19/01/2024

"Justiceiro" (de Jim Lee): Os "Diários de Guerra" de Frank Castle...

O "Justiceiro" vem em DOSE DUPLA pelo selo "Marvel Vintage" (da Panini)... São 2 edições especiais (capa-dura) trazendo histórias clássicas do "Matador de Criminosos" produzidas entre 1987-1990, e que marcaram época no mix de "Superaventuras Marvel" da Abril (e da revista magazine em P&B do "Justiceiro")!

A 1º edição (CAPA acima) encaderna 20 histórias da fase Jim Lee (que assina a maioria das histórias, mas revezava algumas com outros artistas)... E a 2º edição (CAPA mais abaixo) traz o início da revista mensal do "Justiceiro" (de Mike Baron & Klaus Janson)!

Confira abaixo:

O "Justiceiro" (de Jim Lee)... A edição da Panini (capa-dura, 496 pág, R$ 154,90) apresenta: Os "Diários de Guerra" do Justiceiro (histórias narradas pelo anti-herói em forma de diário). Frank Castle (um veterano do Vietnã) teve sua família assassinada pela Máfia e a partir daí declarou GUERRA ao crime organizado, atuando como vigilante em Nova York e exterminando sem piedade ou misericórdia todos os bandidos que encontra pela frente. Mas suas ações entram em conflito com as de outros heróis da cidade, e em seu caminho surgem: "Demolidor", "Homem-Aranha", e "Wolverine" (com os quais acaba formando estranhas alianças no combate ao crime). Com roteiros de Carl Potts, foi aqui que Jim Lee desenvolveu melhor sua arte antes de atingir o auge com os "X-Men" (poucos anos depois)! A edição reúne: "Punisher War Journal" (1988) 1-19 e "Punisher Annual 2"! No Brasil, o material foi publicado em várias edições de "Superaventuras Marvel" (a partir do nº 95 - CAPA acima), "Hulk", "Grandes Heróis Marvel" (nº 26 e 34), e nas revistas em formato magazine e P&B do "Justiceiro" (nº 1-2, 4 e "O Melhor do Justiceiro")!
 
O "Justiceiro" (de Mike Baron & Klaus Janson)... Neste 2º encadernado (CAPA acima - com o "Justiceiro" apontando uma bazuca pra uma janela), também pelo selo "Marvel Vintage" - só que menos encorpado (capa-dura, 176 pág, R$ 84,90): A cruzada do Justiceiro contra o crime o coloca frente a frente com um cartel boliviano, e Frank Castle viaja à América do Sul para levar a justiça além das fronteiras. Fora isso, ele também precisa enfrentar um fanático religioso com um exército pessoal, uma organização racista no Kansas, e terroristas prontos para desencadear uma longa onda de assassinatos em Nova York! A edição reúne: "The Punisher" (1987) 1-7! No Brasil, essas histórias foram publicadas em "Superaventuras Marvel" entre os nº 79-87!
 
Sobre as histórias em si... A edição de Jim Lee se destaca pela ótima: "Tratamento de Choque" (PRÉVIA abaixo), que foi uma das 2 HQs de estreia da revista do "Justiceiro" da Abril (em P&B e formato magazine)! As "Técnicas de Luta" do Justiceiro (também ilustradas por Lee) tem apenas 6 pág, mas ainda são bem lembradas pelos leitores (saiu no especial: "O Melhor do Justiceiro" - magazine P&B)! O "Franco-Atirador" é outra boa HQ que relembra o passado de Castle no Vietnã e o faz encarar outro veterano de guerra! Um criminoso se dá mal ao tentar roubar o Furgão de Combate do Justiceiro e se deparar com os sistemas de defesa do veículo (não fica devendo nada pro "Bat-Móvel", rs)! Fecham o pacote da 1º edição os belos crossovers com: "Demolidor", "Aranha", e "Wolverine"! Já na 2º edição (Baron/Janson), o principal destaque é a saga da "Conexão Sul-Americana", na qual Castle se infiltra numa organização de tráfico de drogas! Histórias de AÇÃO bem ao estilo "Anos 80" (RAÍZ demais, rs)!
 
