ou superestimados como Tom King e Chip Zdarsky
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      De fato, amigo... Sou fanzasso do Ennis, mas penso q mesmo os meus maiores ídolos tbm são imperfeitos e passíveis de falhas e nem por isso deixo de ser fã e admirar o trabalho deles (sejam escritores, desenhistas, atores e cantores). Considero ainda o Ennis como sendo meu escritor preferido de todos os tempos (acima até mesmo de Alan Moore - claro, não tecnicamente, mas sim: de forma PESSOAL - talvez pelo fato de Ennis escrever de maneira mais despretensiosa e popularesca: como se estive conversando com o leitor numa mesa de bar - acho essa capacidade narrativa admirável, rs)!

      Concordo plenamente com vc sobre a atuação dele nos anos 90... Lembro qdo li o nº 1 da Vertigo (pela Abril) e impactava mesmo a linguagem PROFANA de "Hellblazer" (não era nada comum tamanha profanação religiosa naquela época em obras da cultura pop). Mas tenho notado isso na narrativa do Ennis daquele período e agora: Ele ficou "CARETA" sob mtos aspectos, hehe (não é mais o jovem artista promissor e rebelde de 30 ANOS atrás - agora ele é um cinquentão q nem eu, e a gente muda nossa visão da realidade com o passar dos anos - Tenho me tornado "CARETA" pra mtas coisas tbm, e o escritor tem acompanhado o "envelhecimento" de seu público tbm)!

      "Preacher" então... qdo li a 1º vez, fiquei "estarrecido" com o q li (ainda mais eu tendo crescido numa família cristã - embora eu mesmo nunca tenha tido nenhuma religião: não sou ateu, mas procuro não pensar mto no lado esotérico e espiritual da vida). Assim, "Preacher" é uma obra q choca, impacta, e diverte ao mesmo tempo!

      Interessante sua observação sobre o escritor precisar "se adaptar" ao mercado atual... Tem esse lado tbm, e entendo melhor q ninguém o q é ter os BOLETOS batendo na porta todo mês e com família pra sustentar. Se for esse o caso, ele tá coberto de razão: Mtas vezes a gente se obriga a "dançar conforme a música" (é o q eu faço sempre q preciso tbm, pois boto o sustendo da minha família em 1º lugar)!

      "Batman, Homem Aranha, Star Wars, Spawn, HB, não são pra ele, são personagens e universos estabelecidos com códigos morais rígidos e características imutáveis, e ele só dá certo com personagens que quebram regras "

      Verdade... essas franquias q vc citou colocam "amarras" em todo mundo q for escrevê-las!

      Abs!

      Excluir
    2. "Como muitos outros escritores ele tem um passado glorioso para se orgulhar, enquanto hoje temos muitos escritores medíocres ativos na indústria ou superestimados como Tom King e Chip Zdarsky"

      Concordo plenamente Kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. "hoje temos muitos escritores medíocres ativos na indústria ou superestimados como Tom King e Chip Zdarsky"


      Valeu, L... Esqueci de comentar, mas TBM concordo com vcs, rs!

      Abs!

      Excluir
  2. Oi Leo, me parece bastante saudável poder ter esse senso critico apurado justamente sobre o que mais gostamos. O tempo modifica e altera tudo e todos, assim somos uma versão ligeiramente modificada de nós mesmos a cada dia. Imagina um autor, escritor ou desenhista ao longo de décadas de trabalho, sofrendo influências e pressões de todo tipo ao produzir. E se não fossem os trabalhos medianos ou até medíocres a ocorrem de vez em quando, não teríamos o parâmetro analítico correto, e cairiamos na ilusão de que o objeto de nossa paixão é sempre perfeito. É a vida como ela é... No meu caso como leitor apaixonado, muitas vezes perco esse senso critico tão necessário, e por vezes, não consigo focar no que realmente importa. Considero uma qualidade, poder despertar e manter senso critico atento sobre o que nos cerca. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Léo e HQuac!
      Excelente postagem r e comentário, com muitos significados naturalmente inseridos e subjetivos, como a própria classificação de trabalhos bons e ruins.
      A simples "provocação" de fazer o TOP , negativo e positivo, é maneira demais!
      É como um Felipão na Seleção Brasileira, tomou um 7 x 1, mas tem no currículo o Penta!
      Assim são as Lendas das HQs, com altos e baixos, mas o Legado, é o saldo do ótimo trabalho!
      abs!

      Excluir
    2. "Oi Leo, me parece bastante saudável poder ter esse senso critico apurado justamente sobre o que mais gostamos."


      Oi, Paulo... Tdo bem?

      Realmente, amigo... é um desafio interessante botarmos na balança os nossos maiores ídolos e os personagens dos quais gostamos e acompanhamos desde a infância. Não deixa de ser praticamente uma auto-crítica sobre nossos próprios gostos e conceitos daquilo q achamos bom ou ruim, rs!

      Concordo plenamente com vc sobre os efeitos do amadurecimento em cada um de nós (leitores E escritores/artistas)... Eu costumo dizer q hj (rumo aos 52 anos de idade) sou uma versão mais "careta" do q eu era na infância, na adolescência, no início da vida adulta aos 20 e poucos anos, no AUGE da vida adulta aos 30 e poucos, na fase de amadurecimento aos 40, e além dos 50. A cada década vivida mudamos nossos pensamentos e a forma de ver a realidade ao nosso redor. Eu até comecei meio tarde a vida familiar (meu filho recém vai pra 6 anos e casei oficialmente há 5 anos atrás). A vida com família pra sustentar e contas a pagar é COMPLETAMENTE diferente da vida de solteiro e com menos responsabilidades, kkk!

      O mesmo vale pra artistas q nem o Garth Ennis... As loucuras q ele escrevia nos anos 90 e início dos 2000 já talvez não combinem mais com a versão mais "adulta" e menos rebelde do escritor. A visão e contexto sócio-político de 30 anos atrás e a própria indústria do entretenimento mudaram radicalmente (a ponto do autor - provavelmente - ter de se adequar aos "novos tempos" pra não ser "cancelado" ou coisas do tipo, hehe)!

      No caso do escritor em questão... Vou te dizer q Garth Ennis é o meu preferido entre todos, talvez por eu sempre ter me identificado com o estilo narrativo dele (sarcástico e zoando tudo q pode, rs). Porém, mesmo nessas derrapadas (citadas na postagem) ainda mantenho o interesse no trabalho dele e mesmo sabendo q determinada HQ dele é ruim ou medíocre, geralmente acabo adquirindo assim mesmo pra ter esse comparativo de qualidade do autor na coleção!

      Abs!

      Excluir
    3. "Excelente postagem r e comentário, com muitos significados naturalmente inseridos e subjetivos, como a própria classificação de trabalhos bons e ruins."


      E aí, Victor... blz?

      Obrigado por ter curtido a postagem e a ideia por trás dela (q é meio q fazer uma auto-crítica sobre os meus próprios gostos e "desgostos" pessoais, kkk)!

      O comentário do Paulo, junto com o seu, o do Elcio (e os demais q seguem abaixo e q eu ainda não respondi)... Só enriquecem ainda mais a postagem: É como eu sempre disse (e nunca canso de repetir): O MELHOR do "Submundo" são sempre os comentários e os debates q se seguem em cada matéria. Eu é q só tenho a agradecer à todos os leitores do blog: Muitíssimo obrigado por ajudarem a manter este espaço sempre ativo!

      Abs!

      Excluir
  3. Grande Leo, blz? Não sou fã do Ennis, mas gosto de vários materiais dele, só que a maioria simplesmente nem tive interesse de ler (quase todos desse top 10).

    Mas uma obra dele que acho ruim de doer é Preacher, que colocaria no lugar do gibi do Justiceiro "comédia pastelão" nesse top 10, simplesmente não entendo como fez sucesso, tentei até ler duas vezes, mas nunca consegui terminar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Creio q o segredo de "Preacher" tenha sido o momento certo de transição cultural em q ocorreu... Explico: A HQ surgiu a partir de 1995, época em q o "politicamente correto" já estava saturado perante o público médio e Ennis soube se aproveitar desse momento: Oferecendo ao leitor uma obra profana, bizarra, com violência extrema, excesso de palavrões, e personagens grotescos (é um desfile deles por toda a série, rs). Era basicamente tudo q o público queria ver pra fugir das "limitações" éticas e morais q a indústria do entretenimento já tentava forçar!