Até+

16 comentários:

  1. Faz muito tempo que não compro HQs, mas acho que vou pegar essa do War Journal pela Amazon. Acho muito mais justo 20 histórias por coisa de 160 conto do que pagar 80 e tanto por meras 8, como é o caso do segundo encadernado. Uma das melhores obras que eu li nos últimos dez anos também tá sendo publicada pela primeira vez e também vou levar, o "Fury - Minha Guerra Se Foi". Do Garth Ennis com o Goran Parlov, uma das minhas dez melhores duplas dos quadrinhos de todos os tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ozymandias... blz?

      Concordo com vc, e tbm acho q a edição do Jim Lee tá com um custo-benefício mto melhor em relação ao 2º encadernado... Aliás, vi em outras redes mtos leitores reclamarem pelo fato do "Justiceiro" do Jim Lee ter saído em capa-dura, qdo poderia ter saído numa "EPIC" (capa-cartão), PORÉM: Vale considerar q essa edição do Jim Lee tem o mesmo nº de pág (quase 500) e tá custando o mesmo preço de uma "EPIC" (160 reais) e num formato DELUXE. O q nos leva à pergunta: "Será q as EPICS poderiam ser mais baratas"? (provavelmente sim)!

      Ah, esse "Justiceiro" do Jim Lee eu peguei na última Black Friday (com 30% de desconto)... Mas só recebi na semana passada, rs!

      Tbm concordo contigo sobre o Vol. 2 de "FURY"... Li em scans há um tempo atrás e até achei q jamais sairia por aqui (demorou mtos anos do lançamento), mas é uma obra excelente mesmo (na minha opinião) e é outra q eu peguei com desconto na pré-venda!

      Abs!

      Excluir
    2. Me tira uma dúvida, Léo, que tô bem enferrujado em comprar HQs na internet, você pega essas HQs com 30% de desconto nas pré-vendas pela Amazon mesmo? Ou são outros sites?

      Excluir
    3. "Aliás, vi em outras redes mtos leitores reclamarem pelo fato do "Justiceiro" do Jim Lee ter saído em capa-dura, qndo poderia ter saído numa "EPIC" (capa-cartão), PORÉM: Vale considerar q essa edição do Jim Lee tem o mesmo nº de pág (quase 500) e tá custando o mesmo preço de uma "EPIC" (160 reais) e num formato DELUXE"

      Não tinha lido esse comentario quando fiz o anterior. Pela pesquisa que eu fiz. Só alguns especiais e a revista regular Punisher (1987) saíram em epic. Já a revista Punisher War Journal (1988 series) só foi reimpressa nesse encadernado na gringa. Se quiserem reclamar, reclamem da Marvel Vintage Justiceiro, na gringa todo o material desse encadernado foi lançado em uma única epic junto com várias outras edições e extras
      Quem quiser ver a epic segue o link:
      https://www.comics.org/issue/1880696/#2789519

      Excluir
    4. "Me tira uma dúvida, Léo, que tô bem enferrujado em comprar HQs na internet, você pega essas HQs com 30% de desconto nas pré-vendas pela Amazon mesmo? Ou são outros sites?"


      Oi, Ozymandias... blz?

      Eu costumo fazer assim... TUDO q for da Panini, eu costumo pegar direto no site da Panini - mas somente qdo ela oferece de 20 a 30% de desconto no mínimo. Na Black Friday rolou até uns 50% em algumas edições mais antigas. Na panini, a melhor jogada é esperar o gibi sair da pré-venda e qdo entrar em catálogo normal aparecer nessas promoções (nem demora mto, saiu da pré, logo entra na faixa dos 30%)!

      Já na Amazon, é o contrário: As melhores promoções aparecem justamente na pré-venda, mas só o q for de outras editoras. Por exemplo: O q for da P&N, Comix Zone, etc... é melhor pegar na pré-venda (onde sempre rola desconto tbm de 20 a 30%)!

      E editoras novas de menor porte e q ainda estão se estabelecendo no mercado (Figura, Tundra, Saicã, etc)... geralmente lançam projetos no Catarse com os melhores descontos (mas tem q acompanhar o Catarse toda semana, pois alguns projetos são relâmpago)!

      Abs!

      Excluir
    5. "Já a revista Punisher War Journal (1988 series) só foi reimpressa nesse encadernado na gringa."


      Valeu mesmo, L...