      Em contrapartida... A série tbm apresentava sua crítica social "agressiva" contra a cultura e política dos EUA, contra a Alemanha (os nazistas: eternos vilões), a França, e até a própria Irlanda (terra natal do escritor - e q é zoada até não poder mais através de "Cassidy": o vampiro Irlandês e beberrão). Sobram farpas pra várias religiões, sociedades secretas, mau-gosto musical, capitalismo, socialismo, feminismo, e até pro mercado de HQs (na cena em q "Cassidy" enfia uma baboseira poética na boca de um personagem IGUAL ao Neil Gaiman, kkk). Em suma: A série é uma metralhadora q atira pra todos os lados e acho q era isso q o público da época queria ver (se fosse criada "HOJE", talvez não tivesse a mesma repercussão)!

      Abs!

      Excluir
  4. Fala Léo, sendo sincero, alguns desses materiais listados não li, gosto do Ennis, mas pra citar uma das o piores leituras do ano passado, foi Reptiliano, fui todo empolgado por causa da arte e por ser o Ennis, mas foi péssimo, parecia uma aula de biologia com aberrações, até às do Justiceiro antes do Max, são muito melhores ou menos ruins, uma dos trabalhos dele mais recentes com o Justiceiro, que foi o Soviético, gostei muito, vi um vislumbre do velho Ennis. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      De fato, amigo... "Reptiliano" foi uma grande decepção q tive qdo li. Embora, ironicamente, eu já esperasse algo de "mediano" pra baixo nessa HQ (pois o Ennis já estava vindo de uma sequência bem fraquinha de histórias sem NADA de mto interessante ou relevante). E com o "Réptil" não foi diferente, infelizmente! Pelo menos, a arte do Liam Sharp eu curto e acabou meio q salvando (na medida do possível) o gibi!

      No "Justiceiro"... ele continuou acertando (a meu ver). Gostei tbm de "Soviético" e mais ainda de "Pelotão" (mostrando o Castle na guerra mais uma vez). No "FURY MAX" ele tbm manda mto bem (o Vol. 2 sai este mês ainda)!

      Abs!

      Excluir
  5. Rapaz. Não é por nada não. Mas discordo dessa do Wolverine e Justiceiro, ela rendeu bons momentos como o Justoceiro passando com um rolo copressor em cima do Wolverine.

    A do Milhar é uma história podre, ainda mais pro Aranha. Mas até que gostei da 1a ediçao dela. Ela e a da tia May putona do Millar devem estar no top 10 de maiores bizarrices que a Marvel já fez com o Aranha (obs: embora ele nao apareça em trouble o Millar seixa entendido que a May é mãe dele, entao conto como hq do aranha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      Tranquilo, esse crossover de "Justiceiro X Wolverine" foi feito pra causar mesmo e dividir opiniões, rs (lembro q na época a internet rachou ao meio com discussões e debates entre os fãs - rolava mta brigalhada no finado Fórum da Panini, hehe)!

      ARGH... Vc bem lembrou o "Trouble" com a Tia May periguetona, kkk (transando adoidada com caras aleatórios e com o PAI do Peter). Pior q isso, só a "Gwen-Puta" (q perdeu a virgindade com o Duende Verde, engravidou dele, e teve 2 filhos q viraram adultos rapidamente): A Marvel literalmente PROSTITUIU as mulheres da vida do aranha, kkk!

      Abs!

      Excluir
    2. "ARGH... Vc bem lembrou o "Trouble" com a Tia May periguetona, kkk (transando adoidada com caras aleatórios e com o PAI do Peter). Pior q isso, só a "Gwen-Puta" (q perdeu a virgindade com o Duende Verde, engravidou dele, e teve 2 filhos q viraram adultos rapidamente): A Marvel literalmente PROSTITUIU as mulheres da vida do aranha, kkk!"

      embora eu entenda que Trouble é ofensiva pros fãs do Aranha, eu acho uma hq até boa de se ler, já a da Gwen puta é só ruim mesmo, o Straczynski é um dos escritores que na minha opinião raramente faz algo que preste

      Excluir
    3. O "Straga" até tem um certo talento (de vez em qdo)... Mas acho ele um anti-profissional q tem o péssimo hábito de ABANDONAR mtas séries pela metade ou inacabadas!

      Abs!

      Excluir
  6. E aí comandante Leo!

    Muito interessante a pauta as "10 piores de Garth Ennis", embora autores como citado, juntamente com outros do mesmo nível como Alan Moore, Neil Gaiman, Grant Morrison, Mark Millar e mais alguns que curiosamente são de origem do Reino Unido, são escritores que são consenso de serem criadores de qualidade. Mas mesmo esses tem ali os seus "10 piores".

    Dessa lista devo dizer que não tenho como avaliar a "qualidade" dos itens trazidos pois sé estou de posse do "Dick Vigarista & Muttley" e mesmo assim nem cheguei a ler, esse acabou caindo naquele limbo chamado pilha de leitura que foi ficando em espera apesar de já ter cerca de 5 anos ou mais de aquisição. Infelizmente acho que é uma realidade de muitos, essa de ser mais um "acumulador" do que "leitor" de HQs porque o ritmo de lançamentos e aquisições não é o mesmo do seu tempo e disponibilidade pra leitura, o que é lamentável.

    Então assino em baixo da lista trazida na matéria pois o comandante Leo tem experiência e conhecimento quadrinhístico o bastante para avaliar a produção de Garth Ennis, de quem o próprio Leo declarou ser um "fã hardcore". E já que veio os piores sugiro uma lista dos "10 melhores" pra contrabalancear e saciar a curiosidade da galera aqui do blog.

    Valeu comandante obrigado pela postagem e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Realmente, amigo... q bela SAFRA de autores o Reino Unido produziu, hein? Alguns dos melhores escritores de todos os tempos vieram de lá (e curiosamente: a maioria atingindo seu AUGE entre os anos 80 e 90!

      Outra coisa interessante de se notar... é q (a exemplo das 10 "PIORES" HQs de Alan Moore tbm - q eu postei aqui há quase 1 ano atrás) mesmo as PIORES histórias produzidas por Moore e Ennis, ainda são MELHORES do q mta coisa atual e moderna, não é? hehe!

      Concordo com vc tbm em relação a ternos nos tornados mais "acumuladores" do q leitores... Falando por mim, devo confessar q tenho mesmo tido esse hábito de comprar alguns gibis e empilhá-los num canto do escritório (pra um dia - quem sabe - conseguir ler a PILHA). O motivo (no meu caso) é o acumulo de trabalho no dia-a-dia e a maior dedicação à família (mulher e filho): de uns anos pra cá minha vida pessoal se tornou extremamente atribulada e o TEMPO passou a ser mais um algoz do q um aliado, rs. Acabo comprando gibis por gostar dos materiais adquiridos, e por nutrir a esperança de um dia me aposentar e conseguir ler (se não tudo) pelo menos a maioria deles!