      Saíram pelo menos umas 5 "EPICS" do Justiceiro nos EUA (postei os LINKS das capas em outra resposta mais abaixo - direcionada à vc tbm, rs)!

      Achei q aquelas EPICS teriam materiais tbm do "Diário de Guerra"... Seja como for, ainda acho q o ideal teria sido lançarem todas essas epics por aqui tbm!

      Abs!

      Excluir
  2. Oi Leo!
    Sua matéria e a publicação me fizeram voltar no tempo mais de 30 anos atrás, época do colegial, a euforia de ir todos os dias em uma banca de revista, sabendo o que ia procurar, mas não sabendo o que ia encontrar a mais de novidade já que havia duas editoras oficiais de HQs na praça, (Abril e Globo), e algumas que se aventuravam no mercado trazendo algum título diferente dos tradicionais!
    Época de economizar lanche, passe de ônibus em prol da coleção, isso sem mencionar que dava para comprar HQs com poucos trocados!
    Costumo chamar esta fase de "Justiceiro de bandana", ou "Justiceiro Rambo", que numa época em que HQs e cinema não se misturavam quase, ou melhor dizendo se "adaptavam" a personagens de cinema; considero esta uma grande jogada do escritor e artista na época, o que alavancou ainda mais as vendas principalmente no Brasil!
    Creio que no Brasil a febre "Rambo" na época foi tão grande quanto nos EUA, onde gerou vários genéricos, além de produtos que surfaram na onda do filme, no Brasil com o sucesso do desenho animado, filmes bombando no cinema e locadoras e ainda tinha o infame concurso "Rambo brasileiro", de categoria "duvidosa e suspeita", que manteve nas alturas o hype do personagem por anos mesmo tendo a época dos três filmes passado, isso fora a grande onda de sequestros no país, e o aumento desenfreado da criminalidade no Brasil na época, onde muitos viam o personagem como uma catarse!
    Não existia nas HQs melhor personagem para ser adaptado ao estilo Rambo que o Justiceiro já que ele também era um veterano da Guerra do Vietnã, e fazia "justiça" à sua maneira!
    O Justiceiro era um Rambo com tecnologia de ponta (da época) atuando na selva urbana à lá Desejo de Matar!
    Duas franquias de sucesso do cinema num só personagem!
    Ainda não comprei o encadernado, mas tenho todas estas edições postadas na matéria!
    Este mês pesou os atrasos do P&N (Casta Metabarões #03, e Blueberry #02, além de Borboleta Assassina #01), mas pretendo pegar este encadernado do Justiceiro em breve pela nostalgia e qualidade das histórias que eram muito boas!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Brigadão por ter curtido a postagem... Realmente, esses 2 lançamentos do "Justiceiro" são RAÍZ demais, hein? "Superaventuras" NA VEIA, hehe!

      No meu caso, essa edição do Jim Lee (em especial) tem um sabor nostálgico mto forte pra mim... pois a edição nº 108 de "SAM" (q trazia justamente essa mesma CAPA do Justiceiro - imagem no LINK abaixo) foi a 1º edição de "SAM" eu comprei (num sebo) em 1995 - ano em q retomei minhas coleções de HQs após um período de 10 anos de afastamento:

      http://4.bp.blogspot.com/-9qmASjU02ZQ/TyXpTQK4tfI/AAAAAAAACgk/qYWHryHxunM/s1600/SAM+108.jpg

      Qdo vi essa CAPA de "SAM" no sebo (o qual eu havia encontrado no centro da cidade e passei a frequentar toda semana pra recuperar edições antigas da Abril, Bloch, e RGE) imediatamente decidi recomeçar minha coleção de "SAM", já q a revista trazia uma história fechada do "Justiceiro" e, de quebra, o "ESTIGMA" do BYRNE. Era o q eu precisava pra recomeçar de um determinado ponto uma coleção q na época já estava por volta do nº 150 nas bancas!

      O sucesso de "RAMBO" nos cinemas foi o estopim pra deslanchar tbm o "Justiceiro" nos gibis... Já q o vigilante era um dos poucos personagens da Marvel q se se encaixavam nesse perfil do cinema de AÇÃO: com protagonistas q MATAVAM sem dó os bandidos (bem diferente dos heróis tradicionais e suas crises de consciência sobre precisar matar um inimigo). Tanto, q a popularidade do "Justiceiro" só aumentos mesmo depois q "RAMBO" impulsionou os filmes de ação nos anos 80, gerando até uma adaptação do próprio "Justiceiro" em 1989 (q ficou abaixo do esperado, mas ainda assim considero um "BOM" filme do gênero)!