      Obrigado tbm pela sugestão de uma coluna "TOP 10 - MELHORES"... com os mesmos autores q estrelarão esta coluna das "piores", hehe. É uma ÓTIMA ideia e depois de eu publicar todas as 5 partes planejadas (já tivemos Moore e Ennis, e logo teremos: BYRNE, Morrison, e ???) Devo providenciar as MELHORES de cada um deles (o q será uma tarefa ingrata, já q a briga pelo pódio será severa, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  7. Oi Leo!
    Vou aproveitar para comentar fora do tópico da matéria para falarmos sobre três assuntos:
    1-A série da Eco, que é uma porcaria gigantesca que só vale pelo primeiro episódio onde fecha as pontas deixadas mostradas na série do Gavião Arqueiro e de quebra trazendo uma curta luta do Demolidor contra ela. O Demolidor está bem representado na Marvel, ágil pra caramba igual nas HQs e descendo a lenha (melhor, os bastões) na galera!
    De resto a série ficou uma droga com a Eco agora tendo poderes de cura oriundos de seus antepassados indígenas! Pra que isso? Custava retratar a personagem igual nas HQs??
    Disseram que era para ela não não ficar igual ao Treinador, melhor dizendo: "A Treinadora" do filme da Viúva Negra, inventaram este subterfúgio que se duvidar vai migrar para as HQs!
    2-Li a primeira edição de "Homem Aranha Ultimate" de Jonathan Hickman, e gostei, com um Peter mais velho, casado, e pai de duas crianças, que mora num apartamento de alto padrão em NY.
    Como é versão Ultimate, tem liberdades, e situações diferentes do universo regular, mas gostei da Mary Jane balzaquiana e mais madura de personalidade, e um Peter mais centrado, o que deveria ter acontecido no universo regular da Marvel há muito tempo!
    Porém, ele escolhe ganhar seus poderes e aí veremos como será sua vida daqui pra frente!
    Tem ligações com o Universo Ultimate antigo, mas tem algumas situações que não comentarei para não entregar spoilers.
    Ainda é só o começo e muita coisa ainda não foi mostrada, e vamos ver como a coisa vai se desenrolar daqui pra frente, espero que não caia no clichê tradicional do gênero e explore bem a maturidade do herói que muito esperavam ver e não puderam por causa de escritores medíocres e Joe Quesada!
    Se continuar boa, vou encarar esta publicação quando ela sair por aqui, afinal se nós amadurecemos por que não podemos ver nossos heróis de infância também?
    3-Os atrasos da Panini: As Epic Marvels do Aranha, e Punho de Ferro atrasaram sendo uma prevista para novembro e outra para dezembro de 2023, e agora a previsão é de que as duas mais a do Thor do Deodato para Janeiro, embora eu duvide que saia as três juntas já que em fevereiro não tem nenhuma Epic Marvel para sair, só em março com o Surfista Prateado!
    Com os Omnibus da SHIELD e Kull aconteceu também a mesma coisa, e embora previstos para setembro e o outro para outubro de 2023, foram adiados e estão com previsão de lançamento para este mês de janeiro! Vamos ver se vão sair de fato agora!!
    A Panini despeja muitos lançamentos mês a mês, mas não dá conta de publicá-los no cronograma certo; o ideal seria um espaçamento maior entre as Epics e Omnibus, para o leitor se programar e respirar!
    Não deve ser fácil para a equipe traduzir e diagramar estes tijolos Marvel e DC mês a mês, e aí pode começar a trazer novamente os erros de ortografia, por isso um espaçamento de publicação se adequaria melhor ao mercado atual!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Q decepção essa "ECO" mesmo, hein? Ainda não vi a série, mas eu tava super-empolgado com aquele trailer violento e sanguinário (até com tiros na cara) e achei q poderia ser uma grata surpresa no mar de MERDA em q a Marvel tá nadando de uns anos pra cá. Infelizmente, todos os reviews q tenho assistido nos canais q acompanho (Linhagem Geek, 4 Coisas, Irmãos Piologo) falaram a mesma coisa: A série é RUIM, violenta sim: mas continua sendo ruim em vários aspectos (tipo os q vc citou)! Verei ela assim q possível (só por causa do Demo e do REI - atores q considero perfeitos em seus papéis), mesmo sem nutrir maiores esperanças pra série no geral!

      Valeu pela dica do "Aranha"... Tbm gostei dessa premissa q vc relatou e me interessei pela série (me lembrou um pouco aquela HQ q saiu há uns 2 anos e se passava em tempo real na cronologia do aranha - esqueci o nome, mas era bem legal)!

      Concordo com vc em relação aos atrasos da panini... esse acumulo de publicações (mtas delas TIJOLÕES) pode trazer mesmo a volta das famigeradas "derrapadas" de tradução e digitação (q foram o pesadelo durante a fase da Salvat e da própria Panini na mesma época). Os atrasos se proliferaram de tal forma, q tem sido cada vez mais comum eu mesmo ATRASAR algumas postagens aqui no blog pra esperar o gibi sair na banca (já comentei antecipadamente aqui gibis q na prática só foram sair MESES depois de anunciados)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+