      Eu ainda sou fanzasso de filmes de AÇÃO anos 80... e meu filho (mesmo com 5 anos) tbm ter curtido mto assistir esses filmaços comigo: Por coincidência, maratonamos justamente os 3 primeiros "RAMBO" no último domingo (q passou no canal Megapix durante a tarde - só não deixei meu filho ver o "Rambo" 4 e 5, pq esses são mto "GORE" - é sanguêra e tripas demais pra ver com a família, kkk)!

      "Desejo de Matar" eu tbm curto bastante... Mas, ironicamente, o 1º filme é o q eu menos gosto (falta ação a meu ver)! Meu preferido é o 2 (onde matam a filha do Bronson), seguido do 3 (um festival de PUNKS morrendo, rs) e 4 (Operação Crackdown). O 5 é fraquinho tbm (q nem o 1º), mas até q passa (tenho só o 2, 3, e 4 em DVD)!

      Em tempo... Semana passada recebi os "Metabarões 3" (ficou linda a caixa BOX) e "Blueberry 2" (todo INÉDITO no Brasil). Ah, e a "Borboleta" eu vou pegar numa próxima rodada (o Vol. 2 já apareceu na Amazon tbm)!

      Abs!

      Excluir
  3. Fala, Léo!
    Belo lançamento da Panini este 1/2 Omnibus do Justiceiro, com bom custo x benefício, numa fase aclamada pelos leitores.
    Este é o porém, no meu caso, pois na época que saia, estava de "quarentena" na compra de gibis. Abandonei SAM, lá pelo número 60, portanto nunca li este material, apesar de curtir o personagem, desde o seu "debut" no gibi do Aranha(RGE).
    Outro ponto, minha "baixa" admiração pelo estilo de desenho do Jim Lee, que reconheço como importante artista, mas realmente nuca admirei.
    Mas confesso que a postagem teve um efeito instigante.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      O custo-benefício desse TIJOLO tá mto bom sim... Pois temos quase 500 pág em capa-dura pelo mesmo preço de uma "EPIC" (em capa-cartão). E eu ainda aproveitei o desconto de 30% na Black Friday (recebi semana passada o pacote)!

      A "SAM" eu abandonei na época por volta do nº 30 (qdo tive q interromper todas as minhas coleções diante da inflação galopante de 1985)... Porém, retomei a coleção 10 anos depois justamente com a "SAM" 108 q trazia essa fase do Jim Lee!

      Te confesso q tbm não sou um grande fã da arte do Lee... no máximo, eu tenho uma memória afetiva pelo trabalho dele em "X-Men" nos anos 90 (eu era vidrado na "Vampira" e "Psylocke" q ele desenhava, rs). Mas esse material do "Justiceiro" vale mais pelos ótimos roteiros de Potts e Baron (q manjavam mto de AÇÃO em forma de gibis). Tá no mesmo nível dos grandes filmes de ação oitentistas q a gente curtia na época (Rambo, Cobra, Braddock, Desejo de Matar, etc)!

      Abs!

      Excluir
  4. Diz aí comandante Leo!

    Esse é um post especial, matéria dedicada ao Justiceiro é sucesso e aplausos. Não sei se é só impressão minha mas parecia que estava ocorrendo uma certa resistência da Panini em trazer sagas e publicações do personagem. Apesar do mesmo ser sucesso entre o público desde os anos 80, tendo seu auge na década de 90 quando fez parte do mix principal de "Superaventuras Marvel" e chegou a ter uma revista própria no formato magazine em preto e branco no estilo da revista recordista de vendas a "Espada Selvagem de Conan".

    Esses dois encadernados "Justiceiro" (de Jim Lee) e "Justiceiro" (de Mike Baron & Klaus Janson), serão cofre absolutos. Podemos considerar essas duas fases do personagem como os motivos que o tornaram tão popular e querido pelos leitores. É onde temos o melhor do que o período retratado tinha a oferecer, histórias sem grande complexidade, mas recheadas de ação, tiro, porrada e bomba. Bem no estilo "massa véio" que era um prato cheio pra molecada da época. E ainda gerou a força motora que mantém o mercado vivo nos dias atuais a célebre "memória afetiva".

    Então é isso comandante valeu pela matéria e pela profusão de publicações. Um abraço e até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Obrigado por ter curtido a postagem, amigo... Eu tava só esperando sair a CAPA da 2º edição da Panini (Mike Baron) pra mesclar os 2 encadernados na mesma matéria, rs! O do Jim Lee eu já tenho em mãos e ficou mto bom (experiência nostálgica extremamente bem-sucedida, hehe)! O 2º eu vou COFRAR assim q chegar na loja daqui! Na minha opinião, o ano já começou bem com esse revival do "Justiceiro Clássico" pela Panini!

      Aliás, por falar nisso... SIM, eu tbm percebi uma certa negligência da editora em trazer mais materiais do "Justiceiro" (além da fase Ennis - q parecia ser só o q eles tinham a oferecer). Enquanto isso, lá fora, o "Justiceiro" já teve várias edições pelo selo "EPIC" (todas com essa fase clássica dos anos 80 e 90) e achei q o mais lógico até seria adotarem o selo "EPIC" ao invés do "Vintage" (Deluxe)!

      Tenho um palpite ("achismo" mesmo)... de q a Panini só passou a investir no "Justiceiro" agora pelo aumento do HYPE em torno do personagem, após a confirmação OFICIAL de q o ator da série Netflix estará de volta ao papel já aparecendo na série do "Demolidor" (q tá em produção). Às vezes, a impressão q fica é a de q a Panini é movida (e motivada) por outras mídias e q só publica certos materiais se houver uma demanda em filmes, séries, e games! É o caso TBM com o "FURY", q graças à "Invasão Secreta" na TV (mesmo sendo uma série ruim) rendeu vários encadernados no ano passado: "FURY MAX" 1-2, "Wolverine & Nick Fury", e "SHIELD" (OMNIBUS)!

      Abs!

      Excluir
  5. "Mas esse material do "Justiceiro" vale mais pelos ótimos roteiros de Potts e Baron (q manjavam mto de AÇÃO em forma de gibis). Tá no mesmo nível dos grandes filmes de ação oitentistas q a gente curtia na época (Rambo, Cobra, Braddock, Desejo de Matar, etc)!"

    Concordo, me surpreendi com a qualidade das histórias do Potts, só lamento por não terem lançado o material em epic collection, acho que teria sido mais leve pro bolso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      Verdade, amigo... A panini perdeu uma EXCELENTE oportunidade de lançar o "Justiceiro" no formato EPIC:

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/7030701.jpg

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/4928970.jpg

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/5363751.jpg

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/5900550.jpg

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/4451875.jpg

      Abs!

      Excluir
  6. Fala Léo, essas são minhas prioridades de hqs esse ano, essa fase é muito boa, já gostava do personagem quando ele aparecia nas histórias do Demolidor do Miller, depois li em SAM, a mini " Círculo de Sangue " aí virei fã de vez, e como gosto dessa fase do Jim Lee, em especial o confronto com o Wolverine é o ápice dessa fase, lembro quando vi nas bancas essa GHM 26, eu pirei, meus personagens favoritos saindo na porrada, curto todas as matérias do Submundo, mas essa em especial é nota 1000! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido a postagem, amigo... Eu tbm sou fanzasso do "Justiceiro" desde q o conheci ainda pela RGE, em sua 1º aparição no gibi do "Aranha". Na época ele ainda era apresentado como vilão, mas eu já curtia o visual dele e logo ele já passou ao status de "coadjuvante de luxo" nas histórias do aranha (sempre com arte do Ross Andru)!

      Tempos depois, veio o FILME com o Dolph Lundgreen (1989) na esteira do "Batman" de Tim Burton... e o personagem decolou de vez no mix da "SAM" (em edições q eu só viria a acompanhar anos depois garimpando em sebos)!

      A partir daí... veio uma sequência de ótimas histórias até o final dos anos 90 (qdo começou a decadência com as fases do "Justiceiro Mafioso" e o "ANJO", rs). Ainda bem q as fases ruins foram sempre breves e em 2000 o ENNIS já assumia o título reformulando o anti-herói pra sempre!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+